Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Pinto Neves
Nomes de citação
- Neves, Pedro Pinto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5C11-E559-A425
- ORCID iD
- 0000-0003-2887-0860
Endereços de correio eletrónico
- p5444@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- Avenida do Campo Grande, 376, 1749-024, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2017
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"An exploration of agency in videogames" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Bom com distinção |
2006 - 2007
Concluído
|
Master in Arts in Digital Game Design (Mestrado)
University College for the Creative Arts, Reino Unido
"Hauptmann Game Prototype" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Pass |
2002 - 2006
Concluído
|
Jornalismo e Ciências da Comunicação, ramo de Multimédia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2018/02/02 - Atual | Investigador (Investigação) | HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2010/02 - 2011/01 | Investigador (Investigação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2018/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2017/09/11 - 2018/03/10 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
2017/09/11 - 2018/03/10 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games (TEGA)
2020-1-UK01-KA203-079248
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal |
European Commission
Em curso
|
2020 - Atual | Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games (TEGA)
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/01 - 2025/12 | Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility
2022.07939.PTDC
HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/06/30 | PlayersAll: media agency and empowerment
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Investigador responsável
HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021 - 2023/02 | Youth for Youth (YFY)
2020-2-HU01-KA205- 079126
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2020 - 2022/09 | ID GAMES - Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion
Investigador
HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
Em curso
|
2012 - 2017 | An exploration of agency in videogames
SFRH/BD/76365/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2024/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs
UIDB/05380/2020
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/01/01 - 2024/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs
UIDP/05380/2020
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
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2009/11 - 2011/03 | Projecto PLAYER financiado pela União Europeia
226. ENTR/CIP/09/E/N02S001
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior, Portugal European Business Innovation Network, Bélgica Innova Business Innovation Centre, Itália Univerza v Mariboru, Eslovénia University of Novi Sad, Portugal Escuela de Alta Direciòn y Administraciòn de Barcelona, Espanha University of East London, Reino Unido |
European Commission
Concluído
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Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
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Edição de livro |
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Edição de número de revista |
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Recurso online |
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Relatório |
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Resumo em conferência |
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Tese / Dissertação |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2021/10/28 | Laboratório GLOW: Inclusão e Intervenção Social nos Jogos | II Congresso Internacional Humanismo e Direitos Humanos
Interdisciplinary Research Centre for Education and Development, Lusófona University (Lisbon, Portugal)
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2019/06/26 | Uncovering Literacy Practices in the game Total War: Shogun 2 with a Contract-agency Model | MILT Conference – Media Literacy for Living Together
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
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2012 | Onde deve entrar a usabilidade na análise de videojogos | 5ª Conferências de Artes e Ciências dos Videojogos
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Lisboa, Portugal)
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2011 | Videogame Design Pattern Writing in a Sliding Configuration | 4ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Porto, Portugal)
|
2010 | Expressive Productivity in Videogames: Benefits from Applied Research in Normative Studies | Videojogos 2010 - 3ª Conferência Anual em Ciência e Arte dos Videojogos
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Lisboa, Portugal)
|
2010 | For a Normative-Expressive Baseline Model in Videogame Design | SBGames 2010 - IX Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entertenimento
Sociedade Brasileira de Computação (Florianópolis, SC, Brasil)
|
2009 | Proposal for a Holistic Method of Game Studies Critical Discourse: The Critical Etiology of Videogames | Videojogos 2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Aveiro, Portugal)
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2021/09/01 - 2021/09/30 | Summer School HEI-Lab. FCT - Verão com Ciência, Apoio Especial (Initiative for initial training of Young Researchers). 4 Scholarships.
Coordinator: Micaela Fonseca (2021/09/01) (2021/09/01 - 2021/09/30)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/08/08 - 2020/10/31 | Summer School /Escola de Verão: Cognição e Videojogos para a Pandemia 2020 - CVP'20, initiative for fostering young researchers,
15 Scholarships (https://www.fct.pt/apoios/veraocomciencia/index.phtml.pt), HEI-Lab (Digital Human-Environment Interaction
Lab), (2020/08/08 - 2020/10/31)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
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HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
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2021/07 - Atual | International Journal of Games and Social Impact |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2023/09/18 - Atual | Game Design III | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/10/03 - Atual | Experimental Game Design | Game Design e Média Jogáveis (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/02/14 - Atual | Critical Game Design | Game Design e Média Jogáveis (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021/10/04 - Atual | Game Design & Prototyping | Game Design and Playable Media (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/02/18 - Atual | Game Design I | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018/09/24 - Atual | Game Design II | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018/09/24 - 2022 | Argumento e Narrativas Interativas (Storytelling and Interactive Narrativas) | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2006 | Zon TV Cabo Award for Best Student in the Multimedia Specialization
Zon TV Cabo, Portugal
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