???global.info.a_carregar???
Susana S. Martins is Senior Researcher at the IHA - Institute of Art History, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, where she also teaches and coordinates the research group MuSt - Museum Studies. Initially trained as an art historian, she received a PhD in Photography and Cultural Studies from the Arts Faculty of the Katholieke Universiteit Leuven with the thesis "Portugal as Seen through Foreign Eyes: Photography and Visual Culture in the 1950s, supervised by Prof. Jan Baetens. Specialised in the history and theory of photography, Martins has been mainly working on the intersection of photography, exhibitions and print cultures. Her research covers topics such as photographic travel books, national identities, city portraits, propaganda and world expositions. In the field of museum studies, she has engaged with issues of virtual heritage and digital museographies. Author of several journal articles on these topics, she has worked with different museums and curatorial projects. She is currently interested in photography's different public spaces, urban visual studies and in pre-photographic culture. Since 2008, Martins also teaches in the fields of history of photography, contemporary art history, 19th-century visual culture, and visual semiotics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana S Martins

Nomes de citação

  • Susana S. Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
4C11-AA90-22D5
ORCID iD
0000-0002-7504-9832

Endereços de correio eletrónico

  • susana.martins@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de História da Arte. Avenida de Berna 26, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://sites.google.com/site/susanamsmartins/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - Artes - História da Arte
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Photography and Cultural Studies (Doutoramento)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
"Portugal as Seen Through Foreign Eyes: Photography and Visual Culture in the 1950s" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n.a
2000 - 2004
Concluído
Art History (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto de História da Arte (FCSH/UNL), Portugal
2012/06 - 2019/07 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2006 - 2011 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
Katholieke Universiteit Leuven Faculteit Letteren, Bélgica

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2019/11 PRINTED PHOTOGRAPHY. IMAGE AND PROPAGANDA IN PORTUGAL (1934-1974)
Investigador
Concluído
2012 - 2019 Photography and Identity in International Exhibitions
SFRH/BPD/79102/2011
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2014 - 2015/06 UNPLACE A museum without a place: intangible museography and virtual exhibitions
Investigador
Instituto de História da Arte (IHA/UNL), Instituto Superior Técnico (ICIST), Programa Gulbenkian Próximo Futuro, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal
Concluído
2011 - 2014/10 CILM -- City and (In)security in Literature and the Media
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Stichting Weten
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2011 - 2016 MDRN – Literature and Its Multiple Identities (1900-1950)
KULeuven Research Council
Investigador
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Susana S. Martins. "Os Mistérios de Chris Marker em Portugal", Jornal 'Público', 2012
Artigo em revista
  1. Martins, Susana S.. "Circulating pictures: photography and exhibition in the Portuguese Pavilion at Expo 58". Visual Studies 34 4 (2020): 364-387. http://dx.doi.org/10.1080/1472586x.2019.1695539.
    Publicado • 10.1080/1472586x.2019.1695539
  2. Martins, Susana S.. "The Art of Collecting [exposição]". Midas 11 (2020): http://dx.doi.org/10.4000/midas.1658.
    Publicado • 10.4000/midas.1658
  3. Martins, S.S.. "Circulating pictures: photography and exhibition in the Portuguese Pavilion at Expo 58". Visual Studies (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078030408&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1472586X.2019.1695539
  4. Susana S. Martins. "Listening to images". Visual Studies (2019): 1-2. https://doi.org/10.1080/1472586X.2019.1654745.
    10.1080/1472586X.2019.1654745
  5. Martins, Susana S.. "Fotografar sem disparar: a sobrevivência da apropriação artística na era do digital". Discursos Fotograficos 12 20 (2017): 121-121.
    Publicado • 10.5433/1984-7939.2016v12n20p121
  6. Martins, Susana S.. "Fotografias, arte e museus: da colisão à expansão". PontodeAcesso 10 3 (2017): 46-46.
    Publicado • 10.9771/rpa.v10i3.20931
  7. Susana S. Martins. "Failure as art and art history as failure". Third text 2 (2015): online-online. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/759dcb4d-cf0d-4ed3-a269-cd58ac6e31a1.
    Publicado
  8. Susana S. Martins. "Cultures of (In)security in comparison: from comparative literature to critical approaches to security studies". Dedalus: Revista Portuguesa De Literatura Comparada 19 (2015): 11-13. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/f7e5d327-0551-4528-a35c-749bd762b785.
  9. Martins, Susana S.. "Photography as Anti-Museum? Conflicting museological concepts in the work of Joachim Schmid". Photographies 7 2 (2014): 131-148. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17540763.2014.930923#.VNjahdKsV-4.
    Publicado • 10.1080/17540763.2014.930923
  10. Susana S. Martins. "Chegar, Ver e Falhar. A História da Arte como Fracasso". Revista 4. 'O Estado da Arte' 3 (2014): 8-12.
    Publicado
  11. Susana S. Martins. "A fotografia e as diferentes mortes do museu". Revista 4, 'Legitimação da Arte' 4 (2014): 30-45.
    Publicado
  12. Susana S. Martins; Zohar, Ayelet; Schuppert, Mirjami; Burns, Aileen; Lundh, Johan; Bélidor, Eunice; Martins, Susana S.; MacDonald, Kristie. "Film, Art, New Media: Museum without walls? (Angela Dalle Vacche)". Journal of Curatorial Studies 2 NA (2013): 279-294. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/ce30ba10-2293-4885-85f5-aab47e9a92e9.
    Publicado • 10.1386/jcs.2.2.279_5
  13. Susana S. Martins; Susana Araújo. "Insecure approaches to notions of security". Reconstruction : Studies In Contemporary Culture 12 13 (2012): online-online. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/8cbebb22-d661-4ff3-ba39-630767b7f87d.
    Publicado
  14. Susana S. Martins. "Petit Cinéma of the World or the Mysteries of Chris Marker". Image [&] Narrative 11 1 (27) (2010): 92-110. http://ojs.arts.kuleuven.be/index.php/imagenarrative/article/view/57.
    Publicado
  15. Susana S. Martins. "Between present and past: photographic Portugal of the 1950s". Image [&] Narrative 9 3 (23) (2008): n.a.-n.a.. http://www.imageandnarrative.be/inarchive/Timeandphotography/martins.html.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Susana S. Martins; Anna Corrigan. "Feminism, Laughter, and Photomontage: Comedic Effect and Grete Stern's Sueños". In Photography Performing Humor, editado por Mieke Bleyen; Liesbeth Decan, 126-141. Leuven, Bélgica: Leuven University Press, 2019.
    Publicado
  2. Susana S. Martins; Anne Reverseau. "Portraits de villes et portraits de pays au-delà de la différence d’échelle". In Portraits de pays illustrés. Un genre phototextuel, editado por Anne Reverseau, 131-151. Paris, França: Classiques Garnier, Col. Lire et Voire, 2017.
    Publicado • 10.15122/isbn.978-2-406-05647-8.p.0131
  3. Susana S. Martins; Anne Reverseau. "Introduction: Paper Cities, Notes on a Photo-Textual Genre". In Paper Cities. Urban Portraits in Photographic Books, 7-18. Leuven, Bélgica: Leuven University Press, 2016.
    Publicado
  4. Susana S. Martins. "Introduction. Paper Cities: Notes on a Photo-Textual Genre". In Paper Cities. Urban Portraits in Photographic Books, editado por {S. Martins, 7-18. Leuven, Bélgica: Leuven University Press, 2016.
    Publicado
  5. Susana S. Martins. "Quando a fotografia se perde, fotograficamente: a arte pós-fotográfica de Joachim Schmid". In Fotogramas. Ensaios sobre Fotografia, editado por Margarida Medeiros, 141-156. Lisboa, Portugal: Documenta, 2016.
    Publicado
  6. Susana S. Martins. "In the shadow of the photographer / Na sombra do fotógrafo". In Boguslaw Kott: Atmosphere Itinerary / Roteiro de Atmosferas, 14-15. Lisboa, Portugal: Fundação Millennium BCP, 2014.
    Publicado
  7. Susana S. Martins; António Pinto Ribeiro. "Fotografia Artística Contemporânea como Identidade Pós-Colonial". In O Império da Visão. Fotografia no Contexto Colonial Português, editado por F.L. Vicente, 461-473. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2014.
    Publicado
  8. Susana S. Martins. "Identity building in photographic travel books". In Between Categories, Beyond Borders: Arte, Ciudad e Identidad, 64-82. Libargo, Espanha: Editorial Online Libargo, 2013.
    Publicado
  9. Susana S. Martins; António Pinto Ribeiro; Patricia Hayes. "Present Tense". In Present Tense, 69-102. Lisboa - Paris, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  10. Susana S. Martins. "Once upon a time there was a country... Photography, Travel and Knowledge". In J.P. Serra, H.C. Buescu, A. Nunes e R.C. Fonseca (eds.), ‘Memória e Sabedoria’, 509-521. Lisboa, Portugal: Húmus, 2011.
    Publicado
  11. Susana S. Martins. ""Once upon a time, there was a country..." Photography, Travel and Knowledge". editado por Serra, {J P, 508-521. Centro de Estudos Comparatistas & Ed. Humus, 2011.
  12. Susana S. Martins. "Retourner là où l’on n’est jamais allé: le Portugal photographique des années 1950". In ‘XZY. Eternal Tour 2009. Festival artistique et scientifique’, 24-32. Neuchâtel, Suiça: Éditions Gilles Attinger, 2009.
    Publicado
  13. Susana S. Martins. "Natures of Portugal: authenticity and identity in photographic representations". In Arte e Natureza 2009 (ed. Jose Quaresma), 268-286. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2009.
    Publicado
  14. Susana S. Martins. "Between Present and Past: Photographic Portugal of the 1950s". In Jan Baetens, Alexander Streitberger and Hilde Van Gelder (eds.), ‘Time and Photography, 85-102. Leuven, Bélgica: Leuven University Press (Lieven Gevaert Series), 2008.
    Publicado
  15. Susana S. Martins. "Surrealismo em Portugal". In Fernando Lemos e o Surrealismo (catálogo de exposição), 132-168. Sintra, Portugal: Sintra Museu de Arte Moderna, 2006.
    Publicado
  16. Susana S. Martins. "A Vida de Erich Kahn (1904-1980)". In Erich Kahn - Judeu Subrevivente, Expressionista Alemão, 73-90. Sintra, Portugal: Sintra Museum of Modern Art - Berardo Collection, 2005.
    Publicado
  17. Susana S. Martins. "Pintura Contemporânea na Colecção Berado". In Pintura Contemporânea na Colecção Berado - exhibition catalogue, n.a.-n.a.. Calheta, Madeira, Portugal: Centro das Artes Casa das Mudas, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Susana S. Martins; Susana Araújo; Carlos Garrido Castellano. Cultures of (In)Security, Dedalus - Revista Portuguesa de Literatura Comparada. Lisbon, Portugal: Cosmos. 2016.
  2. Susana S. Martins; Anne Reverseau. Paper Cities - Urban Portraits in Photographic Books. Leuven, Bélgica: Leuven University Press. 2016.
  3. Susana S. Martins; Helena Barranha. Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums. Lisbon, Portugal: Institute of Art History (FCSH/NOVA). 2015.
  4. Susana S. Martins; Helena Barranha; António Pinto Ribeiro. Museus sem lugar: ensaios, manifestos e diálogos em rede. Lisbon, Portugal: Institute of Art History (FCSH/NOVA). 2015.
  5. Susana S. Martins; Susana Araújo. (In)Securities. -, Estados Unidos: Reconstruction: Studies in Contemporary Culture. 2012.
Edição de número de revista
  1. Susana S. Martins; Oliveira, Leonor da Conceição Silva Ribeiro e Alves de; Baião, Joana. "The Exhibition: Histories, Practices, Policies". Revista de História da Arte 14 (2019): https://institutodehistoriadaarte.files.wordpress.com/2019/12/rha_14.pdf.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Susana S. Martins; Anne Reverseau. Paper Cities. Leuven University Press. 2016.
  2. Barranha, Helena; Martins, Susana S.; Ribeiro, António Pinto; Bookchin, Natalie; Shulgin, Alexei; Broegger, Andreas; Berry, Josephine; et al. Museus sem lugar: ensaios, manifestos e diálogos em rede. Portugal: Instituto de História da Arte - FCSH /NOVA; Helena Barranha; Susana S. Martins; António Pinto Ribeiro. 2015.
  3. Barranha, Helena; Martins, Susana S.; Bounia, Alexandra; Myrivili, Eleni; Dekker, Annet; Beiguelman, Giselle; Brooks, Andrew Vaas; et al. Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums. Portugal: Instituto de História da Arte - FCSH /NOVA; Helena Barranha; Susana S. Martins. 2015.
Prefácio / Posfácio
  1. Susana S. Martins; Leonor de Oliveira; Joana Baião. "Editorial - The Exhibition: Histories, Practices, Policies". Prefácio para Revista de História da Arte. Portugal: Instituto de História da Arte. 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Susana S. Martins. "The Film photonovel". (2020):
    No prelo

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2019. "Fotografia Impressa e Propaganda Visual em Portugal 1934-1974[Printed Photography and Visual Propaganda in Portugal]".
  2. 2018. "Charting the Invisible - Chapter II".
  3. 2013. "Present Tense. Fotografias do Sul da África [Present Tense. Photographs from the south of Africa]".

Outros

Outra produção
  1. Photographing without shooting: the survival of artistic appropriation in the digital age. This article investigates the ways in which postmodern artistic appropriation resisted the digital revolution and its impact on the (im)materiality of photographic objects. Drawing on the analysis of the particular production and reception processes in the work of the artist Joachim Schmid, this text investigates how art has adapted itself to the new technological landscapes in a paradoxical world. 2016. Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/79102/2011). http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/19439.
  2. Cultures of (In)Security in comparison: From Comparative Literature to Critical Approaches to Security Studies. Dedalus - Revista Portuguesa de Literatura Comparada. 2015. Garrido Castellano, Carlos; Araújo, Susana; Martins, Susana S.; Susana S. Martins. http://hdl.handle.net/10451/34659.
  3. Present Tense. In Present Tense. 2013. Susana S. Martins. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/96bd389f-cddd-487c-b586-aac729cfa349.
  4. Marseille de Germaine Krull e André Suarès. 2013. Susana S. Martins; Anne Reverseau.
  5. Dentro e fora de si: da fotografia como objecto cultural. Este artigo propõe um alargamento na abordagem normalmente aplicada à fotografia em Portugal, reclamando um espaço de abertura disciplinar e metodológica que permita, por um lado, deslocar o olhar do investigador de uma história feita de centros e de momentos marcantes e, por outro, reflectir sobre as várias dimensões discursivas e socioculturais em que a imagem fotográfica existe e dialoga com os. 2012. Martins, Susana S.; Susana S. Martins. http://hdl.handle.net/10362/16821.
  6. Colecção - entrevista à artista Sílvia Prudêncio (por ocasião da exposição Colecção. 2011. Susana S. Martins.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual Fotografia e Caricatura
Orientador
Art History (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Small panels for lower ranges. An Interdisciplinary Approach to Contemporary Portuguese Comics and Trauma Estudos de Literatura e Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Laughter as Feminist Intervention in Grete Stern’s Sueños [ERASMUS-Mundus] (orientado: Gustavo San Román, St. Andrews)
Coorientador
2014 - 2014 Veinte años de arte contemporáneo latinoamericano en el ámbito ibérico (1992-2012) . Programa de Investigadora-visitante no Instituto de História da Arte.
Coorientador
2014 - 2014 A Dimensão Imaterial da Arquitetura no Encontro Com o Museu Virtual (orientação: Helena Barranha)
Coorientador
Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Unplace - A Museum without a place. Intangible Museography and Virtual Exhibitions
Orientador
Art History (Iniciação científica)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Unplace - A Museum without a Place: Intangible Museography and Virtual Exhibitions
Coorientador
Arquitectura (Iniciação científica)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Art and science in depicting nature: building a botanical iconography through drawing and photography História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/10/31 - 2018/10/31 Beyond the Enlightenment: Seismic Shifts, Urban Imagery (2018/10/31)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto de História da Arte (FCSH/UNL), Portugal

Urban Photographers Association, Reino Unido

Culturgest, Portugal
2017 - 2017 Encontro Anual Museum Studies 2017 'A Escala dos Museus. Narrativas, espaços, obras e expsoições
Encontro (Outra)
2014 - 2014 Paper Cities: Urban Representations in Photographic Books. Painel pré-organizado (specialist session M49). 12th International Conference on Urban History. Cities in Europe, Cities in the World
Outro (Outra)
2014 - 2014 Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums
Conferência (Outra)
2013 - 2013 A History of Museums? Stories, documents and methodologies. Conferências de Dominique Poulot (Sorbonne - Paris) e de Gordon Fyfe (University of Keele)
Seminário (Outra)
Instituto de História da Arte (FCSH/UNL), Portugal
2013 - 2013 International Conference Images of Terror, Narratives of (In)Security
Conferência (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - Atual Objectos Fotográficos. Questões sobre a materialidade das imagens seminário de mestrado no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia do Programa Mestrado em Conservação e Restauro.
2020/06/15 - 2020/06/15 Propaganda and the Visual Education of the Empire. The Photographic Albums of the Presidential Visits to the Portuguese Colonies (1938-39)
Conferência
Camera Education. Photographic Histories of Visual Literacy, Schooling and the Imagination. PHRC Annual Conference
Photographic History Research Centre, De Montfort University, Reino Unido
2020 - 2020 Portugal and the intermedial matters of tourism and propaganda
Conferência
ISF International Conference Discourses and Materialities of Tourism
Bar-Ilan University, Israel
2019/11 - 2019/11 Reparar no Olhar. Livro Lisboa Anos 90
Mesa-redonda
Reparar no Olhar
Teatro do Bairro Alto, Portugal
2019 - 2019 Livro de Imagens. Portugal, Chris Marker e a colecção Petite Planète [Book of Images. Portugal, Chris Marker and the Petite Planète series]
Seminário
Conversas na Biblioteca: Quando a Fotografia Impressa faz a História
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2019 - 2019 Ver de perto, sentir de longe. Olhares dos álbuns fotográficos das viagens presidenciais às colónias (1938-1939) . [The photographic albums of the presidential visits to the colonies (1938-1939)]
Simpósio
Ciclo Conversas em Belém: Império e Fotografia
Museu da Presidência da República, Portugal
2019 - 2019 Disciplinar e Fugir. Olhares fotográficos femininos através da lente e da página [Discipline and Flee. Women Photographic Views through the lens and the page]
Seminário
Seminário WOMANART
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2018 - 2018 Lisboa ao virar da página. Um percurso entre cidades, fotografias e livros VII Ciclo de Conferências LISBOA XXI : DINÂMICAS URBANAS E ARTÍSTICAS - seminário na UC “Lisboa: rupturas e continuidades” do Mestrado Integrado em Arquitectura
2017 - 2017 Past Matters and/as the Future of Photographic History
Conferência
43rd Annual Conference of the AAH - Association of Art Historians
Loughborough University, Reino Unido
2017 - 2017 The Printed Country: Photo-textualities of a National Portrait
Conferência
IAWIS 2017: Triennial Conference of the International Association of Word and Image Studies
Universite de Lausanne, Suiça
2017 - 2017 Imagens Imperfeitas. Para uma revisitação histórica do erro
Conferência
Ciclo de Conferências 'Fotografia & Erro'
IHA - Cluster Photography and Film, Portugal
2017 - 2017 Portugal do outro lado do espelho. Vozes, silêncios e imagens de um livro proibido
Congresso
Congresso Internacional 'Projectos Editoriais. Republica e Estado Novo'
CIEBA e IHA, Portugal
2017 - 2017 Objectos Fotográficos. Questões sobre a materialidade das imagens
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia
Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
2016 - 2016 On the (im)materiality of images
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia
Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
2016 - 2016 The Invisible Art of an Exposed Country
Conferência
Photography & History – Portugal 19th and 20th centuries
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Why does Photographic History Matter?
Conferência
Photographic History Research Centre, Reino Unido
2016 - 2016 Post-Screen 2016: Intermittence + Interference
Conferência
Post-Screen 2016 International Conference
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Post-Screen 2016: Intermittence + Interference
Conferência
Post-Screen 2016 International Conference
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Objectos Fotográficos: Tópicos sobre a Materialidade das Imagens
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia
Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
2014 - 2014 International Issues in Art History
Conferência
College Art Association (CAA) 102nd International Conference
CAA International Committee, Estados Unidos
2014 - 2014 Power Tensions: Contemporary Art Photography between Post-Colonialism and Globalization
Conferência
Helsinki PhotoMedia 2014
Helsinki Photographic Research Centre, Finlândia
2014 - 2014 'Botânica', de Vasco Araújo
Mesa-redonda
Mesa-redonda com Miguel Vale de Almeida, Isabel Carlos, Susana S. Martins e o artista Vasco Araújo. Moderação de Emília Tavares
MNAC- Museu do Chiado, Portugal
2014 - 2014 Multiple Exposures: Photography and Universal Exhibitions
Conferência
International Conference ‘Exchanging Photographs, Making Knowledge (1890-1970)
Photographic History Research Centre, Reino Unido
2014 - 2014 O estranho caso da Fotografia em História da Arte
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Metodologias da História da Arte
Doutoramento em História da Arte Contemporânea, Portugal
2014 - 2014 Paper cities: Urban Representations in Photographic Books. Painel pré-organizado: specialist session M49
Conferência
12th International Conference on Urban History. Cities in Europe, Cities in the World
European Association of Urban History, Portugal
2014 - 2014 Global Trends in Contemporary Islamic Art
Oficina (workshop)
International Workshop 'Global Trends in Contemporary Islamic Art'
Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL), Instituto de História da Arte (IHA/UNL), Instituto de Estudos Orientais (FCH/UCP), Portugal
2014 - 2014 Post-Screen 2014. Device, Medium and Concept
Conferência
International Conference. Post-Screen Festival 2014: Device, Medium and Concept
Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL), Portugal
2014 - 2014 The Gesamtkunstwerk. A Concept for all Times and Places / A Obra de Arte Total. Um conceito para todos os Tempos e Lugares
Conferência
The Gesamtkunstwerk. A Concept for all Times and Places / A Obra de Arte Total. Um conceito para todos os Tempos e Lugares
Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL), Portugal
2014 - 2014 Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums
Conferência
International Conference 'Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums'
Instituto de História da Arte (IHA/UNL), Instituto Superior Técnico (ICIST), Programa Gulbenkian Próximo Futuro, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal
2014 - 2014 Processos de Musealização. Um seminário de Investigação Internacional
Seminário
Processos de Musealização. Um seminário de Investigação Internacional
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Objectos Fotográficos: um olhar sobre a materialidade das imagens
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia
Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
2013 - 2013 Reading photographs in Cinematic Books: Chris Marker and the Intermedial Art of Travel
Conferência
International Conference ‘Rethinking Intermediality in the Digital Age’
2013 - 2013 Fotografia Contemporânea e Identidades Pós-Coloniais
Conferência
o Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português
Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Intermedial folds: literature, photography, film
Congresso
Rethinking Intermediality in the Digital Age
Sapientia Hungrian University of Transylvania, Roménia
2013 - 2013 Images of Terror, Narratives of (In)Security
Conferência
Images of Terror, Narratives of (In)Security
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Images of Terror, Narratives of (In)Security
Conferência
Images of Terror, Narratives of (In)Security
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Da Fotografia como objecto cultural
Seminário
Seminário doutoral no âmbito do Programa de Doutoramento em História da Arte - Museologia e Património Artístico
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Fotografia, Arte, Narrativas: Práticas e Relações
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia
Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
2012 - 2012 'Lost in Wonderland': quando a fotografia se perde, fotograficamente
Conferência
Colóquio ‘A Fotografia na era da Pós-Fotografia: História, Cultura e Ontologia’
CECL e IHA, Portugal
2012 - 2012 The Photographic Loss of Photography: an artistic collection of the world
Conferência
Conferência Internacional ‘Beyond Representation: Photography, Humans and Computers’
London South Bank University, Reino Unido
2012 - 2012 Michael Haneke and the Temporal Construction of Everyday Terror
Conferência
Conferência Internacional NECS 2012 – ‘Time Networks: Screen Media and Memory’
NECS, Portugal
2012 - 2012 Chris Marker: travel books and documentary photography
Seminário
'Photography' - Seminário de Mestrado em História da Arte e Estudos Culturais
2012 - 2012 Fotografia e Materialidade
Seminário
Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia
Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
2012 - 2012 Chris Marker and the photo-filmic dimension of travel books: the case of ‘Petite Planète’
Conferência
International Conference: ‘Photography and Cinema’
CECL e IHA, Portugal
2012 - 2012 Photography as anti-museum: conflicting museological concepts in the work of Joachim Schmid
Conferência
2nd International Conference on Photography and Theory 2012 ‘Photography and Museums. Displayed and Displaying’
2012 - 2012 Apresentação da proposta de Portugal em representação da Fundação Calouste Gulbenkian
Encontro
Projecto Europeu ‘Sharing History’ – Museum with no Frontiers
2012 - 2012 Time and (In)security: Contemporary Anxieties and the Media. Painel Temático
Conferência
Conferência Internacional NECS 2012 – ‘Time Networks: Screen Media and Memory’
NECS, Portugal
2010 - 2010 Projecto (In)Seguranças / CILM – City and Insecurity in Literature and Media
Encontro
Jornada de trabalhos com apresentação e mesa-redonda em torno do projecto CILM
Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2009 - 2009 Naturezas de Portugal: autenticidade e identidade nas representações fotográficas
Conferência
Arte e Natureza 2009
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Photographic Travel Books
Seminário
Curso de Mestrado em História da Arte e Estudos Culturais
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
2009 - 2009 Era uma vez um país... Fotografia, Viagem e Conhecimento
Conferência
Congresso Internacional ‘Memória & Sabedoria’
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Present and Past: photographic Portugal of the 1950s
Conferência
http://www.lievengevaertcentre.be/pdfs/timeandphotography.pdf
KUL e UCL, Bélgica
2008 - 2008 Portugal as seen through foreign eyes: photographic images of the 1950s and 1960s
Seminário
IvOK - Instituut voor Onderzoek in de Kunsten (Instituto para a Investigação nas Artes), Bélgica
2008 - 2008 Different ways of telling a story: photographic Portugal of the 1950s
Conferência
International Conference ‘Visual Aspects of Narrativity, Narrative Aspects of Visuality’
School of World Art Studies and Museology, Reino Unido
2008 - 2008 Returning to where we have never been: the case of photographic Portugal in the 1950s
Conferência
Boomerang Effect: Workshop on the theme of the return
Eternal Tour Festival, Itália
2008 - 2008 Photography and Narratology
Seminário
Curso de Mestrado em História da Arte e Estudos Culturais
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Alcácer Quibir, uma obra de arte têxtil de Paula Rêgo na década de 1960 JOANA MACEDO SEQUEIRA MENDES (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/09/01 - Atual NeoHelicon. Acta comparationis litterarum universarum (indexed: SCOPUS, ISI)
2014/07/01 - Atual Midas. Museus e Estudos Interdisciplinares’
2013/10/01 - Atual estrema - Revista Interdisciplinar de Humanidades
2013/05/01 - Atual Reconstruction: Studies in Contemporary Culture
Atual photographies
Atual Depth of Field / ScherpteDiepte
Atual Mémoires du Livre / Studies in Book Culture
Atual CITAR-Journal
Atual Comunicação Pública

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual Comissão de Acompanhamento de Tese Joana Silva Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, BI/Mestre pelo Arquivo Histórico Ultramarino, no âmbito do Projeto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/06 - Atual Fotografia e Artes Visuais (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/06 - Atual Impressionismo e Celebrações da Vida Moderna (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/06 - Atual Impressionismo e Cultura Visual do Século XIX (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Instituto de História da Arte
Atual Institute for Cultural Studies - KULeuven
Atual MDRN group
Atual Lieven Gevaert Research Centre for Photography, Art and Visual Culture
Distinções

Outra distinção

2013 College Art Association International Grant
Getty Foundation, Portugal
2011 Bolsa de Pós-Doutormento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006 Bolsa de Doutoramento no Estrangeiro
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 Bolsa de Mérito
Universidade Nova de Lisboa, Portugal