???global.info.a_carregar???
Maria da Natividade Carvalho Pires has published several articles in specialized journals. She has 4 chapters(s) of books and 4 books(s). She participated and/or participated as a Researcher in 5 European projects. In her professional activities she have interacted with 40 collaborators in co-authorship of scientific works. In her Science Vitae curriculum the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production and the Domain/Scientific Area of Social Sciences and Educational Sciences are: Youth and Children’s Literature; Preschool education; Primary education; Higher Education; Tradicional tales; Witches; Princesses; Interculturalism; Differences; Intercultural education; Fairy tales; Autonomy; Autonomy’s development; Gender stereotypes; Books album; Gender representations; Gender stereotypes; Picture story book; Visual narratives; Inclusion; Exclusion; Special educational needs; Sociomoral development; Automonous and heteromonous morality; Reading habits; Reader behavior; Cultural diversity; Personal identity; Cultural diversity; Personal identity; Nature; Mainstreaming; Teaching learning; Creativity; Motivation; Water’s Symbology; Literary education; Kamishibai; Narratives skills; Narrative; Development; Values; Friendship; Equality; Intertextuality; Ana Saldanha; Cultura portuguesa; Literatura Portuguesa; José Régio; José Gomes Ferreira; Alice Vieira; AntónioTorrado; D. Sebastião; Reading in Digital support and Paper support; Supervised teaching practice; Language skills; Specific learning difficulties; Imaginary; Metamorphosis; Grimm Brothers; Children's rights; Case study; Transformation/metamorphosis; Creative writing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Natividade Carvalho Pires

Identificadores de autor

Ciência ID
511E-5D94-45E3
ORCID iD
0000-0002-7853-1595

Telefones

Telefone
  • 272339100 (Profissional)

Moradas

  • R. Prof. Doutor Faria de Vasconcelos, 600-266, Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2001/11/09
Concluído
Literatura Portuguesa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Da Literatura Tradicional à Literatura Contemporânea - Pontes e Fronteiras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996 - 2022 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2021 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2020 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2017 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2017 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2017 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/13 - 2022/11/13 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021/09/30 eMysteries - Stories to Engage Students in Close Reading with the Use of Mobile Devices
Projekt: 2019-1-DE03-KA201-060127
2019-1-DE03-KA201-060127
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2015 - 2017/08/31 IDPBC- Identity and diversity in Picture Book Collections
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2014 - 2016 Boys Reading
2014-1-HR01-KA200-007171
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Concluído
2008 - 2010/07/15 Representações do Outro no Plano Nacional de Leitura Português PNL: Estratégias para uma Educação Intercultural sobre as Obras Recomendadas para o 4º Ano do Ensino Básico
IME/CED/81881/2006
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2016/11/30 AQUA NARRABILIS (NARRation - Acquisition of Basic skills in Libraries and Schools)
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  2. Morgado, Maria Margarida, coord.; Pires, Maria da Natividade, coord.. "Textos, imagens e contos sobre mobilidade. Investigação e práticas em educação intercultural". 2012.
  3. Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, Helena. "Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo". 2009.
  4. Pires, Natividade; Morgado, Margarida. "Representaciones de "otro" en obras del plan nacional de lecturas portugués". 2008.
  5. Pires, Maria da Natividade. "Ana Saldanha: cruzadas nos contos “era uma vez… outra vez”". 2005.
  6. Pires, Natividade. "D. Sebastião na literatura belga : perspectiva crítica das relações história-mito". 2004.
  7. Pires, Maria da Natividade. "José Jorge Letria: a dádiva de uma casa da poesia". 2004.
  8. Pires, Maria da Natividade. "Representações de Portugal na obra de Alice Vieira: desdobramentos do olhar". 1999.
Artigo em revista
  1. Pires, Maria da Natividade Carvalho; Abrantes, Maria Manuela. "BOYS READING: UM PROJETO SOBRE COMO MOTIVAR RAPAZES ADOLESCENTES PARA A LITERATURA". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12 n.Especial (2018): 136-152. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e02018136-152.
    Acesso aberto • 10.19177/prppge.v12e02018136-152
Capítulo de livro
  1. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Portugal: Presses Universitaires de Bordeaux,
  2. Pires, Natividade. "Ouverture sur la mer et les autres cultures : l'album portuguais à l'heure de l'Europe". Portugal: L'Hamattan,
  3. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". Portugal,
  4. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. "Literatura, cânone, clássicos in Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores". Portugal: Santillana Editores,
Livro
  1. Yubero, Santiago; Larrañaga, Elisa; Pires, Natividade. Estudo sobre os hábitos de leitura dos estudantes portugueses do ensino superior. Portugal. 2014.
  2. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Portugal: Santillana Editores. 2013.
  3. Pires, Maria. Intercultural Education and Children's Literature. 2010.
  4. Pires, Natividade. Ana Saldanha : linhas cruzadas nos contos “era uma vez… outra vez”. Portugal: Apenas Livros. 2005.
Relatório
  1. Pires, Maria da Natividade Carvalho. 1996. Contos tradicionais e sua receção na literatura infantil contemporânea. http://hdl.handle.net/10400.11/2649.
Revisão de livro
  1. Pires, Maria da Natividade. "Marvels & tales. Journal of fairy-tale studies. Special issue: Angela Carter and the literary Märchen, vol. 12, nº 1, 1998, 252 pp.". http://hdl.handle.net/10400.1/2436.
Tese / Dissertação
  1. Bartolomeu, Jéssica Diogo. "O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6104.
  2. Ventura, Marina Ribeiro. "O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de educação pré-escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6105.
  3. Martins, Ana Rita Gonçalves. "Feminino e masculino: representações nas narrativas para crianças e conceções das crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6102.
  4. Barros, José Rodrigo Pinho. "Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6254.
  5. Silva, Bruna Alexandra Pires da. "O desenvolvimento de competências narrativas nos alunos do 1.ºCiclo do Ensino Básico – a água como temática literária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.11/5570.
  6. Caetano , Vanessa Alexandra Martins. "A educação pré-escolar e a promoção da interculturalidade : o papel dos contos tradicionais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5370.
  7. Eusébio, Sara Carolina Nogueira. "Como promover o desenvolvimento moral através da literatura infantil, em contexto de sala de aula?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5373.
  8. Robalo, Cátia Cristina Malhadas. "Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5377.
  9. Pereira, Cláudia Patrícia Lopes. "Preferências de leitura nas crianças do 1º ciclo do ensino básico : haverá indícios de preferências diferentes em função do género?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5390.
  10. Magalhães, Ana Soraia Dias. "Desenvolvimento das competências narrativas em crianças da educação pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5372.
  11. Grilo , Raquel Filipa Lopes. "Contributo das ilustrações para a construção das representações de género na criança do 1º ciclo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5391.
  12. Silva, Ana Rita Fernandes Rodrigues da. "A contribuição dos contos de fadas na promoção do conceito de autonomia da criança". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3062.
  13. Fortunato, Inês Raquel Oliveira. "Representações de género na literatura para crianças : perceções das crianças do ensino pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3064.
  14. Dias, Lígia Daniela Pinto. "Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2992.
  15. Dias, Cristiana Daniela Subtil. "A simbologia da água nos contos e o seu papel na formação literária da criança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2652.
  16. Figueira, Andreia Maria Martins. "As conceções das crianças do 1º ciclo sobre os valores da amizade e igualdade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2684.
  17. Branco, Guida Maria Monteiro dos Santos Baltazar. "Importância da música no ensino da língua estrangeira : espanhol". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2369.
  18. Afonso, Inês da Conceição Marques. "A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2664.
  19. Nunes, Ana Rita Rodrigues Roque Pina. "A importância da literatura para a infância na educação pré-escolar : as questões de género". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2642.
  20. Santos, Patrícia Cardoso Morgado Ribeiro dos. "O uso do vídeo como estratégia promotora da aprendizagem de uma língua estrangeira na sala de aula". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2370.
  21. Teixeira, Raquel Sofia Alves. "Compreender a leitura em diferentes suportes : digital/papel". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2156.
  22. Antunes, Luísa Alexandra Martins. "A importância dos contos tradicionais na construção do imaginário da criança do 1º ciclo do ensino básico : os contos de Grimm e a expressão plástica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/3126.
  23. Antunes, Natércia Raquel Martins. "A importância dos contos tradicionais na construção do imaginário da criança do 1º ciclo do ensino básico : reflexos na escrita criativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2064.
  24. Luciano, Benjamim Jorge Neves. "Cultura, identidade, educação e mudança: a importância da cultura local no currículo do 1º CEB - contributos para a sua consolidação". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3359.
  25. Gaspar, Cátia Filipa da Rosa. "Os animais nos contos tradicionais portugueses - relações de poder". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2161.
  26. Santos, Ana Teresa de Almeida Caramelo dos. "Desenvolvimento das Competências linguísticas versus sucesso escolar : intervenção nas competências linguístico-comunicativas de alunos avaliados ao abrigo do Despacho Normativo nº1/2006". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.11/3127.
  27. Pires, Maria da Natividade Carvalho. "Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteiras". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10400.11/4721.
  28. Pires, Maria da Natividade Carvalho. "Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteiras". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10316/781.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Contos de animais dos países lusófonos - Promoção de uma educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 A Literatura para a infância como forma de promover a educação intercultural em crianças da educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Questões de género na literatura infantil - Um trabalho com crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Feminino e masculino: representações nas narrativas para crianças e conceções das crianças em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra.
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2017 - 2017 O desenvolvimento de competências narrativas nos alunos do 1.ºCiclo do Ensino Básico – a água como temática literária
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A educação pré-escolar e a promoção da interculturalidade : o papel dos contos tradicionais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento das competências narrativas em crianças da educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Como promover o desenvolvimento moral através da literatura infantil, em contexto de sala de aula?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Preferências de leitura nas crianças do 1º ciclo do ensino básico : haverá indícios de preferências diferentes em função do género?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Contributo das ilustrações para a construção das representações de género na criança do 1º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 A contribuição dos contos de fadas na promoção do conceito de autonomia da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Representações de género na literatura para crianças : perceções das crianças do ensino pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Importância da música no ensino da língua estrangeira : espanhol
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 O uso do vídeo como estratégia promotora da aprendizagem de uma língua estrangeira na sala de aula
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal