???global.info.a_carregar???
Doutor em Educação/Psicologia da Educação; Mestre em Educação/Formação Pessoal e Social; Licenciado em Direito, Licenciado em Educação Básica, Licenciado em Ciências Sociais/Psicologia; Bacharel em Ação Social. É Diretor e Professor Coordenador na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, onde leciona Metodologias Científicas e Gestão de Equipas e Negociação. Colaborou com universidades internacionais, onde lecionou várias Unidades Curriculares. Orientou dezenas de Projetos Finais de Mestrado e Teses de Doutoramento. Integra, regularmente, júris de provas académicas. Autor de vários artigos científicos, comunicações, e capítulos de livros nas áreas da Educação e da Psicologia. É Advogado, com especial interesse em Direito Penal e Direito Constitucional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mário Durão

Nomes de citação

  • Durão, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
4D12-7576-B609
ORCID iD
0000-0002-1089-578X
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=bHjWD-AAAAAJ&hl=en
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Mario-Durao-2

Endereços de correio eletrónico

  • mariodurao-70770L@adv.oa.pt (Profissional)
  • mariocdurao@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Direito

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2023/07/04
Concluído
Direito (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
15
2012/09 - 2017/12/28
Concluído
Educação - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Bem-estar Psicológico de Estudantes Universitários: Contributos da Intergeracionalidade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2015 - 2016
Concluído
Ensino de Português-História (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
18
2015
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
14
2010/09 - 2012/11
Concluído
Educação - Formação Pessoal e Social (Mestrado)
Especialização em Formação Pessoal e Social
Universidade de Lisboa, Portugal
"Significados e contribuições dos avós para o desenvolvimento psicossocial dos jovens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009
Concluído
Ciências Sociais (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
14
2007
Concluído
Acção Social (Bacharelato)
Universidade Aberta, Portugal
15
2007
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Certificado de Aptidão Profissional de Formador (CAP/CCP) (Outros)
IEFP, Portugal
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal
2018/08 - 2022/09 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2018/08 - 2022/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Internacional Iberoamericana, México
2018/08 - 2022/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - 2022/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2012/09/01 - 2018/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ensino Particular e Cooperativo, Portugal
2009/09/01 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sanches, A.; Crespo, D.; Durão, M.. "BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515367. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5367.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5367
  2. Pereira, A.; Silva, L.; Durão, Mário. "MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: TEORIAS, IMPACTOS E IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO ORGANIZACIONAL". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515368. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5368.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5368
  3. Costa, M.; Johansen, M.; Durão, M.. "PRÁTICAS NEGOCIAIS: MODELOS DE ATUAÇÃO DE NEGOCIADORES". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515466. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5466.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5466
  4. Machado, C.; Rebelo, P.; Durão, M.. "A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515471. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5471
  5. Ramos, L.; Fava, M. ; Durão, M.. "CLIMA ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515370. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5370.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5370
  6. Jales, D. ; Nascimento, K.; Durão, M.. "RESILIÊNCIA NO PROCESSO DE GESTÃO EMOCIONAL NO SETOR IMOBILIÁRIO". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515411. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5411.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5411
  7. Rodrigues, A.; Marques, R. ; Durão, M.. "CARACTERÍSTICAS DE LÍDER NUM CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515390. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5390.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5390
  8. Santos, J.; Sá Leão, N.; Durão, M.. "PERCEÇÃO DE EFICÁCIA EM EQUIPAS DE ALTA PERFORMANCE". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515435. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5435.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5435
  9. Silva, D.; Simões, B.; Durão, M.. "PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515439. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5439.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5439
  10. Pitra, N. ; Almeida, T. ; Durão, M.. "PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES IMOBILIÁRIOS ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE MINIMIZAÇÃO DE ESCALADA DE CONFLITO EM SITUAÇÕES NEGOCIAIS COMPLEXAS". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5 1 (2024): e515447. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5447.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47820/recima21.v5i1.5447
  11. Célia de Fátima Macagnan; Mário Durão. "AS POSSÍVEIS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR". Revista Contemporânea (2023): http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n9-131.
    10.56083/rcv3n9-131
  12. Rosangela Aparecida Morais; Durão, Mário. "CAUSAS E MOTIVOS DE EVASÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL PÚBLICA E GRATUITA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação-REASE 9 7 (2023): 1184-1201. https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10685/4477.
    Publicado
  13. Mário Durão; Antónia Márcia Matos Soares. "A FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA EM GUARACIABA DO NORTE, CEARÁ, BRASIL". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 (2022): http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1914.
    10.47820/recima21.v3i9.1914
  14. Eliane Assis Gregório; Mário Marques Durão. "REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALICE MEIRELLES REIS, EM SÃO PAULO". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 (2022): https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852.
    10.47820/recima21.v3i9.1852
  15. Rosa, Fabrine; Durão, Mário. "IMPLICAÇÕES DA AÇÃO ATIVA DAS FAMÍLIAS NA EDUCAÇÃO". Zenodo (2022): https://zenodo.org/record/6799471.
    10.5281/ZENODO.6799471
  16. Mario Durão. "DISCRIMINAÇÃO EM RAZÃO DA IDADE: ESTEREÓTIPOS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 (2022): https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1485.
    10.47820/recima21.v3i5.1485
  17. Durão, Mário; Seibel, Silene; Morais, Rosagela Aparecida. "EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (2022): http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i4.5000.
    10.51891/rease.v8i4.5000
  18. Mário Durão; Carolina Carvalho; Gilda Soromenho. "BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 (2021): https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.755.
    10.47820/recima21.v2i10.755
  19. Moises Lopes da Silva; Mário Carlos Marques Durão. "PARADIGMA DO ARQUÉTIPO DE JUNG". REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 (2021): https://doi.org/10.47820/acertte.v1i3.21.
    10.47820/acertte.v1i3.21
  20. Alves da Silva, Jeusamir; Durão, Mário. "Educação e Interculturalidade: Baixada Fluminense uma região demograficamente banta". Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) 13 36 (2021): 474-501. https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/919/1146.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Durão, Mário. "A (in)sustentável leveza de estudar", Jornal Ensino Magazine, 2022, https://www.ensino.eu/media/zngpighz/ensino.pdf.
Capítulo de livro
  1. Durão, Mário; Carvalho, Carolina. "Os avós pelos olhos dos netos". In Universidade, Comunidade, Escola: Tecendo Aprendizagens nos Diálogos Intergeracionais, 12-35. Chapecó, Brasil: Livrologia, 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Durão, Mário. "Avós e netos: um estudo com alunos do ensino básico." Poster. Universidade do Minho". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2012.
Tese / Dissertação
  1. Durão, Mário Carlos Marques. "Bem-estar psicológico de jovens universitários : contributos da intergeracionalidade". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/32281.
  2. Durão, Mário Carlos Marques, 1981-. "Significados e contribuições dos avós para o desenvolvimento psicossocial dos jovens : estudo exploratório com alunos do 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8099.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 O desenvolvimento sustentável da atividade profissional de administração e gestão de condomínios V Congresso da APEGAC
APEGAC
2022 Conclusões do Projeto MEYE (Mathematics in Early Years Education). Evento multiplicador de boas práticas - MEYE Project
Agrupamento de Escola Marcelino Mesquita do Cartaxo
2022 Sistema Educativo Português Conferência sobre parentalidade ativa nas escolhas escolares e profissionais
Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária do Cartaxo (Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita) (Portugal)
2020 Bem-Estar Psicológico na Academia – o caso da Universidade de Lisboa Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro
2020 Bem-Estar Psicológico no Ensino Superior – desafios em tempo de pandemia Webinar em Tempo de Pandemia
Fundação Internacional Iberoamericana (México)
2019 Namoros Tóxicos Dia Internacional da Vítima do Crime. Clube Europeu.
Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo
2019 Intergenerational relations in the voice of university students. Workshop Internacional “Famílias, Relações Intergeracionais e Migrações”.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2016 Parentalidade-reflexões em família Escola de Pais
Colégio Reggio Emilia (Portugal)
2013 Envolvimento Escolar: reflexões em torno do contributo dos avós I Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2013
(Lisboa, Portugal)
2013 Reabilitar e Reinserir a par de políticas de envelhecimento Palestra "Junta-te a nós"
Liga dos Amigos do Hospital de Santarém/ Estagiários da Escola Superior de Educação de Santarém
2013 Avós - Que contributo para o desenvolvimento dos jovens? Conferência
Universidade da Terceira Idade de Santarém
2007 Delinquência Juvenil Ciclo de Conferências sobre Adolescência
Movimento Independente da Freguesia de Tremez

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Influência do ambiente construído no bem-estar dos ocupantes - perceções dos gestores de facilities.
Orientador de Luís Miguel Paulo do Serro Mendes dos Prazeres
Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2019 - 2023 Educação e interculturalidade: a influência banta na formação cultural e religiosa da baixada fluminense. Tese de Doutoramento em Educação.
Orientador de Jeusamir Alves da Silva
Educação (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México
2018 - 2023 A trajetória da Educação a Distância - EAD e da Universidade Aberta do Brasil(UAB) na formação dos professores de Santa Catarina: um estudo de caso sobre a evasão dos alunos do Curso de Pedagogia no período de 2015 a 2020.
Orientador de Rosangela Aparecida Morais
Educação (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México
2022 - 2022 A avaliação das aprendizagens por professores de Educação Física na UNIFAMETRO, Fortaleza
Orientador de Roger Viana de Queiroz
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Rubricas: ferramentas potencializadoras para uma avaliação mediadora em prol de aprendizagens mais significativas
Orientador de Eklaydja de Farias Pessoa Santana
Eucação
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 Estratégias de avaliação em ensino remoto na disciplina de TIC na Escola Municipal Professor Djalma Alvarenga de Oliveira, Nova Ponte, Minas Gerais–Brasil
Orientador de Marinalva dos Santos
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Processos avaliativos e formação continuada: comprometimento e aperfeiçoamento eficaz de práticas docentes.
Orientador de José Luiz da Veiga
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 TIC no ensino remoto mediando a aprendizagem em tempos de pandemia numa escola do Estado do Amazonas
Orientador de Gizelly Barroso Passos da Silva
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Consolidação do processo de Gestão compartilhada em na Fundação da Criança e do Adolescente - FUNAC
Orientador de Dione Maria Pereira Baquil
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Gestão do conhecimento em educação: práticas pedagógicas inovadoras, tecnodocência e relações de afetividade nos diferentes saberes
Orientador de Estela Maris Sander
Educação
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 As TIC no processo de ensino-aprendizagem no ambiente remoto e presencial nas séries iniciais da educação básica
Orientador de Rinaldo Vitorino de Freitas
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Abordagens de ensino da escola Centro Educacional Francisco Guedes em tempo de pandemia
Orientador de Edilene Barbosa da Silva
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 A formação docente e suas implicações no desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Luís Gonzaga Lopes, Guaraciaba do Norte
Orientador de Antónia Márcia Matos Soares
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 As competências na formação continuada docente com enfoque nas culturas tecnológicas para o ensino e aprendizagem do educando no ato da leitura
Orientador de Celia Maria Paula de Barros
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Desenvolvimento de competência para a formação docente: a alfabetização e dos desafios dentro da sala de aula nas séries iniciais
Orientador de Eliane Assis Gregório
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 Gestão e atribuições do coordenador pedagógico: identidade no campo de atuação
Orientador de Ana Paula Madalena Vinhote
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Mediação de Conflitos - Proposta de intervenção para formação de professores.
Orientador de Cátia Gladis Brasil
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico

Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2022 - 2022 Do acolhimento à aceitação: trajetória e campo de possibilidades na construção de um projeto de Educação Infantil - um estudo de caso
Orientador de Mariângela Fernandes de Oliveira
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2022 - 2022 Atendimento ao aluno surdo por professores que atuam na educação inclusiva numa Escola Municipal de Ensino Fundamental
Orientador de Elzeny Wakemaker de Souza
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2021 - 2021 Educação em saúde e a formação de professores.
Orientador de Leonice Martinha da Silva
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, México

Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2021 - 2021 A Formação Continuada dos Docentes da Educação Básica de uma Escola da Rede Pública Municipal da Cidade de Santa Maria, RS.
Orientador de Dalva Barbieri Cargnin
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 A performance cultural: Doe lenços, traga sorrisos, na formação dos alunos de arte do Colégio Estadual Sólon de Amaral.
Orientador de Paulino Antonio da Silva Moreira
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2021 - 2021 Educação permanente em Saúde através do Moodle: Sistema de Gerenciamento de Cursos.
Orientador de Sirley Martins de Oliveira Sousa
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 Descaso familiar no processo de aprendizagem dos adolescentes no ensino público estadual.
Orientador de Angélica Eveline de Melo Aroeira
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 As aulas de Educação Física online no período de pandemia: perspectiva de professores e pais.
Orientador de Pollyana Berns
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2021 - 2021 As TIC na formação de professores na Universidade Estadual de Alagoas e sua utilização nas escolas do Município.
Orientador de Izaías Lino do Nascimento
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2021 - 2021 A prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa e Matemática ancorada no uso das metodologias ativas: um estudo de caso nas escolas estaduais de ensino médio de Floresta, Pernambuco, de 2018 a 2020.
Orientador de Maria Dilma Marques Torres Novaes Goiana
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Universidad Internacional Iberoamericana, México
2021 - 2021 Avaliação como feedback: o erro como fator de crescimento.
Orientador de Nelci Galera Hahn
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 A formação inicial de professores e sua prática docente nas classes iniciais do ensino básico: Reflexões sobre a qualidade de resultados de aprendizagem dos alunos.
Orientador de Alfredo Rostino Nhantumbo
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 As Tecnologias de Informação, a família e a escola - dialogando a partir de uma proposta de trabalho integradora junto aos alunos com deficiência intelectual.
Orientador de Marines Paschoali
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 Realidade familiar dos alunos com desempenho pedagógico insuficiente.
Orientador de Lucineide Oliveira Boa Sorte
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2021 - 2021 Avaliação do Desempenho Escolar e os Indicadores Educacionais.
Orientador de Murici Prado Flores
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2021 - 2021 A música como recurso pedagógico na Educação Infantil: Contribuições para o ensino-aprendizagem das crianças.
Orientador de Maria Auxiliadora Vilarinho Castelo Branco
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2020 - 2020 Principais dificuldades das famílias no acompanhamento das atividades escolares do ensino fundamental na cidade Maceió - Alagoas.
Orientador de Taciana Sandes de França da Costa
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Evasão escolar no período noturno da E.E. Dom Aquino Correa, Juruena-MT.
Orientador de Danieli Cristina Muller
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 A saúde do professor: um estudo investigativo sobre as principais causas de afastamento de professores da sala de aula.
Orientador de Marcelo Jacob
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Desenvolvimento de competências para a formação de professores da Escola Primária e do I Ciclo n. 5007, Distrito de Viana, Província de Luanda.
Orientador de Higino Valdemar Caundi
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 A inserção da família no processo de ensino-aprendizagem de educandos com deficiência nas salas de atendimento educacional especializado.
Orientador de Elisabete Pereira Martins de Oliveira
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Afetividade e Educação Matemática: Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro – Estudo de caso.
Orientador de Joseane dos Reis Cerqueira de Sousa
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Estreitando o diálogo entre a escola e a família através das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.
Orientador de Nadia Pacce
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Competências a agregar aos professores em formação em Angola no Século XXI. Estudo de caso da Escola Superior Politécnica da Lunda-Sul.
Orientador de Anatoli José Abel Ginga
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 As percepções de professores e pais sobre estratégias que aperfeiçoem a ação ativa das famílias na Educação Infantil.
Orientador de Fabrine Verdi de Oliveira da Rosa
Educação (Mestrado)
Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
2020 - 2020 Formação continuada de professores em Introdução à Metodologia Científica no ensino de Ciências nas séries iniciais da Educação Básica.
Orientador de Carina Raquel Borges Caldas
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Trabalhando a matriz de referência da Prova Brasil e SAEB: Uma proposta de apoio aos docentes.
Orientador de Miquéias Magalhães Teixeira
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2020 - 2020 Os saberes presos em uma cela: Estudo de caso da realidade carcerária na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu, PFF- UP.
Orientador de Hilda Soares Silva Dacorreio
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2019 - 2019 A Educação como forma de enriquecimento ambiental.
Orientador de Inez Cristina Nunez
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2019 - 2019 Avaliação da Educação Infantil em ambiente hospitalar.
Orientador de Daniela Braumann Chammas
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2019 - 2019 A contribuição das novas metodologias na formação do cidadão.
Orientador de Hélia Sange Rodrigues Moreira
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2019 - 2019 Perceções de pais e professores acerca do sistema de ensino baseado em ciclos para o processo de alfabetização - Estudo de caso.
Orientador de Célia Olina Albuquerque Lino
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha
2019 - 2019 Identificação de dificuldades de ensino aos alunos com deficiências intelectuais em sala de aula do ensino regular.
Orientador de Célia de Fátima Macagnan
Educação (Mestrado)
Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Universidad Internacional Iberoamericana, México

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06/22 - 2024/06/22 Organização do I Seminário "Pessoas & Organizações" (2024/06/22 - 2024/06/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias Centro de Investigação Cientifica da Construção e do Imobiliário, Portugal
2022 - 2022 MEYE PROJECT Mathematics in Early Years Education). (2022/07 - 2022/07)
Encontro (Coorganizador)
2019 - 2019 Burnout e engagement nos docentes do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo - Apresentação dos resultados do estudo. (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo , Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2019 Avós e netos - Que relação?
Conferência
I Encontro de Gerações
Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo , Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Inovação do Modelo Educacional para (Re)inventar o Sistema de Ensino Básico do Brasil: Abordagem Aprendizagem Maker no contexto ágil
Arguente principal
Eder Ângelo Sanches (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México
2024 Desafios e Oportunidades no mercado de arrendamento da Cidade do Porto - a realidade pós-Covid.
Presidente do júri
Alexandre Miguel da Graça Carreira (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2024 Tokenização no investimento imobiliário - Vantagens e constrangimentos para a implementação em Portugal
Presidente do júri
Nuno Miguel Antunes dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2024 Contributos da promoção imobiliária privada para a resolução dos problemas de habitação no Canidelo
Presidente do júri
Maria Manuela Lima de Brito (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023 Vivendo em Portugal: Inclusão e bem-estar do estudante universitário internacional em tempos de pandemia
Arguente principal
Jéssica Dalsotto Arcanjo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023 O impacto da Política ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão de património e fundos de investimento imobiliário
Presidente do júri
Karina Bahi (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023 Influência do ambiente construído no bem-estar dos ocupantes: perceção dos gestores de facilities
Orientador
Luís Miguel Paulo do Serro Mendes dos Prazeres (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023 Análise de investimento no mercado imobiliário - um estudo de caso: Prédio urbano na Freguesia de Agualva-Cacém
Presidente do júri
João Johnson Nlolo Zinga (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023 Análise comparativa de projetos de investimento: Investimento imobiliário entre Portugal e Angola
Presidente do júri
Edilásio Roberto Gomes Soares (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023 Propriedade horizontal: Obras nos espaços comuns - o terraço.
Presidente do júri
Carlos Manuel Coroado Cristo (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023 Investimento imobiliário e micro gestão de ativos de habitação no Concelho de Setúbal
Presidente do júri
Diogo Alexandre Oliveira Grilo (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2022 Proposta de intervenção e de reabilitação para a valorização de uma moradia unifamiliar
Presidente do júri
Mike Jakson dos Santos Lima Afonso (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2022 Impactos na liquidez, transparência nas transações e na definição de valor dos ativos imobiliários com a integração da blockchain e no mercado das criptomoedas em Portugal.
Presidente do júri
Leonel Gomes Mateus (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2022 Ativos imobiliários no mercado angolano: Estudo sobre rentabilidade e fatores de risco.
Presidente do júri
Juliana Pedro Zeferino António Carril (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2022 Barreiras à implementação de habitação acessível e possíveis soluções: O caso da Região Autónoma da Madeira.
Presidente do júri
Afonso Gabriel Esmeraldo Macedo (Mestrado)
Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2022 Análise do investimento familiar na formação de engenheiros civis e médicos, bem como a inserção no mercado de trabalho: sob a ótica da teoria da economia da educação
Presidente do júri
Neide Liamar Rabelo de Souza (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México
2022 Pessoas adultas idosas: biografias e retratos de formação.
Arguente principal
Maria das Neves Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 Impacto da pandemia Covid-19: o caso de uma Universidade Sénior
Arguente principal
Andreia Sofia Reis Póvoa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 O contributo da Universidade Sénior para um Envelhecimento Ativo.
Arguente principal
Joana Costa de Matos Gomes Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 Análise da aplicação de uma metodologia inovadora em empreendedorismo e seus efeitos nos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Interamericana de Porto Velho
Presidente do júri
Aparecido Claudio Scavassa (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México
2021 Efeito das Técnicas Pilates-Psicomotricidade no processo ensino aprendizagem em alunos com dificuldades do Ensino Fundamental público de Sarandi
Vogal
Rosely Yavorski (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México
2021 Estudo sobre as Práticas Educativas do Povo Indígena Tabajara da Paraíba no século XXI
Vogal
Eliane Silva de Farias (Doutoramento)
Universidad Internacional Iberoamericana, México

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual RECIMA21 - REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR (2675-6218)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024 - Atual Membro do Conselho Científico da Recima 21 - Revista Científica Multidisciplinar
Especialista

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2022 Consultoria no MEYE Project (Mathematics in Early Years Education). Os objetivos foram sensibilizar os profissionais da educação pré-escolar para a importância do desenvolvimento do pensamento matemático na primeira infância; promover, divulgar e partilhar os produtos intelectuais do projeto: Meye Curriculum, Meye training e Meye Guide e sensibilizar os professores e técnicos do Curso profissional de técnico de apoio à infância para a necessidade de reformar o currículo na disciplina de matemática. Co-financiado pelo Programa Erasmus+. Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo , Portugal