Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gonçalo André Dias Pescada
Nomes de citação
- Pescada, G.
- Pescada, Gonçalo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4A18-4F16-7070
- ORCID iD
- 0000-0002-7156-5047
- Google Scholar ID
- gpescada@uevora.pt
- Researcher Id
- Ciência ID 4A18-4F16-7070
Telefones
- Telemóvel
-
- 919054941 (Pessoal)
Moradas
- Praceta Maria Clementina Borges de Sá n.º 1 - 3º Esq., 8005-547, Faro, Faro, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.eartes.uevora.pt/pessoas/(id)/63771 (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/09/12
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Interpretação
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
"O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua Influência na Música Escrita para Acordeão. Análise de seis obras contemporâneas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2013/03/08
Concluído
|
Profissionalização em Serviço (Outros)
Especialização em Ensino da Música
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
15 |
2004/09/27
Concluído
|
Música (Licenciatura)
Especialização em Instrumento - Acordeão
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
16 |
1992/09/15 - 1998/06/24
Concluído
|
Music Advanced Course (Curso Complementar de Música) (Ensino secundário)
Especialização em Acordeão
Instituto de Música Vitorino Matono, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/07/08 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
2015/04/08 - 2019/07/04 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
2014/09/30 - 2015/07/04 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2022/06/30 | "A Funcionalidade Interpretativa do Fliscorne na transcrição de Zarzuela para Banda. Análise da obra de Mariano San Miguel
Urcelay - Mestrando José Manuel Madera Márquez
Orientador
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Em curso
|
2020/05/01 - 2021/12/01 | A Inserção Musical e Cultural Brasil/Portugal: O Estudo de Caso do Bloco Puf-tictá em Évora - Doutoranda Letícia Sandra Araújo
Carvalho
Orientador
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Atividades
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/12/06 - 2019/12/06 | I Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música (2019/12/06 - 2019/12/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11/26 | Mestrado em Ensino de Música - Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada no Orfeão de Leiria - Conservatório
de Artes: Guia prático para a aprendizagem inicial do clarinete.
Presidente do júri
|
Catarina Vieira Gomes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2018/07/17 | Leitura à primeira vista aplicada no ensino-aprendizagem do Acordeão
Arguente principal
|
Véronique Gonçalves Marques (Mestrado) |
2017/11/28 | Convergências e divergências no ensino do acordeão em Portugal.
Arguente principal
|
Carisa Sofia Camilo Marcelino (Mestrado) |
2017/01/16 | A inclusão de repertório específico como fator de motivação ao estudo do
instrumento musical.
Arguente principal
|
Fernando José Moreno dos Reis Guerreiro da Ponte; (Mestrado) |
2016/09/15 | A prática e o ensino de Acordeão: Uma abordagem baseada nos princípios da Técnica
Alexander.
Arguente principal
|
Fábio Miguel Anastácio Palma; (Mestrado) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2005/06/08 - Atual | Associação de Acordeão do Algarve | Presidente da Direção |
Distinções
Prémio
2014 | Distinção de melhor aluno na Masterclasse de Acordeão orientada por Teodoro Anzelotti em Livorno (Itália) com bolsa de estudo pela Fundação GOI Grande Oriente d’Itália. |
2006 | 1º Prémio no VIII Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglês (Portugal) |
2004 | 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália) |
2004 | Distinção de melhor aluno na Licenciatura em Música
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
1995 | 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão - Categoria Sénior
Associação de Acordeão de Portugal, Portugal
|