Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carlos Manuel Peixoto Afonso
Nomes de citação
- Afonso, Carlos Manuel Peixoto
- Afonso, Carlos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4B14-6853-4F44
Endereços de correio eletrónico
- carlosafonso@esepf.pt (Profissional)
- carlos.afonso@ipiaget.pt (Profissional)
- carlosmpafonso@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Línguas Gestuais | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/03/12 - 2024/04/08
Concluído
|
Microcredencial_ E-atividades no desenho de cursos (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 |
2024/01/30 - 2024/03/04
Concluído
|
Microcredencial em educação a distância e digital: docência digital em rede (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
16 |
2024/02/20 - 2024/02/20
Concluído
|
Workshop 2: Comunicar com artes e multimédia (Outros)
´Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal
|
|
2022/10/15 - 2022/10/15
Concluído
|
Inclusoteca- ver, ouvir e ler (Outros)
Centro de Formação da Associação das Escolas de Matosinhos, Portugal
|
|
2018/07/02 - 2018/07/19
Concluído
|
Para o desenvolvimento de uma escola inclusiva (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
|
9,9 - excelente |
2018/03/13 - 2018/05/07
Concluído
|
A voz ao serviço do docente, em sala de aula (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
|
8,2- Muito Bom |
2016/11/18 - 2016/11/19
Concluído
|
EREBAS 8 ANOS: TRAJETÓRIAS, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS (Outros)
Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Portugal
|
10- Excelente |
2015/06/22 - 2015/07/15
Concluído
|
Curadoria de conteúdos no processo de ensinar e aprender: organização e gestão de recursos educativos digitais na web (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
|
9,5- Excelente |
2010/07/19 - 2010/07/23
Concluído
|
Ensino e aprendizagem com TIC nas necessidades educativas especiais (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
|
9,4- Excelente |
2010/04/26 - 2010/05/31
Concluído
|
Tecnologias de apoio no processo de ensino-aprendizagem inclusivo a alunos com necessidades educativas (Outros)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
8,6- Muito Bom |
2002 - 2005
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Dos discursos e das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2005
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Dos Discursos e das Possibilidades de Construção de um Currículo Contra-hegemónico na Educação de Surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2001/07/02 - 2001/12/21
Concluído
|
Unidades de Atendimento a alunos surdos (UAAS)- um modelo de educação bilingue (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
|
|
2000/09/12 - 2001/07/10
Concluído
|
Comunicação e linguagem- a especificidade da surdez (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
|
|
2000/01/25 - 2000/06/27
Concluído
|
Comunicação e linguagem- a especificidade da surdez (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
|
|
2000/06/11 - 2000/06/13
Concluído
|
Unidades de apoio à educação de alunos surdos (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
|
|
1999/03/02 - 1999/03/24
Concluído
|
2001 Odisseia no espaço /aula- o vídeo (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
|
|
1998/02/04 - 1998/04/01
Concluído
|
Pesquisa em educação: Internet (Outros)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
|
1992 - 1996
Concluído
|
Ciências da Educação- educação da criança (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Estudo dos currículos alternativos propostos para alunos com necessidades educativas especiais integrados em escolas do 2º
e 3º Ciclos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1993/07/05 - 1993/07/16
Concluído
|
Metodologias para uma reforma (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
|
|
1988 - 1991
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
16 |
1985 - 1988
Concluído
|
Curso de formação de professores de educação especial (Pós-Graduação)
Ministério da Educação, Portugal
"Comunicação espontânea em crianças surdas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1978 - 1981
Concluído
|
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
|
13 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal | ||
1992/10/21 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2019 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/02 - 2011/08 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2009/01 - 2009/06 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
2001/09 - 2004/07 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
1992/10 - 1998/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal | ||
1993/10 - 1993/12 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1981/10/27 - 2024/10/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Coordenador da Pós-graduação em educação especial- domínio da audição e surdez | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal | ||
2009 - Atual | Responsável pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2010/11 - 2024/10/31 | Coordenador do projeto REDES | Agrupamento Eugénio de Andrade, Portugal |
2008/11/01 - 2019/05/08 | Coordenador de Departamento | Agrupamento Eugénio de Andrade, Portugal |
2008 - 2019 | Membro do Conselho Pedagógico | Agrupamento Eugénio de Andrade, Portugal |
2012/02 - 2017 | Coordenador de Departamento | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2010/01 - 2013/08 | Subdiretor | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2005/05 - 2008/01 | Presidente do Conselho Científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2001 - 2005 | Membro do Conselho Científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2001 - 2002 | Coordenador de Equipa | Ministério da Educação, Portugal |
Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos Porto Ocidental, Portugal | ||
1996 - 2002 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1997 - 2001 | Coordenador de Equipa | Ministério da Educação, Portugal |
Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos Porto 42, Portugal | ||
1995 - 2001 | Membro do Conselho Pedagógico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1991 - 1997 | Coordenador de equipa | Ministério da Educação, Portugal |
Equipa de Educação Especial Porto A, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/21 - 2025/02/26 | Locutor e autor de programa de rádio | Rádio Metropolitana Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Avaliação do Programa Porto de Crianças
xx
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2004 | Micromundos AIA
xx
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
1999 - 2002 | Construção do perfil profissional nos alunos da Licenciatura em Educação de Infância
xx
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Investigação e Apoio Psicopedagógico- CIPAF, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Concluído
|
1991 - 1992/06 | Educação e diversidade cultural: para uma sinergia dos efeitos de investigação
xx
Investigador
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Concluído
|
1990 - 1991/07 | Projeto de Educação Multi-Intercultural
xxx
Estagiário da Licenciatura em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2022 | Comunidade Prática de Investigação Deaf Studies (DeafCoPIn - Deaf Studies)
xx
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
Concluído
|
2007 - 2010 | InterNetwork. Intercultural education teacher training and school practice
xx
Investigador
UNED, Espanha
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
Concluído
|
2004 - 2004 | Inter Guide
xx
Investigador
UNED, Espanha
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
Concluído
|
1998 - 2001/07 | Projeto Chave
xx
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Centro de Investigação e Apoio Psicopedagógico- CIPAF, Portugal |
Programa Nónio século XXI
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024/07/25 | O desenho universal para a aprendizagem em escolas do 1º ciclo do ensino básico na região do grande Porto.
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024 - 2024/07/25 | A literacia emergente como forma de inclusão na educação pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024 - 2024 | As Dificuldades no Desenvolvimento Linguístico na Primeira Infância Até Aos 3 Anos
Orientador de Ana Cristina Duarte Araújo Cascais
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | Utilização de tecnologias, em contexto de sala de aula, com crianças com Perturbação Específica da Aprendizagem na Leitura
(Dislexia)
Orientador de Ana Margarida da Costa Madruga
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | A PERTURBAÇÃO DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO ESTRATÉGIAS A APLICAR EM PRÉ-ESCOLAR
Orientador de Carina Isabel Gomes dos Santos Fernandes Duarte
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | Impacto do nascimento de um filho com Necessidades Educativas Especiais na Dinâmica do Relacionamento Conjugal
Orientador de Clara Isabel Pereira Correia Azevedo
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN
Orientador
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | Estratégias utilizadas pelos educadores de infância para a inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador de Diana Patrícia da Silva Rolo
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 |
Apoio aos Pais de crianças com Dislexia, no 1º Ciclo, pelos Docentes de Educação Especial
Orientador de Márcia Magalhães Pinto
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | Estratégias para a gestão das emoções em crianças com perturbação do espetro do autismo em idade pré-escolar
Orientador de Sónia Margarida Freire Guerreiro Luz e Silva
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | A UTILIZAÇÃO DE CÃES EM SALA DE AULA, COMO APOIO TERAPÊUTICO E PEDAGÓGICO, EM ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Orientador de Sandra Maria Carneiro da Costa
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO ENTRE O DOCENTE DE ENSINO REGULAR E O DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS
COM PHDA, NO ENSINO BÁSICO
Orientador de Sandra Isabel da Costa Vieira
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | Estratégias Pedagógicas para a Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no 1ºCiclo
Orientador de Vera Lúcia Pinto dos Santos
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2024 - 2024 | O desenho universal para a aprendizagem em escolas do 1º ciclo do ensino básico na região do grande Porto.
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024 - 2024 | A literacia emergente como forma de inclusão na educação pré-escolar.
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023 - 2023 | A importância das Artes Plásticas e das Tecnologias de Informação e Comunicação, em crianças com Perturbação de Hiperatividade
e Défice de Atenção, no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Vítor Manuel Moreira Leal
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Disfunções sensoriais na primeira infância: limitações a uma intervenção precoce
Orientador de Ana Sofia Lopes Espanha
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Representações dos professores das AEC acerca das práticas inclusivas
Orientador de Ana Elisabete Mota Ribeiro
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | O Parâmetro Configuração da Mão numa criança Surda com Paralisia Cerebral
Orientador de Ângela Filipa Ferreira Abreu
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | DE QUE MODO AS REDES DE APOIO PODEM FAVORECER O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS CRIANÇAS COM AUTISMO?
Orientador de Cláudia Judite Araújo
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Utilização do Modelo de Denver na Intervenção Precoce com Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo
Orientador de Cláudia Daniela Oliveira Magalhães
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Estratégias dos docentes para trabalhar com crianças disléxicas – necessidades de formação
Orientador de Maribel Ferreira Moutinho
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DO 1º CICLO RELATIVAMENTE À UTILIZAÇÃO DAS TIC COM ALUNOS COM NEE
Orientador de Nuno Alberto Mendonça Dionísio
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Estratégias de intervenção que podem ser usadas pelos professores do 1º ciclo para aumentar o tempo na tarefa de uma criança
com Perturbação do Espetro do Autismo
Orientador de Patrícia Maria Carvalho Ribeiro
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Exercício físico e Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção
Orientador de Rita Fernandes Alves dos Santos
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | O que pode ser feito para facilitar a transição do primeiro ciclo para o segundo ciclo de crianças com Autismo (PEA)?
Orientador de Sílvia Marta Moreira da Silva
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2023 - 2023 | Como articular o trabalho entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico de modo a facilitar a transição
de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento? O caso do aluno D
Orientador de Teresa Maria Figueiredo S. S. Sequeira
|
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
|
2022 - 2022 | Os professores de Educação Física e o Decreto-lei 54/2018
Orientador
|
Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 - 2022 | Da teoria à prática: mudanças na escola com o Decreto-Lei 54/2018
Orientador de Sousa, Sandra Patrícia Pinto de
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | Ensino à Distância: Respostas Organizacionais, das Instituições de Ensino Superior, para os Alunos Surdos
Orientador
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | A educação inclusiva no ensino profissional: definição de um plano de ações
Orientador
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | A interação Linguística entre alunos Surdos com Perturbação do Espectro do Autismo e alunos ouvintes numa EREBAS
Orientador de Carneiro, José Manuel Maia
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | O contributo da expressão musical na socialização de crianças com DID, no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Martins, Joana Margarida Macedo
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2020 | A importância da formação de educadores de infância em educação especial em contexto de creche e pré-escolar
Orientador
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2020 | Violência e estigma dos alunos com necessidades educativas nas escolas portuguesas
Orientador
|
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018/11/09 | A frequência bilingue precoce e as competências comunicativas orais de crianças surdas dos 0 aos 3 anos.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação- especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Dados didáticos como objeto de aprendizagem na produção de narrativas com alunos deficientes visuais do 3º ao 5º ano.
Orientador de Márcia Elisabeth de Souza Barroqueiro
|
Mestrado em Ciências da educação- especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | A frequência bilingue precoce e as competências comunicativas orais de crianças surdas dos 0 aos 3 anos.
Orientador de Ana Paula Coelho Gouveia Quartarone
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Dados didáticos como objeto de aprendizagem na produção de narrativas com alunos deficientes visuais do 3º ao 5º ano.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Compreensão da língua gestual portuguesa em crianças surdas. Proposta de um instrumento de avaliação.
Orientador de Rute Ana Ferreira Rodrigues
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Transição para a vida ativa de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual.
Orientador de Sónia Marina Martins Dias
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | A avaliação compreensiva na intervenção precoce de crianças com necessidades educativas especiais.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | O contributo da expressão musical na socialização de crianças com DID, no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Pós-graduação em educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Educação inclusiva no ensino superior: perceções dos docentes e dos estudantes com necessidades educativas especiais
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Conceção e implementação de adequações curriculares individuais para alunos com incapacidade intelectual: perspetivas dos
professores do 2º CEB
Orientador
|
Pós-graduação em educação especial (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Os meios audiovisuais como potenciadores da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças surdas de ERRBAS.
Orientador de Silvia Aboim Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Língua gestual portuguesa como segunda língua para alunos ouvintes: facilitador de comunicação?
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Filhos ouvintes de pais surdos – vivências e construção do processo identitário
Orientador de Catarina Ribeiro Rua
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Plano curricular dos currículos específicos individuais- 2º e 3º ciclos-representações dos professores
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Plano curricular dos currículos específicos individuais – 2º e 3ºciclos. Representações dos professores
Orientador de Maria Goreti Moreira Almeida Januário
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Vivências de lazer em jovens com DID – o papel da escola
Orientador de Maria Teresa Magalhães de Oliveira Alves
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1º ciclo
Orientador de Maria Luísa Marinho Cruz Paula Rocha
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | "Irmãos" de crianças com trissomia 21: dinâmica familiar e desempenho escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Utilização das TIC na aprendizagem da leitura e escrita por alunos surdos com paralisia cerebral
Orientador
|
mestrado em ciências da educação (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativas
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos
Orientador de Anabela Ferreira Mota
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/dislexia
Orientador de Júlio Manuel Gonçalves Gordo
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Língua Gestual em crianças com implante coclear
Orientador de Alzira Macedo Chaves
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação- educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21
Orientador de Cristina Rosa Martins Maia
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Implante coclear:qual a identidade pessoal e cultural da criança surda implantada?
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Surdez, análise das narrativas surdas em contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Inclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional
Orientador de Sara Cristina Martins Ribeiro
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Diversidade nas escolas de 2º e 3º ciclo. Respostas organizacionais e curriculares
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2008 | Surdez e DDAH: O Contributo da Expressão Dramática no Desenvolvimento das Competências Comunicacionais
Orientador de Carolina Maria Martins Serrano
|
Pós-graduação em educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2007 - 2007 | Dificuldades de aprendizagem: representações e atitudes dos docentes do 1º ciclo
Orientador
|
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 - 2007 | Métodos de ensino de leitura e escrita. Formação e prática de professores do 1º ciclo
Orientador
|
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - 2012 | Convivência inclusiva e prática multidisciplinar
Seminário
|
Seminário internacional educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de Ideias- Consultoria, Brasil
|
2012 - 2012 | Recursos Educativos Digitais e seu Uso na Educação de Surdos; Projeto REDES
Oficina (workshop)
|
Seminário internacional Educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de ideias Consultoria, Portugal
|
2011 - 2011 | Inclusão escolar em Portugal: um relato de caso
Conferência
|
II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
APAE Espírito Santo, Brasil
|
2011 - 2011 | A criança com deficiência,, sua família e seu professor
Mesa-redonda
|
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
|
2011 - 2011 | A educação inclusiva e o currículo adaptado: faces de uma mesma moeda
Oficina (workshop)
|
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
|
2010 - 2010 | Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Congresso
|
I Congresso Ibero-americano de deficiência intelectual
FAPAE, Brasil
|
2010 - 2010 | Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Encontro
|
II JORNADAS DA AFPAD - “SER (IN)DIFERENTE - A deficiência na Sociedade”
AFPAD, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Abordagens facilitadoras para a aprendizagem das estruturas linguísticas na criança surda, em idade pré-escolar.
Revisão Integrativa
Arguente
|
Gabriela Sofia Gago de Mendonça, (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2023 | DESAFIOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM CEGUEIRA: PERCEÇÕES DE ALGUNS EDUCADORES DE INFÂNCIA,DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
E AUXILIARES DE AÇÃO EDUCATIVA
Arguente
|
Ana Sofia de Jesus (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2021 | Educação de Surdos em Portugal: os sentidos na construção de identidades, na formação de professores e nas pedagogias no ensino
de LGP
Arguente
|
Verónica Lima da Fonseca Almeida. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/10/09 | Língua de Sinais/Gestual, a língua dos Surdos na vida dos Ouvintes: perceções, impactos e significados
Arguente
|
Claudia Helena Paim Furlanetto (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/07/15 | Políticas de inclusão e estratégias de ensino do português para alunos surdos em turmas regulares moçambicanas
Arguente
|
Názia Anita Cardoso Nhongo Bavo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/10 | Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio da DAE.
Presidente do júri
|
Vanessa Filipa Rocha Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/01/10 | Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação
do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?.
Presidente do júri
|
Núria Rita Mendes Carapinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/10/10 | O desenvolvimento social de um jovem com perturbação de espetro do autismo em três contextos educativos – Estudo de caso.
Presidente do júri
|
Clara Sena Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017/10/14 | A gestão da sala de aula do 1º ciclo do ensino básico em turmas com alunos com DAE.
Presidente do júri
|
Maria João Gomes Martins Marques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/06/28 | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) em escolas de referência
para a educação bilingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal
Arguente principal
|
Karla Patricia Ramos da Costa (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2015 | Um olhar sobre a surdez. Uma história de vida | Isabel Maria da Cruz Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e escrita a nível do 1º ciclo do ensino básico: da intervenção à reflexão.
Arguente principal
|
Benedita de Noronha Peres Peixoto de Magalhães da Silva Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Aprender agindo: as atividades lúdicas como fator promotor de sucesso na aprendizagem | Cátia Sofia Teixeira Barros (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Incluir e diferenciar- uma prática em contextos educativos | Nádia Filipa Leal da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico | Rita Isabel Almeida Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | O contributo das atividades lúdicas no sucesso da aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo | Ana Isabel Borges da Costa Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Desafios na descoberta de talento(s) | Tânia Sofia Faria Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem | Karina das Neves Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Representações sociais do trabalho do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo: estudo com professores e intérpretes | Susana Barbosa de Sousa (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | A constituição de turmas como contributo na construção de uma escola para todos | Maria de Fátima dos Santos Martins Fradinho (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos | Filipa Maria Patrão da Cruz Ferreira (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | Políticas públicas de saúde para pessoas com deficiência no Brasil: perspetiva de representantes das pessoas com deficiência | Ana Trielle do Nascimento Diniz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Manual de Português L2 para alunos surdos- um contributo para o sucesso | Carla Alexandrina Alves dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Acessibilidade sos surdos aos serviços de saúde em Portugal | Tânia Raquel Ferreira Vilão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Educar na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: democracia e comunicação como bastiões pedagógicos | Mariana da Silva Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Educação para os valores: (des)continuidades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico | Vanessa Alexandra da Silva Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | A Língua gestual na educação física e no desporto. (Re)pensar as ferramentas de ensino e a equipa pedagógica | Maria de Fátima Gomes Sarmento Chaves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014 | Autismo e respostas educativas no contexto escolar | Nicole Moreira Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora | Sara Filipa Vilarinho Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular | Filomena Alves de Barros (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral | Raquel Alexandra Ferreira Neves Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | A escola e as necessidades das famílias das crianças com paralisia cerebral e distúrbios comunicacionais associados | Silvia Elisabete Dias de Magalhães (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Perspetiva educacional da audiologia | Ana Catarina Antunes Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | A reconfiguração politica da surdez e da educação de surdo em Portugal: entre os discursos identitários e os discursos de regulação | Maria do Céu Gomes (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2013 | Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores | Maria Aurora de Lima Baptista (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada | Francisco José Pires Alves (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular | Lidia Guedes Silvano (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Currículo, educação inclusiva e alunos com NEE: um estudo de caso numa escola pública do Brasil | Roberta de Abreu Peixoto (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2013 | A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico | Ana Cristina Alves Anazário (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O professor competente- da teoria à prática | Joana Margarida da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente | Ângela Catarina Pereira Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | No limiar da educação: percurso de aprendizagem em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | Liliana Isabel Ferreira Marques de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A prática educativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico- um percurso com vista à construção da profissionalidade docente | Ana Filipa Ferreira de Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção | Micaela Cristina Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012/06/29 | O recurso a atividades digitais no desenvolvimento da leitura na criança com deficiência mental: estudo de caso
Presidente do júri
|
Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico | Virgilia Carina Terroso Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum | Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Problematizar e refletir a educação como professor de dupla habilitação | Ana Isabel Carneiro Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica | Maria Catarina Loureiro Leão Ferreira de Queirós (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Problematizar a construção da habilitação generalista- um olhar educativo | Ana Sofia Pinto Salazar Marques Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | Marta Patrícia Pinheiro de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Em redor dos livros: o despertar da leitura no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico | Ana Isabel Rosa Borges (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2012 | Alimentação saudável no desenvolvimento da criança | Maria Eduarda Rocha Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2012 | Escolas de referência- valor acrescentado para a comunicação e educação dos surdos | Maria Daniela Santos Nascimento (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 | Bem estar subjetivo em crianças e adolescentes com deficiência auditiva | Ana Cristina Ferreira Macedo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2012 | Terminologia específica em língua gestual portuguesa: percepção da adequação em categorias gestuais | Joana Sofia de Sousa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A iconicidade no léxico das Ciências e da Saúde: percepção de usuários da LGP | Angela Leitão Ricardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O sucesso da escrita na pessoa surda: fundamentos e razões- uma narrativa biográfica | Fátima Teresa Vicente Ferreira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 | O lugar do intérprete educacional nas EREBAS: tradução e interpretação em LGP | Fátima Claudia Gomes Rubim (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 | Políticas de educação especial em Portugal na primeira década do século XXI: que sentidos? | Clementina Cândida de Madureira Ribeiro (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 | A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz | Filipa Alexandra da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O docente generalista- educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico: uma visão detalhada sobre os dois contextos | Joana Sofia da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O reconhecimento das especificidades da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico através de uma experiência de estágio | Ana Carolina Carvalho Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Caminho(s) da profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da educação pré-escolar e do ensino do 1º ciclo do ensino básico | Helena Maria Peixoto Cabral (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Percurso(s) significativos de aprendizagem e de ensino | Patrícia Salomé de Meireles Pinto Babo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A construção do conhecimento profissional a partir da atenção ao outro | Mabília Raquel Carvalho Andrade da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Educar para (trans)formar | Maria Catarina Cardoso Ribeiro de Sampaio Morais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Prática educativa em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | Liliana Patrícia Saldanha Sista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular.
Arguente principal
|
Lídia Guedes Silvano (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Promovendo uma interação inclusiva numa turma do 3º ciclo | Francisco Manuel Rabaça Madeira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | Aprender: uma necessidade, um direito e uma possibilidade ao alcance de todos | Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | A importância da organização do espaço na sala de aula na educação de infância. Uma perspetiva para alunos com necessidades educativas especiais | Ildeci Bernardo Reis Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Impacto da implementação de um programa interventivo, relativamente à habilidade da leitura e escrita, no adulto com trissomia 21: um estudo de caso | Joana Isabel Pereira Magalhães Miranda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 | Primeiras produções gestuais em crianças surdas- gestos espontâneos e modelados: alterações em parâmetros sublexicais | Regina da Conceição Martins Lopes Silva (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Fontes de informação em sexualidade. Percepções de jovens alunos surdos do Porto | Ana do Rosário Fernandes de Pina (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Surdos isolados, um estudo de caso: a construção de cidadania, identidade e literacia | Ana Susana da Silva Cortes (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | O papel do professor no processo de inclusão de alunos com deficiência mental em turmas regulares | Cândida Marlene Pinto Castro Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2011 | Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário | Ana Maria de Matos Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | Vozes surdas: escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior | Natália Pereira Maltez (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Intérprete de Língua gestual portuguesa, sobre a sua (in)visibilidade no sistema educativo | Tânia Maria da Silva Pereira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Bem-estar subjetivo em crianças e jovens com deficiência auditiva na perspetiva dos pais/cuidadores | Maria de Deus Pereira Mestre (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2010/06/04 | Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos
espaços de dois edifícios escolares
Arguente
|
Maria Olívia Lopes Moreira Souto (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | A doença oncológica em idade escolar- articulação e cooperação entre hospital, família e escola como contributo para uma educação plena | Maria Alice Cunha Galiza Carneiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | A dimensão ética na avaliação das organizações escolares | Cordália Maria da Paixão Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 | Incluindo os "excluidos"- preparação para a vida ativa | Ilidio Pinto da Fontoura (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Comunicação e surdez. O discurso escrito. estudo comparativo entre alunos com e sem implante | Rosalina Valente de Sousa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Conceções dos professores face aos alunos com necessidades educativas especiais | Maria Julieta Proença Malafaia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2010 | (Re)pensar a escola inclusiva- da arquitetura da inclusão à arquitetura da realidade | Joana de Sousa Passos Carvalho Barbas (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2010 | Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil, dos 16 aos 30 meses no Português europeu | Albina Manuela Gomes Ferreira Torres (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 | A inclusão dos alunos com NEE na escola do ensino regular: percepções e práticas educativas- um estudo na região centro
Arguente
|
Maria Filomena Gonçalves Leitão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009/03/10 | A compreensão da leitura em crianças com dificuldades ortográficas
Arguente
|
Eunice Pinto Lopes (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 | A voz dos surdos. A língua gestual portuguesa no processo comunicacional | Maria Daniela Santos Nascimento (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 | O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetonica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães | Gracinda Cruz Machado Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 | As IPSS's face à inserção/inclusão de crianças com NEE. Um estudo de caso | Elisete Maria Pinto da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | A percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escola | Anabela Mafra d' Oliveira Santos Gonçalves Bastos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 | As crianças sobredotadas e a escola: dos textos da lei às práticas educativas
Arguente
|
Maria Manuela da Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2009 | A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola- um estudo exploratório
Arguente
|
Rute Cristina dos santos Almeida Ferreira Moreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 | Ultrapassando as dificuldades da dislexia através da arte
Arguente
|
Isabel de Lurdes Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2008 | Educação inclusiva na escola básica portuguesa. Perspetivas e práticas pedagógicas de professores de educação tecnológica da região autónoma da Madeira face à inclusão de jovens com NEE | Isabel Maria Dias Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2008 | Narrativas da dislexia: uma análise de trajetórias inscritas no espaço social da diferença | Maria Luisa de Jesus Victor (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da educação- Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | A inclusão escolar de alunos com cegueira e baixa visão e o papel das TIC- a voz dos alunos. Estudo de caso | João Manuel Andrade Castilho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | o processo ensino-aprendizagem nas áreas curriculares de língua portuguesa (leitura/escrita) das crianças portadoras de trissomia 21 nas salas de aula do ensino regular no 1º ciclo do ensino básico | Micaela Cristina Sousa Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | As percepções dos docentes do ensino regular sobre o trabalho desenvolvido com alunos com NEE- estudo de caso | Claudia Belmonte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2007 | A sintaxe na produção escrita da criança surda- estudo comparativo | Maria Orquidea Lourenço Simões (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2007 | x
Arguente
|
Filipa Maria Oliveira Maia de Sousa Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2007 | Atitudes dos professores do 1º ciclo face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares
Arguente
|
Nádia Cláudia Ribeiro Torres Sampaio (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2006/02/14 | Valores, práticas inclusivas: que relação?
Arguente
|
Alcinda Margarida Casimiro de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2006 | Contributo do Instituto de S. Manuel para a educação de cegos | Suzete Mónica Correia Neves (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2005 | Fatores de eficácia no processamento da informação em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem | Lidia Alexandra Lencastre de Magalhães Torres da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2005 | A participação/envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva | Angelina Augusta Fernandes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2005 | Inclusão: um olhar sobre as atitudes e práticas dos professores
Arguente
|
Maria Fernanda dos Santos Martins (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2025 - Atual | Germinare | Instituto Piaget |
2005/09/01 - Atual | Saber e educar | |
2011/06/01 - 2011/12/09 | Indagatio |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2006 - 2009 | Membro da Comissão de Especialistas em Educação da Direção Geral de Ensino Superior – MCTES responsável pelos pareceres respeitantes
à aprovação de ciclos de estudos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento
Especialista
|
Governo da República Portuguesa Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025/01/10 - Atual | Heurísticas de intervenção- domínio audição e surdez | Pós-graduação em educação especial- domínio audição e surdez (Pós-Graduação) | Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal |
2024/11/29 - Atual | Projeto de Investigação e ação educativa | Pós-graduação em educação especial-domínio audição e surdez (Pós-Graduação) | Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal |
2024/10/01 - Atual | Avaliação educacional e desenvolvimento curricular | Pós-graduação em educação especial- domínio audição e surdez (Pós-Graduação) | Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal |
2022/10/01 - Atual | Avaliação educacional e desenvolvimento curricular | Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal |
2022/10/01 - Atual | Projeto de investigação e ação educativa | Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal |
2007/10 - Atual | Seminário de apoio à preparação da dissertaçao | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Comunicação e linguagens | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Questões aprofundadas de intervenção diferenciada | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Qualidade e contextos educativos- política e organização | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Questões aprofundadas de heterogeneidade | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2025/03/07 - 2025/04/04 | Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva | Pós-graduação em educação especial- problemáticas de aprendizagem específica (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2024/09/21 - 2024/12/14 | Projeto de investigação no domínio cognitivo e motor | Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2024/02/01 - 2024/12/01 | Gestão e acomodações curriculares- princípios e práticas | Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2024/09/14 - 2024/11/09 | Respostas educativas no domínio da surdez e da visão | Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/09/01 - 2024/07/01 | Trabalho de projeto | Mestrado em Educação- especialização em inclusão em educação (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/20 | Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva | Pós- graduação em educação especial- problemáticas de aprendizagem específicas (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/20 | Desenvolvimento de aprendizagens significativas | Mestrado em Educação- especialização em inclusão na educação (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/20 | Neurodesenvolvimento e indicadores de risco | Mestrado em Educação- especialização em inclusão em educação (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2021/02/01 - 2023/07/20 | Seminário de projeto-domínio cognitivo e motor | Pós-graduação em educação especial- Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2020/09/01 - 2023/07/20 | Respostas educativas no domínio da surdez e da visão | Pós-graduação em educação especial- Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2020/09/01 - 2023/02/01 | Gestão e acomodações curriculares- princípios e práticas | Pós-graduação em educação especial- Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/02/01 - 2020/07/01 | Seminário de Apoio à Dissertação | Mestrado em Ciências da Educação- educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/09/01 - 2020/02/01 | Avaliação Compreensiva e Construção Curricular | Mestrado em Ciências da Educação- educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/09/01 - 2020/02/01 | Políticas e Organização da Educação Especial | Mestrado em Ciências da educação -educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/09/01 - 2020/02/01 | Currículo- conceitos e práticas | Pós-graduação em educação especial (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/09/01 - 2020/02/01 | Administração e Gestão da Educação Especial | Pós-graduação em educação especial (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/10 - 2020 | Dissertação | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/02 - 2020 | Perturbações associadas | Mestrado em Ciências da Educação- especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017 - 2020 | Perturbações associadas | Pós-graduação em Educação especial (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/02/01 - 2019/07/20 | Seminário de Projeto | Pós-graduação em educação especial (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/02/01 - 2019/07/20 | Metodologias e Técnicas de Investigação Educacional | Mestrado em Ciências da Educação- Educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/02 - 2011/08 | Questões aprofundadas de multideficiência | Mestrado em Educação Especial (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
1998/09 - 2007/07 | Introdução às ciências da educação | Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1998/09 - 2007/07 | Seminário interdisciplinar II | Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- planificação e reflexão da intervenção educativa II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Introdução às ciências da educação | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio II- intervenção educativa II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- intervenção educativa III | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- reflexão intervenção educativa III | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Teoria e gestão do desenvolvimento curricular | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio IV- intervenção educativa IV | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio IV- planificação e reflexão da intervenção educativa IVe | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- intervenção educativa III | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio II- planificação e reflexão da intervenção educativa II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Seminário interdisciplinar II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Seminário interdisciplinar I | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Estudo da criança com NEE- Problemas sensoriais e multideficiência | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Teoria e desenvolvimento curricular | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Investigação em educação | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2003/07 | Teoria e desenvolvimento curricular | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Investigação em educação | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Metodologias específicas de intervenção na deficiência auditiva | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1997/10 - 1999/07 | Deficiência auditiva e problemas de linguagem | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1992/10 - 1999/07 | Teoria e desenvolvimento curricular | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1995/10 - 1998/07 | Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - 2013 | DISLEX- Associação Portuguesa de Dislexia | Vice-presidente |
Distinções
Outra distinção
2017 | Diploma de Dedicação
Instituto Nacional para a Reabilitação,, Portugal
|