???global.info.a_carregar???
REGINA PIRES DE BRITO - Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Braga-Portugal), Doutora e Mestre em Linguística pela FFLCH-USP. Professora Adjunto III, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UPM (desde 2017). Coordenadora do Colégio Doutoral Tordesilhas em Linguagens, Sociedades e Culturas (desde 2018). Líder do GP CNPq - Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia; Vice-líder do GP O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura. Docente e coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Museu Virtual da Lusofonia (Portugal). Membro da CPCLP - Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa|Câmara Brasileira do Livro. Membro Titular do Conselho Diretivo da ANPOLL. Membro da Comissão de Políticas Públicas da ABRALIN, Pesquisadora do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, membro do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Linguística de Timor-Leste, do Grupo de Historiografia Linguística do IP-PUC-SP e do GT de Historiografia da ANPOLL. Coordenadora de projetos de difusão linguística do português junto à Universidade Nacional Timor Lorosa´e em 2004 e 2012 (Timor-Leste). Coordenadora de Programas, Projetos e Eventos do Decanato de Extensão da UPM (2008 a 2015). CIÊNCIA ID – 4F1B-D5BD-CDB3. ORCID - 0000-0002-0634-8572
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
regina helena pires de brito

Nomes de citação

  • brito, regina
  • Brito, Regina Pires de

Identificadores de autor

Ciência ID
4F1B-D5BD-CDB3
ORCID iD
0000-0002-0634-8572

Endereços de correio eletrónico

  • rhbrito@mackenzie.br (Profissional)

Moradas

  • UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. RUA DA CONSOLAÇÃO, 930 - EDIFICIO JOÃO CALVINO - 7o. ANDAR, 01220-013, SAO PAULO, sao paulo, Brasil (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Ciências Sociais (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Língua e identidade na lusofonia: Timor-Leste e Moçambique" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Comunicação e Sociedade
1998
Concluído
Letras (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
"Contribuição para uma descrição funcional da língua portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Semiótica e Linguística Geral
1993
Concluído
Letras (Mestrado)
Universidade de São Paulo, Brasil
"Um estudo conrastivo da língua portuguesa: Brasil - Portugal. Para um estudo semântico." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Semiótica e Linguística Geral
1987
Concluído
Letras Clássicas e Vernáculas (Bacharelato)
Universidade de São Paulo, Brasil
"Bacharel em Letras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Letras
1987
Concluído
Licenciatura em Letras (Licenciatura)
Universidade de São Paulo, Brasil
"Licenciatura em Letras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Licenciatura
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/08/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
Universidade Mackenzie - Centro de Comunicação e Letras, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/07/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
Universidade Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Letras, Brasil
2008/07/01 - 2015/06/30 Presidente de Unidade Orgânica Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
Universidade Mackenzie - Pró-Reitoria de Extensão, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/02/29 - Atual EDUCAÇÃO BÁSICA E ESTUDOS LUSÓFONOS: A PRÁTICA DA LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Investigador responsável
Universidade Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Letras, Brasil
Fundo Mackpesquisa
Em curso
2019/08/01 - Atual Mobilidade humana e culturas no plural: o desafio da convivência - PrInt-CAPES
Investigador
Universidade Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Letras, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Fundo Mackpesquisa
Em curso
2018/02/01 - Atual Linguagens, sociedades e culturas - colégio doutoral tordesilhas
Investigador responsável
Universidade Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Letras, Brasil
Grupo Tordesillas
Em curso
2011 - 2013 Docentes universitários em Timor-Leste: ensino e formação docente
nao ha
Investigador responsável
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste
Concluído
2003 - 2005 Universidades em Timor-Leste
nc
Investigador responsável
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste

Universidade de São Paulo, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2001 - 2002 Alfabetização Comunitária em Timor-Leste
nn
Bolseiro de Cientista Convidado
Agência Brasileira de Cooperação - Ministério da Educação, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brito, Regina Helena Pires de; Martins, Moisés de Lemos. "Moçambique e Timor-Leste : onde também se fala o português". 2004.
Artigo em revista
  1. Regina Helena Pires de Brito; Alexandre Marcelo Bueno. "Ensinar português em Timor-Leste: relatos e reflexões". Confluência (2022): https://doi.org/10.18364/rc.2022n62.478.
    10.18364/rc.2022n62.478
  2. Brito, Regina Helena Pires de; Vasconcelos, Maria Lucia M. Carvalho. "ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE COVID-19: CONJUNTURAS E PRÁTICAS". Todas as Letras Revista de Língua e Literatura 23 2 (2021): http://dx.doi.org/10.5935/1980-6914/eletdo2114617.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5935/1980-6914/eletdo2114617
  3. Brito, Regina Helena Pires de; Ana Lucia Trevisan. "Representações do sujeito subalterno em contextos pós-coloniais: uma reflexão sobre Esse cabelo e Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia P. de Almeida". Verbum 10 1 (2021): 142-154. https://revistas.pucsp.br/verbum/article/view/55421.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Brito, Regina Helena Pires de; Cristine Severo ; Allan Carneiro. "SOBRE AS POLÍTICAS DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO: RUMO AO DIÁLOGO COM AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS". Cadernos de Linguística 2 4 (2021): 1-20. https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/588.
    Publicado
  5. Brito, Regina Helena Pires de; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. "Educação e linguística - contextos multilinguísticos". Cadernos de Pós-Graduação em Letras 20 3 (2020): 12-20. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/14171/10781.
    Acesso aberto
  6. BRITO, REGINA H. PIRES DE; RODRIGUES, RENATA RAMOS. "ESTUDOS LUSÓFONOS E AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS". Cadernos de Pós-Graduação em Letras 20 1 (2020): 170-185. http://dx.doi.org/10.5935/cadernosletras.v20n1p170-185.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5935/cadernosletras.v20n1p170-185
  7. Maria Inês Batista Campos; Lúcia Vidal Soares; Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos; Regina Helena Pires de Brito; Campos, Maria Inês Batista; Soares, Lúcia Vidal; Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa; Brito, Regina Helena Pires de. "Cartografia(s) da (s) Lusofonia (s)". Linha D'Água (2019): https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i2p1-10.
    10.11606/issn.2236-4242.v32i2p1-10
  8. Regina Pires Brito; Vima Lia Martin. "“É preciso gritar bem alto”: resistência, nacionalismo e libertação timorense em Francisco Borja da Costa". Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (2019): https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37422.
    10.12957/matraga.2019.37422
  9. Brito, R.. "Lusophone geopolitical space: Vidas em Português,Espaço geopolítico lusófono: Vidas em Português". Comunicacao e Sociedade 34 (2018): 119-131. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059745429&partnerID=MN8TOARS.
    10.17231/comsoc.34(2018).2939
  10. Márcia Vandineide Cavalcante; Regina Pires Brito; Brito, Regina Helena Pires de. "Língua Portuguesa: formação docente e educação pré-escolar em contexto timorense". Perspectiva 34 2 (2016): 439-439. https://doi.org/10.5007%2F2175-795x.2016v34n2p439.
    Publicado • 10.5007/2175-795x.2016v34n2p439
  11. Brito, Regina Helena Pires de; Bastos, N.M.O.. "Formation of Lusophone Subject: An Analytic Exercise in Songs". Todas as Letras: Revista de Língua e Literatura 18 1 (2016): 114-126. http://dx.doi.org/10.15529/1980-6914/letras.v18n1p114-126.
    10.15529/1980-6914/letras.v18n1p114-126
  12. Neusa Maria Bastos; Regina Pires de Brito. "Reflexões sobre a vinculação - Brasil/Portugal". Todas as Letras Revista de Língua e Literatura (2016): https://doi.org/10.5935%2F1980-6914%2Fletras.especial.p74-85.
    10.5935/1980-6914/letras.especial.p74-85
  13. Brito, Regina Helena Pires de. "Português como língua estrangeira: difusão do português em contexto timorense - impressa". STUDIA IBERYSTYCZNE - KRACÓVIA 13 1 (2015): 285-296.
    Publicado
  14. BRUNO TATEISHI. "NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.". PESQUISAS EM DISCURSO PEDAGÓGICO 2012 2 (2012): https://doi.org/10.17771%2Fpucrio.pdpe.20883.
    10.17771/pucrio.pdpe.20883
  15. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos; Regina Helena Pires de Brito. "O ensino de Língua Portuguesa na cultura lusófona: reflexões teóricas e metodológicas". Signum: Estudos da Linguagem 11 1 (2008): 43-43. https://doi.org/10.5433%2F2237-4876.2008v11n1p43.
    10.5433/2237-4876.2008v11n1p43
  16. Regina Helena Pires de Brito; Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos. ""Hello, mister", "Obrigadu barak" e "boa tarde": desafios da expressão lingüística em Timor-Leste". Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa 2 3 (2008): https://doi.org/10.11606%2Fissn.1980-7686.v2i3p235-247.
    10.11606/issn.1980-7686.v2i3p235-247
  17. Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa; Brito, Regina Helena Pires de. "The teaching of Portuguese in the Lusophonic culture: theoretical and methodological reflections". (2008): http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3079.
  18. Brito, Regina Helena Pires de. "Aspectos identitários na titulação do jornal Tais Timor". (2004): https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/1247.
    10.17231/comsoc.5(2004).1255
  19. "Comentário Funcional em Torno da Semântica Lexical na Derivação Regressiva e na Redução/Functional Comment about Lexical Semantic in the Regressive Derivation and in the Reduction". (2003):
  20. "Teoria dos Protótipos: Um Princípio Funcionalista". (1999):
Capítulo de livro
  1. Brito, Regina Helena Pires de; Beatriz cariello. "Dimensão social da língua e da lusofonia: contribuições para a formação docente". In Formação docente e ensino de LP: perspectivas contemporâneas, 51-64. São Paulo, Brasil: Pé de Palavra, 2021.
    Publicado
  2. Brito, Regina Helena Pires de; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. "EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA EM INTERFACE: O PRECONCEITO DIANTE DA DIVERSIDADE". In Cartografia expandida: educação, cultura e todas as letras, 297-305. São Paulo, Brasil: PAULUS, FAPCOM, 2021.
    Publicado
  3. Brito, Regina Helena Pires de; Ana Lucia Trevisan. "Voces en diálogos identitários: un análisis de los cuentos de O Calor das Coisas, de Nélida Piñon". In Nélida Piñon en la república de los sueños, editado por Ascensión Rivaz Hernández, 67-78. salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2021.
    Publicado
  4. "Em diálogo... Professor(a): formação, ação e compromisso". In Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes brasileiras em diálogo, 50-59. São Paulo, Brasil: LiberArs, 2021.
    Publicado
  5. Brito, Regina Helena Pires de; Lídia felicio. "Escola e cidadania: reflexões sob a perspectiva freireana". In Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes em diálogo pelo mundo, 58-66. São Paulo, Brasil: LiberArs, 2021.
    Publicado
  6. Brito, Regina Helena Pires de. "A palavra é português: uma proposta de ensino de LP". In História Entrelaçada 9 - Linguística, gramática, redação e ensino, 183-201. São Paulo, Brasil: Pé de Palavra, 2020.
    Publicado
  7. Brito, Regina Helena Pires de. "A importância dos EL no ensino de LP da Educação Básica". In Lingua portuguesa: lusofonia(s), Linguas(s), cultura(s), 170-185. São Paulo, Brasil: EDUC, 2020.
  8. "Lusofonia em expansão: análise de material didático de PLE". In Linguística, letras e artes - culturas e identidades, 24-37. Ponta Grossa, Brasil: Atena, 2020.
    Publicado
  9. Brito, Regina Helena Pires de; Bastos, Neusa. "Estudos lusófonos - dimensão cultural". In Lusofonias em debate, 11-24. São Paulo, Brasil: Mentes Abertas, 2020.
    Publicado
  10. Brito, Regina Helena Pires de. "Nas aulas de língua portuguesa, as técnicas de ensino como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem". In Formação e atuação do professor de língua portuguesa, editado por Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, 123-134. LiberArs, 2020.
    Publicado
  11. Brito, Regina Helena Pires de. "O que é ser professor(a) no Brasil de hoje? Algumas reflexões, poucas certezas". In Identidades, 37-50. São Paulo, Brasil: Paco Editorial, 2020.
  12. "Memes e construções identitárias do professor". In Professor(a); identidade e representação, 135-148. São Paulo, Brasil: LiberArs, 2020.
    Publicado
  13. "Lusofonia e Timor-Leste: Notas Revisitadas". In ESTUDOS TEXTUAIS E DISCURSIVOS EM MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, 239-259. São Paulo, Brasil: Mackenzie, 2019.
    Publicado
  14. Brito, Regina Helena Pires de. "Cultura, identidade e lusofonia: apontamentos". In Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas, 209-216. São Paulo, Brasil: EDUC, 2018.
    Publicado
  15. Brito, Regina Helena Pires de; Benjamim de Araujo Corte-Real - Universidade Nacional de Timor-Leste. "East Timor, Portuguese and Tetum: a necessary coexistence". In A língua portuguesa na Ïndia e em outras terras, 85-99. New Delhi, Índia: Adroit Publishers, 2018.
    Publicado
  16. "Subsidies for a Lusophone Conceptualization". In A Língua portuguesa na índia e em outras terras, 1-18. New Delhi, Índia: Adroit Publishers, 2018.
    Publicado
  17. Brito, Regina Helena Pires de. "Eu gosto muito aprender a ler a falar escrever a contar língua portuguesa' relatos em Timor-Leste". In Estudos sobre mídias: perspectivas comunicacionais em rede, editado por Isabel silveira, 62-69. São Paulo, Brasil: Marquise, 2018.
    Publicado
  18. "Entre vivências e estudos: por uma lusofonia possível". In Pelos mares da língua portuguesa - 3, 1043-1052. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2017.
    Publicado
  19. Brito, Regina Helena Pires de. "Contributos historiográficos para uma ideia de lusofonia". In Tradition and innovation in the History of Linguistics, 40-49. Münster, Alemanha: Nodus Publikationen, 2016.
    Publicado
  20. Brito, Regina Helena Pires de. "A língua portuguesa em Angola:política linguística em dimensões lusófonas". In Língua portuguesa e lusofonia: história, cultura e sociedade, 163-176. São Paulo, Brasil: EDUC, 2016.
    Publicado
  21. Brito, Regina Helena Pires de. "À mistura estão as pessoas: lusofonia, política linguística e internacionalização". In Lusofonia e interculturalidade. Promessa e travessia, editado por Moisés de Lemos Martins, 295-312. Porto, Portugal: Humus, 2015.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Brito, Regina Helena Pires de; Bastos, Neusa Barbosa. "Estudos Lusófonos e Historiografia linguística: relações". Cadernos de Pós-Graduação em Letras 17 1 (2017): http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/issue/view/557/showToc.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Brito, Regina Helena Pires de. PORTUGUÊS, LÍNGUA PLURICÊNTRICA. LiberArs. 2022.
    No prelo
  2. Brito, Regina Helena Pires de; Martins, Moisés de Lemos; Ana Lucia Trevisan. LINGUAGENS, SOCIEDADES E CULTURAS: INTERFACES. São Paulo, Brasil: LiberArs. 2022.
    Publicado
  3. Brito, Regina Helena Pires de; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes brasileiras em diálogo. São Paulo, Brasil: LiberArs. 2021.
    Publicado
  4. Brito, Regina Helena Pires de; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes em diálogo pelo mundo. Brasil: LiberArs. 2021.
  5. Brito, Regina Helena Pires de. Conceitos de educacao em Paulo Freire - 6a edicao - nova reimpressão. Vozes. 2020.
    Publicado
  6. Brito, Regina Helena Pires de; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. Professor(a): identidade e representação. São Paulo, Brasil: LiberArs. 2020.
    Publicado
  7. Brito, Regina Helena Pires de; Ana Lucia Trevisan; Marcos Nepomuceno Duarte. Estudos textuais e discursivos em múltiplas perspectivas. São Paulo, Brasil: Mackenzie. 2019.
    Publicado
  8. Brito, Regina Helena Pires de; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. Paulo Freire: da teoria à prática. São Paulo, Brasil: LiberArs. 2018.
    Publicado
  9. Brito, Regina Helena Pires de; Marlise Bridi; Neusa Bastos. Estudos lusófonos: múltiplos olhares. Terracota. 2016.
    Publicado
  10. Brito, Regina Helena Pires de; Bastos, Neusa; Fábio Bastos. Comunicação intercultural: vínculos musicais na lusofonia. Terracota. 2014.
    Publicado
  11. Brito, Regina Helena Pires de. Língua e identidade no universo da lusofonia - aspectos de Timor-Leste e Moçambique. Terracota. 2013.
  12. Bastos, Neusa; Brito, Regina Helena Pires de. Lusofonia : políticas língüísticas e questões identitárias. Portugal: Campo das Letras. 2006.
  13. Corte-Real, Benjamim; Brito, Regina Helena Pires de. Aspectos da política linguística de Timor-Leste. Desvendando contracorrentes. Portugal: Campo das Letras. 2006.
  14. Brito, Regina Helena Pires de; rosemeire faccina. Sensibilizando para a comunicação em língua portuguesa - uma experiência em Timor-Leste. Brasil. 2006.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Contribuição para uma descrição funcional da língua portuguesa". Doutoramento, Universidade de São Paulo, 1998.
  2. "Um estudo contrastivo da língua portuguesa: Brasil/Portugal. Para um modelo semântico.". Mestrado, Universidade de São Paulo, 1993.

Outros

Outra produção
  1. Lusophone geopolitical space: vidas em Português. Língua – vidas em Português (2004), by Victor Lopes, shows the presence of Portuguese culture and language from around the world; the basis of representation of the lusophone universe are Goa, Mozambique, Brazil, Portugal, and Japan. Our work stems from the hypothesis that opinions, feelings, practices and behaviors manifested in Portuguese by common individuals present in the documentary can indi. 2018. Brito, Regina; Universidade Presbiteriana Mackenzie. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2940.
  2. Espaço geopolítico lusófono: vidas em Português. Língua – vidas em Português (2004), de Victor Lopes, mostra a presença da cultura e da língua portuguesa em diferentes partes do mundo, tomando como representação do universo lusófono: Goa, Moçambique, Brasil, Portugal e Japão. Nosso trabalho parte da hipótese de que opiniões, sentimentos, práticas e comportamentos manifestados em Português por indivíduos comuns presentes no documentário indiciam. 2018. Brito, Regina; Universidade Presbiteriana Mackenzie. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2939.
  3. Timor-Leste: “Moro num país tropical...” que também canta em português. Esta comunicação apresenta o desenvolvimento e algunsresultados de ações voltadas para a difusão da línguaportuguesa no contexto timorense. Dada a história deseu país, expressar-se em português, para os timorenses,como aparece em documentos oficiais do governo, é umaforma de mostrar uma face diferenciada, em relaçãoaos projetos hegemônicos de potências da região.Estreitamente associados à língua,. 2016. Brito, Regina Pires de; UPM. http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3836.
  4. Olhares sobre a língua nacional no Brasil independente. RESUMO: A consciência da diversidade linguística no âmbito dos países lusófonos vem sendo debatida tanto por filólogos e linguistas quanto por vários escritores. No entanto, essa discussão encontra respaldo no pós-colonialismo, marcado, dentre outros fatores, pela preocupação, nas ex-colônias, com o uso da variedade transplantada pela metrópole europeia e com o estabelecimento da “identidade” da l. 2015. Brito, Regina Pires; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Marcondes Carvalho Vasconcelos, Maria Lucia; Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiterian; Regina Pires Brito; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos. http://llp.bibliopolis.info/confluencia/rc/index.php/rc/article/view/77.
    10.18364/rc.v1i48.77
  5. Mia Couto: “somando colorações” no vocabulário da lusofonia. Centramo-nos, neste trabalho, em alguns aspectos da obra miacoutiana, no tocante à criatividade/produtividade do sistema lexical da língua portuguesa, resultante da aplicação de estratégias utilizadas pelo escritor no ato da textualização discursiva. Fixamo-nos em aspectos culturais lusófonos presentes em fragmentos de O beijo da palavrinha e de Estórias abensonhadas, relativamente à incorporação. 2011. Bastos, Neusa Barbosa; Brito, Regina Helena Pires de. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/26080.
  6. Considerações em torno da relação entre língua e pertença identitária em contexto lusófono. A língua constitui-se como uma das dimensões da pertença identitária e, como tal, dependente tanto do conhecimento que dela se tem, quanto do reconhecimento que dela se faz. Assim, os critérios de pertença identitária se dão ora como fatores e expressões, ora como essência e significação: um enunciado como “falo português porque sou português” pode ter dois sentidos, fundamentalmente diferentes e. 2004. Martins, Moisés de Lemos; Brito, Regina Helena Pires de. http://hdl.handle.net/1822/1679.
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Consultor de projetos Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual APL - Associação Portuguesa de Linguística Membro efetivo
2010/08 - Atual ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação em Linguística e Literatura Membro do Conselho Diretivo
2007 - Atual ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística Membro efetivo
2002 - Atual GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo Membro efetivo

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/10 - Atual Membro Titular do Conselho Diretivo da ANPOLL
Membro
ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, Brasil
2021/02/01 - Atual Membro da Comissão de Políticas Públicas da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística
Membro
ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, Brasil
2016/10 - Atual Membro da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa da Câmara Brasileira do Livro
Membro
Câmara Brasileira do Livro, Brasil
Distinções

Outra distinção

2019 Menção honrosa - destaque docente em Produção Científica
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
2002 Reconhecimento ao Mérito Pessoal pela Contribuição para a Comunidade Mundial - atuação em Timor-Leste
1988 Diáspora e Lusofonia -, IAECP / Ministério dos Negócios Estrangeiros -Portugal / Faculdade de Letras - Universidade do Porto