???global.info.a_carregar???
Ângela Cristina Ferreira de Carvalho. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ângela Cristina Ferreira de Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Ângela

Identificadores de autor

Ciência ID
5014-87BD-620F
ORCID iD
0000-0003-1026-0271

Endereços de correio eletrónico

  • accarvalho@letras.up.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Japonês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009/09 - 2014/05
Concluído
Didática de Línguas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Estratégias de Aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2008/09 - 2009/11
Concluído
Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"O Humor nas Aulas de Português Língua Estrangeira. Contributos para a sua Aprendizagem " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2006/09 - 2007/06
Concluído
Curso de Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16 valores
1998/09 - 2003/06
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/09 - 2015/09 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2024 Romance languages for Slavic-speaking university students (LMOOC4Slav) Project
KA220-HED – 2021-1-IT02-KA220-HED-000027501
Investigador
Università per Stranieri di Perugia, Itália

Federazione Nazionale Insegnanti Centro di Iniziativa per l’Europa , Itália

Universidade do Porto, Portugal

Masarykova univerzita, República Checa

Ss. Cyril and Methodius University in Skopje, Macedónia

Uniwersytet Jagiellonski w Krakowie, Polónia
Erasmus Plus
Em curso
2012 - 2014 Lit-Tech – Literacy and Adult Basic Education with Information Technologies
2012-1-DE2-GRU06-11389 2
Investigador
Fortbildungsakademie der Wirtschaft (FAW) - Akademie Chemnitz, Alemanha

Sabiamente, Centro de Estudos, Portugal

CDI Univerzum, Eslovénia

Creative Possibilities , Reino Unido
Erasmus Plus
Concluído
2011 - 2013 Find A Delightful Opportunity to learn Portuguese through Internet and songs (FADO)
2008-1-IT2-GRU06-00532-1
Investigador
Federazione Nazionale Insegnanti Centro di Iniziativa per l’Europa , Itália

Universidade do Porto, Portugal

Universitatea din Bucuresti – Facultatea de Limbi si Literaturi Straine , Roménia

Escuela Oficial de Idiomas de Málaga, Espanha
Erasmus Plus
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual Heritage Language Consortium
Heritage Language Consortium
Investigador
Universidade do Porto, Portugal

Lancaster University, Reino Unido

Instituto Camões, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha
2019 - 2020 ESCRIVARTE II – pintar o mundo com poesia
ESCRIVARTE II
Produtora de conteúdos pedagógicos e colaboradora em atividades de disseminação
Universidad de Salamanca, Espanha

Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Vigo, Espanha

Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

Universidad de Extremadura, Espanha
2018 - 2019 ESCRIVARTE - Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes
ESCRIVARTE
Produtora de conteúdos pedagógicos e colaboradora em atividades de disseminação
Ediciones Universidad de Salamanca, Espanha

Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Vigo, Espanha

Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

Universidad de Extremadura, Espanha
2012 - 2016 Grupo de trabalho China
saberportugues
Colaboradora da protótipos de formação e produtora de conteúdos pedagógicos
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Instituto Camões, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

Instituto Camões
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Estratégias de aprendizagem na produção escrita em português língua adicional: proposta de materiais didáticos para níveis iniciais". Trabalho apresentado em II SINEPLA, Londres, 2018.
  2. Duarte, Isabel Margarida; Auf der Maur Tomé, Simone; Santos, Paulo Jorge. "Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU), Cáceres, 2017.
    Publicado
  3. Rocha, Diogo Miguel. "O papel dos materiais áudio no desenvolvimento da competência de interação oral na aprendizagem de Português Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em Actas del V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU), Cáceres, 2017.
    Publicado
  4. Duarte, Isabel Margarida. "Interação na sala de aula de Português Língua estrangeira: da compreensão à interação com documentos autênticos". Trabalho apresentado em 4º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China, Macau, 2017.
    Publicado
  5. Duarte, Isabel Margarida; Baptista, Laura Cardoso. "Conversa oral informal, negociação do sentido e linguagem vaga no ensino de PLE". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional de la SEEPLU. Cartografías del Portugués: Lengua, Literatura, Cultura y Didáctica en los Espacios Lusófonos, Cáceres, 2015.
    Publicado
  6. Duarte, Isabel Margarida. "Discours rapporté dans l'oral informel : l'imprécision". Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes. Section 10 : Linguistique textuelle et analyse du discours, Nancy, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Duarte, Isabel Margarida; Carvalho, Ângela. "Treino da oralidade na aula de ple: uma experiência com conversas orais informais no nível A". Studia Universitatis Babe¿-Bolyai Philologia 63 2 (2018): 161-170. http://dx.doi.org/10.24193/subbphilo.2018.2.10.
    Publicado • 10.24193/subbphilo.2018.2.10
  2. Cardoso Baptista, Laura; Duarte, Isabel Margarida; Carvalho, Ângela. "Estratégias de aprendizagem e desempenho oral: estudo de caso". Studia Universitatis Babe¿-Bolyai Philologia 62 4 (2017): 105-116. http://dx.doi.org/10.24193/subbphilo.2017.4.08.
    Publicado • 10.24193/subbphilo.2017.4.08
  3. Duarte, Isabel Margarida. "Conversa informal e linguagem vaga - "um bocado" e "um bocadinho": contributos para o ensino do Português Língua Estrangeira". Portuguese Language Journal 11 (2017): 146-164.
    Publicado
  4. Silva, Fátima; Rodrigues, Sónia Valente; Carvalho, Ângela. "A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente". Revista de Estudos do Discurso 4 (2015): 229-253. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82672/2/109768.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Ângela; Bizarro, Rosa. Autor correspondente: Carvalho, Ângela. "Estratégias de aprendizagem: Representações e práticas de professores de Português Língua Estrangeira". In Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios, editado por Adriana Ciama; Andreea Teletin, 450-467. Bucareste, Roménia: Editura Universita¿ii din Bucure¿ti, 2021.
    Publicado
  2. Duarte, Isabel Margarida. "Interação oral em Português Língua Estrangeira: preparação significativa a partir de necessidades comunicativas". In Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior, 116-134. Porto, Portugal, 2019.
    Publicado
  3. "Desconstrução da autoridade do professor: que estratégias para a aula de PLE?.". In Romania contexta II: Autorité/auctorialité en discours = Autorità/autorialità nel discorso = Autoridad/autorialidad en el discurso = Autoridade/autoria no discurso, 243-253. Cluj-Napoca, Roménia: Editura Academia Româna. Centrul de Studii Transilvane, 2018.
    Publicado
  4. Auf der Maur Tomé, Simone. "Falar em Alemão ou em Português no nível de iniciação – porque (não)?: Perceções de estudantes.". In A Linguística em diálogo: volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 137-151. Porto, 2018.
    Publicado
  5. Duarte, Isabel Margarida. "Ensino de PLE, conversa oral informal e aproximadores". In L'expression de l’imprécision dans les langues romanes, 277-286. Bucareste, Roménia: Editura Ars Docendi, 2017.
    Publicado
  6. Duarte, Isabel Margarida. "O ensino do Português como Língua Estrangeira: reflexões sobre a prática pedagógica". In Ensino de PLE, conversa oral informal e vagueza algumas sugestões, 89-102. Roosevelt, Estados Unidos: American Organization of Teachers of Portuguese, 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/02 Sessões de conversação de Português para Estrangeiros e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um diálogo em tempo de pandemia III International Conference Aprolínguas 2021
Universidade do Algarve - Online (Faro, Portugal)
2021/05/28 Oralidade na aula de língua estrangeira no âmbito da Unidade Curricular Didactica limbii române da Universitatea Alexandru Ioan Cuza Ia¿i (Roménia)
Universitatea Alexandru Ioan Cuza Ia¿i (Ia¿i, Roménia)
2021/05/05 Intervenção no encontro online de comemoração do Dia da Língua Portuguesa Comemoração do Dia da Língua Portuguesa - Online
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2021/04/23 Workshop na 2ª jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas 2ª jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas - Online
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2020/11/02 O desenvolvimento da competência linguística através da Escrita Criativa. O caso dos pronomes clíticos II Jornadas da Língua Portuguesa. Práticas de Escrita. Percursos didáticos e literários
Universidade de Cabo Verde; Instituto Camões - Online (Praia, Cabo Verde)
2020/07/19 Sustainable Development Goals at the heart of Portuguese as a Foreign Language university classes. Study cases in Portugal and Spain The 8th European Conference on Language Learning
University College London (Londres, Reino Unido)
2020/02/14 Ensino-aprendizagem de PLNM e sustentabilidade: algumas experiências na FLUP Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2020/02/14 Workshop na jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2019/08/20 Diversidade de públicos de PLA e desafios para a formação de professores: experiências luso-brasileiras VII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
(Pernambuco, Brasil)
2019/06/21 ESCRIVARTE - Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes. Uma experiência de escrita criativa em Português Língua Não Materna VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita. Algumas décadas de investigação e ensino
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/15 Diversidade de públicos de Português Língua Não Materna e suas implicações metodológicas: experiências luso-brasileiras I Conference TROPO-UK
King’s College London, Londres (Londres, Reino Unido)
2019/05/02 A formação de professores de português língua materna e não materna em contextos superdiversos: reflexões sobre a prática intercultural XI Congresso Internacional da ABRALIN - Abralin50
(Maceió, Brasil)
2019/03/25 Foreign Language Learning: Intercultural Education for Sustainable Development Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
University of Munich (Ludwig-Maximilians-Universität) (Munique, Alemanha)
2019/03/25 Reading sessions in the promotion of education for citizenship among foreign inmates in Portugal - Apresentação poster Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
University of Munich (Ludwig-Maximilians-Universität) (Munique, Alemanha)
2019/03/19 The host society as schoolbook complement: Portuguese as a Second Language study case - Apresentação poster Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
University of Munich (Ludwig-Maximilians-Universität) (Munique, Alemanha)
2019/01/25 Impacto do ensino de português na prisão e no exercício da cidadania - Apresentação poster 3º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, subordinado ao tema «O local e o mundo: sinergias na era da informação»
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2018/09/20 Interação oral em PLE: preparação significativa a partir de necessidades Colóquio Internacional Aprolínguas - Para lá da tarefa: Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2018/09/11 Sessões de leitura na promoção de educação para a cidadania junto de reclusos de Português Língua Não Materna - Apresentação poster no 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga, Portugal)
2018/09/07 A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas 2018 ENDA: Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/09 Formação de Professores de Português Língua Não Materna. O caso da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2018/07/25 Developing pragmatic skills in Portuguese as Foreign Language A level groups: A case study in Porto (Portugal) - Apresentação poster Exploring and Assessing Pragmatic Aspects of L1 and L2 Communication: From Needs Analysis through Monitoring to Feedback
Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pádua (Pádua, Itália)
2018/07/23 Representations, beliefs and pedagogical practices of EPE teachers - Apresentação poster Tübingen Summer School in Second Language Acquisition
Eberhard Karls – Universität Tübingen (Tübingen , Alemanha)
2018/06/28 Instruções orais na aula de Língua Estrangeira/Adicional: uma experiência interdidática na formação inicial de professores no II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King’s College London, Londres (Londres, Reino Unido)
2018/06/28 Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Adicional: proposta de recursos educativos para níveis iniciais II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King’s College London, Londres (Londres, Reino Unido)
2018/04 Humour in foreign language classes
Vanadzor State University after Hovhannes Toumanyan (Vanadzor, Arménia)
2018/01/19 Instruções orais na aula de LE: uma experiência interdidática na formação inicial de professores V Jornadas Português Língua Estrangeira
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/01/19 Contributos da leitura na prisão junto de reclusos estrangeiros para o desenvolvimento da educação para a cidadania - Apresentação poster V Jornadas Português Língua Estrangeira
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/12/18 Orality Competences Training in Portuguese as a Foreign Language. Creating Online Resources for Teaching and Learning Heritage language learning and education: Cross-disciplinary perspectives
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/09 O papel dos materiais áudio no desenvolvimento da competência de interação oral na aprendizagem de Português Língua Estrangeira V Congresso INTERNACIONAL SEEPLU #tecpt Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura – Cáceres (Cáceres, Espanha)
2017/11/09 A banda desenhada digital ao serviço do ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira V Congresso INTERNACIONAL SEEPLU #tecpt Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura – Cáceres (Cáceres, Espanha)
2017/11/09 Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira V Congresso INTERNACIONAL SEEPLU #tecpt Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura – Cáceres (Cáceres, Espanha)
2017/10/24 Integração da cultura lusófona na aula de PLE: estudo de caso no nível A1.2 VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/10/13 Descontrução da autoridade do professor: que estratégias para a aula de PLE? Romania Contexta
Facultatea de Litere din Universitatea “Babe¿-Bolyai” de Cluj (Cluj-Napoca, Roménia)
2017/09/15 The development of pragmatic competence through comic books in Portuguese as a Foreign Language Language Learning and Teaching Conference: Developing Speaking Skills
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
2017/09/07 O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/09/07 Formação inicial de professores de línguas estrangeiras: como dar instruções claras e eficazes? 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/08/04 O género conversa informal: algumas questões de gramática e ensino do Português Língua Estrangeira VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português Florida International University
Florida International University (Flórida, Estados Unidos)
2017/07/19 Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios Porto Internacional Conference on Research in Education – ICRE’17
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2017/06/06 Competência oral nas aulas de Alemão e de Português Língua Estrangeira no nível de iniciação: importância, motivações e constrangimentos na perspetiva dos aprendentes Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/06/01 Estratégias de Aprendizagem na produção escrita
Romanska och Klassiska Institutionen da Stockholms Universitet
2017/06/01 Humor in foreign language classes
Romanska och Klassiska Institutionen da Stockholms Universitet
2017/05/05 Languages & Integration through Singing - FADO Università degli Studi L’Orientale
(Nápoles, Itália)
2017/05/05 Visions of the Other – From Brazil’s finding to some brazilian jokes about portuguese people / Visões do Outro – Da descoberta do Brasil às anedotas brasileiras sobre portugueses
Università degli Studi L’Orientale (Nápoles, Itália)
2016/05/13 Treino da oralidade na aula de PLE: uma experiência com conversas orais informais no nível A Cluj Colloque ORAL 2016 : langues romanes. Corpus, genres, niveaux d’analyse,
Facultatea de Litere din Universitatea “Babe¿-Bolyai” de Cluj (Cluj-Napoca, Roménia)
2016/02/17 Workshop “FADO Follow_up” Promover a Oralidade na Aula de Língua Estrangeira; FADO Follow_UP
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual O Ensino da Oralidade no Instituto São João de Brito, em Ulmera: Planificação e Aplicação de Atividades de Interação Oral
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no Contexto de Timor-Leste (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, Timor - Leste

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual O contributo dos marcadores discursivos para o desenvolvimento da expressão oral em Português Língua Estrangeira no nível A1.2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual O Humor na aula de Português Língua Estrangeira como contributo para a Competência Comunicativa Intercultural
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
2021 - Atual Melhoria de produção textual nível A2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Construção de material didático pelos próprios alunos como estratégia de promoção da aprendizagem de Português Língua Estrangeira: estudo de caso no nível B1 com estudantes romenos
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
2021 - Atual O Português Pluricêntrico nas aulas de PLE em contexto de imersão
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Aprendizagem da gramática portuguesa através de canções: um estudo de caso com alunos ucranianos - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Camões, Portugal
2020 - Atual Desenvolvimento da expressão oral em Português Língua Segunda, através dos objetivos de desenvolvimento sustentável: estudo de caso no nível A2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020 - Atual Formas de tratamento
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020 - Atual A mediação linguística no ensino de PLE
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020 - Atual Melhoraria de produção textual em Português Língua Não Materna - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Camões, Portugal
2018 - Atual Usos lúdicos y estéticos de la lengua: la escritura creativa en la clase de portugués lengua extranjera en el ámbito universitário
Coorientador
Doutoramento em Línguas Modernas (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2020 - 2021 Contributo da escrita criativa para a aprendizagem do determinante artigo definido em Português Língua Segunda no nível A1.2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 A contação de histórias como contributo para a aprendizagem de PLE no nível A2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Enriquecimento do vocabulário através da escrita criativa: estudo de caso no ensino secundário
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Melhoramento da produção textual através da escrita por fases: estudo de caso no 80 ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Marcadores discursivos e desenvolvimento da competência oral em Português Língua Não Materna: um estudo de caso no nível A2
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 O desenvolvimento da competência comunicativa em PLE com recurso à comunicação não verbal
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Aprendizagem de Português Língua Não Materna em contexto de imigração: Língua, identidade e alteridade
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Criação de recursos para o desenvolvimento da compreensão oral em PLE
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 O tratamento dos pronomes clíticos em PLE através da prática de Escrita Criativa por Fases
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2020 Desenvolvimento da competência comunicativa intercultural em Português Língua Segunda: um estudo de caso no nível A1.2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2020 A ecopedagogia no ensino do PLE
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Ensino-aprendizagem de Português na Roménia – uma experiência no nível A1
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 O humor é uma coisa séria: contributos do humor no ensino/aprendizagem de espanhol língua estrangeira.
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Desenvolvimento da competência comunicativa para situações da vida quotidiana: estudo de caso aplicado a alunos de iniciação em contexto de não imersão, na Universidade de Valência
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 Ensino e aprendizagem do Futuro do Conjuntivo na aula de PLE na Alemanha
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 O desenvolvimento da competência escrita a partir de narrativas nas aulas de PLE no nível A2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2019 O contributo do género conversa oral informal para o desenvolvimento da competência comunicativa nos níveis A1.2 e A2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2019 A interculturalidade no ensino de PLE segundo o modelo de desenvolvimento de sensibilidade intercultural de Milton Bennett
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 Ensino de línguas baseado em tarefas: o material autêntico e a interação com a sociedade hospedeira como complementos privilegiados do manual de PLE
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 As potencialidades do uso de materiais autênticos no ensino do português na prisão para a prevenção da violência doméstica contra as mulheres
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 A utilização de audiovisuais nas aulas de PLE ao serviço do desenvolvimento da interação oral no nível A1.2.
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 A estereotipia nos manuais de português língua estrangeira - análise de manuais
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 O texto poético no desenvolvimento da competência lexical em Português Língua Estrangeira
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 As curtas-metragens como recurso pedagógico na aula de Português Língua Estrangeira
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2017 Desenvolvimento da oralidade no nível A1.2 em Português Língua Estrangeira
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2017 A leitura na prisão: contributos para a educação em cidadania
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Da compreensão à produção oral: Desenvolvimento da competência oral em sala de aula
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Integração da cultura lusófona na aula de PLE:estudo de caso no nível A1.2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Contributos da banda desenhada para o desenvolvimento da competência comunicativa em PLE: um estudo de caso no nível A1.2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Aprendizagem colaborativa no contexto de ensino de Português Língua Estrangeira. Estudo de caso no nível A2
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
2015 - 2016 Abordagem do verbo ficar no nível A1.2 de Português Língua Estrangeira: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Desenvolvimento das capacidades de interpretação e produção de enunciados humorísticos em Português enquanto Língua Estrangeira
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Algumas estratégias cognitivas ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário (Espanhol como língua estrangeira) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2016 Estratégias de Aprendizagem no Ensino-Aprendizagem do Português Língua Estrangeira: Produção Oral
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/03/31 - Atual Participação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no dia 31 de março, em conversa sobre a Geórgia e o filme “Chantrapas”, Otar Iosseliani, a convite do Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto.
Mesa-redonda
na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01 La competencia digital al servicio de la enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras: formación docente hacia una nueva forma de saber hacer en digital
Vogal
Tamara Aller Carrera (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual IJUP 2020 – Encontro de Investigação Jovem Reitoria da Universidade do Porto
2018 - Atual IJUP 2019 – Encontro de Investigação Jovem Reitoria da Universidade do Porto
2017 - Atual 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas Universidade do Porto Faculdade de Letras
2016 - Atual Colóquio Comemorativo do Quadragésimo Aniversário do Centro de Linguística da Universidade do Porto Universidade do Porto Faculdade de Letras
2014 - Atual XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 2014 Universidade do Porto Faculdade de Letras

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Studia Universitatis Babes-Bolyai - Philologia
2021 - Atual Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto, vol. 12 Universidade do Porto Faculdade de Letras
2020 - Atual Limite, vol. 14
2020 - Atual Linguarum Arena, vol. 11
2019 - Atual Verba Hispanica (volume monográfico - New challenges and perspectives in the teaching / learning of vocabulary in L2 Spanish)
2015 - Atual International Research Journal of Teacher Education

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/07 - 2021/11 Coordenadora do Lugar de Aplicação de Exames (LAPE) 4005 - Universidade do Porto-Faculdade de Letras dos exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
Coordenador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/09 - 2018/09 TV Universidade UFMT Modelo formativo de professores de Português Língua Não Materna na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2017/12 - 2017/12 Rádio Cairo em Português e Espanhol O ensino e a divulgação da língua portuguesa no Cairo

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/09 - 2018/09 Enquanto bolseira de investigador visitante, em setembro de 2018, lecionou aulas no âmbito da Didática do PLNM (32 horas) na disciplina Tópicos de Linguística (disciplina de pós-graduação), dinamizou reuniões de formação contínua de professores de PLNM/PLM e de fomento de projetos de investigação conjunta (12 horas), na Universidade Federal do Mato Grosso (Brasil). Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual TROPO UK
2015 - Atual APROLÍNGUAS
2014 - Atual Centro de Linguística da Universidade do Porto Membro integrado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015 - Atual Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Membro do júri do “Concurso de escrita em língua portuguesa”, da Universidade de Kragujevac (Sérvia). Universidade de Kragujevac, Sérvia

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/02/28 - 2022/03/04 MULTIPLIER'S TRAINING PROGRAMME da Universidade de Ljubljana, Eslovénia Blazka Müller Pograjc
2021/01/11 - 2021/04/10 Language Autodidacts in Information Societies: Overcoming Structural Barriers to Methodological Innovation via Autonomy-based Approaches to Language Learning Santiago Betancor Falcón
Distinções

Prémio

2019 Second Best Poster Award
Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha
2011 Second Best Paper Award
Auckland Institute of Studies, Nova Zelândia