???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe Santos Mesquita de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
4317-432E-9590
Researcher Id
https://orcid.org/0000-0002-3273-9016
Formação
Grau Classificação
2006 - 2011
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade de Évora, Portugal
"A génese do tento no testemunho dos manuscritos P-Cug MM 48 e MM 242 (com uma edição crítica dos ricercari de Jacques Buus e das suas versões recompostas) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor - 18 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
Universidade de Évora, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/02/06 - 2023/02/05 Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540 - 1910)
Universidade de Évora, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/02/06 - 2023/02/05 Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540 - 1910)
PTDC/ART-PER/28584/2017
Universidade de Évora, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Biblioteca Nacional, Brasil

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Biblioteca Nacional, Brasil

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/03/01 - 2015/07/31 ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
EXPL/EPH-PAT/2253/2013
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/03/01 - 2015/07/31 ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
EXPL/EPH-PAT/2253/2013
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4001 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4001/2011
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 472 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0472/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 693 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0693/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06/14 - 2013/10/13 Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834
PTDC/EAT-MMU/104206/2008
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06/14 - 2013/10/13 Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834
PTDC/EAT-MMU/104206/2008
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Filipe Mesquita de; Henriques, Luís. "Seminário "Música Sacra em Évora no Século XVIII"". 2019.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Filipe Mesquita de; CESEM / Universidade de Évora. "The Verset and Fabordão Genres in The Context of Music Manuscript 242 from the Coimbra University Library". (2015): https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/262.
  2. Oliveira, Filipe Mesquita de. "«The recompositions of Buus´s ricercari from his Libro primo…(1547) in manuscript P-Cug MM 242 and the didactic processes of the friars of the Santa Cruz Monastery in Coimbra»". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9979.
  3. Oliveira, Filipe Mesquita de. "Acervo musical da Sé de Évora (1755-1840): construção de um arquivo digital". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9973.
Capítulo de livro
  1. OLIVEIRA, Filipe Mesquita de, (2023) - “Os hinos e a música comemorativa no contexto das celebrações do 1º de Dezembro e. "Os hinos e a música comemorativa no contexto das celebrações do 1º de Dezembro em Évora na segunda metade de oitocentos.". In Paisagens Sonoras em expansão - Novas Sonoridades / Novas Escutas. Lisboa, Portugal: Urutau, 2023.
    No prelo
  2. Oliveira, Filipe Mesquita de. "«Some aspects of P-Cug, MM 242: António Carreira’s keyboard tentos and fantasias and their close relationship with Jacques Buus’s ricercari from his Libro primo (1547)»". Edited by Andrew Woolley and John Kitchen, 2014.
Livro
  1. Mesquita de Oliveira, Filipe. Contributo ao estudo das obras atribuídas a António Carreira, «O Velho». Universidade de Évora/FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia/UnIMeM - Unidade de Investigação em Música e Musicologia. 2013.

Outros

Outra produção
  1. Música Sacra em Évora no século XVIII: Um ponto da situação e perspectivas para o futuro. Apresentação do projecto "Música sacra em Évora no século XVIII", em desenvolvimento pelo pólo de Évora do CESEM. O projecto compreende, entre outros recursos, a realização de um catálogo (tipo-RISM) referente à produção local de música sacra durante o século XVIII na cidade de Évora, incluindo obras de compositores que mantiveram actividade ou estiverem de certa forma relacionados com as institui. 2020. Oliveira, Filipe Mesquita de; Henriques, Luís. http://hdl.handle.net/10174/26745.
  2. The open-score format pieces in Music Manuscript 52 of Coimbra University Library and the Seventeenth-Century Portuguese Keyboard Tento and Verso. In Seventeenth-Century Portuguese Keyboard Repertoire, one of its most important testimonies is Padre Manuel Rodrigues Coelho´s Flores de Música para o instrumento de tecla e harpa, published in 1620 in Lisbon, and the organ music manuscripts of Braga and Oporto, Public Libraries. In the case of Oporto it deserves mention the music manuscript Livro de obras de órgão (1695) composed by Frei Roque d. 2014. Oliveira, Filipe Mesquita de. http://hdl.handle.net/10174/10023.
  3. A formação orquestral durante o período final do Antigo Regime no contexto dos fundos musicais da Sé de Évora – o testemunho da obra de Ignácio António Ferreira de Lima († 1818). In what concerns the music sources of Évora Cathedral, the work of Ignácio António Ferreira de Lima († 1818) deserves our attention, given the fact that, in this context, he is the composer with the largest number of works in the transition period from the late 18th to the 19th century. One of the latest Chapel Masters (mestres de capela) in Évora Cathedral, Ferreira de Lima has been ignored by th. 2014. Oliveira, Filipe Mesquita de. http://hdl.handle.net/10174/9976.
  4. As obras em formato de partitura do Manuscrito Musical 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o tento seiscentista português para tecla. Entre os testemunhos mais importantes do tento seiscentista português para tecla contam-se as Flores de Música para o instrumento de tecla e harpa de Padre Manuel Rodrigues Coelho, colectânea publicada em Lisboa em 1620 e os manuscritos contendo peças para órgão da Biblioteca Pública de Braga (Ms. 964) e da Biblioteca Pública do Porto (Mss. 1607, 1576 e 1577), destacando-se, no caso desta última i. 2014. Oliveira, Filipe Mesquita de. http://hdl.handle.net/10174/10018.
  5. O contexto da didáctica instrumental no Portugal quinhentista e seiscentista – o caso dos Mosteiros de Santa Cruz de Coimbra e de São Vicente de Fora de Lisboa. A voz humana sempre foi, e ainda é em certa medida hoje em dia, o mais excelso dos instrumentos musicais. Conta-nos a mitologia grega que Orfeu apaziguava as fúrias dos infernos através do seu canto. Mas ao fazê-lo acompanhava-se pela lira, que servia de suporte musical de fundo à sua voz. Desde tempos imemoriais na história o instrumento musical teve um lugar subalterno, «inferior à voz humana»,. 2014. Oliveira, Filipe Mesquita de. http://hdl.handle.net/10174/9988.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Polifonia portuguesa tardia: A problemática da continuidade na obra sacra de Diogo Dias Melgaz e Pedro Vaz Rego
Orientador
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2015 - 2015 Estudio interpretativo de los conciertos para fagot, cuerdas e continuo: Concierto en Sib Mayuor RV 501, "La Notte", de Antonio Vivaldi y Concierto en Do Mayor FWVL: C2, de Johann Friedrich Fasch
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2015 - 2015 Estudo e análise vocal técnica e interpretativa do papel principal de Tenor nas óperas Lucia Di Lammermoor (Edgardo) e L´Elisir d´Amore (Nemorino) de Gaetano Donizetti
Orientador
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2014 - 2014 A Expressão do castizo na zarzuela oitocentista e novecentista e no universo lírico argentino do século XX - os exemplos de chueca, Serrano, Barbieri, Giménez, Chapi Piazzolla
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 - 2013 A Canzona Prima A2 de Marcin Mielczewski no contexto da reinterpretação do repertório barroco polaco
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal