???global.info.a_carregar???
Mónica Taveira Pires. Concluiu o Doutoramento em Psicologia da Saúde em 2011 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a pós-graduação profissionalizante em Counselling e Intervenção Terapêutica na Universidade Autónoma de Lisboa / Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling, a Licenciatura em Psicologia Clínica Aplicada em 2003 pelo(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, o Bacharelato em Educador de infância em 1997 pela Escola Superior de Educação de João de Deus. É Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa. É investigador integrado no Centro de Investigação em Psicologia da Univsersdade Autónoma de Lisboa. Possui 5 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e em Psicologia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 31 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Clinical psychology; Counselling; Psychotherapy; Play therapy; Family therapy; Family centered intervention; Pedagogy; Psychopathology; Family; Family life cycle; Values; Child; Child development; Children; Pre-natal; childbirth expectations; Marital adjustment; Dyadic Coping; Parenting; Motherhood and Fatherhood; Self-esteem; Stress; Pregnancy; Childbirth PTSD; Health care climate; Coping; Anxiety; Depression; Perceived control; Trauma; Child´s stress; Emotional experience; social adaptation; Attachment; Authority Parenting styles; Parenting practices; Parental self-efficacy; Parent-child relationship; Mother-child dyadic interaction; Play; Adolescence; Students; School Achievement; Multi problem challenging families; Risk; Homeless; Institutionalization; Addiction; Delinquency; Resilience; Empowerment; Scale validation; Longitudinal study; Qualitative study; Research-action.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Taveira Pires

Nomes de citação

  • Pires, Mónica

Identificadores de autor

Ciência ID
5E12-4739-9A76

Endereços de correio eletrónico

  • mpires@autonoma.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • 213177603 (Profissional)
Telefone
  • 177600428 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Autónoma de Lisboa - CEU - Cooperativa de Ensino Universitário. R de Santa Marta, nº 47, 1169-023, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.autonoma.pt/ http://cip.autonoma.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2018/09 - 2018/11
Concluído
Formação pedagógica para professores - A didática na formação do docente universitário (Outros)
Especialização em Pedagogia no ensino superior
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2018
Concluído
Metodologia Qualitativa, com recurso ao software MAXQDA I e II (Outros)
Especialização em Metodologia qualitativa
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2017/08 - 2017/08
Concluído
Introduction to R Statistical software programming – How to get Started (Outros)
Especialização em Esatística; R programing
Universiteit Utrecht, Países Baixos
sem classificação
2016/10 - 2016/10
Concluído
Advanced course in structural equation models II – Group comparison and latent growth models with SPSS/AMOS (Outros)
Especialização em Estatística; Modelos de Equações Estruturais
Universidade de Aveiro, Portugal
sem classificação
2015/02/20 - 2015/02/28
Concluído
Advanced course in structural equation models I - Development and evaluation with SPSS/AMOS (Outros)
Especialização em Estatistica; Modelos de Equações Estuturais
Universidade de Aveiro, Portugal
Sem classificação
2010/07
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Saúde
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Valores, Estilos Parentais, Stress e Resposta Emocional dos Filhos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Nota máxima Muito Bom por unanimidade.
2008
Concluído
Counselling e intervenção terapêutica / Counselling and therapeuthic Intervention (Pós-Graduação)
Especialização em Psicologia
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling, Portugal
Unanimously Very Good
2003
Concluído
Psicologia Clínica - Clinical Psychology (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Attachment and social adaptation in light mental disability subjects " (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 (18 in the Monograph)
1997
Concluído
Educador de infância - Kindergarten Teacher (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
"Final graduation Work and internship report" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2011 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2003/09/01 - 2011 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Cargos e Funções

2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2012 - 2018 The effects of birth perception on marital and parental outcomes.
FCT-ANR/MHC-PSC/0237/2012
Investigador
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual "Family functioning, coparenting and child adjustment: A cross cultural study"
xxxx
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa
2015 - Atual Autonomous Families A tailored multidisciplinary Research and Intervention. A research-community intervention project centered in multiproblematic families'
xxx
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa
2008 - 2009 "Empowerment: Voltar à Universidade depois dos 23 anos"
xxx
Investigador
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalha, Inês; Pires, Mónica; Ventura, Inês. 2018. "Famílias Multiproblemáticas: A Interação Mãe-Criança E Traços De Histórias De Vida – Um Estudo Exploratório". Portugal: Ordem dos Psicólogos.
  2. Brites, Rute; Pires, Mónica; Nunes, Odete; Vasconcelos, Maria Lourdes; Hipólito, João. 2017. "Pregnancy and childbirth expectations: an exploratory content analysis,". Portugal: EHPS.
  3. Pires, Mónica; Nunes, Odete; Henriques, P.. 2017. "Prenatal attachment, depression and dyadic adjustment in couples expecting a baby". Portugal.
  4. Pires, Mónica; Brites, Rute. 2015. "1+1=3 . A transição do casal para a parentalidade". Portugal.
  5. Pires, Mónica; Paz, Telma. 2015. "Parenting styles perceived by teenagers and school achievement". Portugal.
  6. Pires, Mónica; Brites, Rute; Nunes, Odete; Hipólito, João. 2013. "Fathers parenting role: self-esteem, parenting styles and parental self-efficacy". Portugal.
  7. Pires, Mónica; Hipólito, João; Jesus, Saul Neves de. 2011. "Parenting styles and child´s stress a parent-child analyses". Portugal.
  8. Pires, Mónica; Hipólito, João. 2010. "Happy Children: Parenthood empowerment and development". Portugal.
  9. Odete, Odete; Brites, Rute; Pires, Mónica. 2010. "Estudos de Validação sobre a Escala Portuguesa de Empowerment E.P.E". Portugal: Associação Portuguesa de Psicologia.
  10. Sommer, Manuel; Pires, Paula; Pires, Mónica; Nunes, Odete; Hipólito, João; Brites, Rute. 2010. "Empowerment, género e ingresso na universidade após os 23 anos". Portugal.
  11. Pires, Mónica; Nunes, Odete; Hipólito, João; Brites, Rute; Laneiro,Tito; Pires, Paula. 2009. "A experiência de Grupos de Encontro, auto-estima e bem-estar subjectivo". Portugal.
  12. Pires, Mónica; Hipólito, João; Nunes, Odete; Brites, Rute; Pires, Paula. 2009. "Encounter Groups Experience - Self Esteem and Subjective Wellbeing.". Portugal.
  13. Brites, Rute; Nunes, Odete; Pires, Mónica; Tap, Pierre; Hipólito, João. 2006. "Adictividade, Valores e auto-estima". Portugal.
  14. Nunes, Odete; Pires, Mónica; Brites, Rute; Tap, Pierre; Hipólito, João. 2006. "Adictividade e Valores". Portugal.
  15. Pires, Mónica; Nunes, Odete; Brites, Rute; Tap, Pierre; Hipólito, João. 2006. "Adictividade e Auto-Estima". Portugal.
Capítulo de livro
  1. Brites, Rute; Pires, Mónica; Nunes, Odete; Hipólito, João; Vasconcelos, Maria Lourdes. "Testing Dyadic Coping, Marital Adjustment and Anxiety as moderators of Fathers Pre-Natal Attachment". Portugal: EHPS. http://hdl.handle.net/11144/4011.
  2. Pires, Mónica; Henriques, Patrícia; Nunes, Odete. "Prenatal attachment, depression and dyadic adjustment in couples expecting a baby". Portugal: ECDP. http://hdl.handle.net/11144/4012.
  3. Pires, Mónica; Hipólito, João; Jesus, Saul Neves de. "Children´s Stress Symptoms: A Between-Group Comparison". Portugal: Logos Verlag. http://hdl.handle.net/11144/2653.
  4. Pires, Mónica; Fernandes, Cristiana; Nunes, Odete. "Transition to “fathering”: Dyadic adjustment and father attachment before and after birth". Portugal. http://hdl.handle.net/11144/4013.
  5. Pires, Mónica; Paz, Telma. "Parenting styles perceived by teenagers and school achievement". Portugal: MEDIMOND. http://hdl.handle.net/11144/3951.
Relatório
  1. Nunes, Odete; Brites, Rute; Pires, Mónica; Hipólito, João. 2014. Escala Toulousiana de Coping – reduzida. Manual técnico de utilização. http://hdl.handle.net/11144/3022.
Tese / Dissertação
  1. Geraldes, Sara Saramago. 2018. "Perturbações do Humor: Experiências de Intervenção Psicopedagógica de Grupo". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3982.
  2. Carvalha, Inês Catarina de Azevedo. 2018. "Famílias multiproblemáticas: a interação mãe-criança e traços de histórias de vida – um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3900.
  3. Dolores, Marisa. 2018. "Toxicodependentes Sem-Abrigo Em Centros De Acolhimento Temporário e Funcionamento Familiar: Estudo Exploratório". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3858.
  4. Henriques, Patrícia Isabel Nunes. 2017. "Vinculação pré-natal e relação marital". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3015.
  5. Moreira, Isabel Maria Duarte. 2017. "Estilos parentais, delinquência e resiliência em jovens institucionalizados e não institucionalizados". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3378.
  6. Silva, Grazielle Antunes de. 2017. "Estilos, práticas parentais e autoeficácia parental: estudo comparativo entre pais e mães". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3375.
  7. Fernandes, Cristiana Isabel Lourenço. 2017. "Ser pai: o ajustamento diádico e a vinculação pré e pós-natal paterna ao bebé". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/11144/3071.
  8. Pires, Mónica Rute Taveira. 2010. "Valores, estilos parentais, stresse infantil e vivência emocional dos filhos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10588.

Outros

Outra produção
  1. Brandão, Tânia; Brites, Rute; Hipólito, João; Pires, Mónica; Nunes, Odete. 2019. Dyadic coping, marital adjustment and quality of life in couples during pregnancy: an actor-partner approach. This study aimed to examine the impact of dyadic coping on the quality of life of couples during pregnancy and to explore the potential mediating role of marital adjustment on this association. Background: According to the systemic transactional model, pregnancy can be characterised as a situation of dyadic stress because it affects both members of the couple. However, the impact of dyadic coping. http://hdl.handle.net/11144/4034.
    10.1080/02646838.2019.1578950
  2. Brites, Rute; Odete, Nunes; Pires, Mónica; Hipólito, João. 2018. Anxiety and depressive symptoms during pregnancy, perceived control and posttraumatic stress symptoms after childbirth: A longitudinal mediation analysis. This longitudinal study evaluated the mediating role of sense of control during labour in the association between anxiety and depression levels during pregnancy and postpartum posttraumatic stress disorder symptoms. Participants were 57 women. Anxiety and depression were assessed during pregnancy; sense of control and childbirth-related posttraumatic stress disorder symptoms were collected 6–8¿wee. http://hdl.handle.net/11144/3947.
    Brandão, Tânia; Brites, Rute; Nunes, Odete; Pires, Mónica; Hipólito, João. 2018. "Anxiety and depressive symptoms during pregnancy, perceived control and posttraumatic stress symptoms after childbirth: A longitudinal mediation analysis", Journal of Health
  3. Pires, Mónica; Dolores, Marisa; Vultos, Joaquim dos; Gonçalves, Nuno. 2018. Toxicodependentes Sem-Abrigo em Centro de Acolhimento Temporário e Funcionamento Familiar: Estudo Exploratório. Tivemos como principal objectivo caracterizar, conhecer e compreender a população toxicodependente sem-abrigo em recuperação num CAT ao nível da psicopatologia, vinculação e funcionamento familiar segundo a sua perspetiva. Esta investigação partiu um paradigma pós-positivista e é composta por dois estudos. No estudo 1 verificamos que os participantes são oriundos de contextos socioeconómicos disti. http://hdl.handle.net/11144/3987.
  4. Pires, Mónica; Ventura, Inês; Carvalha, Inês. 2018. Famílias Multiproblemáticas, Estilos Parentais e Interações Diádicas: Análise de uma Intervenção pelo Brincar. No âmbito dos estudos de família, desenvolvemos o presente trabalho quantitativo, exploratório e longitudinal, que pretende descrever uma amostra clínica composta por nove díades, com crianças em idade pré-escolar, referenciadas pelos técnicos dos equipamentos de resposta à 1ª Infância de um bairro social de Lisboa. E avaliar uma intervenção diádica, mãe – criança, pelo brincar em três momentos (T. http://hdl.handle.net/11144/3988.
  5. Pires, Mónica; Brites, Rute; Nunes, Odete; Hipólito, João; Vasconcelos, Maria Lourdes. 2016. Health care climate, post-traumatic stress disorder and mothers and fathers’ attachment to their babies. Post-natal attachment is relevant to future parent-child relationship and child development outcomes. Previous attachment research focus mainly on mother-child bonds and fathers’ perception is often excluded, thus, studies accessing both mothers and fathers variables enables a more complete perspective on family relationships. Previous research highlighted the PTSD negative effect on mothers’ atta. http://hdl.handle.net/11144/3996.
  6. Pires, Mónica; Brites, Rute; Nunes, Odete; Hipólito, João; Vasconcelos, Maria Lourdes. 2015. Health care climate, post-traumatic stress disorder and mothers and fathers’ attachment to their babies. Post-natal attachment is relevant to future parent-child relationship and child development outcomes. Previous attachment research focus mainly on mother-child bonds and fathers’ perception is often excluded, thus, studies accessing both mothers and fathers variables enables a more complete perspective on family relationships. Previous research highlighted the PTSD negative effect on mothers’ atta. http://hdl.handle.net/11144/2664.
  7. Gouveia, Patrícia Rafaela Reis; Pires, Mónica; Hipólito, João. 2015. O novo ciclo familiar após o nascimento do primeiro filho. Considerando a sua importância da família para o desenvolvimento e saúde dos seus membros, as alterações no ciclo de vida familiar suscitam processos de adaptação individual e sistémica. O nascimento do primeiro filho corresponde a uma fase do ciclo familiar levando a uma ampliação do sistema familiar, acrescendo a dimensão parental. Com objetivo de explorar o processo de mudança na díade marital. http://hdl.handle.net/11144/2731.
  8. Brites, Rute; Pires, Mónica; Nunes, Odete; Hipólito, João. 2014. Escala de Estima de Si – S.E.R.T.H.UAL Versão Reduzida: Estudos de Validação I S.E.R.T.H.UAL Self-Esteem Scale Reduced Version: Validation Studies. O presente estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas da versão reduzida da escala portuguesa S.E.R.T.H.UAL, desenvolvida a partir da escala original (60 itens). Inicialmente, escolhemos os 20 itens que integraram a versão reduzida com base na carga facto rial de cada item, por fator. Após a aplicação a uma amostra de 465 participantes, submetemos os dados à análise estatís. http://hdl.handle.net/11144/1901.
  9. Pires, Mónica; Brites, Rute; Hipólito, João; Nunes, Odete. 2012. Mothers and Fathers self esteem and parenting styles: importance for family primary health prevention. Parenting styles (PS), inferred family climate and its relation to child’s development, have been associated with contextual and individual variables, but only recently family studies included several members. Study’s main objective is to analyse PS couple’s concordance and the influence of self-esteem on PS mainly adopted. For 95 Portuguese couples conveniently selected, no differences were found. http://hdl.handle.net/11144/2666.
    10.1080/08870446.2012.707817
  10. Pires, Mónica; Hipólito, João; Neves, Saul Neves de. 2011. Parenting styles and child´s stress a parent-child analyses. Relation patterns adopted by parents in raising their children, defining consequently the family emotional climate were parental behaviors.. http://hdl.handle.net/11144/3800.
  11. Pires, Mónica; Jesus, Saul Neves de; Hipólito, João. 2011. Questionário de estilos parentais para pais (PAQ-P) - Estudos de validação. Após a adaptação e dos procedimentos de tradução do Parental Authority Questionnaire (Buri, 1991), para a língua portuguesa e para a resposta a pais, e dos estudos iniciais de adaptação e pré-validação (Pires, Hipólito & Jesus, 2010), procedeu-se à validação final do Questionário de Estilos Parentais para Pais (PAQ-P), permitindo avaliar as suas qualidades psicométricas e respectiva comparação com. http://hdl.handle.net/11144/2671.
  12. Pires, Mónica; Hipólito, João; Jesus, Saul Neves de. 2011. Valores e estilos parentais: transformações culturais e e promoção da saúde familiar. Averiguar o estilo parental em pais e mães. Averiguar qual o grupo de valores predominante em pais e mães. Verificar a existência de relação entre grupos de valores e estilos parentais em pais e mães. Verificar as diferenças existentes entre os grupos. http://hdl.handle.net/11144/3798.
  13. Pires, Mónica; Hipólito, João; Jesus, Saul Neves de. 2010. Questionário de estilos parentais para pais: validação preliminar. No decurso de uma investigação sobre parentalidade, surgiu a necessidade de utilizar um instrumento que avaliasse os estilos parentais, padrões consistentes educativos/afectivos adoptados pelos pais no relacionamento com os filhos. Os estilos parentais, amplamente abordados na literatura científica, são considerados uma componente fundamental na dinâmica das relações familiares e no desenvolviment. http://hdl.handle.net/11144/3801.
  14. Sommer, Manuel; Hipólito, João; Brites, Rute; Pires, Mónica; Nunes, Odete. 2010. Empowerment e percurso académico: voltar à escola depois dos 23 anos. A recente reforma do Ensino Superior permitiu aos adultos, que não tendo escolaridade obrigatória concluída, ingressar no Ensino Superior ao abrigo do regime de ingresso para maiores de 23 anos. O objectivo deste estudo é avaliar o impacto desta reforma no empowerment individual. A uma amostra que engloba 242 sujeitos de ambos os sexos e de diferentes universidades de carácter público e privado fo. http://hdl.handle.net/11144/2663.
    Sommer, M.; Hipólito, J.; Brites, R; Pires, M.; Nunes, O.Empowerment e Percurso Académico: Voltar à Escola Depois dos 23 Anos, Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação e
  15. Pires, Mónica; Jesus, Saul Neves de; Hipólito, João. 2010. Validação preliminar do questionário de estilos parentais para pais. No decurso de uma investigação sobre parentalidade, surgiu a necessidade de utilizar um instrumento que avaliasse os estilos parentais, padrões consistentes educativos/afectivos adoptados pelos pais no relacionamento com os filhos. Os estilos parentais, amplamente abordados na literatura científica, são considerados uma componente fundamental na dinâmica das relações familiares e no desenvolviment. http://hdl.handle.net/11144/2670.
    Pires, M.; Jesus, S. N.; Hipólito, J.Validação preliminar do Questionário de Estilos Parentais para Pais. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
  16. Pires, Mónica; Hipólito, João; Jesus, Saul Neves de. 2010. Empowerment em pais e mães: estilos parentais diferentes?. Os estilos parentais (padrões consistentes no relacionamento afectivo-educativo com os filhos, dos quais dependem os comportamentos e práticas parentais mais voláteis) adoptados por pais e mães, influenciam o clima emocional que reveste a dinâmica familiar, para a qual todos os membros contribuem, sendo simultaneamente influenciados por esta. Na área da parentalidade, os estudos sobre os estilos p. http://hdl.handle.net/11144/3799.
  17. Pires, Mónica; Jesus, Saúl Neves de; Hipólito, João. 2009. Estilos Parentais e Stresse Infantil. Considerando os pais e o ambiente familiar como desempenhando um papel fundamental nas diversas áreas do desenvolvimento da criança, é pertinente aprofundar os factores que poderão afectar o estilo parental maioritariamente adoptado e comportamentos parentais na interacção com os filhos. Entre os factores contextuais o stresse emerge como uma factor disruptivo importante para os pais e estilos par. http://hdl.handle.net/11144/3771.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/09 Famílias multiproblemáticas: a interação mãe-criança e traços de histórias de vida – um estudo exploratório 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2017/08/29 Prenatal attachment, depression and dyadic adjustment in couples expecting a baby 18th European Conference on Developmental Psychology.
European Association of Developmental Psychology (Utrecht, Países Baixos)
2017/08 Pregnancy and childbirth expectations: an exploratory content analysis, 31st Conference os the European Health Psychology Society - EHPS: Innovative Ideas in Health
European Health Psychology Society (Padova, Itália)
2014/08/30 Paternal Post-Attachment Scale: Validation studies to the Portuguese population. 28th Conference of the European Health Psychology Society: Beyond prevention and intervention - Increasing wellbeing
European Health Psychology Society (Innsbruck, Áustria)
2014/08 Nunes, O., Pires, M., Brites, R., Hipólito, J., Vasconcelos, M. L., & Spitz, E. (2014). Maternal Post-Attachment Scale: Validation studies to the Portuguese population. 28th Conference of the European Health Psychology Society: Beyond prevention and intervention - Increasing wellbeing, Innbruck, Austria, 26-30 Aug. 28th Conference of the European Health Psychology Society: Beyond prevention and intervention - Increasing wellbeing
European Health Psychology Society (Innsbruck, Áustria)
2013/07/16 Fathers parenting role: self esteem, parenting styles and parental self-efficacy.: 27th Conference of the European Health Psychology Society: Well-being, Quality of Life and Caregiving, Bordeaux, France, 16th – 20th July 2013. 27th Conference of the European Health Psychology Society: Well-being, Quality of Life and Caregiving
European Health Psychology Society: (Bordeaux, França)
2011/08 Efficacy and Disease’s active Support. 25th European Health Psychology Society Conference,
European Health Psychology Society (Crete, Grécia)
2011/07 Questionário de Estilos Parentais para Pais (PAQ-P) - Estudos de Validação, VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluación Psicológica – XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Lisboa , Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Toxicodependentes Sem-Abrigo em Centros de Acolhimento Temporário e Funcionamento Familiar: Estudo Exploratório. Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Famílias Multiproblemáticas, Estilos Parentais e Interações Mãe-Criança: Análise de Intervenções Diádicas pelo Brincar. Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Famílias Multiproblemáticas: A Interação Mãe-Criança e Histórias de Vida - Um Estudo Exploratório. Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Perturbações do Humor: Experiências de Intervenção Psicopedagógica de Grupo. Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Vinculação Pré-Natal e Relação Marital. Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Ser Pai: O Ajustamento Diádico e a Vinculação Pré e Pós-Natal Paterna ao Bebé. Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Estilos, Práticas Parentais e Autoeficácia Parental: Estudo Comparativo entre Pais e Mães. Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Estilos Parentais, Resiliência e Comportamento Delinquente em Jovens Institucionalizados e não Institucionalizados. Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Ajuda e Compreensão das Problemáticas Infantis Através do Processo Ludoterapêutico. Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Relação de Ajuda em Contexto de Intervenção na Crise Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Centro de Medicina Naval, na Base Naval do Alfeite Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 A prática de psicologia clínica na infância em contexto hospitalar Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O ser criança e o papel do jogo terapeutico em consulta de psicologia Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 PSICOLOGIA DA LINGUAGEM E LOGOPEDIA E IMPLANTES COCLEARES Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Estima de si e relação conjugal de pessoas idosas com deficiência auditiva Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Intervenção Psicológica na Infância e Adolescência em Ambiente Hospitalar. Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Toxicodependência e Reabilitação. Relatório de Estágio Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio Realizado em Contexto de Ensino Militar Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Estilos parentais e o rendimento escolar Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2014 CAEPO (Cuestionario de Afrontamiento al Estrés para Pacientes Oncológicos) para doentes oncológicos: tradução e validação para a população portuguesa Cláudia Natacha de Seixas Silva Costa (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2015/05/15 Entrevista para o Jornal de negócios acerca da temática: Infidelidade financeira."Até que a carteira nos separe" Edição de 15/05/2015, nº 3000 Jornal de Negócios

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2017/12/19 - Atual Entrevista para a UALMedia sobre a ação solidária organizada pelo mestrado em psicologia clínica e de aconselhamento.
2017/07/12 - Atual Entrevista para o programa Psicologia para Todos: Psicologia Educacional e Psicopedagogia Psicologia Educacional e Psicopedagogia
2017/06/12 - Atual Entrevista para o programa Psicologia para Todos: A transição do casal para a parentalidade A transição do casal para a parentalidade
2017/05/08 - Atual Entrevista para o programa Psicologia para Todos: História da Psicologia e métodos ativos de ensino-aprendizagem - Um desafio à imaginação. História da Psicologia e métodos ativos de ensino-aprendizagem - Um desafio à imaginação.
2017/01/07 - Atual Entrevista realizada para o Jornal da Tarde (SIC Notícias) sobre o evento: Almoço solidário dos Reis da Universidade Autónoma de Lisboa Evento Almoço Solidário dos Reis
2016/12/19 - Atual Entrevista para o programa Psicologia para Todos: A psicologia do Natal
2009/10/29 - Atual Participação no Jornal das Cinco (TVI24): Valores e adolescência. Difundido em directo a 29 de Outubro de 2009 Valores e adolescência.
2009/07/15 - Atual Participação no Jornal da Manhã (TVI24): O stresse pré e pós férias. Difundido em directo a 15 de Julho de 2009 O stresse pré e pós férias
2009/01 - Atual Entrevista realizada para a o Jornal Nacional (TVI): Os adolescentes e o uso das telecomunicações. Difundido a Janeiro de 2009 Os adolescentes e o uso das telecomunicações.