???global.info.a_carregar???
Rui Araújo. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências do Desporto em 2016/01/13 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo em 2010/07/28 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto e Licenciatura em Desporto e Educação Física em 2009/07/10 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto. É Professor Auxiliar no(a) Instituto Universitário da Maia. Publicou 26 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros. Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 32 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 3. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: "Modelos de Ensino"; "Voleibol"; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
5116-3A47-9F07
ORCID iD
0000-0001-5748-821X

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010/09/01 - 2016/01/13
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Desporto, Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Long-term Implementation of Sport Education and Step-Game Approach: The Development of Students’ Volleyball Competence and Student-Coaches’ Instructional Skills." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção
2009/09/01 - 2010/07/28
Concluído
Treino de Alto Rendimento Desportivo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Estudo do Conhecimento Processual, da Tomada de Decisão e da Performance na Ação de Ataque em Voleibol Feminino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2004/09/01 - 2009/07/10
Concluído
Desporto e Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Desporto de Rendimento
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Análise dos Constrangimentos situacionais associados ao Ataque e ao Bloco no Voleibol masculino de elite - Estudo aplicado na Fase Final do Campeonato do Mundo de 2007. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2021/08/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 - 2020 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Azevedo, Eugénia Lopes; Fernandes, Carla Sofia Valério; Araújo, Rui; Ramos, Ana Gracinda Alves; Mesquita, Isabel Maria Ribeiro. "How can a facilitator's caring approach trigger and deepen pre-service teachers' reflection on their pedagogical practice? A year-long action research study". Reflective Practice 24 6 (2023): 806-818. http://dx.doi.org/10.1080/14623943.2023.2264213.
    Publicado • 10.1080/14623943.2023.2264213
  2. Clemente, Filipe Manuel; Praça, Gibson; Oliveira, Rafael; Aquino, Rodrigo; Araújo, Rui; Silva, Rui; Sarmento, Hugo; Afonso, José. "A systematic review of the criterion validity and reliability of technical and tactical field-based tests in soccer". International Journal of Sports Science & Coaching (2022): 174795412210852. http://dx.doi.org/10.1177/17479541221085236.
    10.1177/17479541221085236
  3. Azevedo, Eugénia; Araújo, Rui; Mesquita, Isabel. "The development of reflective skills in physical education teacher education: a systematic review". Retos 46 (2022): 162-178.
    Acesso aberto • Publicado
  4. José Afonso; Rodrigo Ramirez-Campillo; Ricardo Franco Lima; Lorenzo Laporta; Ana Paulo; Henrique de Oliveira Castro; Gustavo De Conti Teixeira Costa; et al. "Unilateral versus Bilateral Landing after Spike Jumps in Male and Female Volleyball: A Systematic Review". Symmetry (2021): https://doi.org/10.3390/sym13081505.
    10.3390/sym13081505
  5. Araújo, Rui; Delgado, Mariana; Azevedo, Eugénia; Mesquita, Isabel. "Students’ Tactical Understanding During a Hybrid Sport Education/Step-Game Approach Model Volleyball Teaching Unit". Movimento (ESEFID/UFRGS) 26 (2020): e26042. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.97764.
    10.22456/1982-8918.97764
  6. Resende, Rui; Aires, L.; Araújo, Rui; Gomes, P.; Sarmento, F.; Amaral-da-Cunha, M.. "Confinamento Covid-19: Um olhar dos estudantes- estagiários de Educação Física". Journal of Sport Pedagogy and Research 7 2 (2020): 1-16.
    Publicado
  7. Bessa, Cristiana; Hastie, Peter; Araújo, Rui; Mesquita, Isabel. "What Do We Know About the Development of Personal and Social Skills within the Sport Education Model: A Systematic Review.". Journal of Sports Science and Medicine 18 (2019): 812-829. https://www.jssm.org/hfabst.php?id=jssm-18-812.xml.
    Publicado
  8. Araújo, R.; Hastie, P.; Lohse, K.R.; Bessa, C.; Mesquita, I.. "The long-term development of volleyball game play performance using Sport Education and the Step-Game-Approach model". European Physical Education Review 25 2 (2019): 311-326. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058577891&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1356336X17730307
  9. Araújo, Rui; Hastie, Peter; Lohse, Keith R; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "The long-term development of volleyball game play performance using Sport Education and the Step-Game-Approach model". European Physical Education Review 25 2 (2017): 311-326. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x17730307.
    10.1177/1356336x17730307
  10. Araújo, Rui; Hastie, Peter; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "The evolution of student-coach’s pedagogical content knowledge in a combined use of sport education and the step-game-approach model". Physical Education and Sport Pedagogy 22 5 (2017): 518-535. http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2017.1294668.
    10.1080/17408989.2017.1294668
  11. Rui Araújo. "A aprendizagem dos alunos e as dinâmicas operantes no seio das equipas no Modelo de Educação Desportiva: Evidências da investigação e direções futuras". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2017 S1A (2017): 39-49. https://doi.org/10.5628/rpcd.17.S1A.39.
    10.5628/rpcd.17.S1A.39
  12. Pereira, José; Araújo, Rui; Farias, Cláudio; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "Sport Education and Direct Instruction Units: Comparison of Student Knowledge Development in Athletics". Journal of Sports Science and Medicine 15 4 (2016): 569-577.
  13. Mesquita, Isabel; Pereira, José Augusto Rodrigues; Araújo, Rui; Farias, Cláudio; Rolim, Ramiro. "Representação dos alunos e professora acerca do valor educativo do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Atletismo". Motricidade 12 1 (2016): 26. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.4213.
    Publicado • 10.6063/motricidade.4213
  14. Araújo, Rui; Mesquita, Isabel; Hastie, Peter; Pereira, Cristiana. "Students game performance improvements during a hybrid sport education-step-game-approach volleyball unit". European Physical Education Review 22 2 (2016): 185-200. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x15597927.
  15. Afonso, José; Bessa, Cristiana; Araújo, Rui; Coutinho, Patrícia; Mesquita, Isabel. "Translating formal game into manageable game forms. The case of volleyball.". Research Quarterly for Exercise and Sport 87 (2016): S27.
  16. Pereira, J.; Araújo, R.; Farias, C.; Bessa, C.; Mesquita, I.. "Sport education and direct instruction units: Comparison of student knowledge development in athletics". Journal of Sports Science and Medicine 15 4 (2016): 569-577. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84996549923&partnerID=MN8TOARS.
  17. André, Mauro Henrique; Hastie, Peter; Araújo, Rui. "O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo". Revista Brasileira de Ciências do Esporte 37 4 (2015): 323-332. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.08.001.
    Publicado • 10.1016/j.rbce.2015.08.001
  18. Pereira, José Augusto Rodrigues; Hastie, Peter; Araújo, Rui; Farias, Cláudio; Rolim, Ramiro; Mesquita, Isabel. "A Comparative Study of Students’ Track and Field Technical Performance in Sport Education and in a Direct Instruction Approach". Journal of Sports Science and Medicine 14 1 (2015): 118-127.
    Publicado
  19. Araújo, Rui; Mesquita, Isabel; Hastie, Peter. "Review of the Status of Learning in Research on Sport Education: Future Research and Practice". Journal of Sports Science and Medicine 13 4 (2014): 846-858.
    Publicado
  20. Mesquita, Isabel; Pereira, Cristiana; Araújo, Rui; Farias, Cláudio; Santos, Diana; Marques, Ramiro. "Modelo de Educação Esportiva: da Aprendizagem à Aplicação". Revista da Educação Física/UEM 25 1 (2014): 1-14.
    Publicado
  21. Pereira, J.; Hastie, P.; Araújo, R.; Farias, C.; Rolim, R.; Mesquita, I.. "A comparative study of students’ track and field technical performance in sport education and in a direct instruction approach". Journal of Sports Science and Medicine 14 1 (2014): 118-127. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84921775868&partnerID=MN8TOARS.
  22. Pereira, José Augusto; Mesquita, Isabel; Araújo, Rui; Rolim, Ramiro. "Estudo comparativo entre o Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Instrução Direta no ensino de habilidades técnico-motoras do Atletismo nas aulas de Educação Física". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 13 2 (2013): 29-43. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.13.02.29.
    10.5628/rpcd.13.02.29
  23. Araújo, Rui; Mesquita, Isabel; Hastie, Peter; Farias, Cláudio; Santos, Diana. "Content knowledge of the student-coach in peer teaching tasks in a hybrid se-sga volleyball unit.". Revista Mineira de Educação Física Especial 9 (2013): 49-55.
    Publicado
  24. Farias, Cláudio; Mesquita, Isabel; Hastie, Peter; Araújo, Rui; Santos, Diana. "‘Scaffolding’ students’ autonomy within a sport education class: towards handover of instructional leadership to student-coaches’". Revista Mineira de Educação Física Especial 9 (2013): 1080-1086.
    Publicado
  25. Santos, Diana; Bastos, Paulo; Araújo, Rui; Farias, Cláudio; Mesquita, Isabel. "The impact of a hybrid sport education-step game approach model volleyball unit on students’ learning outcomes.". Revista Mineira de Educação Física Especial 9 (2013): 101-107.
    Publicado
  26. Afonso, José; Esteves, Francisca; Araújo, Rui; Thomas, Luke; Mesquita, Isabel. "Tactical determinants of setting zone in elite men’s volleyball.". Journal of Sports Science and Medicine 11 1 (2012): 167-173.
  27. Araújo, Rui; Afonso, José; Mesquita, Isabel. "Procedural Knowledge, Decision Making and Performance in Women’s Volleyball According to Age Group and Specific Experience.". The Open Sport Sciences Journal 5 (2012): 167-173.
    Publicado
  28. Araújo, Rui; Afonso, José; Mesquita, Isabel. "Procedural knowledge, decision-making and game performance analysis in Female Volleyball’s attack according to the player’s experience and competitive success". International Journal of Performance Analysis in Sport 11 1 (2011): 1-13. http://dx.doi.org/10.1080/24748668.2011.11868524.
  29. Araújo, Rui; Castro, José; Marcelino, Rui; Mesquita, Isabel. "Relationship between the Opponent Block and the Hitter in Elite Male Volleyball". Journal of Quantitative Analysis in Sports 6 4 (2010): http://dx.doi.org/10.2202/1559-0410.1216.
    10.2202/1559-0410.1216
  30. Araújo, Rui; Mesquita, Isabel; Marcelino, Rui. "Relationship between Block Constraints and set outcome in Elite Male Volleyball". International Journal of Performance Analysis in Sport 9 3 (2009): 306-313. http://dx.doi.org/10.1080/24748668.2009.11868487.
    10.1080/24748668.2009.11868487
Capítulo de livro
  1. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Discussion of Field-Based Soccer Tests for Sprinting, Change-Of-Direction, and Agility". 95-102. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_6
  2. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Reliability Levels of the Tests". 33-85. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_4
  3. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Characteristics of the Included Tests". 15-31. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_3
  4. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Discussion of Field-Based Soccer Tests for Strength and Power". 103-110. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_7
  5. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Introduction". 1-3. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_1
  6. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Systematically Revising the Literature of Field-Based Soccer Tests". 5-14. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_2
  7. Clemente, F.M.; Oliveira, R.; Silva, R.; Akyildiz, Z.; Ceylan, H.I.; González, J.R.; Fernández, F.T.G.; et al. "Discussion of Field-Based Soccer Tests for Aerobic Fitness". 87-94. 2022.
    10.1007/978-3-031-03895-2_5
  8. Afonso, José; Araújo, Rui; Coutinho, Patrícia; Pinheiro, P. M. "O desempenho decisional nos jogos desportivos: reflexões e aplicações". In A Tomada de Decisão nos Jogos Desportivos Coletivos: do Laboratório ao Terreno de Jogo, editado por Fernando Tavares; Filipe Casanova, 49-60. Editora FADEUP, 2017.
    10.22533/at.ed.8671907108
  9. Afonso, J.; Bessa, C.; Araújo, Rui; Coutinho, P.; Mesquita, I.. "Translating formal game into manageable game forms. The case of volleyball.". In Just Play It – Innovative, international approaches to games, editado por P. Furley; F. Fasold; S. Hüttermann; C. Kreitz; B. Noël; R. Rein; D. Memmert. 2016.
  10. Mesquita, Isabel; Afonso, José; Coutinho, Patrícia; Araújo, Rui. "Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação.". In Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar, editado por Fernando Tavares, 73-122. Editora FADEUP, 2013.
  11. Araújo, Rui; Coutinho, Patrícia; Delgado, Mariana; Paço, Adriano; Mesquita, Isabel. "Análise da Ação de Ataque do Jogador Oposto em Voleibol - Estudo aplicado em equipas de elite no Campeonato do Mundo de 2007.". In Desporto e Pedagogia - Formação e Investigação, editado por Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 195-206. Coisas de Ler, 2012.
  12. Coutinho, Patrícia; Araújo, Rui; Delgado, Mariana; Lima, Bruno; Mesquita, Isabel. "Estudo da relação entre a Ação de Distribuição, o Resultado no Set, o Tempo de Ataque e o Jogador Solicitado no voleibol de Alto Rendimento Masculino". In Desporto e Pedagogia - Formação e Investigação, editado por Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 207-217. Coisas de Ler, 2012.
Resumo em conferência
  1. Amaral da Cunha, M.; Marcelino, R.; Araújo, Rui; Santos, S.. "Avaliando-nos a nós mesmos como professores de futuros professores de Educação Física.". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Educação Física, Figueira da Foz, 2019.
  2. Santos, S.; Silva, D.; Amaral da Cunha, M.; Lagoa, M.; Araújo, Rui; Sampaio, J.. "Efeitos do programa Skills4genius no pensamento e no comportamento técnico-tático criativo em crianças". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Educação Física, Figueira da Foz, 2019.
  3. Azevedo, E.; Araújo, Rui; Mesquita, I.. "A aprendizagem colaborativa no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de educação física". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Educação Física, Figueira da Foz, 2019.
  4. Eugénia, E.; Araújo, Rui; Mesquita, I.. "O impacto da aprendizagem colaborativa em comunidade de prática, no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de EF". Trabalho apresentado em VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Rio Maior, 2018.
  5. Araújo, Rui. "A aprendizagem dos alunos e as dinâmicas operantes no seio das equipas no Modelo de Educação Desportiva: Evidências da investigação e direções futuras". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional dos Jogos Desportivos Coletivos, 2017.
    10.5628/rpcd.17.S1A.39
  6. Araújo, Rui; Mesquita, I.; Hastie, P.; Bessa, C.. "A evolução instrucional dos estudantes-treinadores no uso combinado do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
  7. Pereira, J.; Rolim, R.; Araújo, Rui; Farias, C.; Mesquita, I.. "Impacto do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Instrução Direta na aprendizagem das habilidades técnicas do Atletismo". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
  8. Bessa, C.; Araújo, Rui; Rolim, R.; Mesquita, I.. "Da Aprendizagem À Aplicação Do Modelo De Educação Desportiva: Perceção De Estudantes Do Mestrado Em Educação Física". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
  9. Araújo, Rui; Delgado, M.; Medeiros, A.; Mesquita, I.. "The impact of a hybrid Sport Education – Step Game Approach Volleyball unit on students’ game understanding". Trabalho apresentado em Anais do 5º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos, 2015.
  10. Araújo, Rui; Mesquita, I.; Hastie, P.; Santos, D.; Farias, C.. ") A Longitudinal Study of Student’s Game Performance, Personal and Social Skills in Volleyball through Sport Education". Trabalho apresentado em AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future, 2013.
  11. Santos, D.; Mesquita, I.; Hastie, P.; Rolim, R.; Araújo, Rui; Farias, C.. "Examining the Impact of a Sport Education Athletics unit on Student’s Skill Execution according to Gender and Skill Level". Trabalho apresentado em AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future, 2013.
  12. Araújo, Rui; Moraes, C.; Coutinho, P.; Mesquita, I.. "Determinants related to the attack tempo in high-level male Volleyball". Trabalho apresentado em World Congress of Performance Analysis of Sport IX, 2012.
  13. Araújo, Rui; Moraes, C.; Coutinho, P.; Mesquita, I.. "Determinants of serve action in high-level male volleyball". Trabalho apresentado em World Congress of Performance Analysis of Sport IX, 2012.
  14. Coutinho, P.; Araújo, Rui; Mesquita, I.. "Sporting activities of Volleyball players throughout the development stages according to competitive level and gender". Trabalho apresentado em World Congress of Performance Analysis of Sport IX, 2012.
  15. Coutinho, P.; Araújo, Rui; Mesquita, I.. "The sport development pathway of volleyball players: the nature and type of sport practice". Trabalho apresentado em World Congress of Performance Analysis of Sport IX, 2012.
  16. Santos, D.; Farias, C.; Araújo, Rui; Mesquita, I.. "The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on defensive decision making and skill execution according to students' skill level". Trabalho apresentado em 16th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2011.
  17. Santos, D.; Farias, C.; Araújo, Rui; Mesquita, I.. "The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on offensive decision making and skill execution according to players' gender". Trabalho apresentado em 16th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2011.
  18. Santos, D.; Araújo, Rui; Fonseca, J.; Mesquita, I.. "The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on student’s enjoyment". Trabalho apresentado em VII Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y la Educación Física, 2011.
  19. Araújo, Rui; Coutinho, P.; Delgado, M.; Paço, A.; Mesquita, I.. ") Análise da Ação de Ataque do Jogador Oposto em Voleibol – Estudo aplicado em equipas de elite no Campeonato do Mundo de 2007". Trabalho apresentado em 1º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2010.
  20. Araújo, Rui; Coutinho, P.; Delgado, M.; Frada, D.; Mesquita, I.. "Estudo dos constrangimentos relacionados com o Tipo de Set e o Ataque na ação de Distribuição no Voleibol de Alto Rendimento Masculino". Trabalho apresentado em 1º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2010.
  21. Coutinho, P.; Araújo, Rui; Delgado, M.; Lima, B.; Mesquita, I.. "Estudo da relação entre a Ação de Distribuição, o Resultado no Set, o Tempo de Ataque e o Jogador Solicitado no Voleibol de Alto Rendimento". Trabalho apresentado em 1º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2010.
  22. Coutinho, P.; Araújo, Rui; Delgado, M.; Pereira, N.; Mesquita, I.. "Estudo da Ação de Receção e Defesa em função do Jogador Interveniente no Voleibol de Alto Rendimento Masculino". Trabalho apresentado em 1º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2010.
Tese / Dissertação
  1. Araújo, Rui. "Long-term Implementation of Sport Education and Step-Game Approach: The Development of Students’ Volleyball Competence and Student-Coaches’ Instructional Skills". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2015.
  2. Araújo, Rui. "Estudo do Conhecimento Processual, da Tomada de Decisão e da Performance na Ação de Ataque em Voleibol Feminino". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2010.
  3. Araújo, Rui. "Análise dos Constrangimentos situacionais associados ao Ataque e ao Bloco no Voleibol masculino de elite - Estudo aplicado na Fase Final do Campeonato do Mundo de 2007". Licenciatura, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 "How can I do it? I'm only a pre-service teacher." Sport Education model in an alternate teaching unit: an action-research study. 1st International Meeting on Sport, Education and Communities: Beyond the Field.
2023 How Can Pre-Service Teachers Feel More Engaged in Their Physical Education Practicum? The Impact of a Caring Approach. 6th international Conference on Innovative Research in Education
(Copenhaga, Dinamarca)
2023 Sparking social emotional skills and motor competence with the skills4genius. CIDESD International Congress
(Vila Real, Portugal)
2023 Pre-service teachers’ use of Sport Education during alternate planning structures in Physical Education: an action-research study. CIDESD International Congress
(Vila Real, Portugal)
2022 Modelo de Educação Desportiva numa Unidade de Ensino Alternado: Um estudo de Investigação-Ação. 4ª Edição do Seminário Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física? Onde a Teoria encontra a Prática.
2021/10/19 Programa gym4petiz- implementação/adaptação ao formato online e em contexto familiar. XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
2021/10/19 Gym4petiz, exercício físico em bebés e crianças com idade pré-escolar em família: apresentação do protocolo de intervenção. XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
2021/10/19 A eficácia da aplicação do storytelling para a estimulação da atividade física: revisão sistemática. XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
2021/09/23 GYM4PETIZ, physical exercise for toddlers and infants in family: study protocol with implementation to the online format. 5th Assembly of the International Motor Development Research Consortium
2020 Efeitos do programa desportivo Skills4genius no pensamento criativo em crianças do 1.º CEB XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2020 Perspetivas sobre o uso do Portefólio como instrumento de avaliação formativa e sumativa na formação de professores de Educação Física XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2019 The implementation of informal and formal accountability systems in Sport Education. VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física
2019 The importance of the longitudinal application of Sport Education to develop student-coaches’ pedagogical content knowledge and students’ learning VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física
2019 Can composting reflection be achieved by pre-service teachers? VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física
2019 The marriage between reflection and transformative learning: how pre-service teachers’ reflection skills can be improved. VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física
2019 Application of a volleyball teaching unit based on step-game-approach – experience in a public school 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
2019 Can composting reflection be achieved by student coaches’? 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
2019 A aprendizagem colaborativa no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de educação física. [Collaborative learning in the development of reflective skills of Physical Education pre-service teachers.] 11º Congresso Nacional de Educação Física
2018 O impacto da aprendizagem colaborativa em comunidade de prática, no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de EF. [The impact of collaborative Learning within communities of practice in the development of reflective skills of Physical Education pre-service teachers.] VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
2017 A aprendizagem dos alunos e as dinâmicas operantes no seio das equipas no Modelo de Educação Desportiva: Evidências da investigação e direções futuras. [Students' Learning and dynamics within the groups in Sport Education Model: research evidentes and future directions.] VI Congresso Internacional dos Jogos Desportivos
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
2017 O Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo [The Step-Game-Approach Model] Seminário “Voleibol: da Formação ao Alto Rendimento”
Universidade da Beira Interior
2016 A evolução instrucional dos estudantes-treinadores no uso combinado do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo. [The Evolution of student-coches' instrucional skills in the combined used of Sport Education and Step-Game-Approach models.] XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
2016 Impacto do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Instrução Direta na aprendizagem das habilidades técnicas do Atletismo. [The impact of Sport Education and Direct Instruction models in the development of technical skills of Track and Field]. XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
2016 Da Aprendizagem À Aplicação Do Modelo De Educação Desportiva: Perceção De Estudantes Do Mestrado Em Educação Física. [From Learning to Teaching Sport Education: Student-Teachers perceptions.] XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.
2015 Autonomização do atleta na tomada de decisão: o papel das estratégias de treino implícitas e interativas. [Athletes autonomy in decision-making: the role of implicit and interactive strategies.] Seminário “Formação de Treinadores: Mitos na formação de crianças e jovens”
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
2015 The impact of a hybrid Sport Education – Step Game Approach Volleyball unit on students’ game understanding V Congresso Internacional dos Jogos Desportivos
2014 The effectiveness of the student-coach instruction in peer-teaching tasks during a Sport Education unit. ECER: The Past, Present and Future of Educational Research in Europe
2014 The Evolution of the Students-Coach Task Instruction During a Sport Education Athletics Unit European Educational Research Association. The European Conference on Educational Research
2013 Content knowledge of the student-coach in peer teaching tasks in a hybrid SE-SGA volleyball unit IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos; Presente e o Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: formação e investigação
2013 ‘Scaffolding’ students’ autonomy within a sport education class: towards handover of instructional leadership to student-coaches. IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos; Presente e o Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: formação e investigação
2013 The impact of a hybrid sport education-step game approach model volleyball unit on students’ learning outcomes. IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos; Presente e o Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: formação e investigação
2013 Examining the Impact of a Sport Education Athletics unit on Student’s Skill Execution according to Gender and Skill Level. AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future.
2013 A Longitudinal Study of Student’s Game Performance, Personal and Social Skills in Volleyball through Sport Education. AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future.
2013 Implementing Sport Education for teaching Physical Education: an Action-Research study. AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future.
2012 Determinants related to the attack tempo in high-level male Volleyball. World Congress of Performance Analysis of Sport IX
2012 Sporting activities of Volleyball players throughout the development stages according to competitive level and gender. World Congress of Performance Analysis of Sport IX
2012 The sport development pathway of volleyball players: the nature and type of sport practice. World Congress of Performance Analysis of Sport IX
2011 Tactical Determinants of the Attack Player in High Level Male Volleyball 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.
2011 Differences in Game Performance and Decision-Making in Female Volleyball Players according to experience level and status within the team. 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.
2011 Procedural Knowledge of Female Volleyball Players in Defensive Actions: Differences Across Three Levels of Experience. 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos
2011 Relationship Between Procedural Knowledge and Player Status Within The Team. Study With Female Volleyball Players During Performance of Defensive Tasks in Live-Action Settings. 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.
2011 Estudo do Desempenho Motor e da Competência Percebida no Ensino do Andebol Segundo o Modelo de Educação Desportiva. [The Analysis of Motor Performance and Perceived Competence in Teaching Handball Through Sport Education Model.] 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos
2011 The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on defensive decision making and skill execution according to students' skill level. 16th annual Congress of the ECSS
2010 Análise da Ação de Ataque do Jogador Oposto em Voleibol – Estudo aplicado em equipas de elite no Campeonato do Mundo de 2007. 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto
2010 Estudo de constrangimentos ofensivos afetos à Ação de Distribuição no Voleibol de Alto Rendimento Masculino. 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto
2010 Estudo da relação entre a Ação de Distribuição, o Resultado no Set, o Tempo de Ataque e o Jogador Solicitado no Voleibol de Alto Rendimento Masculino. 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto
2010 Estudo da Ação de Receção em função do Jogador Interveniente no Voleibol de Alto Rendimento Masculino. 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto
2009 Estudo da relação da eficácia do ataque no side-out com o tipo de oposição do bloco em função da especialização do jogador atacante. Seminário Internacional “Desafios às Ciências do Desporto”
2009 Análise da eficácia do jogador atacante de acordo com o tempo de ataque, zona de ataque e o número de atacantes disponíveis para o ataque no side-out. Seminário Internacional “Desafios às Ciências do Desporto”
2008 O regime jurídico das Federações Desportivas: a realidade orgânica e funcional da F. P. de Voleibol. 9º Congresso Nacional de Gestão de Desporto e 1º Congresso Internacional de Gestão de Desporto.
2008 O estatuto da Federação Portuguesa de Voleibol: a comparação entre o regime jurídico das federações desportivas e o estatuto interno da respetiva federação. XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual The impact of collaborative learning within communities of practice in the development of reflective skills of Physical Education pre-service teachers.
Coorientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 - 2021 What do we know about coaches' reflection development: a systematic review.
Orientador
Treino Desportivo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Coorientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Coorientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 O que sabemos sobre o Modelo de Ensino de Pares: um estudo de revisão sistemática da literatura.
Orientador
Treino Desportivo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019 - 2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 - 2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 - 2019 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 - 2019 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 - 2019 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 The Development of the Pedagogical Content Knowledge of a Novice Tennis Coach: an Action-Research Study.
Orientador
Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2018 29 letters, 5 words, 1 dream - To Be Physical Education Teacher.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 The Pursuit for an Inexistent Perfection.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 Professional Internship: Happy is the One Who Transfers What He Knows and Learns to What He Teaches.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 To Be a Teacher - From the Difficulty to the Accomplish of a Dream.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 To Be a Teacher - the Arise of a Dream: From Fear to Motivation.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 A Journey, the More Difficult it Gets, More Close is From Success.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 - 2012 The Impact of a hybrid Sport Education – Step Game Approach Model Volleyball Unit on Students’ Game Understanding.
Coorientador
Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Diogo da Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Vítor Luís de Sousa Anjo Brito (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Desenvolvimento e uso da prática reflexiva por treinadores desportivos: uma revisão sistemática de literatura
Orientador
Felipe Yeye (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente
Ana Lucinda Barros (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente
Frederico Fernandes (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente
Ângela Ferreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente
Gerson Lopes (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente
Pedro Pinto (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Short-term effects when manipulating force vectors during warm-up on the vertical jump in Volleyball: back squat vs hip thrust.
Arguente
André Manteigas (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Daniel Rocha (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Pedro Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Duarte Duarte (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Diogo Calvão (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Jaime Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
João Martins (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Ana Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Diogo Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Vítor Brito (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Pedro Lima (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Orientador
Cláudio Miranda (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 What do we know about Peer-Teaching model: a systematic review.
Orientador
Jasmine Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 Overcoming a trail through the hills of education.
Arguente principal
Andreia Ramos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 The arena of learning. Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente principal
António Jorge Matos da Silva Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 Professional internship: the student who became a teacher.
Arguente principal
Carlos Filipe Azevedo Moleiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Cristiana Rafaela Alves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Professional internship: a path of a pre-service teacher to a dream come true.
Arguente principal
Joana Patrícia Gonçalves Melo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente principal
José Miguel Rebelo Ferreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 From doubt to realization. The double route and the mission to be a teacher.
Arguente principal
Rodrigo Dias da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente principal
Rui Pedro Marques Oliveira André Moreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Arguente principal
Rute Maria Oliveira Poças (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Sara Martins Calção (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Daniel da Costa Vieira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Isabela de Sousa Mota (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Nelson Filipe Torres Coentrão (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Contributions of Social NetworkAnalysis, through EigenvectorCentrality, for the study of sports performance in high-level Volleyball.
Vogal
Lorenzo Iop Laporta (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019 Game Analysis and the Use of New Technologies in the Training Processo of a High Level Female Team.
Arguente
Carmen Fernández Echeverría (Doutoramento)
Universidad de Extremadura Facultad de Ciencias del Deporte, Espanha
2019 Pursuing a dream: To be a Physical Education Teacher
Arguente
Geraldin Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019 A path: learning to teach by teaching.
Arguente
Nuno Vilas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019 The place of the Physical Education Teacher: to be where the students are.
Arguente
Vítor Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Maria Lima Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Mariana Costa (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Rui Manuel Martins Ramos (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 The development of game plans in volleyball: elaboration and implementation in practice and competition.
Arguente
João Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018 The Development of the Pedagogical Content Knowledge of a Novice Tennis Coach: an Action-Research Study.
Orientador
Teresa Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018 The tutoring Process in Portuguese football: tutors perceptions regarding knowledge and skills related with the pre-service coaches professional development
Arguente
Rui Andrade (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018 In the path to be a Teacher: transforming obstacles in opportunities.
Arguente
Ana Margarida Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018 29 letters, 5 words, 1 dream - to be a Physical Education teacher.
Orientador
Ana Batista (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
André Filipe Castro Nunes (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Gil dos Santos Ferreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Kelly Pereira Martins (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Nuno Gabriel Ribeiro Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Rui Fernando Fernandes Resende (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Tânia Patrícia Ferreira da Cunha (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice.
Presidente do júri
Hugo Jorge Moreira Lourenço (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 The path to the excellence of teaching begins in the student-teacher relationship.
Vogal
Bárbara Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The achievement of a dream: the journey of a Pre-Service Teacher.
Vogal
Raquel Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The challenge of being a teacher.
Arguente
Catarina Guedes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The Utopia of Being a Good Teacher
Arguente
Ana Rute Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The pursuit for an inexistent perfection.
Orientador
Marco Lima (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The begging of a new path
Vogal
Bárbara Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The coded motivation
Arguente
Pedro Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The achievement of a dream - from student to teacher of Physical Education
Arguente
André Cabral (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 The strategic goals of School Sport and the real application. School community perceptions.
Arguente
Joaquim Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 Teaching in Physical Education: A Year-long Action Research in Sport Education.
Vogal
Cláudio Farias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 The Strategic Knowledge of the High Level Volleyball Coach.
Vogal
Fernando Manuel de Paulo Cunha (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 The orchestration of conflicts mediated by power and micropolitics: a study with Gymnastic coaches
Arguente
Eduardo Queiroz (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 Systemic mapping of the High Level Female Volleyball Game through the Analysis of Social Networking
Arguente
Marta Hurst (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 When more difficult a journey gets, more close is from success.
Orientador
Rui Novais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 To be a teacher - form difficult to the achievement of a dream.
Orientador
João Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 To be is necessary to feel: the begging of a journey to find the teaching identity
Arguente
Tiago Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 The discovery of a physical education teacher identity: a journey to the professional internship.
Arguente
Nuno Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 The professional internship as a starting point to be a teacher - perceptions of a pre-service teacher.
Arguente
Ana Catarina Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 Working with passion is the path to success - perceptions of a pre-service teacher.
Arguente
Dulce Castro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 6º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos Coletivos

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual European Physical Education Review
2021 - Atual Frontiers in Psychology
2021 - Atual Journal of Sport Pedagogy & Research
2020 - Atual ECNU Review of Education
2020 - Atual Journal of Physical Education
2020 - Atual Investigadores em Educação Física
2020 - Atual Journal of Sport Pedagogy & Research
2019 - Atual Motriz
2018 - Atual Physical Education and Sport Pedagogy (1742-5786) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - Atual Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (1645-0523) Faculdade de Desporto
2017 - Atual European Physical Education Review (1356-336X) SAGE Publications
2016 - Atual Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2179-3255) SciELO
2016 - Atual Annals of Research in Sport and Physical Activity (2182-7087) Coimbra University Press
2016 - Atual Educação e Filosofia
2015 - Atual Kinesiology (1848-638X) "Faculty of Kinesiology, University of Zagreb"
2015 - Atual International Journal of Performance Analysis in Sport (1474-8185) Informa UK (Taylor & Francis)
2011 - Atual Journal of Quantitative Analysis in Sport

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Pedagogy of Physical Activity and Sport Ciências da Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - Atual Action-Research Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - Atual Assessment in Physical Education Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - Atual Sports Didactics - Volleyball Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - Atual Specific Didactics of Sport I - Volleyball Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018 - 2020 Sport General Didactics Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2020 Methodology II - Volleyball Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2020 Practical Studies III - Volleyball Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2010 Comunicação em painel distinguida no 1º Congresso da Sociedade Científica Pedagogia do Desporto como 1 dos 3 melhores Posters: Estudo de constrangimentos ofensivos afectos à Acção de Distribuição no Voleibol de Alto Rendimento Masculino
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Portugal