???global.info.a_carregar???
Nuno Simões, Doutorado em Engenharia Civil, é Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, coautor de 78 artigos em revistas internacionais com arbitragem científica, 4 capítulos de livro e em mais de 186 comunicações em conferências (nacionais e internacionais). Publicou mais de 38 artigos ou textos em revistas nacionais. Orientou 9 teses de doutoramento e 62 dissertações de mestrado. Orienta atualmente 4 alunos de doutoramento. Participa atualmente em 6 projetos: 3 projetos europeus, 2 projetos PRR, 1 projeto FCT. Assume o papel de Investigador Responsável pela Supervisão Técnica e Científica de 3 destes projetos, no Itecons. Relativamente a projetos concluídos, participou em 51 projetos: 1 projeto europeu, 9 projetos FCT, 32 projetos em copromoção com a indústria, 9 projetos SIAC. Desempenhou o papel de Investigador Responsável pela Supervisão Técnica e Científica de 18 destes projetos. Estes projetos tiveram todos uma duração superior a 24 meses. Coordenou a execução de 25 projetos da tipologia Vale Inovação, Vale Investigação e Desenvolvimento ou Vale Oportunidade Investigação, todos com uma duração de 12 meses. Colaborou na criação do Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade. É atualmente vogal da direção do Itecons, sendo o seu 4º mandato (2 como Vice-Presidente e 2 como vogal). Enquanto Supervisor Técnico e Científico do Itecons promoveu a criação e crescimento da Secção de Higrotérmica e da Secção de Caixilharias e Revestimentos Exteriores. Também esteve na origem do Grupo de Energia da Secção da Consultoria, o qual supervisiona atualmente. Coordenou a Comissão Executiva do grupo de trabalho responsável pela revisão do Decreto-Lei n.º 80/2006 referente ao Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios, a convite da DGGE e da ADENE, entre dezembro de 2009 e junho de 2012, e que conduziu à publicação do Decreto-Lei n.º 118/2013. Participou posteriormente atualmente no processo de revisão deste mesmo decreto-lei, novamente a convite da DGEG e da ADENE, para dar resposta à Diretiva Europeia n.º 2018/844. É membro da Comissão de Coordenação Científica e de Gestão e da Comissão para os Assuntos Pedagógicos e Académicos da iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) que oferece o programa de Mestrado em Energia para Sustentabilidade e de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (pertencente ao Programa MIT-Portugal). Ainda relativamente à intervenção na comunidade universitária e exterior à universidade destaca as 72 palestras por convite, as 199 participações em júris de provas académicas (Provas de Doutoramento, Mestrado, Projetos de Tese e de Dissertação), as 35 participações em júris para atribuição de bolsas de investigação, as 22 colaborações na organização de conferências ou sessões especiais e os mais de 40 relatórios de consultoria.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Albino Vieira Simões

Nomes de citação

  • Simões, Nuno
  • N. V. Simões
  • N. Simões

Identificadores de autor

Ciência ID
5718-A3CC-D39F
ORCID iD
0000-0003-3418-0030

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Civil - Engenharia da Construção

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)