???global.info.a_carregar???
RICARDO JOSÉ DE ASCENSÃO GOUVEIA RODRIGUES. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Gestão em 2005 pelo(a) Universidade da Beira Interior, Mestrado em Mestrado em Gestão em 1999 pelo(a) Universidade da Beira Interior e Licenciatura em Licenciatura em Gestão em 1994 pelo(a) Universidade da Beira Interior. É Professor Auxiliar no(a) Universidade da Beira Interior. Publicou 46 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 8 livro(s). Orientou 11 tese(s) de doutoramento e coorientou 3. Orientou 12 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 11. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas atividades profissionais interagiu com 108 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: promotion; Regulation; social marketing; performance; covilh{\~{a; consumer behaviour; entrepreneurial orientation; SMEs; start-ups; city; education; breastfeeding; entrepreneurship; SEM; HRIM; Intention; universities; market orientation; city marketing; public health; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RICARDO JOSÉ DE ASCENSÃO GOUVEIA RODRIGUES

Nomes de citação

  • Rodrigues, Ricardo Gouveia

Identificadores de autor

Ciência ID
6216-A58F-B062
ORCID iD
0000-0001-6382-5147
Google Scholar ID
fykVXOQAAAAJ
Researcher Id
A-7722-2010
Scopus Author Id
35772768800

Websites

  • http://www.ubi.pt/rjagr (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2005
Concluído
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Orientação para o Mercado, Orientação Empreendedora e Desempenho nas PME Industriais Portuguesas: Exploraçãoda Relação Entre Marketing e Empreendedorismo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1997 - 1999
Concluído
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Classificação Estratégica dos Pequenos Retalhistas da Cova da Beira - Um Estudo Taxonómico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990 - 1994
Concluído
Licenciatura em Gestão (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2005/07/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade da Beira Interior, Portugal
1995/10/03 - 2005/07/12 Assistente (Docente Universitário)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Outras Carreiras

1994/08 - 1995/10 Técnico Superior (Técnico Superior)
Garagem de S. João, Lda., Portugal

Cargos e Funções

2013 - 2016 Conselho pedagógico
Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual UID/GES/04630/2019
UID/GES/04630/2019
Investigador
NECE-UBI Centro de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Carlos Peixeira; Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2019. "Gamificação na Aprendizagem de Contabilidade: A Influência das Atitudes e Normas Subjetivas". Trabalho apresentado em III International Forum on Management - Value Creation and Local Heritage, Évora, Portugal.
  2. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2014. "Social Marketing: testing a model of Breastfeeding Behaviour Intention". In Proccedings of the 2nd International Conference on Contemporary Marketing Issues Conference (ICCMI 2014): 2nd International Conference on Contemporary Marketing Issues Conference (ICCMI 2014), Athens, Grécia. Grécia.
    Publicado
  3. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Web Site Quality In Higher Education Institutions". In Proceedings of XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica: XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga, Espanha. Espanha.
    Publicado
  4. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Implicações Práticas Do Marketing Social Para Promover Mudanças Estruturais Favoráveis Ao Aleitamento Materno". In Proceedings of XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica: XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga, Espanha. Espanha.
    Publicado
  5. O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Rodrigues, Marco; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui. 2013. "Learning how to be healthier". In Proceedings of IEEE 2nd International Conference on Serious Games and Applications for Health: IEEE 2nd International Conference on Serious Games and Applications for Health, Vilamoura, Portugal, Portugal. Portugal.
    Publicado
  6. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "An Entrepreneurial Scale for Teachers and Researchers in Higher Education Institutions". In Proceedings of Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education: Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education, Guarda, Portugal. Portugal.
    Publicado
  7. Barreiro, Joana Sofia Aparício; Bento, André Pinto; Vicente, Samuel Gonzalez; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Barriers To Blood Donation". In Proceedings of 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing: 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Espanha.
    Publicado
  8. Corsino, Filipa João; Martins, Oliva Maria Dourado; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Knowledge and attitudes of young people towards breastfeeding". In Proceedings of 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing: 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, Las Palmas de Gran Canária, Espanha. Espanha.
    Publicado
  9. Dias, Cláudia; Carvalho, M. Lurdes MArtins; Ramos, António; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Characterization of the ‘CEREJA DA COVA DA BEIRA (IGP)’ Chain". In Proceedings of VII International Cherry Symposium 2013: VII International Cherry Symposium, Placencia, Espanha. Espanha.
    Publicado
  10. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "An Adaptation of the I-MARKOR Scale to Identify Market Oriented Teachers and Researches in Higher Education Institutions". In Proceedings of the 2013 EGPA Annual Conference: 2013 EGPA Annual Conference, Edinburgh, Reino Unido. Reino Unido.
    Publicado
  11. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José Manuel; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Market orientation in the hotel industry: Developing a measurement scale tailored to the hotel industry". In Proceedings of VI International Tourism Congress: VI International Tourism Congress, Peniche, Portugal. Portugal.
    Publicado
  12. O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Marco. 2013. "Sports games’ role for learning health knowledge". In Proceedings of the 7th European Conference on Games Based Learning (ECGBL): 7th European Conference on Games Based Learning (ECGBL), Porto, 458-464. Academic Publishing Limited.
    Publicado
  13. Oliva Martins; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Social marketing: an exploratory study of the breastfeeding behaviour". In Proceedings of the 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing: 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius, Lituânia. Vilnius, Lituânia: Mykolo Romerio University.
    Publicado
  14. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. 2012. "Segmentation of exercise practitioners based on their expectations". In Processdings of the Second Conference of the International Network of Business and Management Journals (INBAM): “Brokering Knowledge”: Second Conference of the International Network of Business and Management Journals (INBAM): “Brokering Knowledge”, Valencia, Espanha. Espanha.
    Publicado
  15. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Paço, Arminda do; Eugénia Guerra. 2012. "Market Orientation in non-governmental organisations for disabled persons". In Proceedings of the European Marketing Academy Conference (EMAC): European Marketing Academy Conference (EMAC), Lisbon, Portugal. Portugal.
    Publicado
  16. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Public Higher Education Institutions". In Proceedings of the 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing: 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius, Lituânia. Vilnius, Lituânia: Mykolo Romerio University.
    Publicado
  17. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Internal Market Orientation In Higher Education Institutions: Its Inter-Relations With Other Organizational Variables". In Proceedings of the 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing: 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius, Lituânia. Vilnius, Lituânia: Mykolo Romerio University.
    Publicado
  18. Oliva Martins; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Um Estudo Exploratório no âmbito do Marketing Social sobre as Barreiras ao Comportamento do Aleitamento Materno". In Proceedings das XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica: XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Vila Real, Portugal. Portugal.
    Publicado
  19. Marques, Carla Susana; Gomes, Daniela; Ferreira, João; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Factors Preceding The Formation Of Entrepreneurial Intention: An Applied Study Of Secondary School Students". In Proceedings of the 7th European Conference on Innovation and Entrepreneurship: 7th European Conference on Innovation and Entrepreneurship, Santarém, Portugal. Portugal.
    Publicado
  20. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Web site quality evaluation in Higher Education Institutions". In Proceedings of CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems – aligning technology, organizations and people: CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems – aligning technology, organizations and people, Lisboa, Portugal. Portugal.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2012.09.030
  21. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José Manuel; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2011. "The relation between market orientation and business performance in the hotel industry: A conceptual model proposal". In Processdings of the 1st International Conference onTourim Management and Tourism Related Issues: 1st International Conference onTourim Management and Tourism Related Issues, Rimini, Itália. Itália.
    Publicado
  22. Ferreira, Paula Pinto; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinto, Rui. 2011. "Leadership and Knowledge Management Practices – The case of healthcare organisations". In Actas das XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica: XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Córdoba, Espanha. Espanha.
    Publicado
  23. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José Manuel; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2011. "A relação entre a orientação para o mercado e o desempenho empresarial: proposta de um modelo conceptual para a indústria hoteleira". In Proceedings of V International Congress Tourism of Leiria and Oeste: V International Congress Tourism of Leiria and Oeste, Peniche, Portugal. Portugal.
    Publicado
  24. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2011. "Marketing De Lugares: A Imagem Da Cidade Da Covilhã Junto De Turistas E Visitantes". In Proceedings of XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial: XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora, Portugal. Portugal.
    Publicado
  25. Lopes, Hugo Nobre; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário. 2011. "Fatores Explicativos dos Hábitos de Compra no Comércio de Rua". In Proceedings of XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial: XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora, Portugal. Portugal.
    Publicado
  26. Pa{\c{c. 2009. "{O papel do Marketing na promo{\c{c". In Simposium de Enfermagem do Hospital S{\~{a: Simposium de Enfermagem do Hospital S{\~{a, Viseu. Viseu.
    Publicado
  27. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2009. "{Place Marketing: Evaluation and Impact of the image of Covilh{\~{a". In 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing: 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, Valencia. Valencia.
    Publicado
  28. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pa{\c{c. 2009. "{Social Marketing Sucks: Marketing's Role in Promoting Breastfeeding". In 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing: 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, Valencia, 1-15. Valencia.
    Publicado
  29. Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2008. "{Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, and Performance in Manufacturing SMEs". In RENT - Research in Entrepreneurship and Small Business: RENT - Research in Entrepreneurship and Small Business, Covilh{\~{a. Covilh{\~{a.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Baptista, Nuno Tiago; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2018. "Clustering consumers who engage in boycotting: New insights into the relationship between political consumerism and institutional trust". International Review on Public and Nonprofit Marketing (.): 1-18.
    Publicado • 10.1007/s12208-018-0192-8
  2. Teixeira, Sergio Jesus; Casteleiro, Carla Maria Lopes; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Guerra, Maria. 2018. "Entrepreneurial intentions and entrepreneurship in European countries". International Journal of Innovation Science (.): 00-00.
    Publicado • 10.1108/IJIS-07-2017-0062
  3. Rodrigues, Ricardo Gouveia; João Sousa; Krot, Katarzyna. 2018. "Internal marketing and organisational performance of SMEs in the EDV industrial sector". Engineering Management in Production and Services 10 (1): 55-64.
    Publicado • 10.1515/emj-2018-0005
  4. Marchiori, Danilo Magno; Mainardes, Emerson Wagner; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2018. "Do Individual Characteristics Influence the Types of Technostress Reported by Workers?". International Journal of Human–Computer Interaction (.): 1-13.
    Publicado • 10.1080/10447318.2018.1449713
  5. Lopes, João; Antunes, Helder; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2018. "Comparative Entrepreneurship between Western Europe and Latin America". Entrepreneurship Research Journal 0 (0): 1-20.
    Publicado • 10.1515/erj-2017-0058
  6. Nangpiire, Clement; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Adam, Ibrahim Osman. 2018. "Ease of doing business and foreign direct investment inflow among Sub-Sahara African countries". International Journal of Business and Emerging Markets 10 (3): 289-289.
    Publicado • 10.1504/IJBEM.2018.093006
  7. Santos, Gina; Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Marques, Carla; Leal, Carmen. 2017. "Nascent Entrepreneurs' Motivations in European Economies: A Gender Approach Using GEM Data". Journal of Global Marketing (.): 1-16.
    Publicado • 10.1080/08911762.2017.1302542
  8. Anderson Galvão; Carla Mascarenhas; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Marques, Carla; Leal, Carmen. 2017. "A Quadruple Helix Model of Entrepreneurship, Innovation and Stages of Economic Development". Review of International Business and Strategy 27 (2): 261-282.
    Publicado
  9. Marchiori, Danilo M.; Mainardes, Emerson W.; Rodrigues, Ricardo G.. 2017. "Validation of the ISS-QUAL and the role of gender, age and education on it service quality in the public sector". Information Technology and Management (.): 1-14.
    Publicado • 10.1007/s10799-017-0281-0
  10. Rodrigues, Ricardo G.; Pinheiro, Paulo; Ana Gouveia; Bras, Rui; O'Hara, Kelly; Duarte, Paulo; Esteves, Dulce. 2017. "Segmentation of Portuguese customers’ expectations from fitness programs". Journal of International Studies 10 (3): 250-263.
    Publicado • 10.14254/2071-8330.2017/10-3/18
  11. Bagheri, Mohammad; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2017. "The Impact of Broadband Access on GDP per Capita : The Case of OECD Countries". Indian Journal of Marketing 47 (6): 50-50.
    Publicado • 10.17010/ijom/2017/v47/i6/115369
  12. Rodrigues, R.G.; Pinheiro, P.; Gouveia, A.; Brás, R.M.M.; O’Hara, K.L.S.; Duarte, P.A.O.; Esteves, M.D.L.. 2017. "Segmentation of Portuguese customers’ expectations from fitness programs". Journal of International Studies 10 (3): 234-249. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034806912&partnerID=MN8TOARS.
    10.14254/2071-8330.2017/10-3/17
  13. Galvão, A.; Mascarenhas, C.; Gouveia Rodrigues, R.; Marques, C.S.; Leal, C.T.. 2017. "A quadruple helix model of entrepreneurship, innovation and stages of economic development". Review of International Business and Strategy 27 (2): 261-282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85022344897&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/RIBS-01-2017-0003
  14. Paço, Arminda; Gouveia Rodrigues, Ricardo. 2016. "Environmental activism and consumers’ perceived responsibility". International Journal of Consumer Studies 40 (4): 466-474.
    Publicado • 10.1111/ijcs.12272
  15. Barroso Simao, Lurdes; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Madeira, Maria José. 2016. "External relationships in the organizational innovation". RAI Revista de Administração e Inovação 13 (3): 156-165.
    Publicado • 10.1016/j.rai.2016.06.002
  16. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2015. "Development and Validation of a Self-Reported Measure of Job Performance". Social Indicators Research (Feb): 1-29.
    Publicado • 10.1007/s11205-015-0883-z
  17. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2015. "Avaliação do conhecimento dos professores de educação física para reagirem a situações de emergência". Motricidade 11 (1): 39-52.
    Publicado • 10.6063/motricidade.3125
  18. João Sousa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2014. "As Implicações dos Programas de Marketing Interno na Orientação para o Mercado Interno no Sector Transformador de Cortiça Português". International Journal of Marketing, Communication and New Media 2 (2): 81-104.
    Publicado
  19. Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela; Paço, Arminda do; Ferreira, João. 2014. "The Influence of Competitiveness and Regulations on Entrepreneurial Activity in Emerging and Advanced Economies". Innovar 24 (Special Ed): 113-128.
    Publicado
  20. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Mainardes, Emerson Wagner; Gouveia Rodrigues, Ricardo. 2014. "O Marketing Social e a Promoção de Mudanças Estruturais no Aleitamento Materno". Revista de Administração de Empresas 54 (4): 370-380.
    Publicado • 10.1590/S0034-759020140403
  21. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Social marketing: an application to the behaviour of breastfeeding". International Review on Public and Nonprofit Marketing (June): 185-186.
    Publicado • 10.1007/s12208-013-0097-5
  22. O’Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Rodrigues, Marco; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo. 2013. "Health Learning Practices in Adolescents Using Physical Activity". Journal of Cases on Information Technology 15 (1): 83-97.
    Publicado • 10.4018/jcit.2013010106
  23. Dinis, Anabela; Paço, Arminda do; Ferreira, João; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "Psychological characteristics and entrepreneurial intentions among secondary students". Education + Training 55 (8): 763-780.
    Publicado • 10.1108/ET-06-2013-0085
  24. Paço, Arminda do; Ferreira, João Matos; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela. 2013. "Entrepreneurial intentions: is education enough?". International Entrepreneurship and Management Journal 11 (1): 57-75.
    Publicado • 10.1007/s11365-013-0280-5
  25. Esteves, Dulce; Vieira, S.; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Brás, Rui. 2012. "Awareness Of ACSM Physical Activity Recommendations for Health Promotion Among Portuguese Population". Medicine and Science in Sports and Exercise 44 (5, Suppl.): 1-1.
    Publicado
  26. Brás, Rui; Leite, L.; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. 2012. "Awareness Of ACSM Physical Activity Recommendations For Health Promotion: Assessing BMI And METS Differences". Medicine and Science in Sports and Exercise 44 (5, Suppl.): 523-523.
    Publicado
  27. Marques, Carla Susana; Ferreira, João; Gomes, Daniela; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Entrepreneurship education: How psychological, demographic and behavioural factors predict the entrepreneurial intention". Education and Training 54 (8): 657-672. http://dx.doi.org/10.1108/00400911211274819.
    Publicado • 10.1108/00400911211274819
  28. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Public Higher Education Institutions". Public Policy and Administration 11 (4): 703-718.
    Publicado
  29. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Internal Market Orientation in Higher Education Institutions – its Inter-Relations with other Organisational Variables". Public Policy and Administration 11 (4): 690-702.
    Publicado
  30. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2012. "Influenciadores da intenção do comportamento do aleitamento materno – um estudo exploratório no âmbito do Marketing Social". INNOVAR-Revista de Ciencias Administrativas y Sociales 22 (46): 99-110. http://www.scielo.org.co/pdf/inno/v22n46/v22n46a08.pdf.
    Publicado
  31. Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, João; Raposo, Mário; Dinis, Anabela. 2011. "Entrepreneurial intention among secondary students: findings from Portugal". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 13 (1): 92-106. http://www.ingentaconnect.com/content/ind/ijesb/2011/00000013/00000001/art00007.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2011.040418
  32. Paço, Arminda do; Ferreira, João; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela. 2011. "Behaviours and entrepreneurial intention: Empirical findings about secondary students". Journal of International Entrepreneurship 9 (1): 20-38. http://www.springerlink.com/index/10.1007/s10843-010-0071-9.
    Publicado • 10.1007/s10843-010-0071-9
  33. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário. 2011. "Entrepreneurial Orientation, Human Resources Information Management, and Firm Performance in SMEs". Canadian Journal Of Administrative Sciences 28 (2): 143-153. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cjas.205/abstract.
    Publicado • 10.1002/CJAS.205
  34. Zuzda, Jolanta G.; Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Brás, Rui; Latosiewicz, Robert. 2011. "Gender Differences Expectations Towards Exercise Rehabilitation". Medicine and Science in Sports and Exercise 43 (Suppl 1): 322-323.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000400888.45016.7a
  35. Marques, Carla Susana; Ferreira, João; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, Mariza. 2010. "The contribution of yoga to the entrepreneurial potential of university students: a SEM approach". International Entrepreneurship and Management Journal 7 (2): 255-278.
    Publicado • 10.1007/s11365-010-0157-9
  36. Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; de Oliveira, José Martinez; Soares, Marta. 2010. "The role of marketing in the promotion of breastfeeding". Journal of Medical Marketing 10 (3): 199-212. http://www.palgrave-journals.com/jmm/journal/v10/n3/full/jmm201013a.html.
    Publicado • 10.1057/jmm.2010.13
  37. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário; Ferreira, João; Paço, Arminda do. 2010. "Entrepreneurship education and the propensity for business creation: testing a structural model". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 9 (1): 58-58. http://inderscience.metapress.com/index/n67r67312w524232.pdf.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2010.029506
  38. Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Gonçalves, Carlos; Esteves, Dulce; Cunha, Fernando; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2010. "Sport Activity Benefits Building Teenager Multiple Self-Concept Dimensions". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 (5): 455-455.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386708.13762.0b
  39. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. 2010. "Perception Of The Importance Of Physical Activity Benefits In The Quality Of Life". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 (5): 359-359.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386691.22278.dd
  40. Brás, Rui; Zuzda, Jolanta; Esteves, Dulce; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Faria, Aurélio. 2010. "Physical Fitness Performance of Portuguese and Polish University Students". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 (5): 749-750.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386173.97537.f5
  41. Duarte, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Esteves, Dulce; Brás, Rui; O'Hara, Kelly. 2010. "Preference And Motivation For Physical Activities: Assessing Bmi And Mets Differences". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 (5): 350-350.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386666.36632.97
  42. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Duarte, Paulo. 2010. "Evaluation Of Physical Activity And Perceptions About Exercise Of Women With Osteoporosis". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 (5): 354-354.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386678.97621.43
  43. O'Hara, Kelly; Martins, Cristina M.; Brás, Rui; Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2010. "Undergraduate College Students Postural Characteristics". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 (5): 494-495.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000385114.86808.93
  44. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Antunes, Vera; Alves, Helena. 2010. "O Estado Actual da Orientação Empreendedora e do Marketing no sector Termal – o Caso Português". Revista Turismo & Desenvolvimento 1314 (1): 175-184.
    Publicado
  45. Raposo, Mário Lino Barata; Matos Ferreira, João J.; Finisterra do Paço, Arminda M.; Gouveia Rodrigues, Ricardo J. A.. 2008. "Propensity to firm creation: empirical research using structural equations". International Entrepreneurship and Management Journal 4 (4): 485-504.
    Publicado • 10.1007/s11365-008-0089-9
  46. Raposo, Mário; Alves, Helena; Silva, Maria José; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2001. "Políticas de Marketing na Indústria Têxtil e de Vestuário". Revista Portuguesa de Gestão 16 (2): 78-86.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2016. "The Use of Online Social Networks in Higher Education and Its Influence on Job Performance". In Handbook of Research on Effective Communication, Leadership, and Conflict Resolution, 330-353. Hershey, PA, USA: IGI Global.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-9970-0.ch018
  2. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2015. "Applying Segmentation to Social Marketing Breastfeeding Behaviour". In Social Marketing: Global Perspectives, Strategies and Effects on Consumer Behavior, 179-195. New York: Nova Publishers. https://www.novapublishers.com/catalog/product_info.php?products_id=54521&osCsid=f5cc64c91b22deadb6288cf8f9b06ba5.
    Publicado
  3. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2013. "The Influence of (Online) Social Networks on Workers’ Attitudes and Behaviours in Higher Education Institutions". In Handbook of Research on Enterprise 2.0, 259-279. Hershey, PA, US, Estados Unidos: IGI Global.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-4373-4.ch014
  4. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela; Paço, Arminda do; Ferreira, João; Raposo, Mário. 2012. "The Effect of an Entrepreneurial Training Programme on Entrepreneurial Traits and Intention of Secondary Students". In Entrepreneurship - Born, Made and Educated, 77-92. Rijeka, Croatia: InTech. http://www.intechopen.com/books/entrepreneurship-born-made-and-educated/the-effect-of-an-entrepreneurial-training-programme-on-entrepreneurial-traits-and-intention-of-secon.
    Publicado • 10.5772/35302
  5. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Barbosa, José. 2012. "Online Playability: The Social Dimension to the Virtual World". In Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools, 391-421. Hershey, Pennsylvania (USA), Estados Unidos: IGI Global. http://www.igi-global.com/chapter/online-playability-social-dimension-virtual/64266.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-0149-9.ch021
  6. Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2007. "Orientação para o Mercado em EBT". In Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica, 127-135. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior.
    Publicado
Edição de livro
  1. Raposo, Mário; Silva, Maria José; Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2007. Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior.
  2. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário. 2007. EMPRE: Empresários na Escola – Manual de Implementação de Um Programa de Ensino do Empreendedorismo na Escola Secundária. Covilhã, Portugal: B-Tech.
Livro
  1. Morais, F.; Nave, A.; Rodrigues, R.G.. 2019. Cash holdings determinants from Brazilian listed firms. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048537960&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-3-319-91334-6_144
  2. Cristo-Andrade, S.; Rodrigues, R.G.. 2019. Elements of entrepreneurship under the cultural aspect: A comparison of culture of Portuguese speaking countries with Spanish speaking countries. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048581195&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-3-319-91334-6_121
  3. Sampaio, C.A.F.; Hernández-Mogollón, J.M.; Rodrigues, R.G.. 2019. Market orientation and hotel industry: Developing a measurement model. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048584929&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-3-319-91334-6_146
  4. Dias, C.; Martins De Carvalho, M.L.; Ramos, A.; Rodrigues, R.. 2017. The "Cereja da Cova da Beira (IGP)" supply chain. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021708974&partnerID=MN8TOARS.
    10.17660/ActaHortic.2017.1161.30
  5. Carlos, V.S.; Rodrigues, R.G.. 2017. The influence of (online) social networks on workers’ attitudes and behaviours in higher education institutions. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85043312840&partnerID=MN8TOARS.
  6. Carlos, V.S.; Rodrigues, R.G.. 2017. The use of online social networks in higher education and its influence on job performance. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85043332917&partnerID=MN8TOARS.
  7. Raposo, Mário; Paço, Arminda do; Leitão, Daniela; Ferreira, João; Leitão, João; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Serrasqueiro, Zélia. 2006. Manual de Benchmarking para as Universidades – Instrumento de Reforço da Competitividade e da Identidade Territorial. Lisboa, Portugal: Publisher Team.
    Publicado
  8. Rodrigues, Ricardo Gouveia. 2003. Classificação estratégica de pequenos retalhistas independentes – Um estudo taxonómico. Covilhã, Portugal: Fundação Nova Europa – UBI.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Vieira, S.; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O’Hara, Kelly. 2011. "Awareness of Physical Activity Recommendations For Health Improvement among Portuguese Adults". Trabalho apresentado em 16th Annual Congress of the ECSS, Liverpool, Reino Unido.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Orientação empreendedora, Orientação para o Mercado, Capacidade de Absorção e Desempenho dos Produtores de Frutos
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - Atual Digital influencers
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - Atual Knowledge Management, Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual The adoption of internal marketing as an employee-centric approach in the Hospitality Industry: a key to excellent customer service
Coorientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - Atual Orientação Para O Mercado Individual No Contexto Empresarial Português: As Suas Inter-Relações Com O Bem-Estar, A Orientação Para A Aprendizagem E A Orientação Empreendedora Do Trabalhador
Coorientador
Licenciatura em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2019/02/05 Gamificação no Ensino da Gestão – O caso das Unidades Curriculares de Contabilidade e Marketing
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2019/01/08 A Social Marketing approach to (in)tolerance between Refugees and Host Communities in Lebanon
Coorientador
Doutoramento em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Impacto da Falência dos Pais na Vergonha e Intenção Empreendedora dos Filhos
Orientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2016 Orientação Para O Mercado Interno Nas Instituições De Ensino Superior
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural.
Orientador
Doctorado en Empresa, Finanzas, Seguros y Turismo (Doutoramento)
Universidade da Estremadura, Espanha
2016 - 2016 Marketing Sensorial - Cheiro cor e palhinhas: influência no sabor
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Higher Education Institutions
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Marketing para Crianças
Coorientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 O Marketing Social e a Dádiva de Sangue
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 O Marketing Estratégico Aplicado à Promoção Turística da Serra da Estrela Por Via do Cinema O Filme Turístico PAN
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Orientação para o Mercado Individual no contexto empresarial Português: As suas inter-relações com o Bem-estar, a Orientação para a Aprendizagem e a Orientação Empreendedora do trabalhador Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Orientação para o Mercado Interno, Orientação para o Mercado e Desempenho: O Caso do Sector Transformador de Cortiça em Portugal
Orientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Orientação para o Mercado Interno nas Instituições de Ensino Superior: As suas inter-relações com outras variáveis organizacionais
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Orientação Para O Mercado Em Instituições De Ensino Superior
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Ensino do Empreendedorismo no Ensino Profisional: Estudo desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Almeida
Orientador
Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 Marketing Sensorial para Crianaças. A relação entre cor, sabor e temperatura
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 Marketing Sensorial A influência do sentido auditivo e olfativo na perceção do tempo de espera
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 O Impacto das Cores, do Tamanho e do Posicionamento dos Estímulos Visuais na Captação da Atenção ds Cconsumidores
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 Recetividade e satisfação com o uso do copo menstrual e comparação fa
Coorientador
Mestrado em Medicina (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 Dispositivos médicos higiénicos de proteção menstrual: conhecimento, expetativas e receios em relação ao copo menstrual
Coorientador
Mestrado em Medicina (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 Web City Marketing: Análise aos websites das cidades médias portuguesas
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 A Fileira da Cereja da Cova da Beira
Coorientador
Mestrado em Fruticultura Integrada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2011 - 2011 Produto Ecológico Feminino: estudo de mercado do Copo Menstrual
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Marketing Interno e Variáveis Organizacionais: Um estudo empírico acerca das suas inter-relações
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Marketing Sensorial - A influência da cor no paladar percebido pelas crianças Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Jogabilidade online – a vertente social dos MMOG
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Tratamento e Reabilitação da Rotura Muscular de 2º Grau dos Ísquio-tibiais em Jogadores de Futebol Profissional: Estudo realizado na liga portuguesa de futebol profissional
Coorientador
Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 A Orientação Para o Mercado nas Organizações Não Governamentais Para Pessoas com Deficiência
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 Marketing de Lugares: Avaliação e impacto da imagem da cidade da Covilhã
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 Consultoria e Marketing nas PME da Beira Interior – O Papel da Orientação pra o Mercado e da Consultoria Organizacional
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 O Problema da Medição do Fenómeno da Orientação para o Mercado: Uma Abordagem ao Seu Estudo
Coorientador
Doctorado en Empresa, Finanzas, Seguros y Turismo (Iniciação científica)
Universidade da Estremadura, Espanha
2009 - 2009 Marketing Social: Uma Aplicação Ao Aleitamento Materno
Coorientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2008 A criança enquanto consumidora: Estudo das Relações da Criança com o Marketing e as Marcas
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2008 Introducing and Testing FLIBESA, a Consumer Profiling Tool for the Financial Industry: The Case of Millennium bcpbank and the Portuguese Diáspora in the USA
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2008 O Serviço Pós-venda na Indústria Cervejeira em Portugal
Coorientador
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Fatores Motivadores, Inibidores e Facilitadores no relacionamento Fornecedor Cliente Na Cadeia de Abastecimento do Biodiesel Eliene Cristina Barros Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Orientação Empreendedora, Redes de Negócio e Desempenho: O caso específico das PME familiares Ana Sofia Montenegro Gonçalves Coelho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A Trilha se faz caminhando: Gestão de Projetos de Extensão Universitária em Área de Exclusão Social na Amazónia Ana Telma Monteiro de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 A importância dos Fatores Psicossociais do Marketing Interno na Satisfação no Trabalho Juliana Sofia Correia Madeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 O efeito do Marketing interno na Capacidade para o Trabalho: Um estudo em empresas públicas portuguesas Kauê Miseli de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 The role of individual behavioural differences on consumer's intention to purchase online mass-customised apparel products Liliana Simões Ribeiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 La Usabilidad Del Sitio Web De Un Destino Turístico Y Sus Efectos En La Demanda: Una Aproximación A Un Índice De Satisfacción Digital Turística José Manuel Mariño Romero (Doutoramento)
Universidade da Estremadura, Espanha
2016 Entrepreneurship Promotion in Mozambique: The Role of Higher Education Institutions Dambusse Bucuane Libombo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Gestão da Qualidade no Ensino Superior: desafios para os sistemas de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal Antonio Augusto dos Santos Soares (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Qualidade Percebida E Satisfação No Trabalho Na Rede Hoteleira Da Via Costeira – Natal/RN – Brasil Breno Fernando Tinôco Cabral (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Empreendedorismo Em Turismo Rural: Caso Do Brasil José Gonzalez Garcia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Influência do Social Media no comportamento de Compra dos Praticantes de Ciclismo Teresa Paula Oliveira Dias Martins (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 As Universidades como Promotoras do Empreendedorismo a Nível Regional: Parcerias entre a Universidade da Beira interior e as empresas Maria Adelaide da Silva Rebelo e Silva Reis (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Auditing the innovation in providing eating and drinking experiences Sandra Marie Evelyn Christiane Derom (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Atitudes e Intenções Empreendedoras dos Estudantes de Letras Cristina Isabel Simões Neves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Evaluación De La Calidad De La Estrategia Salud Familia En El Municipio De Joao Pessoa Según Las Expectativas Y Percepciones Del Equipo De Salud Y Los Usuarios Mayores Luiza Amélia Freitas De Andrade (Doutoramento)
Universidade da Estremadura, Espanha
2014 Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: Um estudo de caso comparativo entre a Fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés – Pt Maria Cristina Meloni Guarido (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Ensino Do Empreendedorismo Em Cursos De Carácter Profissional Anderson Rei Galvão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Orientação empreendedora: a influência dos recursos e capacidades empresariais no desempenho das exportações Albertina Paula Moreira Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 An approach to develop sustainable Medical devices Shantesh Digambar Hede (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
2013 Consultas médicas por telefone e e-mail: Gestão da Informação nas Unidades de Saúde Nuno Miguel Venceslau Correia dos Santos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Orientação para o mercado nas instituições de ensino superior Portuguesas Maria Helena de Jesus Leal Júlio (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 O Efeito do Envelhecimento Na Qualidade de Vida e No Comportamento de Consumo João Tiago Tenreiro Costa Ferrão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças Daniel Fernando Marques Lopes Jana (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Estruturação de Uma Equipa Comercial Para Uma Startup de Base Tecnológica António Pedro Freire Monteiro Pires (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 Gestão Baseada no Contributo: Um Estudo Exploratório Eloi Sartori (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Uma prática efetiva e estratégica para a educação empreendedora no ensino fundamental II: Estudo aplicado aos alunos, para estimular o desejo de sonhar, decidir e agir em suas vidas Zailton Cardoso de Miranda (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Intenção Empreendedora dos Alunos do Ensino Secundário: Estudo Aplicado aos Alunos dos Cursos de Carácter Geral e Cusros Profissionais Daniela Novo Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: um estudo de caso comparativo entre a fundação Bradesco e a empresa Delta Cafés Maria Cristina Meloni Guarido (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 A Influência do Marketing Interno na Satisfação no Trabalho e na Motivação dos Enfermeiros em diferentes contextos organizacionais Fernanda Maria Marques Filipe Vital (Outro)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Diferenciação entre Hotéis de Estrelas e Hotéis de Luxo em Portugal Cáudia Leal (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Turismo Religioso: O Caso de Belmonte. Rute Susana Vicente Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Orientação para Mercado em Hospitais Públicos vs Hospitais Privados: Estudo de Caso Tiago Oliveira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 Marketing Turístico: Évora, Uma Cidade, Um Produto – E.Box João Pedro Ruivo Fialho (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 Políticas de Marketing Interno nas Organizações de Saúde e sua Influência na Motivação dos Colaboradores Daniela Filipa Lopes Azêdo (Mestrado)
2010 O comportamento de compra do consumidor – Análise do processo de decisão de compra Sandra da Silva Patrício Cesário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 Ensino de Empreendedorismo a Crianças Maria João Boucho Palinhas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 The impact of entrepreneurial marketing on new ventures: application to the case of science and technology-based firms Elisabete Maria Sampaio de Sá (Outro)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Antecedentes Consequências da Orientação para o Cliente entre Empregados de Contacto: Uma Investigação na Indústria Brasileira de Hotéis Pedro Augusto Lopes Pontes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Desenvolvimento de um Modelo de Marketing Industrial aplicado na Indústria Alimentar: o caso do Pirarucu da Amazónia Aldous Jesus Raiol Santana (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 A Marca Corporativa: Processo de Construção da Estrutura de Identidade de Marca e seu Impacto no Desempenho da Empresa Maria José Sousa dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 A influência do design da embalagem na melhoria da competitividade em empresas alimentares Carla Maria Osório Ferreira Malheiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 O comportamento de compra do consumidor – Análise do processo de decisão de compra Sandra da Silva Patrício Cesário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 Análise às Diferenças na Utilização das Ferramentas de Marketing Relacional entre Empresas de Serviços e Empresas de Bens de Consumo Ana Paula Ramos Pais (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 A Inteligênca Organizacional das Empresas do Sector Têxtil Português Paulo Gonçalves Pinheiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 Orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação e performance: o caso do cluster da moda em Portugal Manuel Alberto Ramos Maçães (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/09/09 - Atual Mega Journal of Business Research
2013/12/31 - Atual International Journal of Marketing Studies
2013/11/13 - Atual International Entrepreneurship and Management Journal Springer
2013/06/27 - Atual Journal of Economics and Administrative Sciences Faculty
2013/05/09 - Atual Contemporary Research on Organization Management and Administration Academic Association of Management and Administration
2012/07/24 - Atual International Journal of Business and Management
2012/06/12 - Atual African Journal of Business Management
2012/05/29 - Atual Brazilian Business Review
Atual Innovar
Atual Revista Brasileira de Marketing
Atual Revista Portuguesa de Marketing

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2012 - Atual 10º Prêmio Excelência Acadêmica, ArcelorMittal Brasil, Fucape Business School Fucape Business School, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2004 - Atual European Small Business Council
2002 - Atual European Marketing Academy
2002 - Atual Association of Public and Nonprofit Marketing
2004 - 2008 American Marketing Association