???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês Salselas

Nomes de citação

  • Salselas, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
5A1D-BFA1-CCFD
ORCID iD
0000-0003-1566-5091

Endereços de correio eletrónico

  • insc@esmae.ipp.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Information, communication and audiovisual technologies (Doutoramento)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
"Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modeling approach." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Master in Information, Communication and Audiovisual Media Technologies (Mestrado)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
"The Development of Melodic Representations at Early Age: Facts Towards a Computational Model." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Engenharia Electrotécnica e de Computadores / Ramo: Telecomunicações (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Reconhecimento de sons de percussão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
5º Ano de Formação Musical do curso geral (Outros)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

2018 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2013 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2006 - 2013 Investigador (Investigação)
Music Technology Group , Espanha
2012 - 2012 Investigador visitante (Investigação)
Centre for Brain and Cognitive Development, Birkbeck, University of London., Reino Unido

Docência no Ensino Superior

2020 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2015 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo, Portugal
2005 - 2007 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2019 CHIC - Cooperative Holistic view on Internet and Content
POCI-01- 0247-FEDER-024498
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2005 - 2008/09 Emergent Cognition through Active Perception
FP6-IST- 013123
Bolseiro de Doutoramento
Music Technology Group , Espanha

University of Plymouth, Reino Unido

Universitat Pompeu Fabra, Espanha

Magyar Tudományos Akadémia Pszichológiai Kutatóintézet, Hungria

Universiteit van Amsterdam, Países Baixos
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Salselas, Inês; Penha, Rui. "The role of sound in inducing storytelling in immersive environments". 2019.
    10.1145/3356590.3356619
  2. Amaury Hazan; Piotr Holonowicz; Inês Salselas; Perfecto Herrera; Hendrik Purwins; Alicja Knast; Simon Durrant. "Modeling the Acquisition of Statistical Regularities in Tone Sequences.". Trabalho apresentado em CogSci 2008, Washington, DC, USA, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Salselas, Inês; Penha, Rui; Bernardes, Gilberto. "Sound design inducing attention in the context of audiovisual immersive environments". Personal and Ubiquitous Computing (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s00779-020-01386-3.
    10.1007/s00779-020-01386-3
  2. Inês Salselas; Perfecto Herrera. "Music and speech in early development: automatic analysis and classification of prosodic features from two Portuguese variants.". Journal of Portuguese Linguistics. 9/10, 11-36. 10 1 (2011): 11-36.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Salselas, Inês ; Hazan, A.; Herrera, P; Purwins, H.. "The Development of Melodic Representations at Early Age: Towards a Computational Model". Trabalho apresentado em Music, Language and the Mind 2008, 2008.
Relatório
  1. Ferreira, Aníbal João de Sousa; Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia. 2004. Reconhecimento de sons de percussão. oai:digitool.fe.up.pt:235339.
Resumo em conferência
  1. Inês Salselas; Perfecto Herrera. "Development of Perception and Representation of Rhythmic Information: Towards a Computational Model.". Trabalho apresentado em 2010 IEEE 9th International Conference on Development and Learning., Ann Arbor, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Salselas, Inês. "Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modelling approach.". Doutoramento, 2013. http://www.tdx.cat/handle/10803/112058.
  2. Salselas, Inês. "The Development of Melodic Representations at Early Age Facts Towards a Computational Model.". Mestrado, Universitat Pompeu Fabra, 2007. https://pdfs.semanticscholar.org/60f6/798514fa988c635a307bbf4241d771159d30.pdf.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Salselas, Inês; João Loio (Produtor). 2017. "Participation, leading voice and back vocals, in the CD within the book". In Basta Imaginar, Edições Afrontamento.
  2. Salselas, Inês. 2013. "Participation, leading voice and back vocals in the CD and DVD within the book". In CoraSons, Kalandraka.
  3. Salselas, Inês; José Mário Branco, Sérgio Godinho & Fausto Bordalo Dias (Produtor). 2009. "Participation, as soprano". In Três Cantos, EMI – Music Portugal.
  4. Salselas, Inês; José Mário Branco (Produtor). 2003. "Participation, as soprano, in CD track: “Que força é essa”". In Irmão do Meio de Sérgio Godinho, EMI – Valentim de Carvalho, Música, Lda.
  5. Salselas, Inês; Canto Nono (Produtor). 2003. "Participation, as soprano 1". In O Porto a oito vozes, EMI – Valentim de Carvalho, Música, Lda..
Interpretação musical
  1. José Mário Branco; Luísa Rodrigues; Amélia Lopes; Manuela de Brito; Rui Barros Silva; Sérgio Ferraz; Paulo Silva; Fernando Pinheiro. O Porto a oito vozes. 2003.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 How can sound include a narrative in an audiovisual immersive environment? International science festival
Pint of Science – Porto (Porto, Portugal)
2014 Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modelling approach. Encounter on Practice and Recearch in Music and Performing Arts Education,
FBAUP, ESMAE (Portugal)
2014 A construção do “ouvir”: influência cultural e linguística na cognição e percepção da música. Semana PTM 2014
ESMAE (Portugal)
2011 Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Birkbeck, University of London. (London, Reino Unido)
2011 Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
2010 Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Universitat Pompeu Fabra. (Barcelona, Espanha)
2007 Modeling the emergence of musical representation in the early development.
Universitat de Barcelona. (Barcelona, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Auditory Induced Vection: Exploring Angular Acceleration Of Sound Sources
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010 - 2010 7th Sound and Music Computing Conference, 2010 (http://www.smc2010.smcnetwork.org) (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 “A construção do “ouvir”: influência cultural e linguística na cognição e percepção da música.”
Encontro
Semana PTM 2014
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modelling approach.
Encontro
Encounter on Practice and Recearch in Music and Performing Arts Education
FBAUP/ESMAE, Portugal
2011 - 2011 Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Outro
No laboratório à conversa com...
Laboratório de Fala, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Seminário
Centre for Brain and Cognitive Development, Birkbeck, University of London., Reino Unido
2010 - 2010 Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Seminário
Speech Acquisition and Perception Research Group, Universitat Pompeu Fabra, Espanha
2008 - 2008 The Development of Melodic Representations at Early Age: Towards a Computational Model.
Conferência
Music, Language and the Mind 2008, Estados Unidos
2007 - 2007 Modeling the emergence of musical representation in the early development.
Seminário
Physics Department, Universitat de Barcelona., Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Narrativas Suspensas
Presidente do júri
Joana Maria Linhares Henriques de Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 De fora para dentro
Presidente do júri
Denise da Rocha Peleteiro (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 Metamorfosis
Presidente do júri
Ana Isabel Ferreira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 Dead Calm
Presidente do júri
Ana Rita Oliveira da Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 Gravações Encontradas: Exploração no contexto de performance de música electroacústica.
Arguente
Carla Mariana Arteaga do Nascimento Osório Sardon (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 Non-interactive interactivity: building a seemingly interactive installation
Arguente
João Tiago Maia de Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 Musically-Informed Adaptive Reverberation
Arguente
João Paulo Caetano Pereira Carvalheira Neves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 Porto of interest
Presidente do júri
Ana Rita de Oliveira e Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016 A Construção da identidade das Personagens e dos Cenários Através da Textura na Animação: Marvin’s Island, 2016.
Presidente do júri
Filipa Ribeiro Burmester (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016 Concepção das personagens, guarda-roupa e o controlo da sua anatomia: "Marvin's Island", 2016.
Presidente do júri
António Vieira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Psicoacústica Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - Atual Acústica II Licenciatura em Música - Variante de Produção e Tecnologias da Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - 2019 Síntese sonora de Media Digitais Mestrado em Multimédia (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal