???global.info.a_carregar???
Pedro Jorge Quinta de Matos, licenciado e mestre em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. É professor assistente convidado nas Escolas Superiores de Educação e Gestão de Santarém com foco nas áreas de fotografia, imagem digital, projeto, novos media, comunicação e atendimento ao cliente, construção de perfil profissional, gestão de conteúdos e direção de arte em publicidade. É membro da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UI-IPS) onde tem vindo a investigar áreas como: novas ferramentas digitais; metodologias e pedagogias inovadoras para estudantes com deficiência intelectual e desenvolvimental; espaços de aprendizagem inovadores e adaptados; redes sociais online e colaboração digital; novos meios digitais e a sua inclusão em cenários de aprendizagem. Teve experiência como formador de populações idosas, no âmbito da inclusão e capacitação digital, ao abrigo do Projeto Nacional Rede TIC e Sociedade, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Nesse mesmo projeto, foi responsável pela criação de conteúdos multimédia (videogramas) com a inclusão de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Nos anos de 2015-2017 foi bolseiro de uma Empresa (Prológica/ITEN Solutions) ao colaborar no desenvolvimento de cursos (instructional design) de indução para novos colaboradores. Colabora com várias entidades (FCT; Viatecla; Hrvatska zajednica za Down sindrom; University of Silesia) no desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, especificamente a ações como COST; Erasmus+ e Capacity Building.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Jorge Quinta de Matos

Nomes de citação

  • Matos, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
4316-3BF4-ACEB
Google Scholar ID
j55kmKYAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • pedro.matos@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • pedro.matos@esg.ipsantarem.pt (Profissional)
  • pedrojqmatos@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Complexo Andaluz, Apartado 131, 2001-902, Santarém, Marvila, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015/10/05 - 2017/07/07
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Produção Multimédia
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
"Estudo da conceção de um protótipo: Mestrado Europeu em Projetos Digitais para uma Sociedade Inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2012/09/17 - 2015/06/12
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Licenciatura)
Especialização em Produção Multimédia
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/03 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2016/10/03 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022 DID.VALUE on internship and job in Society
2017-2-PT02- KA205-004354. PT02 - ESC21-4E76D6AE
Investigador
Em curso
2017/03/29 - 2020/08/31 TRANSPEER: a transnational skills programme to enhance the employability of researchers
2017-1-SE01-KA203-034535
Desenvolvimento técnico
Karlstads Universitet, Suécia

Liverpool John Moores University, Reino Unido

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Portugal

Høgskolen i Innlandet - Studiested Lillehammer, Noruega

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária, Portugal
European Commission
Em curso
2017/09/01 - 2019/08/31 #TV T21 COMmunity# e-Skills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
European Commission
Em curso
2014/09/01 - 2017/08/31 #Uptake_ICT2life-cycle: digital literacy and inclusion to learners with disadvantaged background#
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Università degli Studi di Roma La Sapienza Facoltà di Scienze Politiche Sociologia e Comunicazione, Itália

Universidade Aberta, Portugal

University of Strathclyde, Reino Unido
European Commission
Concluído
2013/03/11 - 2016/05/13 Rede TIC e Sociedade - Pilotagem em TICe … por terras ribatejanas
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/10/03 - Atual Literacia Digital para o Mercado de Trabalho
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Deloitte Portugal

Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Em curso
2018/04/11 - Atual Pledge #Picking Winners. Digital Skills and Jobs Coalition
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
European Commission
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro. "DID.VALUE: A PROJECT FOCUSED ON DEVELOPING A HOLISTIC MODEL FOR INCLUSION OF DISADVANTAGED COMMUNITIES IN INTERNSHIPS AND JOBS". 2021.
    10.21125/inted.2021.0961
  2. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro. "DID.VALUE: AN INTERNATIONAL PROJECT FOCUSED ON BUILDING AN OPEN DIGITAL FRAMEWORK FOR EDUCATIONAL RESOURCES ON INCLUSIVE JOBS AND TRAINEESHIPS FOR YOUNG PEOPLE WITH DISABILITIES". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0057
  3. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Lopes, Nádia. "DIGITAL LITERACY FOR THE LABOUR MARKET: INCLUSIVE TRAINING IN HIGHER EDUCATION". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1805
  4. Barbas, Maria; Matos, Pedro; Silva, Ana. "STUDY OF THE INNOVATIVE TRAINING MODULE "COMMUNICATION AND CUSTOMER SERVICE" IN A PIONEER TRAINING COURSE: "DIGITAL LITERACY FOR LABOUR MARKET"". Trabalho apresentado em 13th International Technology, Education and Development Conference, Valência, 2019.
    Publicado • 10.21125/inted.2019.2233
  5. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício, José. "Innovative resources and models for learning e-skills for young people with disabilities". Trabalho apresentado em 18.a Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2018), Santarém, 2018.
    Publicado
  6. Barros Dias, Isabel; Matos, Pedro; Barbas, Maria; Falé, Isabel. "UPTAKE ICT – MOOC ON DIGITAL EMPLOYABILITY". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0437
  7. Barros Dias, Isabel; Barbas, Maria; Rita Padeira, Ana; Matos, Pedro. "UPTAKE ICT: A NETWORK OF STAKEHOLDERS AGAINST DIGITAL ILLITERACY". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0095
Artigo em jornal
  1. Barbas, Maria; Matos, Pedro; Branco, Paulo; Loureiro, Ana. "NEETin with ICT", Universal Journal of Educational Research, 2017, https://eric.ed.gov/?id=EJ1137710.
Artigo em revista
  1. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Raminhos, Ricardo; Casimiro, Elsa. "THE USAGE OF A SOCIAL MEDIA NETWORK TO CREATE A “COMMUNITY OF PRACTICE” The potentialities of using Reddit as a digital tool for a project about European young learners with Down syndrome". Revista UIIPS 6 1 (2018): 167-172. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16120.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro. "Training in Digital Literacy for Labour Market: E-learning for young people with disabilities". E-learning and Smart Learning Environment for the Preparation of New Generation Specialists 10 (2018): 17-26. http://weinoe.us.edu.pl/sites/weinoe.us.edu.pl/files/media/e-learning-10-with-cover.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Barbas, Maria Potes; Godinho, Joaquim; Matos, Pedro. "An Initial Research Work on the Evaluation of Professor’s Digital Competencies: Metared Overview". In Advances in Design and Digital Communication II, 440-451. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-89735-2_36
  2. Silva, Ana; Matos, Pedro; Barbas, Maria; Vukovic, Dinka; Scivola, Giorgia. "Entre lugares reais e Lugares Virtuais: o projeto Europeu #TV T21 Community #E-skills, social Inclusion and Employability.". In Ciberanimación: Animación Sociocultural y Ciudadanía Digital. Valência, Espanha: Mario Viché González; quadernsanimacio.net, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Matos, Pedro. "Estudo da conceção de um Protótipo: Mestrado Europeu em Projetos Digitais para uma Sociedade Inclusiva". Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, 2017.
Atividades

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/06 - 2019/06 Participação como membro do júri das provas de avaliação públicas da Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/07 - 2017/07 Participação, como personalidade de reconhecido mérito na área de formação profissional, no júri das Provas de Aptidão Profissional dos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, na Escola Secundária da Azambuja. Escola Secundária de Azambuja, Portugal
2017/06 - 2017/06 Participação como membro do júri das provas de avaliação do TeSP de Design Digital- Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Prémio

2019 1º Lugar no concurso regional Polieemprede
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2019 1º lugar Prémio Inovação da 16ª edição do Concurso Nacional Poliempreende
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Delta Cafés, Portugal