Outra produção |
- Porque estudamos a História do Teatro Português?. Ferreira, José Alberto (2023), Porque estudamos a História do Teatro Português?
Documento de trabalho apresentado aos alunos de HTP para preparação da UC no ano lectivo 2023-24. Inclui sumários desenvolvidos,
bibliografias específicas distribuídas por temas do programa, sugestões e orientação para o desenvolvimento autónomo do trabalho
do aluno.. 2024. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/36091.
- Teatro e vida cartusiana. Um ensaio de aproximação. Neste breve ensaio - ainda numa forma preliminar - vou procura enunciar
algumas vias de aproximação à presença de elementos de teatralidade e de performatividade na vida cartusiana. Deixo desde
já dito que o teatro, enquanto forma cultural e artística reconhecível, não é uma das práticas presente na vida de reclusão
cartusiana. Mas não é menos verdade que nela se encontram modalidades, conceptualm. 2023. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/35547.
- Das origens do teatro português. O documento reúne documentação para trabalho em aula sobre a problemática das origens do
teatro português. Procura formular as tensões resultantes da aceitação comum da 'paternidade vicentina' do nosso teatro, sobretudo
nas suas implicações teóricas e metodológicas.. 2023. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/35552.
- Teatro-dentro-do-teatro no Auto de El-Rei Seleuco e noutros autos quinhentistas. No conjunto de cinco livros que agrupo com
o título genérico Dos Autores Formigueyros reúno uma série de textos dedicados ao estudo da história do teatro português no
século XVI e dos modelos e formas da produção teatral pós-vicentina. Este segundo volume analisa três autos que recorrem à
estrutura do teatro dentro do teatro, procurando caracterizar as práticas teatrais proto-profissionais em uso. 2022. Ferreira,
José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31134.
- Cidade e curadoria: modelos narrativos. Em anos recentes, a investigação em torno da programação e da curadoria (termos que
aqui tomo muitas vezes como equivalentes, embora ciente das diferenças metodológicas ou conceptuais existentes) têm postulado
a ideia de que a curadoria conta histórias, quer dizer, que os actos de programação / curadoria são narrativizadores — de
conteúdos, de materiais e até de eventos. Em consequência disto, uma. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31171.
- O Museu como futuro. Os desafios da transmediação.. Os museus enfrentam hoje desafios transformadores e estimulantes. As narrativas
museológicas transformam-se, passando de eunciados que apresentam a missão ou as colecções neles existentes a atentas reflexões
sobre responsabilidade histórica, sobre legados e patrimónios, sobre representação social e artística, sobre modos de pertença
do museu aos seus públicos, ou melhor, os modos de participação d. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31443.
- O teatro português do século XVIII visto por viajantes estrangeiros (análise de documentação). Pelas mais válidas razões,
o testemunho dos estrangeiros de passagem por Portugal são fundamentais para quem quer que faça uma história do teatro português,
e mais concretamente do nosso setecentismo. Com efeito, no século XVIII a presença de estrangeiros entre nós, pelas mais diversas
razões e com as mais diversas ocupações, do comércio ao exílio, da missão diplomática aos desempenhos institucion. 2022. Ferreira,
José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/31186.
- Wagner e a modernidade. Wagner ocupa um lugar central na configuração da modernidade, pela sua concepção revolucionária da
arte, pela teorização da Gesamtkunswerk, pela criação de um edifício teatral que age sobre o sensorium do espectador e inscreve
a criação artística numa poética da materialidade radicalmente moderna.. 2022. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/32918.
- Sobre os destinos do teatro financiado na Europa. Apresentação e tradução do capítulo 10 do livro Resetting the stage. Public
Theatre between the market and democracy (2012), de de Dragan Klaic. O autor traça um panorama detalhado e atento à realidade
das transformações de que o teatro público na Europa tem sido objecto ao longo dos últimos tempos.. 2022. Ferreira, José Alberto.
http://hdl.handle.net/10174/33026.
- O teatro dos Meiningen (1866-1890). A emergência do paradigma realista. O Duque de Saxe-Meiningen e a sua companhia concretizam
na Europa, entre 1866 e 1890, uma significativa orientação do teatro para as práticas realistas. Ao longo daqueles anos, sobretudo
quando iniciam um período de cerca de 17 anos de circulação pela Europa, o teatro dos Meiningen serão exemplo de uma nova
abordagem que prepara as grandes linhas caracterizadoras do teatro no fim do século XIX.. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29345.
- Os "juyzes destes torneos". Teatro e conflito de modelos. António Prestes é um dos autores formigueiros que protesta contra
a corrente italianizante que em Portugal vai tomando lugar no período do teatro pós-vicentino. Posiciona-se contra os «juyzes
destes torneos» que parecem denegrir o auto nacional para valorizarem a nova corrente inspirada (e imitada) dos modelos clássicos
e importada de Itália por Sá de Miranda e seus seguidores. Ao protestar contra. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/30021.
- Espaço e Representação 2021. Os contributos de Wagner, Appia e Craig aprofundam a presença das arquitecturas em palco, tornando-as
um dos mais característicos elementos das práticas cenográficas contemporâneas. Nesta edição de Espaço e Representação, aborda-se
o trabalho cenográfico de João Mendes Ribeiro a esta luz.. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29247.
- Porque estudamos história do teatro português. A História do Teatro Português faz-se habitualmente com recurso a um corpus
bastante restrito de autores canónicos. Junto a estes autores 'maiores' é possível encontrar muitos autores 'menores' cuja
história parece limitada, cuja produção se conhece pouco e é de difícil acesso, e cujo papel neste campo disciplinar é necessário
reconverter. Acresce que uma história do teatro, mais do que uma histór. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/30040.
- O Siglo de Oro - roteiro de trabalho. O período conhecido como Siglo de Oro engloba a produção literária que decorre entre
os anos 1550 e 1700 em Espanha, num período de grande estabilidade política que inclui ainda a união ibérica (entre 1580 e
1640) que corresponde a um momento de grande expansão cultural, de enorme vitalidade das práticas artísticas e literárias,
especificamente a teatral. Este documento reúne materiais para um gui. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29300.
- Teatro romântico europeu. Neste documento sobre o teatro romântico europeu, abordam-se maioritariamente as suas manifestações
teatrais em França, nomeadamente no teatro e escritos de Victor Hugo. Pondera-se a difusão das ideias nascidas na Alemanha
do final do século XVIII e a sua afirmação pela Europa a partir da difusão de textos dramáticos, historiográficos e teóricos,
exemplos modeladores das novas possibilidades da cr. 2021. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/29841.
- Paisagem como palco: performar o espac¸o. Comunicac¸a~o apresentada no contexto das UNESCO Chair Talks Heriscapes, the role
and practices of landscapes, workscapes, walkscapes (Sala~o Nobre da Ca^mara Municipal de E´vora, 18 de abril 2019), na celebrac¸a~o
do Dia Internacional dos Monumentos e Si´tios.. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27420.
- Histórias de marionetas e fronteiras. Ao longo da sua história, a arte da marioneta apresenta-se encerrada dentro de fronteiras.
As fronteiras da marginalidade, da exclusão, não poucas vezes do esquecimento e do desconhecimento condicionam o seu desenvolvimento
e possibilidades. Aqui, parto de alguns elementos de uma história mais recente da marioneta em Portugal para equacionar, de
forma preliminar e prospectiva, o papel das fronteir. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27527.
- Mapas da criação contemporânea. #1 rotozaza. Rotozaza é um projecto centrado nas estratégias de criação artística que ao longo
do seu percurso a companhia foi explorando. Neste ensaio procuro equacionar as possibilidades dessas estratégias, à luz de
algumas as suas produções, bem como ponderar as consequências que se vertem sobre a própria natureza do objecto artístico..
2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27486.
- Mapas da criação contemporânea. #2 David Levine.. David Levine é um artista multifacetado (fotografia, performance, teatro,
escrita, curadoria) cujo trabalho se tem desenvolvido entre Nova Iorque (onde nasceu) e Berlim. O seu trabalho tem colhido
aplauso crítico internacional. Num dos seus mais impactantes trabalhos, Bauerntheater realizado em Joachimsthal, na região
de Brandenburgo, norte da Alemanha, em maio de 2007, Levine confrontou-nos com u. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27487.
- Da invenção do teatro ao mercado das máscaras.. No Renascimento inicia-se uma etapa da história do teatro que parte justamente
da sua (re)invenção e consolida uma ideia de teatro de que ainda hoje encontramos eco e de que somos necessariamente herdeiros.
Destinado ao trabalho na aula de História do Teatro, este documento traça um percurso orientador do estudo destas questões,
percorrendo o arco de tempo que medeia entre a invenção do teatro e a. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27422.
- Espaço e representação - programa de trabalho. O século vinte foi, de várias formas e em vários planos, o século do espaço,
como ensinou Michel Foucault (1967), e a reflexão crítica sobre o espaço confirma, de Henri Lefebvre a Edward Soja ou Marc
Augé. Este documento incorpora materiais de trabalho destinados aos alunos da UC do Curso de Mestrado em Teatro, "Espaço e
Representação". Os materiais orientam o percurso assente em duas valências. P. 2020. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/27530.
- A cena do museu / Museum as stage. A partir de textos de Boris Groys sobre o museu como arquivo cultural e os seus mecanismos
de funcionamento, procuro interrogar as vias de transformação do que chamo aqui a cena do museu, transformado em palco de
tantos outros tipos de eventos, de alguma forma concorrendo para a sua renovação. Se o museu foi, desde as vanguardas históricas,
comparado a um cemitério, a um lugar de morte e de passad. 2019. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24604.
- Henrik Vogler encenador de teatro. Ensaio de aproximação à criação teatral de Ingmar Bergman a partir do filme Depois do ensaio
(1983). Como num exercício escolar, toma-se o discurso de Vogler, a personagem principal do filme, que representa um encenador
experiente, para ensaiar uma aproximação à sua teátrica e às relações de Vogler /Bergman com a criação teatral, a relação
com os actores, as cumplicidades, memórias e afectos, as t. 2019. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24724.
- Poesia e liquidez, ou de “como me assenta bem a tristeza”. Texto de apresentação de Vácuos (2017), de M’Bate Pedro (Moçambique),
no âmbito da acção Livros à Rua (CMÉ) e Évora África. Évora, 25 de maio de 2018.. 2019. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24612.
- A cena do museu / Museum as stage. A partir de textos de Boris Groys sobre o museu como arquivo cultural e os seus mecanismos
de funcionamento, procuro interrogar as vias de transformação do que chamo aqui a cena do museu, transformado em palco de
tantos outros tipos de eventos, de alguma forma concorrendo para a sua renovação. Se o museu foi, desde as vanguardas históricas,
comparado a um cemitério, a um lugar de morte e de passad. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24604.
- Henrik Vogler encenador de teatro. Ensaio de aproximação à criação teatral de Ingmar Bergman a partir do filme Depois do ensaio
(1983). Como num exercício escolar, toma-se o discurso de Vogler, a personagem principal do filme, que representa um encenador
experiente, para ensaiar uma aproximação à sua teátrica e às relações de Vogler /Bergman com a criação teatral, a relação
com os actores, as cumplicidades, memórias e afectos, as t. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24724.
- Poesia e liquidez, ou de “como me assenta bem a tristeza”. Texto de apresentação de Vácuos (2017), de M’Bate Pedro (Moçambique),
no âmbito da acção Livros à Rua (CMÉ) e Évora África. Évora, 25 de maio de 2018.. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/24612.
- Sobre Platão, Aristóteles e Horácio, pilares da poética ocidental (I). Notas de trabalho produzidas no âmbito da disciplina
de Estética Teatral, sobre o contributo de Platão e Aristóteles para o estudo da estética do teatro.. 2018. Ferreira, José
Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22253.
- Histo´ria(s) de ma´quinas e a ma´quina da histo´ria. A prática e a história da máquina real afirma-se como um elemento central
do teatro de marionetas peninsular, sobretudo a partir dos estudos empreendidos por Francisco J. Cornejo Vega. Estes estudos
permitiram relançar os termos da investigação sobre a presença de companhias e de repertório da máquina real no espaço português
entre os séculos XVI e XVIII, assinalando influências e interrogando o s. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22737.
- O teatro de marionetas na era da sua modernidade. A emergência do Modernismo no final do século XIX criou um contexto em que
a marioneta foi adoptada e investida de uma linguagem alternativa para além do Realismo. Com as grandes companhias familiares
tradicionais a declinar, Vittorio Podrecca e o seu Teatro dei Piccoli, na Itália do início do século e nalguns anos em estreita
associação com o Futurismo italiano de Prampolini e Depero, contribui p. 2018. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22238.
- Sobre Platão, Aristóteles e Horácio, pilares da poética ocidental (II). Notas de trabalho produzidas no âmbito da disciplina
de Estética Teatral, sobre o contributo de Horácio e da sua Epistola ad Pisones para o estudo da estética do teatro.. 2018.
Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22262.
- Histo´ria(s) de ma´quinas e a ma´quina da histo´ria. A prática e a história da máquina real afirma-se como um elemento central
do teatro de marionetas peninsular, sobretudo a partir dos estudos empreendidos por Francisco J. Cornejo Vega. Estes estudos
permitiram relançar os termos da investigação sobre a presença de companhias e de repertório da máquina real no espaço português
entre os séculos XVI e XVIII, assinalando influências e interrogando o s. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22737.
- O teatro de marionetas na era da sua modernidade. A emergência do Modernismo no final do século XIX criou um contexto em que
a marioneta foi adoptada e investida de uma linguagem alternativa para além do Realismo. Com as grandes companhias familiares
tradicionais a declinar, Vittorio Podrecca e o seu Teatro dei Piccoli, na Itália do início do século e nalguns anos em estreita
associação com o Futurismo italiano de Prampolini e Depero, contribui p. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/22238.
- Transmissa~o, filologia e patrimo´nio. O texto apresenta a problemática da transmissão aplicada ao estudo das tradições no
teatro de marionetas, nomeadamente aos Bonecos de Santo Aleixo. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20010.
- Diablerie, ou o homem que gostava de listas. Comunicação apresentada no 35º Festival Fazer a Festa, Porto, 26 de abril 2016,
no âmbito da homenagem a Manuel João Gomes. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/19873.
- Sondas para os séculos XX-XXI. Esta publicação reúne materiais de trabalho sob a forma de 'sondas' dirigidas aos alunos da
disciplina de Tendências Contemporâneas do Espectáculo da licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cénicas (EA-UÉ).
Inclui sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções para trabalho do aluno
em aula e autonomamente.. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/19886.
- Sobre o lugar / o poder da teoria. Neste documento reunem-se um conjunto de notas de trabalho relativas à disciplina de Estética
do teatro, problematizando o lugar e o poder da teoria na configuração da disciplina. Com referências a contributos de Philip
Auslander, Jean Baudrillard, Slavoj Zizek e Jacques Rancière.. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20238.
- Para situar o ritual nas histórias do teatro. Neste documento reunem-se um conjunto de notas de trabalho relativas à disciplina
de História do teatro, inquirindo das formas de a história do teatro se ocupar do ritual como forma performativa. Analisam-se
casos e especificam-se as consequências resultantes das opções dominantes.. 2017. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20377.
- Para estudar o teatro no Renascimento italiano. O mercado das ma´scaras.. Esta publicação analisa a problemática situação
da commedia dell'arte na historiografia do teatro, procurando estabelecer uma perspectiva informada e renovada sobre aspectos
essenciais de uma história muitas vezes escondida sob o pesado fascínio das figuras convencionais da 'arte', em diálogo com
contributos de Ferdinando Taviani (1986), Siro Ferrone (1993), Fischer-Lichte (1990) , entre outros au. 2017. Ferreira, José
Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20628.
- Diablerie, ou o homem que gostava de listas. Comunicação apresentada no 35º Festival Fazer a Festa, Porto, 26 de abril 2016,
no âmbito da homenagem a Manuel João Gomes. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/19873.
- Para estudar o teatro no Renascimento italiano. O mercado das ma´scaras.. Esta publicação analisa a problemática situação
da commedia dell'arte na historiografia do teatro, procurando estabelecer uma perspectiva informada e renovada sobre aspectos
essenciais de uma história muitas vezes escondida sob o pesado fascínio das figuras convencionais da 'arte', em diálogo com
contributos de Ferdinando Taviani (1986), Siro Ferrone (1993), Fischer-Lichte (1990) , entre outros au. 2016. Ferreira, José
Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20628.
- Transmissa~o, filologia e patrimo´nio. O texto apresenta a problemática da transmissão aplicada ao estudo das tradições no
teatro de marionetas, nomeadamente aos Bonecos de Santo Aleixo. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/20010.
- Da recepção de Kantor em Portugal. O caso dos Encontros ACARTE 1989. O teatro de Tadeusz Kantor teve uma única apresentação
em Portugal, no âmbito dos Encontros ACARTE de 1989, em Lisboa, com Nunca mais voltarei, que estreara no ano anterior. O espectáculo
mobilizou a imprensa e o público, que terá podido ver, no ano anterior, a transmissão pela RTP de A Classe Morta e de Wielopole,
Wielopole. Com esta comunicação, procuro caracterizar a recepção do criador polaco. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16982.
- A regra e a excepção: notas sobre teatro e festa na clausura religiosa de São Bento de Cástris. Apesar das proibições impostas
pela Regra, há muitas referências a práticas festivas em São Bento de Cástris (incluindo teatro, música e dança, touros e
manifestações pirotécnicas). Nesta comunicação procuro situar estas excepções à regra, documentadas quase só 'a contrario'
na legislação e nas proibições, no contexto europeu de teatro nos conventos, sobretudo considerando a bem documentada tradiç.
2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16969.
- Espaço e Representação. O século vinte foi, de várias formas e em vários planos, o século do espaço, como ensinou Michel Foucault
(1967), e a reflexão crítica sobre o espaço confirma, de Henri Lefebvre a Edward Soja ou Marc Augé. Este módulo propõe um
percurso distribuído por três etapas. Na primeira, numa perspectiva introdutória, fornece materiais para uma reflexão crítica
sobre espaço, poder e representação. Na segund. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17649.
- Para estudar o teatro italiano do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione.. Em Para estudar o teatro italiano
do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione procura-se situar o momento da 'invenção do teatro' no cruzamento
das diversas configurações da sua realização na Itália entre 400 e 500. Consideram-se as formas da sacra rappresentazione
em Florença na sua caracterização cultural e artística.. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17648.
- Para estudar o teatro do Renascimento italiano. A questão da tragédia (explorações). Em Para estudar o teatro do Renascimento
italiano. A questão da tragédia (explorações) estabelecem-se as pistas para o reconhecimento do fracasso italiano na elaboração
quinhentista de textos trágicos, equacionando as causas desse fracasso e assinalando alguns dos textos e autores cuja produção
marcou esse trajecto.. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17650.
- As reformas do teatro na Europa do século XVIII. Uma panorâmica. Caderno pedagógico para introdução sumária e orientação do
estudo das reformas do teatro europeu do século XVIII.. 2016. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16639.
- Goethe e o teatro: entre representação, encenação e autonomia da obra de arte. Em 2010, a prof. Erika Fischer-Lichte publicou
um artigo no qual revisita a relação entre Goehte e o teatro, analisando em profundidade a teorização do actor deixada por
Goethe (em registos que vão de cartas a diálogos e a ensaios filosóficos). Modelada a partir da figura exemplar de Iffland
(August Wilhelm Iffland, 1759-1814) —o actor mais emblemático da transição entre os séculos XVIII e XIX, en. 2015. Ferreira,
José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/14845.
- A regra e a excepção: notas sobre teatro e festa na clausura religiosa de São Bento de Cástris. Apesar das proibições impostas
pela Regra, há muitas referências a práticas festivas em São Bento de Cástris (incluindo teatro, música e dança, touros e
manifestações pirotécnicas). Nesta comunicação procuro situar estas excepções à regra, documentadas quase só 'a contrario'
na legislação e nas proibições, no contexto europeu de teatro nos conventos, sobretudo considerando a bem documentada tradiç.
2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16969.
- Para estudar o teatro italiano do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione.. Em Para estudar o teatro italiano
do Renascimento. O Quattrocento e a sacra rappresentazione procura-se situar o momento da 'invenção do teatro' no cruzamento
das diversas configurações da sua realização na Itália entre 400 e 500. Consideram-se as formas da sacra rappresentazione
em Florença na sua caracterização cultural e artística.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17648.
- As reformas do teatro na Europa do século XVIII. Uma panorâmica. Caderno pedagógico para introdução sumária e orientação do
estudo das reformas do teatro europeu do século XVIII.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/16639.
- Para estudar o teatro do Renascimento italiano. A questão da tragédia (explorações). Em Para estudar o teatro do Renascimento
italiano. A questão da tragédia (explorações) estabelecem-se as pistas para o reconhecimento do fracasso italiano na elaboração
quinhentista de textos trágicos, equacionando as causas desse fracasso e assinalando alguns dos textos e autores cuja produção
marcou esse trajecto.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17650.
- Espaço e Representação. O século vinte foi, de várias formas e em vários planos, o século do espaço, como ensinou Michel Foucault
(1967), e a reflexão crítica sobre o espaço confirma, de Henri Lefebvre a Edward Soja ou Marc Augé. Este módulo propõe um
percurso distribuído por três etapas. Na primeira, numa perspectiva introdutória, fornece materiais para uma reflexão crítica
sobre espaço, poder e representação. Na segund. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/17649.
- Goethe e o teatro: entre representação, encenação e autonomia da obra de arte. Em 2010, a prof. Erika Fischer-Lichte publicou
um artigo no qual revisita a relação entre Goehte e o teatro, analisando em profundidade a teorização do actor deixada por
Goethe (em registos que vão de cartas a diálogos e a ensaios filosóficos). Modelada a partir da figura exemplar de Iffland
(August Wilhelm Iffland, 1759-1814) —o actor mais emblemático da transição entre os séculos XVIII e XIX, en. 2015. Ferreira,
José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/14845.
- Para estudar o teatro da Idade Média europeia. Textos produzidos para aulas de história do teatro. Incluem sugestões de trabalho
didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções de documentos de época para trabalho com os alunos
em aula e autonomamente.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13878.
- Aproximações ao século XX: seis cartas-ensaio. Esta publicação reúne materiais de trabalho sob a forma de cartas-ensaio dirigidas
aos alunos da disciplina de Tendências Contemporâneas do Espectáculo da licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cénicas
(EA-UÉ). Inclui sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções para trabalho
em aula e autonomamente.. 2015. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13857.
- Para estudar o teatro da Idade Média europeia. Textos produzidos para aulas de história do teatro. Incluem sugestões de trabalho
didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções de documentos de época para trabalho com os alunos
em aula e autonomamente.. 2014. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13878.
- Aproximações ao século XX: seis cartas-ensaio. Esta publicação reúne materiais de trabalho sob a forma de cartas-ensaio dirigidas
aos alunos da disciplina de Tendências Contemporâneas do Espectáculo da licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cénicas
(EA-UÉ). Inclui sugestões de trabalho didácticas, orientações metodológicas, propostas de leitura e traduções para trabalho
em aula e autonomamente.. 2014. Ferreira, José Alberto. http://hdl.handle.net/10174/13857.
|