???global.info.a_carregar???
Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro de Sousa. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação [DOCTORATE in Education Sciences] em 2008, pela Universidade Aberta, Pós-Doutoramento [POSDOCTORATE] em Estudos Artísticos/Estudos Musicais [in Artistic Studies/Music Studies] em 2011, pela Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Mestrado em Relações Interculturais em 2003, pela Universidade Aberta, Licenciatura em Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica, ramo de Expressões Artísticas Integradas em 1995, pela Universidade do Minho, Bacharelato em Curso Complementar de Formação Musical em 1993, pelo Conservatório de Música do Porto e Bacharelato em Curso do Magistério Primário em 1973, pela Escola do Magistério Primário do Porto. É Professora Auxiliar Convidada na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes e Investigadora Integrada (carreira) na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulos de livros e 5 livros. Organizou 3 eventos. Participou em 8 eventos. Orientou 18 dissertações de mestrado e coorientou 1. Recebeu 2 prémios, ou homenagens. Participou como Investigadora em 1 projeto e Investigador responsável em 4 projetos. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Desde 2019, e até ao presente, foi-lhe atribuído o título de Membro da "Research Network of New Directions in the Humanities" - "Common Ground Research Networks". Em 2020 foi-lhe atribuído o título de Membro da "International Learning Network" - "Common Ground Research Networks".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Maria do Rosário

Identificadores de autor

Ciência ID
491D-ADE8-3D31

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
PÓS-DOUTORAMENTO [POSTDOCTORATE] (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural [“Pedagogy and Didactics of Intercultural Music”]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado [Approved]
2008
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação [DOCTORATE in Education Sciences] (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [“Music, Arts and Intercultural Education: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other”]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor-[Approved with dis
2003
Concluído
Mestrado em Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"A Educação Intercultural através da Música" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1995
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica ramo de Expressões Artísticas Integradas (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Metodologias do Ensino da Música para Crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (dezasseis )valores
1993
Concluído
Curso Complementar de Formação Musical (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Curso Complementar de Formação Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 (catorze) valores
1973
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
"Exame de Estado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 (catorze) valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009/10/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2011 - 2020 Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
1988/09/01 - 2001/07/31 " Divulgação da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico"["Dissemination of Music in the 1st Cycle of Basic Education"]
00000
Investigador responsável
Ministério da Educação, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/01/04 - Atual "Pedagogia, Musical, Didácticas da Música e Diversidade Cultural – Da teoria às práticas etnomusicológicas no ensino e na aprendizagem"
0000
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Em curso
2013 - 2015 "Metodologias do Ensino da Música para Crianças"
0000000
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Concluído
2009/01/01 - 2011/11/11 "Pedagogy and Didactics of Intercultural Music – Intercultural Artistic and Music Programmes”
0000000
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Concluído
2011/01/09 - 2011/07/31 Ciclo de Estudos - Mestrado em Ensino da Música com especialidades em Canto e em Música de Conjunto
00000000
Investigador
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
Concluído
2002/01/09 - 2007/07/31 "Músicas do Mundo"["World Music"]
000000
Investigador responsável
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Sousa, .Maria do R.osário. (2022).. "Pedro Poveda (1874-1936): Do silêncio das montanhas de Covadonga (Astúrias), às fontes inovadoras da Pedagogia na Educação e na Igreja [[Pedro Poveda (1874 -1936 - From the silence of the mountains of Covadonga (Asturias), to the innovative sources of Pedagogy in Education and the Church]", Voz Portucalense - VP, 2022, Plano Central, www.vozportucalense.pt.
  2. Sousa, Maria do Rosário. "Pedro Poveda (1874 -1936) - Educação e pedagogias inovadoras [Pedro Poveda (1874 -1936) - Education and innovative pedagogies]", VP- Voz Portucalense [VP- Portuguese voice], 2022, Eclesial
  3. Sousa, Maria do Rosário. "Pedro Poveda - Sacerdote Católico, Pedagogo e Humanista - (1874-1936) [Pedro Poveda - Catholic Priest, Pedagogue and Humanist - (1874-1936)}", Voz Portucalense, 2021, Plano Central, www.vozportucalense.pt.
Artigo em revista
  1. de Sousa, Maria do Rosário. "Artes, música y globalización: Nuevos lenguajes en la comunicación y el diálogo intercultural [Arts, music and globalization: New languages in intercultural communication and dialogue]". Revista Internacional de Humanidades [International Journal of Humanities] 8 2 (2021): 109-131. http://dx.doi.org/10.18848/2474-5022/cgp/v08i02/109-131.
    Acesso aberto • 10.18848/2474-5022/cgp/v08i02/109-131
  2. Sousa, Maria do Rosário. "Música, Educação Artística e Interculturalidade: Percursos pedagógico-didácticos através da Música [Music, Artistic Education and Interculturality: Considering Music in Pedagogy and Didactic approaches]". 4 (2012): 23-27.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Sousa, Maria Do Rosário. "Music, Arts and Intercultural Education: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other". Journal of Science and Technology of the Arts 3 1 (2011): http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v3i1.29.
    Acesso aberto • 10.7559/citarj.v3i1.29
  4. Sousa, Maria do Rosário. "Um Programa Musical Intercultural no Ensino Básico: Traços de uma Investigação-Acção [An Intercultural Music Programme for Primary Education – An Action Research Project]". 40 (2007): 128-129.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Sousa, Maria Do Rosário; Neto, Félix; Mullet, Etienne. "Can music change ethnic attitudes among children?". Psychology of Music 33 3 (2005): 304-316. http://dx.doi.org/10.1177/0305735605053735.
    10.1177/0305735605053735
  6. Sousa, Maria do Rosário. "A música como caminho para uma educação intercultural [Intercultural Education through Music]". Psicologia, Educação e Cultura VII 1 (2003): 79-82.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Sousa, Maria do Rosário. "Viver a Música na Escola [Experiencing Music in school settings]". 95 (1997): 30-30.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Sousa, Maria do Rosário. "Del pensamiento crítico a las nuevas pedagogías en la educación artística y musical intercultural: Aportaciones de la pedagogía musical y la pedagogía intercultural". 79-79. Champaign, Illinois, Estados Unidos: Common Ground Research Networks, 2021.
    Publicado
  2. Sousa, Maria do Rosário. "Expresividades musicales y artísticas de pueblos y culturas: La pedagogía intercultural en la formación del profesorado. .Interculturalidad y aprendizaje en contextos plurilingües (Interculturality and learning in multilingual contexts) - XXVII Congreso Internacional de Aprendizaje (Twenty-seventh International Conference on Learning). Libro de Resúmenes". 48-48. Champaign, Illinois, Estados Unidos: Common Ground Research Networks, 2020.
    Publicado
  3. Sousa, Maria do Rosário. ""Música e das Artes na gestão cultural e na interculturalidade"[“Music and the Arts in Cultural Management and Interculturality”].". In "VII Fórum Internacional de Gestão Cultural e Artística (FIGAC) - Gestão Cultural: Formação e Profissionalização", 15-24. Portugal, 2017.
    Publicado
  4. Sousa, Maria do Rosário. "As Artes, multiculturalidade e educação intercultural [Arts, Multiculturality and Intercultural Education]". In ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL - Globalização, Multiculturalidade, Educação Intercultural e Intervenção Comunitária, 197-208. Chaves, Portugal: INTERVENÇÃO -Associação para a Promoção e Divulgação Cultural., 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sousa, Maria do Rosário. Metodologias do Ensino da Música para Crianças - Pedagogos, Teorias, Modelos e Experiências - Investigação Científica aplicada às Didácticas da Música. Rio Tinto, Portugal: Lugar da Palavra Editora. 2021.
    Publicado
Livro
  1. Sousa, Maria do Rosário. Metodologias do Ensino da Música para Crianças - Pedagogos, Teorias, Modelos e Experiências - Investigação Científica aplicada à Didáctica da Música [Methodologies in Music Education for Children – Educationists, Theories, Models and Fieldwork – Scientific inquiry on the Didactics of Music]. Rio Tinto, Portugal: Lugar da Palavra Editora. 2015.
    Publicado
  2. Sousa, Maria do Rosário. Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural - Programas Artísticos e Musicais Interculturais [Pedagogy and Didactics of Intercultural Music – Intercultural Artistic and Music Programmes]. Rio Tinto, Portugal: Lugar da Palavra Editora. 2012.
    Publicado
  3. Sousa, Maria do Rosário. Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [Music, Artistic Education and Interculturality: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other].. Rio Tinto, Portugal: Lugar da Palavra Editora. 2010.
    Publicado
  4. Sousa, Maria do Rosário. A Educação Intercultural através da Música: Contributos para a redução do preconceito [Intercultural Education through Music: Reducing prejudice].. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro, Lda.. 2003.
    Publicado
  5. Sousa, Maria do Rosário. "Metodologias do Ensino da Música para Crianças" [“Methodologies in Music Education for Children”].. Vila Nova de Gaia, Portugal: Edições Gailivro, Lda.. 1999.
    Publicado
Recurso online
  1. Sousa, Maria do Rosário. Comunidades Humanas e Antropologia Cultural: Práticas e Linguagens Artísticas através da Música e da Dança [Human Communities and Cultural Anthropology: Artistic Practices and Languages through Music and Dance] .In “FIGAC 2018 – Práticas Culturais e Linguagens Artísticas”["FIGAC 2018 - Cultural Practices and Artistic Languages”].. 2018. file:///F:/A-Congresso GESTÃO%20CULTURAL/PUBLICAÇÃO%20%20-%20FIGAC-2018-EBOOK-1.pdf..
  2. Sousa, Maria do Rosário. Comunidades Humanas e Antropologia Cultural: Práticas e Linguagens Artísticas através da Música e da Dança [Human Communities and Cultural Anthropology: Artistic Practices and Languages through Music and Dance]. In “Primeiros Contributos para o FIGAC 2018”[“First Contributions to FIGAC 2018”]. 2018. www.figacipvc.wordpress.com.
  3. Sousa, Maria do Rosário. A Gestão Cultural e a Educação Artística – Fundamentos transformadores numa Pedagogia Musical e Artística nos séculos XX e XXI [Cultural Management and Artistic Education - Transforming foundations in a Musical and Artistic Pedagogy in the 20th and 21st centuries]. In [“FIGAC 2017- A Gestão do Setor Artístico e Cultural na Atualidade”[“FIGAC 2017-The Management of the Artistic and Cultural Sector. 2017. www.figacipvc.wordpress.com..
  4. Sousa, Maria do Rosário. A Gestão Cultural e a Educação Artística – Fundamentos transformadores numa Pedagogia Musical e Artística nos séculos XX e XXI [Cultural Management and Artistic Education - Transforming foundations in a Musical and Artistic Pedagogy in the 20th and 21st centuries]. In “Primeiros Contributos para o FIGAC 2017”[“First Contributions to FIGAC 2017].. 2017. www.figacipvc.wordpress.com..
  5. Sousa, Maria do Rosário. Gestão Cultural e Interculturalidade através da Música e das Artes [ Cultural Management and Interculturality through Music and the Arts]. In "FIGAC 2016 – Gestão Cultural: Formação e Profissionalização"[“FIGAC 2016 - Cultural Management: Training and Professionalization"].. 2017.
  6. Sousa, Maria do Rosário. Gestão Cultural e Interculturalidade através da Música e das Artes["Cultural Management and Interculturality through Music and the Arts"]. In “Primeiros Contributos para o FIGAC 2016” [“First Contributions to FIGAC 2016”].. 2016. www.figacipvc.wordpress.com..
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Maria do Rosário. "Sousa, Maria do Rosário. (2008). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [“Music, Artistic Education and Intercultural Education: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other”]. Doctoral dissertation. Lisboa: Universidade Aberta.". Doutoramento, 2008.
  2. Sousa, Maria do Rosário. "Sousa Maria do Rosário. (2002). "A Educação Intercultural através da Música" [“Intercultural Education through Music”]. Master’s Thesis. Porto: Universidade Aberta.". Mestrado, 2002.
  3. Sousa, Maria do Rosário. "Sousa, Maria do Rosário. (1996). "Metodologias do Ensino da Música para Crianças" [“Music Education Methododologies for Children”]. Licentiate’s Final Project. Braga: Universidade do Minho.". Licenciatura, 1996.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/07/13 Expresividades musicales y artísticas de pueblos y culturas: La pedagogía intercultural en la formación del profesorado Twenty-seventh International Conference on Learning
University of Valencia and Polytechnic University of Valencia, Valencia, Spain (Valencia, Espanha)
2020/07/02 La identidad de los pueblos y las culturas a través de su música rústica, tradicional e transcultural: Contribuciones etnomusicológicas de Zöltán Kodály, Bela Bartók y Fernando Lopes-Graça Eighteenth International Conference on New Directions in the Humanities
Ca' Foscari University of Venice, Venice, Italy (Venice, Itália)
2019/07/05 .Artes, música y globalización - Nuevos lenguajes en la comunicación y el diálogo intercultural [Arts, music and globalization - New languages in communication and intercultural dialogue] “XVII Congreso Internacional sobre Nuevas Tendencias en Humanidades- El Mundo 4,0: Convergencias de Máquinas y Conocimientos”
Common Ground Research Networks (Granada, Espanha)
2018/06/11 Comunidades Humanas, Antropologia Cultural, Etnomusicologia e Programas artísticos na integração social de crianças e jovens ¿ Projectos de Investigação-Acção. In "Seminários Som &Música" ¿ CITAR/UCP. (Comunicação apresentada em 11 de Junho de 2018). Porto: Escola das Artes. Universidade Católica Portuguesa. Portugal. "Seminários Som &Música"["Sound & Music Seminars"]
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes - CITAR - Centro de Investigação em Ciência e tecnologia das Artes (Porto, Portugal)
2018/06/07 Comunidades Humanas e Antropologia Cultural: Práticas e Linguagens Artísticas através da Música e da Dança [Human Communities and Cultural Anthropology: Artistic Practices and Languages through Music and Dance]. In "FIGAC 2018 - IX Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural ¿ Práticas Culturais e Linguagens Artísticas" (Comunicação apresentada em 7 de Junho de 2018). Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Viana do Castelo: Viana do Castelo. Portugal. "FIGAC 2018 - IX Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural – Práticas Culturais e Linguagens Artísticas"
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2017 Sousa, Maria do Rosário .(2017). A Gestão Cultural e a Educação Artística – Fundamentos transformadores numa Pedagogia Musical e Artística, nos séculos XX e XXI [“Cultural Management and Artistic Education – Transforming Music and Artistic Pegagogy for the XXth and XXIst centuries”]. In "VIII Fórum Internacional de Gestão Cultural e Artística (FIGAC) - A gestão do Sector Artístico e Cultural na actualidade". 2017, Viana do Castelo - Portugal. "VIII Fórum Internacional de Gestão Cultural e Artística (FIGAC) - A gestão do Sector Artístico e Cultural na actualidade"
Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2016 Sousa, Maria do Rosário .(2016). As artes, multiculturalidade e Educação intercultural [“Arts, Multiculturality and Intercultural Education”]. (Conferência). In “Congresso Internacional Animação Socio-Cultural, Globalização, Multiculturalidade, Educação Intercultural e Intervenção Comunitária”. Amadora: Cineteatro D. João V. “Congresso Internacional Animação Socio-Cultural, Globalização, Multiculturalidade, Educação Intercultural e Intervenção Comunitária”.
Amadora: Cineteatro D. João V. (Amadora, Portugal)
2015 Sousa, Maria do Rosário .(2015).Para uma Educação com Arte - A Música como animação e fonte de bem-estar. In “Seminário: Semana da educação inclusiva”. Viana do Castelo: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. “Seminário: Semana da educação inclusiva”.
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. (Viana do Castelo, Portugal)
2015 Sousa, Maria do Rosário. (2015). Uma pedagogia alicerçada em valores educativos - Arte e Interculturalidade [“A pedagogy based in educational values – Arts and Interculturality”]. In- “Conferência da Família para o Mundo”. Marco de Canaveses: Câmara Municipal. “Conferência da Família para o Mundo”
Marco de Canaveses: Câmara Municipal. (Marco de Canaveses, Portugal)
2014 Sousa, Maria do Rosário. (2014). A Arte de Brincar - Uma visão antropológica e lúdica do brinquedo, In “Congresso Arte e Educação com os ArteNautas do Brincar". Aveiro: Museu do Brincar de Vagos “Congresso Arte e Educação com os ArteNautas do Brincar"
Aveiro: Museu do Brincar de Vagos (Vagos - Aveiro, Portugal)
2013 Sousa, Maria do Rosário. (2013). Música e Artes – Traços de uma Investigação-Acção [“Music and the Arts – An Action Research Project”]. In “Seminário de Inclusão Social”. Viana do Castelo: APPACDM de Viana do Castelo, “Seminário de Inclusão Social”
Viana do Castelo: APPACDM de Viana do Castelo, (Viana do Castelo, Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012). Música, Educação Artística e Interculturalidade: percursos pedagógico-didácticos através da Música e das Artes [“Music, Artistic Education and Interculturality: Music and Arts-based pedagogical-didactical programmes”]. In ”Seminários de Investigação CITAR”. Porto: CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - Universidade Católica Portuguesa. ”Seminários de Investigação CITAR"
CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - Universidade Católica Portuguesa. (Porto, Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012). Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural. In “ Conferência – Artes e Educação”. Porto: Clube Literário do Porto. “ Conferência – Artes e Educação”
Clube Literário do Porto (Porto, Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012). Música, Educação Artística e Interculturalidade: percursos pedagógico-didácticos através da Música [“Music, Artistic Education and Interculturality: Music-based pedagogical-didactical programmes”]. In “Seminário -.Encontro de Formação de Professores - Trajectos e Projectos em Didáctica - Das teorias e práxis educativas”. Vila Nova de Gaia: Instituto Piaget. “Seminário -.Encontro de Formação de Professores - Trajectos e Projectos em Didáctica - Das teorias e práxis educativas”
Vila Nova de Gaia: Instituto Piaget (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012). Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural. In “Conferência - Diversidade Cultural e Educação ” Vila Nova de Gaia: Casa Barbot. “Conferência - Diversidade Cultural e Educação ”
Vila Nova de Gaia: Casa Barbot, (Vila Nova de Gaia , Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012). Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural: Programas Artísticos e Musicais Interculturais [“Pedagogy and Didactics of Intercultural Music: Intercultural Artistic and Music programmes“]. In “Conferência – Educação Intercultural e Programas de Integração Social”. Porto: Livraria Bertrand. “Conferência – Educação Intercultural e Programas de Integração Social”
Porto: Livraria Bertrand (Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012).Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural: Programas Artísticos e Musicais Interculturais. In “Conferência – Feira do Livro do Porto”. Porto. “Conferência – Feira do Livro do Porto”
Feira do Livro do Porto (Porto, Portugal)
2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012). Imaginação em Educação Musical e Educação especial: Partilhar conexões, projectos e sinergias, música e transdisciplinaridade: In “Congresso Boas Práticas em Educação”. Viseu: Instituto Piaget. “Congresso Boas Práticas em Educação”.
Viseu: Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
2011 Sousa, Maria do Rosário. (2011). Música, Educação Artística E Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro. In “.IWE 2011 Key Competences For The Future - Iwe2011- 8th International Week da ESEC". Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra. "IWE 2011 Key Competences For The Future - Iwe2011- 8th International Week da ESEC"
Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra. (Coimbra , Portugal)
2010 Sousa, Maria do Rosário. (2010). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro. In “Conferência: Artes e Interculturalidade”. Porto: Clube Literário do Porto. “Conferência: Artes e Interculturalidade”.
Clube Literário do Porto (Porto, Portugal)
2010 Sousa, Maria do Rosário. (2010). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro. In “Conferência - IX Feira do Livro de Gondomar”. Gondomar. “Conferência - IX Feira do Livro de Gondomar”
IX Feira do Livro de Gondomar”. Gondomar. (Gondomar, Portugal)
2010 Sousa, Maria do Rosário. (2010). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro. In “Conferência: Artes e Interculturalidade”. Porto: Clube Literário do Porto. “Conferência: Artes e Interculturalidade”
Clube Literário do Porto (Porto, Portugal)
2009 Sousa, Maria do Rosário. (2009). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [“Music, Arts and Interculturality: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other”], In “Conferência de Metodologias de Investigação”. Porto: Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE). “Conferência de Metodologias de Investigação”.
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE). (Porto, Portugal)
2009 Sousa, Maria do Rosário. (2009). A Educação Intercultural através da Música: Contributos para a redução de preconceito [“Intercultural Education through Music: Perspectives on reducing prejudice”]. In “Seminário de Investigação”. Vila Nova de Gaia. “Seminário de Investigação”.
Vila Nova de Gaia. (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2009 Sousa, Maria do Rosário. (2009). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [“Music, Artistic Education and Interculturality: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other”]. In “Congresso -IV Encontro das Áreas Artísticas na Educação/Colóquio Luso Espanhol das Áreas Artísticas na Educação”. Castelo Branco: Escola Superior de Educação. “Congresso -IV Encontro das Áreas Artísticas na Educação/Colóquio Luso Espanhol das Áreas Artísticas na Educação”
Castelo Branco: Escola Superior de Educação. (Castelo Branco, Portugal)
2007 Sousa, Maria do Rosário. (2007). Formação de Professores do Ensino Básico na Área de Formação Musical [“Music Education Training for Primary Education Teachers”]. In “Reunião de Intercâmbio Científico (Programa Erasmus)” organizada pelo Prof. Doutor Amílcar Martins. Lisboa: Universidade Aberta e Universidade de Granada – Espanha. “Reunião de Intercâmbio Científico (Programa Erasmus)”
Universidade Aberta - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007 Sousa, Maria do Rosário. (2007). Um Programa Musical Intercultural no Ensino Básico- Traços de uma Investigação-Acção [“An Intercultural Music Programme for Primary Education – An Action Research Project”]. In “Congresso Nacional de Educação Musical”. Lisboa: Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). “Congresso Nacional de Educação Musical”
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2006 Sousa, Maria do Rosário. (2006). Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [“Music, Artistic Education and Interculturality: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other], In “III Encontro de Áreas Artísticas na Educação”. Instituto Politécnico de Castelo Branco: Castelo Branco: Escola Superior de Educação. “III Encontro de Áreas Artísticas na Educação”
Castelo Branco: Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
2003 Sousa, Maria do Rosário. (2003). Da Aculturação à Redução do Preconceito Étnico [“Acculturation and prejudice reduction”]. In “Diversidade Cultural – Encontros de Caparide”. A convite do Senhor Ministro da Educação Dr. David Justino. Cascais: Caparide. “Diversidade Cultural – Encontros de Caparide”
Cascais - Caparide (Portugal)
2002 Sousa, Maria do Rosário. (2002). A Educação Intercultural através da Música, no contexto da sala de aula [“Intercultural Education in the classroom through Music”]. In “7.as. Jornadas Psicopedagógicas de Gaia”. Vila Nova de Gaia: Pedroso. Colégio Internato dos Carvalhos. “7.as. Jornadas Psicopedagógicas de Gaia”
Colégio Internato dos Carvalhos - Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2001 Sousa, Maria do Rosário. (2001). A Música como fonte motivadora de disciplina na escola [Fostering positive school discipline by means of Music]. In “6.as. Jornadas Psicopedagógicas de Gaia”. Vila Nova de Gaia: Pedroso Colégio Internato dos Carvalhos. “6.as. Jornadas Psicopedagógicas de Gaia”
Vila Nova de Gaia (Portugal)
1995 Sousa, Maria do Rosário. (1995). A Música no 1º Ciclo do Ensino Básico [“Music in the Primary School“]. In “Fórum de Projectos de Inovação e Investigação”. Lisboa: Instituo de Inovação Educacional. “Fórum de Projectos de Inovação e Investigação”
Lisboa: Instituto de Inovação Educacional
1990 Sousa, Maria do Rosário. (1990).A Música no 1º Ciclo do Ensino Básico [“Music in the Primary School”]. In “Congresso Internacional de Educação”. Instituto Politécnico de Bragança: Escola Superior de Educação. Congresso Internacional de Educação Infantil e Básica
Braga (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/10/05 - Atual O Património Cultural e Artístico Português como fonte motivadora da aprendizagem Musical: Contributos da Formação Musical e da História Cultura e das Artes
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/10/05 - 2023/12/19 Metodologias de Introdução ao estudo e aprendizagem de Viola d`Arco com recurso a técncias expandidas: Contributos de recolhas de música tradicional portuguesa nas novas visões estéticas
Orientador
Mestrado en Ensino de Música - (Calssificação final de 19 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/10/05 - 2023/07/14 A Influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical: A Viola d`Arco nos processos de ensino-aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - (Classifcação final de 18 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09/01 - 2023/03/28 Ansiedade na Performance Musical, em contexto escolar: Contributos na consciencialização e na sensibilização da comunidade educativa para a sua atenuação
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - (Classifcação final de 19 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09/09 - 2022/12/14 A afinação do violino - Noções de temperamento para desenvolvimento da acuidade auditiva e melhoria da afinação no contexto musical
Orientador
Mestrado em Ensino de Música- (Classificação final de 18 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09 - 2022/07/22 Metodologias de Estudo usadas por profissionais, Introduzidas na formação inicial do Cantor
Orientador de Cristiana Sofia de Sousa Oliveira
Mestrado em Ensino de Música- (Classificação final de 18 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/05/03 - 2021/11/18 Divulgação do Órgão na Comunidade Escolar – Uma experiência inovadora na Academia de Música de Costa Cabral (AMCC)
Orientador de Tiago Emanuel Moreira Ferreira
Mestrado e Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/04/02 - 2021/09/22 A implementação do ensino do p-Buzz como abordagem didática na iniciação do estudo dos instrumentos de sopro de metal: Percursos de uma investigação-ação
Orientador de Daniela Filipa Guerreiro Serafim
Mestrado em Ensino de Música Classificação final de 19 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/04/02 - 2021/09/07 Ensino, aprendizagem e avaliação na Formação Musical do Ensino Básico, em tempos de Pandemia - COVID-19: Experiências do presente com possível utilidade no futuro
Orientador de João Nuno Viegas Santos Rocha
Mestrado em Ensino de Música- (Classificação final de 19 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/09/01 - 2017 A Música Tradicional Portuguesa- Adaptação de reportório instrumental nas classes de Música de Conjunto, em contexto académico [ Dissertation. (Master`s Degree in Music Teaching - Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 18/20.
Orientador de Aureliano Ferreira Pinto
Mestrado em Ensino de Música, especialidade em Música de Conjunto- Clssificação final de 18 valores (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 - 2017 Colocação e "Performance" dos Instrumentistas- Investigação-acção em contexto de Música de Conjunto¿ [¿¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade:18/20.
Orientador de Pedro Nuno Pereira Soares Leite
Mestrado em Ensino de Música espcialidade em Música de Conjunto- (Classificação final de 18 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015/09/02 - 2016/12/04 Mozart e a Importância do Saber - Uma Investigação-Ação em contexto de Música de Câmara [Mozart and the importante of knowledge - An Action Research on Chamber Music]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - Especialidade em Música de Conjunto- (Classificação final de 18 valores) (Mestrado)
2015 - 2016 "Performance Coral": Contributos no bem-estar na idade maior, em meios não profissionais - Percursos de uma Investigação-ação com o Coro APRe! Coimbra¿ [¿Choral Performance: Contributions to the well-being of the elderly of non-professional backgrounds - An Action Research¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 18/20.
Orientador de Susana Catarina Rodrigues Teixeira
Mestrado em Ensino de Música, espcialidade em Música de Conjunto- (Classificação final de 18 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Optimização do Ensaio na Orquestra - Um Estudo de Caso em contexto escolar¿ [¿Optimizing Orchestra Rehearsals ¿ A case study in the Conservatory¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 19/20.
Orientador de Ernesto Miguel da Silva Fontes Coelho- (Classificação final de 19 valores)
Mestrado em Ensino de Música especialidade em Música de Conjunto- ( Classificação final de 19 valores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Impacto da Música numa perspectiva de aprendizagem transversal: 25 de Abril- Música e História¿ [¿The relevance of Music in transversal learning: 25 of April ¿ Music and History¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 18/20.
Orientador de Jorge Manuel Martins Pires
Mestrado em Ensino de Música especialidade em Música de Conjunto- (Classificação final de 18 valores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Inovação Pedagógica no Ensino da Música ¿ Implementação de Repertórios Alternativos¿ [¿Pedagogical Innovations on Music Teaching ¿ Implementation of alternative repertories¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 19/20.
Orientador de Diogo Jorge Carvalho dos Santos Silva
Mestrado em Ensino de Música - Especialidade em Música de Conjunto- (Classificação final de 19 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Ópera e o Canto - Instrumentos pedagógicos impulsionadores do desenvolvimento e maturação infantil¿ [¿Opera and Vocal Performance ¿ Pedagogical tools in fostering child development¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 19/20.
Orientador de Rui Celestino Campos da Silva
Mestrado em Ensino de Música espcialidade em Canto - (Classificação final de 19 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2016 O Canto como Terapia Vocal: Contributo no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional [Singing as Vocal Therapy: Contributions to the treatment of functional vocal disphonya]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 17/20.
Orientador de •Ana Isabel Macedo Ribeiro de Carvalho
Mestrado em Ensino de Música - Classificação final de 17 valores (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2016 Classe de Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da música. [Performance Ensembles: from non-existence to fundamental in musical learning/teaching]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 17/20.
Orientador
Mestrado em Ensino de Música, espcialidade em Música de Conjunto- (Classificação final de 18 valores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2016 A Metodologia de Emile Jacques-Dalcroze. Uma Investigação-Acção aplicada a danças da Renascença e do Barroco¿ [¿The methodology of Emile Jacques-Dalcroze. Action Research applied to Renaissance and Baroque dances¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 17/20.
Orientador de Edgard Jorge de Sá e Sales
Mestrado em Ensino de Música - Especialidade em Música de Conjunto - (Classificação final de 17 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2016 A Canção Tradicional Portuguesa no Ensino do Canto em Escolas e Conservatórios de Música¿ [¿Traditional Portuguese Songs in Vocal Performance Programmes in Schools and Music Conservatories¿]. Dissertation. (Master¿s Degree in Music Teaching ¿ Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade 16/20.
Orientador de Manuel Fernando dos Santos Felgueiras
mestrado em Ensino de Música - Especialidade em Canto - (Classificação final de 16 valores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2015 A "Reeducação Postural Global (RPG)" e As "Autoposturas Respiratórias" de Philippe Souchard - Implicações na Prática Vocal- Coral¿ ["Global Postural Reeducation" and the "Respiratory Autopostures" of Philippe Souchard - Its implications on Vocal-Choral practice]. Dissertation. (Master`s Degree in Music Teaching - Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 18/20.
Orientador de José Paulo Neves de Freitas
Mestrado em Ensino de Música - Especialidade em Música de Conjunto - (Classificação final de 18 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2015 A Vida e a Pedagogia de Hilde Zadek. - Percursos de uma Investigação-Acção [The Life and Pedagogy of Hilde Zadek - Thoughts on an Action-Research]. Dissertation. (Master`s Degree in Music Teaching - Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 17/20..
Orientador de José Pedro Telles de Freitas
Mestrado em Ensino de Música - Espcialidade em Canto - (Classificação final de 17 valoress) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2015 O Canto e a Expressão Corporal como transmissão de sentimentos e emoções na relação ensino-aprendizagem [Voice and Bodily Expression as vehicles of feeling and emotion in the teaching-learning process]. Dissertation. (Master`s Degree in Music Teaching). Universidade Católica Portuguesa. Final grade: 17/20.
Orientador de Alexandra Maria da Silva Quinta e Costa.
mestrado em Ensino de Música - Ramo Canto - (Classificação final de 17 valores) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 - 2015 "La Serva Padrona" - O Estúdio de Ópera em contexto académico. ["La Serva Padrona" - The study of Opera in an academic context]. Dissertation. (Master Degree in Music Teaching. Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 16/20.
Orientador de Pedro Miguel Henriques Baptista de Almeida
Mestrado em Ensino de Música, espcialidade em Canto- (Clssificação final de 16 vaores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2015 Ansiedade na "Perfomance": Educar para prevenir [Performance Anxiety: Educate in order to prevent]. Dissertation. (Master`s Degree in Music Teaching - Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 17/20.
Orientador de Patrícia Ramos Quinta
Mestrado em Ensino de Música espcialidade em Canto- (Classificação final de 17 valores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014 - 2015 O "género musical Lied" no ensino do Canto¿ [The "Lied musical genre" in the teaching of Vocal Performance]. Dissertation. (Master`s Degree in Music Teaching). Universidade Católica Portuguesa. Final grade: 18/20.
Orientador de João Ivo de Freitas Reis
Mestrado em Ensino de Música - Ramo Canto - (Classificação final de 18 valoress) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2015 A "Techicolor Promise" - Canto e práticas vocais aplicadas a crianças na Fundação Conservatório Regional de Gaia [The "Techicolor Promise" - Vocal performance and practices applied to students of the Fundação Conservatório Regional de Gaia]. Dissertation. (Master* s Degree in Music Teaching - Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Final grade: 18/20.
Orientador de Irma Lizi Castro Correia Amado
Mestrado em Ensino de Música especialidade em Canto- (Clssificação final de 18 valores) (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2012 - 2013 Uma Educação Especial pelas Artes, para uma educação com Arte: A Música como animação e fonte de bem-Estar. [Arts and Special Education: edutainment and wellbeing through Music]. Dissertation. (Master`s Degree in Art and Education). Universidade Aberta. Final grade: 19/20.
Coorientador de Júlio Luís da Silva Cunha Viana
Mestrado em Arte e Educação- )Clssificação final de 19 valores) (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
1996 - 2020 "Cursos de Formação, Acções de Formação e Workshops": Organizou e orientou inúmeros "Cursos de Formação, Acções de Formação e Workshops " para professores e educadores dos diversos níveis de ensino, nos domínios da Música e Artes. ["Training Courses, Training Actions and Workshops": Organized and guided numerous "Training Courses, Training Actions and Workshops" for teachers and educators at different levels of education, in the fields of Music and Arts]. (1996 - 2020)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
1980 - 2000 "Concertos Pedagógicos- Didácticos": Organizou inúmeros "Concertos Pedagógico- Didácticos" para crianças e professores dos diversos níveis de ensino. As "Orquestra Konsonância", "Orquestra do Norte" e "Orquestra Metropolitana de Lisboa" foram as orquestras escolhidas.["Pedagogical- Didactic Concerts": Organized numerous "Pedagogical- Didactic Concerts" for children and teachers at different levels of education. The "Orquestra Konsonância", "Orquestra do Norte" and "Orquestra Metropolitana de Lisboa" were the chosen orchestras.] (1980 - 2000)
Concerto (Presidente da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Portugal
1971/02 - 1980/02 Participou em "Visitas de Estudo Pedagógico-Didácticas" a "Centros de Ensino": "Instituto Véritas - Centro de Experiências Pedagógicas Somoságuas", "Instituto Pedagógico Padres y Maestros", "Centro Rosalia de Castro", Centro Miradaille, em Espanha [Participated in "Pedagogical-Didactic Study Visits" to "Teaching Centers": "Instituto Véritas - Centro de Pedagógicas Experiências Somoságuas", "Instituto Pedagógico Padres y Maestros", "Centro Rosalia de Castro", Centro Miradaille, in Spain]. (1971/02 - 1980/02)
Encontro

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 Música e Sonoridades Etnomusicológicas de Povos e Culturas. [Music and Ethnomusicological Sounds of Peoples and Cultures]. In "Jornadas Som&Música". ["Sound & Music Journeys"]. Porto: Escola das Artes. CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa. [School of the Arts. CITAR - Research Center for Science and Technology of the Arts. Catholic University of Portugal].
Encontro
"Jornadas Som&Música". ["Sound & Music Journeys"]
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/04/28 - 2017/04/30 Sousa, Maria do Rosário. (2017). Visões Antropológicas e Interculturais das Artes e das Culturas, em contextos de Animação Turística Rural e de Educação Comunitária. In “Congresso Internacional - A Animação Sociocultural: Turismo Rural e desenvolvimento Comunitário. Ponte da Barca: Auditório da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima.
Congresso
Congresso Internacional - A Animação Sociocultural: Turismo Rural e desenvolvimento Comunitário
2017 - 2017 Sousa, Maria do Rosário. (2017). Do Pensamento, às Teorias e às Experiências Metodológicas no Ensino Artístico Especializado da Música, ao longo dos séculos XIX e XX [“Thinking, theorising and methodological fieldworks in Music Education during the XIXth and XXth centuries”]. In “V Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música”. Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa.
Conferência
2017 - 2017 Sousa, Maria do Rosário. (2017). A gestão Cultural e a Educação Artística: fundamentos transformadores numa Pedagogia Musical e Artística nos Séculos XX e XXI. In “FIGAC 2017 - VIII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural - A Gestão do Sector Artístico e Cultural na actualidade”. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Congresso
FIGAC 2017 - VIII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural - A Gestão do Sector Artístico e Cultural na actualidade”
2014 - 2014 Sousa, Maria do Rosário. (2014). A Arte de Brincar - Uma visão antropológica e lúdica do brinquedo [”The Art of Play – An anthropological perspective on the value of toys”], In “Congresso Arte e Educação com os ArteNautas do Brincar. Aveiro: Museu do Brincar de Vagos.
Congresso
A Arte de Brincar - Uma visão antropológica e lúdica do brinquedo [”The Art of Play – An anthropological perspective on the value of toys”]
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 Sousa, Maria do Rosário. (2012) Imaginação em Educação Musical e Educação especial: Partilhar conexões, projectos e sinergias, música e transdisciplinaridade: In “Congresso Boas Práticas em Educação”. Viseu: Instituto Piaget.
Congresso
Congresso Boas Práticas em Educação
Instituto Piaget, Portugal
2011 - 2011 Sousa, Maria do Rosário. (2011). Música, Educação Artística E Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro [“Music, Artistic Education and interculturality: The Artistic Sensibility in the Discovery of the Other”]. In “Congreso Internacional de Art y Educación: La Educación Artística como Proyecto Común Europeo. Ponencia Invitada. Badajoz- España: Facultad de Educación – Universidad de Extremadura.
Congresso
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/19 Metodologias de introdução ao estudo e aprendizagem de Viola d`Arco com recurso a Técnicas Expandidas: Contributos de recolhas de música tradicional portuguesa nas novas visões estéticas
Orientador
Laura Susete Murtinha Jara Viegas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/07/14 A Influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do insturmento musical - A Viola d’Arco nos processos de ensino-aprendizagem
Orientador
Taiana Sofia Sousa Leal (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/03/28 Ansiedade na "Performance Musical", em contexto escolar: Contributo na consciencialização e na sensibilização da comunidade educativa para a sua atenuação
Orientador
Marta Morais Araújo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/12/14 A afinação do violino - Noções de temperamento para desenvolvimento da acuidade auditiva e melhoria da afinação no contexto musical
Orientador
Rómulo de Sousa Melo Assis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/07/22 Metodologias de Estudo usadas por profissionais, introduzidas na formação inicial do Cantor
Orientador
Cristiana Sofia de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/11/18 Divulgação do Órgão na Comunidade Escolar - Uma experiência inovadora na Academia de Música de Costa Cabra) (AMCC)"
Orientador
Tiago Emanuel Moreira Ferreira, (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09/22 A implementação do ensino do p-Buzz como abordagem didática na iniciação do estudo dos instrumentos de sopro de metal: Percursos de uma investigação-ação
Orientador
Daniela Filipa Guerreiro Serafim (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09/07 Ensino, aprendizagem e avaliação na Formação Musical do Ensino Básico, em tempos de Pandemia-COVID-19 : Experiências do presente com possível utilidade no futuro
Orientador
João Nuno Viegas Santos Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 Valter Estevens. (2018). “A utilização das novas tecnologias no ensino da Música”[“The use of new technologies in the teaching of Music”].Dissertation. [Master Dissertations in Music Teaching]. Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes.
Arguente principal
Valter Estevens (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 Pedro Miguel Beldroegas Calquinha. (2019). “O Repertório não-erudito como estratégia de Iniciação e Formação Musical”.[“ The non-classical repertoire as a strategy for Musical Initiation and Formation"]. Dissertation. [Master Dissertations in Music Teaching]. Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes.
Arguente principal
Pedro Miguel Beldroegas Calquinha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018 Ana Rita Marques Nunes . (2018). O aluno de piano da Escola Básica e Secundária da Bemposta em Portimão: Estratégias de incremento da aprendizagem. Mestrado em Ensino de Música. Escola das Artes. Universidade Católica Portuguesa. Arguente. Universidade Católica Portuguesa. Portugal.
Arguente principal
Nunes, Ana Rita (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/07/01 Divulgação do Órgão na Comunidade Escolar ¿ Uma experiência inovadora na Academia de Música de Costa Cabral (AMCC)
Orientador
Tiago Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 Gonçalo Nuno dos Santos Quintão Jaques. (2017). ”A Educação Musical na Educação Pré-Escolar – Um contributo de Material Didáctico” [“Music Education in the Kindergarten –Didactic materials”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Universidade Católica Portuguesa.
Arguente principal
Gonçalo Nuno dos Santos Quintão Jaques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 Rui Celestino Campos da Silva. (2016). “A Ópera e o Canto - Instrumentos pedagógicos impulsionadores do desenvolvimento e maturação infantil” [“Opera and Vocal Performance – Pedagogical tools in fostering child development”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Rui Celestino Campos da Silva (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Manuel Fernando dos Santos Felgueiras. (2016). “A Canção Tradicional Portuguesa no Ensino do Canto em Escolas e Conservatórios de Música” [“Traditional Portuguese Songs in Vocal Performance Programmes in Schools and Music Conservatories”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Manuel Fernando dos Santos Felgueiras (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Edgard Jorge de Sá e Sales. (2016). “A Metodologia de Emile Jacques-Dalcroze. Uma Investigação-Acção aplicada a danças da Renascença e do Barroco” [“The methodology of Emile Jacques-Dalcroze. Action Research applied to Renaissance and Baroque dances”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Edgard Jorge de Sá e Sales (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Tiago Tavares Abrantes. (2016). “Mozart e a Importância do Saber - Uma Investigação-Ação em contexto de Música de Câmara” [“Mozart and the importante of knowledge – An Action Research on Chamber Music”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Tiago Tavares Abrantes (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Diogo Jorge Carvalho dos Santos Silva. (2016). “A Inovação Pedagógica no Ensino da Música – Implementação de Repertórios Alternativos” [“Pedagogical Innovations on Music Teaching – Implementation of alternative repertories”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Diogo Jorge Carvalho dos Santos Silva (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Birgita Solange Azevedo Carvalho dos Santos. (2016). “A Classe de Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da música” [“Performance Ensembles: from non-existence to fundamental in musical learning/teaching ”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Birgita Solange Azevedo Carvalho dos Santos (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Jorge Manuel Martins Pires. (2016). “O Impacto da Música numa perspectiva de aprendizagem transversal: 25 de Abril- Música e História” [“The relevance of Music in transversal learning”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Jorge Manuel Martins Pires (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Ernesto Miguel da Silva Fontes Coelho. (2016).“A Optimização do Ensaio na Orquestra - Um Estudo de Caso em contexto escolar” [“Optimizing Orchestra Re hearsals – A case study in the Conservatory”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Ernesto Miguel da Silva Fontes Coelho (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Susana Catarina Rodrigues Teixeira. (2016).“A Performance Coral: Contributos no bem-estar na idade maior, em meios não profissionais - Percursos de uma Investigação-ação com o Coro APRe! Coimbra” [“Choral Performance: Contributions to the well-being of the elderly of non-professional backgrounds - An Action Research”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Ensemble Music). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Susana Catarina Rodrigues Teixeira (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2016 Ana Isabel Macedo Ribeiro de Carvalho. (2016). “O Canto como Terapia Vocal: Contributo no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional” [“Singing as Vocal Therapy: Contributions to the treatment of functional vocal disphonya”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia. Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Ana Isabel Macedo Ribeiro de Carvalho (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 Mário João da Silva Alves. (2015). “Ensino Básico de Canto - Problemas de repertório e propostas para a sua criação” [“Basic Voice Performance teaching – Repertoire requirements and creation”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Universidade de Aveiro.
Arguente principal
Mário João da Silva Alves. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva Bandeira. (2015). “As Expressões Artísticas e a transmissão de valores e princípios éticos nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica” [“Artistic Expression and the transmission of ethical principles and values in Catholic Religious and Moral Education classes”]. Dissertation. (Master’s Degree in Art and Education). Universidade Aberta.
Arguente principal
Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva Bandeira. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Fausto José Vermelho Abalroado. (2015).”A prossecução curricular da educação musical pela experimentação do repertório Saias - Uma abordagem educativa intercultural transfronteiriça” [“Curriculum development using the Saias repertoire- A cross-border intercultural education approach”]. Dissertation. (Doctoral Degree in Education and Interculturality). Universidade Aberta.
Arguente principal
Fausto José Vermelho Abalroado (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Alexandra Maria da Silva Quinta e Costa. (2015). “O Canto e a Expressão Corporal como transmissão de sentimentos e emoções na relação ensino-aprendizagem” [“Voice and Bodily Expression as vehicles of feeling and emotion in the teaching-learning process”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Universidade Católica Portuguesa.
Orientador
Alexandra Maria da Silva Quinta e Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 José Pedro Telles de Freitas. (2015). “A Vida e a Pedagogia de Hilde Zadek. - Percursos de uma Investigação-Acção” [“The Life and Pedagogy of Hilde Zadek – Thoughts on an Action-Research”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
José Pedro Telles de Freitas (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 José Paulo Neves de Freitas. (2015). “A Reeducação Postural Global (RPG) e As Autoposturas Respiratórias de Philippe Souchard - Implicações na Prática Vocal- Coral” [“Global Postural Reeducation and the Respiratory Autopostures of Philippe Souchard – Its implications on Vocal-Choral practice”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
José Paulo Neves de Freitas (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 Patrícia Ramos Quinta. (2015).”Ansiedade na Perfomance: Educar para prevenir” [“Performance Anxiety: Educate in order to prevent”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Patrícia Ramos Quinta (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2015 João Ivo de Freitas Reis. (2015). “O género musical Lied no ensino do Canto” [“The Lied musical genre in the teaching of Vocal Performance”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Universidade Católica Portuguesa.
Orientador
João Ivo de Freitas Reis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 Irma Lizi Castro Correia Amado. (2015). “A Techicolor Promise - Canto e práticas vocais aplicadas a crianças na Fundação Conservatório Regional de Gaia” [“A Techicolor Promise – Vocal performance and practices applied to students of the Fundação Conservatório Regional de Gaia”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching – Specialization in Voice Performance). Conservatório Superior de Música de Gaia.
Orientador
Irma Lizi Castro Correia Amado (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2013 Júlio Luís da Silva Cunha Viana. (2013).“Uma Educação Especial pelas Artes, para uma educação com Arte: A Música como animação e fonte de bem-Estar” [“Arts and Special Education: edutainment and wellbeing through Music”]. Dissertation. (Master’s Degree in Art and Education). Universidade Aberta.
Arguente principal
Júlio Luís da Silva Cunha Viana (Mestrado)
2013 Carla Manuela de Oliveira Teves. (2013). ”Avaliação dos Efeitos da Aplicação de Diferentes Práticas Instrumentais nas Aulas de Educação Musical a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico” [“Evaluating the outcomes of diverse instrument practices in Music Education classes from the 2nd cycle of Basic Education”]. Dissertation. (Master’s Degree in Art and Education). Universidade Aberta.
Arguente principal
Carla Manuela de Oliveira Teves (Mestrado)
2013 Ana Isabel Machado Fortunato. (2013). ”O papel das actividades de Expressão Artística na transmissão das tradições culturais no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia” [“The role of Artistic Expression in transmitting cultural traditions: the schools of Atouguia da Baleia”]. Dissertation. (Master’s Degree in Art and Education). Universidade Aberta.
Arguente principal
Ana Isabel Machado Fortunato (Mestrado)
2013 Cláudia Maria Santos Reis. (2013). “A importância da Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico: conceção, implementação e avaliação do Projeto ‘TUM-TUM’” [“The importance of Artistic Education in the 1st cycle of Basic Education: designing, implementing and evaluating project ‘TUM-TUM’”]. Dissertation. (Master’s Degree in Art and Education). Universidade Aberta.
Arguente principal
Cláudia Maria Santos Reis (Mestrado)
2013 Júlio Luís da Silva Cunha Viana. (2013).“Uma Educação Especial pelas Artes, para uma educação com Arte: A Música como animação e fonte de bem-Estar” [“Arts and Special Education: edutainment and wellbeing through Music”]. Dissertation. (Master’s Degree in Art and Education). Universidade Aberta.
Arguente principal
Júlio Luís da Silva Cunha Viana (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 Pedro Bento Costa e Silva de Castro. (2012). “Do currículo à flexibilização curricular” [“From curriculum to curriculum flexibility”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Instituto Piaget.
Arguente principal
Pedro Bento Costa e Silva de Castro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Elsa de Lurdes Espírito Santo Morais. (2012). “O efeito das aulas de expressão musical, como veículo de inclusão, numa criança com autismo” [“The effect of Musical Expression in the social inclusion of autist children”]. Dissertation. (Master’s Degree in Special Education). Instituto Piaget.
Arguente principal
lsa de Lurdes Espírito Santo Morais (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 João Pedro da Rocha Alves. (2012). “A Educação Musical como factor de Inclusão de alunos com Trissomia 21” [“Music as a factor in the social inclusion of children with Down Syndrome”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Instituto Piaget.
Arguente principal
João Pedro da Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Esselinda Guilhermina Gomes Magano. (2012). “A verdadeira essência da Música no 3º Ciclo” [“The true essence of Music in the 3rd cycle of Basic Education”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Instituto Piaget.
Arguente principal
Esselinda Guilhermina Gomes Magano (Mestrado)
2012 Maria Guilhermina Matos Henriques. (2012). “Motivação dos alunos através da prática musical no 3º Ciclo do Ensino Básico” [“Music Teaching and Student motivation in the 3rd cycle of Basic Education”]. Dissertation. (Master’s Degree in Music Teaching). Instituto Piaget.
Arguente principal
Maria Guilhermina Matos Henriques (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/07/27 - Atual Common Ground Research Networks Scientific Reviewer
Avaliador
Common Ground Research Networks - University of Illinois Research Park , Estados Unidos
2020/09/24 - 2020/09/26 Membro da Comissão de Avaliação das "VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música: Perspetivando o Ensino de Música para navegar no futuro: Educação Artística 4.0
Avaliador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/04/03 - Atual Área de Docência [Docência Area] Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/11/27 - 2021/11/27 Área de Docência [ Docência Area] - Workshop de Pedagogia Musical [Musical Pedagogy Workshop] Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/01/11 - 2020/01/11 Seminário de Didáctica da Música [Music Didactics Seminar] Mestrado em Ensino de Música. Escola das Artes. Universidade Católica Portuguesa. Porto. Portugal. Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011/09/01 - 2019/07/31 Didáctica da Música [Didactics of Music] - Psicopedagogia da Musica [ Psychopedagogy of Music] - Áreas Artísticas e Interculturalidade [Artistic Areas and Interculturality] - Metodologias de Investigação [Research Methods] - Projecto Educativo [Educational Project] Mestrado em Ensino de Música, om especialidades em Canto e em Música de Conjunto [Master in Music Teaching, with specialties in Singing and Group Music] - Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG) [Superior Conservatory of Music of Gaia (CSMG Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2011/09/01 - 2019/07/31 Exerceu funções de Professora Coordenadora no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG), no âmbito dos Mestrados em Ensino de Música, com especialidades em Canto e em Música de Conjunto. Colaborou na fundação destes Mestrados, e na lecionação e orientação das seguintes Unidades Curriculares: • Didáctica da Música. • Metodologias de Investigação. • Psicopedagogia da Música. • Áreas Artísticas e Interculturalidade. • Projecto Educativo. • Estágio/Prática Pedagógica Supervisionada Mestrado em Ensino de Música com especialidades em Canto e em Música de Conjunto (Mestrado) Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2018/04/09 - 2018/04/09 Seminário de Didáctica da Música {Music Didactics Seminar]. Mestrado em Ensino de Música. Escola das Artes. Universidade Católica Portuguesa. Porto. Portugal. Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2000/02 Participou no "Programa 2", da "Rádio Difusão Portuguesa". A Entrevista consistiu numa abordagem à temática : "Metodologias do Ensino da Música Para Crianças" [Participated in "Program 2", of "Rádio Difusão Portuguesa". The Interview consisted of an approach to the theme: "Methodologies for Teaching Music to Children"}. "Programa 2", da "Rádio Difusão Portuguesa
2000/02 Concedeu Entrevistas ao "Jornal de Gondomar", ao "Notícias de Gondomar" e ao "Gondomar Actual" sobre o lançamento do livro "metodlogias do Ensino da Música para Crianças" [He gave interviews to "Jornal de Gondomar", "Notícias de Gondomar" and "Gondomar Actual" about the launch of the book "Methodologies for Teaching Music to Children"]. "Jornal de Gondomar" "Notícias de Gondomar" "Gondomar Actual"
2000 Concedeu Entrevistas ao "Jornal de Gondomar", ao "Notícias de Gondomar" e ao "Gondomar Actual" sobre a "A aprendizagem da Música através de Concertos Didáctico-Pedagógicos de Guitarra" [He gave interviews to "Jornal de Gondomar", "Notícias de Gondomar" and "Gondomar Actual" about "Learning Music through Didactic-Pedagogical Guitar Concerts"]. "Jornal de Gondomar" "Notícias de Gondomar" "Gondomar Actual"
1993/02/22 Concedeu uma Entrevista ao "Jornal de Notícias", sobre a realização de um "Concerto Didáctico-Pedagógico para Professores", realizado no Salão Àrabe, do Palácio da Bolsa, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa [He gave an interview to "Jornal de Notícias", about the realization of a "Didactic-Pedagogical Concert for Teachers", held at Salão Àrabe, at Palácio da Bolsa, with the Lisbon Metropolitan Orchestra]. "Jornal de Notícias"
1989/02/05 Concedeu uma Entrevista ao "Jornal de Notícias", sobre o tema " Divulgação da Música nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico"[Granted an Interview to "Jornal de Notícias", on the theme "Dissemination of Music in Primary Schools"]. "Jornal de Notícias"
1988/05/29 Concedeu Entrevistas ao "Jornal de Notícias", ao "Comércio do Porto" e ao "1º de Janeiro" sobre a realização de um "Concerto Didáctico-Pedagógico" para Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico [He gave interviews to "Jornal de Notícias", "Comércio do Porto" and "1º de Janeiro" about the realization of a "Didactic-Pedagogical Concert" for Children of the 1st Cycle of Basic Education]. "Jornal de Notícias" "Comércio do Porto" "1º de Janeiro"

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2016/02/22 - 2016/02/22 Participação no Programa " A Praça". A entrevista concedida versou o lançamento do livro " Metodologias do Ensino da Música para Crianças - Pedagogos, Teorias, Modelos e Experiências. Invesitgação Científica aplicada à Didáctica da Música"[Participation in the "A Praça" Program. The interview granted included the launch of the book "Methodologies for Teaching Music to Children - Pedagogues, Theories, Models and Experiences. Scientific Research applied to Music Didactics"]. " Metodologias do Ensino da Música para Crianças - Pedagogos, Teorias, Modelos e Experiências. Invesitgação Científica aplicada à Didáctica da Música"["Methodologies for Teaching Music to Children - Pedagogues, Theories, Models and Experiences. Scientifi
2010/10/09 - 2010/10/09 Participação num programa televisvo da "TV Local Visão". Durante a apresentação do Livro " Música, Educação Artística e Interculturalidade" (2010), a autora concedeu uma entrevista sobre a temática, nas instalações do Clube Literário do Porto [Participation in a television program of "TV Local Visão". During the presentation of the book "Music, Artistic Education and Interculturality (2010), the author gave an interview on the subject, at the premises of Clube Literário do Porto]. " Música, Educação Artística e Interculturalidade" ["Music, Art Education and Interculturality"]
2000/02/19 - 2000/02/19 Participação no "Telejornal da RTP1" com o lançamento do livro "Metodologias do Ensino da Música para Crianças". Este lançamento contou com a presença de personalidades representativas das diversas Metodologias constantes no livro, nacionais e internacionais [Participation in the "RTP1 newscast" with the launch of the book "Methodologies for Teaching Music to Children". This launch was attended by personalities representing the various Methodologies in the book, national and international]. "Metodologias do Ensino da Música para Crianças"["Methodologies for Teaching Music to Children"]
1999/12/23 - 1999/12/23 Participação no Programa " Praça da Alegria". Entrevista concedida sobre a importãncia do Ensino e aprendizagem da Música através de Metodologias inovadoras e dinâmicas, provenientes de grandes pedagogos [Participation in the "Praça da Alegria" Program. Interview granted on the importance of Teaching and Learning Music through innovative and dynamic Methodologies, coming from great pedagogues]. " A guitarra na Escola como instrumento motivador da aprendizagem musical" ["The guitar at school as a motivating instrument for musical learning"]
1999 - 1999 Participação no Programa "Bom Dia". Entrevista cocedida cujo foco central se situou na importãncia da "Aprendizagem da Música através da prática instrumental"[Participation in the "Bom Dia" Program. Interview conducted whose central focus was on the importance of "Learning Music through instrumental practice"]. "Aprendizagem da Música através da prática instrumental"["Learning Music through instrumental practice"].
1991/06/24 - 1991/06/24 Participação no Programa "Bom Dia". Entrevista concedida sobre: "A Música e sua importência na educação global e na educação artística"[Participation in the "Bom Dia" Program. Interview given on: "Music and its importance in global education and artistic education"]. "A Música e sua importência na educação global e na educação artística"["Music and its importance in global education and artistic education"]
1988/05/20 - 1988/05/20 Participação no Programa "Às Dez". Apresentação do "Projecto Divulgaçação da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico". Implementado pela autora na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) pela acção directa do Ministro da Educação Roberto Carneiro [Participation in the Program "At Ten". Presentation of the "Project for the Dissemination of Music in the 1st Cycle of Basic Education". Implemented by the author in the Regional Directorate of Education of the North (DREN) by the direct action of the Minister of Education Roberto Carneiro]. "Projecto Divulgaçação da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico"["Project for the Dissemination of Music in the 1st Cycle of Basic Education"]
1984/11/25 - 1984/11/25 Participação no Programa " A Hora dos Talentos" com um grupo de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, apresentando "Músicas e Danças do século XVIII". Estas actividades integradas no Projecto denominado "Divulgação da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico". [Participation in the "A Hora dos Talentos" Program with a group of children from the 1st cycle of Basic Education, presenting "Songs and Dances of the 18th century". These activities are part of the Project called "Dissemination of Music in the 1st Cycle of Basic Education"] "Músicas e Danças do século XVIII"["Songs and Dances of the 18th century"]
1984 - 1984 Participção no Programa "A Festa Continua", acompanhada com um grupo de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaram-se danças e canções do "Repertório Tradiconal Português", na mesma linha da "Divulgação da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico" [Participation in the "A Festa Continua" Program, accompanied by a group of children from the 1st Cycle of Basic Education. Dances of songs from the "Repertório Tradicional Português" were presented, along the same lines as "Dissemination of Music in the 1st Cycle of Basic Education"]. "Música no 1º Ciclo do Ensino Básico ["Music in the 1st Cycle of Basic Education"]

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009 - 2020 Associação de Wuytack de Pedagogia Musical (AWPM) Cursos de Formação para Professores e Educadores
1985 - 2020 Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) Cursos de Formação de Música para Professores e Educadores
1971 - 2020 Associação Luso-Espanhola de Pedagogia (ALEP) Formadora acreditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua (CCFC) - Braga

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/07/07 - Atual Membro da Common Ground Research Networks
Membro
Common Ground Research Networks - University of Illinois Research Park , Estados Unidos
2020/09/24 - 2020/09/24 Membro da Comissão Científica das "VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Especializado da Música: Perspetivando o Ensino de Música para navegar no futuro: Educação Artística 4.0"
Membro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009/10/09 - 2020 Membro Integrado do Conselho Científico do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa [Integrated Member of the Scientific Council of CITAR - Center for Research in Science and Technology of the Arts, School of the Arts, Catholic Portuguese University].
Membro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012/10/12 - 2019/07/31 Membro eleito do Conselho Científico do Conservatório Superior de Música de Gaia [Elected member of the Scientific Council of the Superior Conservatory of Music of Gaia].
Membro
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
2014/04/13 - 2014/04/20 Membro da Comissão Artística, Cultural e Científica do "Encontro Artes e Educação com os Artenautas do Brincar", promovido pela Universidade Aberta, Lisboa, Portugal [Member of the Artistic, Cultural and Scientific Committee of the "Arts and Education Meeting with Artenautas do Brincar", promoted by Universidade Aberta, Lisboa, Portugal].
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2013/03/24 - 2013/03/31 Membro da Comissão Artística, Cultural e Científica do "Encontro Artes e Educação com os Artenautas do Côa", ptomovido pela Universidade Aberta, Lisboa, realizado de 24 a 31 de Março de 2013, em Vila Nova de Foz Côa, Portugal [Member of the Artistic, Cultural and Scientific Committee of the "Arts and Education Meeting with Artenautas do Côa", promoted by Universidade Aberta, Lisboa, held from 24 to 31 March 2013, in Vila Nova de Foz Côa, Portugal].
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2002/01/09 - 2003/07/31 Presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto ( CEI)- Gondomar
Presidente / Vice-presidente
Ministério da Educação, Portugal
1999/01/09 - 2000/07/31 Presidente da Comissão Excutiva Instaladora do Agrupamento de Escolas de S. Cosme (CEI) - Gondomar
Presidente / Vice-presidente
Ministério da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

1990 Concurso Nacional de Projectos
Instituto de Inovação Educacional, Portugal

Título

2020 Membro da "International Learning Network" - "Common Ground Research Networks"
Common Ground Research Networks, Estados Unidos
2020 Membro da "Research Network of New Directions in the Humanities" - "Common Ground Research Networks"
Common Ground Research Networks, Estados Unidos
2019 Membro da " Research Network of New Directions in the Humanities" - "Common Ground Research Networks"
Common Ground Research Networks, Estados Unidos

Outra distinção

1994 Licença Sabática
Ministério da Educação, Portugal