???global.info.a_carregar???
Fatima Coelho. Concluiu o(a) Doutoramento em Intervenção Psicopedagógica e Educação especial em 2012 pelo(a) Universidad de Extremadura, Mestrado em Psicologia Educacional em 2008 pelo(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Licenciatura em DESE em educação especial em 1993 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa e Bacharelato em Formação de professores de ensino básico em 1976 pelo(a) Magisterio Primario de Lisboa. É Professor Associado Convidado no(a) Universidade Fernando Pessoa e Professor Associado no(a) Universidade Fernando Pessoa. Possui 1 livro(s). Participou em 12 evento(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 72 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão de pessoas; Organizações escolares; Teorias organizacionais; Liderança; Personnel management; School organisation; Organisational theories; Leadership; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Ensino à distância; Teleaula; Educação inclusiva; Aprendizagem cooperativa; Avaliação de aprendizagens; Formação de professores; Distance teaching; Teleclass education; Inclusive education; Cooperative learning; Learning assessment; Teacher training; Tecnologia; Ensino da Geografia; Professores; Methodology; Technology; Geographical Teaching; Necessidades Educativas Especiais; Incapacidade Intelectual; Incapacidade Motora; Perturbação do Espectro do Autismo; Unidades de Ensino Estruturado e Especializado; Psicomotricidade; Conhecimento de Si Próprio; Yoga Sámkhya; Special educational needs; Intelectual disability; Physical disability; Autism spectrum disorder; Units of specialized and structured education (U/SSE); Psychomotricity; Self-knowledge; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Bem-Estar; Animação sociocultural; Adolescentes; Desporto; Atividade física; Intervenção escolar; Well-being; Socio-cultural animation; Adolescents; Sport; Physical activity; School intervention; Gestor Escolar; Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; School management; Educational needs; Educação sexual; Sexualidade; Adolescência; Formação contínuada; Sexual education; Sexuality; Adolescence; Continuous training; Formação do Professor; Inclusão Social; Inclusão pedagógica; Teacher Training; Social inclusion; Pedagogical inclusion; Observação de Aula; Professores Reflexivos; Feedback; Classroom Observation; Reflective Teachers; Educação de Jovens e Adultos; Ensino personalizado; Educação a distância; Formação dos alunos; Youth and Adult Education; Personalized Education; Distance Education; Student Training; Sistema Educativo Brasileiro; LDB-Leis de Diretrizes e Bases da Educação; PNE; Plano Nacional de Educação; SEDUC-PA Secretaria de Educação do Estado do Pará.; Brazilian Education System; LDB-Laws and Education Bases; National Education Plan; EDUC-PA Education Department of the State of Pará; Didática; Modelo Tradicional de Ensino; Modelo Construtivista; Sucesso Escolar; Didactics; Traditional Teaching Model; Constructivist Model; School Success; Inclusão na Universidade; Inclusion in the University; Motor incapacity; Inclusão; Artes; Educação; Atitudes; Fragilidades; Necessidades; Inclusion; Arts; Education; Attitudes; Fragilities; Needs; Inclusão escolar; Alunos com Necessidades Educacionais Especiais; Gestor escolar; School inclusion; Students with Special Educational Needs; School manager; Indisciplina; Sucesso; Insucesso; Alunos; Enquadramento Legal; Estatuto do Aluno; Regulamento Interno; Indiscipline; Success; School Failure; Students; Legal Framework; Student Status; Rules of Procedure; Sustentabilidade ambiental e financeira; Modelos inovadores; Autonomia; Environmental and financial sustainability; Innovation models; Autonomy; Perceção dos Professores;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fatima Coelho

Nomes de citação

  • Fátima Coelho

Identificadores de autor

Ciência ID
4C1D-2053-0870

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2005 - 2012
Concluído
Intervenção Psicopedagógica e Educação especial (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
"A FORMAÇÃO E AS ATITUDES DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO FACE À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA SALA DE AULA " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente Cum Laude
2008
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"As Atitudes de Professores do Ensino Básico,face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Na Sala de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993
Concluído
DESE em educação especial (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
17
1981 - 1984
Concluído
Curso de Educação Especial (Pós-Graduação)
Intituto António Aurélio da Costa Ferreira, Portugal
18
1974 - 1976
Concluído
Formação de professores de ensino básico (Bacharelato)
Magisterio Primario de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - 2008 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Ministério da Educação, Portugal
1976 - 2008 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2008 Presidente do Conselho Pedagógico Ministério da Educação, Portugal
2005 - 2008 Presidente de Unidade Orgânica Ministério da Educação, Portugal
2004 - 2008 Presidente de Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Azevedo, M. ; Vargas, R; Coelho, M.F. "The employers perception and employee satisfaction with the inclusion of disadvantaged people in the azores labour market". Trabalho apresentado em Proceedings of the World Congress on Education 2016, Dublin, 2016.
    Publicado
  2. Guerreiro, A. & ; Spínola, M.; Correia, R.; Coelho, M.F. "Satisfaction of Families Supported by Early Intervention in Portugal.". Trabalho apresentado em World Congress on Education, Dublin, 2016.
    Publicado
  3. Machado, C. ; Coelho, F.. "Teachers’ views on the approach to sexual orientation in the school environment in the Azores, Portugal.". Trabalho apresentado em World Congress on Education, Dublin, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fátima Coelho; Gomes, Tânia do Amaral. "Transição para a vida pós escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP : Possibilidades e desafios". Mais Educação 4 i10 (2021): 233-249. https://www.revistamaiseducacao.com/artigosv4-n10-dezembro-2021/18.
    Publicado • https://doi.org/10.51778/2595-9611.v4i10..
  2. Sousa, Kelly Cristina; Coelho, Fátima Paiva. "A formação de professores e as políticas e práticas de inclusão no Brasil de alunos com necessidades educacionais especiais". Brazilian Journal of Development 5 7 (2019): 9393-9407. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n7-128.
    Acesso aberto • 10.34117/bjdv5n7-128
  3. Coelho, Fátima; Blázquez, Florentino; Cubo, Sixto. "Teacher Training, Attitudes and Inclusion". International Journal of Technology and Inclusive Education 6 1 (2017): 1032-1040. http://dx.doi.org/10.20533/ijtie.2047.0533.2017.0131.
    Publicado • 10.20533/ijtie.2047.0533.2017.0131
  4. Machado, C & Coelho, M.F. "The Approach to sexual Orientation in Schools Teachers Views". . International Journal for Cross-Disciplinary Subjects in Education (IJCDSE), Volume 8, Issue 2 8 2 (2017): 3073-3081. http://infonomics-society.org/ijcdse/published-papers/volume-8-2017.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fátima Coelho; Gomes, Greis Anselma. "A Diversidade do Currículo Educacional na Prática de Professores na Educação Inclusiva no Ensino Fundamental I no Município de Vilhena". In Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão, 77-90. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2023.
    Publicado
  2. Fátima Coelho; Mendonça , Ivonete Sampaio. "A Formação do Docente e as Competências para os Professores de Alunos com Necessidades Especiais". In Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão, 91-106. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2023.
    Publicado
  3. Fátima Coelho; Almeida, Adriana Rodrigues de. "Alunos com Deficiência e a Inclusão no Trabalho: percepção de empregadores, docentes do ensino superior e técnicos administrativos da Universidade Federal do Norte do Tocantins". In Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão, 181-195. Belo Horizonte, Brasil, 2023.
    Publicado
  4. Fátima Coelho; Katia Badin. "Influência de um Programa de Treinamento Parental na Comunicação Social de Crianças em Idade Pré-Escolar com Transtorno do Espectro do Autismo". In Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão, 207-217. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2023.
    Publicado
  5. Fátima Coelho; Gomes, Tânia do Amaral. "Necessidades Educacionais : Mudança de Paradigma". In Reflexões sobre a Educação no Século XXI : Aprendizagem , Tecnologia e Inclusão, 163-184. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento, 2022.
    Publicado
  6. Fátima Coelho; Lobo, Edson Valdo Ferreira. "O Acesso dos Alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ou Físico ao Ensino Superior". In Reflexões sobre a Educação no Século XXI : Aprendizagem , Tecnologia e Inclusão, 234-254. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2022.
    Publicado
  7. Fátima Coelho; Galdino, Flávia Serra. "Autoeficácia Docente e Atitudes Inclusivas na Educação .". In Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva, 279-292. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2022.
    Publicado
  8. Fátima Coelho; Cátia Gouveia. "Atitudes e Práticas dos Professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Face à Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais na Sala de Aula, da Rede Pública e Privada da Região Autônoma da Madeira". In Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva, 261-278. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2022.
    Publicado
  9. Fátima Coelho; Mello, Marisa de Lourdes dos Santos de. "A Aprendizagem Acadêmica Estruturada em Domínios da Leitura, Escrita e Aritmética para alunos com Dificuldades na Aprendizagem". In Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva, 93-110. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento, 2022.
    Publicado
  10. Fátima Coelho; Maria Filomena Pires. "Crianças com Doenças Raras e as suas Famílias na Região Autônoma da Madeira.". In Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva, 161-170. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2022.
    Publicado
  11. Coelho, Maria De Fátima Paiva dos Santos. "Investigando como se educa nº 1 - Crianças Especiais: educação inclusiva. Paris: Nota de Rodapé Edições". 108-136. Lisboa, Portugal: Notas de Rodapé, 2014.
    Publicado
  12. Fátima Coelho; Joana Margarida Barreto da Costa. "otimismo e atitudes inclusivas de professores dos açores face a alunos com nee .Um contributo para tradução e validação portuguesa da teacher academic optimism scale". In Investigando como se Educa nº1, editado por Notas de Rodapé, 82-107. Paris, França: Notas de Rodape Edições, 2014.
    Publicado
  13. Fátima Coelho; Sandra Bolieiro. "INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES: ATITUDES E DIFICULDADES DOS PROFESSORES". In Investigando Como Se Educa nº 1, 198-213. Notas de Rodapé Edições, 2014.
    Publicado
  14. Fátima Coelho; Cristina Vasconcelos. "Formação de Professores e Educação Inclusiva : Perspectiva dos professores de 1º ciclo na ilha de S Miguel". In Investigando Como se Educa nº 1, 214-231. Nota de Rodapé Edições, 2014.
    Publicado
  15. Fátima Coelho. "A AFETIVIDADE DO EDUCADOR NA PROMOÇÃO DE ATITUDES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PRE ESCOLAR". In Investigando Como Se Educa nº 1, 108-136. Nota de Rodape Edições, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fátima Coelho; Araújo, Paulo Sergio; Gouveia, Luis Borges. Educação em Diferentes Contextos. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento. 2022.
    Publicado
Livro
  1. Fátima Coelho; Neves, Mónica Jesus Oliveira. A prática do Yoga em alunos com necessidades especiais na ilha da Madeira.. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento. 2022.
    Publicado
  2. Fátima Coelho; Duque, Lanzilina Netto. Formação de Professores e a Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Colégio Militar .. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento. 2022.
    Publicado
  3. Fátima Coelho; Gomes, Tânia do Amaral. Transição para a vida pós escolar de alunos com Necessidades Especiais em Limeira/SP : Possibilidades e desafios. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento. 2022.
    Publicado
  4. Fátima Coelho; Araújo, Paulo Sergio; Gouveia, Luis Borges. EQUIDADE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento. 2022.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Fátima Coelho. "Training and Teachers Attitudes toward the inclusion of students with special Needs in the classroom". Trabalho apresentado em International Conference on Education 2016, Dublin, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Galdino, Flávia Serra. "Autoeficácia docente, atitudes inclusivas e alunos com deficiência". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10936.
  2. Almeida, Adriana Rodrigues de. "O processo de inclusão de alunos com deficiência no mercado de trabalho em Araguaína - TO: percepção de empregadores, de docentes do ensino superior e técnicos administrativos da Universidade Federal do Norte do Tocantins". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/11094.
  3. Belo, Dionete Braga de Araújo. "Percepção dos professores do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas docentes na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/11309.
  4. Gomes, Greis Anselma. "A diversidade do currículo educacional na prática de professores na educação inclusiva no ensino fundamental I no município de Vilhena". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/11051.
  5. Silva, Ailton Carvalho. "Aprendizagem inclusiva da matemática: formação do professor para o trabalho com a inclusão no ensino fundamental II". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/9220.
  6. Mello, Marisa de Lourdes dos Santos de. "A aprendizagem acadêmica estruturada em domínios da leitura, escrita e aritmética para alunos com dificuldades na aprendizagem". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10159.
  7. Gomes, Tânia do Amaral. "Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10070.
  8. Reis, Rita Costa. "Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10116.
  9. Lobo, Edson Valdo Ferreira. "O acesso dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico ao ensino superior". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10167.
  10. Mendonça, Ivonete Sampaio. "Os docentes do ensino fundamental e as suas perceções frente à inclusão de alunos com necessidades especiais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10133.
  11. Voos, Sandra Maciel de Arruda. "A educação inclusiva dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual: percepção de estudantes de pedagogia e sua formação". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/8607.
  12. Trasferetti, Vera Lucia. "Arte-educação como elemento de inclusão escolar para ensinar e aprender Língua Portuguesa". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/8632.
  13. Gouveia, Cátia Sofia Pinto. "Atitudes e práticas dos professores do 2.º e 3.º ciclos face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas na sala de aula, da rede pública e privada da Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/8672.
  14. Fátima Coelho. "As Famílias De Crianças Com Doenças Raras Residentes Na Região Autónoma da Madeira". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2019.
  15. Fátima Coelho. "Inclusão de Alunos no 1º Ciclo da Escola Pública: Perceção dos Professores e dos Pais". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2019.
  16. Gonçalves, Fátima Marina de Abreu. "Necessidades de formação de professores do 3º Ciclo e Secundário de uma escola do Funchal para a implementação da Teleaula". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6625.
  17. Neves, Mónica Jesus Oliveira. "A prática do Yoga Sámkhya nas Unidades de Ensino Especializado e Estruturado da Ilha da Madeira". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6919.
  18. Cruz, Christiana Figueiredo. "As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6951.
  19. Ferreira, Julia Ena Lemos. "A evolução do Sistema Educativo Brasileiro (1549-2017) e sua aplicacão nas escolas estaduais de Santarém (zona urbana)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6850.
  20. Zaffari, Celise Toledo Jesuita. "A inclusão de alunos com incapacidades motoras no Ensino Superior no Brasil". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6650.
  21. Rodrigues, Marília do Carmo Almeida. "Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6861.
  22. Nascimento, Maria Francileide Ferreira do. "Gestão Escolar e a Inclusão". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6892.
  23. Fernandes, Olga Maria De Ascenção. "A perceção dos alunos sobre indisciplina e insucesso escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/7037.
  24. Branco, Isabel Alexandra Rodrigues de Freitas. "A sustentabilidade financeira e ambiental de um projeto alternativo de escola". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6820.
  25. Carvalho, Elisabete Fernanda Ferreira de. "As Perceções dos Professores sobre a Unidade de Ensino Especializado numa Escola de 2º e 3º Ciclo no Funchal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6830.
  26. Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques. "A influência da liderança na motivação da classe docente". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6849.
  27. Rezende, Andréa Coelho. "Percepção dos professores sobre o estilo de liderança desenvolvido pelo diretor de uma escola de Cataguases-MG". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6858.
  28. Vinagre, Maria do Amparo. "O impacto das atividades socioculturais no bem-estar dos alunos adolescentes de um agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6939.
  29. Paula, Francielli Karine. "Educação Sexual no ambiente escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6965.
  30. Duque, Lanzilina Netto. "Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6761.
  31. Araújo, Anna Paula Barreira. "Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6819.
  32. Cunha, Joelma Cruz da. "A opinião dos alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Santarém-Pará/Brasil". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6840.
  33. Duarte, Sérgio Martins. "Os impactos do modelo tradicional de ensino na transposição didática e no fracasso escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6624.
  34. Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de. "A aceitabilidade de um projeto alternativo para uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentável". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/7036.
  35. Vieira, Ricardo Nuno Da Silva. "Os constrangimentos das Equipas de Autoavaliação nas escolas de 2º e 3º ciclos da RAM". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6623.
  36. Mendes, Alzira Moreira. "Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6282.
  37. Sousa, Kelly Cristina de. "A formação docente para a educação especial e a prática profissional do professor". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6041.
  38. Carmo, Carla Isabel Fernandes do. "A perceção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Especial face à utilização das TIC para o ensino/aprendizagem de alunos com Trissomia 21". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6341.
  39. Timóteo, Maria Manuela Mendonça Freitas. "A perceção dos professores do 1º ciclo sobre a aprendizagem cooperativa". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6043.
  40. Sousa, Clara Maria Oliveira de. "A importância das atividades laboratoriais das Ciências Físico-Químicas no desenvolvimento dos alunos com dificuldades de aprendizagem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6340.
  41. Arruda, Regina Lúcia Alves Feitosa de. "A evasão escolar através do olhar de alunos, pais, professores e equipe gestora em uma escola municipal na cidade de Juazeiro-Bahia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6352.
  42. Lunardi, Taciana. "A intervenção do professor na inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo na educação infantil". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6382.
  43. Camacho, Carmen Maria Lopes de Ponte. "Recursos Tecnológicos e Motivação para a Aprendizagem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6042.
  44. Gomes, Joana Margarida de Viveiros Quintal; Rita, Ana Cristina Vargas; Pinto, Ana Maria Ferreira; Joaquim, Ana Paula Salvador. "A satisfação e atitudes dos docentes face à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5705.
  45. Nipo, Cláudia Isabel Maio. "As expetativas das mães face à inclusão de crianças com Trissomia 21 no primeiro ano do ensino básico nas escolas da Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5427.
  46. Santos, Romeu. "O projeto escola-comunidade educativa e os espaços cooptados". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5860.
  47. Ferrão, Maria Paula Teixeira de Sousa Guedes; Santos, Maria Sofia Florindo da Silva. "O contributo dum programa de educação musical na capacidade de iniciativa, na socialização e no autoconceito de alunos com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5536.
  48. Vasconcelos, Olga Narciso. "Motivação e disciplina". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4815.
  49. Freitas, Carla Susana Gomes. "Necessidades formativas dos Educadores de Infância e dos Auxiliares de Ação Educativa na prática profissional com crianças autistas no Funchal". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4912.
  50. Guerreiro, Andreia Domingos. "A satisfação das famílias apoiadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Faro - Concelho de Olhão". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4816.
  51. Almeida, Paula Margarida Amaro. "A comunicação alternativa e aumentativa, com alunos com Paralisia Cerebral". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4982.
  52. Silvério, Carina Cavalheiro. "Socialização e inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais através da dança". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5003.
  53. Gouveia, Célia Cristina Fernandes Costa. "As crianças com perturbações do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger), em contexto pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4915.
  54. Rodrigues, Nomélia Maria Carreiro Sousa. "A Importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Processo Educativo dos Alunos com Multideficiência". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4995.
  55. Santos, Eduvíges Cruz dos. "A Educação de Jovens e Adultos (EJA)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5397.
  56. Carvalho, Marcos Tiago de Matos. "Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4927.
  57. Spínola, Mariusky Beatriz Ferreira Gonçalves de. "Satisfação das famílias apoiadas pela Intervenção Precoce nos concelhos de Câmara de Lobos e Funchal". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/6927.
  58. Gonçalves, Ricardina Pereira. "Percepções dos Professores do Ensino Secundário, face à Inclusão de alunos com Necessidade Educativas Especiais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/6948.
  59. Figueiredo, Maria Elisabete Costa. "As atitudes e perceções de pais e filhos perante a inclusão, nas escolas de Angra do Heroísmo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4920.
  60. Ponte, Emiliana Serôdio de Sá. "Intervenção Precoce na Ilha de São Miguel". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4498.
  61. Machado, Cláudio da Fonseca Borges. "Conceções dos docentes da Região Autónoma dos Açores sobre orientação sexual e a sua abordagem em meio escolar, no âmbito da educação sexual". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4499.
  62. Passos, Ana Julieta Barros de. "As necessidades das famílias apoiadas pela Intervenção Precoce e o atendimento das equipas, no Concelho da Povoação na Ilha de S. Miguel". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4501.
  63. Correia, Ana Rita Banza Fialho. "Satisfação das famílias apoiadas pelas ELI’s de Setúbal Norte e a intervenção centrada na família". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4757.
  64. Vargas, Raquel de Amaral Melo Medeiros de. "A inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de desvantagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/6969.
  65. Alves, Paula Cristina da Silva. "Os problemas comportamentais associados ao insucesso escolar em escolas da Unidade Orgânica de Rabo de Peixe". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/5016.
  66. Mendes, Nuno Miguel Soares. "A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/6970.
  67. Cabral, Juvenália Margarida Moura. "A intervenção precoce na Ilha de Santa Maria". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4500.
  68. Azevedo, Márcia Maria Pacheco de Sousa. "Transição para a Vida Ativa de Jovens com Necessidades Educativas Especiais na Ilha de S. Jorge". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4108.
  69. Pacheco, Raquel Cabral. "Intervenção Precoce na Infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4061.
  70. Melo, Micaela Antónia Sousa Ramos Ferreira de. "As atitudes de educadores de infância do Ensino Público e das Instituições Particulares de Solidariedade Social face à Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais na sala regular, na ilha de São Miguel, Açores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/5863.
  71. Gonçalves, Lara Cristina Trigo. "A inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais em Rabo de Peixe". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4156.
  72. Sousa, Sónia Margarida Oliveira de. "A afetividade do educador na promoção de atitudes de inclusão no contexto da educação pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3992.
  73. Frias, Sónia Catarina Costa Alves. "Perspetivas dos Encarregados de Educação de alunos com NEE, sobre a inclusão e a Escola no percurso escolar dos seus educandos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4070.
  74. Bota, Liliana Maria Correia Pires da Cova. "A Transição para a Vida Pós Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário no Concelho de Faro". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4198.
  75. Vasconcelos, Cristina Raquel Melo. "Formação de professores e educação inclusiva". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3664.
  76. Almeida, Silvana de Jesus Tavares. "As atitudes dos professores do 1º ciclo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3688.
  77. Costa, Joana Margarida Barreto da. "Otimismo e atitudes inclusivas de professores dos Açores face a alunos com NEE". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3665.
  78. Branco, Joana Pavão. "Insucesso escolar e Autoconceito". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3786.
  79. Bolieiro, Sandra de Fátima Machado. "A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na Região Autónoma dos Açores". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3621.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/07 UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA O SEC XXI 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Educação Inclusiva
(Rio de Janeiro , Brasil)
2018 "FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES E A POLÍTICA DE INCLUSÃO NO BRASIL PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS III Congresso Internacional de educação Inclusiva
CINTEDI (Campina Grande , Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06/01 - 2023/01/18 Pre Simpósio de Educação, Saúde e Autodesenvolvimento (2023/01/18 - 2023/01/18)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

KIE Associação Conhecimento Inovação e Educação, Portugal

Reabilis, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 Participação no IX Congreso Internacional de Psicología y Educación
Congresso
Universidad de la Rioja, Espanha
2015 - 2015 Ser Escola hoje
Conferência
2014 - 2014 IV Congresso Ibérico de Educação Especial (Reabilitação e Inclusão)
Congresso
2009 - 2009 Educare: Família, escola e sociedade
Congresso
2007 - 2007 Sonhos e realidades
Seminário
2004 - 2004 O sucesso escolar na dislexia
Seminário
1999 - 1999 Bons maus e assim assim: a responsabilidade da diversidade
Seminário
1998 - 1998 Construir uma escola de sucesso para todos
Seminário
1995 - 1995 Natural Supports
Oficina (workshop)
1994 - 1994 Working together
Conferência
1994 - 1994 Current innovation in supported employment
Conferência
1993 - 1993 Reviewing realities a european forum
Conferência
1992 - 1992 VII Simposium supported employment
Simpósio

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/07/03 A inclusão de crianças com NEEnas escolas de 1º ciclo do Estreito de Câmara de Lobos
Presidente do júri
Laurinda Cecília Gonçalves Loreto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/07 Políticas públicas de inclusão no Brasil : O posicionamento dos docentes de Sto Andre Brasil
Presidente do júri
Everton Ucela Alves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/09 Contributo de um Programa de Atividade Física com Recurso a Exergaming: Um Estudo de Caso de uma Criança com Síndrome de Dravet na Região Autónoma da Madeira
Presidente do júri
Carla Abreu Duarte (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 “LA EDUCACION Y EL DISCURSO POLITICO EN PORTUGAL. LA REFORMA EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA DEL XV GOBIERNO CONSTITUCIONAL”,
Arguente
João Manuel Casanova de Almeida (Doutoramento)
Universidad de Extremadura Facultad de Ciencias, Espanha
2015 Producción y Comprensión Oral Narrativo desde una Perspectiva de Desarrollo Comunicativo (Doutoramento)
2015 Aprendizaje Cooperativo y Formación del Profesorado Estrategias para la Inclusión Educativa
Arguente
Susana Isabel Dias Chagas (Doutoramento)
Universidad da Extremadura, Espanha
2014 INTEGRACIÓN DE LOS ALUMNOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES DE SEGUNDO y TERCER CICLO DE LA ENSEÑANZA BÁSICA EN PORTUGAL. PERSPECTIVA DEL PROFESORADO (Doutoramento)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/06 - Atual KIE -Associação, Conhecimento, Inovação e Educação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro da Comissão científica do VI CongressoIbérico de Educação Especial
Membro
Santa Casa da Misericórdia do Porto, Portugal