Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ângela Cristina Ferreira de Carvalho
Nomes de citação
- Carvalho, Ângela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5014-87BD-620F
- ORCID iD
- 0000-0003-1026-0271
Endereços de correio eletrónico
- accarvalho@letras.up.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Japonês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009/09 - 2014/05
Concluído
|
Didática de Línguas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Estratégias de Aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção |
2008/09 - 2009/11
Concluído
|
Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"O Humor nas Aulas de Português Língua Estrangeira. Contributos para a sua Aprendizagem " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2006/09 - 2007/06
Concluído
|
Curso de Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
16 valores |
1998/09 - 2003/06
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
13 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal | ||
2012/09 - 2015/09 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2024 | Romance languages for Slavic-speaking university students (LMOOC4Slav) Project
Investigador
Università per Stranieri di Perugia, Itália
Federazione Nazionale Insegnanti Centro di Iniziativa per l’Europa , Itália Universidade do Porto, Portugal Masarykova univerzita, República Checa Ss. Cyril and Methodius University in Skopje, Macedónia Uniwersytet Jagiellonski w Krakowie, Polónia |
Erasmus Plus
Em curso
|
2012 - 2014 | Lit-Tech – Literacy and Adult Basic Education with Information Technologies
Investigador
Fortbildungsakademie der Wirtschaft (FAW) - Akademie Chemnitz, Alemanha
Sabiamente, Centro de Estudos, Portugal CDI Univerzum, Eslovénia Creative Possibilities , Reino Unido |
Erasmus Plus
Concluído
|
2011 - 2013 | Find A Delightful Opportunity to learn Portuguese through Internet and songs (FADO)
Investigador
Federazione Nazionale Insegnanti Centro di Iniziativa per l’Europa , Itália
Universidade do Porto, Portugal Universitatea din Bucuresti – Facultatea de Limbi si Literaturi Straine , Roménia Escuela Oficial de Idiomas de Málaga, Espanha |
Erasmus Plus
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Heritage Language Consortium
Heritage Language Consortium
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Lancaster University, Reino Unido Instituto Camões, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha |
Em curso
|
2019 - 2020 | ESCRIVARTE II – pintar o mundo com poesia
Produtora de conteúdos pedagógicos e colaboradora em atividades de disseminação
Universidad de Salamanca, Espanha
Universidade do Porto, Portugal Universidade de Vigo, Espanha Universidad Autónoma de Madrid, Espanha Universidad de Extremadura, Espanha |
Concluído
|
2018 - 2019 | ESCRIVARTE - Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes
Produtora de conteúdos pedagógicos e colaboradora em atividades de disseminação
Ediciones Universidad de Salamanca, Espanha
Universidade do Porto, Portugal Universidade de Vigo, Espanha Universidad Autónoma de Madrid, Espanha Universidad de Extremadura, Espanha |
Concluído
|
2012 - 2016 | Grupo de trabalho China
saberportugues
Colaboradora da protótipos de formação e produtora de conteúdos pedagógicos
Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade do Porto, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Instituto Camões, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian Instituto Camões Desativado
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/02 | Sessões de conversação de Português para Estrangeiros e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um diálogo em tempo de pandemia | III International Conference Aprolínguas 2021
Universidade do Algarve - Online (Faro, Portugal)
|
2021/05/28 | Oralidade na aula de língua estrangeira | no âmbito da Unidade Curricular Didactica limbii române da Universitatea Alexandru Ioan Cuza Ia¿i (Roménia)
Universitatea Alexandru Ioan Cuza Ia¿i (Ia¿i, Roménia)
|
2021/05/05 | Intervenção no encontro online de comemoração do Dia da Língua Portuguesa | Comemoração do Dia da Língua Portuguesa - Online
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2021/04/23 | Workshop na 2ª jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas | 2ª jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas - Online
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2020/11/02 | O desenvolvimento da competência linguística através da Escrita Criativa. O caso dos pronomes clíticos | II Jornadas da Língua Portuguesa. Práticas de Escrita. Percursos didáticos e literários
Universidade de Cabo Verde; Instituto Camões - Online (Praia, Cabo Verde)
|
2020/07/19 | Sustainable Development Goals at the heart of Portuguese as a Foreign Language university classes. Study cases in Portugal and Spain | The 8th European Conference on Language Learning
University College London (Londres, Reino Unido)
|
2020/02/14 | Ensino-aprendizagem de PLNM e sustentabilidade: algumas experiências na FLUP | Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2020/02/14 | Workshop na jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas | jornada Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ensino do Português Língua Não Materna: Reflexão e Propostas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2019/08/20 | Diversidade de públicos de PLA e desafios para a formação de professores: experiências luso-brasileiras | VII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
(Pernambuco, Brasil)
|
2019/06/21 | ESCRIVARTE - Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes. Uma experiência de escrita criativa em Português Língua Não Materna | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita. Algumas décadas de investigação e ensino
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/06/15 | Diversidade de públicos de Português Língua Não Materna e suas implicações metodológicas: experiências luso-brasileiras | I Conference TROPO-UK
King’s College London, Londres (Londres, Reino Unido)
|
2019/05/02 | A formação de professores de português língua materna e não materna em contextos superdiversos: reflexões sobre a prática intercultural | XI Congresso Internacional da ABRALIN - Abralin50
(Maceió, Brasil)
|
2019/03/25 | Foreign Language Learning: Intercultural Education for Sustainable Development | Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
University of Munich (Ludwig-Maximilians-Universität) (Munique, Alemanha)
|
2019/03/25 | Reading sessions in the promotion of education for citizenship among foreign inmates in Portugal - Apresentação poster | Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
University of Munich (Ludwig-Maximilians-Universität) (Munique, Alemanha)
|
2019/03/19 | The host society as schoolbook complement: Portuguese as a Second Language study case - Apresentação poster | Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
University of Munich (Ludwig-Maximilians-Universität) (Munique, Alemanha)
|
2019/01/25 | Impacto do ensino de português na prisão e no exercício da cidadania - Apresentação poster | 3º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, subordinado ao tema «O local e o mundo: sinergias na era da
informação»
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2018/09/20 | Interação oral em PLE: preparação significativa a partir de necessidades | Colóquio Internacional Aprolínguas - Para lá da tarefa: Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no
ensino superior
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2018/09/11 | Sessões de leitura na promoção de educação para a cidadania junto de reclusos de Português Língua Não Materna - Apresentação poster | no 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga, Portugal)
|
2018/09/07 | A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas | 2018 ENDA: Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/09 | Formação de Professores de Português Língua Não Materna. O caso da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2018/07/25 | Developing pragmatic skills in Portuguese as Foreign Language A level groups: A case study in Porto (Portugal) - Apresentação poster | Exploring and Assessing Pragmatic Aspects of L1 and L2 Communication: From Needs Analysis through Monitoring to Feedback
Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pádua (Pádua, Itália)
|
2018/07/23 | Representations, beliefs and pedagogical practices of EPE teachers - Apresentação poster | Tübingen Summer School in Second Language Acquisition
Eberhard Karls – Universität Tübingen (Tübingen , Alemanha)
|
2018/06/28 | Instruções orais na aula de Língua Estrangeira/Adicional: uma experiência interdidática na formação inicial de professores | no II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King’s College London, Londres (Londres, Reino Unido)
|
2018/06/28 | Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Adicional: proposta de recursos educativos para níveis iniciais | II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King’s College London, Londres (Londres, Reino Unido)
|
2018/04 | Humour in foreign language classes |
Vanadzor State University after Hovhannes Toumanyan (Vanadzor, Arménia)
|
2018/01/19 | Instruções orais na aula de LE: uma experiência interdidática na formação inicial de professores | V Jornadas Português Língua Estrangeira
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/01/19 | Contributos da leitura na prisão junto de reclusos estrangeiros para o desenvolvimento da educação para a cidadania - Apresentação poster | V Jornadas Português Língua Estrangeira
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/12/18 | Orality Competences Training in Portuguese as a Foreign Language. Creating Online Resources for Teaching and Learning | Heritage language learning and education: Cross-disciplinary perspectives
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/09 | O papel dos materiais áudio no desenvolvimento da competência de interação oral na aprendizagem de Português Língua Estrangeira | V Congresso INTERNACIONAL SEEPLU #tecpt Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura – Cáceres (Cáceres, Espanha)
|
2017/11/09 | A banda desenhada digital ao serviço do ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira | V Congresso INTERNACIONAL SEEPLU #tecpt Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura – Cáceres (Cáceres, Espanha)
|
2017/11/09 | Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira | V Congresso INTERNACIONAL SEEPLU #tecpt Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura – Cáceres (Cáceres, Espanha)
|
2017/10/24 | Integração da cultura lusófona na aula de PLE: estudo de caso no nível A1.2 | VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/10/13 | Descontrução da autoridade do professor: que estratégias para a aula de PLE? | Romania Contexta
Facultatea de Litere din Universitatea “Babe¿-Bolyai” de Cluj (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2017/09/15 | The development of pragmatic competence through comic books in Portuguese as a Foreign Language | Language Learning and Teaching Conference: Developing Speaking Skills
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
2017/09/07 | O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2017/09/07 | Formação inicial de professores de línguas estrangeiras: como dar instruções claras e eficazes? | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2017/08/04 | O género conversa informal: algumas questões de gramática e ensino do Português Língua Estrangeira | VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português Florida International University
Florida International University (Flórida, Estados Unidos)
|
2017/07/19 | Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios | Porto Internacional Conference on Research in Education – ICRE’17
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06/06 | Competência oral nas aulas de Alemão e de Português Língua Estrangeira no nível de iniciação: importância, motivações e constrangimentos na perspetiva dos aprendentes | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2017/06/01 | Estratégias de Aprendizagem na produção escrita |
Romanska och Klassiska Institutionen da Stockholms Universitet
|
2017/06/01 | Humor in foreign language classes |
Romanska och Klassiska Institutionen da Stockholms Universitet
|
2017/05/05 | Languages & Integration through Singing - FADO | Università degli Studi L’Orientale
(Nápoles, Itália)
|
2017/05/05 | Visions of the Other – From Brazil’s finding to some brazilian jokes about portuguese people / Visões do Outro – Da descoberta do Brasil às anedotas brasileiras sobre portugueses |
Università degli Studi L’Orientale (Nápoles, Itália)
|
2016/05/13 | Treino da oralidade na aula de PLE: uma experiência com conversas orais informais no nível A | Cluj Colloque ORAL 2016 : langues romanes. Corpus, genres, niveaux d’analyse,
Facultatea de Litere din Universitatea “Babe¿-Bolyai” de Cluj (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2016/02/17 | Workshop “FADO Follow_up” | Promover a Oralidade na Aula de Língua Estrangeira; FADO Follow_UP
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | O Ensino da Oralidade no Instituto São João de Brito, em Ulmera: Planificação e Aplicação de Atividades de Interação Oral
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no Contexto de Timor-Leste (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, Timor - Leste
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | O contributo dos marcadores discursivos para o desenvolvimento da expressão oral em Português Língua Estrangeira no nível
A1.2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | O Humor na aula de Português Língua Estrangeira como contributo para a Competência Comunicativa Intercultural
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado) |
2021 - Atual | Melhoria de produção textual nível A2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Construção de material didático pelos próprios alunos como estratégia de promoção da aprendizagem de Português Língua Estrangeira:
estudo de caso no nível B1 com estudantes romenos
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado) |
2021 - Atual | O Português Pluricêntrico nas aulas de PLE em contexto de imersão
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Aprendizagem da gramática portuguesa através de canções: um estudo de caso com alunos ucranianos - Bolsa Programa de Investigação
do Instituto Camões
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Instituto Camões, Portugal |
2020 - Atual | Desenvolvimento da expressão oral em Português Língua Segunda, através dos objetivos de desenvolvimento sustentável: estudo
de caso no nível A2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Atual | Formas de tratamento
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Atual | A mediação linguística no ensino de PLE
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Atual | Melhoraria de produção textual em Português Língua Não Materna - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira - Bolsa Programa de Investigação do Instituto Camões (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Instituto Camões, Portugal |
2018 - Atual | Usos lúdicos y estéticos de la lengua: la escritura creativa en la clase de portugués lengua extranjera en el ámbito universitário
Coorientador
|
Doutoramento em Línguas Modernas (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2020 - 2021 | Contributo da escrita criativa para a aprendizagem do determinante artigo definido em Português Língua Segunda no nível A1.2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2021 | A contação de histórias como contributo para a aprendizagem de PLE no nível A2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Enriquecimento do vocabulário através da escrita criativa: estudo de caso no ensino secundário
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Melhoramento da produção textual através da escrita por fases: estudo de caso no 80 ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Marcadores discursivos e desenvolvimento da competência oral em Português Língua Não Materna: um estudo de caso no nível A2
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | O desenvolvimento da competência comunicativa em PLE com recurso à comunicação não verbal
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Aprendizagem de Português Língua Não Materna em contexto de imigração: Língua, identidade e alteridade
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Criação de recursos para o desenvolvimento da compreensão oral em PLE
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | O tratamento dos pronomes clíticos em PLE através da prática de Escrita Criativa por Fases
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2020 | Desenvolvimento da competência comunicativa intercultural em Português Língua Segunda: um estudo de caso no nível A1.2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2020 | A ecopedagogia no ensino do PLE
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019 | Ensino-aprendizagem de Português na Roménia – uma experiência no nível A1
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019 | O humor é uma coisa séria: contributos do humor no ensino/aprendizagem de espanhol língua estrangeira.
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização
de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019 | Desenvolvimento da competência comunicativa para situações da vida quotidiana: estudo de caso aplicado a alunos de iniciação
em contexto de não imersão, na Universidade de Valência
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2019 | Ensino e aprendizagem do Futuro do Conjuntivo na aula de PLE na Alemanha
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2019 | O desenvolvimento da competência escrita a partir de narrativas nas aulas de PLE no nível A2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2019 | O contributo do género conversa oral informal para o desenvolvimento da competência comunicativa nos níveis A1.2 e A2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2019 | A interculturalidade no ensino de PLE segundo o modelo de desenvolvimento de sensibilidade intercultural de Milton Bennett
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Ensino de línguas baseado em tarefas: o material autêntico e a interação com a sociedade hospedeira como complementos privilegiados
do manual de PLE
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | As potencialidades do uso de materiais autênticos no ensino do português na prisão para a prevenção da violência doméstica
contra as mulheres
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | A utilização de audiovisuais nas aulas de PLE ao serviço do desenvolvimento da interação oral no nível A1.2.
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | A estereotipia nos manuais de português língua estrangeira - análise de manuais
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | O texto poético no desenvolvimento da competência lexical em Português Língua Estrangeira
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2018 | As curtas-metragens como recurso pedagógico na aula de Português Língua Estrangeira
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2017 | Desenvolvimento da oralidade no nível A1.2 em Português Língua Estrangeira
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2017 | A leitura na prisão: contributos para a educação em cidadania
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Da compreensão à produção oral: Desenvolvimento da competência oral em sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Integração da cultura lusófona na aula de PLE:estudo de caso no nível A1.2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Contributos da banda desenhada para o desenvolvimento da competência comunicativa em PLE: um estudo de caso no nível A1.2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Aprendizagem colaborativa no contexto de ensino de Português Língua Estrangeira. Estudo de caso no nível A2
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado) |
2015 - 2016 | Abordagem do verbo ficar no nível A1.2 de Português Língua Estrangeira: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Desenvolvimento das capacidades de interpretação e produção de enunciados humorísticos em Português enquanto Língua Estrangeira
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Algumas estratégias cognitivas ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico
e Secundário (Espanhol como língua estrangeira) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2016 | Estratégias de Aprendizagem no Ensino-Aprendizagem do Português Língua Estrangeira: Produção Oral
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015 | As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um estudo de caso
Coorientador
|
Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/03/31 - Atual | Participação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no dia 31 de março, em conversa sobre a Geórgia e o filme
“Chantrapas”, Otar Iosseliani, a convite do Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto.
Mesa-redonda
|
na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/01 | La competencia digital al servicio de la enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras: formación docente hacia una nueva forma
de saber hacer en digital
Vogal
|
Tamara Aller Carrera (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - Atual | IJUP 2020 – Encontro de Investigação Jovem | Reitoria da Universidade do Porto |
2018 - Atual | IJUP 2019 – Encontro de Investigação Jovem | Reitoria da Universidade do Porto |
2017 - Atual | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas | Universidade do Porto Faculdade de Letras |
2016 - Atual | Colóquio Comemorativo do Quadragésimo Aniversário do Centro de Linguística da Universidade do Porto | Universidade do Porto Faculdade de Letras |
2014 - Atual | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 2014 | Universidade do Porto Faculdade de Letras |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Studia Universitatis Babes-Bolyai - Philologia | |
2021 - Atual | Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto, vol. 12 | Universidade do Porto Faculdade de Letras |
2020 - Atual | Limite, vol. 14 | |
2020 - Atual | Linguarum Arena, vol. 11 | |
2019 - Atual | Verba Hispanica (volume monográfico - New challenges and perspectives in the teaching / learning of vocabulary in L2 Spanish) | |
2015 - Atual | International Research Journal of Teacher Education |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017/07 - 2021/11 | Coordenadora do Lugar de Aplicação de Exames (LAPE) 4005 - Universidade do Porto-Faculdade de Letras dos exames do Centro
de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/09 - 2018/09 | TV Universidade UFMT | Modelo formativo de professores de Português Língua Não Materna na Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2017/12 - 2017/12 | Rádio Cairo em Português e Espanhol | O ensino e a divulgação da língua portuguesa no Cairo |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09 - 2018/09 | Enquanto bolseira de investigador visitante, em setembro de 2018, lecionou aulas no âmbito da Didática do PLNM (32 horas) na disciplina Tópicos de Linguística (disciplina de pós-graduação), dinamizou reuniões de formação contínua de professores de PLNM/PLM e de fomento de projetos de investigação conjunta (12 horas), na Universidade Federal do Mato Grosso (Brasil). | Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | TROPO UK | |
2015 - Atual | APROLÍNGUAS | |
2014 - Atual | Centro de Linguística da Universidade do Porto | Membro integrado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Membro do júri do “Concurso de escrita em língua portuguesa”, da Universidade de Kragujevac (Sérvia). | Universidade de Kragujevac, Sérvia |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/02/28 - 2022/03/04 | MULTIPLIER'S TRAINING PROGRAMME da Universidade de Ljubljana, Eslovénia | Blazka Müller Pograjc |
2021/01/11 - 2021/04/10 | Language Autodidacts in Information Societies: Overcoming Structural Barriers to Methodological Innovation via Autonomy-based Approaches to Language Learning | Santiago Betancor Falcón |
Distinções
Prémio
2019 | Second Best Poster Award
Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha
|
2011 | Second Best Paper Award
Auckland Institute of Studies, Nova Zelândia
|