Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana da Fonte Dias Gomes da Mata Pereira
Nomes de citação
- Mata-Pereira, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5C1E-4B1D-88CA
- ORCID iD
- 0000-0002-3446-014X
- Scopus Author Id
- 57192425011
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/joana-mata-pereira (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Joana_Mata-Pereira (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/07/31
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"As Ações do Professor para Promover o Raciocínio Matemático na Sala de Aula
[Teacher's Actions to Enhance Mathematical Reasoning in the Classroom]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and honor |
2013
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
19 |
2012
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"O raciocínio matemático em alunos do 9.º ano no estudo dos números reais e inequações
[Grade 9 students' mathematical reasoning while studying real numbers and inequalities]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 (Excellent) |
2009
Concluído
|
Mathematics Teaching (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/12/31 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2019/04 - 2022/04 | Investigador Contratado (Investigação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal |
2018/10 - 2022/08 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2014/09/01 - 2018/09 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2012/02 - 2014/08 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2012/09 - 2013/02 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09 - 2012/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04 - Atual | Director of Learning Innovation | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2019/03/31 | EDUCATE
2017-1-CY01-KA201-026749
Bolseiro de Investigação
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2014/03 - 2018/05 | Teacher's Actions to Enhance Mathematical Reasoning in the Classroom
SFRH/BD/94928/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/05 - 2023/11 | VRCOMP - Development of a transnational network for soft skills assessment certified professionals based on methodology and
tools developed for a virtual reality tool
2021-1-ES01-KA210-VET-000032882
Partner Organisation Principal Investigator
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/03 - 2021/03 | REASON - Mathematical Reasoning and Teacher Education
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2014/09 - 2015/12 | Learning from Lessons: Studying the construction of teacher knowledge catalysed by purposefully-designed experimental mathematics
lessons
-
Collaborator
|
Spencer Foundation Australian Research Council Concluído
|
2013/09 - 2014/03 | Professional Practices of Mathematics Teachers
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/12/07 | Estudos de aula: A experiência de Portugal [Lesson Study: The portuguese experience] | Seminário de Práticas e Pesquisas em Esnino de Ciências e Matemática e em Educação [funded by UNESCO]
Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, Brasil)
|
2017/05/05 | Assegurar a todos o sucesso em Matemática - os princípios para a ação do NCTM [Ensuring Mathematical Success for All - The NCTM's Principles to Actions] | Encontro Ensino dos Números e Álgebra
Associação de Professores de Matemática & Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/05 | Promover o raciocínio matemático na sala de aula como objetivo fundamental do ensino-aprendizagem [Enhance mathematical reasoning in the classroom as a fundamental aim of teaching and learning] | Tarefas para o ensino da Matemática
Associação de Professores de Matemática & Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/04 | Desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula [Develop mathematical reasoning in the classroom] | XXVII SIEM
Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal)
|
2016/04 | Desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula [Develop mathematical reasoning in the classroom] | ProfMat 2016
Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal)
|
2016 | Mathematical reasoning at secondary level: A design-based research in algebraic topics | 8th YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Podebrady, República Checa)
|
2014/04 | Estudos de aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola [Lesson Study: A context for professional development at school] | ProfMat 2014
Associação de Professores de Matemática (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09 - Atual | Justificações de alunos no 8.º ano durante a discussão coletiva [Grade 8 students' justifications during whole-class discussion]
Orientador
|
Mathematics Teaching (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09 - Atual | Processos de raciocínio matemático e representações de alunos do 8.° ano no tópico das funções [Mathematical reasoning processes
and representations of grade 8 students in functions topic]
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09 - Atual | O raciocínio matemático e o uso da linguagem algébrica com compreensão no 8.ºano
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/09 - Atual | O Contributo do Estudo de Aula na Formação Inicial de professores de Matemática do 1º e 2º CEB [Lesson Study contribution
to initial mathematics teacher training for elementary grade levels]
Orientador
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2018/09 - 2024/01 | O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores [Lesson Study in Initial Teacher Training]
Orientador
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/09 - 2020/02 | Member of the Local Organizing Committee (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ICMI - International Commission on Mathematical Instruction, Alemanha |
2018/07/05 - 2018/07/06 | IX Fórum Jovens Investigadores [IX Young Researchers Forum] (2018/07/05 - 2018/07/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/06/29 - 2017/06/30 | VIII Fórum Jovens Investigadores [VIII Young Researchers Forum] (2017/06/29 - 2017/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/05/05 - 2017/05/20 | Encontro Ensino dos Números e Álgebra [Teaching Numbers and Algebra Conference] (2017/05/05 - 2017/05/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016/07/07 - 2016/07/08 | VII Fórum Jovens Investigadores [VII Young Researchers Forum] (2016/07/07 - 2016/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016/05/07 - 2016/05/21 | Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático [Tasks to develop mathematical reasoning]
Encontro Tarefas para o Ensino da Matemática [Conference Tasks to Mathematics Teaching] (2016/05/07 - 2016/05/21)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/07/07 - 2015/07/08 | VI Fórum Jovens Investigadores [VI Young Researchers Forum] (2015/07/07 - 2015/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2014/01/24 - 2014/01/24 | Práticas Profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática Seminário de Encerramento do Projeto P3M - Práticas
Profissionais de Professores de Matemática [Professional Practices - Closing Seminar of the P3M Project] (2014/01/24 - 2014/01/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2013/07/03 - 2013/07/04 | IV Fórum Jovens Investigadores [IV Young Researchers Forum] (2013/07/03 - 2013/07/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/05/05 - 2018/05/05 | Encontro Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações [Curricular Flexibility in Mathematics:
perspectives, experiments, interrogations]
Oficina (workshop)
|
Encontro Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/01/13 - 2017/01/13 | Conferência Internacional: Currículo para o Século XXI - Pensar a Matemática [International Conference: Curriculum to the
XXI Century - Think Mathematics]
Conferência
|
Conferência Internacional: Currículo para o Século XXI - Pensar a Matemática
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2016/08/13 - 2016/08/20 | YESS8 Eight YERME Summer School
Outro
|
YESS8 Eight YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2015/06/22 - 2015/06/23 | Turning Data into Knowledge: New opportunities for Statistics Education
Conferência
|
Turning Data into Knowledge: New opportunities for Statistics Education
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2013/11/05 - 2013/11/08 | Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season
School)
Outro
|
Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season
School)
EERA - European Educational Research Association, Alemanha
CIDREE, Suiça Universidad de Jaén, Espanha SLO - Netherlands Institute for curriculum development, Países Baixos |
2013/09/05 - 2013/09/05 | Seminar State of the Art of Research in Teacher Education - EDITE Project
Seminário
|
Seminar State of the Art of Research in Teacher Education
EDITE Project, Portugal
|
2013/07/12 - 2013/07/12 | Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes [Mathematics for all, Mathematics with
all: Conference in memorium of Paulo Abrantes]
Conferência
|
Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrante
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2013/05/17 - 2013/05/17 | Seminar Styles of reasoning: Historicizing Educational History and the archive (by Thomas S. Popkewitz)
Seminário
|
Styles of reasoning: Historicizing Educational History and the archive
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2013/02/15 - 2013/02/16 | Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática [Seminar Professional Practices of Mathematics Teachers]
Seminário
|
Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2013/02/05 - 2013/02/06 | Yerme Day 2013
Conferência
|
Yerme Day 2013
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2012/08/22 - 2012/08/28 | YESS6 Sixth YERME Summer School
Outro
|
YESS6 Sixth YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2012/06/01 - 2012/06/01 | Uma análise dos efeitos da publicação dos rankings escolares nas práticas dos docentes do ensino superior (Transdisciplinary
Seminar by Benedita Portugal e Melo - Education and Training Policies Field of Research and Education)
Seminário
|
Uma análise dos efeitos da publicação dos rankings escolares nas práticas dos docentes do ensino superior
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2012/05/14 - 2012/05/14 | Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Conferência
|
Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2012/03/16 - 2012/03/16 | A escolaridade obrigatória nos discursos e diplomas normativos do Estado Novo (Transdisciplinary Seminar by Áurea Adão - History
and Psychology Field of Research and Education)
Seminário
|
A escolaridade obrigatória nos discursos e diplomas normativos do Estado Novo
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2012/03/13 - 2012/03/13 | A promoção/proteção das crianças e jovens e a escola [Promoting/Protecting Children and Youth and the School]
Oficina (workshop)
|
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Ocidental, Portugal
Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal |
2011/12/02 - 2011/12/02 | Reflexões em torno da dimensão ética da orientação: Implicações para a investigação (Transdisciplinary Seminar by Maria do
Céu Taveira - Education and Training Policies Field of Research and Education)
Seminário
|
Reflexões em torno da dimensão ética da orientação: Implicações para a investigação
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/04 - 2011/11/04 | Uma análise da reflexividade produzida pela imprensa escrita de referência a propósito dos rankings escolares (Transdisciplinary
Seminar by Benedita Portugal e Melo - Education and Training Policies Field of Research and Education)
Seminário
|
Uma análise da reflexividade produzida pela imprensa escrita de referência a propósito dos rankings escolares
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2010/11/25 - 2010/11/30 | Educação Sexual em Contexto Escolar: Orientações Atuais (CCFC/ACC-64785/10)
[Sexual Education in Schoolar Context: Current Guidelines]
Oficina (workshop)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2010/07/07 - 2010/07/07 | Como falar de sexualidade com os alunos [How to talk about sexuality with students]
Oficina (workshop)
|
Projeto Mundo Brilhante, Portugal
|
2009/02/11 - 2009/02/11 | Organização e Tratamento de Dados [Data Organization and Processing]
Oficina (workshop)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2007/12/17 - 2007/12/18 | The Future of Mathematics Education in Europe
Conferência
|
The Future of Mathematics Education in Europe
Academia Europaea, Reino Unido
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2007/11/10 - 2007/11/10 | Bullying, Violência e Agressividade em Contexto Escolar [Bullying, Violence and Aggression in School Context]
Oficina (workshop)
|
Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006/06/18 - 2006/06/18 | Interacções Sociais na Sala de Aula [Social Interactions in the Classroom]
Oficina (workshop)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2006/05/06 - 2006/05/06 | Estudo Acompanhado [Guided Study]
Oficina (workshop)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2006/04/02 - 2006/04/02 | Os Batiques e a Matemática Intercultural [Batiques and Intercultural Mathematics]
Oficina (workshop)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1999/08 - 1999/08 | General English (Summer school)
Outro
|
Shane School, Reino Unido
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/04 | Contribuições do estudo de aula para as aprendizagens dos futuros professores de matemática durante o estágio supervisionado
Arguente
|
Adilson de Campos (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/08/07 | Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização: suas tecituras em currículos prescritos de matemática
Arguente principal
|
Janaina Pinheiro Vece (Doutoramento)
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
|
2020/07/23 | Interpretação de informações algébricas e processos de fundamentação em alunos de 7.ºano
Arguente principal
|
Marina Alexandra Mogo dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/05/25 | Discussão matemática no ensino e aprendizagem da Álgebra [Mathematical discussion in Algebra teaching and learning]
Arguente
|
Cátia Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/12 | O pensamento algébrico nos anos iniciais: Uma relação com a exploração de sequências [Algebraic thinking in primary: A relationship
with sequences exploration]
Arguente principal
|
Rivaldo Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/12 | O pensamento algébrico nos anos iniciais: uma relação com a exploração de sequências
Arguente principal
|
Rivaldo Firmino Sousa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/09/02 | O uso e a compreensão da linguagem algébrica por estudantes do 3º cilco [Using and understanding algebraic language by 3rd
cycle [secondary] students]
Arguente principal
|
Kelly Aguiar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/06 | As potencialidades do uso da geometria dinâmica no estudo da circunferência no 9.º ano [The potentialities of the use of dynamic
geometry in the study of circumference in grade 9]
Arguente principal
|
Sandra Maria Henriques Cipriano Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2015 - Atual | ECER | EERA - European Educational Research Association |
2014 - Atual | SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research in Mathematics Education] | Associação de Professores de Matemática |
2013 - Atual | CERME - Congress of European Research in Mathematics Education | European Society for Research in Mathematics Education |
2012 - Atual | EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] | SPIEM |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Bolema | |
2020 - Atual | Journal of Curriculum Studies | |
2020 - Atual | European Journal of Teacher Education | |
2017 - Atual | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
2017 - Atual | Relime - Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa | Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C. (Clame) |
2013 - Atual | Sisyphus – Journal of Education | Universidade de Lisboa Instituto de Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/07 - 2018/08 | Reviewer to a project-evaluation panel of the Czech Science Foundation, the main public funding agency in the Czech Republic supporting all areas of basic research | Grantová agentura Ceské republiky, República Checa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/09 - 2021/02 | Introduction to Educational Research | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Qualitative Data Analysis | Education and Training (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Introduction to NVivo | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Thematic Seminar | Mathematics Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/02 | Introduction to Educational Research | Education and Training (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019/11 - 2019/11 | Software to support research | All (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Reitoria, Portugal |
2019/02 - 2019/08 | Qualitative Data Analysis | Education and Training (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019/02 - 2019/08 | Introduction to NVivo | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/08 | Thematic Seminar | Mathematics Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Introduction to Educational Research | Education and Training (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2018/02 - 2018/08 | Qualitative Data Analysis | Education and Training (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2018/02 - 2018/08 | Introduction to NVivo | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/02 - 2017/08 | Introduction to Educational Research | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/02 - 2017/08 | Curriculum and Assessment | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/02 - 2017/08 | Introduction to NVivo | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/02 | Introduction to Educational Research | Education and Training (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016/02 - 2016/08 | Introduction to NVivo | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2015/09 - 2016/02 | Introduction to Educational Research | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2015/09 - 2016/02 | Curriculum and Assessment | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2015/02 - 2015/08 | Initiation to Professional Practice II | Mathematics Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2015/02 - 2015/08 | Introduction to NVivo | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2015/07/07 - 2015/07/07 | NVivo potential in analyzing qualitative data | VI Fórum Jovens Investigadores (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2014/09 - 2015/02 | Introduction to Educational Research | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014/07/01 - 2014/07/01 | NVivo potential in analyzing qualitative data | V Fórum Jovens Investigadores (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2013/09 - 2014/02 | Introduction to Educational Research | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2013/02 - 2013/08 | Curriculum and Assessment | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2013/07/03 - 2013/07/03 | NVivo potential in analyzing qualitative data | IV Fórum Jovens Investigadores (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2012/09 - 2013/02 | Fundamentals of Mathematics Education | Education (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2012/02 - 2012/08 | Curriculum and Assessment | Teaching (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2010/09 - 2012/08 | Mathematics workshop | (Outros) | Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal |
2009/09 - 2012/08 | Mathematics | (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal |
2009/09 - 2012/08 | Civic Education | (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal |
2009/09 - 2012/08 | Guided Study | (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012 - Atual | SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática [Portuguese Society of Research in Mathematics Education] | Member |
2008 - Atual | Associação de Professores de Matemática [Mathematics Teachers Association] | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - Atual | Co-convenor of Network 24 (Mathematics Education Research) of EERA - European Educational Research Association
Outro
|
EERA - European Educational Research Association, Alemanha |
2020/02/03 - 2020/02/07 | ICMI study 25: Teachers of mathematics working and learning in collaborative groups
Membro
|
ICMI - International Commission on Mathematical Instruction, Alemanha |
2011/09 - 2012/08 | School cluster coordinator to PISA 2012 Pilot Study
Coordenador
|
Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal |
2010/09 - 2012/08 | School cluster coordinator to GAVE Testes Intermédios Project [National project from Government Group for Assessment in Education
to assess students in mathematics and other subjects].
Coordenador
|
Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal |
Distinções
Prémio
2019 | Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best PhD Student
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |
2013 | Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best Master Student
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |