???global.info.a_carregar???
Marlene da Rocha Migueis concluiu o Pós Doutorado em Educação em 2017 pelo(a) Universidade de São Paulo, o Doutoramento em Ciências da Educação em 2010/06/10 pelo(a) Universidade de Aveiro,o Mestrado em Mestrado em Psicologia, modalidade Psicologia Pedagógica, em 2003 pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Licenciatura em Psicologia em 1982, pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Psicologia, com equivalência dada em 1989 pela Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professora Auxiliar no departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação (formação inicial e contínua de professores; supervisão e aprendizagem docente, educação matemática na infância) e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia Geral. Tem diversas publicações no âmbito das áreas de atuação. Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Atualmente faz parte da equipa do consórcio responsável pelo Projeto Limites Invisíveis, sendo co-responsável pelo Projeto Pro(g)natura (parceria com o projeto Limites Invisíveis), no qual se desenvolvem atividades no âmbito do 1º Ciclo do ensino Básico/ Marlene da Rocha Migueis completed a Post-Doctorate in Education in 2017 from the University of São Paulo, a PhD in Educational Sciences in 2010/06/10 from the University of Aveiro, a Master's degree in Psychology, modality Pedagogical Psychology, in 2003 from the University of Coimbra, Faculty of Psychology and Educational Sciences and a degree in Psychology in 1982, from the University of São Paulo, Faculty of Psychology, with equivalence given in 1989 by the University of Coimbra Faculty of Psychology and Educational Sciences. She is an Assistant Professor in the Department of Education and Psychology at the University of Aveiro. She works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Education Sciences (initial and ongoing teacher training; teacher supervision and learning, mathematics education in childhood) and Social Sciences with an emphasis on General Psychology. She has published extensively in her areas of expertise. In her professional activities, she has interacted with several collaborators in co-authoring scientific papers. She is currently part of the consortium team responsible for the Invisible Limits Project, and is co-responsible for the Pro(g)natura Project (in partnership with the Invisible Limits project), in which activities are developed in the 1st Cycle of Basic Education..
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marlene da Rocha Migueis

Nomes de citação

  • Migueis, M. R.

Identificadores de autor

Ciência ID
4C1D-EC14-A26E
ORCID iD
0000-0003-1394-9955
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=XZWjZQkAAAAJ

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/03 - 2017/07
Concluído
Pós Doutoramento em Educação/Post PhD in Education (Doktor (PhD))
Especialização em Educação/Education
Universidade de São Paulo, Brasil

University of São Paulo Department of Philosophy, Sciences and Letters, Brasil
"A Supervisão como mediação. As atividades de ensino e de estudo na aprendizagem docente/Supervision as mediation. Teaching and study activities in teacher learning " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada/approved
2004 - 2010/06/10
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação/ PhD in Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educação/Education
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
"A formação como actividade de aprendizagem docente/Training as a teaching learning activity" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada/Approved
2003
Concluído
Mestrado em Psicologia/Master in Psychology (Mestrado)
Especialização em Pedagogical Psychology
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

University of Coimbra Department Department of Psychology and Education sciences, Portugal
"Os contextos de formação e de prática educativa e a construção do conhecimento profissional por educadores de infância: um estudo transcultural Portugal e Brasil/The contexts of training and educational practice and the construction of professional knowle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989
Concluído
Psicologia/Psychology (Bachelor)
Especialização em Clinical Psychology
University of Coimbra Department Department of Psychology and Education sciences, Portugal
15 valores (Equivalência concedida pela Universida
1986/08 - 1986/12
Concluído
Introdução à Psicoterapia de crianças - Fundamentos Psicanalíticos (Postgraduate Certificate)
Instituto Sedes Sapientiae, Brasil
Aprovada
1986/08 - 1986/10
Concluído
Adolescência (Postgraduate Certificate)
SEcretaria de Estado da Saúde/Coordenadoria de Saúde mental, Brasil
Aprovada
1984/02/01 - 1985/06/30
Frequentou
Formação especializada na área de Psicologia Clínica Institucional com abordagem em Cardiologia (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Brasil
Aprovada
1979/03 - 1979/12
Concluído
A criança e seu desenvolvimento do Nascimento aos seis anos (Postgraduate Certificate)
Centro Brasileiro de Educação Pré-escolar, Brasil
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
(...)
2004/02 - 2010/06 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
(...)
1990/09/01 - 2004/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1991/09 - 1992/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Coordenadora da UC Projetos de Intervenção Educacional IIICoordinator of curricular unit Educational Intervention Projects III Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
(...)
2022/03/01 - Atual Coordenadora do Ramo Psicologia da Educação, Programa Doutoral em educação/Coordinator of the Educational Psychology Branch, Doctoral Program in Education Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)
2022/01/05 - Atual Coordenadora da Comissão de Avaliação de Qualidade dos Cursos de Psicologia e Educação Básica/Coordinator of the Quality Assessment Committee for Psychology and Basic Education Courses Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)
2021/09 - 2022/02 Vice diretora do Mestrado Em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica/Vice-director of the Master's Degree in Health Psychology and Neuropsychological Rehabilitation Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)
2020/09/01 - 2021/08/30 Coordenadora do Programa de Tutoria do Departamento de Educação e Psicologia/Coordinator of the Tutoring Program of the Department of Education and Psychology Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)
2013/09 - 2016/07 Vice-diretora Mestrado em educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino/Vice-director Master's Degree in Pre-school and Primary Education Básico/ Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Membro do EDUCA_Lab - Políticas, Avaliação e Supervisão Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2020 Membro do Laboratório de Supervisão e Avaliação (Lab_Sua )/Member of the Supervision and Evaluation Laboratory (Lab_Sua ) University of Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
(...)
1989/11/02 - 1991/07/31 Psicóloga/Programa Interministerial para a Promoção do Sucesso Educativo Ministério da Educação, Portugal
1985/08/01 - 1989/07/15 Psicóloga/Ministério da Saúde Ministério da Saúde – Brasil, Brasil
Centro de Saúde/Ministério da Saúde, Brasil
1985/03/01 - 1987/11/30 Educação de Adultos/Ministério da Educação/Brasil Secretaria de Educação e Bem-estar Social do Município de São Paulo, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2015/10 - Atual Limites Invisíveis/Invisible Limits
231516
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Coimbra Polytechnic Institute / Coimbra School of Education, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

calouste Gulbenkian Fundation
Não financiado
2012/05/01 - 2015/07 Empreendedorismo na Educação de Infância/Entrepreneurship in Early Childhood Education
ooo
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

Câmara Municipal de Aveiro, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal

Aveiro Municipal Council, Portugal
Concluído
2000/09/20 - 2013/05/30 Formação de Professores: um percurso através da Matemática para a Infância. Correspondendo Portugal e Brasil/ Teacher Training: a journey through Mathematics for Children. Matching Portugal and Brazil
000000
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Duque, I.; Almeida; R; Migueis, M. R.; Almeida, E. B . Autor correspondente: Almeida, E. B. "Pro(g)natura: Programming Language and Curriculum Development from the Free Iniciative of Childreen in Nature". Trabalho apresentado em 14th International Conference of Education, Research and Innovation-ICERI 2021, Valencia, 2021.
    Publicado
  2. Duque, I.; Pinho, L.; Bigotte, E.; Figueiredo, A.; Migueis, M. R.; Vale, V.; Coelho, A.. "A floresta como espaço de aprendizagem: Um complemento à oferta educativa". Trabalho apresentado em II CICSE, Braga, 2015.
    Publicado
  3. Araujo, E. S.; Nascimento, C. P.; Migueis, M. R.. "A função social da Educação Infantil na teoria histórico-cultural". Trabalho apresentado em V Congresso Paulista de Educação Infantil., São Paulo, 2009.
    Publicado • 10.17921/2525-5320.2016.85-98
  4. Migueis, M. R.; Portugal, M. G. C.; Moura, M. O.. "Aprendizagem docente. Contribuições da psicologia Histórico-cultural.". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional do CIDInE. Novos contextos de formação, pesquisa e mediação, Gaia, 2009.
    Publicado
  5. Migueis, M. R.; Portugal, M. G. de C.; Moura, M. O.. "A aprendizagem docente: uma abordagem histórico-cultural do desenvolvimento profissional do educador de infância.". Trabalho apresentado em Actas do 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança. De 2 a 4 de Fevereiro, Universidade do Minho., Braga, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Valente, Isabel Cristina Gomes Rocha; Migueis, M. R.. Autor correspondente: Valente, Isabel Cristina Gomes Rocha. "Integração da aprendizagem socioemocional na formação de professores: caminho para a redução do burnout e promoção do bem-estar psicológico docente ¿ uma revisão sistemática// Integrating socio-emotional learning into teacher training: a path to reducing burnout and promoting teacher psychological well-being: a systematic review". Indagatio Didactica 15 4 (2023): 171-189. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.31400.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Rosa, Josélia Eusébio; Nobrega, Juliana Nobre; Migueis, M. R.. "ORGANIZAÇÃO DO ENSINO QUE POSSIBILITA A REVELAÇÃO DA GÊNESE DO CONCEITO DE FRAÇÃO EM NÍVEL TEÓRICO". Poiésis 16 30 (2023): 443-463. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/16497/12193.
    Publicado
  3. Silva, C. E. B. B.; Migueis, M. R.. "Revisão da Literatura PRISMA sobre o Impacto do Uso e Design de Videojogos Educativos no Envolvimento do Aluno na Aprendizagem/A PRISMA Literature Review of the Impact of Using and Designing Educational Videogames on Learning Engagement". Indagatio Didática 15 3 (2023): 89-108. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/31412.
    Publicado
  4. Pinheiro, S. N. S.; Migueis, M. R.; Frison, L. M. B.. "Game in Historical Cultural psychology: brazilian studies.". International Journal of Human Sciences Research 22 5 (2022): 1-9. https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/63422.
    Publicado
  5. Nascimento, R. O.; Migueis, M. R.. "A presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski nas teses de doutoramento da Universidade de Aveiro/Lev S. Vigotski’s historical-cultural psychology in doctoral theses of the University of Aveiro". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 193-206. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23460/17127.
    Publicado
  6. Duque, I; Migueis, M. R.; Almeida, R.; Bigotte, E.. "Pro(g)Natura, flexibilidade curricular numa aliança entre contextos educativos: natureza, linguagem de programação e sala de aula(Pro(g)Natura, curricular flexibility in an alliance between educational contexts: nature, programming language and classroom". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 253-371. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23469/17136.
    Publicado
  7. Migueis, M. R.. "Atividade de aprendizagem docente num projeto de formação de educadores de infância". Revista Teoria e Pratica de Educação 15 Nº 3 (2012): 7-21.
  8. Araujo, E. S.; Nascimento, Carolina Pichetti; Migueis, M. R.. "O Jogo como atividade: Contribuiçõs da Teoria Histórico Cultural". Psicologia Escolar e Educacional 13 2 (2009): 293-302.
    Publicado
  9. Migueis, M. R.; Gapar, M. F.. "Os contextos de formação e de prática educativa e a construção do conhecimento profissional por educadores de infância: Um estudo transcultural Portugal – Brasil". Revista Portuguesa de Pedagogia Ano 38 1 - 3 (2004): 173-189.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Duque, I; Almeida, R.; Migueis, M. R.; Almeida, E. B.. "Pro(g)natura: programming language and curriculum development from the free initiative of children in nature". In 14th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2021), editado por IATED Academy, 6329-6338. Valencia, Espanha: IATED Academy, 2022.
    Publicado
  2. Henn, R.; Migueis, M. R.. "Formação em contexto como estratégia de melhoria da oferta educativa em educação infanti/In-service training as a strategy for improving early childhood education". In Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira, editado por Atena Edit, 110-121. Ponta Grossa/PR, Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.76419100710
  3. Henn, R.; Migueis, M. R.. "Melhoria da Oferta Educativa em Educação Infantil. Um desafio da formação em contexto/Improving early childhood education . A challenge for in-service training". In Atas do IV seminário luso-brasileiro de educação de Infância e I Congresso luso-afro-brasileiro de Infâncias e educação./Proceedings of the IV Portuguese-Brazilian Seminar on Early Childhood Education and the I Portuguese-Afro-Brazilian Congress on Childhood and Education. Children's Education, Cultures and Citizenship. Educação, Culturas e Cidadania das crianças. /, editado por University of Aveiro, 761-775. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Publicado
  4. Figueiredo, A; Duque, I; Migueis, M. R.; Coelho, A. S.; Vale, V.; Bogotte, E.; Pinho, L.. "Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem educativa na natureza". In I Fórum CIDTFF – Livro de Posters, 13-13. Aveiro, Portugal: UA editora, 2017.
    Publicado
  5. Migueis, M. R.; Abrantes, N.. "Reafirmar o brincar e a infância no museu do brincar.". Porto, Portugal: Porto editora, 2017.
    Publicado
  6. Araujo, E. S.; Nascimento, C. P.; Migueis, M. R.. "O conteúdo e a estrutura da Atividade de Ensino na Educação Infantil: o papel do jogo. (2ª ed., p.205) Campinas: Autores associados". In A Atividade pedagógica na Teoria Histórico-cultural, 127-137. Campinas, Brasil: Editores associados, 2016.
    Publicado
  7. Correia, S.; Migueis, M. R.. "Projeto creche. Da experiência pessoal a um projeto de investigação sobre comunidades de aprendizagem". In Atas do Congresso Práticas e Contextos em Educação, 464-466. Lisboa, Portugal, 2013.
    Publicado
  8. Gois, S; Migueis, M. R.. "Qualidade da interação professor-aluno no 1º Ciclo do ensino Básico: do diálogo experiencial à educação emocional". In Actas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e educação, 188-201. Lisboa, Portugal: ISPA . Instituto Universitário, 2012.
    Publicado
  9. Araújo, Elaine Samapio; Nascimento, Carolina Pichetti; Migueis, M. R.. "O conteúdo e a estrutura da atividade de ensino na educação infantil: o papel do jogo". In A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, Brasil: Liber Livros, 2010.
    Publicado
  10. Migueis, M. R.; Azevedo, M. G.. "(Entre)cruzando saberes". In Educação Matemática na Infância. Abordagens e desafios, 15-24. Gaia, Portugal: Gailivros, 2007.
    Publicado
  11. Migueis, M. R.; Moura, M. O.. "Aprendizagem Docente. Contribuições da Teoria da Actividade". In Quem Aprende mais? Reflexões sobre educação de Infância, 309-317. Gaia, Portugal: Editora gailivros, 2007.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Migueis, M. R.. "Empreendedorismo na educação de Infância/Entrepreneurship in Early Childhood Education". In Dicionário de Educação para o Empreendedorismo/Dictionary of Entrepreneurship Education. Gradiva, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Migueis, M. R.; Azevedo, M. G.. Educação Matemática na Infância. Abordagens e desafios. Gaia, Portugal: Gailivros. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Duque, I.; Dinis, N.; Migueis, M. R.. "Com quantos Saberes se faz uma cabana/How many skills can you use to make a house?". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Educação matemática na teoria Histórico Cultural e IV Seminário INterinstitucional de Educação Matemática Unisul,Unesc,Unibave, Uespi, 2019.
  2. Figueiredo, A.; Coelho, A.S; Duque, I; Bigotte, E.; Migueis, M. R.; Vale, V.. "Projeto Limites Invisíveis Programas casa da Mata (PCM)/Invisible Limits Project: Casa da Mata Programs (PCM)". Trabalho apresentado em II Forum CIDTFF, 2018.
  3. Migueis, M. R.. "Playing and the organization of childhood teaching: contributions of Activity Theory.". Trabalho apresentado em Early Intervention Association of Aotearoa New Zeland Conference, 2009.
  4. Migueis, M. R.. "The Guiding Teaching Activity as a trigger to teacher learning.". Trabalho apresentado em Early Intervention Association of Aotearoa New Zeland Conference,, 2009.
Recurso online
  1. Almeida, R.; Duque, I; Migueis, M. R.; Mendes, C.. Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de contextos educativos/Pro(g)Natura: Curricular flexibility through the articulation of educational contexts. 2021. https://youtu.be/oMSg7QJECjE.
Resumo em conferência
  1. Duque, I.; Dinis, N.; Migueis, M. R.. "Com quantos saberes se faz uma cabana/How many skills can you use to make a house?". Trabalho apresentado em I seminário Internacional de educação Matemática na teoria Histórico-cultural e VI Seminário Interinstitucional de educação Matemática Unisul, Unesc, Unibave, Uespi/I International Seminar on Mathematics Education in the Historical-Cultural Theory and VI, Tubarão, 2020.
    Publicado
  2. Josélia, E.; Migueis, M. R.. "Potencialidades das ações de transformação da natureza pelas crianças como situações desencadeadoras de aprendizagem./The potential of children's actions to transform nature as situations that trigger learning". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Educação Matemática na teoria Histórico cultural e VI Seminário Interestadual de Educação /I International Seminar on Mathematics Education in Cultural Historical Theory and VI InterstateMatemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE UESP/, 2019.
    Publicado
  3. Duque, I.; Migueis, M. R.; Bigotte, E.; Almeida, R.; Mendes, C.. "PRO(g)NATURA: um programa educativo em ambientes natureza e tecnológico/PRO(g)NATURA: an educational program in nature and technology environments". Trabalho apresentado em CIDInE - Colóquio Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, de 25 a 26 de outubro. /CIDInE - Colloquium Innovation in education: balance and future prospects, October 25-26, Porto, 2019.
  4. Henn, R.; Migueis, M. R.. "Formação em Contexto como estratégia de Melhoria da oferta educativa em Educação infantil/In-Context Training as a strategy for improving early childhood education". Trabalho apresentado em IV Seminário Luso-brasileiro de Educação de Infância e I Congresso Luso-afro-brasileiro de Infâncias e Educação. Educação, Culturas e Cidadania das crianças/IV Luso-Brazilian Seminar on Early Childhood Education and I Luso-Afro-Brazilian Congress on Child, Aveiro, 2018.
    Publicado
  5. Figueiredo, A.; Migueis, M. R.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E.; Duque, I.; Pinho, L.. "Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal". Trabalho apresentado em 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights, Bologna, 2017.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11/16 Programas educativos na natureza: Crianças dos 3 aos 10 anos/Educational programs in nature: Children from 3 to 10 years old IV SLBEI e I CLABIE
Universidade de Aveiro/University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/10 Co-promoção para a implementação de um projeto de educação ambiental: Limites Invisíveis/Co-promotion for the implementation of an environmental education project: Invisible Limits III Congresso Internacional "Educação, Ambiente e Desenvolvimento"/III International Congress "Education, Environment and Development"
Escola superior de educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria/ Education and Social Sciences School of the Polytechnic Institute of Leiria (Leiria, Portugal)
2018/10 Projeto Limites Invisíveis: a perceção das crianças/Invisible limits project: children's perceptions XIV Congresso SPCE/XIV Portuguese Society of Educational Sciences Congress
Universidade de Coimbra/University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/04/19 Limites Invisíveis: a perspectiva dos pais sobre os programas Casa da Mata/Invisible limits: parents' perspective about Casa da Mata Programs 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, formação e investigação em educação/1st International Congress Integrating Knowledge: Pedagogy, training and research in education
Escola Superior de Educação de Lisboa/Lisbon School of Education (Lisboa, Portugal)
2018 Limites Invisíveis: Educação na natureza/Invisible Limits: Education in nature Apresentação do Projeto na Dinamarca/Project presentation in Denmark
University College Syddanmark (Dinamarca)
2018 Projeto Limites Invisíveis/Invisibele Limits Project Apresentação Internacional de Projeto/International Project Presentation
Queen Maud College University (Noruega)
2015/04/01 Educação para o empreendedorismo - criatividade Congresso internacional da criança e do adolescente
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2013 Projeto creche. Da experiência Pessoal a um projeto de investigação sobre comunidades de Aprendizagem - , ISECS-OPL Congresso Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2012/09 Teacher Learning Activity. Contributions of Theory of Activity - EECERA EECERA: Pré-nascimento de três: Idenidades, Aprendizagem, Diversidades
Universidade do Porto (Porto)
2011/09/17 O trabalho Colaborativo e a Aprendizagem Docente. Conferência apresentada no . Porto, 17 de Setembro. Organizado pela Porto Editora. Congresso Pré-escola
Porto Editora (Porto, Portugal)
2011/09/06 Teacher training as a learning activity for teachers. Comunicação integrada no (2011). Itália, 5-10 de Setembro Simposium The constitution of comunities: a comparative study. The International Society for Cultural and Activity Research - ISCAR
Sapienza – Universitá di Roma, (Roma, Itália)
2008/02/02 A aprendizagem docente: uma abordagem histórico-cultural do desenvolvimento profissional do educador de infância. . De 2 a 4 de Fevereiro, Universidade do Minho. 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013/09/15 - 2023/06/12 COMUNIDADES DE PRÁTICA – UM ESTUDO DE CASO COM O GRUPO PROJETO CRECHE
Orientador de Sónia Cristina Lopes Correia
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/09/01 - 2023/06/12 Comunidades de prática: um estudo de caso com o grupo projeto creche
Orientador de Sónia Cristina Lopes Correia
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/09/01 - 2023/06/12 Comunidades de prática: um estudo de caso com o grupo projeto creche
Orientador de Sónia Cristina Lopes Correia
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/09/01 - 2022/01/28 Interação professor-aluno no 1º CEB: do diálogo experiencial à educação emocional (com bolsa FCT)/Teacher-student interaction in primary school: from experiential dialog to emotional education (with FCT grant
Orientador de Sónia Raquel dos santos Góis
Programa Doutoral em Educação/PhD in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017/09/01 - 2021/03/19 Supervisão Colaborativa na educação de Infância: o desenvolvimento profissional de um grupo de educadoras do Brasil/ Collaborative Supervision in Early Childhood Education: the professional development of a group of Brazilian educators
Orientador
Programa Doutoral em Educação/Doctoral Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2014 - 2020/09 Supervisão colaborativa na Educação de Infãncia. O desenvolvimento profissional de um grupo de educadoras do Brasil
Orientador de Rosemeri Henn
Programa Doutoral em educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/09 - 2020/07 Espacos exteriores promotores de Implicação e Bem-estar emocional em crianças do Jardim de infância/Outdoor spaces that promote emotional involvement and well-being in kindergarten children
Orientador de Mariana Filipa Cardoso Felgueiras
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2018/07 - 2020/07 Bem-estar emocional e implicação da criança em espaço exterior/Children's emotional well-being and involvement in outdoor spaces
Orientador de Eva Alexandra Ferreira da Silva
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2013 - 2020 Supervisão colaborativa na educação de infância. O desenvolvimento profissional de um grupo de educadoras do Brasil”
Orientador de Rosemeri Henn,
Programa Doutoral em Didática e Formação - Ramo: supervisão (Doutoramento)
2018 - 2019 A perceção das crianças sobre a violência interparental/Children's perception of interparental violence
Orientador de Maria da Graça Rocha Gonçalves Leite
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica/Master's Degree in Health Psychology and Neuropsychological Rehabilitation (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 - 2019 O ensino da matemática no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e no Pré-escolar: um estudo de caso/Teaching mathematics in the first year of elementary school and in pre-school: a case study
Orientador de Ana Patríciada Silva Ferreira
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 - 2018 Qualidade de vida e distress psicológico em pacientes diagnosticados com esclerose lateral amiotrófica da APELA/Quality of life and psychological distress in APELA patients diagnosed with amyotrophic lateral sclerosis
Orientador de Adriana da Silva Gonçalves
Mestrado em Psicologia da Saúde e reabilitação NeuroPsicológica/Master's Degree in Health Psychology and NeuroPsychological Rehabilitation (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 - 2018 Autonomia e bem estar em Jardim de Infância: um olhar da Pedagogia Waldorf e Abordagem Reggio Emilia. Um estudo de caso/Autonomy and well-being in Kindergarten: a look at Waldorf Pedagogy and the Reggio Emilia Approach. A case study
Orientador de Maria Miguel Loio
Mestrado em educação Pré escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's degree in pre-school education and primary school teaching (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 - 2018 A formação do voluntário no apoio à pessoa idosa institucionalizada/Training volunteers to support institutionalized elderly people
Coorientador de Fanternilda Soares Gomes
Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social/Master's in Education Sciences - Personal and Social Training (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2013 - 2018 A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Ana Lisete Monteiro de Almeida Pereira
Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/10 - 2016/11 Feedback e reforço na interação adulto-criança no jardim-de-infância: um estudo de caso
Orientador de Sandra Maria Alçves da Silva
Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/09 - 2016/10 O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
Orientador de Mariana Leal de Sousa Pinho
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/09 - 2016/10 O jogo livre no recreio escolar
Orientador de Marta Sofia Pereira da Costa
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2016 A interação professor-aluno e aluno-aluno em contexto escolar: um estudo no 1º Ciclo do Ensino básico
Orientador de Ariana Oliveira Silvestre Ladeiro
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2016 O jogo nos espaços exterior e interior em jardim de infância: um estudo de caso
Orientador de Joana de Freitas Moura
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2016 Ideias de um grupo de crianças do jardim de infância sobre o espaço
Orientador de Vanessa Filipa Pereira Leal
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013 - 2016 Estratégia pedagógica para elevar a motivação dos alunos na disciplina de pedagogia
Orientador de Ermelinda Lucrécia Muachiteca,
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2014 - 2015 Educação para o empreendedorismo : a ativação criativa no 1º CEB
Orientador de Vânia Patrícia Teixeira Alves
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Educação para o empreendedorismo: promoção da criatividade na educação pré-escolar
Orientador de Ana Rendeiro Cardoso
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Comunicação e o desenvolvimento da atitude empreendedora no jardim de infância
Orientador de Marina Rafaela Soares Morais
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Educação para o empreendedorismo : o trabalho colaborativo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Ana Rita Tavares de Bastos,
Mestrado em educação Pré escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013 - 2015 Insucesso escolar dos alunos do curso noturno da escola do 1º Ciclo Mandume do Lubango
Orientador de Jeremias Samuel Maurício
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2015 As dificuldades da iniciação à prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente. Um estudo junto dos alunos
Orientador de Isabel Jepele Balombo André
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2015 Estratégia metodológica promotora da motivação no processo ensino-aprendizagem da cadeira de psicologia do Instituto Médio de Economia do Lubango
Orientador de Alberto Antonio Simbaluka Valente
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2015 Insucesso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da 12ª classe do Instituto Médio de Economia do Lubango
Orientador de Fernandes André Sudi
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2015 Estudo comparativo entre o desempenho cognitivo dos alunos do quadro de honra e os alunos com menor aproveitamento escolar, na 9ª classe do ensino regular da Escola do 1º Ciclo Saidy Mingas
Orientador de Ramos Calolo
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2014 Fatores que intervém nas escolhas profissionais dos alunos da 12ª classe da Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário de Arimba
Orientador de Isaac Avelino Calenga
Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2012 - 2014 Formação e desenvolvimento profissional: representações dos educadores
Orientador de Lara Diana da Silva Figueira
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011 - 2013/12/18 Interação adulto-criança: uma perspetiva de qualidade na aprendizagem
Orientador de Anabela Ferreira Jorge
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/09 - 2013/10/28 O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar
Orientador de Inês Marques Rodrigues da Silva
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/02 - 2013/07/23 Brincar e aprender no espaço exterior
Orientador de Sara Cristina Ramos Alves
Mestrado em educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2013/07/13 Exploração de histórias e o reconto oral em crianças do 1º CEB
Orientador de Ana Margarida Oliveira Gama
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Promoção da competência social e emocional no jardim de infância
Orientador de Joana Coutinho Pereira
Mestrado em Educação Pré escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2012/12 Ensino experimental: aumentar a implicação e mobilizar o pensamento
Orientador de Marta Cardoso Lancha,
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2012/07/23 O brincar como estratégia para o desenvolvimento da autonomia
Orientador de Odília dos Santos Vilar
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2012/07/23 Projeto colaborativo: estratégia de melhoria dos níveis de bem-estar e implicação
Orientador de Cláudia Sofia da Costa Abreu
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2012/07/18 Atividade em ciências: promover a implicação e a aprendizagem
Orientador de Marlene Elisa de Jesus Silva
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2012/07/12 Atividade Orientadora de ensino e aprendizagem da matemática
Orientador de Nilza Carina Ferreira Neves
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2012/07/12 Desafios matemáticos: estratégia para o desenvolvimento do pensamento
Orientador de Micaela de Lurdes Martins Queirós
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011 - 2012 Avaliação: conceções dos educadores de infância
Orientador de Maria Emília Rebelo Figueira
Mestrado em Ciências da educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/10/23 - 2020/10/25 VIII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/VIII Psychology Conference of the University of Aveiro (2020/10 - 2020/10/25)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2020/09/24 - 2020/09/25 Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPe20)/International Symposium on Educational Psychology: Past, Present and Future (SInPe20) (2020/09/25 - 2020/09/25)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Educação, Culturas e Cidadania das Crianças/V SLBEI - Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education and I CLABIE - Luso-Afro-Brazilian Congress on Childhood and Education. Children's Education, Cultures and Citizenship (2018/11/15 - 2018/11/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2012/10/12 - 2012/10/13 III Encontro Nacional de Educação Básica (2012/10/12 - 2012/10/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/10/12 - 2012/10/13 III Encontro Nacional de Educação Básica (2012/10/12 - 2012/10/12)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Conferência à convite "Educação de infância: a formação na Universidade de Aveiro" ,,
Seminário
Seminário de Educação Infantil
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12/10 Intervenção e investigação em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino Básico: espaço exterior e aprendizagem de geologia/Intervention and research in pre-school education and elementary school teaching: outdoor space and learning geology
Arguente
Ana Raquel Silva Amaral (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/05/30 Narrativas de aprendizagem/Learning narratives
Arguente
Mariana Sofia Tudela Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Coimbra Polytechnic Institute / Coimbra School of Education, Portugal
2019/04/24 O espaço como elemento potencializador da mobilização e manifestação de noções matemáticas na educação infantil/Space as an element that enhances the mobilization and manifestation of mathematical notions in early childhood education
Arguente principal
Camile de Araújo Aguiar (Mestrado)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Federal University of Mato Groso, Portugal
2019/01/08 Determinantes de consumos etílicos e tabágicos em estudantes do ensino superior/Factors that determine alcohol and tobacco consumption among university students
Arguente
António Alexandre Ramalho Mostardinha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2018/12/21 Desenvolvimento socioemocional na transição da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico/Socio-emotional development in the transition from pre-school education to the 1st cycle of basic education
Presidente do júri
Rita Adelaide Gonçalves Cacheira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2018/12/11 O coping na perceção da dor e distress psicológico em doentes crónicos/Coping in the perception of pain and psychological distress in chronic patients
Presidente do júri
Patrícia Barreto Peixinho (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2018/03/08 A importância do Jogo lúdico no 1º Ciclo do Ensino Básico/The importance of play in the 1st Cycle of Basic Education
Arguente
Mariana Silva Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Coimbra Polytechnic Institute / Coimbra School of Education, Portugal
2018 As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infãncia e 1º Ciclo do Ensino Básico/Children's perspectives on play - a study in kindergarten and elementary school contexts
Arguente
Ana Rita Mendes Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Coimbra Polytechnic Institute / Coimbra School of Education, Portugal
2017 Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância/Cooperative learning: dynamics in the context of early childhood education
Presidente do júri
Gilda Marcelo Ribeiro Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 Estratégias de ensino-aprendizagem na promoção de implicação e bem-estar emocional em crianças do 1º CEB/Teaching-learning strategies to promote involvement and emotional well-being in primary school children
Presidente do júri
Hélia de Jesus dos Santos Cardoso (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 Programa de intervenção sobre métodos de estudo no ensino superior angolano (PIME-ESA)/Intervention program on study methods in Angolan higher education (PIME-ESA)
Vogal
Laurinda Magalhães Carlos Sebastião Máquina Mendes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 A importância do docente reflexivo na promoção do bem-estar emocional e implicação das crianças/The value of the reflective teacher in promoting children's emotional well-being and involvement
Presidente do júri
Manuela Patrícia da Costa Cunha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância/Interpersonal relationships and cooperative learning in early childhood education
Presidente do júri
Marisa Gonçalves Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2016 Promoção da autonomia no 1º CEB: um estudo de um caso
Presidente do júri
Ana Miguel Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 O direito à não discriminação: um estudo em educação pré-escolar
Presidente do júri
Catarina Isabel Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana
Presidente do júri
Cátia Sofia Duarte Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso
Presidente do júri
Cátia Sofia Oliveira Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 O papel do professor na promoção da autoestima no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Cristiana Isabel Guedes dos Anjos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Construção e apropriação de regras num contexto de educação pré-escolar
Presidente do júri
Inês Cavaz Ruivo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 A experiência de inclusão numa sala do 1º CEB
Presidente do júri
Isabel Sofia Ferreira Iglésias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Sensibilizar para a diversidade: valorizar a língua das crianças ciganas
Presidente do júri
Joana Filipa Nunes Dinis (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/01/09 Interação criança-espaço exterior em jardim de infância
Vogal
Aida Maria de Figueiredo Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
Presidente do júri
Carla Alexandra Matos de Aguiar (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 Compreendendo e apoiando o processo de transição para o 1º CEB
Presidente do júri
Daniela Castro e Couto (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 Trabalhar emoções no 1º CEB: um contributo para a prevenção do bullying?
Presidente do júri
Joana Andreia de Castro Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 Intercompreensão em línguas românicas: uma abordagem do texto expositivo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Joana Raquel Matos de Paula (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 Cidadania e educação intercultural: um estudo nos primeiros anos de escolaridade
Presidente do júri
Mónica Cristina Borges e Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição
Presidente do júri
Tânia Cristina de Paiva Batista (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/12/18 Promovendo a comunicação em crianças com NE: um livro adaptado com o SPC Boardmaker
Presidente do júri
Célia Regina Dourado Eiras (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/12/18 Brinquedo adaptado e comunicação na criança com necessidades especiais
Presidente do júri
Susana Cristina Valente de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/12/16 O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem
Presidente do júri
Cátia Mafalda Rito Gaspar (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/12/12 A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
Presidente do júri
Joana Filipa Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/11/07 Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
Presidente do júri
Maria João Oliveira Costa e Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/09/22 A intencionalidade educativa do Educador de Infância num contexto de pedagogia-emparticipação. Avaliação e qualidade da intervenção educativa na Educação de Infância
Arguente
Joana Alexandre Soares de Freitas Luís (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/07/16 Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB”, em 16 de julho de 2014 na Universidade de Aveiro
Presidente do júri
Sandra Cristina da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/07/16 Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em número no 1º CEB”, em 16 de julho de 2014 na Universidade de Aveiro.
Presidente do júri
Sofia Alexandra Santos Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/07/11 Apoiando uma criança com dificuldades no jardim de infância
Presidente do júri
Ana Carolina dos Santos Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/07/11 Desenvolvimento de competências sociais no jardim de infância
Presidente do júri
Ana Catarina Ferreira Resende (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/07/11 Transição para o 1º CEB e a promoção da auto-estima. Um estudo de caso”,
Presidente do júri
Marisa Adelaide Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/06/30 Diversidade linguística e competência metalinguística
Presidente do júri
Sabrina da Silva Duarte (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/06/30 Poesia e diversidade linguística: um estudo de caso no 2º ano de escolaridade
Presidente do júri
Ana Sofia pais vivas de Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/04/30 A lei de bases do sistema educativo da Guiné Bissau
Presidente do júri
Luisa da Silva Lopes e Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/02/10 Desenvolvendo a qualidade em parcerias: a voz de um grupo de educadoras
Arguente principal
Laura Maria Dias de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2013/12/20 Perturbações da comunicação: potencialidades de um modelo pedagógico
Presidente do júri
Tânia Vanessa Fernandes Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/11/27 Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
Presidente do júri
Sandra Cristina Bispo Ladeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/11/27 A auto-estima numa sala do 1º CEB. Um estudo de caso
Presidente do júri
Ana Filipa Tavares da Silva Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/11/27 Descobrindo o lugar e potencialidades do brincar no jardim de infância
Presidente do júri
Alexandra Machado Meda Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/07/31 Uma escola de emoções: Sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
Presidente do júri
Daniela Margarida dos Santos Póvoa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/07/08 O diário de grupo enquanto promotor da participação democrática
Presidente do júri
Cecília Raquel Pontes Miranda Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/07/08 Trabalho de projeto. A promoção da participação ativa das crianças
Presidente do júri
Melanie Leite Jorge (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/07/08 Plano individual de trabalho: estratégias de promoção da autonomia
Presidente do júri
Ana Margarida Marques Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/12/13 As escritas das crianças: desenvolver a linguagem na pré-escola
Presidente do júri
Sónia Patrícia da Silva Correia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/07/06 O uso dos pronomes pessoais nas crianças com perturbação autística
Presidente do júri
Ester del Castilho Torres (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/07/06 Competências Socio-emocionais em crianças com perturbação autística
Presidente do júri
Teresa Eva Pereira Batista (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/02/27 Criando contextos de qualidade em creche: ludicidade e aprendizagem
Arguente principal
Maria da Graça Santos Bandola Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2012 As escritas das crianças: desenvolver a linguagem no pré-escolar
Presidente do júri
Sónia Patrícia Silva Correia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/12/19 Revistas de divulgação pedagógica: influência no desenvolvimento e inovação curricular na educação pré-escolar
Arguente
Ana Sofia de Carvalho Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011/12/09 A criança em educação infantil no Brasil: seres construtores plenos, pensantes, competentes, capazes, brincantes, ricos e usufruidores de direitos,
Arguente
Roberta de Abreu Peixoto (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/10/24 A formação em contexto como apoio a processos de mudança no fazer pedagógico. Um estudo de caso
Arguente principal
Heles Cristina Ferreira de Souza (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2011 Promover a qualidade da consulta de desenvolvimento
Presidente do júri
Carla Sofia Santos Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/12 - Atual Indagatio Didactica (16473582) University of Aveiro
2016/05 - Atual Revista Transmutare (2525-6475) Departamento de Educação (DEPED), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual Projetos de Intervenção Educacional III/Educational Intervention Projects III Master's in pre-school education and primary school teaching (Licenciatura) University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2023/02/07 - Atual Projeto de Investigação em Psicologia da Educação/Research Project in Educational Psychology Doctoral Education Program (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/02 - 2024/07 Projeto de Investigação em Psicologia da Educação/ Research Project in Educational Psychology Doctoral Education program (Doutoramento) University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2023/09 - 2024/01 Psicologia da Educação e Formação/Psychology Education and training Doctoral education Program (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017/09 - 2024 Psicologia da educação/Education Psychology Licenciatura em educação Básica/Degree in Basic Education (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2022/09 - 2023/07 Projetos de Intervenção Educacional III/Educational Intervention Projects III Master's in pre-school education and primary school teaching (Licenciatura) University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2022/09/01 - 2023/01 Psicologia da Educação e Formação/Psychology Education and training Programa Doutoral em Educação/Doctoral Education Program (Doutoramento) University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2019/09 - 2020/07 Projetos de Intervenção Educacional/ Educacion Intervention Projects Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2019/09 - 2020/01 Modelos Teóricos em Psicologia I: dinâmicos e sistémicos/Theoretical Models in Psychology I: dynamic and systemic Licenciatura em Psicologia/course of Psychology (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017/09 - 2019/07 Seminário de Investigação Educacional A1/Educational Research Seminar A1 Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017/09 - 2019/07 Prática pedagógica supervisionada A2/Supervised teaching practice A2 Mestrado em educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2017 - 2019/07 Prática Pedagógica Supervisionada A1/Supervised Pedagogical Practice A1 Mestradlo em Educação Pré- escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico/Master's in pre-school education and primary school teaching (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 Infâncias e Educação/Childhood and Education Infâncias e Educação/Childhood and Education (Outros) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2010/09 - 2016/12 Psicologia da Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
2016/02 - 2016/07 Educação e Expressão Motora Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/09 - 2016/07 Seminário de Investigação Educacional A2 Mestrado em educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02 - 2016/07 Seminário de Investigação Educacional A1 Mestrado em educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Násico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/09 - 2016/01 Modelos Teóricos e dinâmicos em Psicologia: dinámicos e sistémicos Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/09 - 2016/01 Prática pedagógica Supervisionada A2 Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010/02 - 2016/01 Prática Pedagógica Supervisionada A1 Mestrado em educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011/09 - 2015/07 Seminário de Orientação de Dissertação Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/09 - 2015/01 Modelos Teóricos em Psicologia I: dinâmicos e sistémicos Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010/09 - 2014/07 Projetos de Intervenção educacional Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/01/13 - 2014/01/24 Educação Experimental e Qualidade em Contextos da Infância Curso de Aperfeiçoamento e Atualização. Educação Experiencial (parceria com a CAPES) (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2009/02 - 2009/07 Educação de Infância em perspectiva comparada Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
1992/09 - 2007 Prática Pedagógica/Bacharelato em educação de Infância Bacharelato em Educação de Infância (Bacharelato) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
1991/09 - 1992/02 Métodos e Técnicas de Investigação Curso Superior de Relações Públicas (Bacharelato) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Associado
2011 - Atual Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), coordenado pela professora Maria Helena Sá , do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Colaboradora
2010 - Atual Centro de Investigação, Difusão e Intervenção educacional (CIDInE) Elemento dos Corpos Sociais/Associada
2003 - Atual Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPE), Coordenado pelo professor Manuel Oriosvaldo de Moura, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Membro
2000 - Atual Instituto Paulo Freire Associado
1995 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Psicologia Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/10 - Atual Comissão de Análise/Sistema de Garantia de Qualidade/DEP/UA/Analysis Committee/Quality Assurance System/DEP/UA
Membro
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

University of Aveiro Department of Education and Psychology, Portugal
2001/01 - 2003/07 Comissão de Proteção de Crianças e Jovens: É uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional, que visa promover os direitos da criança e prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
Membro
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/09 - 2023/08 Tutora do Programa de tutoria do Curso de Psicologia da Universidade de Aveiro/Tutor of Tutoring program for the Psychology course at the University of Aveiro Alunos do 1º ano da Licenciatura em Psicologia/1st year Psychology students