???global.info.a_carregar???
Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro, é autora do livro Os Doze Sons e a Cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954), lançado em 2015, pela Editora Annablume. Realizou, em 2010, no Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM- Universidade Nova de Lisboa), pós-doutoramento sobre a relação entre o compositor português Fernando Lopes-Graça e a música brasileira com bolsa da FCT. Foi directora do Acervo Curt Lange, património da UFMG, entre 2013 e 2015 e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG Musica) da mesma instituição, entre 2015 e 2017. É membro fundadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Música Brasileira, cadastrado no CNPq, o qual vem sendo responsável pelo desenvolvimento de dezenas de teses de mestrados e doutorados junto às linhas temáticas Música e Cultura e Perfomance Musical, no âmbito do do PPG Musica UFMG e outros Programas de Pós-Graduação parceiros. Actualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Como intérprete realiza constantemente concertos no Brasil e no exterior a convite de importantes festivais, dentre os quais Monaco Electroacoustique (Mônaco), Visiones Sonoras (Mexico), Ai-Maako (Chile), Festival de Outono e DME (Portugal), Festival Internacional de Música de Morelia e Festival Internacional de Musica Nueva (Mexico), Skammdegi AIR Award (Islândia), Flageolet Ensemble Festival (USA). Ao longo de sua carreira como pianista tem sido responsável por inúmeras estreias mundiais, incluindo obras para piano e orquestra. Participou em diversos CDs coletivos e gravou três álbuns a solo: Música Dodecafônica de César Guerra-Peixe para piano (2015); Sonoridades: peças contemporâneas para piano (2016); Vertentes: música brasileira para piano (2017). Junto com o violoncelista português Miguel Rocha, forma o Duo Sigma, dedicado principalmente à música contemporânea luso-brasileira. http://www.anaclaudiaassis.com/Ana_Claudia_de_Assis/Home.html
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Claudia Assis

Nomes de citação

  • Assis, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
4518-7E4B-D71F

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006/03/18
Concluído
Doutorado em História (Doctor)
Especialização em Musicologia
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Université Toulouse Jean Jaurès, França
"Os doze Sons e a Cor Nacional: Conciliações Estéticas e Culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com indicação à publicação da tese
1997/12/18
Concluído
Mestrado em Música - Práticas Interpretativas (Master)
Especialização em Performance
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"O Timbre em Ilhas e Savanas de Almeida Prado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com indicação de publicação da dissertaçã
1990/12/15
Concluído
Bacharelado em Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Bachelor)
Especialização em Piano
Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
"não há tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/04/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/30 - 2015/09/30 Director de Unidade Orgânica Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013/03/01 - 2015/03/01 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/01/02 - 2019/06/30 Fazer Música, Fazer História; Interpretando a obra para piano de Jorge Peixinho (1940-1995)
217120
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2010/01/04 - 2010/12/30 FERNANDO LOPES-GRAÇA E CÉSAR GUERRA-PEIXE: TRÂNSITOS CULTURAIS NA MÚSICA BRASILEIRA (1930-1950)
SFRH/BPD/65711/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2006/03/03 - Atual A Estética da Sonoridade Pianistica na Produção Musical dos Séculos XX e XXI
00000
Investigador responsável
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2011/03/01 - 2013/12/15 Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange.
Investigador responsável
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Concluído
2006/03/04 - 2009/04/04 Curt Lange e a Musicologia Brasileira
0000
Investigador responsável
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Outro

Designação Financiadores
2007/03/03 - Atual Conciliações Esteticas e Culturais na Musica Brasileira
Investigador responsável
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Assis, Ana. "Tradição e Liberdade Criadora nos Estudos para Piano de Jorge Peixinho (1940-1995)". Trabalho apresentado em X Congresso CSO 2019 - Criadores sobre outras obras, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Assis, Ana. "Estrutura n.1 para violino e piano: desvelando sons dodecafônicos na obra de Carlos Alberto Pinto Fonseca". Trabalho apresentado em 3º Nas Nuvens..., Belo Horizonte, 2017.
  3. Assis, Ana. "Entre a fonte e o som: técnicas estendidas no ensino de piano". Trabalho apresentado em XXVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Belo Horizonte, 2016.
    Publicado
  4. Assis, Ana. "O Boletim Latino Americano de Música VI (1946): entre linhas, músicas e idéias". Trabalho apresentado em XXVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Belo Horizonte, 2016.
    Publicado
  5. Assis, Ana. "O castrato Giovanni Francesco Fasciotti: ad honorem Dei". Trabalho apresentado em Simposio Internacional do IV SIMIbA e I Congresso ABMUS, Belo Horizonte, 2016.
    Publicado
  6. Assis, Ana. "Compondo Música Viva: Guerra-Peixe e as Quatro Bagatelas". Trabalho apresentado em XXIV Congresso da ANPPOM, São Paulo, 2014.
    Publicado
  7. Assis, Ana. "Entre a fonte e o som: um estudo sobre as técnicas estendidas para piano". Trabalho apresentado em SIMPEMUS 6, 2013.
    Publicado
  8. Assis, Ana. "Fernando Lopes-Graça e a música brasileira: inventando sons, construindo sentidos". Trabalho apresentado em IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012.
    Publicado
  9. Assis, Ana. "Os Estudos e Polcas de Bohuslav Martinu (1890-1959): a propósito do idiomatismo pianístico". Trabalho apresentado em XXII Congresso da ANPPOM, João Pessoa, 2012.
    Publicado
  10. Assis, Ana. "Os Tons Nacionais e as Dissonâncias Dodecafônicas". Trabalho apresentado em XXV Congresso da ANPUH, 2009.
    Publicado
  11. Assis, Ana. "César Guerra-Peixe: entre a cor nacional e a expressão dodecafônica". Trabalho apresentado em XVII Congresso da ANPPOM, São Paulo, 2007.
    Publicado
  12. Assis, Ana. "Dos doze sons às ilhas de ressonâncias: reflexões acerca da sonoridade pianística na música brasileira (1946-2005)". Trabalho apresentado em PERFORMA'07 Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2007.
    Publicado
  13. Assis, Ana. "Querido Guerra-Peixe, caro amigo Lange: aspectos de uma correspondência". Trabalho apresentado em XV congresso da ANPPOM, Rio de Janeiro, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Assis, Ana Cláudia. "Fazer música, fazer história". Revista Música 18 1 (2018): 128-150. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v18i1.145787.
    10.11606/rm.v18i1.145787
  2. Resende, Victor Henrique; Assis, Ana Claudia de. "As diversas sonoridades do grupo de rock brasileiro O Terço: discussões sobre as identidades musicais nos anos 1970.". Orfeu 01 01 (2018): 109-131. http://dx.doi.org/10.5965/2525530401012016109.
    Publicado • 10.5965/2525530401012016109
  3. Assis, Ana Claudia. "Que “ismo” é esse, Koellreutter?: Guerra-Peixe e Lopes-Graça entrelaçando os fios dodecafônicos (1944-1958)". Opus 22 2 (2016): 147-171. http://dx.doi.org/10.20504/opus2016b2206.
    Publicado • 10.20504/opus2016b2206
  4. Dawes, Frank; Lopes-Graca, Fernando. "Fernando Lopes-Graça e César Guerra-Peixe: entre o expressionismo dramático e a cor nacional (1947-1958).". Glosa 11 (2014): 22-26. http://mpmp.pt/produto/glosas-11/.
    Publicado • 10.2307/951728
  5. Assis, Ana. "Abyssus Ascendens ad Aeternum Splendorem: reflexão acerca da gestualidade místico-sonora na obra para piano, orquestra e eletrônica de João Pedro Oliveira". Revista :Estudio 10 (2014): 69-76. https://issuu.com/fbaul/docs/est__dio9/3.
    Publicado
  6. Assis, Ana. "Ilhas de Almeida Prado: por uma paisagem sonora imaginária". Estudio 8 (2013): 75-81. http://issuu.com/fbaul/docs/est__dio8_lowres?e=7186499/6085078.
    Publicado
  7. Assis, Ana. "Conversa com Fernando Lopes-Graça: trânsitos culturais na música brasileira.". Musica Hodie 13 2 (2013): 168-180. http://www.musicahodie.mus.br/13.2/Musica_Hodie_13.2.pdf.
    Publicado
  8. Assis, Ana. "Entrevista sobre as relações entre Fernando Lopes-Graça e César Guerra-Peixe". Caravelas (2012): www.caravelas.com.pt/newsletter_caravelas_maio_2012.pdf.
  9. Assis, Ana. "Fernando Lopes-Graça: espelho de um tempo.". ESTUDIO 3 (2011): 57-62. http://www.cso.fba.ul.pt.
    Publicado
  10. Assis, Ana. "César Guerra-Peixe: entre músicas e músicos,". Revista do Conservatório de Música (online) 3 (2010): 58-79. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RCM/article/view/2453.
    Publicado
  11. Assis, Ana. "Compondo a cor nacional: conciliações estéticas e culturais na música dodecafônica de César Guerra-Peixe.". Per Musi 16 (2007): 33-41. http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/numeros/16/num16_cap_03.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Assis, Ana; Gaspar, Luiza. "En el umbral de lo audible: aspectos da performance¿na obra “suono sogno” de Graciela Paraskevaídis,¿para violino (e voz do intérprete)". In Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance 4, 78-95. Belo Horizonte, Brasil: Selo Minas de Som, 2019.
    Publicado
  2. Assis, Ana. "Mi estimado Juan Carlos Paz". In Recorridos. Diez estudios sobre música culta argentina de los siglos XX y XXI, 119-157. Buenos Aires, Argentina: Editorial de la Fcultad de Filosofia y Letras, 2019.
    Publicado
  3. Assis, Ana. "A escrita heteronômia no Bambuco Sontareno de Antonio Maria Valencia". In Práticas de Performance 3, 273-300. Belo Horizonte, Brasil: Selo Minas de Som, 2017.
    Publicado
  4. Assis, Ana. "Música e História: Desafios da prática interdisciplinar". In Pesquisa em Música no Brasil: Métodos, Domínios, Perspectivas, 5-39. Goiânia, Brasil: ANPPOM, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Assis, Ana. Sonoridades: peças contemporâneas para piano I e II. Belo Horizonte, Brasil: Selo Minas de Som. 2016.
    Publicado • Editor
  2. Assis, Ana. Guerra-Peixe: 100 anos. Belo Horizonte, Brasil: Selo Minas de Som. 2015.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Assis, Ana. Os Doze Sons e a Cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954). São Paulo, Brasil: Annablume. 2014.
Prefácio / Posfácio
  1. Assis, Ana. "Sobre Sonoridades.". Prefácio para Cadernos Musicais - Sonoridades. Belo Horizonte, Brasil: EDITORA Selo de Minas. 2016.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Assis, Ana. "Composição e performance na prática do Piano Complementar". Trabalho apresentado em Performa 2013 Encontros de Investigação em Performance, Porto Alegre, 2013.
    Publicado
  2. Assis, Ana. "Entre teclas pretas e brancas: a propósito da escrita pianística de Fernando Lopes-Graça". Trabalho apresentado em PERFORMA 11 Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2011.
    Publicado
  3. Assis, Ana. "Ressonâncias nacionalistas na performance da música contemporânea brasileira". Trabalho apresentado em PERFORMA'07 Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2007.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Assis, Ana; mpmp (Produtor). 2019. "Frozen, Mosaic, In Tempore, Pirâmides de Cristal, Bagatela, Miroir". In Pirâmides de Cristal - obras para piano de João Pedro Oliveira, mpmp.
  2. Assis, Ana; Rocha, Miguel; GDA (Produtor). 2019. "Enigma, Beyond, Titanium, Tensão-Deformação". In Duo Sigma interpreta João Pedro Oliveira, Difusor.
  3. Assis, Ana; Miguel Rocha; Carlos Silva; DME - Dias de Música Eletroacústica (Produtor). 2019. "Beyond e Hokmahn". In On clarinet, FNAC, DME, Lisboa Incomum.
  4. Assis, Ana; Carreno Produções e Fundação Municipal de Cultura (Produtor). 2017. "CD Vertentes - música contemporânea para piano". In Vertentes, Carreno Produções.
  5. Assis, Ana; Selo Minas de Som (Produtor). 2016. "CD Sonoridades - peças contemporâneas para piano". In Sonoridades, Selo Minas de Som.
Interpretação artística
  1. 2017. Série 'Conciertos Sonidos Del Sur'. Selecionado por edital Ibermúsicas. Apresentação de 4 concertos em 3 cidades da Argentina e Belo Horizonte. Estreia mundial de 3 obras e estreia argentina de 3 obras. Conservatório Piazzolla/Falla, Conservatório Ginastera, Universidade Nacional de La Rioja e Universi.
Interpretação musical
  1. Concerto Tributo a Roberto Victorio. 2019.
    Instrumentista
  2. Concert de musiques mixtes avec piano. Estreia absoluta de Pedro F. Finisterra - "Tradukoj", Mathieu Lacroix - "Facing Gaia, Gillis Sacre - "Second Thoughts". Obras de João Pedro Oliveira, Hans Tutscku, Annette Vande Gorne, Jonathan Harvey.. 2019.
    Instrumentista
  3. Concerto CriaSons: Festival ZezereArts 2019. Obras de Fernando Valente – Sonata ‘Fracta’ – Antonio Sousa Dias – 5 Circunstâncias – Pascal Dusapin – Fernando Lapa – Poemas de Amor e de Neblina – Candido Lima – Cadernos de Invenção. 2019.
    Instrumentista
  4. Duo Sigma Temporada 2019. "... Sons Partilhados no Tempo...". Fragmentos (2019), Isabel Soveral Castelos d'Oiro em Mundos Irreais (2017), Clotilde Rosa Estudo V (1992), Jorge Peixinho Essay XVII (2014), Christopher Bochmann A Escada de Jacó (2019), José Carlos Sousa Enigma (2018), João Pedro Oliveira. 2019.
    Instrumentista
  5. Tesseract Ensemble-DME. Concerto Encontro. António de Sousa Dias: Valeriation 5, para guitarra, percussão e electrónica (8’) Christopher Bochmann: ESSAY XVII, para violoncelo (7’) João Madureira: Encontro, para flauta e piano (9’) José Carlos Sousa: A escada de Jacó, para violoncelo e piano (9’) Álvaro Salazar: Palimpsestos, para flauta (7') João Pedro Oliveira: Tensão - deformação, para flauta,. 2019.
    Instrumentista
  6. I Festival de Flautistas de Belo Horizonte. Concerto Diversidades Sonoras.. 2019.
    Instrumentista
  7. Mémoire d´une présence absente. 2019.
    Instrumentista
  8. Duo Sigma Temporada 2019. Concerto com estreias de 4 obras portuguesas: Dois Rios de João Quinteiro, A Escada de Jacó de José Carlos Souza, Fragmentos de Isabel Soveral, Singularity de João Pedro Oliveira. 2019.
    Instrumentista
  9. Concert of 2019 New Musical Festival. Ensemble Flageolet. Musics by Bruce Reiprich, João Pedro Oliveira, Mathew Rosenblum. 2019.
    Instrumentista
  10. Recital Mosaic of Colors, Images, and Memories. Obras de João Pedro Oliveira, Jorge Peixinho, G. Ligeti, Bruce Reiprich e Roberto Victorio.. 2019.
    Instrumentista
  11. Concerto de Lançamento do Tesseract Ensemble. Estreia mundial de Micro-fragamentos II (Roberto Victorio) e Tensão e Deformação (João Pedro Oliveira).. 2019.
    Instrumentista
  12. Festival Criasons. Concerto de música de câmara.. 2019.
    Instrumentista
  13. Festival DME 62. 2018.
    Instrumentista
  14. Duo Sigma, Temporada 2018 (dezembro) O piano contempora^neo na musica de camara. Vinculado a projeto de pesquisa.. 2018.
    Instrumentista
  15. Sociedade Portuguesa de Compositores. A musica de hoje na primeira e na segunda pessoa. A convite da Associacao portuguesa de compositores. 2018.
    Instrumentista
  16. Duo Sigma, temporada 2018 (Outubro). Serie de concertos Memorie d une présence absente.. 2018.
    Instrumentista
  17. Concerto de Abertura do Festival New Music Touchpoints. A convite, Vinculado a projeto de pesquisa. Obras apresentadas: Liviu Marinescu - Shadows Bruce Reiprich - Luculent Hans Tutschku - Zellen-Linien Jorge Peixinho - Estudo 1, Mémoire d'une présence absente Rogério Vasconcelos - fluxo e declinação II João Pedro Oliveira - Mosaic,. 2018.
    Instrumentista
  18. Ver e Ouvir Joao Pedro Oliveira. A convite do Festival Dias de Musica Eletroacustica. Vinculado a projeto de pesquisa.. 2018.
    Instrumentista
  19. Duo Sigma, temporada 2018 (agosto). Serie de concertos Memorie d une presence absente. A convite da USP, UDESC e UFMG. Vinculado a projeto de pesquisa, 2018. Local Evento: Auditorio da ECA (USP), Auditorio do CEART (UDESC), Conservatorio UFMG e auditorio da Escola de Musica da UFMG. Cidade do evento: Sao Paulo, Florianopolis e Belo Horizonte. Pais: Brasil. Instituicao promotora: USP,. 2018.
    Instrumentista
  20. Concertos Castelos Sonoros em Tempos Irreais. Estreia portuguesa de Chronos IXg de R. Victorio e Luculent de Bruce Reiprich . Vinculado a Projeto de Pesquisa A Estética da Sonoridade Pianística nos sécs. XX e XXI.. 2018.
    Instrumentista
  21. Concerto Castelos Sonoros em Tempos Irreais. Estreia mundial de Chronos IXg e Castelos Doiro em Mundos Irreais. Vinculado a Projeto de Pesquisa.,. 2017.
    Instrumentista
  22. Concerto Constelacoes Sonoras. Obras de George Crumb, Toru Takemitsu, João Pedro Oliveira, Bruce Reiprich. Vinculado a projeto de pesquisa.. 2017.
    Instrumentista
  23. Concerto Memorias e Ressonancias... a convite da Fundacao Dom Luis I (Portugal). Simposio Lopes-Graca em retrospectiva.Vinculado a 2 projetos de pesquisa: A Estetica da Sonoridade PIansitica e Conciliacoes Esteticas e Culturais na musica brasileira,. 2017.
    Instrumentista
  24. Ateliê Sonoro - Temporada 2017. Estreia da obra A ultima tarde de Verao de Rafael Godoi.. 2017.
    Instrumentista
  25. Concerto Guerra-Peixe: o erudito popular.. 2017.
    Instrumentista
  26. Concerto de lançamento do CD Vertentes. Projeto selecionado por edital. Vinculado ao Projeto de Pesquisa Esteticas da Sonoridade Pianistica dos séculos XX e XXI.. 2017.
    Instrumentista
  27. A Música de Roberto Victorio. Concerto do Grupo Oficina Música Viva.. 2016.
    Instrumentista
  28. II Seminário de Música Contemporânea da UDESC. Concerto de piano e vídeo. A convite, Vinculado ao projeto de pesquisa A Estética da Sonoridade Pianística dos séculos XX e XXI.. 2016.
    Instrumentista
  29. Concerto Entre sons, imagens e palavras no IV Simpósio de Música Ibero-americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. A convite. Vinculado ao PPG Musica UFMG. 2016.
    Instrumentista
  30. I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo, Concerto do Duo CardAssiS. Temporada 2016. Estreia brasileira de En los Ecos de un Vano Sueño, de Loures Saraiva. Vinculado a projeto de pesquisa.. 2016.
    Instrumentista
  31. Festival Música nas Américas. Estreia mundial de Translucent para grupo instrumental e Luculent para piano solo, de Bruce Reiprich. À convite. Vinculado à projeto de pesquisa.. 2016.
    Instrumentista
  32. Concerto Multimídia. 2016.
    Instrumentista
  33. Concerto de abertura do XXVI Congresso da ANPPOM. Carta Branca a Roberto Victorio. Estreia de Chronos D para 2 violoncelos e piano e Mandala para voz, grupo de percussão e piano. 2016.
    Instrumentista
  34. Concerto de lançamento do CD Sonoridades do PPG Musica UFMG. Estreia da obra 'A Destruição de Dresden'. Vinculado a projetos de pesquisa de 2 linhas: PAc e Performance. Parceria com Universidadade de Aveiro. Participam docentes e discentes do PPG Musica UFMG. 2016.
    Instrumentista
  35. Concerto Músicas e Imagens. Obras de Rodrigo Sigal, J.P.Oliveira, Rogerio Vasconcelos. A convite. vinculado a projeto de pesquisa.. 2016.
    Instrumentista
  36. Entre Sons e Imagens. Concerto para piano e vídeo. Temporada 2015/2016: FEA (setembro/2015), Northern Arizona University (abril/2016), Conservatório UFMG (maio/2016). A convite. Obras de J.P.Oliveira, Daniel Blinkhorn e outros. Vinculado a projeto de pesquisa.. 2016.
    Instrumentista
  37. Concerto Imagens e Ressonâncias, piano, eletrônica e vídeo. A convite. Estreia brasileira de Blue Notes. Vinculado a projeto de pesquisa.. 2016.
  38. Solo Recital of Contemporary Music (electronic and vídeo). A convite. Vinculado a Projeto de Pesquisa. Apoio Secretaria de Cultura de Minas Gerais.. 2016.
    Instrumentista
  39. Turnê mexicana do Duo Cardassis. Estreia mundial de En los ecos del um Vano Sueno e estreia mexicana de IKS (R.Victorio), Time-Lapse (D.Ferraz),Shadows (L.Marinescu),Titanium (JP Oliveira). A convite. Apoio FAPEMIG. XX Festival Internacional de Musica Nueva. XXVII Festival de Música de Morelia. 2015.
    Instrumentista
  40. Concerto de Piano e video. Entre Sons e Imagens. Estreia brasileira de Shadows para piano e eletrônica, de Flowing Waters Caress Fallen Petal para piano solo. A convite.. 2015.
    Instrumentista
  41. Concerto de abertura do Simpósio 100 anos de Koellreutter. 2015.
    Instrumentista
  42. III Bienal Música Hoje. Concerto de Piano e Vídeo: Entre Sons e Imagens. A Convite. Estreia brasileira de Frostbyte e Rock.. 2015.
    Instrumentista
  43. Concerto do Oficina Música Viva. Estreia mundial de Tutaméias de Eduardo álvares para piano, vibrafone e flauta. 2015.
  44. Duo CardAssiS - Piano Contemporâneo a 4 mãos Temporada 2015 a convite. 2015.
    Instrumentista
  45. Concerto de abertura do Encuenntro Koelreutter-Juan Carlos Paz. 2015.
    Instrumentista
  46. Piano Concert and Experimental Video - Estreia islandesa de Frozen Fred de JP Oliveira, ZKM de Francisco Colasanto, Três Profecias de Almeida Prado e Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe. 2015.
    Instrumentista
  47. Ciclo de Concertos do Duo CardAssis. 2014.
    Instrumentista
  48. X Festival Internacional de Música Contemporânea de Michoacán, México. Concerto de Piano e Eletrônica. Estreia mexicana de Frozen Fred de J.P.Oliveira e 15º Harmonico de R. Cicchelli- a convite. 2014.
    Instrumentista
  49. Colloque Internationale L´Impossible Silence. Recital de Piano. Estreia francesa de V Nocturnos e Elegia para piano solo de Lopes-Graça, Prelúdios e Suite Nordestina de Guerra-Peixe- a convite. 2013.
    Instrumentista
  50. Série Mosaico Luso-Brasileiro - Recital de piano a convite da Universidade de Évora e Universidade do Minho. Obras de Almeida Prado, Guerra-Peixe, João Pedro Oliveira e Lopes-Graça. 2013.
    Instrumentista
  51. Concerto com a Oquestra Filarmonia das Beiras. Solista convidada. Estreia absoluta de A Última Porta, de J.S. Bereau. 2012.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. Guerra-Peixe: Obras para violino e piano. Texto do encarte de CD. 2011. Assis, Ana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/08/22 Contemporary PIano: Extended Tecniques, Notation, Interaction Piano/Electronic Sounds Académie d'étè - Musiques Recherche
Musiques Recherche (Ohain, Bélgica)
2019/04/13 Tradição e Liberdade Criadora nos Estudos para piano de Jorge Peixinho (1940-1995) Congresso CSO 2019
Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
2018/12/06 Lopes-Graça (1906-1994) e Guerra-Peixe (1914-1993): sonoridades em diálogo… Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa. Agenda Setembro/Dezembro
Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa- Museu da Música Portuguesa (Cascais, Portugal)
2018/11/10 Tradição e Liberdade Criadora nos Estudos para piano de Jorge Peixinho VIII Encontro de Investigação em Música
ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (ENIM) (Porto, Portugal)
2018/08/23 Interpretar a musica do nosso tempo Série Viva Música
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2018/08/21 Um piano europeu na terra do batuque: circulação e recepção das obras para piano de Jorge Peixinho no Brasil (1970-1990) Jorge Peixinho Ontem e Hoje
Festival DME (Lisboa, Portugal)
2017/12/08 Conversa com Fernando Lopes-Graça: trânsitos culturais na música brasileira. Simpósio Lopes-Graça em Retrospectiva. Centro Cultural de Cascais, Portugal, 2017. Simpósio Lopes-Graça em retrospectiva
Fundação Dom Luis I e CESEM . Centro Cultural de Cascais. (Cascais, Portugal)
2016/06/27 Silenciar é preciso, ouvir é (im)preciso: reflexões sobre a pesquisa artística em música. VII Simposio Internacional de Musicologia da UFRJ e II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Analise Musical
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes. (Rio de Janeiro, Brasil)
2016/06/22 Juan Carlos Paz y el Grupo Renovación: Encrucijadas estéticas e interpersonales (1933-1945). Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología
Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología, ARLAC/IMS (Santiago, Chile)
2016/04/12 Guerra-Peixe’s use of folk and popular music in his own compositions. NAU Guest Artist Series
Northern Arizona University (Flagstaff, Estados Unidos)
2015/11/28 El piano en la música contemporánea. Festival Internacional de Musica de Morelia
Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (Morelia)
2015/05/12 O gesto musical e a expressividade. PERFORMA 09 Encontros de Investigação em Performance.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014/08/06 Dos Doze Sons à Cor Nacional: Conciliações estéticas e culturais na produção pianística de César Guerra-Peixe. Seminários de Projetos do PPGMUS-UDESC.
Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2013/12/16 Transgresser les sons officiels: Fernando Lopes-Graça et la dictature au Portugal. Colloque Internationale L´impossible Silence: créer sous la censura.
Institute de la Recherche Ibero-Americaine (Toulouse, França)
2013/10/21 Composição e Performance na prática do Piano Complementar. Performa 2013 Encontros de Investigação em Performance.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Performance Musical. (Porto Alegre, Brasil)
2013/05/05 Fernando Lopes-Graça e César Guerra-Peixe: entre o expressionismo dramático e a cor nacional. Projeto Mosaico Luso Brasileiro.
Universidade de Évora - UNIMEM (Évora, Portugal)
2012/03/04 FERNANDO LOPES-­GRAÇA E CÉSAR GUERRA PEIXE: ENTRE O EXPRESSIONISMO DRAMÁTICO E A COR NACIONAL Ciclo Música em Contexto
CESEM; (Lisboa, Portugal)
2011/05/30 Fernando Lopes-Graça e a música brasileira Música Brasileira em Perspectiva
Universidade do EStado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2008/05/21 Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio IV Simpósio de Música da Faculdade de Artes do Paraná.
Universidade Fedaral do Paraná (Curitiba, Brasil)
2007/10/30 César Guerra-Peixe: entre a cor nacional e a expressão dodecafônica. XVII Encontro Anual da ANPPOM
Associação Nacional de Pós-Graduação em Música (São Paulo, Brasil)
2007/05/09 Dos doze sons às ilhas de ressonâncias:reflexões acerca da sonoridade pianística na música brasileira (1946-2005) Performa07 Encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2007/05/08 Ressonâncias nacionalistas na performance da música contemporânea brasileira. Performa 07 Encontros de Investigação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/08/10 - Atual Música e América Latina: um estudo comparativo de obras do século XX para violino e piano
Orientador de Luiza Gaspar
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2017/08/03 - Atual El performer contemporáneo como agente descolonizador de la hermenéutica musical
Orientador de Susana Castro Gil
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2016/08/08 - Atual O Orfeão Rio Grandense
Orientador de Kênia Simone Werner
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/08/03 - 2018/08/19 Obras brasileiras do período Joanino (1808-1821) compostas para o castrato italiano GIOVANNI FRANCESCO FASCIOTTI: Resgate Histórico através de edição, gravações e análise interpretativa.
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/08/03 - 2018/08/17 Românticos e modernos: rock e contracultura no Brasil dos anos 1970
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2016/03/03 - 2017/03/01 As Ressonâncias do Piano na Música dos Séculos XX e XXI
Orientador
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/03/03 - 2016/10/06 Procedimentos melódicos na performance de Altamiro Carrilho
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/04/03 - 2016/10/05 Os sentidos em Scriabin: uma proposta de performance transdisciplinar da Sonata n.10 para piano
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013/08/03 - 2015/08/05 Por Deus, pela Pátria e pelo côco da Bahia! Recortes e colagens na construção estética tropicalista.
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013/04/05 - 2015/04/06 A relação entre composição e performance no processo de criação: um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretes
Orientador de Joana Monteiro Radicchi
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/03/03 - 2015/03/03 A tradição coral em Minas Gerais e sua transformação a partir de 1950
Coorientador
História (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/03/03 - 2015/02/03 O piano na sala: um estudo da produção musical na cultura urbana de Fortaleza de 1900 a 1930
Coorientador
Historia (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/05/06 - 2014/09/05 A estética tropicalista de Caetano Veloso a partir de Terra en Transe, Paisagem Útil e Tropicália
Orientador de Marcos Sarieddine Araújo
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013/03/03 - 2014/03/03 Entre a fonte e o som: um estudo sobre as técnicas estendidas para piano
Orientador de Levy de Oliveira Neto
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2011/08/04 - 2013/08/05 La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boa.
Orientador de Hellem Pimentel Santos Figueiredo
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2011/08/03 - 2013/08/05 As Melopéias 1, 2 e 3 de César Guerra-Peixe
Orientador de Diogo Artur Bianco Navia
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2011/08/03 - 2013/08/03 As Obras para piano solo de Arthur Bosmans: uma abordagem da Estética da Sonoridade
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2010/03/03 - 2012/03/03 Os Estudos e Polcas para piano de B.Martinu
Orientador de Izabela Alvim
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2009/08/03 - 2011/09/03 Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio
Orientador
Musica (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2010/03/03 - 2011/05/04 Manuais de Música do século XIX: estudo musicológico do ensino de música no Brasil.
Orientador de Lis Sousa Mendes
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2008/08/03 - 2010/06/30 O Piano Complementar e a interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do bacharelado e da licenciatura
Orientador de Maria Inês Lucas Machado
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2008/03/03 - 2009/03/03 Digitalização e transcrição da documentação musicológica do Laboratório de Musicologia e Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG
Orientador
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2000/03/02 - 2001/04/02 Construção e aplicação de instrumentos de percussão alternativos no processo de musicalização.
Orientador
Música (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/08/23 - Atual XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. (2016/08/23)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2016/04/04 - Atual IV Simpósio de Música Ibero-americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. (2016/04/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2015/04/12 - Atual Encontro Koelreutter-Juan Carlos Paz (2015/04/12)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/04/09 - Atual César Guerra-Peixe: 100 anos- Seminário sobre a vida e obra do compositor (2014/04/09 - 2014/04/11)
Seminário
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/06/06 - Atual Seminário Multidisciplinar Música Contemporânea: análise, percepção e cognição (2012/06/06)
Seminário
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2011/08/05 - Atual Colóquio Temático: Música Brasileira em Perspectiva (2011/08/05 - 2011/08/08)
Simpósio
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2017/10/02 - 2017/10/09 II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. Criado em 2016, o objetivo do Encontro e´ promover a partilha, socializacao, debate e reflexao sobre pesquisas e atividades artisticas em torno da Musica Contemporanea para Piano. (2017/10/02)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2016/12/10 - 2016/12/12 III Encontro Internacional de Piano Contemporaneo. A terceira ediação foi realizadoapela Escola de Artes da Universidade de Évora (Portugal) em parceria com o Programa de Pos-Graduação em Musica da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2018. Criado em 2016, o objectivo do Encontro é promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e actividades artísticas em torno da Musica Contemporânea para Piano. (2018/12/10 - 2018/12/10)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2016/09/25 - 2016/09/30 I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. Criado em 2016, o objectivo do Encontro e´ promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e actividades artísticas em torno da Musica Contemporânea para Piano. (2016/09/25)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/11/06 - Atual VIII ENIM
Encontro
VIII Encontro de Investigação em Música
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/04/24 - Atual II Congreso de la Associación Regional para América latina y el Caribe de la Sociedad internacional de Musicologia ARLAC/IMS
Congresso
2014/10/02 - Atual 39 Festival Internacional de Musica
Festival
Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras, México
2014/04/11 - Atual Participação da mesa redonda Guerra-Peixe e a Musicologia Brasileira.
Simpósio
Guerra-Peixe: 100 anos
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/06/05 - Atual Recital Piano Solo no VIII SIMCAM: Interação instrumento e eletrônica
Simpósio
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2012/03/06 - Atual Música Contemporânea para piano: Aspectos técnicos e composicionais
Festival
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2011/09/29 - Atual I Encontro Nacional de Pianistas
Encontro
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2011/04/06 - Atual o piano na música eletroacústica - Conferência e masterclass.
Festival
2010/06/05 - Atual Quarta Bienal de Música Brasileira Contemporânea
Festival
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2008/11/05 - Atual IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental
Simpósio
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2019/05/21 - 2019/05/24 Apresentação do trabalho "O Som (In)visível: a performance musical como espaço de interação entre som, imagem e poesia" no II Colóquio Internacional - Escrita, Som, Imagem.
Mesa-redonda
II Coloquio Internacional - Escrita, Som, Imagem
Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música, Brasil
2019/03/09 - 2019/03/09 Masterclass of Contemporary Piano Music.
Festival
2019 New Music Festival
Northern Arizona University, Estados Unidos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/03/03 O piano de orquestra e utilizações em Villa-Lobos: Uirapuru, Bachianas Brasileiras 2, Choros 08
Arguente principal
Midiã Rosa Cabral (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2018/02/18 O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça
Arguente principal
Guilhermina Maria Lopes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2017/12/03 Uma roda de choro no piano: práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas
Arguente principal
Luisa Camargo Mitre de Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2017/04/06 A construção do “violão mineiro”: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte.
Arguente principal
Daniel Lovisi (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2017/04/06 O povo entoa a Revolução: movimentos populares e canções na Revolução Francesa (1789-1794).
Arguente principal
Allysson Fillipe Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2015/11/09 A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia de obras para percussão múltipla
Arguente principal
Rafael de Mello Matos (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2015/10/04 Aleatoriedade e indeterminarão no processo de composição: um diálogo com a obra de John Cage
Arguente principal
Nathália Angela Fragoso Rossi (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2015/06/25 O Coro do Brasil: O Madrigal Renascentista e o contexto de seu percurso (1956-1962)
Arguente principal
Arnon Sávio Reis de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2015/06/04 O Bel Canto do Século XIX
Arguente principal
Daiana de Oliveira Melo (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2015/05/29 A Canção Tropicalista: um percurso crítico
Arguente principal
Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias (Mestrado)
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/10/06 Trajetórias em Contraponto: O Efeito Simbólico do Diploma na Formação Pianística em Cursos Superiores.
Arguente principal
Carla Silva Reis (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013/11/03 Guerra-Peixe e a busca pela renovação do nacionalismo musical: reflexos na obra para piano.
Arguente principal
Flávia Pereira Botelho (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
2013/09/06 Marchas fúnebres: tradição musical na Semana Santa da microrregião de São João Del Rei (1870-1965)
Arguente principal
Edesio de Lara Melo (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013/08/06 Cheiro de Terra Molhada de Chuva para Voz Feminina e Piano de Antonio Celso Ribeiro, uma escolha interpretativa
Arguente principal
Wagner Sander Delmondes (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013 A relação entre composição e performance: um estudo sobre a interação entre compositor e interprete
Orientador
Joana Monteiro Radicchi (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/12/05 Os Quatro Epigramas para flauta solo de Cláudio Santoro
Arguente principal
Rafael Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/05/10 Quatro Estudos para Piano Solo de Vieira Brandão: uma abordagem técnico-pianística
Arguente principal
Mauren Liebich Frey Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2012 Patápio Silva (1880-1907): uma abrodagem interpretativa de sua música em forma de dança e de livre fantasia
Arguente principal
Rubem Eloy Schuenck (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2011/12/08 La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal.
Orientador
Hellem Pimentel Santos Figueiredo (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2009/09/18 Análise e Critérios para a Prática Interpretativa de Obras para Piano Solo de Dimitri Cervo
Arguente principal
Guilherme Ferreira Amaral (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2008/09/06 A Correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert
Arguente principal
Elisete Dias Xavier (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2008/08/21 Pelo Gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
Arguente principal
Marcos Edson Cardoso Filho (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2007/10/05 A Circulação da Linguagem Musical: O caso da FEA
Arguente principal
Guilherme Paolielo (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014/10/15 - Atual Comissão Avaliadora do XVII Encontro de Extensão. Pro-reitoria de extensão da UFMG.
Avaliador
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/06/04 - Atual comunicação de pesquisa e recitais para o VI Festival de Música Contemporânea Brasileira.
2017/11/28 - Atual Parecer para o 3º Nas Nuvens... Congresso de Música Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2016/04/06 - Atual Parecer para a Parecer Revista Opus Volume 22/1 Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2013/04/22 - Atual Parecerista da Revue Reflexos Université Toulouse Jean Jaurès, França
2011/02/03 - Atual Parecer para Revista do Centro de Artes da UDESC (ISSN 1808-3129). Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2012/10/05 - 2012/11/17 PER MUSI - Parecer ad hoc para dois artigos fevereiro Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/04/05 - 2012/05/20 Parecerista da Editora da UNICAMP Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2012/04/04 - 2012/05/04 Parecer para FAPESP - Relatório Científico Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
2011/11/06 - 2011/12/06 Parecer ad hoc para concessão de bolsa Estágio Senior

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2016/09/20 - Atual Harmonia I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
2015/09/30 - Atual Nuestra Visión Noticias Duo CardAssis - Piano Contemporâneo a 4 mãos
2014/05/07 - Atual Harmonia Centenário de César Guerra-Peixe
2007/02/20 - Atual Harmonia Homenagem ao compositor Camargo Guarnieri

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/04/19 - 2019/11/16 Comissão Científica do ENIM 2019
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013/03/06 - Atual Concurso Público para Professor Substituto do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/04/03 - Atual Concurso Público para carreira de magistério superior/Composição/Tecnologia Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2008/02/03 - Atual Concurso Público para Professor Adjunto Etnomusicologia/Percepção Musical Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2008/01/04 - Atual Concurso Público para Professor Adjunto Piano/Música Popular Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2007/01/03 - Atual Professor Substituto para o Departamento de Teoria Geral da Música Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2019/04/24 - 2019/04/27 Júri do Concurso Internacional de Piano do Festival Internacional de Música da Primavera de Viséu. Conservatório Regional de Música de Viseu, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Prêmio Circulação de Artistas
Ibermusicas, Argentina

Outra distinção

2018 Bolsas de Investigação em Cultura Portuguesa 2018
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010 Bolsa de Pós-Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007 Prêmio UFMG de Teses
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil