???global.info.a_carregar???
Américo Mateus. Completed the PhD In Management in 2016 by Universidade de Évora, Master’s in management & Marketing in 2005/05/04 by Universidade de Évora, Degree in industrial Design in 2005 by IADE. His Associate Professor in Grupo Lusófona and Full Professor in Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. International's Invited Teaching for subjects of Design Systems, Design Thinking, Innovation, Creativity, Consumer Behavior at Karel de Grote University in Antwerp Belgium, FH. Voralberg in Dornbirn Austria, Avans Hogeschool in the Netherlands, RMIT University in Melboune Australia. His also Organic Unit Sub-director in HEI-LAB - Digital Human-Environment Interaction LAB / ULHT, Head of Design Research at Lusófona group, ECATI Advisory Board Member in Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias and Organic Unit Director in ISHIP Research, Innovation & entrepreneurship in Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Published 6 articles in journals. Has 1 section of books. Organized 2 scientific events. Supervised 2 PhD thesis, 20 MSc dissertations e co-supervised 5. Has received 1 award – Innovator of the Year from TALENT corporate Universities. Participated has Principal investigator in more than 50 applied research projects and his Research Fellow in 2 European projects. Works in the areas of Humanities - Arts with emphasis on Design and in Social Sciences with emphasis on Business and Management. In his professional activity as interacted with 21 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Design, Design Systems, Design Thinking, Innovation, Management; Strategy, Open innovation; Radical Innovation, Entrepreneurship, Marketing; Creativity; Living labs.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Américo Mateus

Nomes de citação

  • Mateus, Américo

Identificadores de autor

Ciência ID
461A-9F18-07BA
ORCID iD
0000-0003-2514-4484
Google Scholar ID
p5398@ulusofona.pt
Researcher Id
F-3570-2015

Endereços de correio eletrónico

  • americo.mateus@ulusofona.pt (Profissional)
  • americo.mateus@ismat.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em gestão (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Product/Brand co-creation Model crossing Marketing, Design Thinking, Creativity and Management" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2001/09/20 - 2005/05/04
Concluído
Mestrado em gestão e Marketing (Mestrado)
Especialização em Masters
Universidade de Évora, Portugal
"“Marketing and Design interactions for a strategic orientation focused on Radical Innovation; comparison among some emergent sectors’ enterprises and traditional sectors companies of the Portuguese In" (TESE/DISSERTAÇÃO)
very good unanimously
2005
Concluído
Industrial Design (Licenciatura)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
14,33 valores
2003
Concluído
Pós Graduação (Pós-Graduação)
Universidade de Évora, Portugal
"Mestrando" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 e 18,33 na especialização de Marketing
1990/09/28 - 1994/07/06
Concluído
Design Industrial (Licenciatura)
Especialização em Degree
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
14,33
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/04 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Hochschule für Angewandte Wissenschaften Europa - Berlin, Alemanha
Hochschule für Angewandte Wissenschaften Europa - Berlin, Alemanha
2019/09/02 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
2017/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/04/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Karel de Grote-Hogeschool Antwerpen, Bélgica
Karel de Grote-Hogeschool Antwerpen, Bélgica
2006/04/05 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Fachhochschule Vorarlberg, Áustria
Fachhochschule Vorarlberg, Áustria
1998/03/06 - 2017/08/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/06 - Atual Responsible for Nature Based Solutions HUB Portugal NetworkNature, Bélgica
2019/09/27 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
2019/01/06 - Atual ECATI Advisory Board Member Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/09/01 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica HEI-LAB - Digital Human-Environment Interaction LAB / ULHT, Portugal
2017/09/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/01/01 - 2016/07/22 Pos-graduation Coordinator and Teacher for TALENT corporate Education at IADE and IPAM for the courses of: Branding and Brand Management, Design and Creativity for Business Innovation, Business Desig Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2015/09/22 - 2016/06/22 SME - Subject Matter Expert (content developer) and Senior Applied Researcher for the development of new master courses to the Digital University of Laureate in Europe - online master course platform Universidad Europea de Madrid, Espanha
2010/02/01 - 2011/02/22 Invited Teacher at Setubal University ESGS/ IPS, for the classes of Marketing & Innovation at the Masters of Business Entrepreneurship since 2010. Instituto Politécnico de Setúbal Centro de Investigação em Ciências Empresariais, Portugal
2009/02/01 - 2011/02/22 Invited Teacher at IPAM Lisbon University,, for the classes of Brand Management and Consumption Experiences at the Masters of Marketing Management and Consumer Behavior since 2009. Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2007/02/01 - 2011/02/22 Invited Teacher at Santarém University, for the classes of Marketing & Innovation at the Masters of Business Entrepreneurship; and Marketing Communication & Advertising at the Master of Business manag Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2006/02/01 - 2011/02/22 Invited Teacher at Évora University, for the classes of Marketing & Innovation at the Masters of Business Entrepreneurship; and Marketing Communication & Advertising at the Master of Business manageme Universidade de Évora, Portugal
2004/07/01 - 2004/10/01 Visiting Teacher at RMIT Design University in Melbourne, where he manage a Design Studio called “Design, Fado and Saudade” for a semester. RMIT University, Austrália
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - Atual CriAtividade - Problem Solvers - Algarve
Bolseiro de Investigação
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
Portugal Inovação Social
Em curso
2018 - Atual URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS European Commission
Em curso
2018 - Atual URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Commission
Em curso
2020 - 2022/12/20 Escola da Cigarra Feliz
Bolseiro de Investigação
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
Portugal Inovação Social
Em curso
2016 - 2017 Defining the economic value of the Design/ Artist approach/ activity/ profession in a entrepreneurship business context: A model building research
XUEP009903, CC419800, Ref.P2016/UEM71
Investigador
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Education Through Innovation - Secondary schools of Comunidade Intermunicipal das Lezirias do Tejo
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Em curso
2018 - Atual Co-create Project interreg
info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/806616/EU
European Commission
Concluído
2016 - 2017/05/04 New Online Master courses Platform - UELD - Laureate Digital University European
Self financed
Bolseiro de Investigação
Universidad Europea de Madrid, Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mateus, Américo. "From Living Labs to Community of Practice". Trabalho apresentado em OpenLivingLab Days. Greece. September 2019, Thalassoniki, 2019.
    Publicado
  2. Mateus, Américo. "Varying Mindsets in Design Thinking". Trabalho apresentado em TransFormation [transf¿'me¿¿(¿)n] n A marked change in form, nature or appearance, lis, 2019.
    Publicado
  3. Mateus, Américo. "Deconstructing the Creative Processes in Design Thinking". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’18: TRANSgression Proceedings of the DDC 5th Conference, Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Mateus, Américo. "Team diversity in art projects and design thinking". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’17: TRANScendency, lis, 2017.
    Publicado
  5. Mateus, Américo. "If we are that good, why aren’t we invited to the club!". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’17: TRANScendency, 2017.
    Publicado
  6. Mateus, Américo. "Next steps for modelling the conceptual model of evolutionary Design". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’17: TRANScendency, lis, 2017.
    Publicado
  7. Cooley, W.L.. "Changing Mindsets in Design Thinking". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’17: TRANScendency, lis, 2017.
    Publicado
  8. Mateus, Américo. "From CMYK to RGB. Keeping communication designers skills up to date". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’17: TRANScendency, Lisboa, 2017.
    Publicado
  9. Mateus, Américo. "Communicating to Generation Y: new communication channels in cultural events". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’16: TRANSversality, lisboa, 2016.
    Publicado
  10. Mateus, Américo. "Emotion and Mood in Design Thinking". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’16: TRANSversality Proceedings of the DDC 3rd Conference, lisboa, 2016.
    Publicado
  11. Mateus, Américo. "Evolutionary design – a proposal for the conceptual model". Trabalho apresentado em Design Doctoral Conference’16: TRANSversality Proceedings of the DDC 3rd Conference, lisboa, 2016.
    Publicado
  12. Mateus, Américo; Loureiro, Ana; Rosa, Carlos Alves; Leonor, Susana. "A methodology for appraisal and validation of User Centered Open Innovation Programs: a case study critical analysis of an energy supplier co-creative innovation program". 2013.
  13. Mateus, Américo; Rosa, Carlos Aves; Leonor, Susana. "Contribution to the integration of parametric processes as a method in conceptual and creative Design". 2012.
  14. Mateus, Américo; Leonor, Susana. "Contribution to the integration of parametric processes as a method in conceptual and creative Design". 2012.
  15. Mateus, Américo; Rosa, Carlos Alves. "Oeste Ativo Ecosystem for Innovation: a regional business regeneration program through the design thinking based methodology IDEAS(R)EVOLUTION - a Co-creative way of thinking brands and integrated innovation". 2012.
  16. Mateus, Américo; Rosa, Carlos Alves; Gomez, Luiz Salomão Ribas; Cardoso, Helder A. T. G.. "The Brand DNA Process approach applied to region of Alvito". 2012.
  17. Mateus, Américo; Rosa, Carlos Alves. "Creative Intelligence methodology Ideas(R) evolution: A proposal for two new stages of the design thinking process when applied to territorial innovation through an activation platform for Dialog with the Tribe". 2011.
  18. Mateus, Américo; Gomez, Luíz; Ferreira, Ana Margarida. "Ideas [R]evolution methodology: Practical considerations based on two case studies". 2011.
  19. Mateus, Américo; Gomez, Luiz Salomão Ribas. "IDEAS(R)EVOLUTION - Transdisciplinary design thinking workshops for remarkable and innovative brand value". 2010.
  20. Mateus, Américo; Sousa, António. "Brands®evolution – The Business creative ®evolution". 2010.
  21. Mateus, Américo; Lopes, Henrique. "Contribute for advancing design research knowledge about Branding “Branding Black box” - Conceptual analysis model for branding perception". 2006.
  22. Mateus, Américo; Sousa, António. "Design and Radical Innovation: a strategic perspective based upon a comparative study between emergent and traditional industries in Portugal". 2005.
  23. Mateus, Américo; Rodrigues, Fernando Carvalho. "Nothing to Creation”: experimenting Design through the “soul” of Fado and the “poetry” of Saudade". 2005.
  24. Mateus, Américo. "The Strategic Role of Design on Radical Innovation Strategies". 2004.
Artigo em revista
  1. Mateus, Américo. "Gamethinking: a roadmap to a Design Thinking-based model for Game Development education". Revista Lusófona de Educação (2018):
    10.24140
  2. Farley Fernandes; Américo Mateus; Susana Leonor; Manuel Sequeira; Rui Gaio. "Gamethinking: a roadmap to a Design Thinking-based model for Game Development education". Revista Lusófona de Educação (2018): https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.11.
    10.24140/issn.1645-7250.rle40.11
  3. Leonor, Susana Manuela; Mateus, Américo Da Conceição; Martins, Sofia. "Design Metasystem research project: from linear to non-linear processes applied in the improvement of creation and development of start-ups". e-Revista LOGO 6 3 (2017): 1-25. http://dx.doi.org/10.26771/e-revista.logo/2017.3.01.
  4. Susana Manuela Leonor; Américo Da Conceição Mateus; Sofia Martins. "Design Metasystem research project: from linear to non-linear processes applied in the improvement of creation and development of start-ups". e-Revista LOGO 6 3 (2017): 1-25. https://doi.org/10.26771/e-Revista.LOGO/2017.3.01.
    10.26771/e-Revista.LOGO/2017.3.01
  5. Mateus, Américo. "Marketing Communications Model for Innovation Networks". International Journal of Innovation (2015): http://papers.ssrn.com/abstract_id=SSRN-id2684206.
  6. Tiago João Freitas Correia; Américo Mateus; Susana Leonor. "Marketing communications model for innovation networks". International Journal of Innovation 3 2 (2015): 43-53. https://doi.org/10.5585%2Fiji.v3i2.50.
    10.5585/iji.v3i2.50
  7. Mateus, Américo; Sousa, António; Silvério, Marta. "LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS". Livro de Actas das XXI Jornadas Luso Espanholas (2011): http://hdl.handle.net/10174/3951.
Artigo em revista (magazine)
  1. Mateus, Américo. "Shaping innovation. Design thinking as the key to the future", SEMRADAR. Magazine for systems thinking and decision making in management, 2016, https://www.researchgate.net/publication/312523678_Innovation_gestalten_-_Design_Thinking_als_Schlussel_in_die_Zukunft_Shaping_Innovation_-_Design_Thinking_as_key_to_the_future.
  2. Mateus, Américo; Sousa, António. "Interactions betwean Marketing and Design for radical innovation business strategies versus traditional", Economics and Sociology, 2006
Capítulo de livro
  1. Mateus, Américo. "Inclusive Urban Regeneration with Citizens and Stakeholders: from Living Labs to URBiNAT’s Community of Practice". In Greening Cities, Shaping Cities: Methods and Case studies on Nature-based Solutions for sustainable urban planning. zurich, Suiça: Spinger Nature, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Mateus, Américo. "Ins Gesicht geschrieben – Emotionen erkennen und bewerten". In Design2Product, 108-131. Wien, Áustria: Bucher Verlag Hohenems - Wien, 2016.
    Publicado
Manual
  1. Mateus, Américo. Modelo de capacitação dos CIMLT/EMIC’s – How to be a Design Thinker for Education. portimão, Portugal: ISMAT - Instituto Manuel Teixeira Gomes. 2019.
    Publicado
  2. Mateus, Américo. Modelo de capacitação processo de Design Thinking para a criação do Laboratório Móvel da CIMLT. portimão, Portugal: ISMAT - Instituto Manuel Teixeira Gomes. 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Mateus, Américo; EC11-CEEF-767B. 2019. Community-driven processes to co-design and co-implement NBS URBiNAR EU2020. https://3.basecamp.com/4025779/buckets/7897525/uploads/2276788989.
  2. Mateus, Américo. 2019. Strategic design and usage of participatory solutions and relevant digital tools in support of NBS uptake - URBiNAT EU2020. https://3.basecamp.com/4025779/buckets/7897525/vaults/1911314970.
  3. Mateus, Américo. 2018. Handbook on the theoretical and methodological foundations of the project URBiNAT EU2020. https://bc3-production-us-east-2.s3.us-east-2.amazonaws.com/Ufzr8VdYXaBS7hovZKoUF6EZ?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3D%22D1.2.pdf%22%3B%20filename%2A%3DUTF-8%27%27D1.2.pdf&response-content-type=application%2Fpdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMA.
Resumo em conferência
  1. Mateus, Américo. "URBiNAT – co-creating and co-designing NBS – Nature Based Solutions with Citizens, Schools and Experts". Trabalho apresentado em International LDE-Heritage conference | 26-28 November, portimão, 2019.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Mateus, Américo da Conceição. "Product/Brand co-creation methodology crossing marketing, design thinking, creativity and management: ideas(r)evolution". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19162.
  2. Mateus, Américo da Conceção. "Interacções entre marketing e design para uma orientação estratégica de inovação radical: comparações entre empresas de sectores emergentes e tradicionais da indústria portuguesa". Mestrado, Universidade de Évora Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, 2005. http://hdl.handle.net/10174/15754.

Outros

Norma ou política
  1. University of Europe Laureate Digital: MBA Program: Innovation Management, Leadership Accelerator and Operational Marketing (Online Course Modules). Creation and Design of ONLINE learning platform for UELD, student centered. Development of Master online course of Leadership and Several Curricular Units - Creativity, Innovation, Management. 2016. Mateus, Américo. https://www.uedigital.com/en/digital-mba.
Outra produção
  1. Living Lab: experience building a brand through co-creation. 2013. Mateus, Américo; Rosa, Carlos Alves.
  2. Communication and co-­-creation -­- EDP case study. 2012. Mateus, Américo.
  3. LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS. 2011. Mateus, Américo; Sousa, António; Silvério, Marta.
  4. The Brands Revolution – IADE Brand DNA. 2009. Mateus, Américo.
  5. Creating Brands – Creative Gaps: Intended and perceived creativit. 2007. Mateus, Américo.
  6. When the innovation strategies and revolutions change a industry: From the tourism markets to experimental markets – Case study Maritz. 2006. Mateus, Américo; Sousa, António.
  7. The relationship of blind consumers with brands: perceptive reorganizations in the lack of vision and its importance towards the branding process. 2005. Mateus, Américo; Lopes, Henrique.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/09 Mateus, A. (2016). Can Innovation culture be a Human resources function? Lecture delivered at the RH Conference in Portugal, Estoril Congress Center. RH Conference in Portugal, Estoril Congress Center.
RH Conference in Portugal, Estoril Congress Center. (Estoril, Portugal)
2016 Mateus, A. C. (2016, September 16). Design como Metasistema para a inovação. Lecture delivered at Hackaton Desenvolve SC in Brasil, Florianópolis. Hackaton Desenvolve SC in Brasil, Florianópolis.
UFSC - Hackaton Desenvolve SC in Brasil, Florianópolis. (Florianopolis, Brasil)
2015 IDEAS(R)EVOLUTION - Design Thinking Methodology- CRIA Cascais - design for innovation conference, January 2015 CRIA Cascais - design for innovation conference, January 2015
CM Cascais (Cascais, Portugal)
2013 CO-CREATION/IDEAS(R)EVOLUTION - EDCOM (European institute for commercial communications education) in Lisbon, May 2013. EDCOM (European institute for commercial communications education) in Lisbon, May 2013
EDCOM (Lisbon, Portugal)
2011 ALWAYS ON Branding, 5º CIDI - International Information Design conference in Florianópolis, Brazil, August 2011
UFSC (Florianopolis, Brasil)
2011 IDEAS)R)EVOLUTION - Oeste Ativo Mutante Brand - Cinebrandtour; 2nd international tourism conference at IPL Leiria, Peniche, Portugal, September 2011 Cinebrandtour; 2nd international tourism conference at IPL Leiria, Peniche, Portugal, September 2011
IPL Leiria, Peniche, Portugal (Peniche, Portugal)
2009 CIBECEM - BRAND develoment - Trujillo “VIII Conference Portuguese-Spanish of business Management and Economics” 2009, Spain. “VIII Conference Portuguese-Spanish of business Management and Economics”
(Trujilo, Espanha)
2009 The Future of communication and Branding - HAAGA-HELIA university and VAASA University in Finland, 2009 HAAGA-HELIA university and VAASA University in Finland, 2009
HAAGA-HELIA university and VAASA University in Finland, 2009 (helsinki and Vaasa, Finlândia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Evolutional Design: modelo conceptual ou modelização da abordagem do Ofício do Design pensada no contexto da sociedade e na dimensão do cidadão, focada no processo de Design no pré-projecto
Orientador
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2016 - Atual Emotion and Mood in Design Thinking
Orientador
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2015/09/05 - 2021/01/18 “Cognitive Processes in Design Thinking - Optimization of Perception, Processing and Reasoning
Orientador
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2016 - 2017 CARDOSO, Nuno André Ferreira (2017). What is engagement? Glymt.com case. IADE
Orientador
Gestão do Design
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2016 - 2017 MENEZES, Alexandre Marques (2017). Violência doméstica nos homens - campanha de publicidade. IADE
Orientador
Design e Publicidade (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2016 - 2017 DA SILVA, Igor Moreira (2017). O brand equity baseado no consumidor aplicado às marcas de equipes de futebol profissional na retenção, recuperação e prospecção de sócio-torcedores. IADE
Orientador
Gestão do Design (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2014 - 2015 FONTES, João Paulo Tomás (2015). A marca Montijo aplicação da metodologia Ideas(R)evolution modelo left and right branding. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2013 - 2014 CORREIA, Tiago João Freitas (2014). Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2012 - 2014 Bilou, M. F. (2014). A identidade da marca da Universidade de Évora. Évora: Universidade de Évora.
Orientador
mestrado Gestão (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2012 SA, Sara Oliveira e Silva de Araújo (2012) Fazendo sentido dos sentidos: construção de uma marca multissensorial. IADE
Coorientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011 - 2012 COSTA, Diogo de Almeida Mendes da (2012), Projeto marca tradição engraxadores, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011 - 2012 BATISTA, Marta Duarte (2012). Contributo para a definição do conceito e da estratégia de comunicação online para Mira de Aire. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011 - 2012 LEANDRO, Carla Mariana Simões (2012). Contributo para a definição do conceito e da estratégia de comunicação online/website da Câmara Municipal de Almada. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011 - 2012 RAMOS, Ana Catarina Costa (2012). Estratégia de marca para o município das Caldas da Rainha, através da metodologia Ideas(R)evolution. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011 - 2012 PASSOS, Ricardo Filipe de Fonseca Oliveira e Matos (2012). Criação da imagem corporativa da empresa Sohe. IADE
Coorientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2010 - 2012 Silva, G. K. (2012). A importância dos princípios do marketing 3.0 nos processos e modelos da inovação - Caso InovCity Évora. Évora: Universidade de Évora.
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2011 Vicente, A. R. (2011). Motivos na óptica do utilizador para a escolha de um centro de formação: caso Cencal. Universidade de Évora.
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2011 CARDOSO, Frederico Lourenço (2011). Identidade visual da marca de Alvito. IADE
Coorientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2010 - 2011 TAVARES, Carla Patrícia Vaz (2011). Importância da comunicação no interior de uma organização: Re-branding da organização das mulheres de Cabo Verde. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2010 - 2011 LOPES, Joana Margarida de Sousa Almeida (2011). Estudo das estratégias de comunicação de marketing das revistas de moda portuguesas. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2010 - 2011 SILVA, Inês Liberato Ferreira da (2011). A importância do jingle na memorização da mensagem publicitária. IADE
Coorientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2010 - 2010 LESY, Miguel (2010). Creativity processes in Advertising and Business communications. Howest West Flanders Hogeschool Kortrijk, Belgium.
Orientador
Communication (Licenciatura/Bacharelato)
Hogeschool West-Vlaanderen, Bélgica
2009 - 2010 VIEIRA, Ana Alexandra B. Marques (2010). Discursos identitários : análise visual da simbologia e cor do barco de pesca algarvio. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2009 - 2010 TOME, Maria do Rosário Rodrigues (2010). Geometrias do sul: livro sobre a imagem da casa típica algarvia / Maria do Rosário Rodrigues Tomé. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2009 - 2010 PIRES, Mónica Cláudia Pacheco Fonseca (2010). Estratégias de marca para um evento desportivo : o caso Cascais Laser Matchrace. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2009 - 2010 NOVO, Ana Luísa Vilela (2010). Construção da marca By the Window : através da implementação da metodologia Brands[R]evolution. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2009 - 2010 PEREIRA, José Manuel Almeida (2010). Novas aplicações ao bordado tradicional de Castelo Branco. IADE
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2009 - 2010 ASSIS, Inês Cravo Simões (2010). Perform por.art 70 : projecto de sítio de arquivo de performance em Portugal nos anos 70. IADE
Coorientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2008 - 2009 ESTEVÃO, Ricardo Manuel Amaro (2009). Autonomia e qualidade de vida: projecto de design inclusivo focalizado na doença "hemiplégia" IADE.
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2007 - 2008 FAZENDA, Teresa Maria Rodrigues Gomes (2008). Influência do design e fatores contextuais numa estratégia de marca. IADE.
Orientador
Design (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2006 - 2015 EU ENTREPRENEURSHIP INTENSIVE PROGRAMS – Since 2006 to 2015 - - Kortrijk, Belgium, 2006, Emmen, Netherlands, 2007, Dornbirn, Austria, 2008, Warsaw, Poland, 2009, Helsinki, Finland, 2010 and Cascais Portugal fro 2011 to 2015 (2006 - 2015)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/04/03 - Atual Design Doctoral Conference UNIDCOM - IADE

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/03/06 - Atual e-Revista LOGO (2238-2542) Laboratorio de Orientacao da Genese Organizacional - Universidade Federal de Santa Catarina
2017/03/02 - Atual International Journal of Business and Systems Research (1751-2018) Inderscience Enterprises Ltd.

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2004 - 2004 UNESCO/APHADA about the “Seal of Excellence Juri – Innovation and Heritage” 2004, in Thailand.
Especialista
UNESCO Bangkok, Tailândia UNESCO Bangkok

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2016 Training Programs with IDEAS(R)EVOLUTION innovation methodology at: - Novartis Portugal, Jaba Portugal, Essilor Portugal; Logica Software; Universidade Europeia, Portugal
2009 - 2015 SCIENCE FOR THE MARKET – TRAINER– Since 2009 Invited Educator/Teacher at DELTA cafés Masters, invited by Cefage LAB from Évora University, where he ran 5-hour workshops regarding Creativity, Marketing and Innovation, from 2009 to 2015. Universidade de Évora Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/02/06 - Atual Appointed Expert on European Commission Taskforce 6 - CO-CREATION in Nature Based Solutions funded Projects.
Consultor
NetworkNature, Bélgica

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Strategic Advisory board member for AIP FOUNDATION - Portuguese international fairs organization, for the specialization of Design, since 2016 Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria, Portugal
2015 - 2017 Jury for national and international Design and Design Thinking Awards, since 2015. Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria, Portugal
2014 - 2014 Advisory board member at European Projects as expert in co-creation methodologies in Smart city and Smart energy projects S3C European Commission, Bélgica
2007 - 2007 Expert Jury for the EQUAL Evaluation for: “Product and tool development towards the best practices on sustainable tourism programs for I9 project”, Portuguese project within the EU Equal program, November 2007 Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
Distinções

Prémio

2010 Prémio Inovação
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal