???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Brigite Carvalho Silva
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Silva, Brigite

Identificadores de autor

Ciência ID
4716-3FE7-B363
ORCID iD
0000-0002-3476-7803

Endereços de correio eletrónico

  • bcs@esepf.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"O lúdico na aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Desafios na descoberta de talento(s) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Relatório de Estágio Profissional- "A amizade como essência no processo de ensino-aprendizagem"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Educación, Identidad Y Futuro (Doctor)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
2006
Concluído
Educación, Identidad y Futuro (DEA)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
2003
Concluído
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Membro Conselho Técnico-Científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2019 Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Responsável pelo Centro de Relações Internacionais Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2021 Responsável pela Formação Contínua Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/11/01 - 2011/10/31 ANÁLISE DA EXPRESSÃO PLÁSTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO CURRICULAR
SFRH/BD/43561/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
ESELX/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Em curso
2011 - Atual Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
000/
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2021 Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo Moçambique
000
Outra
2015 - 2020 Othukumana / Juntos - Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-Escolar na Província do Niassa
000//
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Friães, Rita; Lino, Dalila; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Parente, Cristina; Vieira, Fátima. "THE ROLE AND VALUE OF THE PRACTICUM IN EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION IN PORTUGAL: THE PERSPECTIVES OF INSTITUTIONAL SUPERVISORS AND COOPERATING TEACHERS". Trabalho apresentado em ICERI 2020, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1586
  2. Lino, Dalila; Friães, Rita; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "THE SUPERVISION PROCESS AT PRE-SERVICE EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION". Trabalho apresentado em 12th International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2100
  3. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Sousa, Júlio; Aires, Ana; Neves, Ana Isa Paiva das; Patrício, André; et al. "Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa". 2019.
  4. Silva, Brigite. "THE ROLE OF PRACTICUM FOR EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION: THE PERSPECTIVES OF STUDENT TEACHERS". 2018.
    10.21125/iceri.2018.1746
  5. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – projeto EQUAP". 2017.
  6. Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "A consideração pela opinião da criança em contextos e quotidianos de educação de infância". 2016.
  7. Gouveia, João; Craveiro, Clara; Santos, Alice; Silva, Brigite; Santos, Cecília; Brandão, Isabel; Martins, Marta. "Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica". 2014.
  8. Gouveia, João; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Santos, Cecília; Brandão, Isabel; Martins, Marta. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico : o futuro como razão de ser do presente". 2014.
  9. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite; Silva, Brigite. "A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas". Trabalho apresentado em 26º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 2014.
  10. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite; Silva, Brigite. "Ilustração : diálogo entre arte e educação". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
Artigo em revista
  1. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão; Medeiros, Paula. "Introductory Note". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v30i.29474.
    https://doi.org/10.25767/se.v30i.29474
  2. Silva, Brigite; Pinheiro, Ana; Craveiro, Clara; Medeiros, Paula. "Making children's perspectives matter: a qualitative approach to children's point of view when playing". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v32i1.31666.
    https://doi.org/10.25767/se.v32i1.31666
  3. Sandra Filipe; Brigite Silva; Ana Gomes. "Perspetivas sobre a participação da criança no ambiente educativo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2021): https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003.
    10.17979/reipe.2021.8.1.7003
  4. Silva, Brigite; Morais, Catarina. "Potencialidades dos portefólios de crianças: o estímulo à reflexão sobre a aprendizagem". RELAdEI. Revista Latinoamericana De Educación Infantil 10 1 (2021): 123-135. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3052.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula; Silva, Brigite. "Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique". (2021): http://hdl.handle.net/20.500.11796/3098.
    doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle54.07
  6. Filipe, Sandra; Silva, Brigite; Gomes, Ana. "Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativo". (2021): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2987.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003
  7. Pequito, Paula; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Pinheiro, Ana Cristina; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Silva, Brigite; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Gonçalves, Daniela; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Cortesão, Irene; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Neves, Ivone; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Medeiros, Paula; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Craveiro, Clara; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). "Nota introdutória". (2021): https://doi.org/10.17346/se.vol30.442.
    https://doi.org/10.17346/se.vol30.442
  8. Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula; Silva, Brigite. "Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique". (2021): http://hdl.handle.net/10437/13061.
  9. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de educadores de infância: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2743.
    10.22533/at.ed.039190402
  10. Lino, Dalila; Friães, Rita; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Practical learning and professional development of preschool teachers: the role of practicum". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/11833.
    10.21125/iceri.2019.1424
  11. Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Friães, Rita; Parente, Cristina; Lino, Dalila. "The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers". (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2742.
    10.21125/iceri.2018.1746
  12. Mónica Oliveira; Clara Craveiro; Brigite Silva. "Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 164-164. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2418.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  13. Prata Gomes, Miguel; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Brigite Silva; Miguel Prata Gomes; Ivone Neves. "Qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQuaP". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 264-264. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2545.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  14. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/24153.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  15. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – projeto EQUAP". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/27336.
  16. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental: projeto EQuaP". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/33485.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  17. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/24153.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  18. Silva, Brigite; Craveiro, Clara. "O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática". Zero-a-Seis 16 29 (2014): 33. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2153.
    10.5007/1980-4512.2014n29p33
  19. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite. "Una imagen sobre la educación artística en la actualidad". (2013): http://hdl.handle.net/20.500.11796/1426.
    10.37334/eras.v4i1.76
  20. Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Silva, Brigite Carvalho da. "A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação inicial de Educadores de Infância: uma experiência em sistema de blended-learning". (2007): http://hdl.handle.net/20.500.11796/905.
Capítulo de livro
  1. Moreira, Leonor; Silva, Brigite; Gomes, Ana Paula. "Explorar el potencial de los portafolios: innovar para aprender". 2023.
  2. Silva, Brigite. "Do lúdico ao brincar: uma abordagem às orientações curriculares em Portugal 1997-2016". In Brincar e Tchovar pela Infância, editado por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 50-57. 2021.
  3. Silva, Brigite. "Sistemas de organização, gestão e pilotagem cooperada em educação de infância". In Brincar e Tchovar pela Infância, 29-45. 2021.
  4. Silva, Brigite. "Construção social do brincar". In Brincar e Tchovar pela Infância. 2021.
  5. Medeiros, Paula; Pinheiro, Ana; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Cunha, Ana Isabel. "Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de educação de infância em Maputo". Atena, 2021.
    10.22533/at.ed.318212503
  6. Silva, Brigite. "FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA: PERCEÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A SUA FORMAÇÃO". 2019.
    10.22533/at.ed.03919040212
  7. Oliveira, Mónica; Craveiro, Maria Clara de Faria Guedes Vaz; Silva, Brigite Carvalho da; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de Educadores de Infância: Perceção de Estudantes sobre a sua Formação". Atena Editora, 2019.
    10.22533/at.ed.03919040212
  8. Silva, Brigite; Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – Projeto EQualP". In O Outro lado do espelho: percursos de investigação. Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. 2017. "Projeto EQUAP: Toolbox das práticas". http://hdl.handle.net/20.500.11796/3022.
Livro
  1. Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula. Training Perspectives and Experiences in Early Childhood Education. 2022.
  2. Silva, Brigite; Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; et al. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  3. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al. Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  4. Pinheiro, Ana; Chauque, Diovargildio; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Banze, Décimo; Medeiros, Paula; Silva, Brigite. Brincar e tchovar pela infância. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
    Publicado
  5. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Medeiros, Paula. Educação de Infância em Moçambique: um estudo sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
  6. Silva, Brigite; Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone. “Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2020.
  7. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Santos, Ana Inês. I3 - Intervenção, Interação e Infância : Interação das instituições de Educação de Infância e famílias no período de confinamento devido à Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2020.
  8. Silva, Brigite; Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; et al. Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
    Publicado
  9. Gomes, Ana Paula; Silva, Brigite; Gouveia, João. Práticas Pedagógicas : objetivos, métodos e avaliação. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
  10. Teodoro, António, ed.. 05 - O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017). Edições Universitárias Lusófonas. 2018.
  11. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Santos, Alice; Craveiro, Clara. Tecnologias dos mais pequenos. 2010.
Resumo em conferência
  1. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Silva, Brigite; Craveiro, Clara. "O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes.". Trabalho apresentado em XXVIII Colóqui da AFIRSE Portugal "Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea", 2021.
    Publicado
  2. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "O papel do practicum na formação dos educadores de infância: as perspectivas dos supervisores e dos orientadores cooperantes". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  4. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: as perspectivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal ¿Tempos, espaços, e artefactos em Educação¿., Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lourenço, Filipa Isabel Malheiro. "A participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuro". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3012.
  2. Santos, Maria da Conceição Oliveira. "Os portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafios". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2970.
  3. Fontes, Ana Daniel de Carvalho Torres. "(Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2965.
  4. Teixeira, Catarina Alexandra Oliveira. "Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3085.
  5. Reis, Rita Andrade Hortas. "O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2890.
  6. Morais, Catarina Silva Carvalho. "As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875.
  7. Silva, Ana Isabel Pinto da. "Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750.
  8. Campos, Marta Ferreira Moutinho Araújo de. "O Educador de Infância como agente interativo na promoção do potencial criador da criança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2837.
  9. Silva, Liliana Marisa Pinto Gomes. "A promoção de ambientes educativos favoráveis ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2851.
  10. Bessa, Sandra Liliana Barros. "A avaliação para a aprendizagem na educação de infância: O portefólio como estratégia". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2852.
  11. Cardoso, Ana Maria Miranda. "A promoção da reflexão sobre a aprendizagem nas crianças". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2807.
  12. Dias, Joana Catarina Bastos. "A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2806.
  13. Pinto, Daniela Filipa Borges. "A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2686.
  14. Silva, Inês da Cunha Vale de Vitorino. "A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452.
  15. Borges, Carina Moreira Santos. "“Eu estou aqui, sabias?” Promoção da participação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2499.
  16. Cunha, Jéssica Correia Martins da. "Contextos promotores de iniciativa na educação de infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2439.
  17. Miranda, Luz Fátima Monteiro. "O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2436.
  18. Carvalho, Patrícia Joana Cabral de. "A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2425.
  19. Pinto, Sara Isabel Ventura Martins. "O Impacto do Envolvimento Parental numa Pedagogia Participativa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2299.
  20. Abreu, Daniela Sofia Casanova. "A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2300.
  21. Rodrigues, Andreia Cristina Pinto. "O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2307.
  22. Ferreira, Maria Teresa Teixeira. "A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284.
  23. Campos, Inês Isabel Ferreira. "A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2283.
  24. Filipe, Sandra Cristina Babo. "A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298.
  25. Silva, Ana luísa. "Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2088.
  26. Teixeira, Débora. "Refletir para agir: processo essencial na profissionalização docente". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2117.
  27. Ribeiro, Patrícia. "O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2106.
  28. Martins, Cátia. "Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094.
  29. Ferreira, Karina. "O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2103.
  30. Martins, Lígia. "Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097.
  31. Martins, Cristina. "A importância da aprendizagem ativa e diferenciada". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2121.
  32. Ribeiro, Anita. "A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2109.
  33. Ávila, Isabel. "(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1519.
  34. Moura, Ana. "Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1518.
  35. Correia, Francisca. "Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2112.
  36. Ferreira, Cláudia. "O lúdico na aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2116.
  37. Lima, Joana. "A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2092.
  38. Soares, Tânia. "Desafios na descoberta de talento(s)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1521.
  39. Moreira, Alexandra. "A aprendizagem como ação estratégica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1364.
  40. Montenegro, Catarina. "Os dez mandamentos da aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1375.
  41. Lucas, Raquel. "A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390.
  42. Hipólito, Magna. "As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1401.
  43. Rebelo, Maria Isabel. "A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1369.
  44. Abreu, Juliana. "Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1457.
  45. Araújo, Cristina. "Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373.
  46. Sousa, Joana. "A intervenção educativa no processo de aprendizagem: a agência da criança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1366.
  47. Teixeira, Sílvia. "Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386.
  48. Silva, Ana Catarina. "O jardim de infância como meio propulsor do desenvolvimento de ciatividade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1479.
  49. Ribeiro, Mariana. "Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1367.
  50. Costa, Joana Andreia. "A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379.
  51. Lima, Ana Patrícia. "Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1454.
  52. Reis, Rita. "Desafios da dupla habilitação". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395.
  53. Sousa, Telma. "A Construção da Profissionalidade e a Importância dos Valores em Contexto Educativo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1453.
  54. Moreira, Liliana. "A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1397.
  55. Pinho, Vanessa. "Educação para os valores:(des)continuidades entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1408.
  56. Molho, Cristiana. "Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1400.
  57. Carvalho, Bruna Daniela. "O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389.
  58. Cunha, Tânia Sofia. "Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1394.
  59. Carvalho, Gilda. "Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1452.
  60. Tavares, Vera Betânia. "Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1398.
  61. Carvalho, Andreia Filipa. "Pontes entre estratégias de ensino e ritmos de aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1409.
  62. Rodrigues, Andreia Catarina. "O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392.
  63. Saraiva, Inês Oliveira. "As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2210.
  64. Lopes, Lara Isabel. "Processo de (re)construção da identidade profissional docente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1403.
  65. Machado, Isabel Alexandra. "A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1391.
  66. Leite, Joana Pinto. "A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396.
  67. Soares, Maria João. "A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407.
  68. Paixão, Joana. "O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475.
  69. Lopes, Joana Sofia da Silva. "Participação democrática em contexto de Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2207.
  70. Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral. "Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208.
  71. Araújo, Maria Helena. "Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1361.
  72. Cunha, Mónica. "Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229.
  73. Ferreira, Ângela. "A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224.
  74. Monteiro, Joana Gil. "O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236.
  75. Rocha, Susana. "O ato de educar na construção da profissionalização". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1248.
  76. Rodrigues, Juliana Pinto. "Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223.
  77. Fangueiro, Paula. "A construção da profissionalização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1254.
  78. Gomes, Joana Barbosa. "Gestão da disciplina : um desafio a refletir na formação do docente generalista". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1227.
  79. Rocha, Ana Rita Afonso. "A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240.
  80. Guimarães, Ana Isabel. "A transversalidade da motivação na docência". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1246.
  81. Marques, Joana Filipa. "O docente generalista rumo ao desenvolvimento sustentado entre ciclos de aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1253.
  82. Soares, Ana Rita. "Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1296.
  83. Monteiro, Joana. "Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176.
  84. Silva, Marlene. "A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175.
  85. Caio, Ana Patrícia. "Iniciação da prática da docência generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1164.
  86. Martins, Helena Romani. "Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163.
  87. Monteiro, Catarina de Bessa. "Construção da profissionalização para a educação e ensino". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1161.
  88. Antunes, Maria Romão. "Profissional generalista: um paradigma emergente". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1169.
  89. Pereira, Luísa Lopes. "De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182.
  90. Vieira, Catarina Filipa. "O papel do professor generalista na sequencialidade educativa: reflexão sobre a prática pedagógica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1184.
  91. Cunha, Diana Patrícia. "O educador de infância e o professor do 1º ciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contexto". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188.
  92. Barbosa, Soraia Fernandes. "Educar e aprender em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: semelhanças e especificidades". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1174.
  93. Damasceno, Ana Filipa. "Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179.
  94. Carvalho, Maria Monteiro. "Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: a missão do profissional generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1172.
  95. Castro, Marta Patrícia. "Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159.
  96. Leal, Mónica da Costa. "Aprender agindo : prática que norteia um profissional da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1166.
  97. Cabral, Helena. "Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181.
  98. Sousa, Joana Raquel. "O caminho da aprendizagem". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1160.
  99. Ferreira, Brigite Margarete de Jesus. "Expressão de marcadores inflamatórios na patologia intersticial pulmonar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10316/35322.
  100. Moreira, Isabel; Stanislau, Sandra. "Currículo e avaliação em creche". Licenciatura, 2009. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1068.
  101. Costa, Nádia. "Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1523.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 “Em todos os momentos, eu posso participar” – A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023 - 2023 A autoavaliação na promoção na aprendizagem na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023 - 2023 Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023 - 2023 Além da superfície: Um olhar crítico sobre a interação e participação no brincar da criança.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023 - 2023 Explorar o potencial de estratégias de autoavaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022 - 2022 Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 Os portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafios.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 (Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infância.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 A participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuro.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2020 As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
Orientador
2019 - 2020 O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
2019 - 2019 Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A promoção da reflexão sobre a aprendizagem nas crianças.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 O Educador de Infância como agente interativo na promoção do potencial criador da criança.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A promoção de ambientes educativos favoráveis ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A avaliação para a aprendizagem na educação de infância: O portefólio como estratégia.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2019 A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções
Orientador
2018 - 2018 A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Contextos promotores de iniciativa na educação de infância.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Eu estou aqui, sabias? – Promoção da participação das crianças na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Refletir para agir: processo essencial na profissionalização docente
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O lúdico na aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A importância da aprendizagem ativa e diferenciada
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Desafios na descoberta de talento(s)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 (re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A Construção da Profissionalidade e a Importância dos Valores em Contexto Educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A intervenção educativa no processo de aprendizagem: a agência da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Os dez mandamentos da aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Pontes entre estratégias de ensino e ritmos de aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A metodologia de trabalho desenvolvido pelo professor generalista
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Educação para os valores:(des)continuidades entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Desafios da dupla habilitação
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A aprendizagem como ação estratégica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Processo de (re)construção da identidade profissional docente
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O jardim-de-infância como meio propulsor do desenvolvimento da criatividade
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Participação democrática em contexto de Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - Atual Licenciatura em Educação Básica: Iniciação à Prática Profissional I; Iniciação à Prática Profissional IV; Temáticas Contemporâneas de Educação
2010 - Atual Mestrado em Educação Pré-Escolar: Estágio; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II; Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada em Creche; Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância; Pedagogia da Infância (2019/2020) (Mestrado)
2010 - Atual Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Estágio I (em Educação Pré-escolar) (2010-2015); Estágio II (Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) (2010-2015); Teoria e Gestão Curricular (2010-2015); Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II; Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Teoria e Desenvolvimento Curricular (2019/2020) (Mestrado)
2010 - Atual Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2005 - 2010 Licenciatura em Educação de Infância (2005 - 2010): Estágio II, III e IV; Seminário Interdisciplinar; Seminário de Estágio; Metodologias de Intervenção Educativa II (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal