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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOSÉ ALBERTO FERREIRA

Nomes de citação

  • Ferreira, José

Identificadores de autor

Ciência ID
4718-F80A-2A26
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, José Alberto; Zurbach, Christine; Fadda, Sebastiana; Bacelar, João Carlos de Bettencourt. "Centenário de Luiz Francisco Rebello (1924-2024)". 2024.
  2. Ferreira, José Alberto; Zurbach, Christine; Fadda, Sebastiana. "Dramaturgia, tradução, história. No centenário de Luiz Francisco Rebello (colóquio)". 2024.
  3. Ferreira, José Alberto; Zurbach, Christine; Brochado, Izabela. "Seminário Artes da Transmissão & Patrimónios Artísticos". 2016.
  4. Ferreira, José Alberto; Zurbach, Christine; Brochado, Izabela. "Seminário Artes da Transmissão & Patrimónios Artísticos". 2016.
  5. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. "Investigação e(m) artes: perspectivas". 2015.
  6. Ferreira, José Alberto. "Conferência Internacional Tadeusz Kantor 1915 - 2015". 2015.
  7. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. "Tradução Dramaturgia Encenação (II)". 2015.
  8. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. "Investigação e(m) artes: perspectivas". 2015.
  9. Ferreira, José Alberto. "Conferência Internacional Tadeusz Kantor 1915 - 2015". 2015.
Artigo em revista
  1. Ferreira, José Alberto. "A poesia sonora de Américo Rodrigues: uma invenção animal, gutural, poemal". (2024): http://hdl.handle.net/10174/36930.
  2. Ferreira, José Alberto. "La Voce dei Bonecos de Santo Aleixo". (2023): http://hdl.handle.net/10174/35756.
  3. Ferreira, José Alberto. "In Concert: Philip Auslander with José Alberto Ferreira". (2022): http://hdl.handle.net/10174/31165.
  4. Ferreira, José Alberto. "Silvina Pereira (2017): Dramas imperfeitos. Teatro cla´ssico portugue^s: um reperto´rio a descobrir". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24799.
  5. Ferreira, José Alberto. "Diablerie: in memoriam Manuel João Gomes". (2019): http://hdl.handle.net/10174/25029.
  6. Ferreira, José Alberto. "Silvina Pereira (2017): Dramas imperfeitos. Teatro cla´ssico portugue^s: um reperto´rio a descobrir". (2018): http://www.revistalimite.es/v12uno/21ferreira.pdf.
  7. Ferreira, José Alberto. "Diablerie: in memoriam Manuel João Gomes". (2018): http://hdl.handle.net/10174/25029.
  8. Ferreira, José Alberto. "Diablerie: In memoriam Manuel João Gomes". (2018): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0008.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0008
  9. Ferreira, José Alberto. "Drácula, o 'mal de arquivo' e a suspeita dos média. Ou uma leitura de Kittler, Derrida e Groys". (2017): http://hdl.handle.net/10174/19479.
  10. Ferreira, José Alberto. "Histo´ria(s)  de  ma´quinas  e  a  ma´quina  da  histo´ria  (1a  parte)". (2017): http://hdl.handle.net/10174/20656.
  11. Ferreira, José Alberto. "Esta e´ a mate´ria de que se fazem os sonhos, e os encontros". (2017): http://hdl.handle.net/10174/20124.
  12. Ferreira, José Alberto. "Esta e´ a mate´ria de que se fazem os sonhos, e os encontros". (2016): http://hdl.handle.net/10174/20124.
  13. Cruz, Maria Teresa; Babo, Maria Augusta; Pinto, José Gomes. "Drácula, o 'mal de arquivo' e a suspeita dos média. Ou uma leitura de Kittler, Derrida e Groys". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19479.
  14. Ferreira, José Alberto. "O patrimo´nio sem mestre". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19456.
  15. Cornejo, Francisco. "Histo´ria(s)  de  ma´quinas  e  a  ma´quina  da  histo´ria  (1a  parte)". (2016): http://hdl.handle.net/10174/20656.
  16. Ferreira, José Alberto. "O patrimo´nio sem mestre". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19456.
  17. Massip, Francesc; Navarro, Pepe; Palau, Montserrat. "Vir à baila: os bailes no repertório dos Bonecos de Santo Aleixo". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14686.
  18. Ferreira, José Alberto. "Textos no Arquivo Digital da Po-Ex". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14217.
  19. Ferreira, José Alberto. "Por uma poética da fragilidade. Para um museu dos Bonecos de Santo Aleixo". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13338.
  20. Ferreira, José Alberto. "Como ilha ameaçada. Os dias dos Diários portugueses de Meyer-Clason". (2015): http://hdl.handle.net/10174/12462.
  21. Ferreira, José Alberto. "Teatro em tempo de escassez: recursos". (2015): http://hdl.handle.net/10174/12473.
  22. Ferreira, José Alberto. "Vir à baila: os bailes no repertório dos Bonecos de Santo Aleixo". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14686.
  23. Ferreira, José Alberto. "O caso do teatro inexistente, ou do teatro como imagem de nós". (2015): http://hdl.handle.net/10174/12431.
  24. Ferreira, José Alberto. "Teatro com vozes dentro. Para uma leitura do teatro de Carlos Alberto Machado". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14892.
  25. Pereira, José Dantas Lima; Vieites, Manuel Francisco; Lopes, Marcelino de Sousa. "Teatro em tempo de escassez: recursos". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12473.
  26. Ferreira, José Alberto. "Por uma poética da fragilidade. Para um museu dos Bonecos de Santo Aleixo". (2014): http://midas.revues.org/708.
  27. Ferreira, José Alberto. "Como ilha ameaçada. Os dias dos Diários portugueses de Meyer-Clason". (2014): http://www.revistalimite.es/volumen%208/17_ferreira.pdf.
  28. Ferreira, José Alberto. "O caso do teatro inexistente, ou do teatro como imagem de nós". (2014): http://www.revistalimite.es/volumen%208/06_ferreira.pdf.
  29. Ferreira, José Alberto. "Textos no Arquivo Digital da Po-Ex". (2014): http://po-ex.net/.
Capítulo de livro
  1. Ferreira, José Alberto. "Máquina de Memória / Memory Machine". Fundação Eugénio de Almeida, 2024.
  2. Ferreira, José Alberto. "Jogo de aparato". Fundação Eugénio de Almeida, 2023.
  3. Ferreira, José Alberto. "Entre a experiência do empobrecimento e o empobrecimento da experiência". Fundação Eugénio de Almeida, 2023.
  4. Ferreira, José Alberto. "Nunca tabula rasa, sempre palimpsesto / Never tabula rasa, always palimpsest". Fundação Eugénio de Almeida, 2020.
  5. Ferreira, José Alberto. "O lugar das Imagens, as Imagens do Lugar / The Place of the Images, the Images of the Place". Fundação Eugénio de Almeida, 2020.
  6. Ferreira, José Alberto. "Nunca tabula rasa, sempre palimpsesto / Never tabula rasa, always palimpsest". Fundação Eugénio de Almeida, 2019.
  7. Bino, Carla; Innocenti Malini, Giulia; Peja, Laura. "Documentare o non documentare l’effimero? Verso i termini di un dibattito tra ideologia e ontologia". Vita e Pensiero, 2019.
  8. Ferreira, José Alberto. "O lugar das Imagens, as Imagens do Lugar / The Place of the Images, the Images of the Place". Fundação Eugénio de Almeida, 2019.
  9. Ferreira, José Alberto. "Mulheres numa exposição / Women at an exhibition". Fundação Eugénio de Almeida, 2019.
  10. Ferreira, José Alberto. "Dicionário com jogo dentro". Teatro Nacional D. Maria II / Bicho do Mato, 2019.
  11. Ferreira, José Alberto. "Documentare o non documentare l’effimero? Verso i termini di un dibattito tra ideologia e ontologia". Vita e Pensiero, 2019.
  12. Ferreira, José Alberto. "Documentar o efémero. Contributo para uma leitura dos termos de um debate". Università Cattolica di Milano, 2019.
  13. Ferreira, José Alberto. "Documentar o efémero. Contributo para uma leitura dos termos de um debate". Università Cattolica di Milano, 2018.
  14. Ferreira, José Alberto; Guerreiro, Tânia. "Dicionário com jogo dentro". Teatro Nacional D. Maria II / Bicho do Mato, 2018.
  15. Ferreira, José Alberto. "Mulheres numa exposição / Women at an exhibition". Fundação Eugénio de Almeida, 2018.
  16. Zurbach, Christine; Bezelga, Isabel; Ferreira, José Alberto. "La Formation au théâtre au Portugal". Presses universitaires de France-­ Comté., 2017.
  17. Quillet, Françoise. "La Formation au théâtre au Portugal". Presses universitaires de France-­ Comté., 2016.
  18. Zurbach, Christine; Bezelga, Isabel; Ferreira, José Alberto. "La Formation au théâtre au Portugal". L'Harmattan, 2016.
  19. Ferreira, José Alberto. "A escada de Walter Benjamin. Notas sobre curadoria, a propósito do festival Escrita na Paisagem". Fazemos Cultura, 2015.
  20. Ferreira, José Alberto. "A escada de Walter Benjamin. Notas sobre curadoria, a propósito do festival Escrita na Paisagem". Fazemos Cultura, 2015.
  21. Vasconcelos, Catarina; Gil, Maria. "O teatro do Vestido e a paisagem : linhas de um percurso". Teatro do Vestido, 2012.
  22. Ferreira, José Alberto. "Da variante ao texto, do texto à variante". Casa do Sul / CHAIA, 2007.
Livro
  1. Ferreira, José Alberto. Fenda. Fundação Eugénio de Almeida. 2024.
  2. Ferreira, José Alberto. Aparato. Catálogo da exposição. Fundação Eugénio de Almeida. 2024.
  3. Ferreira, José Alberto. Topomorphias - Jorge Martins. Documenta. 2024.
  4. Ferreira, José Alberto. Unreliable Memories. Lev Manovich (catálogo). Fundação Eugénio de Almeida. 2024.
  5. Ferreira, José Alberto. No tempo dos dias lentos. Casa e Parque de Santa Gertrudes. Fundação Eugénio de Almeida. 2024.
  6. Ferreira, José Alberto. Escrita na paisagem. Festival de Performance e Artes da Terra. Mimesis / Colecção B. 2024.
  7. Ferreira, José Alberto. Fenda. Fundação Eugénio de Almeida. 2024.
  8. Ferreira, José Alberto. Aparato. Catálogo da exposição. Fundação Eugénio de Almeida. 2024.
  9. Ferreira, José Alberto. Topomorphias - Jorge Martins. Documenta. 2024.
  10. Ferreira, José Alberto; Pulido Corrales, Catalina; Torres Salguero, José Ángel. Do outro lado. A coleção ibero-americana do MEIAC. Fundação Eugénio de Almeida e MEIAC / Junta de Extremadura. 2022.
  11. Ferreira, José Alberto; Fazenda, Maria do Mar. Tisanas. Fundação Eugénio de Almeida. 2022.
  12. Ferreira, José Alberto. Santuários. Fundação Eugénio de Almeida. 2022.
  13. Ferreira, José Alberto. Do Inesgotável. Fundação Eugénio de Almeida. 2021.
  14. Ferreira, José Alberto. De Re Metallica. Gonc¸alo Jardim. Fundação Eugénio de Almeida. 2020.
  15. Ferreira, José Alberto. Boundless Objects. Fundação Eugénio de Almeida. 2020.
  16. Ferreira, José Alberto. Saudades dos Cartuxos. Fundação Eugénio de Almeida. 2020.
  17. Ferreira, José Alberto. Studiolo XXI. Desenho e afinidades. Fundação Eugénio de Almeida. 2020.
  18. Ferreira, José Alberto. Saudades dos Cartuxos. Fundação Eugénio de Almeida. 2019.
  19. Ferreira, José Alberto. Boundless Objects. Fundação Eugénio de Almeida. 2019.
  20. Ferreira, José Alberto. Studioo XXI. Desenho e afinidades. Fundação Eugénio de Almeida. 2019.
  21. Ferreira, José Alberto. De Re Metallica. Gonc¸alo Jardim. Fundação Eugénio de Almeida. 2019.
  22. Ferreira, José Alberto. WAH!. Fundação Eugénio de Almeida. 2019.
  23. Ferreira, José Alberto. Teatro do Vestido. Um dicionário. Teatro Nacional D. Maria II / Bicho do Mato. 2019.
  24. Ferreira, José Alberto. WAH!. Fundação Eugénio de Almeida. 2018.
  25. Ferreira, José Alberto; Guerreiro, Tânia. Teatro do Vestido. Um dicionário. Teatro Nacional D. Maria II / Bicho do Mato. 2018.
  26. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. Perspectivas da investigação e(m) artes: articulações – Actas II Encontro / Debate.. Escola de Artes - Universidade de Évora. 2017.
  27. Ferreira, José Alberto. 20 anos de Artes Cénicas na Universidade de Évora. Departamento de Artes Cénicas. 2016.
  28. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. Perspectivas da investigação e(m) artes: articulações – Actas II Encontro / Debate.. Escola de Artes - Universidade de Évora. 2016.
  29. Ferreira, José Alberto. 20 anos de Artes Cénicas na Universidade de Évora. Departamento de Artes Cénicas. 2016.
  30. Ferreira, José Alberto. Da vida das marionetas. Companhia das Ilhas. 2015.
  31. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. Tradução, Dramaturgia, Encenação (II). Editora Licorne. 2015.
  32. Ferreira, José Alberto. Da vida das marionetas. Companhia das Ilhas. 2015.
  33. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. Investigação e(m) Artes: perspectivas. I Encontro/ Debate. Universidade de Évora. 2015.
  34. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. Investigação e(m) Artes: perspectivas. I Encontro/ Debate. Universidade de Évora. 2014.
  35. Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto. Tradução, Dramaturgia, Encenação (II). Editora Licorne. 2014.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. Daniel Blaufuks. 2019. "Saudades dos Cartuxos". In Saudades dos Cartuxos.

Outros

Outra produção
  1. Porque estudamos a História do Teatro Português?. Ferreira, José Alberto (2023), Porque estudamos a História do Teatro Português? Documento de trabalho apresentado aos alunos de HTP para preparação da UC no ano lectivo 2023-24. Inclui sumários desenvolvidos, bibliografias específicas distribuídas por temas do programa, sugestões e orientação para o desenvolvimento autónomo do trabalho do aluno.. 2024. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/36091.
  2. Teatro e vida cartusiana. Um ensaio de aproximação. Neste breve ensaio - ainda numa forma preliminar - vou procura enunciar algumas vias de aproximação à presença de elementos de teatralidade e de performatividade na vida cartusiana. Deixo desde já dito que o teatro, enquanto forma cultural e artística reconhecível, não é uma das práticas presente na vida de reclusão cartusiana. Mas não é menos verdade que nela se encontram modalidades, conceptualm. 2023. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/35547.
  3. Das origens do teatro português. O documento reúne documentação para trabalho em aula sobre a problemática das origens do teatro português. Procura formular as tensões resultantes da aceitação comum da 'paternidade vicentina' do nosso teatro, sobretudo nas suas implicações teóricas e metodológicas.. 2023. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/35552.
  4. Teatro-dentro-do-teatro no Auto de El-Rei Seleuco e noutros autos quinhentistas. No conjunto de cinco livros que agrupo com o título genérico Dos Autores Formigueyros reúno uma série de textos dedicados ao estudo da história do teatro português no século XVI e dos modelos e formas da produção teatral pós-vicentina. Este segundo volume analisa três autos que recorrem à estrutura do teatro dentro do teatro, procurando caracterizar as práticas teatrais proto-profissionais em uso. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31134.
  5. Cidade e curadoria: modelos narrativos. Em anos recentes, a investigação em torno da programação e da curadoria (termos que aqui tomo muitas vezes como equivalentes, embora ciente das diferenças metodológicas ou conceptuais existentes) têm postulado a ideia de que a curadoria conta histórias, quer dizer, que os actos de programação / curadoria são narrativizadores — de conteúdos, de materiais e até de eventos. Em consequência disto, uma. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31171.
  6. O Museu como futuro. Os desafios da transmediação.. Os museus enfrentam hoje desafios transformadores e estimulantes. As narrativas museológicas transformam-se, passando de eunciados que apresentam a missão ou as colecções neles existentes a atentas reflexões sobre responsabilidade histórica, sobre legados e patrimónios, sobre representação social e artística, sobre modos de pertença do museu aos seus públicos, ou melhor, os modos de participação d. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31443.
  7. O teatro português do século XVIII visto por viajantes estrangeiros (análise de documentação). Pelas mais válidas razões, o testemunho dos estrangeiros de passagem por Portugal são fundamentais para quem quer que faça uma história do teatro português, e mais concretamente do nosso setecentismo. Com efeito, no século XVIII a presença de estrangeiros entre nós, pelas mais diversas razões e com as mais diversas ocupações, do comércio ao exílio, da missão diplomática aos desempenhos institucion. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31186.
  8. Wagner e a modernidade. Wagner ocupa um lugar central na configuração da modernidade, pela sua concepção revolucionária da arte, pela teorização da Gesamtkunswerk, pela criação de um edifício teatral que age sobre o sensorium do espectador e inscreve a criação artística numa poética da materialidade radicalmente moderna.. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/32918.
  9. Sobre os destinos do teatro financiado na Europa. Apresentação e tradução do capítulo 10 do livro Resetting the stage. Public Theatre between the market and democracy (2012), de de Dragan Klaic. O autor traça um panorama detalhado e atento à realidade das transformações de que o teatro público na Europa tem sido objecto ao longo dos últimos tempos.. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/33026.
  10. O teatro dos Meiningen (1866-1890). A emergência do paradigma realista. O Duque de Saxe-Meiningen e a sua companhia concretizam na Europa, entre 1866 e 1890, uma significativa orientação do teatro para as práticas realistas. Ao longo daqueles anos, sobretudo quando iniciam um período de cerca de 17 anos de circulação pela Europa, o teatro dos Meiningen serão exemplo de uma nova abordagem que prepara as grandes linhas caracterizadoras do teatro no fim do século XIX.. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29345.
  11. Os "juyzes destes torneos". Teatro e conflito de modelos. António Prestes é um dos autores formigueiros que protesta contra a corrente italianizante que em Portugal vai tomando lugar no período do teatro pós-vicentino. Posiciona-se contra os «juyzes destes torneos» que parecem denegrir o auto nacional para valorizarem a nova corrente inspirada (e imitada) dos modelos clássicos e importada de Itália por Sá de Miranda e seus seguidores. Ao protestar contra. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/30021.
  12. Espaço e Representação 2021. Os contributos de Wagner, Appia e Craig aprofundam a presença das arquitecturas em palco, tornando-as um dos mais característicos elementos das práticas cenográficas contemporâneas. Nesta edição de Espaço e Representação, aborda-se o trabalho cenográfico de João Mendes Ribeiro a esta luz.. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29247.
  13. Porque estudamos história do teatro português. A História do Teatro Português faz-se habitualmente com recurso a um corpus bastante restrito de autores canónicos. Junto a estes autores 'maiores' é possível encontrar muitos autores 'menores' cuja história parece limitada, cuja produção se conhece pouco e é de difícil acesso, e cujo papel neste campo disciplinar é necessário reconverter. Acresce que uma história do teatro, mais do que uma histór. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/30040.
  14. O Siglo de Oro - roteiro de trabalho. O período conhecido como Siglo de Oro engloba a produção literária que decorre entre os anos 1550 e 1700 em Espanha, num período de grande estabilidade política que inclui ainda a união ibérica (entre 1580 e 1640) que corresponde a um momento de grande expansão cultural, de enorme vitalidade das práticas artísticas e literárias, especificamente a teatral. Este documento reúne materiais para um gui. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29300.
  15. Teatro romântico europeu. Neste documento sobre o teatro romântico europeu, abordam-se maioritariamente as suas manifestações teatrais em França, nomeadamente no teatro e escritos de Victor Hugo. Pondera-se a difusão das ideias nascidas na Alemanha do final do século XVIII e a sua afirmação pela Europa a partir da difusão de textos dramáticos, historiográficos e teóricos, exemplos modeladores das novas possibilidades da cr. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29841.
  16. Paisagem como palco: performar o espac¸o. Comunicac¸a~o apresentada no contexto das UNESCO Chair Talks Heriscapes, the role and practices of landscapes, workscapes, walkscapes (Sala~o Nobre da Ca^mara Municipal de E´vora, 18 de abril 2019), na celebrac¸a~o do Dia Internacional dos Monumentos e Si´tios.. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27420.
  17. Histórias de marionetas e fronteiras. Ao longo da sua história, a arte da marioneta apresenta-se encerrada dentro de fronteiras. As fronteiras da marginalidade, da exclusão, não poucas vezes do esquecimento e do desconhecimento condicionam o seu desenvolvimento e possibilidades. Aqui, parto de alguns elementos de uma história mais recente da marioneta em Portugal para equacionar, de forma preliminar e prospectiva, o papel das fronteir. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27527.
  18. Mapas da criação contemporânea. #1 rotozaza. Rotozaza é um projecto centrado nas estratégias de criação artística que ao longo do seu percurso a companhia foi explorando. Neste ensaio procuro equacionar as possibilidades dessas estratégias, à luz de algumas as suas produções, bem como ponderar as consequências que se vertem sobre a própria natureza do objecto artístico.. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27486.
  19. Mapas da criação contemporânea. #2 David Levine.. David Levine é um artista multifacetado (fotografia, performance, teatro, escrita, curadoria) cujo trabalho se tem desenvolvido entre Nova Iorque (onde nasceu) e Berlim. O seu trabalho tem colhido aplauso crítico internacional. Num dos seus mais impactantes trabalhos, Bauerntheater realizado em Joachimsthal, na região de Brandenburgo, norte da Alemanha, em maio de 2007, Levine confrontou-nos com u. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27487.
  20. Da invenção do teatro ao mercado das máscaras.. No Renascimento inicia-se uma etapa da história do teatro que parte justamente da sua (re)invenção e consolida uma ideia de teatro de que ainda hoje encontramos eco e de que somos necessariamente herdeiros. Destinado ao trabalho na aula de História do Teatro, este documento traça um percurso orientador do estudo destas questões, percorrendo o arco de tempo que medeia entre a invenção do teatro e a. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27422.
  21. Espaço e representação - programa de trabalho. O século vinte foi, de várias formas e em vários planos, o século do espaço, como ensinou Michel Foucault (1967), e a reflexão crítica sobre o espaço confirma, de Henri Lefebvre a Edward Soja ou Marc Augé. Este documento incorpora materiais de trabalho destinados aos alunos da UC do Curso de Mestrado em Teatro, "Espaço e Representação". Os materiais orientam o percurso assente em duas valências. P. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27530.
  22. A cena do museu / Museum as stage. A partir de textos de Boris Groys sobre o museu como arquivo cultural e os seus mecanismos de funcionamento, procuro interrogar as vias de transformação do que chamo aqui a cena do museu, transformado em palco de tantos outros tipos de eventos, de alguma forma concorrendo para a sua renovação. Se o museu foi, desde as vanguardas históricas, comparado a um cemitério, a um lugar de morte e de passad. 2019. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24604.
  23. Henrik Vogler encenador de teatro. Ensaio de aproximação à criação teatral de Ingmar Bergman a partir do filme Depois do ensaio (1983). Como num exercício escolar, toma-se o discurso de Vogler, a personagem principal do filme, que representa um encenador experiente, para ensaiar uma aproximação à sua teátrica e às relações de Vogler /Bergman com a criação teatral, a relação com os actores, as cumplicidades, memórias e afectos, as t. 2019. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24724.
  24. Poesia e liquidez, ou de “como me assenta bem a tristeza”. Texto de apresentação de Vácuos (2017), de M’Bate Pedro (Moçambique), no âmbito da acção Livros à Rua (CMÉ) e Évora África. Évora, 25 de maio de 2018.. 2019. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24612.
  25. A cena do museu / Museum as stage. A partir de textos de Boris Groys sobre o museu como arquivo cultural e os seus mecanismos de funcionamento, procuro interrogar as vias de transformação do que chamo aqui a cena do museu, transformado em palco de tantos outros tipos de eventos, de alguma forma concorrendo para a sua renovação. Se o museu foi, desde as vanguardas históricas, comparado a um cemitério, a um lugar de morte e de passad. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24604.
  26. Henrik Vogler encenador de teatro. Ensaio de aproximação à criação teatral de Ingmar Bergman a partir do filme Depois do ensaio (1983). Como num exercício escolar, toma-se o discurso de Vogler, a personagem principal do filme, que representa um encenador experiente, para ensaiar uma aproximação à sua teátrica e às relações de Vogler /Bergman com a criação teatral, a relação com os actores, as cumplicidades, memórias e afectos, as t. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24724.
  27. Poesia e liquidez, ou de “como me assenta bem a tristeza”. Texto de apresentação de Vácuos (2017), de M’Bate Pedro (Moçambique), no âmbito da acção Livros à Rua (CMÉ) e Évora África. Évora, 25 de maio de 2018.. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24612.
  28. Sobre Platão, Aristóteles e Horácio, pilares da poética ocidental (I). Notas de trabalho produzidas no âmbito da disciplina de Estética Teatral, sobre o contributo de Platão e Aristóteles para o estudo da estética do teatro.. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22253.
  29. Histo´ria(s) de ma´quinas e a ma´quina da histo´ria. A prática e a história da máquina real afirma-se como um elemento central do teatro de marionetas peninsular, sobretudo a partir dos estudos empreendidos por Francisco J. Cornejo Vega. Estes estudos permitiram relançar os termos da investigação sobre a presença de companhias e de repertório da máquina real no espaço português entre os séculos XVI e XVIII, assinalando influências e interrogando o s. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22737.
  30. O teatro de marionetas na era da sua modernidade. A emergência do Modernismo no final do século XIX criou um contexto em que a marioneta foi adoptada e investida de uma linguagem alternativa para além do Realismo. Com as grandes companhias familiares tradicionais a declinar, Vittorio Podrecca e o seu Teatro dei Piccoli, na Itália do início do século e nalguns anos em estreita associação com o Futurismo italiano de Prampolini e Depero, contribui p. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22238.
  31. Sobre Platão, Aristóteles e Horácio, pilares da poética ocidental (II). Notas de trabalho produzidas no âmbito da disciplina de Estética Teatral, sobre o contributo de Horácio e da sua Epistola ad Pisones para o estudo da estética do teatro.. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22262.
  32. Histo´ria(s) de ma´quinas e a ma´quina da histo´ria. A prática e a história da máquina real afirma-se como um elemento central do teatro de marionetas peninsular, sobretudo a partir dos estudos empreendidos por Francisco J. Cornejo Vega. Estes estudos permitiram relançar os termos da investigação sobre a presença de companhias e de repertório da máquina real no espaço português entre os séculos XVI e XVIII, assinalando influências e interrogando o s. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22737.
  33. O teatro de marionetas na era da sua modernidade. A emergência do Modernismo no final do século XIX criou um contexto em que a marioneta foi adoptada e investida de uma linguagem alternativa para além do Realismo. Com as grandes companhias familiares tradicionais a declinar, Vittorio Podrecca e o seu Teatro dei Piccoli, na Itália do início do século e nalguns anos em estreita associação com o Futurismo italiano de Prampolini e Depero, contribui p. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22238.
  34. Transmissa~o, filologia e patrimo´nio. O texto apresenta a problemática da transmissão aplicada ao estudo das tradições no teatro de marionetas, nomeadamente aos Bonecos de Santo Aleixo. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20010.
  35. Diablerie, ou o homem que gostava de listas. Comunicação apresentada no 35º Festival Fazer a Festa, Porto, 26 de abril 2016, no âmbito da homenagem a Manuel João Gomes. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/19873.
  36. Sondas para os séculos XX-XXI. Esta publicação reúne materiais de trabalho sob a forma de 'sondas' dirigidas aos alunos da disciplina de Tendências Contemporâneas do Espectáculo da licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cénicas (EA-UÉ). Inclui sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções para trabalho do aluno em aula e autonomamente.. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/19886.
  37. Sobre o lugar / o poder da teoria. Neste documento reunem-se um conjunto de notas de trabalho relativas à disciplina de Estética do teatro, problematizando o lugar e o poder da teoria na configuração da disciplina. Com referências a contributos de Philip Auslander, Jean Baudrillard, Slavoj Zizek e Jacques Rancière.. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20238.
  38. Para situar o ritual nas histórias do teatro. Neste documento reunem-se um conjunto de notas de trabalho relativas à disciplina de História do teatro, inquirindo das formas de a história do teatro se ocupar do ritual como forma performativa. Analisam-se casos e especificam-se as consequências resultantes das opções dominantes.. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20377.
  39. Para estudar o teatro no Renascimento italiano. O mercado das ma´scaras.. Esta publicação analisa a problemática situação da commedia dell'arte na historiografia do teatro, procurando estabelecer uma perspectiva informada e renovada sobre aspectos essenciais de uma história muitas vezes escondida sob o pesado fascínio das figuras convencionais da 'arte', em diálogo com contributos de Ferdinando Taviani (1986), Siro Ferrone (1993), Fischer-Lichte (1990) , entre outros au. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20628.
  40. Diablerie, ou o homem que gostava de listas. Comunicação apresentada no 35º Festival Fazer a Festa, Porto, 26 de abril 2016, no âmbito da homenagem a Manuel João Gomes. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/19873.
  41. Para estudar o teatro no Renascimento italiano. O mercado das ma´scaras.. Esta publicação analisa a problemática situação da commedia dell'arte na historiografia do teatro, procurando estabelecer uma perspectiva informada e renovada sobre aspectos essenciais de uma história muitas vezes escondida sob o pesado fascínio das figuras convencionais da 'arte', em diálogo com contributos de Ferdinando Taviani (1986), Siro Ferrone (1993), Fischer-Lichte (1990) , entre outros au. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20628.
  42. Transmissa~o, filologia e patrimo´nio. O texto apresenta a problemática da transmissão aplicada ao estudo das tradições no teatro de marionetas, nomeadamente aos Bonecos de Santo Aleixo. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20010.
  43. Da recepção de Kantor em Portugal. O caso dos Encontros ACARTE 1989. O teatro de Tadeusz Kantor teve uma única apresentação em Portugal, no âmbito dos Encontros ACARTE de 1989, em Lisboa, com Nunca mais voltarei, que estreara no ano anterior. O espectáculo mobilizou a imprensa e o público, que terá podido ver, no ano anterior, a transmissão pela RTP de A Classe Morta e de Wielopole, Wielopole. Com esta comunicação, procuro caracterizar a recepção do criador polaco. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16982.
  44. A regra e a excepção: notas sobre teatro e festa na clausura religiosa de São Bento de Cástris. Apesar das proibições impostas pela Regra, há muitas referências a práticas festivas em São Bento de Cástris (incluindo teatro, música e dança, touros e manifestações pirotécnicas). Nesta comunicação procuro situar estas excepções à regra, documentadas quase só 'a contrario' na legislação e nas proibições, no contexto europeu de teatro nos conventos, sobretudo considerando a bem documentada tradiç. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16969.
  45. Espaço e Representação. O século vinte foi, de várias formas e em vários planos, o século do espaço, como ensinou Michel Foucault (1967), e a reflexão crítica sobre o espaço confirma, de Henri Lefebvre a Edward Soja ou Marc Augé. Este módulo propõe um percurso distribuído por três etapas. Na primeira, numa perspectiva introdutória, fornece materiais para uma reflexão crítica sobre espaço, poder e representação. Na segund. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17649.
  46. Para estudar o teatro italiano do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione.. Em Para estudar o teatro italiano do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione procura-se situar o momento da 'invenção do teatro' no cruzamento das diversas configurações da sua realização na Itália entre 400 e 500. Consideram-se as formas da sacra rappresentazione em Florença na sua caracterização cultural e artística.. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17648.
  47. Para estudar o teatro do Renascimento italiano. A questão da tragédia (explorações). Em Para estudar o teatro do Renascimento italiano. A questão da tragédia (explorações) estabelecem-se as pistas para o reconhecimento do fracasso italiano na elaboração quinhentista de textos trágicos, equacionando as causas desse fracasso e assinalando alguns dos textos e autores cuja produção marcou esse trajecto.. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17650.
  48. As reformas do teatro na Europa do século XVIII. Uma panorâmica. Caderno pedagógico para introdução sumária e orientação do estudo das reformas do teatro europeu do século XVIII.. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16639.
  49. Goethe e o teatro: entre representação, encenação e autonomia da obra de arte. Em 2010, a prof. Erika Fischer-Lichte publicou um artigo no qual revisita a relação entre Goehte e o teatro, analisando em profundidade a teorização do actor deixada por Goethe (em registos que vão de cartas a diálogos e a ensaios filosóficos). Modelada a partir da figura exemplar de Iffland (August Wilhelm Iffland, 1759-1814) —o actor mais emblemático da transição entre os séculos XVIII e XIX, en. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/14845.
  50. A regra e a excepção: notas sobre teatro e festa na clausura religiosa de São Bento de Cástris. Apesar das proibições impostas pela Regra, há muitas referências a práticas festivas em São Bento de Cástris (incluindo teatro, música e dança, touros e manifestações pirotécnicas). Nesta comunicação procuro situar estas excepções à regra, documentadas quase só 'a contrario' na legislação e nas proibições, no contexto europeu de teatro nos conventos, sobretudo considerando a bem documentada tradiç. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16969.
  51. Para estudar o teatro italiano do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione.. Em Para estudar o teatro italiano do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione procura-se situar o momento da 'invenção do teatro' no cruzamento das diversas configurações da sua realização na Itália entre 400 e 500. Consideram-se as formas da sacra rappresentazione em Florença na sua caracterização cultural e artística.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17648.
  52. As reformas do teatro na Europa do século XVIII. Uma panorâmica. Caderno pedagógico para introdução sumária e orientação do estudo das reformas do teatro europeu do século XVIII.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16639.
  53. Para estudar o teatro do Renascimento italiano. A questão da tragédia (explorações). Em Para estudar o teatro do Renascimento italiano. A questão da tragédia (explorações) estabelecem-se as pistas para o reconhecimento do fracasso italiano na elaboração quinhentista de textos trágicos, equacionando as causas desse fracasso e assinalando alguns dos textos e autores cuja produção marcou esse trajecto.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17650.
  54. Espaço e Representação. O século vinte foi, de várias formas e em vários planos, o século do espaço, como ensinou Michel Foucault (1967), e a reflexão crítica sobre o espaço confirma, de Henri Lefebvre a Edward Soja ou Marc Augé. Este módulo propõe um percurso distribuído por três etapas. Na primeira, numa perspectiva introdutória, fornece materiais para uma reflexão crítica sobre espaço, poder e representação. Na segund. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17649.
  55. Goethe e o teatro: entre representação, encenação e autonomia da obra de arte. Em 2010, a prof. Erika Fischer-Lichte publicou um artigo no qual revisita a relação entre Goehte e o teatro, analisando em profundidade a teorização do actor deixada por Goethe (em registos que vão de cartas a diálogos e a ensaios filosóficos). Modelada a partir da figura exemplar de Iffland (August Wilhelm Iffland, 1759-1814) —o actor mais emblemático da transição entre os séculos XVIII e XIX, en. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/14845.
  56. Para estudar o teatro da Idade Média europeia. Textos produzidos para aulas de história do teatro. Incluem sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções de documentos de época para trabalho com os alunos em aula e autonomamente.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13878.
  57. Aproximações ao século XX: seis cartas-ensaio. Esta publicação reúne materiais de trabalho sob a forma de cartas-ensaio dirigidas aos alunos da disciplina de Tendências Contemporâneas do Espectáculo da licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cénicas (EA-UÉ). Inclui sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções para trabalho em aula e autonomamente.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13857.
  58. Para estudar o teatro da Idade Média europeia. Textos produzidos para aulas de história do teatro. Incluem sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções de documentos de época para trabalho com os alunos em aula e autonomamente.. 2014. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13878.
  59. Aproximações ao século XX: seis cartas-ensaio. Esta publicação reúne materiais de trabalho sob a forma de cartas-ensaio dirigidas aos alunos da disciplina de Tendências Contemporâneas do Espectáculo da licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cénicas (EA-UÉ). Inclui sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções para trabalho em aula e autonomamente.. 2014. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13857.