Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jelena Novak
Nomes de citação
- Novak, Jelena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 521C-421F-6384
- ORCID iD
- 0000-0003-0778-3565
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=Vyh_DMQAAAAJ&hl=en
Endereços de correio eletrónico
- jnovak@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
- https://fcshunl.academia.edu/JelenaNovak (Profissional)
- https://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/jelena-novak/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | ||||
Sérvio (Idioma materno) | |||||
Croata (Idioma materno) | |||||
Bósnio (Idioma materno) | |||||
Latim | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Cultural Analysis, Musicology (Doctor of Philosophy)
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos
"Singing Corporeality: Reinventing the Vocalic Body in Postopera" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
2004
Concluído
|
Art Theory and Theory of Media (Master)
Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia
"Opera in the Age of Media" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9.6/10 |
2001
Concluído
|
Musicology, History of Music (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia
"Wild Analysis: Formalist, Structuralist and Poststructuralist Interpretation of Music" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
8.68/10, graduate exam 10/10 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2013/03/01 - 2019/01/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2017/01 - 2017/06 | Investigador visitante (Investigação) | Nationale Opera and Ballet, Países Baixos |
Nationale Opera and Ballet, Países Baixos | ||
2006/09/01 - 2012/12/31 | Investigador (Investigação) | Universiteit van Amsterdam, Países Baixos |
Universiteit van Amsterdam Amsterdam School for Cultural Analysis, Países Baixos | ||
2010 - 2012 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2014 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2001 - 2002 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/01/01 - 2009/07/17 | Editor for classical and Contemporary Music | Radio Beograd, Radio Television of Serbia, Sérvia |
Radio Belgrade 3, Sérvia |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - 2019 | OPERA BEYOND DRAMA
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBPD2%F902442%F2012/PT
SFRH / BPD / 90244 / 2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2012 | Singing Coreporeality: Reinveinting the Vocalic Body in Post-Opera
Huygens 2007
Bolseiro de Doutoramento
Amsterdam School for Cultural analysis (ASCA), University of Amsterdam, Países Baixos
|
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs
Concluído
|
2002 - 2004 | Opera in the Age of Media
NF 2002
Huygens 2003
Bolseiro de Mestrado
Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia
Norges musikkhøgskole, Noruega Koninklijk Conservatorium, Países Baixos |
Norges forskningsråd Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/03 - 2019/06 | Exhibition "Post-Opera"
2019
Outra
TENT, Países Baixos
Operadagen Rotterdam festival, Países Baixos Mondriaan Fonds, Países Baixos |
Concluído
|
2010 - 2011 | Women and Music in Serbia
Uneco Venice 2010
Investigador
|
UNESCO Venice office
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Guião |
|
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/05 | ”The Cultural History of Contemporary Opera: Serbia as Case Study” | International conference Music and Art in the Shaping of European Cultural Identity, granted by Erasmus + program
University of Arts, Faculty of Music (Belgrade, Sérvia)
|
2020 | Opera beyond Human: Vocaloids, Mixed Realities and Singing Machines | Opera in Flux: Identity, Staging, Narrative
School of Theatre and Music, University of Illinois Chicago (online, Estados Unidos)
|
2020 | LISTEN, WATCH AND INTERACT: Music as App in the Age of Posthuman | Like, share and Subscribe: Youtube, Music and Share Culture before and after the New Decade
CESEM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa (online, Portugal)
|
2019/12/05 | “Einstein on the Beach: Opera beyond Drama” | guest lecture
University of Tel Aviv (Tel Aviv, Israel)
|
2019/11 | “After Opera: Einstein on the Beach” | invited lecture, MA is scenic arts courses
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2019/08/22 | “Coloratura through Minimalist Grid: Institutional Theory of Art and Un’Opera Italiana by Tom Johnson” | Minimalism Extended: The Seventh International Conference on Minimalist Music
Cardiff University (Cardiff, Reino Unido)
|
2019/07 | “Opera beyond the City: Vocaloids, Mixed Realities and Singing Machines” | International conference “Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination”
National Theater of São Carlos; CESEM; Cinemateca (Lisbon, Portugal)
|
2019/06 | “Dog, Voice, Opera” | 8. Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM (Lisbon, Portugal)
|
2019/05/18 | "Installing the Operatic" | Installing the Voice, International symposium
TENT Rotterdam, Operadagen festival, CESEM (Rotterdam, Países Baixos)
|
2019/04 | “Post-Opera and Voice” | Guest lecture (with Kris Dittel)
Piet Zwart Institute (Rotterdam, Países Baixos)
|
2019/03/01 | “Odbranimo humanistiku” (Let’s Defend Humanities) | Operofilia book launch
National Library (Belgrade, Sérvia)
|
2019 | Invited pre-concert talk with Lucinda Childs related to the performance of “Einstein on the Beach” by Philip Glass and Robert Wilson at Operadagen Rotterdam | Operadagen Rotterdam
Tobias Kokkelmans (Rotterdam, Países Baixos)
|
2018/12/31 | “Constructing Canine Vocality” | Human Voice, Animal Voice, International conference
University of Tel Aviv (Tel Aviv, Israel)
|
2018/12/03 | “Loaded Singing: Opera, Realism and Politics / Perspectives from Latin America” | Instrumental Theatre. Music and the Stage in Latin America (1954-2006), International Conference
Casa del Bicentenario, Centro de Arte Sonoro (CASo) (Buenos Aires, Argentina)
|
2018/05 | "Cinematography with a Scent of Opera: Films and their Singing Derivatives" | Opera through the eyes of Film, international conference
University of Chicago (Chicago, Estados Unidos)
|
2018/04 | "Opera beyond Itself: Installing the Operatic" | International conference Experiments in Opera Today
Heyman Center, Columbia University (New York, Estados Unidos)
|
2017/05/19 | “Installing the Operatic” | International conference “The Operatic”
Center for research of Music Theatre (CROMT), University of Sussex (Brighton, Reino Unido)
|
2017 | “Instaliranje operskog” | Musicological Forum
Serbian Academy of Arts and Sciences (Belgrade, Sérvia)
|
2017 | “Beyond Einstein on the Beach” | MA is scenic arts courses
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2016 | “Shaggy–Dog Minimalism in Operas by Tom Johnson” | International conference "Minimalism: Location Aspect Moment"
Winchester Guildhall and Winchester School of Art (Winchester, Reino Unido)
|
2015/09 | “Opera on the Horizon of Postminimalism” | Minimalism Unbounded, The Fifth International Conference on Music and Minimalism
University of Turku; Sibelius Academy, University of the Arts, Helsinki, Finland (Turku, Helsinki, Finlândia)
|
2015/05 | “Singing, Ventriloquism and the Body: Performing the Voice in Postopera” | 23rd ICTM Colloquium Between Speech and Song: Liminal Utterances
Paris West University Nanterre La Défense (Paris, França)
|
2015/02/14 | “Documentary Singing: Performing the Voice in Music by Steve Reich” | Steve Reich Study Day
Kings Place, Society for Minimalist Music (Lonson, Reino Unido)
|
2015 | “Singing Gender as a Performance” | Musical Trouble: After Butler, colloquium
NEGEM, CESEM (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Public talk about Koyaanisqatsi (1982) dir. Godfrey Reggio (music by Philip Glass), Bodysong (2003) dir. Simon Pummell (music by Jonny Greenwood), Decasia (2002) dir. Bill Morrison (music by Michael Gordon) | “Atrás do Som e da Imagem”
O’culto da Ajuda (Lisbon, Portugal)
|
2014/12/11 | “Minimalism and Postminimalism” | Radio as a Pillar of Development of Serbian and Yugoslavian Art and Culture
Musicology Institute SANU (Belgrade, Sérvia)
|
2014/04/23 | “In Transit: from Operndorf to Youtube Symphony” | Musical Practices – Continuities and Transitions, XII. International Conference of the Department of Musicology
Department of Musicology, Faculty of Music, Belgrade University of Arts (Belgrade, Sérvia)
|
2014 | “Postopera: Reinventing the Vocalic Body” | Musicological Forum
Serbian Academy of Arts and Sciences (Belgrade, Sérvia)
|
2013/01/04 | “Will it Get Some Wind for the Sailboat? The Life and Times of Postopera” | International Symposium “Einstein on the Beach: Opera after Drama”
University of Amsterdam (Amsterdam)
|
2013 | “From Einstein to Disney: Political Economy of Opera beyond Drama” | Fourth International conference for Music and Minimalism
UCLA and the California State University, Long Beach (Los Angeles, Estados Unidos)
|
2013 | “Classical music and Ventriloquist Dance: Le Sacre du Printemps Reinvested” | Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera (1913-2013)
CESEM, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/11/09 | “Operatizing the Film” | International conference Opera and Cinema: The Politics of an Encounter
CESEM, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012 | “Politics of Turbo-folk” | Seminário «Estética e Política entre as Artes»
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012 | “Postopera and Moving Image: Singing Body beyond the Screen” | Conference: Das Wohnzimmer als Loge. Von der Fernsehoper zum medialen Musiktheater
Universitat Siegen (Siegen, Alemanha)
|
2012 | “Reinventing the Vocalic Body in Postopera” | Seminar “MÚSICA, TEORIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO”
CESEM, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012 | “Body and Voice, Divided: Singing Corporeality in the Age of Media” | International conference Astonished and Terrified: Opera and the Transformation of the World by Technology
Centre for Research in Opera and Music Theatre, University of Sussex (Brighton, Reino Unido)
|
2011/10 | “La Commedia, Vocal Travesty and Reinvention of Body-Voice – Gender Construct” | The Third International Conference on Minimalist Music
Katholieke Universiteit Leuven (Leuven, Bélgica)
|
2011 | "Writing to Vermeer: Singing Letters and Opera after Drama" | International Symposium: Time, Realism and Convention in Recent Opera
University of Sussex (Brighton, Reino Unido)
|
2011 | "From Minimal Music to Postopera: Repetition, Representation and (Post)Modernity" | Second Colloquium of Society for Minimalism in Music
University of Wolverhampton (Birmingham, Reino Unido)
|
2010/03 | “Prosthesis, Ventriloquism, Travesty: Reinventing Singing in the Age of Media” | International Workshop Opera in Medial Transformation
European Institute (Florence, Itália)
|
2008 | “Il Ruolo della musica contemporanea nella cultura europea” | lecture/roundtable discussion
RisonanzExpo (Pescara, Itália)
|
2005 | “Representation of Body in Music Theatre” | lecture
Department of Musicology, Faculty of Music, University of Arts (Belgrade, Sérvia)
|
2005 | “Opera in the Age of Media” | guest lecture
Faculty of Arts (Ljubljana, Eslovénia)
|
2004 | Opera as Mass-Media Art | Lecture series at MIC
Music Information Center (Belgrade, Sérvia)
|
2002/04 | “Music and Postmodernity in Yugoslavia” | guest lecture
Norvegian Academy of Music (Oslo, Noruega)
|
2002 | Opera in the Age of Media | Lecture series at MIC
Music Information Center, Belgrade (Belgrade, Sérvia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09 - 2021/01 | Opera "O Corvo Branco" by Philip Glass and Robert Wilson. Postdramatic perspectives.
Orientador
|
post-doc (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2018 - 2020 | “Descrever (Com Chantal Akerman). Tanto tempo tinha passado. Eu estou aqui.”
Coorientador
|
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/24 - 2019/06/25 | Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination, International Conference, co-host with Joao Pedro Cachopo
(2019/06/24 - 2019/06/25)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Teatro Nacional de São Carlos, Portugal Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2019/05/18 - 2019/05/18 | International symposium "Installing the Voice" (2019)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013/01/05 - 2013/01/06 | Einstein on the Beach: Opera after Drama, co-organizer with Sander van Maas (2013)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | Shaping the Present by the Future: (Ethno)musicology in/and Contemporaneity, International conference | Serbian Academy of Arts and Sciences |
2019 - Atual | International conference “Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination” | CESEM, Universidade NOVA de Lisboa, Teatro Nacional Sao Carlos |
2011 - Atual | Third International Conference on Music and Minimalism | Katholieke Univ. Leuven, Belgium |
2019/05/18 - 2019/05/18 | Installing the Voice, International symposium | TENT Rotterdam, Operadagen festival, CESEM |
2016 - 2016 | ‘LOG IN, LIVE ON’ música e cibercultura na era da Internet of Things | Organization: SociMus (CysMus)/CESEM, Universidade Nova de Lisboa |
2013/01/05 - 2013/01/06 | Einstein on the Beach: Opera after Drama, International symposium | University of Amsterdam |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | peer reviewer | Journal of the American Musicological Society, Estados Unidos |
2019 - Atual | Editorial board, INSAM Journal of Contemporary Music, Art and Technology | |
2018 - Atual | peer reviewer | Journal "Nuove Musiche", Itália |
2018 - Atual | peer reviewer | Journal of Musicological Research, Estados Unidos |
2017 - Atual | peer reviewer | Journal Muzikologija, Sérvia |
2003 - Atual | Editorial board, Muzicki Talas magazine | |
2005 - 2015 | Corresponding editor, Nutida Musik | |
2002 - 2009 | peer reviewer | TkH journal, Sérvia |
2001 - 2006 | Editorial board Treci program journal | Radio Belgrade 3, Sérvia |
2001 - 2006 | Editorial board, TkH Journal | |
2001 - 2005 | Editorial board for music program | Radio Belgrade 3, Sérvia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015/01 - 2015/04 | Module “Opera, New Media and Singing Body” | MA in Scenic Arts | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2014/01 - 2014/04 | Module “Opera, New Media and Singing Body” | (MA in Scenic Arts) | |
2009 - 2009 | Module: “Music as Text: from Formalist to Semiotic Analysis” | MA in Art Theory and Theory of Media, Interdisciplinary Postgraduate Studies | Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia |
2001 - 2002 | Course: Art Theory, MA in Art Theory and Theory of Media | MA in Art Theory and Theory of Media | Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia |
2001 - 2002 | Performance Theory | performance theory (Outros) | CENPI, Center for New Theatre and Dance, Sérvia |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/03/09 - 2020/03/09 | Music Matters, BBC Radio 3 | Game Changers, interview about the book Einstein on the Beach: Opera beyond Drama |
2015/02/19 - 2015/02/19 | Radio Belgrade 2 and Radio Belgrade 3 | Text for the Intermission of direct broadcast of Mozart’s opera “Don Giovanni” from Matropoliten Opera in New York |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | American Musicological Society | |
2012 - Atual | SPIM – Portuguese Society of Music Research | |
2009 - Atual | Union of Serbian Composers and Musical Writers | |
2007 - Atual | Society for Minimalist Music | |
2000 - Atual | Slovenian Musicology Society, Ljubljana, Slovenia | |
2018 - 2019 | Special Interest Group for Voice Studies, The Society for Ethnomusicology | Co-chair |
2004 - 2011 | CHINCH, Initiative for Research and Production of Contemporary Music, “Live” and Visual Arts | director |
2001 - 2010 | TKH (Walking Theory), Center for Theory and Practice of Performing Arts (Belgrade) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Steering Committee, Society for minimalist Music
Membro
|
Society for Minimalist Music, Reino Unido |
2011 - 2015 | Steering Committee, Society for minimalist Music
Membro
|
Society for Minimalist Music, Reino Unido |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2019/04 - 2019/04 | Installing the Voice | Piet Zwart Institute, Rotterdam, master students |
Distinções
Prémio
2013 | Thurnau Award |
2010 | Bozidar Valtrovic theatre award
Little Theatre Dusko Radovic, Sérvia
|
Outra distinção
2013 | FCT Postdoc research grant
Foundation for Science and Technology (FCT), Portugal
|
2007 | Hyugens grant
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs, Países Baixos
|
2003 | Huygens grant
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs, Países Baixos
|
2003 | British Council travel grant |
2002 | Research Council of Norway Grant
Norges forskningsråd, Noruega
|
2000 | Pro Helvetia travel grant |