???global.info.a_carregar???
Joana Mata Pereira. Completed the Doutoramento in Education, specialisation in Mathematics Education in 2018/07/31 by Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Mestrado in Education, specialisation in Mathematics Education in 2012 by Universidade de Lisboa Instituto de Educação and Licenciatura in Mathematics Teaching in 2009 by Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. Is Researcher in Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Invited Assistant Professor in Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão and Director of Learning Innovation in Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão. Published 22 articles in journals. Has 6 section(s) of books. Organized 9 event(s). Participated in 26 event(s). Supervised 3 PhD thesis(es). Supervised 2 MSc dissertation(s). Has received 2 awards and/or honors. Participates and/or participated as Master Student Fellow in 1 project(s), Other in 2 project(s), PhD Student Fellow in 1 project(s), Research Fellow in 1 project(s) and Researcher in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences and Exact Sciences with emphasis on Mathematics. In their professional activities interacted with 33 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Lesson study; Professional development; Initial teacher education; In-service teacher education; Mathematics; Mathematical reasoning; Justification; Raciocínio matemático; Generalização; Justificação; Generalization; Teacher practice; Communication; Task; Challenge; Rational numbers; Whole class discussions; Desenvolvimento profissional; Abordagem exploratória; Tarefa; Estudo de aula; Tarefas; Raciocíno; Discussões coletivas; Tasks; Reasoning; Números racionais; Investigação baseada em design; IBD; Design-based research; Metodologia de investigação; Didática da Matemática; Design; Curriculum development; Problema; Raciocínio; Matemática; Inequações; Álgebra; Prática profissional; Discussão matemática; Ensino da Matemática; Comunicação; Currículo; Números inteiros; Números reais; Significação; Representações; Didáctica da matemática; Mathematics Education; Teacher's Actions; Design Based Research; Mathematics Teaching; Lesson Study; Teaching and Learning; Teacher Education; Inquiry based learning; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana da Fonte Dias Gomes da Mata Pereira

Nomes de citação

  • Mata-Pereira, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
5C1E-4B1D-88CA
ORCID iD
0000-0002-3446-014X
Scopus Author Id
57192425011

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2018/07/31
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"As Ações do Professor para Promover o Raciocínio Matemático na Sala de Aula [Teacher's Actions to Enhance Mathematical Reasoning in the Classroom]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and honor
2013
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
19
2012
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"O raciocínio matemático em alunos do 9.º ano no estudo dos números reais e inequações [Grade 9 students' mathematical reasoning while studying real numbers and inequalities]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 (Excellent)
2009
Concluído
Mathematics Teaching (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/12/31 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019/04 - 2022/04 Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2018/10 - 2022/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2014/09/01 - 2018/09 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/02 - 2014/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/09 - 2013/02 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09 - 2012/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04 - Atual Director of Learning Innovation Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/09/01 - 2019/03/31 EDUCATE
2017-1-CY01-KA201-026749
Bolseiro de Investigação
Erasmus Plus
Em curso
2014/03 - 2018/05 Teacher's Actions to Enhance Mathematical Reasoning in the Classroom
SFRH/BD/94928/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/05 - 2023/11 VRCOMP - Development of a transnational network for soft skills assessment certified professionals based on methodology and tools developed for a virtual reality tool
2021-1-ES01-KA210-VET-000032882
Partner Organisation Principal Investigator
Erasmus Plus
Concluído
2019/03 - 2021/03 REASON - Mathematical Reasoning and Teacher Education
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014/09 - 2015/12 Learning from Lessons: Studying the construction of teacher knowledge catalysed by purposefully-designed experimental mathematics lessons
-
Collaborator
Spencer Foundation

Australian Research Council
Concluído
2013/09 - 2014/03 Professional Practices of Mathematics Teachers
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mata-Pereira, Joana. "Promover o raciocínio matemático na sala de aula". Trabalho apresentado em XXX SIEM, Castelo Branco, 2019.
  2. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Enhancing students' generalizations: a case of abductive reasoning". Trabalho apresentado em CERME 11, Utrecht, 2019.
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Abordagem exploratória em estudos de aula em Matemática". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares, Lisboa, 2018.
  4. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Promover a generalização na sala de aula: ações do professor nos momentos de discussão coletiva". Trabalho apresentado em EIEM 2018, Coimbra, 2018.
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "A adaptação dos estudos de aula ao contexto português". Trabalho apresentado em XXVIII SIEM, Viseu, 2017.
  6. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Principles towards justification: Na episode about equations in grade 7". Trabalho apresentado em CERME 10, 2016.
  7. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Um ciclo de IBD sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático: uma unidade de ensino sobre sequências no 8.º ano". Trabalho apresentado em XXVII SIEM, Porto, 2016.
    10.18068/iisbrns2015.biod291
  8. Mata-Pereira, Joana. "Promover o raciocínio matemático: tarefas e ações do professor no 3.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em VII Fórum Jovens Investigadores, 2016.
  9. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study and curriculum development". Trabalho apresentado em II European Conference on Curriculum Studies, 2015.
  10. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Representações matemáticas e ações do professor no decorrer de uma discussão matemática". Trabalho apresentado em EIEM 2015, Lisboa, 2015.
  11. Mata-Pereira, Joana. "Ações do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos do 3.º ciclo". Trabalho apresentado em VI Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2015.
  12. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Ações do professor na condução de uma discussão matemática sobre sequências". Trabalho apresentado em XXVI SIEM, Évora, 2015.
  13. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teaching actions conducting mathematical whole class discussions". Trabalho apresentado em CERME 9, Prague, 2015.
  14. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study as a professional development framework to support an exploratory approach". Trabalho apresentado em CERME 9, Prague, 2015.
  15. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Teachers’ involvement and learning in a lesson study". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving, Faro, 2014.
    Publicado • 10.13140/2.1.2272.9285
  16. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática". Trabalho apresentado em XXV SIEM, Braga, 2014.
  17. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Promover o desenvolvimento do raciocínio matemático: perspetivas de professoras num estudo de aula". Trabalho apresentado em EIEM 2014, Sesimbra, 2014.
  18. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Mathematical reasoning processes: Generalizing and justifying in the study of real numbers". Trabalho apresentado em PME 37, Kiel, 2013.
  19. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Henriques, Ana; Quaresma, Marisa. "Designing and using exploratory tasks". Trabalho apresentado em ICMI Study 22, Oxford, 2013.
  20. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Processos de raciocínio matemático em alunos do 9.º ano: Generalização em Números reais e Inequações". Trabalho apresentado em EIEM 2013, Lisboa, 2013.
  21. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". Trabalho apresentado em EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2012.
  22. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Developing mathematical reasoning with real numbers: a study with grade 9 pupils". Trabalho apresentado em PME 36, Taipe, 2012.
  23. Raínho, Nuno; Mata-Pereira, Joana; Campos, Inês. "Análise comparativa de distribuições numa turma de 7.º ano". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00067
  24. Mata-Pereira, Joana; Santos, Leonor. "A avaliação do desempenho dos alunos no desenvolvimento curricular em Matemática: Que evolução?". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, 2012.
  25. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "O desenvolvimento do raciocínio matemático na educação básica: Uma experiência de ensino em Álgebra". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, 2012.
  26. Campos, Inês; Mata-Pereira, Joana; Raínho, Nuno. "Análise comparativa de distribuições com uma turma de 7.º ano". Trabalho apresentado em XXII SIEM, Lisboa, 2011.
  27. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Raciocínio matemático em contexto algébrico: uma análise com alunos do 9.º ano". Trabalho apresentado em EIEM 2011, Póvoa de Varzim, 2011.
Artigo em revista
  1. Micaela Martins; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores: o estudo de aula como processo formativo integrado na formação inicial". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2024): https://doi.org/10.30827/pna.v18i2.27258.
    10.30827/pna.v18i2.27258
  2. Micaela Martins; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Learning to promote students’ mathematical reasoning: Lesson study contributions in initial teacher education". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2023): https://doi.org/10.29333/ejmste/13127.
    10.29333/ejmste/13127
  3. João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira. "The development of teachers' knowledge in a lesson study". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0025.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0025
  4. Micaela Martins; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Preparing, leading, and reflecting on whole-class discussions: How prospective mathematics teachers develop their knowledge during lesson study". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/12432.
    10.30935/scimath/12432
  5. Raquel Vieira; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a10.
    10.1590/1980-4415v36n73a10
  6. Paula Gomes; Micaela Martins; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Task design and enactment: Developing in-service and prospective teachers’ didactical knowledge in lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12172.
    10.29333/ejmste/12172
  7. Leonor Santos; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte; Hélia Oliveira. "Teachers’ Understanding of Generalizing and Justifying in a Professional Development Course". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/11488.
    10.29333/ejmste/11488
  8. Micaela Martins; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Os Desafios da Abordagem Exploratória no Ensino da Matemática: aprendizagens de duas futuras professoras através do estudo de aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática 35 69 (2021): 343-364. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a16.
    10.1590/1980-4415v35n69a16
  9. Martins, Micaela (E016-A814-B33D); Mata-Pereira, Joana; Ponte, J. P. (6D1A-43D8-25B4). "Os Desafios da Abordagem Exploratória no Ensino da Matemática: aprendizagens de duas futuras professoras através do estudo de aula.". Bolema 35 69 (2021):
    Aceite para publicação
  10. Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Promover o Raciocínio Matemático dos Alunos: uma investigação baseada em design". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62 (2018): 781-801. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a02.
    10.1590/1980-4415v32n62a02
  11. Mata-Pereira, Joana; Da Ponte, João Pedro. "Teacher's Actions to Promote Students' Justifications". Acta Scientiae 20 3 (2018): http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910
  12. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Designing lesson studies to support teachers’ professional development". Educational Designer 3 11 (2018): https://www.educationaldesigner.org/ed/volume3/issue11/article45/.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Mata-Pereira, Joana; da Ponte, João-Pedro. "Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: teacher actions facilitating generalization and justification". Educational Studies in Mathematics 96 2 (2017): 169-186. http://dx.doi.org/10.1007/s10649-017-9773-4.
    10.1007/s10649-017-9773-4
  14. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 20 1 (2017): 71-94. http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013.
    10.12802/relime.17.2013
  15. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "The challenge of mathematical discussions in teacher's professional practice". Didacticae 1 (2017): 45-59. http://revistes.ub.edu/index.php/didacticae/article/download/18081/20708.
  16. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática 30 56 (2016): 868-891. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a01.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v30n56a01
  17. Ponte, João Pedro da; Carvalho, Renata; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas". Quadrante XXV 2 (2016): 77-98. http://hdl.handle.net/10451/28786.
    Publicado
  18. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula". Quadrante XXIV 2 (2015): 111-134. http://hdl.handle.net/10451/22628.
    Publicado
  19. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações". Boletim GEPEM 62 (2013): 17-31. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2014.021.
    10.4322/gepem.2014.021
  20. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Ações do professor na condução de discussões matemáticas". Quadrante XXII 2 (2013): 55-81. http://hdl.handle.net/10451/22627.
    Publicado
  21. Ponte, J. P.; Mata-Pereira, Joana; Henriques, A. C.. "O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior.". Praxis Educativa 7 2 (2012): 355-377. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.7i2.0003.
    10.5212/praxeduc.v.7i2.0003
  22. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo". Quadrante XXII 2 (2012): 81-110. http://hdl.handle.net/10451/22633.
Artigo em revista (magazine)
  1. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Ações do professor para o desenvolvimento do raciocínio matemático", Educação e Matemática, 2016
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "É mesmo necessário fazer planos de aula?", Educação e Matemática, 2015
Capítulo de livro
  1. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Fitting Lesson Study to the Portuguese Context". In Mathematics Lesson Study Around the World, 87-103. Portugal: Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-75696-7_5
  2. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "A Matemática no 3.º ciclo da educação básica". In O ensino numa escola para todos, editado por Veiga, Feliciano. Lisboa, Portugal: Climepsi, 2017.
    Publicado
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor". In Formação de professores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e práticas, editado por Loss, Adriana Salete; Caetano, Ana Paula; Ponte, João Pedro da, 227-249. Curitiba, Brasil: Appris, 2015.
  4. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, editado por Ponte, João Pedro da, 361-375. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional". In A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática, editado por Sousa, Josimar; Cevallos, Ivete, 61-82. Curitiba, Brasil: CRV, 2014.
    Publicado
  6. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 409-425. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Generalizing and justifying properties of real numbers: A study at grade 9". Trabalho apresentado em CERME 8, 2013.
  2. Oliveira, Elsa; Campos, Inês; Mata-Pereira, Joana. "Diagnóstico sobre o pensamento algébrico: estratégias de generalização de sequências". Trabalho apresentado em XXII SIEM, 2011.
  3. Vieira, Isabel; Pereira, Joana; Nobre, Vera; Jacinto, Marília; Vieira, Rui. "Aspectos comparativos entre o género e o comportamento alimentar numa população de adolescentes da escola Francisco de Arruda em Lisboa". Trabalho apresentado em V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: instâncias e práticas de produção nas políticas da própria vida, I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola, 2011.
Resumo em conferência
  1. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Enhancing students’ mathematical reasoning in whole class discussions". Trabalho apresentado em ICME 13 - 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, 2016.
  2. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "Estudos de aula como estratégia de desenvolvimento profissional do professor de matemática". Trabalho apresentado em CiEMeLP 2015, Coimbra, 2015.
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Mathematical discussions as a challenge to teachers’ professional practice". Trabalho apresentado em ECER, Budapest, 2015.
  4. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teacher´s actions in a whole class mathematical discussion triggered by na exploratory task". Trabalho apresentado em ECER, Budapest, 2015.
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Reflecting on teaching decimal numbers: studying teacher learning in Portugal". Trabalho apresentado em ECER, Budapest, 2015.
  6. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Students’ mathematical reasoning in an introduction to 2nd degree equations". Trabalho apresentado em ECER, Porto, 2014.
  7. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Lesson study as a professional development framework". Trabalho apresentado em ECER, Porto, 2014.
  8. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Developing students’ reasoning with rational numbers". Trabalho apresentado em EARLI 15, Munich, 2013.
Tese / Dissertação
  1. Ponte, João Pedro da, 1953-; Pereira, Joana da Fonte Dias Gomes da Mata, 1985-. "As ações do professor para promover o raciocínio matemático na sala de aula". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
  2. Ponte, João Pedro da, 1953-; Pereira, Joana da Fonte Dias Gomes da Mata, 1985-. "O raciocínio matemático em alunos do 9.º ano no estudo dos números reais e inequações". Mestrado, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/07 Estudos de aula: A experiência de Portugal [Lesson Study: The portuguese experience] Seminário de Práticas e Pesquisas em Esnino de Ciências e Matemática e em Educação [funded by UNESCO]
Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, Brasil)
2017/05/05 Assegurar a todos o sucesso em Matemática - os princípios para a ação do NCTM [Ensuring Mathematical Success for All - The NCTM's Principles to Actions] Encontro Ensino dos Números e Álgebra
Associação de Professores de Matemática & Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05 Promover o raciocínio matemático na sala de aula como objetivo fundamental do ensino-aprendizagem [Enhance mathematical reasoning in the classroom as a fundamental aim of teaching and learning] Tarefas para o ensino da Matemática
Associação de Professores de Matemática & Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/04 Desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula [Develop mathematical reasoning in the classroom] XXVII SIEM
Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal)
2016/04 Desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula [Develop mathematical reasoning in the classroom] ProfMat 2016
Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal)
2016 Mathematical reasoning at secondary level: A design-based research in algebraic topics 8th YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Podebrady, República Checa)
2014/04 Estudos de aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola [Lesson Study: A context for professional development at school] ProfMat 2014
Associação de Professores de Matemática (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09 - Atual Justificações de alunos no 8.º ano durante a discussão coletiva [Grade 8 students' justifications during whole-class discussion]
Orientador
Mathematics Teaching (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09 - Atual Processos de raciocínio matemático e representações de alunos do 8.° ano no tópico das funções [Mathematical reasoning processes and representations of grade 8 students in functions topic]
Orientador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09 - Atual O raciocínio matemático e o uso da linguagem algébrica com compreensão no 8.ºano
Orientador
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual O Contributo do Estudo de Aula na Formação Inicial de professores de Matemática do 1º e 2º CEB [Lesson Study contribution to initial mathematics teacher training for elementary grade levels]
Orientador
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/09 - 2024/01 O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores [Lesson Study in Initial Teacher Training]
Orientador
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09 - 2020/02 Member of the Local Organizing Committee (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ICMI - International Commission on Mathematical Instruction, Alemanha
2018/07/05 - 2018/07/06 IX Fórum Jovens Investigadores [IX Young Researchers Forum] (2018/07/05 - 2018/07/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/06/29 - 2017/06/30 VIII Fórum Jovens Investigadores [VIII Young Researchers Forum] (2017/06/29 - 2017/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/05/05 - 2017/05/20 Encontro Ensino dos Números e Álgebra [Teaching Numbers and Algebra Conference] (2017/05/05 - 2017/05/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/07/07 - 2016/07/08 VII Fórum Jovens Investigadores [VII Young Researchers Forum] (2016/07/07 - 2016/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/05/07 - 2016/05/21 Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático [Tasks to develop mathematical reasoning] Encontro Tarefas para o Ensino da Matemática [Conference Tasks to Mathematics Teaching] (2016/05/07 - 2016/05/21)
Oficina (workshop) (Outra)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015/07/07 - 2015/07/08 VI Fórum Jovens Investigadores [VI Young Researchers Forum] (2015/07/07 - 2015/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2014/01/24 - 2014/01/24 Práticas Profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática Seminário de Encerramento do Projeto P3M - Práticas Profissionais de Professores de Matemática [Professional Practices - Closing Seminar of the P3M Project] (2014/01/24 - 2014/01/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/07/03 - 2013/07/04 IV Fórum Jovens Investigadores [IV Young Researchers Forum] (2013/07/03 - 2013/07/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/05/05 - 2018/05/05 Encontro Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações [Curricular Flexibility in Mathematics: perspectives, experiments, interrogations]
Oficina (workshop)
Encontro Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/01/13 - 2017/01/13 Conferência Internacional: Currículo para o Século XXI - Pensar a Matemática [International Conference: Curriculum to the XXI Century - Think Mathematics]
Conferência
Conferência Internacional: Currículo para o Século XXI - Pensar a Matemática
Direção-Geral de Educação, Portugal
2016/08/13 - 2016/08/20 YESS8 Eight YERME Summer School
Outro
YESS8 Eight YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2015/06/22 - 2015/06/23 Turning Data into Knowledge: New opportunities for Statistics Education
Conferência
Turning Data into Knowledge: New opportunities for Statistics Education
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/11/05 - 2013/11/08 Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season School)
Outro
Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season School)
EERA - European Educational Research Association, Alemanha

CIDREE, Suiça

Universidad de Jaén, Espanha

SLO - Netherlands Institute for curriculum development, Países Baixos
2013/09/05 - 2013/09/05 Seminar State of the Art of Research in Teacher Education - EDITE Project
Seminário
Seminar State of the Art of Research in Teacher Education
EDITE Project, Portugal
2013/07/12 - 2013/07/12 Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes [Mathematics for all, Mathematics with all: Conference in memorium of Paulo Abrantes]
Conferência
Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrante
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/05/17 - 2013/05/17 Seminar Styles of reasoning: Historicizing Educational History and the archive (by Thomas S. Popkewitz)
Seminário
Styles of reasoning: Historicizing Educational History and the archive
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/02/15 - 2013/02/16 Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática [Seminar Professional Practices of Mathematics Teachers]
Seminário
Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/02/05 - 2013/02/06 Yerme Day 2013
Conferência
Yerme Day 2013
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2012/08/22 - 2012/08/28 YESS6 Sixth YERME Summer School
Outro
YESS6 Sixth YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2012/06/01 - 2012/06/01 Uma análise dos efeitos da publicação dos rankings escolares nas práticas dos docentes do ensino superior (Transdisciplinary Seminar by Benedita Portugal e Melo - Education and Training Policies Field of Research and Education)
Seminário
Uma análise dos efeitos da publicação dos rankings escolares nas práticas dos docentes do ensino superior
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/05/14 - 2012/05/14 Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Conferência
Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/03/16 - 2012/03/16 A escolaridade obrigatória nos discursos e diplomas normativos do Estado Novo (Transdisciplinary Seminar by Áurea Adão - History and Psychology Field of Research and Education)
Seminário
A escolaridade obrigatória nos discursos e diplomas normativos do Estado Novo
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/03/13 - 2012/03/13 A promoção/proteção das crianças e jovens e a escola [Promoting/Protecting Children and Youth and the School]
Oficina (workshop)
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Ocidental, Portugal

Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal
2011/12/02 - 2011/12/02 Reflexões em torno da dimensão ética da orientação: Implicações para a investigação (Transdisciplinary Seminar by Maria do Céu Taveira - Education and Training Policies Field of Research and Education)
Seminário
Reflexões em torno da dimensão ética da orientação: Implicações para a investigação
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/11/04 - 2011/11/04 Uma análise da reflexividade produzida pela imprensa escrita de referência a propósito dos rankings escolares (Transdisciplinary Seminar by Benedita Portugal e Melo - Education and Training Policies Field of Research and Education)
Seminário
Uma análise da reflexividade produzida pela imprensa escrita de referência a propósito dos rankings escolares
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/11/25 - 2010/11/30 Educação Sexual em Contexto Escolar: Orientações Atuais (CCFC/ACC-64785/10) [Sexual Education in Schoolar Context: Current Guidelines]
Oficina (workshop)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/07/07 - 2010/07/07 Como falar de sexualidade com os alunos [How to talk about sexuality with students]
Oficina (workshop)
Projeto Mundo Brilhante, Portugal
2009/02/11 - 2009/02/11 Organização e Tratamento de Dados [Data Organization and Processing]
Oficina (workshop)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2007/12/17 - 2007/12/18 The Future of Mathematics Education in Europe
Conferência
The Future of Mathematics Education in Europe
Academia Europaea, Reino Unido

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2007/11/10 - 2007/11/10 Bullying, Violência e Agressividade em Contexto Escolar [Bullying, Violence and Aggression in School Context]
Oficina (workshop)
Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2006/06/18 - 2006/06/18 Interacções Sociais na Sala de Aula [Social Interactions in the Classroom]
Oficina (workshop)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2006/05/06 - 2006/05/06 Estudo Acompanhado [Guided Study]
Oficina (workshop)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2006/04/02 - 2006/04/02 Os Batiques e a Matemática Intercultural [Batiques and Intercultural Mathematics]
Oficina (workshop)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1999/08 - 1999/08 General English (Summer school)
Outro
Shane School, Reino Unido

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/04 Contribuições do estudo de aula para as aprendizagens dos futuros professores de matemática durante o estágio supervisionado
Arguente
Adilson de Campos (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/08/07 Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização: suas tecituras em currículos prescritos de matemática
Arguente principal
Janaina Pinheiro Vece (Doutoramento)
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
2020/07/23 Interpretação de informações algébricas e processos de fundamentação em alunos de 7.ºano
Arguente principal
Marina Alexandra Mogo dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05/25 Discussão matemática no ensino e aprendizagem da Álgebra [Mathematical discussion in Algebra teaching and learning]
Arguente
Cátia Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/12/12 O pensamento algébrico nos anos iniciais: Uma relação com a exploração de sequências [Algebraic thinking in primary: A relationship with sequences exploration]
Arguente principal
Rivaldo Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/12/12 O pensamento algébrico nos anos iniciais: uma relação com a exploração de sequências
Arguente principal
Rivaldo Firmino Sousa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/09/02 O uso e a compreensão da linguagem algébrica por estudantes do 3º cilco [Using and understanding algebraic language by 3rd cycle [secondary] students]
Arguente principal
Kelly Aguiar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/11/06 As potencialidades do uso da geometria dinâmica no estudo da circunferência no 9.º ano [The potentialities of the use of dynamic geometry in the study of circumference in grade 9]
Arguente principal
Sandra Maria Henriques Cipriano Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - Atual ECER EERA - European Educational Research Association
2014 - Atual SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research in Mathematics Education] Associação de Professores de Matemática
2013 - Atual CERME - Congress of European Research in Mathematics Education European Society for Research in Mathematics Education
2012 - Atual EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] SPIEM

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Bolema
2020 - Atual Journal of Curriculum Studies
2020 - Atual European Journal of Teacher Education
2017 - Atual Quadrante Associação de Professores de Matemática
2017 - Atual Relime - Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C. (Clame)
2013 - Atual Sisyphus – Journal of Education Universidade de Lisboa Instituto de Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/07 - 2018/08 Reviewer to a project-evaluation panel of the Czech Science Foundation, the main public funding agency in the Czech Republic supporting all areas of basic research Grantová agentura Ceské republiky, República Checa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09 - 2021/02 Introduction to Educational Research Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Qualitative Data Analysis Education and Training (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/02 - 2020/07 Introduction to NVivo Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09 - 2020/07 Thematic Seminar Mathematics Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09 - 2020/02 Introduction to Educational Research Education and Training (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/11 - 2019/11 Software to support research All (Doutoramento) Universidade de Lisboa Reitoria, Portugal
2019/02 - 2019/08 Qualitative Data Analysis Education and Training (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/02 - 2019/08 Introduction to NVivo Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/08 Thematic Seminar Mathematics Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/02 Introduction to Educational Research Education and Training (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/02 - 2018/08 Qualitative Data Analysis Education and Training (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/02 - 2018/08 Introduction to NVivo Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02 - 2017/08 Introduction to Educational Research Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02 - 2017/08 Curriculum and Assessment Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02 - 2017/08 Introduction to NVivo Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/02 Introduction to Educational Research Education and Training (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/08 Introduction to NVivo Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09 - 2016/02 Introduction to Educational Research Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09 - 2016/02 Curriculum and Assessment Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/08 Initiation to Professional Practice II Mathematics Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/08 Introduction to NVivo Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/07/07 - 2015/07/07 NVivo potential in analyzing qualitative data VI Fórum Jovens Investigadores (Outros) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2014/09 - 2015/02 Introduction to Educational Research Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/07/01 - 2014/07/01 NVivo potential in analyzing qualitative data V Fórum Jovens Investigadores (Outros) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/09 - 2014/02 Introduction to Educational Research Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/02 - 2013/08 Curriculum and Assessment Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/07/03 - 2013/07/03 NVivo potential in analyzing qualitative data IV Fórum Jovens Investigadores (Outros) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/09 - 2013/02 Fundamentals of Mathematics Education Education (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/02 - 2012/08 Curriculum and Assessment Teaching (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2012/08 Mathematics workshop (Outros) Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal
2009/09 - 2012/08 Mathematics (Ensino básico 3º ciclo) Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal
2009/09 - 2012/08 Civic Education (Ensino básico 3º ciclo) Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal
2009/09 - 2012/08 Guided Study (Ensino básico 3º ciclo) Escola Básica 2, 3 Francisco de Arruda, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática [Portuguese Society of Research in Mathematics Education] Member
2008 - Atual Associação de Professores de Matemática [Mathematics Teachers Association] Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Co-convenor of Network 24 (Mathematics Education Research) of EERA - European Educational Research Association
Outro
EERA - European Educational Research Association, Alemanha
2020/02/03 - 2020/02/07 ICMI study 25: Teachers of mathematics working and learning in collaborative groups
Membro
ICMI - International Commission on Mathematical Instruction, Alemanha
2011/09 - 2012/08 School cluster coordinator to PISA 2012 Pilot Study
Coordenador
Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal
2010/09 - 2012/08 School cluster coordinator to GAVE Testes Intermédios Project [National project from Government Group for Assessment in Education to assess students in mathematics and other subjects].
Coordenador
Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best PhD Student
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal
2013 Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best Master Student
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal