???global.info.a_carregar???
Federica Lupati is currently developing research on Brazilian Indigenous women authors as a contracted PhD Holder Researcher for the R&D Project WomenLit (2022-2024), funded by the Foundation for Science and Technology. She holds a PhD in Portuguese Studies from NOVA University of Lisbon, an MA in Postcolonial Literatures and Cultures for Ca' Foscari University of Venice and a BA in Portuguese and Spanish from the same institution in Italy. She is an integrated PhD Holder Researcher in the Center for the Humanities (CHAM), participating in the Research Group for Transcultural, Literary and Postcolonial Studies. Her PhD research focused on women rappers from Portugal and Brazil, discussing their position as women in a male-centered practice, and their role as cultural producers, activists and Black individuals. In 2019, she co-edited the book Challenging Memories and Rebuilding Identities: Literary and Artistic Voices that undo the Lusophone Atlantic (Routledge, 2019) with Margarida Rendeiro, and during the past years she has published in several peer-reviewed journals while also taking part in numerous international conferences where she has always discussed and debated issues related to female agency, diasporic Black and Brazilian Indigenous women's voices in the postcolonial Luso-Afro-Brazilian world. She is affiliated to several associations in Luso-Afro-Brazilian Studies, such as the APSA, AIL and ABIL . Her research interests broach a wide range of topics connected to Brazilian Indigenous and Black femininity, non-canonical practices and cultural resistance as a whole.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Federica Lupati

Nomes de citação

  • Lupati, Federica

Identificadores de autor

Ciência ID
5414-FF87-13AA
ORCID iD
0000-0001-7522-3389
Scopus Author Id
57210424386

Moradas

  • Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar. Av. de Berna, 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano (Idioma materno)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/10 - 2019/11
Concluído
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"From the margins of the peripheries: female voices from Brazil's and Portugal's hip hop scene" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2010 - 2014
Concluído
Laurea Magistrale in Lingue e Letterature Europee, Americane e Postcoloniali (Mestrado)
Università Ca' Foscari, Itália
"Edição e receção de autores angolanos em Portugal antes e depois do 25 de abril: o caso Ondjaki" (TESE/DISSERTAÇÃO)
110 e lode
2005 - 2010
Concluído
Lingue, Letterature e Culture Contemporanee Occidentali (Licenciatura)
Università Ca' Foscari, Itália
"O Livro do Desasocego na edição crítica de Jerónimo Pizarro (2010): uma recensão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
110/110 con lode
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12 - 2024/12 Investigador Contratado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2015/11/15 - 2019/11/15 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07 - 2022 Monitor (Docente Universitário) Università E-Campus, Itália

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/11 - 2014/11 Hp CRT Italy agent Sitel, Estados Unidos
2013/08 - 2013/10 Ciência Sem Fronteiras tutor for incoming students Università Ca' Foscari, Itália
2013/01 - 2013/06 Portuguese tutor for first year students Università Ca' Foscari, Itália
2012/10/01 - 2012/12/01 Intership Cais das Palavras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2025 Projeto Human (101144478) no âmbito do Programa CERV-2023-EQUAL (CE: Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores)
101144478
Em curso
2022/01/01 - 2024/12/31 WomenLit - Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro
PTDC/LLT-LES/0858/2021
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CHAM - Centro de Humanidades
UID/HIS/04666/2019
CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lupati, Federica. "Women’s entrepreneurship in Africa". 2019.
    https://doi.org/10.22582/cham2019prg
  2. Lupati, Federica. "From rap to literature". 2019.
    https://doi.org/10.1201/9780429297755
Artigo em revista
  1. Lupati, Federica. "Literature as Decolonial Praxis, Self-Expression, and Territory. Autobiogeographies in Brazilian Indigenous Women’s Writing". Via Atlântica 46 (2024):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Lupati, Federica. "The Brazilian Indigenous as an Uneven Identity: Reading an Indigenous Woman’s Voice in Márcia Wayna Kambeba’s Poems". Journal of World-Systems Research (2024):
    Em revisão
  3. BARBOSA RIBEIRO DE ARAUJO, BEATRICE. "Entre Portugal e Brasil: o rap como Língua Franca". (2020):
    Publicado
  4. Lupati, Federica. "Das margens das periferias: uma introdução às vozes femininas do rap feito em Portugal". Faces de Eva 4 11 (2019):
    Acesso aberto • Publicado
  5. Lupati, Federica. "Sobre as margens das periferias". (2019): http://hdl.handle.net/10362/95400.
  6. Lupati,Federica. "Sobre as margens das periferias: Uma introdução às vozes femininas do rap feito em Portugal". (2019): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852019000200018.
  7. Federica Lupati. "Voices From the Periphery? The Polyphony of Hip Hop and the Portuguese Community". Journal of Cultural and Religious Studies 4 12 (2016): 727-734. http://dx.doi.org/10.17265/2328-2177/2016.12.002.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17265/2328-2177/2016.12.002
  8. Lupati, Federica; Lupati, Federica. "An Introduction to Hip-Hop Culture in Guinea-Bissau: The Guinean Raperu". Journal of Lusophone Studies 1 1 (2016): 139-152. http://dx.doi.org/10.21471/jls.v1i1.33.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21471/jls.v1i1.33
  9. Lupati, Federica; Lupati, Federica; Lupati, Federica. "The African diaspora through Portuguese Hip Hop music: a case study". Forma Breve 13 (2016): 679-689. https://doi.org/10.34624/fb.v0i13.5029.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/fb.v0i13.5029
Capítulo de livro
  1. Rendeiro, Margarida; Lupati, Federica. "From Pindorama to Portugal: The Empire Talks Back Indigenous Women to Decolonize the Lusophone Atlantic". In Women Representing Women: A Transnational Perspective, editado por Wright, Simona; Radi, Lidia. Estados Unidos: Vernon Press, 2024.
    Submetido
  2. Lupati, Federica. "Vozes femininas negras: resistência e luta em EsseCabelo de Djaimilia Pereira de Almeida e Olhos d’Água de Conceição Evaristo". In Mundos de língua portuguesa - olhares cruzados. Africanidades: antropologia, literatura, cinema, história. Coimbra, Portugal: IUC, 2023.
    No prelo
  3. Lupati, Federica. "Revolution and Poetry. Portuguese Rap as a Contemporary Practice of Protest Songs". In Challenging Memories and Rebuilding Identities: Literary and Artistic Voices that undo the Lusophone Atlantic, 157-175. London/New Yorka: Routledge, 2019.
    Publicado
  4. Lupati, Federica. "From rap to literature: creativity as a strategy of resistance in the works by Telma TVon". In Proceedings of the 5th International Multidisciplinary Congress (PHI 2019), October 7-10, 2019. Paris: CRC Press, 2019.
    Publicado
  5. Lupati, Federica. "Revolução e Poesia: a recuperação da tradição da música de protesto no rap da Capicua". In De Oriente a Ocidente: Estudos da Associação Internacianal de Lusitanistas, 215-236. Coimbra: Angelus Novos Editora, 2019.
    Publicado
  6. Lupati, Federica; Rendeiro, Margarida. "Introduction". In Challenging Memories and Rebuilding Identities, editado por Lupati, Federica; Rendeiro, Margarida. Routledge, 2019.
    Publicado
  7. Lupati, Federica. "Revolução e Poesia". Angelus Novus, 2019.
  8. Lupati, Federica. "Breaking boundaries, challenging modernity, building revolutions: Rap in Portugal and its new generation of female voices". In Modernity, Frontiers and Revolutions, 327-332. London: CRC Press, 2018.
    Publicado • 10.1201/9780429399831-50
  9. Lupati, Federica. "O Hip Hop e as políticas culturais: os contributos da Zulu Nation no Brasil e em Portugal". In Anais do IX Seminário Internacional de Políticas Culturais, 15 a 18 de maio de 2018, 427-437. Rio de Janeiro, Brasil: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Lupati, Federica. Challenging Memories and Rebuilding Identities: Literary and Artistic Voices that undo the Lusophone Atlantic. London/New York: Routledge. 2019.
    Editor
  2. Challenging Memories and Rebuilding Identities. Routledge. 2019.
    10.4324/9780429326387
  3. Rechena, Aida; Teixeira, Ana Lúcia; Furtado, Teresa Veiga; Lisboa, Manuel; Rodrigues, Paulo Simões; Jesus, Isabel Henriques de; Hollanda, Heloisa Buarque de; et al. Género na Arte: Corpo, sexualidade, identidade, resistência. N.º Extra – 2019 FACES DE EVA. Revista de Estudos sobre a Mulher.. 2019.
Tese / Dissertação
  1. Lupati, Federica. "From the Margins of the Periphery: Female Voices from Brazil´s and Portugal´s Hip Hop Scene". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10362/91277.
Website
  1. Rendeiro, Margarida; Susan de Oliveira; Lupati, Federica; Fernandes, Ana Raquel; Alfieri, Noemi; Luz, Hilarino; Manjate, Teresa; et al. WomenLit. 2023. WomenLit é um projeto que tem como objetivo analisar as configurações poético-literárias da resistência na produção literária e artística de autoria de mulheres publicada no espaço luso-afro-brasileiro no século XXI. A resistência, enquanto estímulo da atividade performativa e literária, decorre da perceção de desigualdades generalizadas à escala mundial, sejam elas de género, racial ou económica, entre outras. No que concerne a desigualdade de género, esta é uma questão que, embora tenha conhecido avanços significativos a partir de meados do século XX, ainda se encontra longe de estar ultrapassada. Se considerarmos o espaço luso-afro-brasileiro, as desigualdades de género estão ainda muito presentes. Segundo dados estatísticos publicados pelas Nações Unidas, e a título exemplificativo, o número de mulheres que ocupa lugares nos parlamentos nacionais varia entre 13,73% (S. Tomé e Príncipe) e 39,60% (Moçambique), com todos os valores referentes aos outros países de expressão oficial portuguesa registados neste intervalo. A participação da mulher no trabalho formal nestes países varia entre 28,8% (S. Tomé e Príncipe) e 78,1% (Moçambique). As Agendas Temáticas de Investigação e Inovação asseguradas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, decorrentes do compromisso com o Conhecimento e a Ciência assumido em Conselho de Ministros em 2016, refletem igualmente a dimensão da desigualdade ao determinar a Inclusão Social e Cidadania nas suas diferentes vertentes. Este projeto assume na construção da voz da mulher um modo de expressar resistência, dando visibilidade a projetos literários e artísticos que reagem contra as diversas expressões da desigualdade e injustiça. Discutir estes trabalhos como reflexos da desigualdade de género prevalecente e, particularmente, as estratégias criativas usadas para representar formas de resistência é contribuir para a promoção de uma melhor cidadania e inclusão social. A representação do ¿comum¿ e das especificidades da experiência de mu.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Rendeiro, Margarida; Lupati, Federica; Susan Oliveira [5F15-29D3-92CB]; Geni Mendes de Brito [1614-F488-31F2]; Luz, Hilarino; Monteiro, Domingas; Manjate, Teresa; et al. 2023. Todas as Vozes: Conversas com Mulheres do Atlântico Afro-Luso-Brasileiro [Podcast disponível no Spotify, Anchor, Stitcher, Google Podcasts, Amazon Music, MixCloud]: https://anchor.fm/s/d2616ebc/podcast/rss. Spotify; Spotify for Podcasters; MixCloud; Stitcher; Google Podcasts; Amazon Music.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/17 Resistance through poetry in postcolonial Portugal: women's contributions to "Volta p'ra tua terra" IX ABIL Conference
Newcastle University, (Newcastle, Reino Unido)
2021/09/14 Vozes femininas negras: um olhar sobre “Esse Cabelo” de Djaimilia Pereira de Almeida e “Olhos d’Água” de Conceição Evaristo Ativismos em África/Activisms in Africa: International Conference
(Recife, Brasil)
2019/07 Giving voice to women: considerations on female rappers from Portugal and Brazil MLA International Symposium: Remembering Voices Lost
Universidade Católica de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/07 Women’s entrepreneurship in Africa: a closer look into Eva Rapdiva’s successful career in rap between Portugal and Angola IV CHAM International Conference: Innovation, Invention and Memory in Africa
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/06 Building a community of women from the hip hop scene in Brazil: Perifeminas I and Perifeminas II LSA International Conference The Lusophone World: Global and Local Communities
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/10 Towards a more democratic representation of women: Portugal’s female rappers through the voice of Mynda Guevara XI APSA International Conference
Department of Romance Languages and Literatures of the University of Michigan (Ann Arbor, Estados Unidos)
2018/10 Breaking boundaries, challenging modernity, building revolutions: rap in Portugal and its new generation of female voices 4th International Multidisciplinary Congress (PHI 2018)
Universidade dos Açores (São Miguel, Azores, Portugal)
2018/05 O Hip Hop e as políticas culturais: os contributos da Zulu Nation no Brasil e em Portugal IX Seminário Internacional de Políticas Culturais
Fundação Casa Rui de Barbosa (Rio de Janeiro, Brasil)
2018/04 Entre Portugal e Brasil: o rap como Língua Franca A VOLTA AO MUNDO EM 40 ANOS» Encontros e reencontros em língua portuguesa
University of Warsaw (Warsaw, Polónia)
2017/10 Das margens das periferias: uma introdução a s vozes femininas do rap feito em Portugal Conferência Internacional “Género na arte de países lusófonos: corpo, sexualidade, identidade, resistência
Faculdade de Ciências Sociais e Humanadas da Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2017/07 Revolução e Poesia: a recuperação da tradição da música de protesto no rap da Capicua XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Polytechnic Institute of Macau (Macau, China)
2016/10 The African Diaspora through Portuguese hip hop music X APSA International Conference
Stanford University (Palo Alto, Estados Unidos)
2016/10 Voices from the periphery: the polyphony of hip hop and the Portuguese community X APSA Conference
Stanford University (Palo Alto, Estados Unidos)
2016/09 The African Diaspora through Portuguese hip hop music: a case study Congresso Internacional “Exodus, migrações e fronteiras
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/07/17 - 2019/07/19 IV CHAM International Conference: Innovation, Invention and Memory in Africa (2019/07/17 - 2019/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2017/07/05 - 2017/07/06 Colóquio-Concerto “RAPensando as Ciências Sociais e Humanas" (2017/07/05 - 2017/07/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/17 - 2019/07/19 “Women’s voices”, panel moderator.
Conferência
IV CHAM International Conference: Innovation, Invention and Memory in Africa
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2017/07/05 - 2017/07/06 “Não vou cumprir com a pxta da expectativa”. Panel moderator.
Outro
Colóquio-Concerto “RAPensando as Ciências Sociais e Humanas"
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/01/11 - 2017/01/13 “Ativismo e mudança cultural: margens e movimentos”, panel moderator.
Conferência
I International Conference “Activisms in Africa”,
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/11 Quando os desvios são voluntários: as vozes africanas no hip-hop português e as suas práticas linguísticas (1994-2006)
Arguente
Ana Rita Pacheco Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/30 - 2024/04/30 Literatura de Mulheres e Resistências Literárias (Outros) Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual ABIL
2017 - Atual AIL - Associação Internacional de Lusitanistas
2016/10 - Atual APSA - American Portuguese Studies Association

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/11 - 2023/12 Via Atlântica (2317-8086) USP
2022 - 2022 Revista Portuguesa de Musicologia (2183-8410) CESEM