???global.info.a_carregar???
Carlos Manuel Peixoto Afonso. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2005 pelo(a) Universidade do Porto, Doutoramento em Ciências da Educação em 2005 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação- educação da criança em 1996 pelo(a) Universidade do Porto, Licenciatura em Licenciatura em Ciências da Educação em 1991 pelo(a) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto e Bacharelato em Curso do Magistério Primário em 1981 pelo(a) Escola do Magistério Primário do Porto. É Professor Coordenador no(a) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti e Professor do ensino básico e secundário no(a) Ministério da Educação. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 7 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Participou em 7 evento(s). Orientou 21 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial. Nas suas atividades profissionais interagiu com 40 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: surdez; educação especial; currículos alternativos; transição para a vida adulta; currículo; surdez, centro de recursos educativos multimédia; Psicologia clínica; Psicopatologia; Trissomia 21; Psicologia da educação; Psicologia do desenvolvimento; Educação Especial; Necessidades Educativas Especiais; Desempenho escolar; Psicologia social; Teste Psicológico; Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos (WAIS III); Escala de inteligência Wechsler para criançaS (WISC III); Ensino básico (1º ciclo); Dislexia; Surdo; Pais surdos; Filhos ouvintes; Comunidade surda; Identidade; Surdez; Educação especial; Transição vida adulta; Língua gestual; Segunda língua; Cultura; Dificuldades de aprendizagem--leitura e escrita; Diferenciação pedagógica; Dificuldades de aprendizagem -- leitura -- escrita; Síndrome de Down (Trissomia 21); Multimédia; Educação bilingue; Dificuldades de aprendizagem--leitura --escrita; Linguagem por sinais; Surdez--desenvolvimento da linguagem; Surdo--linguagem--ensino; Língua portuguesa--aprendizagem; Surdos--educação; Formação profissional--deficiente mental; Deficiência mental--prática pedagógica; Influência dos pares; Hiperactividade; Integração; Grelhas de observação; Expressão dramática; Comunicação; Avaliação; Lingua gestual; intercultural education; representations; Portuguese teachers; mask; the other of myself; Diferenças culturais; Educação intercultural; Ensino de valores; Educação cívica; Formação de professores; Necessidades educativas; Deficientes; Papel da Escola; Mercado de trabalho; Formação de professores - educação especial; Aprendizagem; Micromundus AIA; Projecto de investigação; Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Jardineiros do Mar; Robot Roamer; Escrita criativa; Prática pedagógica; Investigação educativa; ESE de Paula Frassinetti - papel da escola; Ensino básico - 2º ciclo - 3º ciclo; Transição para a vida activa; Expressão musical; Deficiência intelectual e desenvolvimental (DID); Socialização; LGP; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Manuel Peixoto Afonso

Nomes de citação

  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto
  • Afonso, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
4B14-6853-4F44

Endereços de correio eletrónico

  • carlosafonso@esepf.pt (Profissional)
  • carlos.afonso@ipiaget.pt (Profissional)
  • carlosmpafonso@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Línguas Gestuais Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/03/12 - 2024/04/08
Concluído
Microcredencial_ E-atividades no desenho de cursos (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
19
2024/01/30 - 2024/03/04
Concluído
Microcredencial em educação a distância e digital: docência digital em rede (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
16
2024/02/20 - 2024/02/20
Concluído
Workshop 2: Comunicar com artes e multimédia (Outros)
´Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal
2022/10/15 - 2022/10/15
Concluído
Inclusoteca- ver, ouvir e ler (Outros)
Centro de Formação da Associação das Escolas de Matosinhos, Portugal
2018/07/02 - 2018/07/19
Concluído
Para o desenvolvimento de uma escola inclusiva (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
9,9 - excelente
2018/03/13 - 2018/05/07
Concluído
A voz ao serviço do docente, em sala de aula (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
8,2- Muito Bom
2016/11/18 - 2016/11/19
Concluído
EREBAS 8 ANOS: TRAJETÓRIAS, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS (Outros)
Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Portugal
10- Excelente
2015/06/22 - 2015/07/15
Concluído
Curadoria de conteúdos no processo de ensinar e aprender: organização e gestão de recursos educativos digitais na web (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
9,5- Excelente
2010/07/19 - 2010/07/23
Concluído
Ensino e aprendizagem com TIC nas necessidades educativas especiais (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia, Portugal
9,4- Excelente
2010/04/26 - 2010/05/31
Concluído
Tecnologias de apoio no processo de ensino-aprendizagem inclusivo a alunos com necessidades educativas (Outros)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
8,6- Muito Bom
2002 - 2005
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Dos discursos e das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Dos Discursos e das Possibilidades de Construção de um Currículo Contra-hegemónico na Educação de Surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001/07/02 - 2001/12/21
Concluído
Unidades de Atendimento a alunos surdos (UAAS)- um modelo de educação bilingue (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
2000/09/12 - 2001/07/10
Concluído
Comunicação e linguagem- a especificidade da surdez (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
2000/01/25 - 2000/06/27
Concluído
Comunicação e linguagem- a especificidade da surdez (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
2000/06/11 - 2000/06/13
Concluído
Unidades de apoio à educação de alunos surdos (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
1999/03/02 - 1999/03/24
Concluído
2001 Odisseia no espaço /aula- o vídeo (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
1998/02/04 - 1998/04/01
Concluído
Pesquisa em educação: Internet (Outros)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1992 - 1996
Concluído
Ciências da Educação- educação da criança (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Estudo dos currículos alternativos propostos para alunos com necessidades educativas especiais integrados em escolas do 2º e 3º Ciclos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1993/07/05 - 1993/07/16
Concluído
Metodologias para uma reforma (Outros)
Centro de Formação de Professores António Nobre, Portugal
1988 - 1991
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
16
1985 - 1988
Concluído
Curso de formação de professores de educação especial (Pós-Graduação)
Ministério da Educação, Portugal
"Comunicação espontânea em crianças surdas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1978 - 1981
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
1992/10/21 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/02 - 2011/08 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2009/01 - 2009/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
1992/10 - 1998/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
1993/10 - 1993/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1981/10/27 - 2024/10/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Coordenador da Pós-graduação em educação especial- domínio da audição e surdez Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2009 - Atual Responsável pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010/11 - 2024/10/31 Coordenador do projeto REDES Agrupamento Eugénio de Andrade, Portugal
2008/11/01 - 2019/05/08 Coordenador de Departamento Agrupamento Eugénio de Andrade, Portugal
2008 - 2019 Membro do Conselho Pedagógico Agrupamento Eugénio de Andrade, Portugal
2012/02 - 2017 Coordenador de Departamento Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010/01 - 2013/08 Subdiretor Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005/05 - 2008/01 Presidente do Conselho Científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001 - 2005 Membro do Conselho Científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001 - 2002 Coordenador de Equipa Ministério da Educação, Portugal
Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos Porto Ocidental, Portugal
1996 - 2002 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1997 - 2001 Coordenador de Equipa Ministério da Educação, Portugal
Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos Porto 42, Portugal
1995 - 2001 Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1991 - 1997 Coordenador de equipa Ministério da Educação, Portugal
Equipa de Educação Especial Porto A, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/21 - 2025/02/26 Locutor e autor de programa de rádio Rádio Metropolitana Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2016 Avaliação do Programa Porto de Crianças
xx
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
2001 - 2004 Micromundos AIA
xx
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
1999 - 2002 Construção do perfil profissional nos alunos da Licenciatura em Educação de Infância
xx
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Investigação e Apoio Psicopedagógico- CIPAF, Portugal

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
1991 - 1992/06 Educação e diversidade cultural: para uma sinergia dos efeitos de investigação
xx
Investigador
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
1990 - 1991/07 Projeto de Educação Multi-Intercultural
xxx
Estagiário da Licenciatura em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2022 Comunidade Prática de Investigação Deaf Studies (DeafCoPIn - Deaf Studies)
xx
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
Concluído
2007 - 2010 InterNetwork. Intercultural education teacher training and school practice
xx
Investigador
UNED, Espanha

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
2004 - 2004 Inter Guide
xx
Investigador
UNED, Espanha

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
1998 - 2001/07 Projeto Chave
xx
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Centro de Investigação e Apoio Psicopedagógico- CIPAF, Portugal
Programa Nónio século XXI
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Prata Gomes, Miguel; Afonso, Carlos; Cavalcanti, Joana; Cruz, Mário; Medeiros, Paula; Calvacanti, Joana; Afonso, Carlos; et al. "The other of myself: representations of portuguese teachers about intercultural education related concepts". 2008.
Artigo em revista
  1. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "A “experiência do Covelo"". surdosnoticias 7 (2011): 5-5.
    Publicado
  2. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Afonso, Carlos. "A escola do Bom Pastor e a experiência “6+6”". surdosnoticias 8 (2011): 6-7.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Revisitando os anos 80". surdosnoticias 9 (2011): 5-6.
    Publicado
  4. Afonso, Carlos; Cavalcanti, Joana; bramão, beatriz; Cruz, Mário Rui. "Problématisation d’Interculturalité en partant d’une experiénce problématique.". Itinerários de Filosofia da Educação 10 (2011): 33-51.
    Publicado
  5. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Sicard, Massieu e os professores surdos.". Surdosnotícias 2 (2010): 4-4.
    Publicado
  6. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "O Congresso de Milão e a supremacia do oralismo". surdosnotícias 3 (2010): 4-4.
    Publicado
  7. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Afinal é uma língua!... A importância dos Estudos dos linguistas.". surdosnotícias 4 (2010): 4-4.
    Publicado
  8. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "O Orgulho Surdo (“Deaf Pride”)". surdosnotícias 5 (2010): 4-4.
    Publicado
  9. Afonso, Carlos; Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Formação de professores para a educação bilingue de surdos". Saber (e) Educar. 13 (2008): 159-169. http://hdl.handle.net/20.500.11796/932.
    Publicado
  10. Afonso, Carlos; Cavalcanti, Joana; Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissional". Saber e educar 4 (2006): 9-21. http://hdl.handle.net/20.500.11796/888.
    Publicado
  11. Afonso, Carlos; Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Inclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE". Neste texto começamos por (re)discutir a inclusão percebendo-a enquanto conceito e enquanto prática desejada, chamando, em especial, a atenção para algumas “ciladas da diferença” e para alguns efeitos perversos que podem advir de uma determinada “ideologia da inclusão”. Num segundo momento, reflectimos sobre a questão da inserção no mercado de trabalho salientando a sua importância no contexto viv 10 (2005): 53-66. http://hdl.handle.net/20.500.11796/720.
    Publicado
  12. Pinheiro, Ana; Afonso, Carlos; Matos, João Carlos; Andrade, Manuela; Gomes, Miguel Prata; Medeiros, Paula; Pequito, Paula; Correia, Secundino. "Uma Apresentação da (Ga)Linha de Investigação: Tecnologia, Educação e Aprendizagem". Cadernos de Estudo 1 (2004): 7-19. http://hdl.handle.net/20.500.11796/708.
    Publicado
  13. Afonso, Carlos. "Formação de professores para a(s) diferença(s)". Saber (e) Educar. 9 (2004): 33-46. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1019.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Matos, João Carlos; Afonso, Carlos; Gomes, Miguel Prata; Andrade, Manuela; Pinheiro, Ana; Correia, Secundino; Pequito, Paula; et al. "Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)". Cadernos de Estudo. 1 (2004): 11-19. http://hdl.handle.net/20.500.11796/703.
    Publicado
  15. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Papel da Investigação numa Escola de formação". Saber (e) educar 8 (2003): 69-73.
    Publicado
  16. Afonso, Carlos. "O papel da investigação numa escola de formação". p. 69-73 (2003): http://hdl.handle.net/20.500.11796/1013.
  17. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Fundamentos e diretrizes para uma Educação Infantil de qualidade". Lumen(2000). “Fundamentos e diretrizes para uma Educação Infantil de qualidade”. Lumen, 8 (1), pp. 54-66. Recife: FAFIRE 8 1 (2000): 54-66.
    Publicado
  18. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Formação do educador: perspectivas e exigências do mundo atual". Lumen 8 1 (2000): 68-77.
    Publicado
  19. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Educação infantil: um estudo investigativo". Lumen 8 1 (2000): 78-87.
    Publicado
  20. Afonso, Carlos. "Currículos alternativos para alunos com necessidades educativas especiais : 2º e 3º Ciclo". (2000): http://hdl.handle.net/20.500.11796/988.
  21. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Afonso, Carlos. "“E… o depois da escola?”". Saber (e) educar 2 (1997): 63-75. http://hdl.handle.net/20.500.11796/959.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Educação Especial em Portugal – esboço para uma reflexão", Revista ops, 2008
Capítulo de livro
  1. Afonso, Carlos. "Aquela casa a quem chamam escola". In A Casa: poética e olhares, 134-135. Belo Horizonte, Brasil: A Casa de Tikun Olam, 2019.
    Publicado
  2. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Santos, Maria Manuel. "Transição para a vida activa de jovens com deficiência mental- estudo empírico". In Estudos em NEE, 71-102. Porto, Portugal: Gailivro e ESEPF, 2008.
    Publicado
  3. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Afonso, Carlos. "Curriculo Contra-hegemónico na Educação de Surdos – síntese de um estudo". In Investigação em Educação Inclusiva, 47-67. Lisboa, Portugal: FEEI, 2007.
    Publicado
  4. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "À la minuta". In Malas que contam histórias, 23-28. Lisboa, Portugal: Paulus EDitora, 2006.
    Publicado
  5. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Surdez: factor de exclusão social?". In Actas do Encontro de Intervenção Social: saberes e contextos, 19-26. Porto, Portugal: ESE de Paula Frassinetti, 2006.
    Publicado
  6. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "UAS- Realidade ou Utopia?". In Perscrutar e escutar a surdez, 119-123. Porto, Portugal: CIIE/ Edições Afrontamento, 2005.
    Publicado
  7. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Uma escola “surda congénita”?". In Encontro Internacional Educação Especial. Diferenciação do conceito à prática., 61-72. Porto, Portugal: Gailivro, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Rodrigues, Rute Ana Ferreira; Afonso, Carlos. Compreensão da língua gestual portuguesa em crianças surda- proposta de um instrumento de avaliação. Catu, BA, Brasil: Bordô-Grená. 2024.
    Publicado
  2. Fernandes, Ana Serra; Gomes, Ana; Lima, Mariely; Serra, Helena; Afonso, Carlos; Lima, Rosa; Trevisan, Gabriela; et al. Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. ESEPF. 2016.
  3. Ferreira, Paula Cristina; Reis, Maria dos; Cunha, Isabel; Serra, Helena; Afonso, Carlos. A Dislexia em Tese: Atas do Encontro Nacional. Portugal. 2013.
  4. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Afonso, Carlos. Reflexões sobre a surdez. Problemática específica da surdez/A educação de Surdos. Porto, Portugal: Gailivro. 2008.
    Publicado
  5. Ana Pinheiro; João Carlos Matos; Manuela Andrade; Miguel Prata Gomes; Paula Medeiros; Paula Pequito. Micromundos Aia : materiais de apoio à revisão curricular. Coimbra, Portugal: Cnotinfor. 2004.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Prefácio". São Paulo, Brasil: Paulus. 2002.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Rute Ana Ferreira. "Compreensão da Língua Gestual Portuguesa em Crianças Surdas. Proposta de um Instrumento de Avaliação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2583.
  2. Sequeira, Cristiana da Costa. "Conceção e implementação de adequações curriculares individuais para alunos com incapacidade intelectual: perspetivas dos professores do 2º CEB". Licenciatura, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2465.
  3. Rua, Catarina Ribeiro. "Filhos ouvintes de pais surdos - vivências e construção do processo identitário". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2158.
  4. Esteves, Nuno André Cerqueira. "Certificação de alunos com CEI nas escolas regulares: problemáticas sobre a promoção do modelo inclusivo". Licenciatura, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2219.
  5. Coimbra, Mónica Alexandra Monteiro Teixeira. ""Irmãos" de crianças com trissomia 21 : dinâmica familiar e desempenho escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/11067/289.
  6. Pereira, Andreia. "Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1268.
  7. Ferreira, Carla Sofia. "Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativas". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/750.
  8. Gordo, Júlio Manuel Gonçalves. "Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/20.500.11796/731.
    GORDO, Júlio Manuel Gonçalves - Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia. Porto : [ed. autor], 2010. 182 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola
  9. Maia, Cristina Rosa Martins. "A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/20.500.11796/733.
    MAIA, Cristina Rosa Martins - A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21 . Porto : [ed.autor], 2010. 133 f.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Fr
  10. MOTA, Anabela Ferreira. "Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/20.500.11796/734.
  11. "Estudo dos currículos alternativos propostos para alunos com necessidades educativas especiais integrados em escolas do 2º e 3º Ciclos”". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1996.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024/07/25 O desenho universal para a aprendizagem em escolas do 1º ciclo do ensino básico na região do grande Porto.
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024 - 2024/07/25 A literacia emergente como forma de inclusão na educação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024 - 2024 As Dificuldades no Desenvolvimento Linguístico na Primeira Infância Até Aos 3 Anos
Orientador de Ana Cristina Duarte Araújo Cascais
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 Utilização de tecnologias, em contexto de sala de aula, com crianças com Perturbação Específica da Aprendizagem na Leitura (Dislexia)
Orientador de Ana Margarida da Costa Madruga
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 A PERTURBAÇÃO DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO ESTRATÉGIAS A APLICAR EM PRÉ-ESCOLAR
Orientador de Carina Isabel Gomes dos Santos Fernandes Duarte
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 Impacto do nascimento de um filho com Necessidades Educativas Especiais na Dinâmica do Relacionamento Conjugal
Orientador de Clara Isabel Pereira Correia Azevedo
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN
Orientador
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 Estratégias utilizadas pelos educadores de infância para a inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador de Diana Patrícia da Silva Rolo
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 Apoio aos Pais de crianças com Dislexia, no 1º Ciclo, pelos Docentes de Educação Especial
Orientador de Márcia Magalhães Pinto
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 Estratégias para a gestão das emoções em crianças com perturbação do espetro do autismo em idade pré-escolar
Orientador de Sónia Margarida Freire Guerreiro Luz e Silva
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 A UTILIZAÇÃO DE CÃES EM SALA DE AULA, COMO APOIO TERAPÊUTICO E PEDAGÓGICO, EM ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Orientador de Sandra Maria Carneiro da Costa
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO ENTRE O DOCENTE DE ENSINO REGULAR E O DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM PHDA, NO ENSINO BÁSICO
Orientador de Sandra Isabel da Costa Vieira
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 Estratégias Pedagógicas para a Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no 1ºCiclo
Orientador de Vera Lúcia Pinto dos Santos
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024 - 2024 O desenho universal para a aprendizagem em escolas do 1º ciclo do ensino básico na região do grande Porto.
Orientador
Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024 - 2024 A literacia emergente como forma de inclusão na educação pré-escolar.
Orientador
Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023 - 2023 A importância das Artes Plásticas e das Tecnologias de Informação e Comunicação, em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Vítor Manuel Moreira Leal
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Disfunções sensoriais na primeira infância: limitações a uma intervenção precoce
Orientador de Ana Sofia Lopes Espanha
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Representações dos professores das AEC acerca das práticas inclusivas
Orientador de Ana Elisabete Mota Ribeiro
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 O Parâmetro Configuração da Mão numa criança Surda com Paralisia Cerebral
Orientador de Ângela Filipa Ferreira Abreu
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 DE QUE MODO AS REDES DE APOIO PODEM FAVORECER O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS CRIANÇAS COM AUTISMO?
Orientador de Cláudia Judite Araújo
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Utilização do Modelo de Denver na Intervenção Precoce com Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo
Orientador de Cláudia Daniela Oliveira Magalhães
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Estratégias dos docentes para trabalhar com crianças disléxicas – necessidades de formação
Orientador de Maribel Ferreira Moutinho
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DO 1º CICLO RELATIVAMENTE À UTILIZAÇÃO DAS TIC COM ALUNOS COM NEE
Orientador de Nuno Alberto Mendonça Dionísio
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Estratégias de intervenção que podem ser usadas pelos professores do 1º ciclo para aumentar o tempo na tarefa de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo
Orientador de Patrícia Maria Carvalho Ribeiro
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Exercício físico e Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção
Orientador de Rita Fernandes Alves dos Santos
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 O que pode ser feito para facilitar a transição do primeiro ciclo para o segundo ciclo de crianças com Autismo (PEA)?
Orientador de Sílvia Marta Moreira da Silva
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2023 - 2023 Como articular o trabalho entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico de modo a facilitar a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento? O caso do aluno D
Orientador de Teresa Maria Figueiredo S. S. Sequeira
Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2022 - 2022 Os professores de Educação Física e o Decreto-lei 54/2018
Orientador
Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022 - 2022 Da teoria à prática: mudanças na escola com o Decreto-Lei 54/2018
Orientador de Sousa, Sandra Patrícia Pinto de
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 Ensino à Distância: Respostas Organizacionais, das Instituições de Ensino Superior, para os Alunos Surdos
Orientador
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 A educação inclusiva no ensino profissional: definição de um plano de ações
Orientador
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 A interação Linguística entre alunos Surdos com Perturbação do Espectro do Autismo e alunos ouvintes numa EREBAS
Orientador de Carneiro, José Manuel Maia
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 O contributo da expressão musical na socialização de crianças com DID, no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Martins, Joana Margarida Macedo
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 A importância da formação de educadores de infância em educação especial em contexto de creche e pré-escolar
Orientador
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 Violência e estigma dos alunos com necessidades educativas nas escolas portuguesas
Orientador
Pós graduação em Educação Especial: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagens (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018/11/09 A frequência bilingue precoce e as competências comunicativas orais de crianças surdas dos 0 aos 3 anos.
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação- especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Dados didáticos como objeto de aprendizagem na produção de narrativas com alunos deficientes visuais do 3º ao 5º ano.
Orientador de Márcia Elisabeth de Souza Barroqueiro
Mestrado em Ciências da educação- especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 A frequência bilingue precoce e as competências comunicativas orais de crianças surdas dos 0 aos 3 anos.
Orientador de Ana Paula Coelho Gouveia Quartarone
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Dados didáticos como objeto de aprendizagem na produção de narrativas com alunos deficientes visuais do 3º ao 5º ano.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Compreensão da língua gestual portuguesa em crianças surdas. Proposta de um instrumento de avaliação.
Orientador de Rute Ana Ferreira Rodrigues
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Transição para a vida ativa de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual.
Orientador de Sónia Marina Martins Dias
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 A avaliação compreensiva na intervenção precoce de crianças com necessidades educativas especiais.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 O contributo da expressão musical na socialização de crianças com DID, no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Pós-graduação em educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Educação inclusiva no ensino superior: perceções dos docentes e dos estudantes com necessidades educativas especiais
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Conceção e implementação de adequações curriculares individuais para alunos com incapacidade intelectual: perspetivas dos professores do 2º CEB
Orientador
Pós-graduação em educação especial (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Os meios audiovisuais como potenciadores da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças surdas de ERRBAS.
Orientador de Silvia Aboim Silva
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Língua gestual portuguesa como segunda língua para alunos ouvintes: facilitador de comunicação?
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Filhos ouvintes de pais surdos – vivências e construção do processo identitário
Orientador de Catarina Ribeiro Rua
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Plano curricular dos currículos específicos individuais- 2º e 3º ciclos-representações dos professores
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Plano curricular dos currículos específicos individuais – 2º e 3ºciclos. Representações dos professores
Orientador de Maria Goreti Moreira Almeida Januário
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Vivências de lazer em jovens com DID – o papel da escola
Orientador de Maria Teresa Magalhães de Oliveira Alves
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1º ciclo
Orientador de Maria Luísa Marinho Cruz Paula Rocha
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 "Irmãos" de crianças com trissomia 21: dinâmica familiar e desempenho escolar
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2012 - 2012 Utilização das TIC na aprendizagem da leitura e escrita por alunos surdos com paralisia cerebral
Orientador
mestrado em ciências da educação (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 - 2012 Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativas
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos
Orientador de Anabela Ferreira Mota
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/dislexia
Orientador de Júlio Manuel Gonçalves Gordo
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Língua Gestual em crianças com implante coclear
Orientador de Alzira Macedo Chaves
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21.
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação- educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21
Orientador de Cristina Rosa Martins Maia
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Implante coclear:qual a identidade pessoal e cultural da criança surda implantada?
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Surdez, análise das narrativas surdas em contexto escolar
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Inclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional
Orientador de Sara Cristina Martins Ribeiro
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Diversidade nas escolas de 2º e 3º ciclo. Respostas organizacionais e curriculares
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 Surdez e DDAH: O Contributo da Expressão Dramática no Desenvolvimento das Competências Comunicacionais
Orientador de Carolina Maria Martins Serrano
Pós-graduação em educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007 - 2007 Dificuldades de aprendizagem: representações e atitudes dos docentes do 1º ciclo
Orientador
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007 Métodos de ensino de leitura e escrita. Formação e prática de professores do 1º ciclo
Orientador
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 Convivência inclusiva e prática multidisciplinar
Seminário
Seminário internacional educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de Ideias- Consultoria, Brasil
2012 - 2012 Recursos Educativos Digitais e seu Uso na Educação de Surdos; Projeto REDES
Oficina (workshop)
Seminário internacional Educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de ideias Consultoria, Portugal
2011 - 2011 Inclusão escolar em Portugal: um relato de caso
Conferência
II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
APAE Espírito Santo, Brasil
2011 - 2011 A criança com deficiência,, sua família e seu professor
Mesa-redonda
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
2011 - 2011 A educação inclusiva e o currículo adaptado: faces de uma mesma moeda
Oficina (workshop)
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
2010 - 2010 Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Congresso
I Congresso Ibero-americano de deficiência intelectual
FAPAE, Brasil
2010 - 2010 Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Encontro
II JORNADAS DA AFPAD - “SER (IN)DIFERENTE - A deficiência na Sociedade”
AFPAD, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Abordagens facilitadoras para a aprendizagem das estruturas linguísticas na criança surda, em idade pré-escolar. Revisão Integrativa
Arguente
Gabriela Sofia Gago de Mendonça, (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 DESAFIOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM CEGUEIRA: PERCEÇÕES DE ALGUNS EDUCADORES DE INFÂNCIA,DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E AUXILIARES DE AÇÃO EDUCATIVA
Arguente
Ana Sofia de Jesus (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2021 Educação de Surdos em Portugal: os sentidos na construção de identidades, na formação de professores e nas pedagogias no ensino de LGP
Arguente
Verónica Lima da Fonseca Almeida. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/10/09 Língua de Sinais/Gestual, a língua dos Surdos na vida dos Ouvintes: perceções, impactos e significados
Arguente
Claudia Helena Paim Furlanetto (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07/15 Políticas de inclusão e estratégias de ensino do português para alunos surdos em turmas regulares moçambicanas
Arguente
Názia Anita Cardoso Nhongo Bavo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/11/10 Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio da DAE.
Presidente do júri
Vanessa Filipa Rocha Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/01/10 Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?.
Presidente do júri
Núria Rita Mendes Carapinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/10/10 O desenvolvimento social de um jovem com perturbação de espetro do autismo em três contextos educativos – Estudo de caso.
Presidente do júri
Clara Sena Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/10/14 A gestão da sala de aula do 1º ciclo do ensino básico em turmas com alunos com DAE.
Presidente do júri
Maria João Gomes Martins Marques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/06/28 Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) em escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal
Arguente principal
Karla Patricia Ramos da Costa (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2015 Um olhar sobre a surdez. Uma história de vida Isabel Maria da Cruz Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e escrita a nível do 1º ciclo do ensino básico: da intervenção à reflexão.
Arguente principal
Benedita de Noronha Peres Peixoto de Magalhães da Silva Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Aprender agindo: as atividades lúdicas como fator promotor de sucesso na aprendizagem Cátia Sofia Teixeira Barros (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Incluir e diferenciar- uma prática em contextos educativos Nádia Filipa Leal da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico Rita Isabel Almeida Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 O contributo das atividades lúdicas no sucesso da aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo Ana Isabel Borges da Costa Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Desafios na descoberta de talento(s) Tânia Sofia Faria Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem Karina das Neves Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Representações sociais do trabalho do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo: estudo com professores e intérpretes Susana Barbosa de Sousa (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 A constituição de turmas como contributo na construção de uma escola para todos Maria de Fátima dos Santos Martins Fradinho (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos Filipa Maria Patrão da Cruz Ferreira (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 Políticas públicas de saúde para pessoas com deficiência no Brasil: perspetiva de representantes das pessoas com deficiência Ana Trielle do Nascimento Diniz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Manual de Português L2 para alunos surdos- um contributo para o sucesso Carla Alexandrina Alves dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Acessibilidade sos surdos aos serviços de saúde em Portugal Tânia Raquel Ferreira Vilão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Educar na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: democracia e comunicação como bastiões pedagógicos Mariana da Silva Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Educação para os valores: (des)continuidades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico Vanessa Alexandra da Silva Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 A Língua gestual na educação física e no desporto. (Re)pensar as ferramentas de ensino e a equipa pedagógica Maria de Fátima Gomes Sarmento Chaves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 Autismo e respostas educativas no contexto escolar Nicole Moreira Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora Sara Filipa Vilarinho Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular Filomena Alves de Barros (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral Raquel Alexandra Ferreira Neves Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 A escola e as necessidades das famílias das crianças com paralisia cerebral e distúrbios comunicacionais associados Silvia Elisabete Dias de Magalhães (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Perspetiva educacional da audiologia Ana Catarina Antunes Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 A reconfiguração politica da surdez e da educação de surdo em Portugal: entre os discursos identitários e os discursos de regulação Maria do Céu Gomes (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2013 Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores Maria Aurora de Lima Baptista (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada Francisco José Pires Alves (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular Lidia Guedes Silvano (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Currículo, educação inclusiva e alunos com NEE: um estudo de caso numa escola pública do Brasil Roberta de Abreu Peixoto (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2013 A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico Ana Cristina Alves Anazário (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O professor competente- da teoria à prática Joana Margarida da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente Ângela Catarina Pereira Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 No limiar da educação: percurso de aprendizagem em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Liliana Isabel Ferreira Marques de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A prática educativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico- um percurso com vista à construção da profissionalidade docente Ana Filipa Ferreira de Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção Micaela Cristina Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/06/29 O recurso a atividades digitais no desenvolvimento da leitura na criança com deficiência mental: estudo de caso
Presidente do júri
Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico Virgilia Carina Terroso Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Problematizar e refletir a educação como professor de dupla habilitação Ana Isabel Carneiro Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica Maria Catarina Loureiro Leão Ferreira de Queirós (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Problematizar a construção da habilitação generalista- um olhar educativo Ana Sofia Pinto Salazar Marques Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Marta Patrícia Pinheiro de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Em redor dos livros: o despertar da leitura no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Ana Isabel Rosa Borges (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2012 Alimentação saudável no desenvolvimento da criança Maria Eduarda Rocha Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2012 Escolas de referência- valor acrescentado para a comunicação e educação dos surdos Maria Daniela Santos Nascimento (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Bem estar subjetivo em crianças e adolescentes com deficiência auditiva Ana Cristina Ferreira Macedo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2012 Terminologia específica em língua gestual portuguesa: percepção da adequação em categorias gestuais Joana Sofia de Sousa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 A iconicidade no léxico das Ciências e da Saúde: percepção de usuários da LGP Angela Leitão Ricardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 O sucesso da escrita na pessoa surda: fundamentos e razões- uma narrativa biográfica Fátima Teresa Vicente Ferreira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 O lugar do intérprete educacional nas EREBAS: tradução e interpretação em LGP Fátima Claudia Gomes Rubim (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 Políticas de educação especial em Portugal na primeira década do século XXI: que sentidos? Clementina Cândida de Madureira Ribeiro (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz Filipa Alexandra da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O docente generalista- educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico: uma visão detalhada sobre os dois contextos Joana Sofia da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O reconhecimento das especificidades da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico através de uma experiência de estágio Ana Carolina Carvalho Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Caminho(s) da profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da educação pré-escolar e do ensino do 1º ciclo do ensino básico Helena Maria Peixoto Cabral (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Percurso(s) significativos de aprendizagem e de ensino Patrícia Salomé de Meireles Pinto Babo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A construção do conhecimento profissional a partir da atenção ao outro Mabília Raquel Carvalho Andrade da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Educar para (trans)formar Maria Catarina Cardoso Ribeiro de Sampaio Morais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Prática educativa em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Liliana Patrícia Saldanha Sista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular.
Arguente principal
Lídia Guedes Silvano (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 Promovendo uma interação inclusiva numa turma do 3º ciclo Francisco Manuel Rabaça Madeira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Aprender: uma necessidade, um direito e uma possibilidade ao alcance de todos Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 A importância da organização do espaço na sala de aula na educação de infância. Uma perspetiva para alunos com necessidades educativas especiais Ildeci Bernardo Reis Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 Impacto da implementação de um programa interventivo, relativamente à habilidade da leitura e escrita, no adulto com trissomia 21: um estudo de caso Joana Isabel Pereira Magalhães Miranda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 Primeiras produções gestuais em crianças surdas- gestos espontâneos e modelados: alterações em parâmetros sublexicais Regina da Conceição Martins Lopes Silva (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Fontes de informação em sexualidade. Percepções de jovens alunos surdos do Porto Ana do Rosário Fernandes de Pina (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Surdos isolados, um estudo de caso: a construção de cidadania, identidade e literacia Ana Susana da Silva Cortes (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 O papel do professor no processo de inclusão de alunos com deficiência mental em turmas regulares Cândida Marlene Pinto Castro Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2011 Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário Ana Maria de Matos Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Vozes surdas: escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior Natália Pereira Maltez (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Intérprete de Língua gestual portuguesa, sobre a sua (in)visibilidade no sistema educativo Tânia Maria da Silva Pereira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Bem-estar subjetivo em crianças e jovens com deficiência auditiva na perspetiva dos pais/cuidadores Maria de Deus Pereira Mestre (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2010/06/04 Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos espaços de dois edifícios escolares
Arguente
Maria Olívia Lopes Moreira Souto (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 A doença oncológica em idade escolar- articulação e cooperação entre hospital, família e escola como contributo para uma educação plena Maria Alice Cunha Galiza Carneiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 A dimensão ética na avaliação das organizações escolares Cordália Maria da Paixão Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 Incluindo os "excluidos"- preparação para a vida ativa Ilidio Pinto da Fontoura (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 Comunicação e surdez. O discurso escrito. estudo comparativo entre alunos com e sem implante Rosalina Valente de Sousa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 Conceções dos professores face aos alunos com necessidades educativas especiais Maria Julieta Proença Malafaia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2010 (Re)pensar a escola inclusiva- da arquitetura da inclusão à arquitetura da realidade Joana de Sousa Passos Carvalho Barbas (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2010 Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil, dos 16 aos 30 meses no Português europeu Albina Manuela Gomes Ferreira Torres (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 A inclusão dos alunos com NEE na escola do ensino regular: percepções e práticas educativas- um estudo na região centro
Arguente
Maria Filomena Gonçalves Leitão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2009/03/10 A compreensão da leitura em crianças com dificuldades ortográficas
Arguente
Eunice Pinto Lopes (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 A voz dos surdos. A língua gestual portuguesa no processo comunicacional Maria Daniela Santos Nascimento (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2009 O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetonica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães Gracinda Cruz Machado Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 As IPSS's face à inserção/inclusão de crianças com NEE. Um estudo de caso Elisete Maria Pinto da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 A percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escola Anabela Mafra d' Oliveira Santos Gonçalves Bastos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 As crianças sobredotadas e a escola: dos textos da lei às práticas educativas
Arguente
Maria Manuela da Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2009 A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola- um estudo exploratório
Arguente
Rute Cristina dos santos Almeida Ferreira Moreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2009 Ultrapassando as dificuldades da dislexia através da arte
Arguente
Isabel de Lurdes Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 Educação inclusiva na escola básica portuguesa. Perspetivas e práticas pedagógicas de professores de educação tecnológica da região autónoma da Madeira face à inclusão de jovens com NEE Isabel Maria Dias Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2008 Narrativas da dislexia: uma análise de trajetórias inscritas no espaço social da diferença Maria Luisa de Jesus Victor (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da educação- Universidade de Lisboa, Portugal
2007 A inclusão escolar de alunos com cegueira e baixa visão e o papel das TIC- a voz dos alunos. Estudo de caso João Manuel Andrade Castilho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 o processo ensino-aprendizagem nas áreas curriculares de língua portuguesa (leitura/escrita) das crianças portadoras de trissomia 21 nas salas de aula do ensino regular no 1º ciclo do ensino básico Micaela Cristina Sousa Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 As percepções dos docentes do ensino regular sobre o trabalho desenvolvido com alunos com NEE- estudo de caso Claudia Belmonte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2007 A sintaxe na produção escrita da criança surda- estudo comparativo Maria Orquidea Lourenço Simões (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007 x
Arguente
Filipa Maria Oliveira Maia de Sousa Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2007 Atitudes dos professores do 1º ciclo face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares
Arguente
Nádia Cláudia Ribeiro Torres Sampaio (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2006/02/14 Valores, práticas inclusivas: que relação?
Arguente
Alcinda Margarida Casimiro de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2006 Contributo do Instituto de S. Manuel para a educação de cegos Suzete Mónica Correia Neves (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2005 Fatores de eficácia no processamento da informação em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem Lidia Alexandra Lencastre de Magalhães Torres da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2005 A participação/envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva Angelina Augusta Fernandes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2005 Inclusão: um olhar sobre as atitudes e práticas dos professores
Arguente
Maria Fernanda dos Santos Martins (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025 - Atual Germinare Instituto Piaget
2005/09/01 - Atual Saber e educar
2011/06/01 - 2011/12/09 Indagatio

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2006 - 2009 Membro da Comissão de Especialistas em Educação da Direção Geral de Ensino Superior – MCTES responsável pelos pareceres respeitantes à aprovação de ciclos de estudos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento
Especialista
Governo da República Portuguesa Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/01/10 - Atual Heurísticas de intervenção- domínio audição e surdez Pós-graduação em educação especial- domínio audição e surdez (Pós-Graduação) Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024/11/29 - Atual Projeto de Investigação e ação educativa Pós-graduação em educação especial-domínio audição e surdez (Pós-Graduação) Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2024/10/01 - Atual Avaliação educacional e desenvolvimento curricular Pós-graduação em educação especial- domínio audição e surdez (Pós-Graduação) Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2022/10/01 - Atual Avaliação educacional e desenvolvimento curricular Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2022/10/01 - Atual Projeto de investigação e ação educativa Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal
2007/10 - Atual Seminário de apoio à preparação da dissertaçao Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Comunicação e linguagens Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Questões aprofundadas de intervenção diferenciada Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Qualidade e contextos educativos- política e organização Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Questões aprofundadas de heterogeneidade Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2025/03/07 - 2025/04/04 Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva Pós-graduação em educação especial- problemáticas de aprendizagem específica (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024/09/21 - 2024/12/14 Projeto de investigação no domínio cognitivo e motor Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024/02/01 - 2024/12/01 Gestão e acomodações curriculares- princípios e práticas Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024/09/14 - 2024/11/09 Respostas educativas no domínio da surdez e da visão Pós-graduação em educação especial- domínio cognitivo e motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/09/01 - 2024/07/01 Trabalho de projeto Mestrado em Educação- especialização em inclusão em educação (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/02/01 - 2023/07/20 Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva Pós- graduação em educação especial- problemáticas de aprendizagem específicas (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/02/01 - 2023/07/20 Desenvolvimento de aprendizagens significativas Mestrado em Educação- especialização em inclusão na educação (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/02/01 - 2023/07/20 Neurodesenvolvimento e indicadores de risco Mestrado em Educação- especialização em inclusão em educação (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/02/01 - 2023/07/20 Seminário de projeto-domínio cognitivo e motor Pós-graduação em educação especial- Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/09/01 - 2023/07/20 Respostas educativas no domínio da surdez e da visão Pós-graduação em educação especial- Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/09/01 - 2023/02/01 Gestão e acomodações curriculares- princípios e práticas Pós-graduação em educação especial- Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/02/01 - 2020/07/01 Seminário de Apoio à Dissertação Mestrado em Ciências da Educação- educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/09/01 - 2020/02/01 Avaliação Compreensiva e Construção Curricular Mestrado em Ciências da Educação- educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/09/01 - 2020/02/01 Políticas e Organização da Educação Especial Mestrado em Ciências da educação -educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/09/01 - 2020/02/01 Currículo- conceitos e práticas Pós-graduação em educação especial (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/09/01 - 2020/02/01 Administração e Gestão da Educação Especial Pós-graduação em educação especial (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/10 - 2020 Dissertação Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/02 - 2020 Perturbações associadas Mestrado em Ciências da Educação- especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2020 Perturbações associadas Pós-graduação em Educação especial (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/02/01 - 2019/07/20 Seminário de Projeto Pós-graduação em educação especial (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/02/01 - 2019/07/20 Metodologias e Técnicas de Investigação Educacional Mestrado em Ciências da Educação- Educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/02 - 2011/08 Questões aprofundadas de multideficiência Mestrado em Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
1998/09 - 2007/07 Introdução às ciências da educação Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1998/09 - 2007/07 Seminário interdisciplinar II Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- planificação e reflexão da intervenção educativa II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Introdução às ciências da educação Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio II- intervenção educativa II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- intervenção educativa III Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- reflexão intervenção educativa III Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Teoria e gestão do desenvolvimento curricular Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio IV- intervenção educativa IV Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio IV- planificação e reflexão da intervenção educativa IVe Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- intervenção educativa III Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio II- planificação e reflexão da intervenção educativa II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Seminário interdisciplinar II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Seminário interdisciplinar I Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Estudo da criança com NEE- Problemas sensoriais e multideficiência (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Teoria e desenvolvimento curricular (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Investigação em educação (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2003/07 Teoria e desenvolvimento curricular Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Investigação em educação Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Metodologias específicas de intervenção na deficiência auditiva Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1997/10 - 1999/07 Deficiência auditiva e problemas de linguagem CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1992/10 - 1999/07 Teoria e desenvolvimento curricular CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1995/10 - 1998/07 Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - 2013 DISLEX- Associação Portuguesa de Dislexia Vice-presidente
Distinções

Outra distinção

2017 Diploma de Dedicação
Instituto Nacional para a Reabilitação,, Portugal