???global.info.a_carregar???
Gonçalo André Dias Pescada. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Música; Didática; Interpretação; Psicologia da Música; Performance.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gonçalo André Dias Pescada

Nomes de citação

  • Pescada, G.
  • Pescada, Gonçalo

Identificadores de autor

Ciência ID
4A18-4F16-7070
ORCID iD
0000-0002-7156-5047
Google Scholar ID
gpescada@uevora.pt
Researcher Id
Ciência ID 4A18-4F16-7070

Telefones

Telemóvel
  • 919054941 (Pessoal)

Moradas

  • Praceta Maria Clementina Borges de Sá n.º 1 - 3º Esq., 8005-547, Faro, Faro, Portugal (Pessoal)

Websites

  • https://www.eartes.uevora.pt/pessoas/(id)/63771 (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2014/09/12
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Interpretação
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
"O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua Influência na Música Escrita para Acordeão. Análise de seis obras contemporâneas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2013/03/08
Concluído
Profissionalização em Serviço (Outros)
Especialização em Ensino da Música
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
15
2004/09/27
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Instrumento - Acordeão
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
16
1992/09/15 - 1998/06/24
Concluído
Music Advanced Course (Curso Complementar de Música) (Ensino secundário)
Especialização em Acordeão
Instituto de Música Vitorino Matono, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2019/07/08 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2015/04/08 - 2019/07/04 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2014/09/30 - 2015/07/04 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2022/06/30 "A Funcionalidade Interpretativa do Fliscorne na transcrição de Zarzuela para Banda. Análise da obra de Mariano San Miguel Urcelay - Mestrando José Manuel Madera Márquez
692
Orientador
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020 - 2021/12/01 A Inserção Musical e Cultural Brasil/Portugal: O Estudo de Caso do Bloco Puf-tictá em Évora - Doutoranda Letícia Sandra Araújo Carvalho
677
Orientador
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Produções

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Concerto para Acordeão e Orquestra - Armando Mota. 2016.
  2. Essay XVIII - Christopher Bochmann. 2015.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/06 - 2019/12/06 I Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música (2019/12/06 - 2019/12/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/26 Mestrado em Ensino de Música - Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes: Guia prático para a aprendizagem inicial do clarinete.
Presidente do júri
Catarina Vieira Gomes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2018/07/17 Leitura à primeira vista aplicada no ensino-aprendizagem do Acordeão
Arguente principal
Véronique Gonçalves Marques (Mestrado)
2017/11/28 Convergências e divergências no ensino do acordeão em Portugal.
Arguente principal
Carisa Sofia Camilo Marcelino (Mestrado)
2017/01/16 A inclusão de repertório específico como fator de motivação ao estudo do instrumento musical.
Arguente principal
Fernando José Moreno dos Reis Guerreiro da Ponte; (Mestrado)
2016/09/15 A prática e o ensino de Acordeão: Uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander.
Arguente principal
Fábio Miguel Anastácio Palma; (Mestrado)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2005/06/08 - Atual Associação de Acordeão do Algarve Presidente da Direção
Distinções

Prémio

2014 Distinção de melhor aluno na Masterclasse de Acordeão orientada por Teodoro Anzelotti em Livorno (Itália) com bolsa de estudo pela Fundação GOI Grande Oriente d’Itália.
2006 1º Prémio no VIII Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglês (Portugal)
2004 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália)
2004 Distinção de melhor aluno na Licenciatura em Música
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
1995 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão - Categoria Sénior
Associação de Acordeão de Portugal, Portugal