???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Antunes Alves

Nomes de citação

  • Alves, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
4E1E-65F2-695A
ORCID iD
0000-0003-0471-8370
Formação
Grau Classificação
2009/09 - 2013/09
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
"Programas de Intervenção Específica para Alunos com Perturbações de Espectro do Autismo. Estudos de Casos Exemplares. O Caso Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1999/09/01 - 2003/09/01
Concluído
Mestrado em Supervisão e Orientação Pedagógica (Mestrado)
Especialização em Educação
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uma Cartografia da visita domiciliária - Práticas de Educação de Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1997/09/01 - 1999/09/01
Concluído
Educação Especial (Mestrado integrado)
Especialização em Cognitivo/Motor
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

IInstituto Supeior Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
"Estudo de caso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/10/03 - Atual Educador de infância (Educador de Infância) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/06/01 - Atual Docente/ Inclusion Officer Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Portugal
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Portugal
2011/09/01 - 2012/08/31 CPCJ Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Comissão de Proteção de crianças e Jovens em Risco, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2011/08/31 Serviço de Intervenção Precoce na Infância Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/11/01 - 2008/11/12 Programas de intervenção em Populações Espectro Autismo
2008/11/01
Bolseiro de Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alves, Ana Paula Antunes; Correia, Luís de Miranda; Pereira, Ana Paula da Silva. "Perturbações de espectro do autismo e programas de intervenção educativa : o caso português". 2011.
Artigo em revista
  1. Ana Paula Alves. "Education: Commitment Between the Past, Present and Future". Prima Educatione 5 2021 (2021): 187-192. https://journals.umcs.pl/pe/article/view/12216.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17951/pe.2021.5.187-192
  2. Antunes Alves, Ana Paula. "Autism Spectrum Disorders. What Intervention Methodologies Should We Select?". Prima Educatione 4 4 (2020): 119-133. https://journals.umcs.pl/pe/issue/view/673.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17951/pe.2020.4.119-133
  3. Alves, Ana. "Use of Dance/Movement Therapy Strategies in Children with Autism Spectrum Disorders as Facilitators of Creative Movement and Nonverbal Communication". Prima Educatione 3 2019 (2019): 41-48. https://journals.umcs.pl/pe.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17951/pe.2019.3.41-48
Tese / Dissertação
  1. Scarinci, Maria Angela Ferreira de Oliveira. "O processo de alfabetização na multideficiência: cognitiva e auditiva". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10066.
  2. Chehin, Maria Clara Ligiéro. "A eficácia do atendimento de um programa para crianças superdotadas de classe desfavorecida: Programa Estrela Dalva - Instituto LECCA". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10284/7806.
  3. Ferreira, Kamila Galvão Barreto. "O envolvimento familiar na educação especial de crianças e adolescentes com NEE: como se dá a participação dos pais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10284/7805.
  4. Oliveira, Maria Umbelina de. "Dificuldades do docente do 1º ciclo do Ensino Fundamental numa escola inclusiva". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10284/7771.
  5. Santos, Maria Eneida Costa dos. "Gestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6921.
  6. Cheverria, Silvia Cristiane Fogaça de Assis. "A contribuição da Educação Física no processo de ensino aprendizagem da Matemática Básica no Ensino Fundamental". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6842.
  7. Moraes, Carolina Rondon. "Dificuldade de aprendizagem: uma análise do resultado de uma intervenção feita através da dança, no desempenho acadêmico e motor". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6866.
  8. Vasconcellos, Raphaela Carvalho Neto de. "Conscientização do Movimento e aproximação: estudo de caso realizado com professores do 3º ciclo em escola particular de Campos dos Goytacazes – RJ/ Brasil". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6895.
  9. Ferreira, Mirian Souza Rodrigues. "Currículo e o ensino de arte na escola: ensino da linguagem teatral no ensino médio". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6837.
  10. Filgueiras, Rômulo Nojosa. "A contribuição da Escola de Música Municipal Ângelo Afonso dos Santos na promoção do desenvolvimento biopsicossocial, após o quinto ano da sua criação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6889.
  11. Ferreira, Berenice Sanna. "O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6851.
  12. Silva, Lucinéa Pereira da. "Planeamento como ferramenta eficaz no desenvolvimento da práxis pedagógica". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6836.
  13. Sella, Luiza. "Inserção das artes visuais como instrumento pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens de alunos com deficiência intelectual". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6870.
  14. Leal, Maria do Rosário Gomes. "Literatura para a infância no processo de alfabetização e letramento: em escola pública do Município de Contagem-MG/Brasil". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6097.
  15. Fernandes, Sulamita da Silva e Souza. "Pedagogia e nativos digitais: implicações do professor contemporâneo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6098.
  16. Alves, Ana Paula Antunes. "Programas de intervenção específica para alunos com perturbações de espectro do autismo : estudos de caso exemplares : o caso português". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34423.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/10/30 - 2021/10/30 Coordenadora dos Seminários Equidade e Inclusão promovidos pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (6 edições) (2016/10/30 - 2021/10/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/07/25 A contribuição da Educação Física no processo de ensino aprendizagem da Matemática Básica no Ensino Fundamental
Orientador
Silvia Cristiana Fogaça de Assis Cheverria (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/03/02 Conscientização do Movimento e aproximação: estudo de caso realizado com professores do 3º ciclo em escola particular de Campos dos Goytacazes – RJ/ Brasil
Orientador
Raphaela Carvalho Neto de Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/06/01 - 2026/08/31 Consultoria ao nível da inclusão e diversidade em projetos do programa Erasmus + Educação e Formação European Comission, Bélgica
2010/09/01 - 2011/08/31 Representante da Educação nos Serviços de Intervenção Precoce na Infância ; pareceres, projetos, articulação serviços Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/07/01 - Atual Perturbações da Comunicação e da Linguagem em crianças com problemas Motores e / ou Cognitivos Ciências da Educação -Educação especial e Inclusiva (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/06/01 - 2023/06/01 Estudos Internacionais (1556-8881) International Journal of Doctoral Studies (IJDS)