???global.info.a_carregar???
Carlos Manuel Peixoto Afonso. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2005 pelo(a) Universidade do Porto, Doutoramento em Ciências da Educação em 2005 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação- educação da criança em 1996 pelo(a) Universidade do Porto, Licenciatura em Licenciatura em Ciências da Educação em 1991 pelo(a) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto e Bacharelato em Curso do Magistério Primário em 1981 pelo(a) Escola do Magistério Primário do Porto. É Professor Coordenador no(a) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti e Professor do ensino básico e secundário no(a) Ministério da Educação. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 7 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Participou em 7 evento(s). Orientou 21 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial. Nas suas atividades profissionais interagiu com 40 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: surdez; educação especial; currículos alternativos; transição para a vida adulta; currículo; surdez, centro de recursos educativos multimédia; Psicologia clínica; Psicopatologia; Trissomia 21; Psicologia da educação; Psicologia do desenvolvimento; Educação Especial; Necessidades Educativas Especiais; Desempenho escolar; Psicologia social; Teste Psicológico; Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos (WAIS III); Escala de inteligência Wechsler para criançaS (WISC III); Ensino básico (1º ciclo); Dislexia; Surdo; Pais surdos; Filhos ouvintes; Comunidade surda; Identidade; Surdez; Educação especial; Transição vida adulta; Língua gestual; Segunda língua; Cultura; Dificuldades de aprendizagem--leitura e escrita; Diferenciação pedagógica; Dificuldades de aprendizagem -- leitura -- escrita; Síndrome de Down (Trissomia 21); Multimédia; Educação bilingue; Dificuldades de aprendizagem--leitura --escrita; Linguagem por sinais; Surdez--desenvolvimento da linguagem; Surdo--linguagem--ensino; Língua portuguesa--aprendizagem; Surdos--educação; Formação profissional--deficiente mental; Deficiência mental--prática pedagógica; Influência dos pares; Hiperactividade; Integração; Grelhas de observação; Expressão dramática; Comunicação; Avaliação; Lingua gestual; intercultural education; representations; Portuguese teachers; mask; the other of myself; Diferenças culturais; Educação intercultural; Ensino de valores; Educação cívica; Formação de professores; Necessidades educativas; Deficientes; Papel da Escola; Mercado de trabalho; Formação de professores - educação especial; Aprendizagem; Micromundus AIA; Projecto de investigação; Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Jardineiros do Mar; Robot Roamer; Escrita criativa; Prática pedagógica; Investigação educativa; ESE de Paula Frassinetti - papel da escola; Ensino básico - 2º ciclo - 3º ciclo; Transição para a vida activa; Expressão musical; Deficiência intelectual e desenvolvimental (DID); Socialização; LGP; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Manuel Peixoto Afonso

Nomes de citação

  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto
  • Afonso, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
4B14-6853-4F44

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Línguas Gestuais Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2002 - 2005
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Dos discursos e das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Dos Discursos e das Possibilidades de Construção de um Currículo Contra-hegemónico na Educação de Surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992 - 1996
Concluído
Ciências da Educação- educação da criança (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Estudo dos currículos alternativos propostos para alunos com necessidades educativas especiais integrados em escolas do 2º e 3º Ciclos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1988 - 1991
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
16
1985 - 1988
Concluído
Curso de formação de professores de educação especial (Pós-Graduação)
Ministério da Educação, Portugal
"Comunicação espontânea em crianças surdas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1978 - 1981
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/10/21 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1981/10/27 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/02 - 2017 Chefe de Departamento Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010/01 - 2013/08 Sub-Director Geral Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/02 - 2011/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2009/01 - 2009/06 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/07 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
1992/10 - 1998/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
1993/10 - 1993/12 Outra Situação (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "A “experiência do Covelo"". surdosnoticias 7 (2011): 5-5.
    Publicado
  2. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Afonso, Carlos. "A escola do Bom Pastor e a experiência “6+6”". surdosnoticias 8 (2011): 6-7.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Revisitando os anos 80". surdosnoticias 9 (2011): 5-6.
    Publicado
  4. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Sicard, Massieu e os professores surdos.". Surdosnotícias 2 (2010): 4-4.
    Publicado
  5. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "O Congresso de Milão e a supremacia do oralismo". surdosnotícias 3 (2010): 4-4.
    Publicado
  6. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Afinal é uma língua!... A importância dos Estudos dos linguistas.". surdosnotícias 4 (2010): 4-4.
    Publicado
  7. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "O Orgulho Surdo (“Deaf Pride”)". surdosnotícias 5 (2010): 4-4.
    Publicado
  8. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Papel da Investigação numa Escola de formação". Saber (e) educar 8 (2003): 69-73.
    Publicado
  9. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Fundamentos e diretrizes para uma Educação Infantil de qualidade". Lumen(2000). “Fundamentos e diretrizes para uma Educação Infantil de qualidade”. Lumen, 8 (1), pp. 54-66. Recife: FAFIRE 8 1 (2000): 54-66.
    Publicado
  10. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Formação do educador: perspectivas e exigências do mundo atual". Lumen 8 1 (2000): 68-77.
    Publicado
  11. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Educação infantil: um estudo investigativo". Lumen 8 1 (2000): 78-87.
    Publicado
  12. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "“E… o depois da escola?”". Saber (e) educar 2 (1997): 63-75.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Educação Especial em Portugal – esboço para uma reflexão", Revista ops, 2008
Capítulo de livro
  1. Afonso, Carlos. "Aquela casa a quem chamam escola". In A Casa: poética e olhares, 134-135. Belo Horizonte, Brasil: A Casa de Tikun Olam, 2019.
    Publicado
  2. Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Santos, Maria Manuel. "Transição para a vida activa de jovens com deficiência mental- estudo empírico". In Estudos em NEE, 71-102. Porto, Portugal: Gailivro e ESEPF, 2008.
    Publicado
  3. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Curriculo Contra-hegemónico na Educação de Surdos – síntese de um estudo". In Investigação em Educação Inclusiva, 47-67. Lisboa, Portugal: FEEI, 2007.
    Publicado
  4. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "À la minuta". In Malas que contam histórias, 23-28. Lisboa, Portugal: Paulus EDitora, 2006.
    Publicado
  5. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Surdez: factor de exclusão social?". In Actas do Encontro de Intervenção Social: saberes e contextos, 19-26. Porto, Portugal: ESE de Paula Frassinetti, 2006.
    Publicado
  6. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "UAS- Realidade ou Utopia?". In Perscrutar e escutar a surdez, 119-123. Porto, Portugal: CIIE/ Edições Afrontamento, 2005.
    Publicado
  7. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Uma escola “surda congénita”?". In Encontro Internacional Educação Especial. Diferenciação do conceito à prática., 61-72. Porto, Portugal: Gailivro, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Ferreira, Paula Cristina; Reis, Maria dos; Cunha, Isabel; Serra, Helena; Afonso, Carlos. A Dislexia em Tese: Atas do Encontro Nacional. Portugal. 2013.
  2. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Reflexões sobre a surdez. Problemática específica da surdez/A educação de Surdos. Porto, Portugal: Gailivro. 2008.
    Publicado
  3. Ana Pinheiro; João Carlos Matos; Manuela Andrade; Miguel Prata Gomes; Paula Medeiros; Paula Pequito. Micromundos Aia : materiais de apoio à revisão curricular. Coimbra, Portugal: Cnotinfor. 2004.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Afonso, Carlos Manuel Peixoto. "Prefácio". São Paulo, Brasil: Paulus. 2002.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Rute Ana Ferreira. "Compreensão da Língua Gestual Portuguesa em Crianças Surdas. Proposta de um Instrumento de Avaliação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2583.
  2. Sequeira, Cristiana da Costa. "Conceção e implementação de adequações curriculares individuais para alunos com incapacidade intelectual: perspetivas dos professores do 2º CEB". Licenciatura, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2465.
  3. Rua, Catarina Ribeiro. "Filhos ouvintes de pais surdos - vivências e construção do processo identitário". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2158.
  4. Esteves, Nuno André Cerqueira. "Certificação de alunos com CEI nas escolas regulares: problemáticas sobre a promoção do modelo inclusivo". Licenciatura, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2219.
  5. Coimbra, Mónica Alexandra Monteiro Teixeira. ""Irmãos" de crianças com trissomia 21 : dinâmica familiar e desempenho escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/11067/289.
  6. Pereira, Andreia. "Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1268.
  7. Ferreira, Carla Sofia. "Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativas". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/750.
  8. Gordo, Júlio Manuel Gonçalves. "Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/20.500.11796/731.
    GORDO, Júlio Manuel Gonçalves - Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia. Porto : [ed. autor], 2010. 182 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola
  9. Maia, Cristina Rosa Martins. "A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/20.500.11796/733.
    MAIA, Cristina Rosa Martins - A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21 . Porto : [ed.autor], 2010. 133 f.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Fr
  10. MOTA, Anabela Ferreira. "Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/20.500.11796/734.
  11. Branco, Maria Manuela. "Surdez, análise das narrativas surdas em contexto escolar". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/20.500.11796/744.
  12. Ribeiro, Sara Cristina Martins. "Inclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/20.500.11796/755.
  13. Serrano, Carolina Maria Martins. "Surdez e DDAH: O Contributo da Expressão Dramática no Desenvolvimento das Competências Comunicacionais". Licenciatura, 2008. http://hdl.handle.net/20.500.11796/770.

Outros

Outra produção
  1. O contributo da expressão musical na socialização de crianças com DID, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se com este trabalho, salientar a importância e o impacto que a música tem na socialização de crianças com necessidades educativas especiais, nomeadamente com diagnóstico de défice intelectual e desenvolvimental. Para tal foram aplicados questionários a docentes de um agrupamento de escolas do distrito do Porto. Os principais resultados do estudo demonstraram que os docentes atribuem imp. 2018. Martins, Joana Margarida Macedo. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2705.
  2. The other of myself: representations of Portuguese teachers about intercultural education related concepts. 2008. Prata Gomes, Miguel; Afonso, Carlos; Calvacanti, Joana; Cruz, Mário; Medeiros, Paula. http://hdl.handle.net/10400.22/9923.
  3. Formação de professores para a educação bilingue de surdos. Ao longo do texto ir-se-á discutir os recentes avanços e recuos da educação de Surdos em Portugal, com enfoque numa perspectiva de bilinguismo e intermulticulturalismo crítico que advém de um paradigma sócio - -antropológico da surdez. Irá defender-se, em particular, a formação pedagógica de professores Surdos como um passo imprescindível e inadiável na concretização de uma adequada educação bilin. 2008. Afonso, Carlos; Afonso, Carlos Manuel Peixoto. http://hdl.handle.net/20.500.11796/932.
  4. Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissional. Neste trabalho apresentamos uma breve reflexão acerca das questões relativas ao processo de formação profissional, em particular dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, visto que muitos especialistas apontam para a necessidade de uma revisão dos elementos basilares que conduzem os processos destinados à preparação dos docentes, quer seja durante a licenciatura, quer seja na formação profissi. 2006. Afonso, Carlos; Cavalcanti, Joana; Afonso, Carlos Manuel Peixoto. http://hdl.handle.net/20.500.11796/888.
  5. Inclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE. Neste texto começamos por (re)discutir a inclusão percebendo-a enquanto conceito e enquanto prática desejada, chamando, em especial, a atenção para algumas “ciladas da diferença” e para alguns efeitos perversos que podem advir de uma determinada “ideologia da inclusão”. Num segundo momento, reflectimos sobre a questão da inserção no mercado de trabalho salientando a sua importância no contexto viv. 2005. Afonso, Carlos; Afonso, Carlos Manuel Peixoto. http://hdl.handle.net/20.500.11796/720.
  6. Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação). Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obti. 2004. Matos, João Carlos; Afonso, Carlos; Gomes, Miguel Prata; Andrade, Manuela; Pinheiro, Ana; Correia, Secundino; Pequito, Paula; et al. http://hdl.handle.net/20.500.11796/703.
  7. Uma Apresentação da (Ga)Linha de Investigação: Tecnologia, Educação e Aprendizagem. Este documento pretende sistematizar de uma forma breve o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Linha de Investigação “Tecnologia, Educação e Aprendizagem” do CIPAF (Centro de Investigação Paula Frassinetti). O seu trabalho tem-se caracterizado por uma forte vertente de intervenção na mudança das práticas pedagógicas e utilização efectiva e criativa das TIC (tecnologias da informação e co. 2004. Pinheiro, Ana; Afonso, Carlos; Matos, João Carlos; Andrade, Manuela; Gomes, Miguel Prata; Medeiros, Paula; Pequito, Paula; Correia, Secundino. http://hdl.handle.net/20.500.11796/708.
  8. O papel da investigação numa escola de formação. p. 69-73. 2003. Afonso, Carlos. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1013.
  9. E... O depois da escola?. p. 63-75. 1997. Afonso, Carlos. http://hdl.handle.net/20.500.11796/959.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Compreensão da língua gestual portuguesa em crianças surdas. Proposta de um instrumento de avaliação.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Transição para a vida ativa de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual. Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 A avaliação compreensiva na intervenção precoce de crianças com necessidades educativas especiais. Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 A frequência bilingue precoce e as competências comunicativas orais de crianças surdas dos 0 aos 3 anos. Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Educação inclusiva no ensino superior: perceções dos docentes e dos estudantes com necessidades educativas especiais Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Os meios audiovisuais como potenciadores da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças surdas de EREBAS.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Filhos ouvintes de pais surdos- vivências e construção do processo identitário
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Língua gestual portuguesa como segunda língua para alunos ouvintes: facilitador de comunicação? Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Plano curricular dos currículos específicos individuais- 2º e 3º ciclos-representações dos professores
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Vivências de lazer em jovens com DID- o papel da escola
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Plano curricular dos currículos específicos individuais – 2º e 3ºciclos. Representações dos professores Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Vivências de lazer em jovens com DID – o papel da escola Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Filhos ouvintes de pais surdos – vivências e construção do processo identitário Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1º ciclo
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1º ciclo Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 "Irmãos" de crianças com trissomia 21: dinâmica familiar e desempenho escolar
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2012 - 2012 Utilização das TIC na aprendizagem da leitura e escrita por alunos surdos com paralisia cerebral
Orientador
mestrado em ciências da educação (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 - 2011 Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/dislexia
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Língua Gestual em crianças com implante coclear
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Implante coclear:qual a identidade pessoal e cultural da criança surda implantada?
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Surdez, análise das narrativas surdas em contexto escolar
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 nclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Diversidade nas escolas de 2º e 3º ciclo. Respostas organizacionais e curriculares
Orientador
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 Surdez e DDAH: O Contributo da Expressão Dramática no Desenvolvimento das Competências Comunicacionais
Orientador
Pós-graduação em educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007 - 2007 Dificuldades de aprendizagem: representações e atitudes dos docentes do 1º ciclo
Orientador
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007 Métodos de ensino de leitura e escrita. Formação e prática de professores do 1º ciclo
Orientador
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 Convivência inclusiva e prática multidisciplinar
Seminário
Seminário internacional educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de Ideias- Consultoria, Brasil
2012 - 2012 Recursos Educativos Digitais e seu Uso na Educação de Surdos; Projeto REDES
Oficina (workshop)
Seminário internacional Educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de ideias Consultoria, Portugal
2011 - 2011 Inclusão escolar em Portugal: um relato de caso
Conferência
II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
APAE Espírito Santo, Brasil
2011 - 2011 A criança com deficiência,, sua família e seu professor
Mesa-redonda
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
2011 - 2011 A educação inclusiva e o currículo adaptado: faces de uma mesma moeda
Oficina (workshop)
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
2010 - 2010 Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Congresso
I Congresso Ibero-americano de deficiência intelectual
FAPAE, Brasil
2010 - 2010 Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Encontro
II JORNADAS DA AFPAD - “SER (IN)DIFERENTE - A deficiência na Sociedade”
AFPAD, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) em escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal Karla Patricia Ramos da Costa (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2015 Um olhar sobre a surdez. Uma história de vida Isabel Maria da Cruz Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e escrita a nível do 1º ciclo do ensino básico: da intervenção à reflexão.
Arguente principal
Benedita de Noronha Peres Peixoto de Magalhães da Silva Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Aprender agindo: as atividades lúdicas como fator promotor de sucesso na aprendizagem Cátia Sofia Teixeira Barros (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Incluir e diferenciar- uma prática em contextos educativos Nádia Filipa Leal da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico Rita Isabel Almeida Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 O contributo das atividades lúdicas no sucesso da aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo Ana Isabel Borges da Costa Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Desafios na descoberta de talento(s) Tânia Sofia Faria Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem Karina das Neves Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Representações sociais do trabalho do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo: estudo com professores e intérpretes Susana Barbosa de Sousa (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 A constituição de turmas como contributo na construção de uma escola para todos Maria de Fátima dos Santos Martins Fradinho (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos Filipa Maria Patrão da Cruz Ferreira (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 Políticas públicas de saúde para pessoas com deficiência no Brasil: perspetiva de representantes das pessoas com deficiência Ana Trielle do Nascimento Diniz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Manual de Português L2 para alunos surdos- um contributo para o sucesso Carla Alexandrina Alves dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Acessibilidade sos surdos aos serviços de saúde em Portugal Tânia Raquel Ferreira Vilão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Educar na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: democracia e comunicação como bastiões pedagógicos Mariana da Silva Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Educação para os valores: (des)continuidades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico Vanessa Alexandra da Silva Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 A Língua gestual na educação física e no desporto. (Re)pensar as ferramentas de ensino e a equipa pedagógica Maria de Fátima Gomes Sarmento Chaves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 Autismo e respostas educativas no contexto escolar Nicole Moreira Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora Sara Filipa Vilarinho Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular Filomena Alves de Barros (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral Raquel Alexandra Ferreira Neves Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 A escola e as necessidades das famílias das crianças com paralisia cerebral e distúrbios comunicacionais associados Silvia Elisabete Dias de Magalhães (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Perspetiva educacional da audiologia Ana Catarina Antunes Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 A reconfiguração politica da surdez e da educação de surdo em Portugal: entre os discursos identitários e os discursos de regulação Maria do Céu Gomes (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2013 Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores Maria Aurora de Lima Baptista (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada Francisco José Pires Alves (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular Lidia Guedes Silvano (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Currículo, educação inclusiva e alunos com NEE: um estudo de caso numa escola pública do Brasil Roberta de Abreu Peixoto (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2013 A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico Ana Cristina Alves Anazário (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O professor competente- da teoria à prática Joana Margarida da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente Ângela Catarina Pereira Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 No limiar da educação: percurso de aprendizagem em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Liliana Isabel Ferreira Marques de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A prática educativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico- um percurso com vista à construção da profissionalidade docente Ana Filipa Ferreira de Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção Micaela Cristina Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 O espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico Virgilia Carina Terroso Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Problematizar e refletir a educação como professor de dupla habilitação Ana Isabel Carneiro Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica Maria Catarina Loureiro Leão Ferreira de Queirós (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Problematizar a construção da habilitação generalista- um olhar educativo Ana Sofia Pinto Salazar Marques Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Marta Patrícia Pinheiro de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Em redor dos livros: o despertar da leitura no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Ana Isabel Rosa Borges (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2012 Alimentação saudável no desenvolvimento da criança Maria Eduarda Rocha Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2012 Escolas de referência- valor acrescentado para a comunicação e educação dos surdos Maria Daniela Santos Nascimento (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Bem estar subjetivo em crianças e adolescentes com deficiência auditiva Ana Cristina Ferreira Macedo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2012 Terminologia específica em língua gestual portuguesa: percepção da adequação em categorias gestuais Joana Sofia de Sousa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 A iconicidade no léxico das Ciências e da Saúde: percepção de usuários da LGP Angela Leitão Ricardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 O sucesso da escrita na pessoa surda: fundamentos e razões- uma narrativa biográfica Fátima Teresa Vicente Ferreira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 O lugar do intérprete educacional nas EREBAS: tradução e interpretação em LGP Fátima Claudia Gomes Rubim (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 Políticas de educação especial em Portugal na primeira década do século XXI: que sentidos? Clementina Cândida de Madureira Ribeiro (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2012 A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz Filipa Alexandra da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O docente generalista- educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico: uma visão detalhada sobre os dois contextos Joana Sofia da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O reconhecimento das especificidades da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico através de uma experiência de estágio Ana Carolina Carvalho Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Caminho(s) da profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da educação pré-escolar e do ensino do 1º ciclo do ensino básico Helena Maria Peixoto Cabral (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Percurso(s) significativos de aprendizagem e de ensino Patrícia Salomé de Meireles Pinto Babo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A construção do conhecimento profissional a partir da atenção ao outro Mabília Raquel Carvalho Andrade da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Educar para (trans)formar Maria Catarina Cardoso Ribeiro de Sampaio Morais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Prática educativa em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Liliana Patrícia Saldanha Sista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Promovendo uma interação inclusiva numa turma do 3º ciclo Francisco Manuel Rabaça Madeira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Aprender: uma necessidade, um direito e uma possibilidade ao alcance de todos Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 A importância da organização do espaço na sala de aula na educação de infância. Uma perspetiva para alunos com necessidades educativas especiais Ildeci Bernardo Reis Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 Impacto da implementação de um programa interventivo, relativamente à habilidade da leitura e escrita, no adulto com trissomia 21: um estudo de caso Joana Isabel Pereira Magalhães Miranda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 Primeiras produções gestuais em crianças surdas- gestos espontâneos e modelados: alterações em parâmetros sublexicais Regina da Conceição Martins Lopes Silva (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Fontes de informação em sexualidade. Percepções de jovens alunos surdos do Porto Ana do Rosário Fernandes de Pina (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Surdos isolados, um estudo de caso: a construção de cidadania, identidade e literacia Ana Susana da Silva Cortes (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 O papel do professor no processo de inclusão de alunos com deficiência mental em turmas regulares Cândida Marlene Pinto Castro Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2011 Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário Ana Maria de Matos Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Vozes surdas: escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior Natália Pereira Maltez (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Intérprete de Língua gestual portuguesa, sobre a sua (in)visibilidade no sistema educativo Tânia Maria da Silva Pereira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2011 Bem-estar subjetivo em crianças e jovens com deficiência auditiva na perspetiva dos pais/cuidadores Maria de Deus Pereira Mestre (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2010 A doença oncológica em idade escolar- articulação e cooperação entre hospital, família e escola como contributo para uma educação plena Maria Alice Cunha Galiza Carneiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 A dimensão ética na avaliação das organizações escolares Cordália Maria da Paixão Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 Incluindo os "excluidos"- preparação para a vida ativa Ilidio Pinto da Fontoura (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 Comunicação e surdez. O discurso escrito. estudo comparativo entre alunos com e sem implante Rosalina Valente de Sousa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 Conceções dos professores face aos alunos com necessidades educativas especiais Maria Julieta Proença Malafaia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
2010 (Re)pensar a escola inclusiva- da arquitetura da inclusão à arquitetura da realidade Joana de Sousa Passos Carvalho Barbas (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
2010 Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil, dos 16 aos 30 meses no Português europeu Albina Manuela Gomes Ferreira Torres (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 A voz dos surdos. A língua gestual portuguesa no processo comunicacional Maria Daniela Santos Nascimento (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2009 O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetonica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães Gracinda Cruz Machado Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 As IPSS's face à inserção/inclusão de crianças com NEE. Um estudo de caso Elisete Maria Pinto da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 A percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escola Anabela Mafra d' Oliveira Santos Gonçalves Bastos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 Educação inclusiva na escola básica portuguesa. Perspetivas e práticas pedagógicas de professores de educação tecnológica da região autónoma da Madeira face à inclusão de jovens com NEE Isabel Maria Dias Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2008 Narrativas da dislexia: uma análise de trajetórias inscritas no espaço social da diferença Maria Luisa de Jesus Victor (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da educação- Universidade de Lisboa, Portugal
2007 A inclusão escolar de alunos com cegueira e baixa visão e o papel das TIC- a voz dos alunos. Estudo de caso João Manuel Andrade Castilho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 o processo ensino-aprendizagem nas áreas curriculares de língua portuguesa (leitura/escrita) das crianças portadoras de trissomia 21 nas salas de aula do ensino regular no 1º ciclo do ensino básico Micaela Cristina Sousa Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 As percepções dos docentes do ensino regular sobre o trabalho desenvolvido com alunos com NEE- estudo de caso Claudia Belmonte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2007 A sintaxe na produção escrita da criança surda- estudo comparativo Maria Orquidea Lourenço Simões (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006 Contributo do Instituto de S. Manuel para a educação de cegos Suzete Mónica Correia Neves (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2005 Fatores de eficácia no processamento da informação em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem Lidia Alexandra Lencastre de Magalhães Torres da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2005 A participação/envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva Angelina Augusta Fernandes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2005/09/01 - Atual Saber e educar
2011/06/01 - 2011/12/09 Indagatio

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/02 - Atual Perturbações associadas Mestrado em Ciências da Educação- especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Seminário de apoio à preparação da dissertaçao Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Dissertação Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Comunicação e linguagens Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Questões aprofundadas de intervenção diferenciada Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Qualidade e contextos educativos- política e organização Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - Atual Questões aprofundadas de heterogeneidade Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/02 - 2011/08 Questões aprofundadas de multideficiência Mestrado em Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
1998/09 - 2007/07 Introdução às ciências da educação Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1998/09 - 2007/07 Seminário de estágio Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1998/09 - 2007/07 Seminário interdisciplinar II Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- planificação e reflexão da intervenção educativa II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Introdução às ciências da educação Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio II- intervenção educativa II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- intervenção educativa III Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- reflexão intervenção educativa III Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Teoria e gestão do desenvolvimento curricular Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio IV- intervenção educativa IV Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio IV- planificação e reflexão da intervenção educativa IVe Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio III- intervenção educativa III Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Estágio II- planificação e reflexão da intervenção educativa II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Seminário interdisciplinar II Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2006/07 Seminário interdisciplinar I Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Projeto de investigação (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Estudo da criança com NEE- Problemas sensoriais e multideficiência (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Teoria e desenvolvimento curricular (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Investigação em educação (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/04 - 2004/07 Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Teoria e desenvolvimento curricular Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Investigação em educação Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/10 - 2001/07 Metodologias específicas de intervenção na deficiência auditiva Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1992/10 - 1999/07 Teoria e desenvolvimento curricular CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1992/10 - 1999/07 Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1992/10 - 1999/07 Deficiência auditiva e problemas de linguagem CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1992/10 - 1999/07 Prática pedagógica CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual DISLEX

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2009/09 - Atual Membro de Comissão
Membro
Gabinete de Avaliação e Qualidade , Portugal
2005/05 - 2008/01 Presidente do Conselho científico
Presidente / Vice-presidente
Conselho Científico, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Diploma de Dedicação
Instituto Nacional para a Reabilitação,, Portugal