???global.info.a_carregar???
Ana Maria Liberal completed a PhD in Music History at Santiago de Compostela University. Her research interests are focused on Portuguese musical heritage and musical exchanges between Portugal, Europe and Brazil in the 19th and early 20th centuries. She has a relevant research activity in Portugal, Spain and Brazil being a member of the international research groups: Interdisciplinary Studies in Musical Sciences, housed at the University of Pelotas, Brazil; Caravelas - Study Group for the History of Luso-Brazilian Music, housed at FCSH-Nova Lisbon University, Portugal; and Organistrum - Research Group., housed at Santiago de Compostela University. Ana Maria Liberal has been coordinating the ground breaking research project Inventorying, cataloguing and digitization of the Musical Fund of the Northern Portugal Culture Directorate (DRCN), launched in 2017 by CESEM-P.PORTO in partnership with DRCN, aimed at cataloguing and studying the important musical collection held in their archives. She was also involved in the research teams of the projects Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries, developed at Aveiro University, and The old S. João Theater of Porto (1798-1908): heritage and theatrical culture in the North of Portugal, developed at CESEM-P.PORTO. She has edited musical scores by Portuguese composers Eurico Tomás de Lima and Cláudio Carneiro and her publications include the book Club Portuense: Catalogue of the musical archives (Porto: Club Portuense, 2007). Ana Maria Liberal is also co-author of a collection of three books titled Casas da Música no Porto (Palaces of Melody: an historical survey of music venues, in the English version, 2009-2011) and of the book «En pèlerinage avec Liszt»: Virtuosos, Repertoire and Performing Venues in 19th-Century Europe (Italy: Brepols Publishers, 2014). For the last ten years she has been working with Fundação Casa da Música doing pre-concert talks, presenting commented concerts with the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música and writing program notes for a wide range of concerts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Liberal

Nomes de citação

  • Liberal, Ana Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
471B-FA32-B3D9
ORCID iD
0000-0002-0419-1129

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Tertúlias Musicais: recordar 80 anos do Curso de Música Silva Monteiro (Musical Gatherings: remembering the 80th aniversary of Silva Monteiro Musical Course)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17/20
2006/09/19
Concluído
Doutoramento em História da Música (Doktor (PhD))
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"A vida musical no Porto na segunda metade do séc. XIX: o pianista e compositor Miguel Angelo Pereira (1843-1901) [Porto's musical life in the 2nd half of the nineteenth century: the pianist and composer Miguel Ângelo Pereira (1843-1901)]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2000
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Musical (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Bernardo Moreira de Sá (1853-1924), personalidade marcante na vida musical portuense [Bernardo Moreira de Sá (1853-1924): outstanding figure in Porto musical life]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17/20
1992
Concluído
Licenciatura em Engenharia Civil - Ramo Produção (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
"Dimensionamento do Centro Desportivo de Amares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
12/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007/06 - 2013/09 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2006 - 2010 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2006/09 - 2007/08 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2002/09 - 2005/08 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - Atual CESEM-P.Porto (Research Centre Pole) Vice-Coordinator Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - 2022/06 Membro do EIPP - Unidade de eLearning e Inovação Pedagógica, do Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/05 - 2019/12 CESEM-P.Porto (Research Centre Pole) Coordinator Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2006/09/01 - 2007/08/31 Coordinator of the Music Degree Programme Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/09/01 - Atual Galicia-América: Música civil, ideología e identidades culturales a través del Atlántico (1800-1950)
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Xeografía e Historia, Espanha
España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/03/01 - 2024/08/31 Music in concertato style from the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto 1764-1834
2022.01889.PTDC
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01/03 - 2020 The old S. João Theater of Porto (1798-1908): heritage and theatrical culture in the North of Portugal
CESEM-P.PORTO/TSJ/2016
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/07/04 - 2019/12/31 Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/07/01 - 2019/06/30 TheRoute - Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitors' Profile Adaptation and Context Awareness
SAICT-POL/23447/2016
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2006/09/30 Music for Children: Inventory and Study of the Portuguese Musical Repertoire for Childhood
CESC-UM/2001/MusicaInfancia
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação
Concluído
2002/07/01 - 2003/07/31 A VIDA MUSICAL NO PORTO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: O COMPOSITOR MIGUEL ÂNGELO PEREIRA
SFRH/BD/7078/2001
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/01/03 - Atual Inventorying, cataloging and digitalization of the musical collection of the former Museum of Ethonography and History – Porto
CESEM-P.PORTO/EspólioMusical/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Em curso
2008/10/01 - 2008/12/31 An Inventory of the Orpheon Portuense collection
CITAR/OP/2008
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
FUNDAÇÃO CASA DA MÚSICA
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Liberal, Ana Maria. "“Um talento transcendente”: a actividade concertística do pianista português Miguel Ângelo Pereira (1843-1901) no Rio de Janeiro entre 1860 e 1864". Trabalho apresentado em V Congreso ARLAC/IMS, 2022.
    10.13140/RG.2.2.32017.71528
  2. Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Oliveira, Lino; Peres, Paula; Castro, António de; Araújo, Maria José; Lima, Vanda; et al. "E-Comunicando: desafios na implementação de uma conferência com emissão streaming". Trabalho apresentado em 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2019.
  3. Liberal, Ana Maria. "Opera, opereta e música de cena no espólio do compositor Lucien Lambert” (Opera, operetta and stage music at Lucien Lambert’s collection)". Trabalho apresentado em Opera Studies - CESEM's Internal Simposium, Lisbon, 2017.
  4. Liberal, Ana Maria. "Música, cultura e identidade nas relações musicais luso-brasileiras de finais do séc. XIX [Music, culture and identity in musical exchanges between Portugal and Brazil in the late 19th century]". Trabalho apresentado em Música, Cultura e Identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido, São Paulo, 2015.
    Publicado
  5. Liberal, Ana; Goldberg, Luiz Guilherme. "Relações musicais luso-brasileiras: o caso de As Uyáras". Trabalho apresentado em XXV Congresso da ANPPOM, Espírito Santo, 2015.
    Publicado
  6. Liberal, Ana Maria. "Miguel Ângelo Pereira, "organista particular da capela de S. M. o Imperador do Brasil"". Trabalho apresentado em Congresso Internacional "A Música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico", Lisboa, 2013.
    Publicado
  7. Liberal, Ana Maria. "Quatro leituras musicais sobre o poema Canção Perdida de Guerra Junqueiro". Trabalho apresentado em Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música, Lisboa, 2012.
    Publicado
  8. Liberal, Ana Maria; Sérgio C. Andrade; Rui Pereira. "Palcos do Porto Romântico". Trabalho apresentado em I Congresso "O Porto Romântico", Porto, 2011.
    Publicado
  9. Liberal, Ana Maria. "Bernardo Moreira de Sá (1853-1924), uma referência na história do ensino da música em Portugal". Trabalho apresentado em I Encontro de História do Ensino da Música em Portugal, Braga, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Liberal, Ana Maria. "Qualificação do corpo docente de EaD (Qualification of the Academic Staff in Distance Learning Programmes)". Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning ( 2 (2019): https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/357.
    Publicado
  2. Liberal, Ana Maria. "A Música da Casa-segunda parte: Outono e Inverno". Brotéria 185 2/3 (2017): 429-433.
    Publicado
  3. Liberal, Ana Maria. "'Succès absolument formidable!!!!!' A propósito dos 25 anos da morte do compositor Olivier Messiaen ['Succès absolument formidable!!!!!' Regarding the 25th aniversary of Olivier Messiaen's death (1908-1992)]". Brotéria 184 4 (2017): 520-525.
    Publicado
  4. Liberal, Ana Maria. "A Música da Casa – primeira parte: Primavera e Verão". Brotéria 183 (2017): 421-425.
    Publicado
  5. Liberal, Ana Maria. "A propósito dos 150 anos do Palácio de Cristal. A primeira sala de concertos do Porto [150th aniversary of the Crystal Palace, Porto's first concert hall] ]". Glosas 14 (2016): 75-79.
    Publicado
  6. Ana Maria Liberal; Liberal, Ana Maria. "Antonio Reparaz, un músico español en Oporto: nuevos datos para su biografía". Cuadernos de Musica Iberoamericana 19 19 (2010): 89-113.
    Publicado
  7. Liberal, Ana Maria. "Music Societies in the 19th Century Oporto : Private Spaces of Amateur and Professional Music Making". Journal of Science and Technology of the Arts 1 1 (2009): http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v1i1.13.
    10.7559/citarj.v1i1.13
  8. Liberal, Ana Maria. "Music societies in the 19th century Oporto: private spaces of amateur and professional music making". CITARJ 1 1 (2009): 53-71.
    Publicado
  9. Liberal, Ana Maria. "Miguel Ângelo Pereira (1843-1901). Apontamentos para uma biografia". Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical 113 (2002): 8-9.
    Publicado
  10. Liberal, Ana Maria. "Miguel Ângelo Pereira (1843-1901). Apontamentos para uma biografia". Revista da APEM 113 (2002): 8-9.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Liberal, Ana Maria. "Cruzando o Oceano Atlântico: Alberto Nepomuceno no Orpheon Portuense". In Alberto Nepomuceno: reflexões sobre um artista, 29-37. Pelotas, Brasil: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2023.
    Publicado
  2. Liberal, Ana Maria. "De Pará a Buenos Aires: las giras artísticas de Vianna da Motta y Moreira de Sá a América del Sur en la Belle Époque". In Los Caminos de América, 219-224. Santiago de Compostela, Espanha: Universidad de Santiago de Compostela, 2022.
    Publicado
  3. Liberal, Ana Maria. "O espólio do pianista e compositor Lucien Lambert como fonte primária para o estudo do património musical luso-brasileiro [The collection of the pianist and composer Lucien Lambert as primary source for the study of Portuguese and Brazilian musical heritage]". In Musicologia e Diversidade, 61-73. Goiânia, Brasil: Appris Editora, 2020.
    Publicado
  4. Liberal, Ana Maria. "A sala de concertos do Porto do Romantismo". In O velho Teatro de S. João (1798-1908). Teatro e música no Porto do longo séc. XIX, 267-298. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  5. Liberal, Ana Maria. "Sociedade de Quartetos (1874-1881): «uma sociedade destinada a propagar o gosto pela música clássica no Porto» [Quartet Society (1874-1881): “a society whose aim was to develop interest in classical music” in Porto]". In Pensar a Música III [Thinking about Music III], editado por Maria Helena Vieira; Armindo Cachada, 47-60. Guimarães, Portugal: Sociedade Musical de Guimarães/Universidade do Minho, 2018.
    Publicado
  6. Liberal, Ana Maria. "Miguel Ângelo Pereira, um português na «Capela de S. M. o Imperador do Brasil [Miguel Ângelo Pereira, a Portuguese musician in the Chapel of His Majesty the Emperor of Brazil]]". In Estudos Musicológicos Luso-Brasileiros [Portuguese and Brazilian Musicological Studies], editado por Luis Guilherme Goldberg; Ruthe Pocebon. Pelotas, Brasil: Universidade Federal de Pelotas, 2017.
    Publicado
  7. Liberal, Ana Maria; Rui Pereira. "Liszt in the Cage: The Repertoire of Virtuosi Visiting Porto until the First World War". In «En pèlerinage avec Liszt»: Virtuosos, Repertoire and Performing Venues in 19th-Century Europe, editado por Fulvia Morabito, 185-197. Itália: Brepols Publishers, 2014.
    Publicado
  8. Liberal, Ana Maria. "Compositores junqueirinos". In A Música de Junqueiro, editado por Henrique Manuel Pereira, 81-91. Porto, Portugal: Som e Imagem, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Goldberg, Guilherme; Liberal, Ana Maria; Pacheco, A. J. V.. Alberto Nepomuceno: reflexões sobre um artista. Pelotas, Brasil: UFPel. 2023.
    Publicado
Livro
  1. Liberal, Ana Maria. Agenda temática do professor 2017-18. Compositores portugueses [Teacher thematic diary 2017-18: Portuguese Composers]. Portugal: Santillana. 2017.
    Publicado
  2. Liberal, Ana Maria; Rui Pereira; Sérgio C. Andrade. Casas da Música no Porto: para a história da cidade, 3.º volume: séc. XX (2.ª parte). Porto, Portugal: Fundação Casa da Música. 2011.
    Publicado
  3. Liberal, Ana Maria; Rui Pereira; Sérgio C. Andrade. Casas da Música no Porto: para a história da cidade. 2.º volume: séc. XX (1.ª parte). Porto, Portugal: Fundação Casa da Música. 2010.
    Publicado
  4. Liberal, Ana Maria; Pereira, Rui; Andrade, Sérgio C.. Palaces of Melody: an historical survey of music venues in Porto: 20th century (part one). Portugal: Fundação Casa da Música. 2010.
  5. Rui Pereira; Sérgio C. Andrade. Casas da Música no Porto: para a história da cidade. 1.º volume: séculos XVIII e XIX. Porto, Portugal: Fundação Casa da Música. 2009.
    Publicado
  6. Liberal, Ana Maria; Rui Pereira; Sérgio C. Andrade. Palaces of Melody: an historical survey of music venues in Porto, volume I: 18th and 19th centuries. Porto, Portugal: Fundação Casa da Música. 2009.
    Publicado
  7. Liberal, Ana Maria. Club Portuense. Catálogo do Espólio Musical. Porto, Portugal: Club Portuense. 2007.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Liberal, Ana Maria; Capelán, Montserrat. "El Eje Atlántico: rutas musicales entre el norte de Portugal, Galicia y Latinoamérica". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional MUSAM, Oviedo, 2023.
    Publicado
  2. Liberal, Ana Maria. "“Voilà deux jeunes artistes qui font grand honneur au nouveau monde”: las giras a Francia y Bélgica del pianista francés Lucien Lambert y del violinista brasileño Maurice Dengremont en 1870". Trabalho apresentado em Music, Cultural Politics, and Identities: Transatlantic Encounters between European and Latin American Music and Musicians, Paris, 2023.
    Publicado
  3. Almeida, Ines Thomas; Marreco Brescia, Rosana; Liberal, Ana Maria. "Cloistered women, freed musicians: the musician nuns of the Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto (Portugal)". Trabalho apresentado em The Fourth International Conference on Women’s Work in Music, Banghor, 2023.
    Publicado
  4. Liberal, Ana Maria. "A Rota dos Salões de Concertos no Porto da primeira metade do séc. XX". Trabalho apresentado em 7º Encontros Património, Artes e Turismo Cultural «Viagens, itinerários e rotas em revisão confinada – Parte 2», Porto, 2021.
    Publicado
  5. Liberal, Ana Maria. "Decididamente, esta vez no tuvimos mucha suerte en América”: relaciones musicales iberoamericanas en la Belle Époque a través de la correspondencia de Moreira de Sá y Vianna da Motta". Trabalho apresentado em III Congreso MUSAM «Músicas Iberoamericanas: caminos, redes y circuitos», Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
  6. Liberal, Ana Maria; Vermes, Monica; Goldberg, Luiz Guilherme. "Entre o Porto e o Rio: Contribuições para o estudo da Belle Époque musical luso-brasileira [Beetwen Porto and Rio: Contributions to the study of the Portuguese and Brazilian music in Belle Époque]". Trabalho apresentado em IV Congreso ARLAC/IMS – Asociación Regional para América Latina y El Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología, Buenos Aires, 2019.
    Publicado
  7. Liberal, Ana Maria. "Inovação Pedagógica na oferta de cursos de mestrado: estudo de caso do mestrado em Assessoria em Comunicação Digital [Pedagogical innovation in the offer of master's courses: the case study of the master's degree in Digital Communication Advisory]". Trabalho apresentado em CNaPPES – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, 2019.
    Publicado
  8. Liberal, Ana Maria. "Presença feminina no fundo musical da Direcção Regional da Cultura do Norte (Female presence in the musical collection of the Northern Portugal Culture Directorate)". Trabalho apresentado em HaHp – Hidden Archives Hidden Practices: Debates about music-making, Aveiro, 2019.
    Publicado
  9. Liberal, Ana Maria. "O espólio do pianista e compositor Lucien Lambert como fonte primária para o estudo do património musical luso-brasileiro [The archive of the pianist and composer Lucien Lambert as primary source for the study of Portuguese and Brazilian musical heritage]". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Internacional de Musicologia [VIII Symposium on Musicology – Musicology and Diversity], Goiânia, 2018.
    Publicado
  10. Fonseca, Arrovani L.. "José Vianna da Motta e Bernardo Moreira de Sá: Dois Músicos Portugueses na Belle Époque brasileira [José Vianna da Motta and Bernardo Moreira de Sá: Two Portuguese Musicians in the Brazilian Belle Époque]". Trabalho apresentado em XII Encontro de Musicologia Histórica - Identidades Musicais Brasileiras: da Colônia à Belle Époque, Juiz de Fora, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cabral, Francisco Oliveira Cymbron Furtado. "A coleção de manuscritos musicais da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada: elaboração do catálogo". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23507.
  2. Poustovgar, Anastácia. "Prelúdios para piano dos compositores ucranianos Levkó Revutsky (1889-1977) e Boris Lyatoshinsky (1895-1968)". Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21390.
  3. Gomes, António João dos Santos Fernandes e Malta. "A influência da música tradicional portuguesa na fantasia para violino e piano Canções do Meu País de Augusto Marques Pinto (1838-1888)". Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21356.
  4. Hernando Villaverde, Noelia. "Música ibérica para percusión solista: estudio comparativo de obras de ocho compositores portugueses y españoles". Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21367.
  5. "O impacto das redes sociais na viralização da indústria musical – o caso do Tik-Tok". Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, 2022.
  6. Matos, Daniela Maria Seixeira de. "Recriar um concerto privado num salão burguês do Porto do final do século XVIII e início do século XIX". Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17183.
  7. Martins, Felipe Bastos Pinheiro. "A vida e a obra de Toninho Pinheiro: um pilar da bateria brasileira". Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17148.
  8. Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva. "A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César Franck". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10840.
  9. Alves, Ana Raquel Morais. "A influência de Lionel Tertis no florescimento do reportório para viola d´arco em Inglaterra no séc. XX: uma proposta de catalogação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10559.
  10. Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva. "A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César Franck". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10840.
  11. Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva. "A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César Franck". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10840.
  12. Alves, Ana Raquel Morais. "A influência de Lionel Tertis no florescimento do reportório para viola d´arco em Inglaterra no séc. XX: uma proposta de catalogação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10559.
  13. Silva, Gabrielle de Sousa da. "Eduardo Lucena: o seu contributo no panorama musical português do século XX". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8753.
  14. Silva, Gabrielle de Sousa da. "Eduardo Lucena: o seu contributo no panorama musical português do século XX". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8753.
  15. Caamaño Dominguez, Iria María. "Robert Schumann y el fragmento romántico: Fantasiestücke Op. 12". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8835.
  16. Caamaño Dominguez, Iria María. "Robert Schumann y el fragmento romántico: Fantasiestücke Op. 12". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8835.
  17. Fonseca, Ana Maria Liberal da. "Tertúlias musicais: recordar 80 anos do Curso de Música Silva Monteiro". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/4519.
  18. Fonseca, Ana Maria Liberal da. "Tertúlias musicais: recordar 80 anos do Curso de Música Silva Monteiro". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/4519.
  19. Fonseca, Ana Maria Liberal da. "Tertúlias musicais: recordar 80 anos do Curso de Música Silva Monteiro". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/4519.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2018. "Porto - Fragmentos da vida musical (Porto - Fragments of musical life)". In Porto - Fragmentos da vida musical.
Interpretação artística
  1. Robervaldo Linhares Rosa. 2018. Uma amizade franco-luso-brasileira: Carlos de Mesquita e Lucien Lambert (A French-Portuguese-Brazilian friendship: Carlos de Mesquita and Lucien Lambert). Pousada dos Pireneus, Pirenópolis.

Outros

Outra produção
  1. Programme notes for the Piano Recital by Alexander Malofeev at Casa da Música. Programme: Organ Concerto After Vivaldi, BWV 593 by Bach-Feinberg; Prelude & Nocturne for the left hand op. 9 by Alexader Scriabin; Tannhäuser Ouverture S. 442 by Wagner-Liszt; Piano Sonata no. 4, op. 56 by Mieczyslaw Weinberg; Piano Sonata no. 2, op. 36 by Sergei Rachmaninoff.. 2023. Liberal, Ana Maria.
  2. Program notes for the Piano Recital by Pedro Borges at Casa da Música. Programme: Fantasy in C major, Hob.XVII:4 by Joseph Haydn; Images (book 1), by Claude Debussy; Fantasia Baetica by Manuel de Falla; Choral Prelude op. 122, no. 11 “O Welt, ich muss dich lassen” by Brahms/Busoni; Piano sonata op. 5 by Johannes Brahms.. 2023. Liberal, Ana Maria.
  3. Program notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Ouverture Der Freischütz by Carl Maria von Weber; Cello concerto in A minor, op. 129 by Robert Schumann; Simphony no. 8 by Antonín Dvorák.. 2023. Liberal, Ana Maria.
  4. Programme notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Tannhäuser Ouverture by Richard Wagner, Romeo and Juliet by Piotr Ilyitch Tchaikovski and Petruska by Igor Stravinski.. 2022. Liberal, Ana Maria.
  5. Comments to the concert with the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Symphony no. 3, op. 90 by Johannes Brahms.. 2022. Liberal, Ana Maria.
  6. Comments to the concert with the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Symphony in A, op. 13, À Pátria” by José Viana da Mota.x. 2022. Liberal, Ana Maria.
  7. Programme notes for the Piano Recital by Nikolai Lugansky at Casa da Música. Programme: Sonata op. 27, no. 2 by Ludwig von Bethoven; Sonata n.º 2, op. 75, by Aleksandr Glazunov; Estampes by Claude Debussy; Prelude, Choral and Fugue op. 21 by César Franck.. 2022. Liberal, Ana Maria.
  8. Programme notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Variations on “America” (orq. William Schumann) by Charles Ives; Moldau by Bedrich Smetana; Symphony in A, op. 13, “À Pátria” by José Viana da Mota. 2022. Liberal, Ana Maria.
  9. Programme notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Symphony no. 2, op. 43 by Jean Sibelius, Cello concert op. 104 by Antonín Dvorák.. 2021. Liberal, Ana Maria.
  10. Programme notes for the Piano Recital by Grigory Sokolov at Casa da Música. Programme: Polonaises op. 26, no. 1 and 2, op. 44 and op. 53 by Fryderyck Chopin; 10 Preludes op. 23 by Sergei Rachmaninoff.. 2021. Liberal, Ana Maria.
  11. Programme notes for the Piano Recital by David Craveiro at Casa da Música. Programme: Herzlich tut mich verlangen, Choral-Prelude op. 122, no. 10 by Brahms/Busoni; 32 Variations in c minor WoO 80 by Beethoven; Abegg Variatins op. 1 by Robert Schumann; Étude no. 11, “Pour les arpèges composés” and Estampes: 1. Pagodes, 3. Jardins sous la pluie by Claude Debussy; Variations op. 41 by Nikolai Kapustin.. 2021. Liberal, Ana Maria.
  12. Programme notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Ouverture and arias from Le Nozze di Figaro by Wolfgang Amadeus Mozart, Ouverture and arias from La Fille au Regiment and L’Elixir d’Amore by Gaetano Donizetti and Symphony nr. 4, op. 60 by Ludwig van Beethoven.. 2020. Liberal, Ana Maria.
  13. Programme notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música Soloists – String Octet and Brass Quintet. Programme: Four Madrigals (ed. by Raymond Mase) by Claudio Monteverdi, 17th Century Dance Suite by Thomas Simpson/William Brade, Fancies, Toyes and Dreams (ed. by Elgar Howarth) by Giles Farnaby and String Octet in E flat op. 20 by Felix Mendelssohn.. 2020. Liberal, Ana Maria.
  14. Programme notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Programme: Nuages et Fêtes by Claude Debussy, Horn concert nr. 2 and Der Rosenkavalier Suite by Richard Strauss and Valses Nobles et Sentimentales by Maurice Ravel.. 2020. Liberal, Ana Maria.
  15. Programme notes for the Piano Recital by Alexandra Dovgan at Casa da Música. Programme: Piano sonata op. 13 by Ludwig van Beethoven, Fantaisie-Impromptu op. 66, Two Waltzes op. 64 and Four Mazurkas op. 68 by Fryderyk Chopin, Prelude, Gavotte and Gigue from Violin Partita in E by Bach/Rachmaninoff, Five Preludes (op. 23 e op. 32) and Daisies from Romances op.38 by Sergei Rachmaninoff, Scherzo from A Midsummer Night's Dream by Mendelssohn/Rachmaninoff.. 2020. Liberal, Ana Maria.
  16. Program notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Program: Die Natali by Samuel Barber, Suite from Hänsel und Gretel by Engelbert Humperdinck and Symphony no 3, “Organ” by Camille Saint-Saëns. 2019. Liberal, Ana Maria.
  17. Program notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Program: Piano Concerto no 18 in B flat major by Wolfgang Amadeus Mozart and Symphony ‘Manfred’ by Tchaikovsky. 2019. Liberal, Ana Maria.
  18. Program notes for the Piano Recital by Kathia Buniatishvili. Program: Piano Sonatas op. 31, no 2, op. 27 no 2, op. 13 and op.55 by Ludwig von Beethoven. 2019. Liberal, Ana Maria.
  19. Program notes for the Cello Recital by Marc Coppey at Casa da Música. Program: Suite no. 3 in C minor, BWV 1009 by Johann Sebastian Bach, Trois Strophes sur le nom de Sacher by Henri Dutilleux, Sonata for cello, op. 8 by Zoltán Kodaly. 2019. Liberal, Ana Maria.
  20. Program notes for the Piano Recital by Alexander Romanowsky at Casa da Música. Program: Études op. 10 and op. 25 by Fryderyk Chopin. 2019. Liberal, Ana Maria.
  21. Program notes for the Concert of the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música. Program: Night’s Blackbird (Portuguese première) by Sir Harrison Birtwistle, Songs and Dances of Death and Night on Bald Mountain by Modest Mussorgski and Petruchka by Igor Stravinski. 2019. Liberal, Ana Maria.
  22. Program notes for the Concert of Casa da Música Choir. Gloria in cielo, Laude novella sai cantata-Anonimous; Asperges me-F. de Magalhães; Nemo te condemnavit-Mel Cardoso; Versa est in luctum-A. Lobo; La Bella Incorrupta-Mel de Sumaya; Magnificat Sexti Toni-H. Franco; Bevity-A. Wood; I am the Rose of Sharon-W. Billings; Bendita Sabedoria-H. Villa-Lobos; Kleine Litanei, And I heard a voice-A. Pärt, ear for EAR-J. Cage; Guard my tongue-J. Wolfe. 2019. Liberal, Ana Maria.
  23. Palestra pré-concerto "Concerto para piano e orquestra de Bartók". 2013. Liberal, Ana Maria.
  24. Concerto comentado "O tema de Joly". 2012. Liberal, Ana Maria.
  25. Palestra pré-concerto "O regresso de Midori". 2012. Liberal, Ana Maria.
  26. Palestra pré-concerto "Fantasia escocesa". 2012. Liberal, Ana Maria.
  27. Palestra pré-concerto "O génio de Beethoven". 2011. Liberal, Ana Maria.
  28. Conferência-recital "Miguel Ângelo Pereira (1843-1901), um músico barcelense na segunda metade do séc. XIX". 2011. Liberal, Ana Maria.
  29. Conferência-recital "Miguel Ângelo Pereira (1843-1901), um músico barcelense na segunda metade do séc. XIX". 2011. Liberal, Ana Maria.
  30. Palestra pré-concerto "Tradição Sinfónica". 2010. Liberal, Ana Maria.
  31. Palestra pré-concerto "Nacionalismos à parte". 2010. Liberal, Ana Maria.
  32. Palestra pré-concerto "A Herança de Haydn". 2009. Liberal, Ana Maria.
  33. Palestra pré-concerto "A Música no tempo de D. João VI". 2009. Liberal, Ana Maria.
  34. Conferência-recital "Visita a Miguel Ângelo Pereira e família". 2009. Liberal, Ana Maria.
  35. Conferência-recital "Visita ao casal Dubini e filhos". 2009. Liberal, Ana Maria.
  36. A vida musical no Porto na segunda metade do séc. XIX: o pianista e compositor Miguel Ângelo Pereira (1843-1901). 2006. Liberal, Ana Maria.
  37. Gradual. Partitura musical. 2005. Liberal, Ana Maria.
  38. Para os pequenos violoncelistas. Partitura musical. 2004. Liberal, Ana Maria.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/27 “Voilà deux jeunes artistes qui font grand honneur au nouveau monde”: las giras a Francia y Bélgica del pianista francés Lucien Lambert y del violinista brasileño Maurice Dengremont en 1870 Music, Cultural Politics, and Identities: Transatlantic Encounters between European and Latin American Music and Musicians
EHESS (Paris, França)
2022/01/12 Como era ser maestrina em Portugal no Estado Novo: o caso particular de Berta Alves de Sousa (1906-1997) Diálogos de Teoria – Ciclo “Música e Género”
Escola Superior e Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/06/14 De Pará a Buenos Aires: las digresiones de Vianna da Motta y Moreira de Sá a América del Sur en la Belle Époque XIX Congreso Internacional de la Asociación Española de Americanistas «Los Caminos de América»
Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2021/05/06 Gesto espontâneo: uma reflexão sobre as modalidades de avaliação no ensino à distância na ESMAE Forum Interno P.PORTO 2021
Instituto Politécnico do Porto
2021/04/10 Arquivos musicais na cidade do Porto Primeiro Seminário do Grupo de Investigação Música na Era Moderna do CESEM
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2019/11/11 Conservadorismo vs. evolução: a Sociedade de Quartetos e a crítica musical no Porto no último quartel do séc. XIX III Simpósio Internacional de Música e Crítica
Universidade Federal de Pelotas
2019/05/09 Curso de Música Silva Monteiro: a sua importância histórica e pedagógica a propósito dos seus 90 anos de vida Ana Maria Liberal
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2013/07/11 Dreaming of a Crystal Palace: The First Concerto Hall of Porto International Congress Recital and Urban Setting in the Nineteenth Century
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (La Spezia, Itália)
2013 Percursos da musicologia no Porto: passado, presente e futuro III Simpósio Nacional de Musicologia e V Encontro de Musicologia Histórica
Universidade Federal de Goiânia (Pirenópolis, Brasil)
2013 Miguel Ângelo Pereira, organista particular da Capela de S. M. o Imperador do Brasil Congresso Internacional "A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico"
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2013 Curso Musical Miguel Ângelo: Um novo templo onde podem prestar reverente culto à arte dos Mozarts e dos Webers III Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century
Departamento de Música da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2012 The sound of Porto in the 19th century: importing music from Europe 17th Biennal Conference on Nineteenth-Century Music
University of Edinburgh (Edinburgh, Reino Unido)
2012 Quatro leituras musicais sobre o poema Canção Perdida de Guerra Junqueiro Congresso Internacional "A Língua Portuguesa em Música"
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 A influência de Lionel Tertis no florescimento do reportório para viola d´arco em Inglaterra no séc. XX: uma proposta de catalogação
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César Franck
Coorientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Robert Schumann y el fragmento romántico: Fantasiestücke Op. 12
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2010 - 2010 O ensino do cavaquinho no 1.º ciclo do ensino básico como meio promotor do interesse das crianças pela música tradicional
Orientador
Mestrado em Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01/19 - 2023/01/20 Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes (2023/01 - 2023/01)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Pólo do CESEM, Portugal
2022/11/10 - 2022/11/12 ENIM 2022 - XI Encontro de Investigação em Música (2022/11/10 - 2022/11/12)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/01/12 - 2022/01/19 Organização do Ciclo "Música e Género" inserido no evento Diálogos de Teoria. (2022/01/12 - 2022/01/19)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/12/09 - 2021/12/11 III Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (2021/12/09 - 2021/12/11)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Departamento de Música da Universidade de Évora, Portugal
2021/10/14 - 2021/10/16 III Congreso MUSAM «Músicas Iberoamericanas: caminos, redes y circuitos» (2021/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Xeografía e Historia, Espanha
2020/11/04 - 2020/11/06 II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (2020/11/04 - 2020/11/06)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/10/15 - 2020/10/16 Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno (2020/10/15 - 2020/10/16)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Música, Brasil

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/06/17 - 2019/06/21 IX International Symposioum Musicology and Diversity promovido pela Universidade Federal de Goiânia. (2019/06/17 - 2019/06/21)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
2018/09/16 - 2018/11/25 A cycle of three concerts titled "Compositores do Porto" (Porto Composers) curated by Ana Maria Liberal, held at Museu Romântico (Romantic Museum), from September to December 2018, billed musical works from 19th and first half of 20th centuries Porto composers: Oscar da Silva, Luis Costa, Cláudio Carneiro, Hernâni Torres and Lucien Lambert (2018/09/16 - 2018/11/25)
Concerto (Coorganizador)
2013 - 2013 Congresso Internacional "A Música no Espaço Luso-Brasileiro: um panorama histórico"
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2012 - 2012 Congresso Musical de Guimarães Capital Europeia da Cultura - GUImaramus 2012
Congresso (Outra)
2011 - 2011 I Congresso O Porto Romântico
Congresso (Outra)
2009 - 2009 III Simpósio “Música e Músicos em Guimarães"
Simpósio (Outra)
2001 - 2001 IIº Encontro de História do Ensino da Música em Portugal
Encontro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/02/09 - 2020/02/09 Comments to the concert with the Porto Symphonic Orchestra Casa da Música
Concerto
FUNDAÇÃO CASA DA MÚSICA, Portugal
2012 - 2012 Músicos ilustres no Porto em finais do séc. XIX
Encontro
ENIM 2012 - II Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguguesa de Investigação em Música, Portugal
2011 - 2011 Orpheon Portuense: um espólio a descobrir
Encontro
I Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2011 - 2011 Liszt in the case: the repertoire of virtuosi visiting Porto in the late 19th century
Congresso
Congresso Internacional The European Sound in the Era of Liszt. The Musical Tour in the Nineteenth Century"
Centro Studi Opera omnia Luigi Boccherini, Itália
2011 - 2011 Palcos do Porto Romântico
Congresso
I Congresso O Porto Romântico
Universidade Católica - Centro Regional do Porto, Portugal
2009 - 2009 Pianos and pianists in late 19th century Oporto
Congresso
PERFORMA’09 – Encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Bailes, saraus e soirées musicais em Guimarães no séc. XIX
Simpósio
III Simpósio “Música e Músicos em Guimarães”
Sociedade Musical de Guimarães, Portugal
2007 - 2007 O percurso da Sociedade de Quartetos do Porto (1874-1881): interpretação e performance
Congresso
PERFORMA’07 – Encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2007 Viagem pelo Porto musical do Romantismo
Simpósio
II Simpósio “Música e Músicos em Guimarães”
Sociedade Musical de Guimarães, Portugal
2006 - 2006 Music Societies in Oporto in the 2nd half of 19th century
Congresso
14th International Conference on 19th-Century Music
University of Manchester, Reino Unido
2006 - 2006 «Orpheon Portuense» the main music society in Oporto in the late 19th century
Congresso
Interdisciplinary Nineteenth-Century Studies Conference
Universidade de Durham, Reino Unido
1999 - 1999 Moreira de Sá e a sua influência na vida musical portuense
Congresso
A Música entre Douro e Minho
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
1999 - 1999 Bernardo Moreira de Sá (1853-1924), uma referência na história do ensino da música em Portugal
Encontro
Iº Encontro de História do Ensino da Música em Portugal,
Centro de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógica
Arguente principal
Daniel Alexandre Proença e Constantino (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021 O Papel do Professor em Trajetórias de Excelência na Prática do Violoncelo: Um Estudo de Caso
Arguente principal
Fábio Silvestre Moreira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 A Música do Período Barroco no Piano: Uma investigação desde a interpretação ao ensino
Arguente principal
Sofia Alexandra Lopes de Lemos Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 An investigation into skill acquisition in Cello performance and into the role of the teacher: A case-study of two cellists preparing for a performance in a Music College Setting
Arguente
Klara Louise Rundel (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 Rafael Coelho Machado nas práticas musicais no Rio de Janeiro oitocentista
Arguente
Lis Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Música, Brasil
2020 O Alfabeto em Música de Berta Alves de Sousa: edição crítica e implementação em contexto de ensino de piano
Arguente
Bernardo Rafael Mendes dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020 A música portuguesa como ferramenta pedagógica: Proposta de criação de álbum para o ensino do piano
Arguente
Gustavo Dias Afonso (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 Aspectos do nacionalismo pianístico do Rio de Janeiro dos anos de 1930 Patrícia Francis Abdalla (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Emergencia e declínio do piano na vida quotidiana madeirense (1821-1930) Paulo Alexandre Gonçalves da Silva Esteireiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 Operacionalização da Expressão Musical no 1.ºCiclo do Ensino Básico Maria Salomé Araújo Alves Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 A Música Popular Folclórica: estratégia de ensino aprendizagem na disciplina de Educação Musical Cristina Maria Vieira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010 Estratégias de abordagem à composção musical através de conceitos matemáticos com alunos de 2.º de Iniciação Musical Margarida Maria Ferraz Pinto de Almeida Machado da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008 O Universo Divinatório de uma obra musical – a descodificação dos 24 Prelúdios op. 28 de Chopin Valeriu Stanciu (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/03/07 - 2022/03/12 Estadia de investigação na Universidade de Santiago de Compostela e na Biblioteca Provincial de A Coruña para consultar o Arquivo Canuto Berea inserida no projecto de investigação sobre as rotas musicais existentes entre o Porto e a Galiza entre finais do século XIX e inícios do século XX. Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Xeografía e Historia, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música