???global.info.a_carregar???
Laís Rodrigues tem licenciatura em Direito (2009), com bolsa parcial de mérito, Mestrado em Direito Constitucional, com ênfase em Direitos Humanos (2012) e bolsa de estudos CAPES/CNPQ, e Mestrado em Administração de Empresas (2020), com ênfase em Marketing. Atualmente, é doutoranda em Sociologia do Estado, Direito e Justiça pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, com bolsa de doutoramento FCT 2022.13258.BD.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Laís Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Laís

Identificadores de autor

Ciência ID
6018-43AF-633E

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/10/09 - 2025
Em curso
Sociologia do Estado, do Direito e da Justiça (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2024/03/01 - 2024/05
Em curso
Programa Erasmus em HEGOA (Licence)
Especialização em Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional
Universidad del País Vasco - Campus de Gipuzkoa, Espanha
2023/06/26 - 2023/06/30
Frequentou
CES Summer School Endangered Theories (Outros)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2018/01 - 2020/04
Concluído
Administração de Empresas (Master)
Especialização em Marketing
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"American Way of Advertising: uma perspectiva decolonial sobre a criação do Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária em contexto de ditadura militar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,6/10,0
2010/01 - 2012/04
Concluído
Direito Constitucional (Master)
Especialização em Direitos Humanos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"A tentativa de universalização de Direitos Humanos: proteção ou imposição?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,6/10,0
2005/06 - 2009/12
Concluído
Direito (Graduado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
9,2/10,0
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - 2026/08/31 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2010/03/01 - 2012/01/31 Investigador (Investigação) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01 - 2022/07/01 Editora Editora Hashtags, Brasil
2019/06 - 2019/12 Estágio em Docência - Marketing Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012/01 - 2018/02 Analista Sênior Andrade Gutierrez SA, Brasil
2007/07 - 2009/12 Estágio com Professores da PUC - Direito Processual Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009/03 - 2009/08 Estágio em Direito Público Finep, Brasil
2008/05 - 2008/11 Estágio em Direito Empresarial Globo Comunicação e Participações SA, Brasil
2007/02 - 2008/04 Estágio em Direito Internacional Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Brasil
2006/03 - 2007/01 Professora de Inglês Wizard, Brasil
2004/10 - 2005/05 Professora de Inglês Wise Up, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/02/01 - 2023/08/31 Grupo de Estudos Decoloniais: Colonialismo, Racismo e Branquitude
Processo 404683/2021-5, Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT nº 18/2021
Estudante - Co-coordenação de GE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Laís; Costa, Alessandra de Sá Mello da. "The 40 years of racism in advertising: a decolonial perspective on the decisions of the Brazilian National Council of Advertising Self- Regulation". Trabalho apresentado em 46th Annual Macromarketing Conference, Denver, 2021.
    Publicado
  2. Hemais, Marcus Wilcox; Rodrigues, Laís. "Does Consumerism Really Mean for Marketers what Philip Kotler believes it does? A discussion based on the decolonial perspective from Latin America". Trabalho apresentado em 46th Annual Macromarketing Conference, Denver, 2021.
    Publicado
  3. Rodrigues, Laís. "The decolonial perspective in marketing: a literary review of the coloniality of power". Trabalho apresentado em EMA : IX ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2021.
    Publicado
  4. Rodrigues, Laís; HEMAIS, MARCUS WILCOX. "Nina Ribeiro: O Ralph Nader Tupiniquim - A colonialidade do Ser de um ativista de consumerismo brasileiro". Trabalho apresentado em EnANPAD 2020 (XLIV Encontro da ANPAD), 2020.
    Publicado
  5. Rodrigues, Laís; HEMAIS, MARCUS WILCOX. "Three Historical Narratives on Advertising Self-Control and the Origin of Conar". Trabalho apresentado em 45TH ANNUAL MACROMARKETING CONFERENCE, 2020.
    Publicado
  6. Rodrigues, Laís; HEMAIS, MARCUS WILCOX. "The Darker Side of Advertising Self-Regulation: Imperialism and Eurocentric Consumerism in the Third World". Trabalho apresentado em 45TH ANNUAL MACROMARKETING CONFERENCE, 2020.
    Publicado
  7. Rodrigues, Laís; HEMAIS, MARCUS WILCOX. "Censura, Luta contra a Opressão e Liberdade de Expressão Identidade e História Não-Oficial da Origem do CONAR". Trabalho apresentado em AdCont 2019 (X Congresso Nacional de Administração e Contabilidade), Rio de Janeiro, 2019.
    Publicado
  8. Rodrigues, Laís; HEMAIS, MARCUS WILCOX. "Influências Estrangeiras no Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária Pesquisa Histórica Qualitativa sob uma Perspectiva Decolonial". Trabalho apresentado em EnANPAD 2019 (XLIII Encontro da ANPAD), São Paulo, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Hemais, Marcus Wilcox; Rodrigues, Laís. "Is consumerism only what Philip Kotler says it is? A decolonial analysis on failures, hierarchies, and exclusions". Journal of Marketing Management 39 9-10 (2023): 756-781. http://dx.doi.org/10.1080/0267257x.2023.2211592.
    Publicado • 10.1080/0267257x.2023.2211592
  2. Rodrigues, Laís. "We have to talk about whiteness: widening the decolonial gates". Social Identities (2023): 1-23. http://dx.doi.org/10.1080/13504630.2023.2208050.
    Publicado • 10.1080/13504630.2023.2208050
  3. Rodrigues, Laís; Hemais, Marcus Wilcox. "Nina Ribeiro: The Brazilian Ralph Nader The Coloniality of Being of a Brazilian Consumerism Activist". Revista de Administração de Empresas 62 6 (2022): 1-20. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/86716/81625.
    Publicado
  4. Rodrigues, Laís; Hemais, Marcus Wilcox; Costa, Alessandra. "The 40 years of discourse on racism in the Brazilian advertising self-regulation system". Journal of Consumer Marketing (2022): https://doi.org/10.1108/JCM-03-2021-4558 (Qualis A1; ABS 1).
    Publicado • 10.1108/jcm-03-2021-4558
  5. Rodrigues, Laís. "Decolonial Feminism: María Lugones’ influences and contributions". Revista Estudos Feministas 30 1 (2022): https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n184278 (Qualis A1 - Interdisciplinar).
    Publicado • 10.1590/1806-9584-2022v30n184278
  6. Oliveira, Laís Rodrigues de; Ferreira, Jorge Brantes; Peixoto, Marcus Fabio Rodrigues; Soares, Fernando Januario Lopes. "Adoption of Non-Technological Health Innovations: The Case of Mask Use during the COVID-19 Pandemic in Brazil". BAR - Brazilian Administration Review 19 2 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2022210108.
    Publicado • 10.1590/1807-7692bar2022210108
  7. Rodrigues, Laís; Ferreira, Jorge Brantes; Peixoto, Marcus Fabio Rodrigues; Soares, Fernando Januario Lopes. "Adoption of Non-Technological Health Innovations: The Case of Mask Use during the COVID-19 Pandemic in Brazil". BAR - Brazilian Administration Review 19 2 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2022210108.
    Publicado • 10.1590/1807-7692bar2022210108
  8. Peixoto, Marcus Rodrigues; Ferreira, Jorge Brantes; Oliveira, Laís. "Drivers for Teleconsultation Acceptance in Brazil: Patients' Perspective during the COVID-19 Pandemic". Revista de Administração Contemporânea 26 2 (2021): https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022210063.en (Qualis A2).
    Publicado • 10.1590/1982-7849rac2022210063.en
  9. Rodrigues, Laís; Hemais, Marcus Wilcox. "The Colonial Side of Advertising Self-Regulation: Imperialist Consumerism in Latin America". Latin American Business Review 23 2 (2021): 167-198. https://doi.org/10.1080/10978526.2021.1942026 (Qualis B1).
    Publicado • 10.1080/10978526.2021.1942026
  10. Rodrigues, Laís. "Decolonial Reflections in Marketing: The Colonialities of Power, Knowledge and Being". RIMAR: Revista Interdisciplinar de Marketing 11 2 (2021): 92-114. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/58641.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Rodrigues, Laís; Costa, Alessandra de Sá Mello da; Hemais, Marcus Wilcox. "Three historical narratives on advertising self-control in Brazil". Journal of Historical Research in Marketing 13 2 (2021): 85-111. https://doi.org/10.1108/JHRM-03-2020-0013 (Qualis A2).
    Publicado • 10.1108/jhrm-03-2020-0013
  12. Rodrigues, Laís; Hemais, Marcus Wilcox. "Eurocentric influences on the Brazilian Advertising Self-Regulation System: historical research from a decolonial perspective". Cadernos EBAPE.BR 18 spe (2020): 794-806. https://doi.org/10.1590/1679-395120200024x (Qualis A2).
    Publicado • 10.1590/1679-395120200024x
Capítulo de livro
  1. HEMAIS, MARCUS WILCOX; Rodrigues, Laís; Costa, Alessandra de Sá Mello da. "Uma Proposta Decolonial de Análise Crítica do Discurso para Pesquisas Qualitativas em Marketing". In Pesquisa Qualitativa em Marketing: a experiência dos pesquisadores brasileiros, 196-226. Belo Horizonte, Brasil: PUC Minas, 2023.
    Publicado
Livro
  1. Rodrigues, Laís. American Way of Advertising: uma perspectiva decolonial sobre a criação do Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária em contexto de ditadura militar. Rio de Janeiro, Brasil: MPM Digital. 2021.
    Publicado
Website
  1. Rodrigues, Laís. Forging decolonial feminisms: notes on María Lugones' and Oyèrónke Oyewùmí's contributions. 2021. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=36579.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/09 Painelista da mesa Direito, Inovação e Desigualdades (V Jornadas Multidisciplinares Direito e Sociedade), com apresentação "(Des)Igualdades de Gênero". Sociology of Law
Universidade La Salle (Canoas, Brasil)
2023/06/26 United Nations' Gender Equality 101: Hegemonic Paradigms, Masked Exclusions and Self-Legitimation Strategies CES Summer School Endangered Theories: Standing by Critical Race Theory in the Age of Ultra-Violence (2nd Edition)
Centre for Social Studies (Coimbra, Portugal)
2023/04/05 The Myths of (White-Colonial-Neoliberal) Gender Equality: On the United Nations’ Ideologies and Promises
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/07/14 40 years of racism in advertising: a decolonial perspective on the decisions of the Brazilian National Council of Advertising Self-Regulation Macromarketing Conference 2021
University of Colorado (online) (Denver, Estados Unidos)
2021/05/26 The decolonial perspective in marketing: a literary review of the coloniality of power Encontro de Marketing da Anpad - Sessão Abordagens Críticas e Emancipatórias em Marketing
EnAnpad (Online, Brasil)
2021/03/18 Reflexões Decoloniais sobre autorregulação publicitária brasileira Fórum Decolonial
Unigranrio (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/10/16 Nina Ribeiro: O Ralph Nader Tupiniquim - A colonialidade do Ser de um ativista de consumerismo brasileiro EnAnpad 2020
ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração) (Brasil)
2019/11/21 Censura, Luta contra a Opressão e Liberdade de Expressão Identidade e História Não-Oficial da Origem do CONAR X Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2019
IAG - PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brasil)
2019/10/04 Influências Estrangeiras no Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária Pesquisa Histórica Qualitativa sob uma Perspectiva Decolonial EnAnpad 2019
ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração) (São Paulo, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10 - Atual Participação em Book Club decolonising development organizado por Hanna Hacker e Marlene Wagner, parte do projeto CA 19129 Decolonising Development.
2023/11/29 - 2023/11/29 Representação do Doutoramento de Sociologia do Estado, Direito e Justiça na Exposição de Posters Científicos dos Doutoramentos, com pôster de projeto de tese.
Exposição
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2023/10/31 - 2023/10/31 Convidada para comentar artigos do GT 3 (EIXO POLÍTICAS PÚBLICAS)
Seminário
I Seminário Internacional FEUC/CES/UFPA “Direitos humanos, acesso ao direito e à justiça e políticas públicas"
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Universidade Federal do Pará, Brasil
2023/06/15 - 2023/06/15 Convidada do Painel "On Methods, Colonialism and Extractivism", do Congresso Internacional "9TH INTERNATIONAL COMMUNITY, WORK & FAMILY CONFERENCE". Painel foi organizado pelos professores Marcus Hemais e James Moura.
Conferência
9TH INTERNATIONAL COMMUNITY, WORK & FAMILY CONFERENCE
Middlesex University Department of Adult Child and Midwifery, Reino Unido
2023/04/04 - 2023/04/06 Participação em Congresso Português de Sociologia
Congresso
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2022/07/13 - 2022/07/16 Participação em Congresso: Global Meeting on Law & Society, Lisbon
Congresso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/04/15 - 2021/04/30 Parecer de artigo para o 46th Annual Macromarketing Conference, 2021 Macromarketing Conference, Colômbia
2021/04/05 - 2021/04/30 Parecer de artigo em edição especial da RIMAR (Revista Interdisciplinar de Marketing): Chamamento às Margens: Propostas Decoloniais na Produção Acadêmica sobre Consumo, Mercados e Marketing. UEM - Universidade Estadual de Maringá, Brasil
2020/06/01 - 2020/06/30 Parecer de artigos para o XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2020. EnAnpad, Brasil
2020/02/01 - 2020/02/29 Parecer de artigo para o 45th Annual Macromarketing Conference, 2020 Macromarketing Conference, Colômbia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/27 - 2023/10/27 Assistente da Professora Wanda Capeller no âmbito de suas aulas na disciplina "Violência de Gênero" Sociologia do Estado, Direito e Justiça (Doutoramento) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2021/08/04 - 2021/12/01 Coordenação, juntamente com profº Marcus Hemais da "Oficina de Trabalho Decolonial: Hierarquias do Conhecimento", pela PUC-Rio, com o objetivo de proporcionar conhecimento e ferramental para a produção de pesquisas e artigos que utilizem perspectivas decoloniais em Marketing e áreas afins, com foco em discussões relacionadas à colonialidade do saber. Oficina de Trabalho Decolonial: Hierarquias do Conhecimento Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Distinções

Prémio

2021 Menção Honrosa à dissertação de mestrado "American Way of Advertising: uma perspectiva decolonial sobre a criação do Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária em contexto de ditadura militar"
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis: Conto "O Armário"
SESC, Brasil

Outra distinção

2021 Bolsa de Estudos de Doutoramento FCT 2022.13258.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2010 Bolsa de Estudos CAPES/CNPQ para Mestrado em Direito
CAPES/CNPQ, Brasil
2008 Bolsa por Mérito para Graduação em Direito
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil