???global.info.a_carregar???
Researcher at the Linguistics Centre of NOVA University Lisbon, in the Grammar & Text group, holds a PhD in Text and Discourse Linguistics, with a grant from the Foundation for Science and Technology, from NOVA University Lisbon. She develops research within the framework of Sociodiscursive Interactionism and has written articles on acting, the description and teaching of text genres, the role of the expert, argumentation and writing. She is also a researcher in the HISTEL group, Historicity of Texts and Language Teaching (https://histel.com.br). She currently teaches at the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon, as an adjunct guest teacher.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Teixeira dos Santos

Nomes de citação

  • Teixeira, Carla

Identificadores de autor

Ciência ID
501F-7AFD-E034
ORCID iD
0000-0002-8721-812X

Endereços de correio eletrónico

  • carla.teixeira@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022 - 2023
Concluído
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
17
2020/05 - 2020/06
Concluído
The New Role of the Educator: Best Practices in Online Education (Outros)
Banco Santander Portugal, Portugal

IE Foudation, Espanha
2020/05/21
Concluído
Literatura e Animação de Histórias (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
19
2018 - 2018
Concluído
Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2014
Concluído
Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
""A Formulação e a Indução de Experiências. Análise de textos da área do vinho"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
2000 - 2005
Concluído
Mestrado em Estudos Portugueses, Literatura Comparada (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A construção textual do erotismo. Análise de narrativas literárias”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção
1998 - 2000
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
1994 - 1998
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/01 - 2013/12 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/10/01 - 2022/06 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
(...)
2019/10 - 2020/06 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2020 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2018/09 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Investigador Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2010/01 - 2012/12 Investigadora (Investigação Científica) Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007/01 - 2009/12 investigadora (Investigação Científica) Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/01 - 2014/12 A indução e formulação de experiências. Análise linguística de textos da área do vinho.
SFRH / BD / 61439 / 2009
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - Atual Projeto CLUNL
UIDB/LIN/03213/2020
UIDP/LIN/03213/2020
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01 - Atual HisTel, Historicidade dos Textos e Ensino da Língua
Investigador
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
Em curso
2020 - Atual Projeto estratégico UID/03213/2020
UID/03213/2020
Investigador
CLUNL/ FCT, Portugal
Em curso
2013 - Atual Projeto estratégico UID/LIN/03213/2013
UID/LIN/03213/2013
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - Atual Projeto estratégico UID/LIN/03213/2013
UID/LIN/03213/2013
2013 - Atual Projeto estratégico UID/LIN/03213/2013
UID/LIN/03213/2013
2015/01 - 2020/12 CoRUs - Projeto Estratégico 2015-2020
PEst-OE/LIN/UI3213/2015
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2019 Projeto estratégico UID/LIN/03213/2013
UID/LIN/03213/2013
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Escrita cooperativa no ensino superior:". 2018.
  2. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "A agentividade no agir publicitário: uma análise multimodal". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul/IV SIL: Discurso, Gênero e Memória, Cruzeiro do Sul, 2011.
    Publicado
  3. Leal, Audria; Teixeira, Carla. "Da aplicabilidade da noção de figuras de ação. Análise de textos de autor.". Trabalho apresentado em 26é Congrés Internacional de Lingüística i Filologia Romàniques, Valencia, 2010.
    Publicado
  4. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "O intertexto na dinamicidade da produção textual.". Trabalho apresentado em XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Évora, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rosalice Pinto; Carla Teixeira; Joaquim Dolz. "Entrevista memorialística de Pelé". Revista Leia Escola 23 4 (2023): 41-57. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/8307e763-9e00-44c0-b43b-d00d1f5d7d32.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.10302831
  2. Teixeira, Carla. "A apresentação oral em contexto politécnico: práticas, géneros e textos em interação. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos: O lugar da oralidade na sala de aula: práticas de ensino da escola à universidade". 26 1 (2022): 343-363. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/37922.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Dolz, Joaquim; Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "Voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal como gênero da tradição jurídica: historicidade e didatização de um gênero jurídico.". Eutomia 1 29 (2021): 40-58. https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/252097.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Teixeira, Carla. "O álbum ilustrado: abordagens teóricas para a definição do género textual e propostas para o ensino da língua.". E-Scrita. Revista do Curso de Letras da UNIABEU 12 2 (2021): 117-132. https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4267.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Teixeira, Carla. "O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 181-203. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17475.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17475
  6. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "Argumentação em preâmbulos constitucionais: interfaces em contextos lusófonos.". Acta Scientiarum. Language and Culture. 39 2 (2017): 143-153. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/31484.
    Publicado • 10.4025/actascilangcult.v39i2.31484
  7. Teixeira, Carla; Oliveira, Teresa. "O poder da opinião. Análise comparada de comentários televisivos sobre política". Redis: Revista de Estudos do Discurso 6 (2017): 212-234. http://dx.doi.org/10.21747/21833958/red6a9.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Teixeira, Carla. "Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos.". Cadernos de Linguagem e Sociedade 17 1 (2016): 140-161. http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/18311.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Teixeira, Carla ; Teixeira, Carla. "Hedonismo e consumo. O papel do especialista da área do vinho como mediador de experiências". Scripta 19 36 (2016): 437-466. http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/9684.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.5752/scripta.v19i36.9684
  10. Teixeira, Carla. "Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos.". Cadernos de Linguagem e de Sociedade (2016): http://hdl.handle.net/10362/22153.
    https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4432
  11. Teixeira, Carla. "La experiencia del vino en crónicas de periodismo radiofónico Análisis temático y argumentativo". Pragmalingüística 23 (2015): 211-228. http://revistas.uca.es/index.php/pragma/article/view/2055.
    Publicado • https://doi.org/10.25267/Pragmalinguistica.2017.i25
  12. Teixeira, Carla; Teixeira, Carla. "O texto expositivo-argumentativo. Reflexão sobre o género e o agir do aluno.". In Eutomia, Revista de Literatura e Linguística, Edição especial de homenagem a Jean-Paul Bronckart, 13 1 (2014): 697-717. http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/572.
    Publicado • https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p697-717
  13. Teixeira, Carla. "Enunciados do tipo injuntivo em géneros de texto de texto publicitários sobre o vinho.". Diacrítica - Linguagem 28 1 (2014): 161-179. http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_28-1.pdf.
    Publicado
  14. Teixeira, Carla; Gonçalves, Matilde. "A análise temática de textos: entre o Interacionismo Sociodiscursivo e a Semântica Textual". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 9 (2014):
    Publicado
  15. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla; Carla Teixeira. "Representações do agir publicitário: descrição linguístico textual das instâncias agentivas". Linha D'Água 26 2 (2013): 221-240. http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261.
    Publicado • 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240
  16. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "Força acional em textos indutores de comportamento: uma análise retórico-argumentativa". Calidoscópio 11 3 (2013): 289-296. http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3861/3766.
    Publicado • 10.4013/cld.2013.113.07
  17. Teixeira, Carla. "A atividade e a agentividade na caraterização do género.". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 8 (2012): 281-295. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n8/281_296.pdf.
    Publicado
  18. Teixeira, Carla. "O contributo da noção de coerência e de unidades verbais e não verbais para a definição de um género textual". Estudos Linguísticos/ Linguistics Studies 5 (2010): 395-407. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n5_fulltexts/5z3%20carla%20teixeira.pdf.
    Publicado
  19. Gonçalves, Matilde; Teixeira, Carla. "Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a literatura como actividade de linguagem.". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 3 (2009): 227-239. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n3_fulltexts/3m%20matilde%20goncalves.pdf.
    Publicado
  20. Coutinho, Maria Antónia; Pinto, Rosalice; Leal, Audria; Teixeira, Carla; Caldes, Ana. "La dynamicité de la langue dans des textes de différents genres.". Texto! 14 1 (2008): 1-12. http://www.revue-texto.net/index.php?id=2103.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carla Teixeira; Rosalice Pinto. "O preâmbulo constitucional e um agir cidadão global: para uma didatização dos gêneros jurídicos". In Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Joaquim Dolz, editado por Luciana Gra{\c c, 135-150. Brasil: Pontes Editores, 2023.
  2. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "O agir jornalístico e representações multimodais sobre o racismo: a análise das primeiras páginas de jornais portugueses a partir de uma abordagem interteórica". In O Interacionismo Sociodiscursivo em Foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento, 353-377. Araraquara, Brasil: Letraria, 2020.
    Publicado
  3. Teixeira, Carla ; Leal, Audria Albuquerque. "A multimodalidade na escrita académica.". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção., editado por Fausto Caels; Luís Filipe Barbeiro; Joana Vieira Santos, 287-311. Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra/ Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Coimbra., 2019.
    Publicado
  4. Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. "A Constituição brasileira de 88 e seus ecos intertextuais: a “jurislinguística discursiva” em foco.". In In (org.). Direito e linguagem: a Constituição de 1988., editado por A. L. Tinoco Cabral; F. G. Bueno, 125-139. Londrina, P.R., Brasil: Thoth, 2019.
    Publicado
  5. Teixeira, Carla. "O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde". In Literacia Científica Na Escola, 55-69. Lisboa, Portugal: NOVA FCSH-UNL, 2018.
    Publicado
  6. Teixeira, Carla. "Géneros de divulgação científica (notícia, reportagem, entrevista)". In Literacia científica na escola, 147-163. Portugal, 2018.
  7. Teixeira, Carla. "Pistas para o ensino do género anúncio publicitário.". In Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas., 203-216. Campinas SP Brasil, Brasil: Mercado de Letras, 2015.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Carla Teixeira; Teresa Oliveira. 2021. ""Como é óbvio, só um linguista nos pode ajudar”: ". https://novaresearch.unl.pt/en/publications/1053c558-35f3-4bf6-9d29-77cd31413853.
  2. Teixeira, Carla. 2019. "O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário.". https://clunl.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/12/2019/12/7-Carla-Teixeira_CWGT19.pdf.
  3. Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla. 2018. "Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/2017/6_17wgt_cardoso_sebastiã£o_teixeira.pdf.
  4. Teixeira, Carla. 2016. "Representações, opiniões e comentários.". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/15wgt_caderno/1_teixeira_15wgt.pdf.
  5. Maria Antónia Coutinho; Carla Teixeira. 2011. "‘Ser' e ‘estar' em figuras de ação em textos sobre o vinho. In: Brocardo, Maria Teresa (org.) Cadernos WGT - Ser & Estar. Lisboa: CLUNL, pp. 31-41". https://novaresearch.unl.pt/en/publications/d0a62110-7d95-4215-9e6e-ab15807fd3f7.
  6. Teixeira, Carla; Coutinho, Maria Antónia. 2011. "Ser e estar em figuras de acção em textos sobre o vinho". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/10wgt/5teix&cout__figuras_de_ac%C3%A7%C3%A3o.pdf.
  7. Teixeira, Carla. 2011. "A Indução e a Formulação de Experiências. Análise Linguística de Textos da Área do Vinho". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/12wgt/wgt12_carlateixeira.pdf.
  8. Teixeira, Carla; Correia, Clara Nunes. 2010. "Nem só e apenas fazem este texto!". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/11wgt/2%20carla%20clara%2011%C2%BA%20wgt.pdf.
  9. Teixeira, Carla. 2009. "Aspectos composicionais da recensão crítica enológica". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/cadernos/comp_c._teixeira.pdf.
  10. Teixeira, Carla. 2009. "Argumentação e composicionalidade em folheto postal e comentário crítico sobre o vinho.". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/cadernos/argumenta_carlateixeira.pdf.
Edição de número de revista
  1. Helena Topa Valentim; Matilde Gonçalves; Teresa Oliveira; Isabelle Simões Marques; Carla Teixeira; Rute Rosa. "Estudos em Gramática, Texto e Discurso". Linha d'Água 36 2 (2023): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/03be4307-ebf6-4646-88f2-0923c5860fba.
Livro
  1. Teresa Oliveira; Carla Teixeira; Isabelle Simões Marques; Rute Rosa; Matilde Gonçalves; Helena Topa Valentim. Gramática e Texto. Colibri | CLUNL. 2023.
    https://doi.org/10.34619/qrh6-gr07
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla. "Media literacy of humor in times of pandemic. Assessing the comprehension of texts by first-year college students". Trabalho apresentado em ICCL2021. International Congress on 21st Century Literacies., Portalegre, 2021.
    Publicado
  2. Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla; Adriana Cardoso; Isabel Sebastião; Teixeira, Carla. "O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior.". Trabalho apresentado em ENDA, I.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Leiria, 2018.
    Publicado
Tradução
  1. Cortez, Susana Leite; Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla. Contribuições da análise dos discursos midiáticos: da interpretação dos dados à crítica das práticas discursivas e sociais.. Pernambuco, Brasil: Revista Investigações. Linguística e Teoria Literária.. 2016.
  2. Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Teixeira dos; Gonçalves, Matilde. Temática e Tópico ( in Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 9). Lisboa, Portugal: Colibri. 2015.

Outros

Outra produção
  1. A agentividade no agir publicitário: uma análise multimodal. 2011. Carla Teixeira; Rosalice Pinto. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5811cbc8-794a-405c-8eca-0495a3ce73f5.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12 Direitos Humanos na Perspectiva das Ciências da Linguagem: O papel da escola na construção da cidadania. III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
2023/10/24 Recursos digitais para o desenvolvimento de práticas de Escrita Académica em Português. Oradora convidada em sessão síncrona da Unidade Curricular Aprendizagem, Pedagogia e Currículo em Ambientes Digitais da Pós-Graduação em Educação Digital
Coordenação da Pós-graduação em Educação Digital (Portugal)
2023/09 A construção do discurso interativo por estudantes do ensino superior: mecanismos enunciativos e modalidade epistémica. ENDA 3. Encontro Nacional sobre o Discurso Académico.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2023/06 A apropriação do discurso teórico por estudantes do ensino superior: posicionamento enunciativo e uso da modalidade. 8.ª Conferência Internacional Gramática & Texto ¬– GRATO 2023
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/11/08 Literacia Mediática e Dinâmicas de Linguagem na Construção de Textos de Alunos do Ensino Superior. VII SENAL, Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
(Brasil)
2022/11/06 Ensino e Multimodalidade: o WhatsApp como recurso informal de aprendizagem. 13.º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Simpósio Gêneros multimodais como instrumentos de ensino em contexto pandêmico
(Brasil)
2022/10/12 Uma abordagem histórico-discursiva para a didatização de textos argumentativos no painel Historicidade dos textos e ecos intergeracionais. Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso – JADIS IX - CIED IV
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
2022/07/07 Media literacy of humor column in higher education students: Language dynamics and thematic content. 2nd International Congress on 21st Century Literacies.
Instituto Politécnico de Santarém
2021/09/10 A sinopse: Um percurso didático para apropriação do género. ENDA 2. Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática.
CELGA-ILTEC/DPDA e CLUP (Coimbra, Portugal)
2021/07 Media literacy of humor in times of pandemic. Assessing the comprehension. ICCL2021. International Congress on 21st Century Literacies.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021/07 Crónicas de humor em tempo de pandemia. Caracterização de género e análise de texto. CICLC 2021. IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021/07 Cidadania e ensino: uma proposta de participação democrática. ISD 2021. VII Congreso Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo. El linguaje como actividad: investigaciones y práticas didáticas em um mundo multingüe.
UDA IKASTAROAK Cursos de Verano (Donostia, San Sebastian, Espanha)
2021/07 Voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal como gênero da tradição jurídica: didatização da história do gênero para a a formação dos juristas. ISD 2021. VII Congreso Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo. El linguaje como actividad: investigaciones y práticas didáticas em um mundo multingüe.
UDA IKASTAROAK Cursos de Verano (Donostia, San Sebastian, Espanha)
2019/11 Notas sobre o género textual carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego: perceções e práticas textuais de sala de aula. GRATO 2019, 6.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, FCSH/NOVA (Lisboa, Portugal)
2019/07 O agir jornalístico e representações sobre o racismo: contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para uma análise multimodal. VI.º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio de Sinos, Porto Alegre. (Porto Alegre)
2019/06/22 O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego. VI.º Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – Algumas décadas de investigação e ensino.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06 Writing abstracts in higher education: types of discourse. The 12th ARLE Conference Languages and texts: learning and developmental approaches.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/23 Apreciação crítica em contexto escolar: estratégias de ensino-aprendizagem.
Universidade de Aveiro, Grupo ProTextos (Aveiro, Portugal)
2019/01 “OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo ensino superior. FLAEL, VI Fórum de Linguística Aplicada – Ensino e Aprendizagem de Línguas.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ NOVA (Lisboa, Portugal)
2019/01 Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos. 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación.
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2018 Percursos de escrita no ensino superior: o resumo no artigo científico. 17º WGT (Novos) Balanços e Perspetivas. Organização de Maria Teresa Brocardo & Clara Nunes Correira
Grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal)
2018 Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a formação de professores. Questões sobre trabalho, géneros de texto e gramática. VIII Encontro de Investigação e I Encontro Internacional de Investigação
Centro de Investigação e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa, Portugal)
2018 A multimodalidade na escrita académica. 1.º ENDA, Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC (Leiria, Brasil)
2018 O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. 1.º ENDA, Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC (Leiria , Portugal)
2018 Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico. III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018 Para o desenvolvimento da Multiliteracia: o ensino do texto multimodal em Portugal. III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho. (Setúbal, Portugal)
2018 As Constituições Portuguesas de 1933 e 1976 e os seus ecos intertextuais:a linguagem enquanto poder. Congresso Internacional Linguagens de Poder
Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task SIG EduLing Seminar Linguistics for Language Teaching and Learning.
ARLE, International Association for Research in L1 Education (Bialystok, Polónia)
2017 Marcadores de género e representação do sujeito: análise de comentários políticos em televisão. GRATO 2017, 5ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal)
2017 O comentário político em televisão: gramática e texto em ação. Encontro Ciência 2017. Sessão Media, Comunicação e Cidadania. Representação Grupo Gramática & Texto.
FCT (Lisboa, Portugal)
2017 Empoderamento do ator no testamento vital: interfaces nos contextos jurídico e da saúde VI SIMELP, Simpósio Mundial de Estudos de Língua
Escola Superior de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2016 Questões de gramática para o ensino dos géneros textuais: o caso do(s) comentário(s) ou da opinião. 1º Encontro Temático APL/ESE: Formação par a promoção de competências em Língua Materna. 1-2 julho de 2016.
Organização APL/ESELx, ESE Porto, ESE Setúbal. (Lisboa, Portugal)
2016 Representações, opiniões e comentários. WGT Representação.
Grupo Gramática & Texto, CLUNL. (Lisboa, Portugal)
2016 O poder da opinião. Análise comparada de comentários televisivos. JADIS VI/ CIED II – Sextas Jornadas de Análise do Discurso e Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
2016 Multimodalité dans les médias lusophones: une étude comparative de la valeur du signe ‘Zika’ dans la presse écrite. ALAPP 2016/ The 6th International Applied Linguistics and Professional Practice Conference
International Applied Linguistics and Professional Practice (Copenhaga, Dinamarca)
2015 Texto e gramática na mídia publicitária: avaliação de práticas linguístico-textuais GRATO 2015, Julho 2015
Gramática & Texto (CLUNL) (Lisboa, Portugal)
2015 O preâmbulo da constituição como texto indutor de comportamento acional Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 18, 19, 20 junho 2015
Unisinos, São Leopoldo (São Leopoldo, Brasil)
2015 A prática profissional jurídica no género acórdão SIMELP, Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Itália)
2014 O hedonismo em géneros e textos sobre o vinho. Análise em diferentes patamares linguísticos. Grupo de leituras G&T.Leituras do grupo Gramática & Texto,
Grupo de leituras G&T.Leituras do grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal)
2014 Para uma análise linguística de textos da área do vinho sobre indução e formulação de experiências. Aula de Teoria do Texto do curso de Mestrado de Ciências da Linguagem, Revisão e consultoria linguística.
FCSH—UNL. (Lisboa, Portugal)
2013 A Atividade e a descrição do objeto em géneros de texto da área do vinho 4ème Rencontres de l’Interacionisme Socio-Discursive
Universidade de Genebra (Genebra, Suiça)
2013 O valor das formas verbais em textos da area do vinho VIII Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL
Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2013 A referência nominal e a organização textual no rótulo de garrafa de vinho GRATO, 3ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2013 How are consumer experiences induced? A linguistic perspective of texts analysis on wine Apresentação a alunos do 1º ano de Linguística da Universidade de Utreque (convite).
CLUNL (Lisboa, Portugal)
2012 Argumentação em textos indutores de comportamento X Congreso Internacional de Lingüistica General (18 a 20 abril de 2012)
Universidad de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2011 A atividade e a agentividade na caracterização do género 2ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto: Grato
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2011 Genre and activity: Examples of innovation and creativity on thematic and compositionality 38 th International Systemic Functional Congress
Grupo de Linguística Sistémico-Funcional da Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2011 A agentividade no agir publicitário: uma análise multimodal IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul/IV SIL: Discurso, Gênero e Memória
Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul, Brasil)
2011 Nem só e apenas fazem este texto! WGT
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2011 Ser e estar em figuras de acção em textos sobre o vinho WGT Ser e Estar
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2011 A indução e a Formulação de Experiências. Análise Linguística de Textos da Área do Vinho WGT Formação Avançada
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2010 O vinho é festa! Análise de uma crónica radiofónica Vº Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2010 Pistas para o ensino do género anúncio publicitário Encontro Pretexto/CLUNL — GEPLA/UFC Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas
Pretexto/CLUNL-GEPLA/UFC (Lisboa, Portugal)
2010 Marcas de género de incitação à acção: o caso da recensão crítica enológica Work/shops) em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2010 Ser e estar em figuras de acção nos textos. Xº WGT Ser e estar, FCSH-UNL, 13 de novembro de 2010 Xº WGT Ser e estar
GRupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
2010 Da aplicabilidade da noção de figura de acção. Análise de textos de autor 26é Congrés de Lingüística i Filologia Romàniques
Sociedade de Linguística Românica (Valencia, Espanha)
2010 A atividade e a agentividade na caraterização do género 2ª Grato, Conferência em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
2009 Argumentação e composicionalidade em folheto postal e comentário crítico sobre o vinho WGT Argumentação
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2009 O contributo da noção de coerência e de unidades verbais e não verbais para a definição de um género textual Grato, Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
2008 Aspectos composicionais da recensão crítica enológica Caderno WGT Composicionalidade
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2007 Apontamentos sobre a citação como elemento de género e de argumentação em cartaz sindical IIº Fórum de Partilha Linguística do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL
Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal)
2007 La dynamicité de la langue dans des textes de différents genres Révolutions Saussuriennes
Facultés des lettres; Faculté de Psychologie et des Sciences d'Éducation (Genebra , Suiça)
2007 Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a literatura como actividade de linguagem II Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
CLUNL/Grupo Langage, Formation, Action, Universidade de Genebra (Lisboa, Portugal)
2007 O intertexto na dinamicidade da produção textual XXIII Encontro nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Évora, Portugal)
2006 “Até os comemos”: análise de primeira página de jornal desportivo através do conceito de esquematização II Jornadas de Estudo em Teoria do Texto (JETT)
Grupo Pretexto (Lisboa, Portugal)
2005 «A Gigana», de Manuel Teixeira-Gomes, O conceito de género através de análise de narrativa literária I Jornadas de Estudo em Teoria do Texto (JETT)
Grupo Pretexto (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01 - Atual 7.ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text (2021/11/18 - 2021/11/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/11/14 - 2019/11/16 6.ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text (2019/11/14 - 2019/11/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 4ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text
Congresso (Coorganizador)
CLUNL/ FCT, Portugal
2011 - 2011 Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas. Encontro Pretexto/CLUNL — GEPLA/UFC, Lisboa, 9 a 12 de março de 2011.
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2008/07/14 - 2008/07/15 III.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2008 - 2008)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2007 - 2007 II.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2007 - 2007)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2006/07/01 - 2006/07/01 I.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2006 - 2006)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/06/28 As vozes de combate à Covid-19. O discurso de divulgação científica em contexto de pandemia.
Arguente
Sónia Mesquita (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 Dificuldades de Escrita em Diferentes Níveis de Ensino: Um Caso Angolano
Vogal
Natália Valentina Viti (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/09/07 - 2023/09/08 Membro da Comissão Científica do ENDA 3. Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática. CELGA-ILTEC/CLUNL. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa
2021 - 2021 Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática. CELGA-ILTEC/DPDA e CLUP. 9 e 10 de setembro. Coimbra
2019/10/09 - 2019/10/11 Membro da Comissão Científica do ENAPL2019 (XXXV.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística) Universidade do Minho
2019/07/06 - 2019/07/06 XIV.º Fórum de Partilha Linguística, organização do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
2019/01/16 - 2019/01/18 Comissão Científica do FLAEL, Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: Perspetiva didáticas e formativas em gramática e texto Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Intercâmbios (Pontíficia Universidade de São Paulo) (2237-759X)
2023 - Atual EUTOMIA: Revista de Literatura e de Linguística (Universidade Federal de Pernambuco) (1982-6850)
2023 - Atual Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC (Universidade Federal do Ceará) (2237-6321)
2023 - Atual Revista Eletrónica de Linguística dos estudantes da Universidade do Porto (ElingUP).
2020/08 - Atual Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, n.º 1, vol. 11 (2237-6321) Programa de Extensao TEIA Entrepalavras
2015 - Atual Nonada — Letras em Revista, nº 25, “Ciência como Paixão: tributo a Anna Rachel Machado”, Dinorá Fraga e Rosalice Pinto (eds.) (2176-9893)
2021 - 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa
2019/01 - 2019/04 Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará
2019 - 2019 Letras em Revista, v. 10, do Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). (2318-1788)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual Comissão Científica do XIII.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Comissão Científica de Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Forums for Linguistic Sharing (Cambridge Scholars Publishing) Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - Atual 12.º Fórum de Partilha Linguística, FCSH-UNL, organização do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL, 23 e 24 novembro de 2017 Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Comissão Científica do Xº Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Elemento da comissão de avaliação da obra Textos e discursos no direito e na política: análises e perspectivas interdisciplinares, Rosalice Pinto e Maria das Graças Rodrigues (org.), Grácio Editor [ISBN 978-989-8377-98-2]
2015 - Atual Comissão Científica da 4ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Portuguese Culture, Erasmus Portugueses Culture Erasmus (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - Atual Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 Técnicas de Escrita Artes Visuais e Tecnologias (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2024 Prática de Ensino Supervisionada II Prática de Ensino Supervisionada II (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2024 Escrita Académica em Português Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2024 Perspetivas Integradas Sobre a Realidade Social Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/11 - 2021/01 Língua Portuguesa CTeSP em Cibersegurança (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Engenharia e Tecnologias, Portugal
2020/11 - 2021/01 Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade CTeSP Acompanhamento em Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2020/11 - 2021/01 Língua Portuguesa, Cultura e Identidade licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2020/01 - 2020/06 Técnicas de Escrita Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologia (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Escrita Académica em Português Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2020 Perspetivas Integradas em Realidades Sociais Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2020 Literatura e Cultura Literária Lusófonas Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2017/09 - 2019 Português Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2017 - 2019 Técnicas de Expressão Oral e Escrita Intervenção Social e Comunitária (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2017/09 - 2018 Escrita Académica em Português Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Argumentação e desenvolvimento profissional Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007 - Atual Associação Portuguesa de Linguística Membro
2006 - 2008 Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
Distinções

Outra distinção

2014 5.º lugar Prémio de Empreendedorismo (com Audria Leal)
Centro de Inovação da FCSH-UNL, Portugal