???global.info.a_carregar???
Natalia Fernandes is a PhD student in Education and Science Communication at the University of Porto (FCUP), Portugal. She received her master's degree (2023) in Brazil from the Federal University of Ceará (UFC) in Educational Technology, with the dissertation "Accessible Interactions 500: An Inclusive Hybrid Board Game with Augmented Reality to Help Teach Chemistry to Deaf and Hearing Students". Her academic background also includes a degree in Chemistry (2010) from the State University of Ceará. Her professional journey began in 2010 as a Chemistry teacher in primary and secondary schools, standing out from 2012 for her work with Deaf students, where she focused her attention on promoting inclusive education. She has carried out various activities, including mentoring students on the Chemistry degree course at the UFC in the Pedagogical Residency (PRP) and Institutional Teaching Initiation Scholarship (PIBID) programmes, as well as participating as an evaluating member of the board for end-of-course work. She contributed to the preparation of the Basic Knowledge Matrix (2021) and the Deepening Paths Catalogue (2023), educational support materials published by the Ceará State Department of Education. Natalia works as a researcher in the Social and Educational Innovation Group (SEI) at the Interdisciplinary Centre for Marine and Environmental Research (CIIMAR) and her research interests lie in education and scientific dissemination, tackling current challenges and fostering inclusive and accessible learning spaces, with an emphasis on Deaf audiences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Natalia da Silva Fernandes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • FERNANDES, N.

Identificadores de autor

Ciência ID
4F13-68F8-3AC5
ORCID iD
0000-0003-4486-1913

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Química

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023/09 - 2026
Em curso
Educação e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2023/09/11 - 2024/03/05
Concluído
Doutoramento em Educação e Divulgação das Ciências (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
18
2020 - 2022
Concluído
Tecnologia Educacional (Master)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
"Accessible Interactions 500: Um Jogo de Tabuleiro Híbrido Inclusivo com Realidade Aumentada para Auxiliar o Ensino de Química a Alunos Surdos e Ouvintes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2015 - 2016
Concluído
Especialização em Docência do Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Universidade Cândido Mendes, Brasil
"Inclusão de Alunos Surdos no Ensino Superior: Conquistas e Desafios a serem Enfrentados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2010
Concluído
Química Licenciatura Plena (Licence)
Universidade Estadual do Ceará, Brasil
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03 - 2023/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil
Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, Brasil
2010 - 2012/03 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil
Escola de Ensino Médio José Milton de Vasconcelos Dias, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Telma; Ribeiro, Tiago; Fernandes, Natalia; Vasconcelos, Clara. "Communicating Science in a Biological Natural Park to Enhance Citizens' Pro-Environmental Behaviours". Trabalho apresentado em 23rd SGEM GeoConference - “Green Science for Green Life, Vienna, 2023.
    No prelo • 10.5593/sgem2023v/6.2/s27.76
  2. Fernandes, Natalia; Carvalho, Windson Viana de; Leite Júnior, Antônio José Melo. "Adaptando o Interactions 500 para ensinar Química Orgânica a alunos surdos e ouvintes: um relato de experiência". Trabalho apresentado em XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2022), Natal, 2022.
    Publicado • 10.5753/sbgames_estendido.2022.225612
Artigo em revista
  1. Fernandes, Natália; Leite Junior, Antonio José Melo; Marçal, Edgar; Viana, Windson. "Augmented reality in education for people who are deaf or hard of hearing: a systematic literature review". Universal Access in the Information Society (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s10209-023-00994-z.
    10.1007/s10209-023-00994-z
  2. Natalia da Silva Fernandes; Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Windson Viana de Carvalho. "PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD): UM ESTUDO DE SEU FUNCIONAMENTO E APRESENTAÇÃO DAS MUDANÇAS NOS MATERIAIS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE 2021". Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (2021): 021023. https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2099/1568.
    Acesso aberto • 10.21439/conexoes.v15i0.2099
Manual
  1. FERNANDES, NATALIA; et al. Catálogo Trilhas de Aprofundamento. Brasil: Secretaria da Educação o Ceará - Seduc/ce. 2023.
    Publicado
  2. FERNANDES, NATALIA; et al. Matriz de Conhecimentos Básicos - MCB 2021 - Seduc/CE. Brasil: Secretaria da Educação do Estado do Ceará. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. BENEVIDES, Ana Safira Oliveira ; FERNANDES, N. ; Filho, F. A. D.. "Elaboration of term signs in Libras as a facilitating resource in teaching Organic Functions for deaf students". Trabalho apresentado em 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (45ª RASBQ), 2022.
  2. NASCIMENTO, Marcos Vinícius Melo Do ; BENEVIDES, Ana Safira Oliveira ; LIMA, Andressa Pinto De ; CAPISTRANO, André Luiz De Oliveira ; FERNANDES, NATALIA. "Valorização da experimentação no ensino de funções inorgânicas". Trabalho apresentado em XXVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2020.
  3. NASCIMENTO, Marcos Vinícius Melo Do ; SANTOS, Ana Caroline Sousa ; LOPES, Isaac Lucas Araújo ; CAPISTRANO, André Luiz De Oliveira ; FERNANDES, NATALIA. "PIBID De Química Na Escola De Educação Profissional Joaquim Nogueira: Um Relato De Experiência". Trabalho apresentado em XXVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2020.
  4. FERNANDES, NATALIA; PRADO, Dreyce Arruda ; CÉSAR, Ana Paula Cavalcante ; PRADO, Deysiane Arruda. "Jogos Educativos no Combate à Evasão Escolar em Escolas Públicas". Trabalho apresentado em XIV Semana Universitária da UECE, 2009.
  5. PRADO, Dreyce Arruda ; FERNANDES, NATALIA; PRADO, Deysiane Arruda ; CÉSAR, Ana Paula Cavalcante ; MALVEIRA , Jackson De Queiroz; BARBOSA, Pablo Gordiano Alexandre. "Comparação Físico-Química entre o Líquido da Casca da Castanha de Caju Beneficiado e não Beneficiado". Trabalho apresentado em XIV Semana Universitária da UECE, 2009.
  6. PRADO, Dreyce Arruda ; FERNANDES, NATALIA; BARTHOLOMEU, Rafael Almeida ; CÉSAR, Ana Paula Cavalcante ; MALVEIRA , Jackson De Queiroz; BARBOSA, Pablo Gordiano Alexandre. "Determinação de Fósforo nas Águas de Lavagem do Biodiesel obtido dos Óleos de Mamona, Soja e Vísceras de Peixe". Trabalho apresentado em XIV Semana Universitária, 2009.
  7. PRADO, Dreyce Arruda ; CÉSAR, Ana Paula Cavalcante ; FERNANDES, NATALIA. "Aproveitamento da Glicerina, Subproduto do Biodiesel". Trabalho apresentado em XIII Semana Universitária, 2008.
Tese / Dissertação
  1. "Accessible Interactions 500: Um Jogo de Tabuleiro Híbrido Inclusivo com Realidade Aumentada para Auxiliar o Ensino de Química a Alunos Surdos e Ouvintes". Mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2022. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70391.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/05 - 2023/07/05 Palestrante na Roda de Conversa "Os Jogos e Os Surdos" no I Encontro Gedespi e II Encontro do Curso Pedagogia Bilíngue da UFC
Mesa-redonda
I Encontro Gedespi e II Encontro do Curso Pedagogia Bilíngue da UFC
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2022/11/03 - 2022/11/04 Apresentação do produto da minha dissertação de Mestrado, o jogo Accessible interactions 500: um jogo de tabuleiro híbrido inclusivo com realidade aumentada para auxiliar o ensino de química a alunos surdos e ouvintes, na 9ª edição do Ceará Faz Ciência durante Feira do Conhecimento, Brasil.
Exposição
Feira do Conhecimento 2022
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) , Brasil
2022/09/19 - 2022/09/19 Palestrante na Mesa Redonda "Desafios e Oportunidades no Ensino de Química para Surdos" da XIII Semana da Química da UFC
Mesa-redonda
XIII Semana da Química da UFC/VI Workshop da Pós-Graduação em Química
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2022/05 - 2022/05 Colaboradora da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022
Outro
Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022
Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Brasil
2022/05 - 2022/05 Colaboradora da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Outro
25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Brasil
2022/05 - 2022/05 Colaboradora da I Jornada Cearense de Foguetes
Outro
I Jornada Cearense de Foguetes
Seara da Ciência/PREXUFC, Brasil
2021/10/01 - 2022/03/30 Participou da atividade de extensão Educação de Surdos em tempos de pandemia - 2ª edição promovido(a) pelo(a) Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia.
Outro
Educação de Surdos em tempos de pandemia - 2ª edição
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2020/09/22 - 2020/09/22 Participação como ouvinte no 3º Encontro do Núcleo de Libras - UECE na Mesa Redonda "Ensino Remoto para Alunos Surdos em Tempos de Pandemia"
Encontro
3º Encontro do Núcleo de Libras - UECE
Universidade Estadual do Ceará, Brasil
2019/05 - 2019/05 Colaboradora da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Outro
22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Brasil
2016 - 2016 Participação no I Ceará Científico com a orientação do trabalho "Absorção de óleo no mar a partir do pó de quitosana de carapaças de caranguejos e camarões"
Exposição
I Ceará Científico
Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil
2016 - 2016 Participação na IX Feira de Ciências e Cultura e V Mostra de Educação Ambiental da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza com a orientação do trabalho "Absorção de óleo no mar a partir do pó de quitosana de carapaças de caranguejos e camarões"
Exposição
IX Feira de Ciências e Cultura e V Mostra de Educação Ambiental da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil
2014 - 2014 Participação na VII Feira de Ciências e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza com a orientação do trabalho Plantas medicinais populares do Nordeste".
Exposição
VII Feira de Ciências e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil
2013 - 2013 Participação na VI Feira de Ciências e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza orientando o trabalho "Utilização de quitina e quitosana da carapaça de siri para remoção de óleo em água".
Exposição
VI Feira de Ciências e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil
2013 - 2013 Participação na VI Feira de Ciências e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza orientando o trabalho "Comparação quantitativa entre a eficácia da Técnica SODIS ? Desinfecção de água com luz solar e a fervura, utilizadas na desinfecção de água"
Exposição
VI Feira de Ciências e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/15 Implementação de Realidade Aumentada e Acessibilidade para Auxiliar Alunos Surdos e Ouvintes no Aprendizado de Química Orgânica no Jogo “Accessible Interactions 500"
Arguente
Felipe Henrique Morais Araújo (Outro)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2022/06/30 Quífunção? : uma Ferramenta Didática Facilitadora do Ensino de Funções Orgânicas para Alunos Surdos
Arguente
Ana Safira Oliveira Benevides (Outro)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2022/06/22 O Uso de Metodologias Ativas como Ferramenta Facilitadora da Aprendizagem na Disciplina de Química para Alunos de Ensino Médio
Arguente
Thiago Henrique Marques Fernandes (Outro)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2022/06/20 Aprendendo Matéria e Energia com o Jogo “QuímCoTi”
Arguente
Stela Maris Bezerra Sá (Outro)
Universidade Federal do Ceará, Brasil

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020 - 2023/07 Preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Alunos do Curso de Licenciatura em Química
2018 - 2020 Supervisão no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Alunos do Curso de Licenciatura em Química