Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Massimo Cavalli
Nomes de citação
- Cavalli, Massimo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4E17-503A-A0B8
- ORCID iD
- 0000-0002-5339-4731
Endereços de correio eletrónico
- massimocavalli@lis.ulusiada.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 933012807 (Profissional)
Websites
- www.lis.ulusiada.pt (Profissional)
- www.massimocavalli.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Italiano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/07/15
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Interpretação
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Double Bass and Electric Bass: The case study of John Patitucci" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2009 - 2011
Concluído
|
Mestrado em Música -Interpretação Artística- Area de Especialização em Jazz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Técnicas de Improvisação, Interpretação e "Solo Coerente" - Estudo do caso: What is this thing called love, de Cole Porter
-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2002 - 2006
Concluído
|
Licenciatura Bietápica em Jazz (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/12/15 - Atual | Investigador (Investigação) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Centro de Investigação em Território Arquitectura e Design, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Arquitectura e Artes, Portugal | ||
2012/02 - 2016/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2024/09/01 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/15 | Masterclass: Analisi delle tecniche di improvvisazione da uno studio di “What is this thing Called Love” di Cole Porter na Academia Siena Jazz, 15 de Dezembro 2021. | Analisi delle tecniche di improvvisazione
Academia Siena Jazz (Siena, Itália)
|
2019/12/20 | MASTERCLASS DI IMPROVVISAZIONE JAZZ | MASTERCLASS DI IMPROVVISAZIONE JAZZ Docente: Massimo Cavalli
Conservatorio di Musica di Vicenza “Arrigo Pedrollo” Istituto Superiore di Studi Musicali (Vicenza, Itália)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/09 | Improvisação Outside: Modelo para a construção de melodias baseado na simetria da divisão de oitavas em partes iguais.
Arguente principal
|
Paulo Vieira Pontes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Musicoterapia e deficiência intelectual
Arguente principal
|
Inês Pedroso Vieira (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2019 | Demência na pessoa idosa institucionalizada : a música como terapia
Arguente principal
|
Joana Filomena Montês Bento (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2019 | Musicoterapia e jovens com perturbações emocionais e do comportamento
Arguente principal
|
Alexandre Alberto de Oliveira Ferreira e Cunha Caetano (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2018 | A Guitarra Jazz em Portugal (1940-1990): O Percurso e Contributo de Carlos Menezes, José Luís Simões, João Maló, Armindo Neves
e Luís Stoffel.
Arguente principal
|
Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 | Técnica de Pizzicato de três dedos: estudo do caso de Niels-Henning Orsted Pederson (1946-2005)
Arguente principal
|
Tiago André Veleirinho Mourão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2016 | Significação musical em cinema. Teorias e contextos
Arguente principal
|
Jorge Miguel Cecilia Moniz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 | Jazz Desclassificado: reflexões para a construção de narrativas musicais emancipatórias
Arguente principal
|
MIGUEL SOARES BRAZ MENDES (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A obra para Trompete de Alfred Reed: cruzamento de domínios musicais
Arguente principal
|
ADRIANO JOÃO NUNES FRANCO (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | O contrabaixista moderno: Questões de versatilidade na performance
Arguente principal
|
FILIPE RICARDO CABRAL DE MORAIS (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A story to be told – o papel do baixo eléctrico na composição, arranjos e interpretação no jazz
Arguente principal
|
Miguel Cabral da Silva Amado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|