???global.info.a_carregar???
Olga Maria Paçô Sousa, licenciada em Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Supervisão Pedagógica, pós graduada em Ciências da Educação, especialidade em Educação Permanente e Formação de Adultos e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Possui um percurso como docente no Ministério da Educação. O seu principal interesse situa-se na área da Física, Química e Ciências da Educação. Membro do Centro de Pesquisa em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Olga Maria Paçô Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Olga

Identificadores de autor

Ciência ID
4B12-0B88-5140
ORCID iD
0000-0003-4266-6735
Formação
Grau Classificação
2016/09/05 - 2024/01/12
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Formação Inicial e Formação Contínua de Assistentes Operacionais de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas: Luz ou penumbra?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação por unanimidade com distinção e louvor
2022/02/21 - 2022/02/25
Concluído
Uma introdução à análise de dados em SPSS (Outros)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017
Concluído
Curso de Especialização Avançada em Ciências da Educação, especialidade Educação Permanente e Formação de Adultos (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
1984
Concluído
Química (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa, Olga. "Da Formação Inicial à Formação Contínua de Assistentes Operacionais: Resultados de um estudo piloto sobre as perspetivas de professores e de Assistentes Operacionais". Trabalho apresentado em XIV Congresso da SPCE-Ciências, Culturas e Cidadanias, 2018.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Sousa, Olga. "Operational assistants in public schools of non-higher education: A training perspective". In Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of students and adult educators, 291-297. Coimbra, Portugal: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve, European Society for Research onthe Education of Adults, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Lourenço, A.; Paçô, O.; Rouxinol, F.; Dias, E.; Dinis,C. Cadernos de Revisão. Geografia, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas- 7º ano de escolaridade. Porto Editora. 2014.
    Publicado
  2. Paçô, O.; Rouxinol,F. Aprende com as tuas experiências. Coleção Cientistas Palmo e Meio-1º ano de escolaridade. Porto Editora. 2006.
    Publicado
  3. Paçô,O.; Rouxinol,F. Aprende com as tuas experiências. Coleção Cientistas Palmo e Meio-4º ano de escolaridade. Porto Editora. 2006.
    Publicado
  4. Paçô, O.; Rouxinol, F. Aprende com as tuas experiências. Coleção Cientistas Palmo e Meio-3º ano de escolaridade. Porto Editora. 2006.
    Publicado
  5. Paçô,O.; Rouxinol,F. Aprende com as tuas experiências. Coleção Cientistas Palmo e Meio-2º ano de escolaridade. Porto Editora. 2006.
    Publicado
  6. Dinis,C.; Peres,M.; Dias,E.; Paçô,O.; Rouxinol,F. Cadernos de Revisão. Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia-8ºano de escolaridade. Porto Editora. 2006.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/01 Formação Inicial e Contínua de Assistentes Operacionais em Escolas Públicas de Ensino Não Superior Educação e Formação de Jovens e Adultos em Diferentes Espaços de Vida: Diálogos Luso Brasileiros
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçãoda Universidadede Coimbra (Portugal)
2019 Operational Assistants in Public Schools of Non-Higher Education: A Perspective of training. Conference Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. ESREA Access, Learning Careers and Identities Network
(Coimbra, Portugal)
2019 Formação inicial e contínua de assistentes operacionais em escolas públicas. Educação e Formação de Jovens e Adultos em Diferentes Espaços de Vida: Diálogos Luso Brasileiros
(Coimbra, Portugal)
2018 Entre políticas e práticas: da formação dos assistentes operacionais em escolas: progressos e retrocessos. II Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: o (Trans) Nacional, o Local e o Comunitário nas Políticas Educativas
(Coimbra, Portugal)
2014 Resolução de problemas: aprendizagem digital ou tradicional? I Jornadas Internacionais online de Educação, Tecnologia e Inovação
Universidade Aberta
2014 O digital e o género em contexto escolar. II Encontro Internacional Casa das Ciências
(Porto, Portugal)
2013 A aprendizagem com base na resolução de problemas através de flipcharts. I Encontro Internacional da Casa das Ciências
(Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Júri da 14ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “ Ciência na Escola”( 1ª e 2ª fase)
Concurso
14ªEdição Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 2016/2017
2015 - 2015 Laboratório de Investigação de partículas-LIP International Masterclasses Hands on Particules Physics
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2014 - 2014 Laboratório de Investigação de Partículas-LIP International Masterclasses Hands on Particules Physics
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 Física de Partículas- Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN)-Genebra. Escola de Professores no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN)-Genebra