???global.info.a_carregar???
Tomé Quadros (Porto, Portugal, 1979) holds a PhD degree with summa cum laude 19/20 in Science and Technology of the Arts, specializing in the field of Cinema and Audiovisual, at the School of Arts of the Portuguese Catholic University, thesis entitled Between Documentary and Fiction: Contemporary Chinese and Danish Cinemas. Tomé Quadros is an Assistant Professor at College of Arts and Design, Matosinhos – Portugal, researcher and research area coordinator in Multiscalar Design at ESAD-IDEA research center in Design and Arts; Visiting Professor at Faculty of Creative Industries, University of Saint Joseph, Special Administrative Region of Macau - China; as well as Higher School for Education (ESE), at the Viana do Castelo Polytechnic Institute (IPVC), Viana do Castelo - Portugal. His research has been addressed with special emphasis on conferences and presentations in Serralves Foundation (2012); Black & White Audiovisual Festival, Oporto (2013); FilmAsia - II Asian Conference on Film, Waseda University - Osaka (2014); Lisbon Consortium and School of Arts (Oporto), Catholic University of Portugal, (2014 -2016); ZKM, Center for Art and Media, Karlsruhe (2016); DIGICOM - IPCA, Barcelos (2019); Imagem no Pós-Milénio, Porto Design Biennale (2019). Early 2016, the book chapter entitled “Social Transformation in the Eyes of Contemporary Chinese Cinema and Dogme 95” co-authored by Tomé Quadros and Émilie Tran, was published in an edited book by Susana Gonçalves and Suzanne Majhanovich entitled “(Inter)cultural Dialogue Through Arts and Media”, published by Sense Publishers (The Netherlands).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonio Tome Saldanha Quadros Dias Ferreira

Nomes de citação

  • Saldanha Quadros, Tomé

Identificadores de autor

Ciência ID
4215-7356-9132
ORCID iD
0000-0002-1401-8549

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Esloveno Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Chinês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Entre ficção e documentário: cinemas contemporâneos chinês e dinamarquês " (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 (summa cum laude)
2010
Concluído
Mestrado em Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Macau Music Box, O Eu e Outro no Filme Documentário, uma possibilidade de encontro dentre Oriente e Ociente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2003
Concluído
Som e Imagem (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2017/10/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) University of Saint Joseph, Macau
2016/04/01 - 2017/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) University of Saint Joseph, Macau
2010/03/01 - 2016/03/31 Assistente (Docente Universitário) University of Saint Joseph, Macau
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Saldanha Quadros, Tomé. "Jia Zhangke’s 24 City in the Spotlight of the New Urban Cinema, Rethinking a State of Transition in Today China". Diálogos com a Arte 4 (2014): 17-22. https://9c6a2e0d-453e-40c4-aed1-da121f257c31.filesusr.com/ugd/6d6107_df6c75ffd7ac439590451cbc2e3c506b.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Quadros, Tomé Saldanha; Tran, Émilie. "Social Transformation in the Eyes of Contemporary Chinese Cinema and Dogme 95". In Comparative and International Education, 113-127. Países Baixos: SensePublishers, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-94-6300-423-7_8
Livro
  1. Saldanha Quadros, Tomé. Nadir 16.11.00. Porto, Portugal: Afrontamento. 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Saldanha Quadros, Tomé. "The society transformation in urban China, buidling contemporary Chinese cinema today". Trabalho apresentado em FilmAsia – II Asian Conference on Film, International Academic Forum, Waseda University, Osaka, Japão, 2013.
Resumo em conferência
  1. Saldanha Quadros, Tomé. "In the eyes of Li Yang’s Blind Shaft, gazing disposable people or depicting blurred reality". Trabalho apresentado em Digicom - 4th International Conference on Digital Design and Communication, 2019.
    Publicado
  2. Saldanha Quadros, Tomé. "Reframing social narratives in contemporary Chinese cinema, the manipulation of the real and the reproduction of reality". Trabalho apresentado em The Real of Reality – International Conference on Philosophy and Film, Centre for Arts and Media (ZKM), Karlsrhue, Alemanha., Karlsrhue, 2016.
    Publicado
  3. Saldanha Quadros, Tomé. "Metafiction and Western mermaid fairy tale in the eyes of Lou Ye’s Suzhou Rive". Trabalho apresentado em The V Lisbon Consortium, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Portugal), Lisboa, 2015.
    Publicado

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Saldanha Quadros, Tomé; Tomé Quadros (Produtor); Tomé Quadros (Realizador). 2016. Reframe Macau, Bi-City Biennale de Urbanismo e Arquitectura, Shenzhen, República Popular da China.
  2. Saldanha Quadros, Tomé; Tomé Quadros (Produtor); Tomé Quadros (Realizador). 2006. Nam Van Square, Habitar Portugal, 10ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, Itália.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 In the eyes of Li Yang’s Blind Shaft, gazing disposable people or depicting blurred reality Digicom - 4th International Conference on Digital Design and Communication
Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. (Barcelos, Portugal)
2016 Reframing social narratives in contemporary Chinese cinema, the manipulation of the real and the reproduction of reality The Real of Reality – International Conference on Philosophy and Film, Centre for Arts and Media
Centre for Arts and Media (ZKM), Karlsrhue, Alemanha (Karlsrhue, Alemanha)
2015 Metafiction and Western mermaid fairy tale in the eyes of Lou Ye’s Suzhou River The V Lisbon Consortium
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2014 Jia Zhangke’s 24 City in the spotlight of the new urban cinema, rethinking a state of transition in today China Avanca International Conference Cinema
Avanca International Conference Cinema (Avanca, Portugal)
2013 The society transformation in urban China, buidling contemporary Chinese cinema today FilmAsia – II Asian Conference on Film
International Academic Forum, Waseda University (Osaka, Japão)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/10/01 - 2020/03/01 Yatta! Um jogo de cartas para aprender japonês. Com o principal objetivo de criar uma ferramenta visual, nomeadamente um jogo de cartas, que funcionasse como uma estratégia de motivação para o ensino e aprendizagem de línguas asiáticas, em particular o japonês, o presente projeto de investigação teve como principal intuito analisar e contemplar as seguintes áreas: Ensino, Design de Comunicação, Design de Interação e Jogos. Palavras-chave: Design de Comunicação; Jogo de cartas; Ensino; Língua Japonesa
Coorientador
Mestrado em Comunicação (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2017/10/01 - 2020/01/16 A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da Cidade Velha, Cabo Verde
Orientador
Mestrado em Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/09/05 Semiotic Multimodality: A Filmic Analysis of Wong Kar-Wai's In the Mood for Love
Arguente
Bernard Tan Chee Seng (Doutoramento)
University of Saint Joseph, Macau

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/10/01 - Atual History of Asian Cinema LDC 2018 Digital Cinema - Faculty of Creative Industries (Bachelor) University of Saint Joseph, Macau
2018/10/01 - Atual Projeto Artístico (3º ano - anual), Cine-Vídeo II (2º ano - semestral) Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/10/01 - Atual História dos Média (2° ano, anual), Estudos Artísticos (2° ano, anual), Análise e Crítica dos Média Contemporâneos (3° ano, anual), Narrativas Multimédia (3° ano, anual) Artes Digitais e Multimédia (Licenciatura) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2016/09/01 - Atual Audiovisual Media Production MCM 101 Mestrado em Comunicação e Média (Master) University of Saint Joseph, Macau

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012 - Atual "Não Linear" Não Linear | Série 5 | Episódio 1 - Tomé Quadros - "Macau Music Box"

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/10/01 - Atual Membro do conselho pedagógico da Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos, Portugal.
Membro
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2016/09/01 - 2017/09/01 Membro do conselho científico da Faculdade de Indústrias Criativas, Universidade de São José, Região Administrativa Especial de Macau, República Popular da China.
Membro
University of Saint Joseph, Macau
2016/03/01 - 2017/09/01 Membro do conselho pedagógico da Faculdade de Indústrias Criativas, Universidade de São José, Região Administrativa Especial de Macau, República Popular da China.
Membro
University of Saint Joseph, Macau

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/06/17 - Atual Evaluation Panel: ARTS AND HUMANITIES – Arts and Design, Artistic and Musical Development R&D Unit: esad idea, investigação em design e arte (esadidea) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2013 - Atual 10° Festival Internacional Black & White Tomé Quadros integrou o júri, presidido pelo realizador Lauro António, de atribuição dos prémios aos filmes finalistas do 10° Festival Internacional Black & White, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto. Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal