???global.info.a_carregar???
Antonia Claudia de Andrade Cordeiro. Concluiu o(a) Postgraduate Certificate em Especialização em Estudos Linguísticos e Literários em 2010/06/15 pelo(a) Universidade Federal da Bahia, Postgraduate Certificate em Especialização em Metodologia da Pesquisa Científica em 2015/12/12 pelo(a) Faculdade Maria Milza, Postgraduate Certificate em Mestrado em Estudo de Linguagens em 2015/03/31 pelo(a) Universidade do Estado da Bahia e Licence em Letras com habilitação em Português, Inglês e Literaturas em 2007/09/21 pelo(a) Universidade do Estado da Bahia. Frequenta o(a) Doutoramento em Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras desde 2018. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Literaturas Específicas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonia Claudia de Andrade Cordeiro

Nomes de citação

  • Cordeiro, Antonia

Identificadores de autor

Ciência ID
5E19-125B-42F6

Telefones

Telemóvel
  • 912501132 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Miguel Torga, 80, Lote 03, 1 frente., 3030-165, Coimbra, Coimbra, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/07/01 - 2022
Em curso
Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014/10/25 - 2015/12/12
Concluído
Especialização em Metodologia da Pesquisa Científica (Postgraduate Certificate)
Faculdade Maria Milza, Brasil
"O uso da observação e da entrevista como técnicas de coleta de dados em pesquisas sobre crenças na área da Linguística Aplicada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2013 - 2015/03/31
Concluído
Mestrado em Estudo de Linguagens (Postgraduate Certificate)
Especialização em Literatura
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
"Travessias de Machado de Assis pela cultura do livro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2008 - 2010/06/15
Concluído
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários (Postgraduate Certificate)
Especialização em Estudos Literários
Universidade Federal da Bahia, Brasil
"Símbolos Românticos Nativos e Transplantação Cultural na perspectiva visual da Teoria dos Conjuntos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2003/03/01 - 2007/09/21
Concluído
Letras com habilitação em Português, Inglês e Literaturas (Licence)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/02 - 2017/12/22 Assistente (Docente Universitário) Faculdade Maria Milza, Brasil
Faculdade Maria Milza, Brasil
2014/02/03 - 2017/12/18 Assistente (Docente Universitário) Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, Brasil
2014/03 - 2014/06 Assistente (Docente Universitário) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - 2017/07 Professor Assistente Substituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Valença, Brasil
2012/02/01 - 2013/02/18 Professor do Ensino Secundário Colégio Novo Espaço , Brasil
2010 - 2010 Agente Censitário Municipal Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cordeiro, Antonia Claudia de Andrade. "A figura da mulher subalterna em Machado de Assis". Letrônica 14 3 (2021): 1-11. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2021.3.39082.
    Publicado • 10.15448/1984-4301.2021.3.39082
  2. Cordeiro, Antonia. "Machado de Assis e a representação da violência: uma análise do conto A causa secreta". Cabo dos Trabalhos (2020):
    Publicado
  3. Oliveira da Silva Maia, Leila; De Andrade Cordeiro, Antonia Claudia; Benevides Ramos, Luciana; Batista de Souza, Edna Maria. "Ensino da leitura: reflexões sobre a formação do leitor em uma escola do campo". Textura 12 20 (2019): 205-216. http://dx.doi.org/10.22479/desenreg2018v12n20p205-216.
    Publicado • 10.22479/desenreg2018v12n20p205-216
  4. Cordeiro, Antonia; Purificação, A. O.; Silva, E. P.; Costa, M. C.; Silva, T. J.. "Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais". Revista de Iniciação à Docência 2 2 (2018): 33-39. http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297/2749.
    Publicado
  5. Cordeiro, Antonia. "O uso da observação e da entrevista como técnicas de coleta de dados em pesquisas sobre crenças na área da Linguística Aplicada". Revista Textura 9 17 (2016): 118-128. http://www.famam.com.br/revistatextura/PDF-edicoes/edicao-17/003.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cordeiro, Antonia; Santos, Wodisney C. dos. "Alegorias, religião e mito em As intermitências da morte, de José Saramago". In José Saramago. 20 anos com o Prémio Nobel, 805-820. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  2. Cordeiro, Antonia. "Símbolos Românticos Nativos e Transplantação Cultural na Perspectiva Visual da Teoria dos Conjuntos". In LITERATURA: ENSAIOS, 225-242. Salvador - Bahia, Brasil: Vento Leste, 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Alegorias, religião e mito em "As intermitências da morte" Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel
Centro de Literatura Portuguesa - Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016 As TIC e as mudanças nos modos de ensinar e aprender IV Semana de Pedagogia da FAMAM
Faculdade Maria Milza (Governador Mangabeira-Bahia, Brasil)
2016 Literatura Infantil: tecendo fios de leitura na escola XIII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza (Governador Mangabeira - Bahia, Brasil)
2015 Uma travessia machadiana entre livros, personagens e leitores V ELLUNEB - Encontro de Leitura e Literatura da UNEB
Universidade do Estado da Bahia - Campus I (Salvador - Bahia, Brasil)
2015 A comunicação interativa em diversos contextos situacionais XII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza (Governador Mangabeira- Bahia, Brasil)
2014 Machado de Assis: Brás Cubas, uma autobiografia do homem-livro IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)
2014 Linguagens e culturas: produção, mediações e recepção Seminário de Grupos de Pesquisa 2014: linguagens, práticas e c
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-Bahia, Brasil)
2014 Laboratório de Textos: comunicação e linguagem XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza (Governador Mangabeira - Bahia, Brasil)
2013 Machado em mídias IV ELLUNEB - Encontro de Leitura e Literatura da UNEB
Universidade do Estado da Bahia (Salvador- Bahia, Brasil)
2013 A tipografia de Assis IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia - MG, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Uso de livros didáticos e paradidáticos no ensino de Língua Portuguesa: um estudo no segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Governador Mangabeira-Ba
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2016 - 2016 Ensino da leitura: reflexões sobre a formação do leitor em uma escola do campo no contexto do 1º ano, na localidade da Embira, em Cruz das Almas-BA
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2016 - 2016 A leitura na escola: reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura em turmas do 3º ano do ensino fundamental em Cabaceiras do Paraguaçu-BA
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2015 - 2015 Reflexões sobre a prática docente: um estudo acerca das metodologias de ensino de leitura e escrita no 5º ano do Ensino Fundamental
Orientador de Liliane dos Santos Viana
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
2015 - 2015 Ensino de leitura e escrita no processo de alfabetização: reflexões sobre as práticas docentes.
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Maria Milza, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 II Semana de Pedagogia da FAMAM (2014 - 2014)
Outro
Faculdade Maria Milza, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/03/06 - 2019/03/07 Curso breve "O que o tempo traz: Memórias e Histórias em Rosângela Rennó e Veronica Stigger"
Seminário
O que o tempo traz: Memórias e Histórias em Rosângela Rennó e Veronica Stigger
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/10/08 - 2018/10/10 Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel
Congresso
Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 V Seminário de Integração Curricular
Seminário
V Seminário de Integração Curricular
Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, Brasil
2016 - 2016 IV Semana de Pedagogia da FAMAM
Outro
IV Semana de Pedagogia da FAMAM
Faculdade Maria Milza, Brasil
2016 - 2016 IV Seminário de Integração Curricular
Seminário
IV Seminário de Integração Curricular
Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, Brasil
2016 - 2016 XIII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Seminário
XIII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza, Brasil
2015 - 2015 III Seminário de Integração Curricular
Seminário
III Seminário de Integração Curricular
Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, Brasil
2015 - 2015 V ELLUNEB - Encontro de Leitura e Literatura da UNEB
Encontro
V ELLUNEB - Encontro de Leitura e Literatura da UNEB
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2015 - 2015 XII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Seminário
XII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza, Brasil
2014 - 2014 II Semana de Pedagogia da FAMAM
Outro
II Semana de Pedagogia da FAMAM
Faculdade Maria Milza, Brasil
2014 - 2014 IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica
Congresso
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2014 XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Seminário
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza, Brasil
2013 - 2013 III Colóquio de Literatura Brasileira
Outro
III Colóquio de Literatura Brasileira
Academia de Letras da Bahia, Brasil
2013 - 2013 IV ELLUNEB - Encontro de Leitura e Literatura da UNEB
Encontro
IV ELLUNEB - Encontro de Leitura e Literatura da UNEB
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2013 - 2013 Jornada de poesia do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens
Outro
Jornada de poesia do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2013 - 2013 VIII Colóquio de Literatura Baiana
Outro
VIII Colóquio de Literatura Baiana
Academia de Letras da Bahia, Brasil
2013 - 2013 X Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Seminário
X Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM
Faculdade Maria Milza, Brasil
2013 - 2013 IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística
Simpósio
IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 "Ando onde há espaço - meu tempo é quando"
Arguente
Daiane Andrade Pereira (Outro)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2017 Dom-Otelo-Casmurro: a "dívida" do teatro de William Shakespeare para com a prosa de Machado de Assis a partir do tema do ciúme
Arguente
Adriane Alves Cabral (Outro)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2017 Metodologias para o ensino da matemática: um estudo no 5º ano em duas escolas da rede municipal de Cabaceiras do Paraguaçu-Ba
Arguente
Joelma Ribeiro dos Santos (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2017 O tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) no processo de mediação entre o aluno surdo e o professor ouvinte
Arguente
Nadja Simões de Oliveira (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2017 Uso da televisão como recurso pedagógico na educação infantil: um estudo em um centro municipal de educação infantil - CMEI em Cruz das Almas-Ba
Arguente
Anna Ruth da Silva Cardoso (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2016 Educação no campo: a qualificação dos professores que atuam nas classes multisseriadas na Rede Municipal de Ensino de Governador Mangabeira-Ba
Arguente
Caline de Jesus Fraga Araújo (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2015 A poesia heteronímica de Fernando Pessoa como zona dialógica entre tradição e ruptura
Arguente
Rebeca Sazai dos Santos (Outro)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2015 Formação inicial: o professor alfabetizador e a prática pedagógica de alfabetização no município de Conceição do Almeida-BA
Arguente
Elilucia G. Bringes; Suzana de A. O. Cruz; Vanderléia F. R. (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2015 Implicações e consequências do trabalho do coordenador pedagógico em uma escola municipal da zona rural do município de Cruz das Almas-Ba
Arguente
Luciana Ribeiro Fiuza (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2015 Relação hospital-escola: um estudo de caso em dois hospitais públicos da Bahia
Arguente
Lilian Garcia Marques Alves (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2015 Uma abordagem sobre a aquisição da leitura nas escolas municipais no 1º ano do Ensino Fundamental em São Felix-Ba
Arguente
Patrícia Alves Faria (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2014 Aprendizes da leitura e escrita: a prática docente e a aprendizagem da criança no contexto do 1º ano em Cabaceiras do Paraguaçu-Ba
Arguente
Elisandra dos Santos O. da Conceição; Jaciene L. dos Santos (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2014 Da página impressa à página digital: uma proposta de leitura do texto literário a partir da interseção entre o ambiente impresso do livro e o ambiente virtual de determinadas mídias digitais
Arguente
Alexandra Souza Aleixo Souza (Outro)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2014 Gestão escolar: ação educativa e suas implicações para o desenvolvimento do educando
Arguente
Ana Lúcia O. de Souza; Simone Borges Fiuza (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2014 Ludicidade: uma análise da percepção do docente em escolas de Educação Infantil de São José do Itaporã, na cidade de Muritiba-Ba
Arguente
Adriana de S. Costa; Maria Lúcia S. de Souza (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2013 A contribuição do gestor escolar no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso em duas escolas municipais no distrito de São José do Itaporã - Muritiba - Ba
Arguente
Joice Primo de Souza; Noely Freire Pereira (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2013 Contribuições da escola para a formação de leitores: um enfoque sobre a literatura infantil no 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Arguente
Jucilene Pereira dos Santos Dias; Jeane Fiúza M. Freitas (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2013 Coordenador Pedagógico - contribuições e desafios no contexto das novas tecnologias: um estudo de caso em escolas de Cruz das Almas-Ba
Arguente
Adriana Pereira Ribeiro; Jany Meire Silva da Silveira (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil
2013 Pedagogia da Comunicação: análise do uso dos meios de comunicação nas práticas metodológicas em sala de aula
Arguente
Elisa Carla Salomão Santos Bacelar (Outro)
Faculdade Maria Milza, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/10/09 - Atual Revista Textura (2447 - 9934)