???global.info.a_carregar???
Tiago Beirão da Veiga Alves da Veiga. Concluiu o(a) Mestrado em Filosofia em 2016 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Design de Comunicação em 1997 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes. Frequenta o(a) Doutoramento em Arte Contemporânea pelo(a) Universidade de Coimbra Colégio das Artes desde 2018/10/11. É Técnico Superior no(a) Direção-Geral do Património Cultural / Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Paulhan, Frédéric 1856-1931 - Crítica e interpretação; Queiroz João, 1957- - Crítica e interpretação; Paisagem - Filosofia; Pintura - Estética; Pintura de paisagem; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Humanidades:: Artes, Humanidades::Filosofia;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tiago Beirão da Veiga Alves da Veiga

Nomes de citação

  • Veiga, Tiago Beirão da Veiga Alves da

Identificadores de autor

Ciência ID
5A18-03BD-07A6

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/10/11 - 2022/06/30
Em curso
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Especialização em Arte Contemporânea
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
"Álvaro Lapa: um projeto de curadoria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016
Concluído
Filosofia (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Pintar a Paisagem: retrato ou artifício? A teoria Estética de Frederic Paulhan e a Pintura de João Queiroz " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2015/05/26 - 2015/05/29
Concluído
“Património Imaterial: Princípios e Metodologias de Salvaguarda” (Curso médio)
Especialização em Museologia
Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2011/10 - 2012/02
Concluído
“Estratégias de Mediação e Criação de Sentido em Museus e Centros de Arte” (Curso médio)
Especialização em artes
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Aprovado com 10 valores (escala de 0 a 10)
1990 - 1997
Concluído
Design de Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

2010/09/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior)
Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
1997 - 2010 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Ministério da Educação, Portugal

Outros

2007 - 2015 Criador/orientador de workshops de pintura, desenho e escrita
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Portugal
2007/05 - 2007/11 Estágio - organização e promoção de eventos culturais
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2014 FilArqPais/Filosofia e Arquitectura da Paisagem
FCT PTDC/FIL-FIL/100565/2008
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Veiga, Tiago Beirão da Veiga Alves da. 2017. "Pintar a Paisagem: Retrato ou artifício? A Teoria Estética de Frédéric Paulhan e a Pintura de João Queiroz". Revista Philosophica (49).
    Acesso aberto • Publicado
Documento de trabalho
  1. Veiga, Tiago Beirão da Veiga Alves da. 2001. "Trabalhos de investigação realizados nos Seminários da Pós-Graduação em Filosofia/Área de Estética e Filosofia da Arte: "A Double one, Please... direcção de actores em The Big sleep e Woman Under the Influence"; "Chairs Feuilletèes, aproximação entre a pintura de Jean Dubuffet e a filosofia de Merleau-Ponty"; "Assombrações, o corpo na fotografia de Francesca Woodman"; "Considering Beholder`s Brea". 2001.
Tese / Dissertação
  1. Veiga, Tiago Beirão da Veiga Alves da. 2016. "Pintar a paisagem : Retrato ou Artifício? : a Teoria Estética de Frédéric Paulhan e a Pintura de João Queiroz". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10451/26408.

Artística / Interpretação

Interpretação artística
  1. César Silveira. 2007. Mensagem nos bolsos. Fábrica Braço de Prata/Ler Devagar.
Obra teatral
  1. Rita Fernandes, Sofia Gonçalves, Alexandre Gregório e encenação colectiva. 2002. Tango.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/03/30 "Caminhar na Paisagem" Organização: estas Conversas nascem por ocasião da exposição temporária "Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna" (patente na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves - CMAG - até ao dia 30 de Abril de 2017) numa parceria entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea/ Museu do Chiado (MNAC/MC) a a Casa-Museu. Associou-se a este projecto a Prof.ª Doutora Adriana Veríssimo Serrão, Coordenadora do Grupo de Filosofia da Paisagem no Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Ciclo de Conversas na Paisagem
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (lisboa, Portugal)
2016/12/16 A Paisagem inquieta, uma pintura de João Queiroz Seminário Internacional Grupo "Filosofia da Paisagem", Paisagem um paradigma por vir
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)