???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Brigite Carvalho Silva

Nomes de citação

  • Silva, Brigite

Identificadores de autor

Ciência ID
4716-3FE7-B363
ORCID iD
0000-0002-3476-7803

Endereços de correio eletrónico

  • bcs@esepf.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2011/10/07
Concluído
Educación, Identidad Y Futuro (Doctor)
Especialização em Didática e Organização Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
2006
Concluído
Educación, Identidad y Futuro (DEA)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
2003
Concluído
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2005 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

2016 - Atual Membro Conselho Científico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2019 Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
ESELX/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
2015 - Atual Othukumana / Juntos - Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-Escolar na Província do Niassa
000//
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2011 - Atual Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
000/
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2021 Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo Moçambique
000
Outra
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Brigite. "THE ROLE OF PRACTICUM FOR EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION: THE PERSPECTIVES OF STUDENT TEACHERS". 2018.
    10.21125/iceri.2018.1746
  2. Gouveia, João; Craveiro, Clara; Santos, Alice; Silva, Brigite; Santos, Cecília; Brandão, Isabel; Martins, Marta. "Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica". 2014.
  3. Gouveia, João; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Santos, Cecília; Brandão, Isabel; Martins, Marta. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico : o futuro como razão de ser do presente". 2014.
  4. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite; Silva, Brigite. "A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas". Trabalho apresentado em 26º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 2014.
  5. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite; Silva, Brigite. "Ilustração : diálogo entre arte e educação". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de educadores de infância: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2743.
    10.22533/at.ed.039190402
  2. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Sousa, Júlio; Aires, Ana; Neves, Ana Isa Paiva das; Patrício, André; et al. "Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2938.
  3. Lino, Dalila; Friães, Rita; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Practical learning and professional development of preschool teachers: the role of practicum". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/11833.
    10.21125/iceri.2019.1424
  4. Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Friães, Rita; Parente, Cristina; Lino, Dalila. "The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers". (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2742.
    10.21125/iceri.2018.1746
  5. Mónica Oliveira; Clara Craveiro; Brigite Silva. "Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 164-164. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2418.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  6. Prata Gomes, Miguel; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Brigite Silva; Miguel Prata Gomes; Ivone Neves. "Qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQuaP". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 264-264. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2545.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  7. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/24153.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  8. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – projeto EQUAP". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/27336.
  9. Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "A consideração pela opinião da criança em contextos e quotidianos de educação de infância". (2016): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2552.
  10. Silva, Brigite; Craveiro, Clara. "O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática". Zero-a-Seis 16 29 (2014): 33. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2153.
    10.5007/1980-4512.2014n29p33
  11. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite. "Una imagen sobre la educación artística en la actualidad". (2013): http://hdl.handle.net/20.500.11796/1426.
  12. Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Silva, Brigite Carvalho da. "A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação inicial de Educadores de Infância: uma experiência em sistema de blended-learning". (2007): http://hdl.handle.net/20.500.11796/905.
Capítulo de livro
  1. Silva, Brigite. "FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA: PERCEÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A SUA FORMAÇÃO". 2019.
    10.22533/at.ed.03919040212
  2. Oliveira, Mónica; Craveiro, Maria Clara de Faria Guedes Vaz; Silva, Brigite Carvalho da. "Formação de Educadores de Infância: Perceção de Estudantes sobre a sua Formação". Atena Editora, 2019.
    10.22533/at.ed.03919040212
  3. Silva, Brigite; Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – Projeto EQualP". In O Outro lado do espelho: percursos de investigação. Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Brigite; Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone. “Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2020.
  2. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Santos, Ana Inês. I3 - Intervenção, Interação e Infância : Interação das instituições de Educação de Infância e famílias no período de confinamento devido à Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2020.
  3. Silva, Brigite; Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; et al. Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
    Publicado
  4. Gomes, Ana Paula; Silva, Brigite; Gouveia, João. Práticas Pedagógicas : objetivos, métodos e avaliação. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
  5. Teodoro, António, ed.. 05 - O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017). Edições Universitárias Lusófonas. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Reis, Rita Andrade Hortas. "O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2890.
  2. Morais, Catarina Silva Carvalho. "As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875.
  3. Silva, Ana Isabel Pinto da. "Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750.
  4. Campos, Marta Ferreira Moutinho Araújo de. "O Educador de Infância como agente interativo na promoção do potencial criador da criança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2837.
  5. Silva, Liliana Marisa Pinto Gomes. "A promoção de ambientes educativos favoráveis ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2851.
  6. Bessa, Sandra Liliana Barros. "A avaliação para a aprendizagem na educação de infância: O portefólio como estratégia". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2852.
  7. Cardoso, Ana Maria Miranda. "A promoção da reflexão sobre a aprendizagem nas crianças". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2807.
  8. Dias, Joana Catarina Bastos. "A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2806.
  9. Pinto, Daniela Filipa Borges. "A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2686.
  10. Silva, Inês da Cunha Vale de Vitorino. "A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452.
  11. Borges, Carina Moreira Santos. "“Eu estou aqui, sabias?” Promoção da participação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2499.
  12. Cunha, Jéssica Correia Martins da. "Contextos promotores de iniciativa na educação de infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2439.
  13. Miranda, Luz Fátima Monteiro. "O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2436.
  14. Carvalho, Patrícia Joana Cabral de. "A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2425.
  15. Pinto, Sara Isabel Ventura Martins. "O Impacto do Envolvimento Parental numa Pedagogia Participativa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2299.
  16. Abreu, Daniela Sofia Casanova. "A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2300.
  17. Rodrigues, Andreia Cristina Pinto. "O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2307.
  18. Ferreira, Maria Teresa Teixeira. "A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284.
  19. Campos, Inês Isabel Ferreira. "A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2283.
  20. Filipe, Sandra Cristina Babo. "A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298.
  21. Silva, Ana luísa. "Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2088.
  22. Teixeira, Débora. "Refletir para agir: processo essencial na profissionalização docente". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2117.
  23. Ribeiro, Patrícia. "O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2106.
  24. Martins, Cátia. "Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094.
  25. Ferreira, Karina. "O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2103.
  26. Martins, Lígia. "Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097.
  27. Martins, Cristina. "A importância da aprendizagem ativa e diferenciada". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2121.
  28. Ribeiro, Anita. "A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2109.
  29. Ávila, Isabel. "(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1519.
  30. Moura, Ana. "Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1518.
  31. Correia, Francisca. "Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2112.
  32. Ferreira, Cláudia. "O lúdico na aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2116.
  33. Lima, Joana. "A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2092.
  34. Soares, Tânia. "Desafios na descoberta de talento(s)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1521.
  35. Moreira, Alexandra. "A aprendizagem como ação estratégica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1364.
  36. Montenegro, Catarina. "Os dez mandamentos da aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1375.
  37. Lucas, Raquel. "A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390.
  38. Hipólito, Magna. "As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1401.
  39. Rebelo, Maria Isabel. "A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1369.
  40. Abreu, Juliana. "Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1457.
  41. Araújo, Cristina. "Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373.
  42. Sousa, Joana. "A intervenção educativa no processo de aprendizagem: a agência da criança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1366.
  43. Teixeira, Sílvia. "Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386.
  44. Silva, Ana Catarina. "O jardim de infância como meio propulsor do desenvolvimento de ciatividade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1479.
  45. Ribeiro, Mariana. "Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1367.
  46. Costa, Joana Andreia. "A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379.
  47. Lima, Ana Patrícia. "Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1454.
  48. Reis, Rita. "Desafios da dupla habilitação". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395.
  49. Sousa, Telma. "A Construção da Profissionalidade e a Importância dos Valores em Contexto Educativo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1453.
  50. Moreira, Liliana. "A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1397.
  51. Pinho, Vanessa. "Educação para os valores:(des)continuidades entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1408.
  52. Molho, Cristiana. "Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1400.
  53. Carvalho, Bruna Daniela. "O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389.
  54. Cunha, Tânia Sofia. "Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1394.
  55. Carvalho, Gilda. "Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1452.
  56. Tavares, Vera Betânia. "Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1398.
  57. Carvalho, Andreia Filipa. "Pontes entre estratégias de ensino e ritmos de aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1409.
  58. Rodrigues, Andreia Catarina. "O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392.
  59. Saraiva, Inês Oliveira. "As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2210.
  60. Lopes, Lara Isabel. "Processo de (re)construção da identidade profissional docente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1403.
  61. Machado, Isabel Alexandra. "A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1391.
  62. Leite, Joana Pinto. "A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396.
  63. Soares, Maria João. "A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407.
  64. Paixão, Joana. "O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475.
  65. Lopes, Joana Sofia da Silva. "Participação democrática em contexto de Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2207.
  66. Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral. "Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208.
  67. Araújo, Maria Helena. "Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1361.
  68. Cunha, Mónica. "Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229.
  69. Ferreira, Ângela. "A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224.
  70. Monteiro, Joana Gil. "O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236.
  71. Rocha, Susana. "O ato de educar na construção da profissionalização". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1248.
  72. Rodrigues, Juliana Pinto. "Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223.
  73. Fangueiro, Paula. "A construção da profissionalização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1254.
  74. Gomes, Joana Barbosa. "Gestão da disciplina : um desafio a refletir na formação do docente generalista". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1227.
  75. Rocha, Ana Rita Afonso. "A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240.
  76. Guimarães, Ana Isabel. "A transversalidade da motivação na docência". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1246.
  77. Marques, Joana Filipa. "O docente generalista rumo ao desenvolvimento sustentado entre ciclos de aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1253.
  78. Soares, Ana Rita. "Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1296.
  79. Monteiro, Joana. "Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176.
  80. Silva, Marlene. "A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175.
  81. Caio, Ana Patrícia. "Iniciação da prática da docência generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1164.
  82. Martins, Helena Romani. "Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163.
  83. Monteiro, Catarina de Bessa. "Construção da profissionalização para a educação e ensino". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1161.
  84. Antunes, Maria Romão. "Profissional generalista: um paradigma emergente". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1169.
  85. Pereira, Luísa Lopes. "De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182.
  86. Vieira, Catarina Filipa. "O papel do professor generalista na sequencialidade educativa: reflexão sobre a prática pedagógica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1184.
  87. Cunha, Diana Patrícia. "O educador de infância e o professor do 1º ciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contexto". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188.
  88. Barbosa, Soraia Fernandes. "Educar e aprender em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: semelhanças e especificidades". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1174.
  89. Damasceno, Ana Filipa. "Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179.
  90. Carvalho, Maria Monteiro. "Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: a missão do profissional generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1172.
  91. Castro, Marta Patrícia. "Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159.
  92. Leal, Mónica da Costa. "Aprender agindo : prática que norteia um profissional da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1166.
  93. Cabral, Helena. "Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181.
  94. Sousa, Joana Raquel. "O caminho da aprendizagem". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1160.
  95. Ferreira, Brigite Margarete de Jesus. "Expressão de marcadores inflamatórios na patologia intersticial pulmonar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10316/35322.
  96. Moreira, Isabel; Stanislau, Sandra. "Currículo e avaliação em creche". Licenciatura, 2009. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1068.
  97. Costa, Nádia. "Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1523.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020 As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
Orientador
2019 - 2020 O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
2019 - 2019 Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2019 A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções
Orientador
2018 - 2018 A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Contextos promotores de iniciativa na educação de infância. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Eu estou aqui, sabias? – Promoção da participação das crianças na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal