???global.info.a_carregar???
Docente e investigadora na área do Design de Moda, com especial destaque para a comunicação de moda, inclusão e sustentabilidade. Doutorada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, especializou-se em Design, Gestão e Marketing, com a tese intitulada “A criança e o espaço: abordagem ao design de espaços lúdicos inclusivos e interiores para crianças entre os três e os cinco anos”. Tem ainda um Mestrado em Comunicação de Moda - Design Gráfico e Multimédia e uma Licenciatura em Design e Marketing de Moda. Atualmente, é Professora Convidada na Universidade do Minho e Investigadora no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), com interesses centrados em metodologias de ensino em design, comunicação visual, inclusão, sustentabilidade e transformação digital na moda.
Identification

Personal identification

Full name
Inês de Castro Vasconcelos Martins do Amaral

Citation names

  • Amaral, Inês

Author identifiers

Ciência ID
4717-360F-DDE8

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2011 - 2016/10/03
Concluded
Programa Doutoral em Engenharia Têxtil (Doutoramento)
Major in Design, Gestão e Marketing
Universidade do Minho, Portugal
"A criança e o espaço: abordagem ao design de espaços lúdicos inclusivos e interiores para crianças entre os três e os cinco anos" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom (por unanimidade)
2009 - 2011
Concluded
Comunicação de Moda - Design Gráfico e Multimédia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Perceção infantil dos logótipos: cores e formas" (THESIS/DISSERTATION)
18
2009
Concluded
Design e Marketing de Moda (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2011/09/01 - Current Researcher (Research) Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017/02/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
2016/11/01 - 2017/08/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/02/01 - 2015/07/31 Invited Assistant (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
2014/09 - 2015/07 Invited Assistant (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
2013/02/02 - 2014/07/31 Invited Assistant (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2013/09 - 2014/07 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2009/10/12 - 2012/10/12 Membro do Conselho de Escola de Engenharia Universidade do Minho, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/06/01 - 2024/05/31 Fashion Alive
101056307
Researcher
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Teixeira, João; Cunha, Joana; Amaral, Inês. "The Importance of the Fashion World for the Visually Impaired User". In Advances in Fashion and Design Research III, 86-94. Springer Nature Switzerland, 2025.
    Published
  2. Teixeira, João; Cunha, Joana; Amaral, Inês. "The Problems of a Visually Impaired User in the Process of Buying Fashion Products". Portugal, 2024.
    Published • 10.1007/978-3-031-43937-7_1
  3. Gomes, Beatriz; Amaral, Inês. "Consumer Perception of the Visual Identity of Sustainable Fashion Brands". In Advances in Fashion and Design Research, 620-632. Portugal, 2022.
Conference paper
  1. Inês Castro; Amaral, Inês. "Work in Progress: AI and Fashion Trends - An Exploration To The Topic". Paper presented in EDUNINE, 2025.
  2. Costa, Maria Francisca; Amaral, Inês. "Work in Progress: Approach to Inclusive Society in Current Fashion Education: Main Challenges and AI-Driven Tools". Paper presented in EDUNINE, 2025.
  3. Teixeira, João; Cunha, Joana; Amaral, Inês . Corresponding author: Teixeira, João. "Work in Progress: AI Digital Transformation: AI Tools for Fashion Design". Paper presented in IX IEEE World Engineering Education Conference, Montevideo, 2025.
    Accepted
  4. Amaral, Inês. "Reflection on the use of Generative Language Models as a tool for teaching design". Paper presented in IEEE World Engineering Education Conference, 2024.
  5. João Pedro Teixeira; Amaral, Inês ; Cunha, Joana. "Os problemas de um utilizador com incapacidade visual no processo de compra de produtos de moda". Paper presented in Congresso Internacional de Moda e Design, 2023.
  6. Amaral, Inês. "Active learning in teaching Design Theory". Paper presented in VII IEEE World Engineering Education Conference, Bogotá, 2023.
    Published
  7. Amaral, Inês ; Catarino, André; Cunha, Joana. "New approach to project teaching methodology in the design of fashion shows". Paper presented in VI IEEE World Engineering Education Conference, 2022.
  8. Amaral, Inês ; Maria da Graça Guedes. "The existence of different stages in the designing process of an inclusive indoor children’s play space". Paper presented in International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts, 2017.
  9. Amaral, Inês ; Maria da Graça Guedes. "A methodological approach in the process of designing an inclusive interior children’s play space – from observation to interview". Paper presented in International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts, 2017.
  10. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "The influence of the child (and of its kind) in the design of a children’s play area: a focus on the methodology of participatory design and in recreational activities". Paper presented in WWCA, Guimarães, 2016.
    Published
  11. Amaral, Inês. "The colour in children’s playful spaces". Paper presented in WCCA, Salvador da Bahia, 2015.
    Published
  12. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Colors and a participative methodology in the design of the play areas of children". Paper presented in 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts - SGEM 2015, Albena, 2015.
    Published
  13. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "The role of age in participative methodology for designing play areas". Paper presented in 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts - SGEM 2015, Albena, 2015.
    Published
  14. Amaral, Inês; Nathalie Cohen; Joana Cunha. "Fashion communication: a way to change consumption behaviour towards ethical fashion". Paper presented in 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts - SGEM 2015, Albena, 2015.
    Published
  15. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Inclusive society: The importance of an inclusive space for blind children". Paper presented in CIMODE, Milão, 2014.
    Published
  16. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "A inclusividade dos espaços de lazer infantil". Paper presented in 3º Encontro Nacional/1º Encontro Ibérico de Doutoramentos em design, Aveiro, 2014.
    Published
  17. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Perceção infantil dos logótipos: formas". Paper presented in WCCA, Geelong, 2013.
    Published
  18. Amaral, Inês; Maria Gabriela Gama; Luis Amaral. "As redes sociais e as cores dos seus logótipos". Paper presented in WCCA, Geelong, 2013.
    Published
  19. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Perceção infantil dos logótipos: cores e formas". Paper presented in WCCA, Vila Real, 2013.
    Published
  20. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Perceção infantil dos logótipos: cores". Paper presented in WCCA, Guimarães, 2012.
    Published
  21. Amaral, Inês; Maria Gabriela Gama. "A Coerência da Imagem da Marca: O Caso Gucci". Paper presented in WCCA, São Paulo, 2011.
    Published
Journal article
  1. Costa, Maria Francisca; Amaral, Inês. "The Importance of Luxury Fashion Brands in the Acceptance and Normalization of New Social Paradigms". International Journal of Marketing, Communication and New Media 12 23 (2023): 68-94.
    Published
  2. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Designing a Communication Code for Children". The International Journal of Visual Design 10 3 (2016): 31-46.
    Published

Other

Other output
  1. Percepção infantil de logótipos. 2011. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/03 Active learning in teaching Design Theory EDUNINE 2023
COOPEC (Colombia)
2022/03 New approach to project teaching methodology in the design of fashion shows EDUNINE 2022
COOPEC
2016/04 The influence of the child (and of its kind) in the design of a children’s play area: a focus on the methodology of participatory design and in recreational activities WCCA 2016- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Portugal)
2014/11 A inclusividade dos espaços de lazer infantil 3º Encontro Nacional/1º Encontro Ibérico de Doutoramentos em design
Universidade de Aveiro (Portugal)
2014/04 Perceção infantil dos logótipos: cores e formas WCCA 2014- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Portugal)
2013/04 As redes sociais e as cores dos seus logótipos WCCA 2013- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Australia)
2012/04 Perceção infantil dos logótipos: cores WCCA 2012- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Portugal)
2011/05 Perceção infantil de logótipos Seminário o Mundo da criança no Mercado Ibérico
ANJE (Portugal)
2011/04 A Coerência da Imagem da Marca: O Caso Gucci WCCA 2011- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2024/09/01 - Current Inclusive Fashion Design: Tools for design education
Supervisor of João Pedro Teixeira
Programa Doutoral em Design de Moda (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09/01 - Current "Moda, Consciencialização e Sustentabilidade: desenvolvimento e comunicação de um modelo integrado para espaços escolares com alunos do segundo ciclo"
Supervisor of Maria Francisca da Cunha e Costa
Programa Doutoral em Design de Moda (PhD)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2024/09/01 - Current O papel da comunicação das marcas dentro da cultura do surf
Supervisor
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09/01 - Current A inteligência artificial e a antecipação: o mundo novo das tendências de moda e os seus desafios
Supervisor
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09/01 - Current Os Desfiles da Jacquemus como Estratéga de Comunicação: Construção de Identidade da Marca e Impacto Mediático
Supervisor
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022/01/02 - 2025/02/17 A Publicidade Controversa de Marcas de Moda de Luxo: Análise dos Componentes da Comunicação Visual
Supervisor
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A Arte na comunicação de moda: Estudo de caso da Purificacion Garcia
Supervisor of Sofia Bordonhos
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 Marcas de moda de luxo e a sua influência na aceitação e normalização dos novos paradigmas da sociedade
Supervisor of Francisca Costa
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A abordagem da sustentabilidade dentro de um grupo de moda. Estudo de caso: Grupo H&M
Supervisor of Leonor Andrade
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A comunicação digital no processo de internacionalização de PMEs do setor da moda: estratégia digital para entrar no mercado espanhol – o Estudo de caso da Frambooesas
Supervisor of Diana Vidal
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A tendência dos novos logótipos das marcas de moda
Supervisor of Andreia Costa
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A Comunicação entre o designer e o consumidor na criação de peças personalizadas. Caso da marca Helena Cordeiro
Supervisor of Maria Cordeiro
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A moda na Golden Age Of Hollywood. As estrelas e os seus figurinos como impulsionadores de tendências de moda
Supervisor of Noémia Gil
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 A perceção do consumidor sobre a Identidade Visual das marcas de moda sustentáveis
Supervisor of Beatriz Gomes
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 Moda Sem Género: A abordagem das marcas de moda portuguesas
Supervisor of Gabriela Ribeiro
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 Retail design: estratégia e práticas no ponto de venda - estudo de caso Boutique Quaranta
Supervisor of Liziete Pimenta
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 O processo de compra de produtos de moda dos utilizadores com incapacidade visual
Supervisor of João Pedro Teixeira
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A identidade visual de marcas de moda em diferentes culturas
Supervisor of Ana Lins
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A comunicação das marcas de moda de ballet
Supervisor
Design para a Comunicação de Moda
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019/12 O papel da comunicação para a construção de uma marca: caso de estudo Susana Bettencourt
Supervisor of Melissa Rodrigues
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Influenciadores de Moda no Instagram: do conceito à interatividade
Supervisor of Diana Gonçalves
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Consumo consciente: comunicação de moda online
Supervisor of Renata Jordão
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Concept Stores e os elementos de comunicação: a perceção do conceito por parte do consumidor
Supervisor of Carolina Ramos
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 A influência das marcas nas publicações de uma influenciadora digital. Estudo de Caso: My Kind of Joy
Supervisor of Sara Silva
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 A Influência das Estratégias de Comunicação da Marca no seu Crescimento. Estudo de Caso: Frambrooesas
Supervisor of Marta Tavares
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 Moda ética: A consciencialização através da comunicação
Co-supervisor of Nathalie Gewerc Cohen
Design para a Comunicação de Moda (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2025/02 - Current Cocoordenação da criação de Instalações de Moda, realizadas pelos alunos do mestrado em Design de Comunicação de Moda (2025/03/12 - 2025/03/26)
Exhibition (Other)
Universidade do Minho, Portugal
2023/07 - Current Membro da Comissão Científica do XVI WCCA – World Congress on Communication and Arts (2023/12 - 2023/12)
Conference (Member of the Scientific Committee)
COOPEC, Portugal
2023/07 - Current Membro da Comissão Científica do 6º CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design (2023/10/04 - 2023/10/06) Universidade do Minho, Portugal
2022/07 - Current Membro da Comissão Organizadora do CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design (2020) (2022/07/03 - 2022/07/05)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
2022/05/19 - Current Conceptualização e Realização do workshop “Design Inclusivo: a incapacidade visual no processo de compra de um produto” (2022/05/19 - 2022/05/19)
Workshop
Universidade do Minho, Portugal
2013 - Current Cocoordenação da produção do desfile de moda dos finalistas em Design e Marketing de Moda - UMODA realizado pelos alunos de mestrado em Design de Comunicação de Moda de 2013 a 2015 e de 2016 a 2025. (2013)
Other (Other)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Cocoordenação da criação da Revista X, realizada pelos alunos do mestrado em Design de Comunicação de Moda (2018 - 2019)
Other (Other)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica do 13º Colóquio de Moda (2017/10/11 - 2017/10/15)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/04/21 - Current Palestrante convidada no “Fashion Summit – Gestão e Inovação na Indústria da Moda” na sessão "A evolução do Marketing na Indústria da Moda” Universidade Portucalense, porto 2023
Round table
Fashion Summit – Gestão e Inovação na Indústria da Mod
2025/03/18 - 2025/03/18 Removendo Barreiras e Otimizando o Ensino: Introdução ao Design Universal
Workshop
Removendo Barreiras e Otimizando o Ensino: Introdução ao Design Universal
Universidade do Minho, Portugal
2025/03/13 - 2025/03/13 Digital Fashion Tools for the Transition Designer Workshop “Cross-Digital Innovation in the Fashion Industry Advanced Methodologies Using GenAI”
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Subject, acts, democratisation digital: a triad with potential for social transformation
Workshop
WCCA'16
COOPEC, Portugal
2016 - 2016 Sensorial communication via smart materials: potentiality of applications in art and design
Workshop
WCCA'16
COOPEC, Portugal
2014 - 2014 webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa
Workshop
webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa
Esfera Crítica, Portugal
2014 - 2014 Design Inclusivo: mito ou realidade?
Workshop
Renato Bispo, Portugal
2014 - 2014 Percursos espaços e produtos para todos
Workshop
Percursos espaços e produtos para todos
Gabinete para a Inclusão da Universidade do Minho, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2025/03/28 A música como estímulo emocional para o processo criativo do design de moda
(Thesis) Arguer
Elisângela Fávaro Zottesso (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2025/02/17 O papel dos bloggers e influencers de moda na formação do comportamento dos consumidores nos dias de hoje
(Thesis) Main arguer
Inês Filipa Ferreira Fernandes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2024/12/12 Heritage of Bauhaus: An Analysis of its Influence on Fashion Graphic Communication
(Thesis) Main arguer
Beatriz Cenzi Nangi (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2024/11/28 Estratégias de comunicação digital de marcas de moda na atualidade. Estudo de caso ‘Metralha’ e ‘Nude Project’
(Thesis) Main arguer
Raquel Penedos Vieira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2023 Orientação do Consumidor para a Moda Sustentável: comunicação de novos modelos de negócio
(Thesis) Main arguer
Liliana Filipa Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 Vestuário desportivo feminino com capacidade de regulação antropométrica
(Thesis) Main arguer
Ana Beatriz Ribeiro Lemos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 Desenvolvimento de vestuário desportivo sustentável como prevenção de lesões articulares e musculares
(Thesis) Main arguer
Bruna Rafaela Castro Coelho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2022 Design de vestuário hospitalar para prevenção de úlceras de pressão em pacientes acamados e com mobilidade reduzida, com foco na antropometria, ergonomia, conforto e usabilidade
(Thesis) Arguer
Rochelne Bezerra de Menezes Gonçalves Barboza (Other)
2022 Os desfiles em tempo de pandemia: um estudo de caso do novo formato do DFB Festival
(Thesis) Main arguer
Clarissa de Carvalho Gondim (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Análise da comunicação digital de duas marcas de vestuário no mercado de moda atual. Estudos de caso: “Susana Bettencourt” e “Salvadorlia
(Thesis) Main arguer
Céline Moreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Desenvolvimento de uma embalagem para produtos de moda com preocupações sustentáveis ou ambientais
(Thesis) Main arguer
Rita Fernandes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A Resistência das Revistas de Moda Independes: Estudo da Cultura do Consumo Impresso na Era Digital
(Thesis) Main arguer
Joana Isabel Antunes Loureiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Sustentabilidade na Moda: estudo de caso de uma marca Upcycling
(Thesis) Main arguer
Zélia Maia (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Merchandising Visual e Comunicação de um Ponto de Venda Infantil – Estudo de Caso Lidi Love
(Thesis) Main arguer
Sara Carvalho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Editoriais de moda como reflexo cultural: uma análise na revista Vogue a partir das dimensões do Hofstede Insights
(Thesis) Main arguer
Jaqueline Hubner (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 O papel do ponto-de-venda físico e do comércio tradicional no séc. XXI: Estudo de Caso Lux Boutique Implicações da Pandemia COVID-19 no retalho
(Thesis) Main arguer
Margarida Vieira de Castro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 A Moda como forma de Arte - Proposta para uma Plataforma de Comunicação de Moda, Arte e Cultura: Revista "Untitled
(Thesis) Main arguer
Joana Malta (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Moda e Sustentabilidade: o Caso do Studio Izah
(Thesis) Main arguer
Déborah Alencar de Sousa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Comunicação de produtos de vestuário de dança: o caso da marca Ballet Rosa
(Thesis) Main arguer
Ana Filipa Almeida Cunha (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Moda e Museus: Diálogos entre o efémero e eterno
(Thesis) Main arguer
Carla Colares Sampaio (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Estudo comparativo entre fast fashion e slow fashion. Estudo de caso das marcas Primark e Näz
(Thesis) Main arguer
Aline Araújo Buzzo (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Estratégias de comunicação das lojas monomarcas vs multimarca, sob a perspetiva do consumidor. Estudo de caso
(Thesis) Main arguer
Andreia Marques Cerqueira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A importância das estratégias de comunicação nas marcas de fast fashion: Estudo de caso Zara vs H&M
(Thesis) Main arguer
Anabela Cunha Lobo (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 O contributo do design no brincar: melhoria da qualidade de vida das crianças com necessidades especiais
(Thesis) Main arguer
Rosária Miranda Ferreira (Master)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Tecnologia, Portugal
2017 O desenho naval do design de um acessório de modo: um estudo de caso
(Thesis) Main arguer
Patrícia Sofia Martins Maduro (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2009/01 - 2011/01 Conselho de Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2024 - Current Membro da comissão diretiva do Mestrado em Design para a Comunicação de Moda
Member
Universidade do Minho, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023 - Current Sistema da Moda, Marketing e Mercados Têxteis Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020 - Current Seminários de Investigação em Design de Moda Design de Moda (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2018 - Current Design para a Comunicação de Produtos de Moda I Design para a Comunicação de Moda (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2017 - Current Teoria e História do Design de Moda Design e Marketing de Moda Universidade do Minho, Portugal
2016 - Current Criação de Coleções Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2013 - Current Projeto de Comunicação em Design de Comunicação II Design para a Comunicação de Moda Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2023 Projeto de Comunicação em Design de Comunicação I Design para a Comunicação de Moda (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2023 Marketing de Moda Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 Projeto Interdisciplinar em Design V Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2019 Tecnologias Informáticas de Apoio ao Design Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 Ergonomia Design do Produto Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2017 Introdução ao Projeto I Design do Produto (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2017 História e Crítica do Design Design de Ambientes Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2016 - Current Membro da Comissão de Avaliação da A3ES dos Cursos de Design de Moda Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - Current Membro da Comissão de Avaliação da A3ES dos Cursos de Design de Moda Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2015 - Current Membro da Comissão de Avaliação da A3ES dos Cursos de Design de Moda Universidade de Lisboa, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2016 - 2018 Design Principles & Practices Journal (1833-1874)
Distinctions

Award

2009 Bolsa de mérito
Universidade do Minho, Portugal

Other distinction

2024 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2023/2024 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal
2023 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2021/2022 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho.
2022 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2020/2021 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho.
2021 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2019/2020 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho.