???global.info.a_carregar???
JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ. Completed the Doutoramento in PSYCHOLOGY in 2011/09/16 by Universidade do Minho, Mestrado in PSYCHOLOGY in 2006/11/06 by Universidade do Minho and Licenciatura in PSYCHOLOGY in 2003/07/30 by Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Is Assistant Professor in Fundação Minerva, Técnico Superior in Câmara Municipal de Valongo, Researcher in Fundação Minerva and Organic Unit Director in Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento. Published 36 articles in journals. Has 5 section(s) of books and 5 book(s). Organized 4 event(s). Supervised 1 PhD thesis(es). Supervised 1 MSc dissertation(s). Has received 2 awards and/or honors. Participates and/or participated as Other in 6 project(s) and Principal investigator in 4 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Psychology. In their professional activities interacted with 110 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Graphogame; Reading acquisition; Word reading; Ciências Sociais::Psicologia; Homework Behavior Questionnaire; Self-regulation; Measurement invariance; Gender differences; Elementary and middle school students; Competências matemáticas; Educação pré-escolar; Linguagem oral; Literacia emergente; Social Sciences; Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura; Conceitos sobre o impresso; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Pré-leitura; Pré-escrita; Aprendizagem da leitura; Leitura de palavras; Leitura; Pré leitura; Envolvimento parental; Ensino da Leitura; Literacia; Literacia familiar; Treino parental; Family literacy; Emergent literacy; Parental training; 372.4; 316.356.2; Dificuldades de aprendizagem; Plataforma digital; Compreensão leitora; Fluência leitora; Promoção da leitura ; Assessment; Reading disabilities; Intervention; LEITURA,; NEUROCIÊNCIAS; ESCRITAS; Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita; CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA; 1.º CEB; APRENDIZAGEM MATEMÁTICA; LEITURA DE HISTÓRIAS; AUTARQUIA; PROJETOS INCLUÍDOS NOS PLANOS INTEGRADOS E INOVADORES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR; INCLUSÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; Descodificação leitora; Leitura assistida por animais; Grupos de desenvolvimento parental; Sentimento de competência parental; Acessibilidade; COVID-19 inclusive education, distance learning, challenges, opportunities, teachers, students.; emergent literacy; learning disabilities; response to intervention; multi-tiered systems of support ; Fluency; Digital Fluency Intervention; Preschool; math skills; reading; writing; Inclusive education; School Psychology; Inclusive Education; MTSS; Reading; Learning disabilities; Digital platform; Educational Psychology; n/a; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ

Nomes de citação

  • CRUZ, JOANA

Identificadores de autor

Ciência ID
4116-8ABF-4649
ORCID iD
0000-0002-5104-6979

Endereços de correio eletrónico

  • joanacruz@por.ulusiada.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011/09/16
Concluído
PSYCHOLOGY (Doutoramento)
Especialização em EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
Universidade do Minho, Portugal
"Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006/11/06
Concluído
PSYCHOLOGY (Mestrado)
Especialização em SCHOOL PSYCHOLOGY
Universidade do Minho, Portugal
"THE IMPACT OF HOMEWORK ON SCHOOL INCOME. A STUDY WITH STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL O IMPACTO DO TRABALHO DE CASA NO RENDIMENTO ESCOLAR. UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003/07/30
Concluído
PSYCHOLOGY (Licenciatura)
Especialização em Consulta de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/16 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/06/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Valongo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/03 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2016/12/23 - 2019/05/20 Director de Unidade Orgânica CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
2015 - 2016 Coordinator of the Educational Psychology Master Universidade Lusíada Porto, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/08/16 - 2016/12/27 Psychologist Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento
UID/PSI/04375/2019
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/02/01 - 2019/05/31 SOCI@LL: WHOLE SCHOOL SOCIAL LABS
592254-EPP-1-2017-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Outra
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
EDUCATION, AUDIOVISUAL AND CULTURE EXECUTIVE AGENCY
Em curso
2017/01/16 - 2019/05/31 ESCOLICIDADE EM MATOSINHOS (Promoting Inclusive schools in Matosinhos)
NORTE-66-2016-28/29
Outra
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE
Em curso
2016/03/01 - 2017/12/31 MATOSINHOS INCLUSIVE |Matosinhos Inclusivo|
143903
Outra
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/09/01 - Atual PAL - Promover a Leitura (Promoting Reading)
CIPD/2122/DEED/1
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Não financiado
2021/09/01 - Atual Ler e Escrever a Valer (Reading and Writing)
----
Action-Investigation Project
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
Em curso
2019/09/01 - Atual Math flight
-
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2020/09/01 - 2022/09/01 Reading performance after confinement
00
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Não financiado
2020/09/01 - 2021/06/30 Promotion of Emergent Literacy: Effects of Multilevel Intervention
0
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Não financiado
2019/06/01 - 2021/06/30 Valer - Valongo a Ler (Valongo Reading Intervention Project)
----
Action-Investigation Project
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
Concluído
2005/09/01 - 2019/05/31 A LER VAMOS (Reading Project in Matosinhos)
-
Research investigation
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marisa Carvalho; Helena Azevedo; Joana Cruz; Helena Fonseca. "INCLUSIVE EDUCATION ON PANDEMIC TIMES: FROM CHALLENGES TO CHANGES ACCORDING TO TEACHERS’ PERCEPTIONS". 2020.
    10.21125/ICERI.2020.1316
  2. Sucena, Ana; Cruz, Joana; Viana, Fernanda Leopoldina; Silva, Ana Filipa. "Portuguese Graphogame: a software supporting dyslexic children. | Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas". 2015.
  3. CRUZ, JOANA; Oliveira,Teresa; Almeida, Marta; Pinto, Patrícia; Constante, Patrícia; Lopes, Elisa; Monteiro, Liliana; et al. "Projeto “A Ler Vamos…” – Um projeto autárquico de promoção da leitura.". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, BRAGA, 2014.
    Publicado
  4. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina. "Jogos interativos de leitura: um programa de literacia familiar". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, BRAGA, 2014.
    Publicado
  5. Sucena, Ana; CRUZ, JOANA; Viana, Fernanda Leopoldina. "Apresentação da versão portuguesa do Graphogame: software de apoio a crianças disléxicas.". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, BRAGA, 2014.
    Publicado
  6. CRUZ, JOANA; Pinto, Patrícia; POMBAL, FÁTIMA; PINTO, ANTÓNIO. "Práticas de promoção de competências pré-leitoras no Concelho de Matosinhos". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança. Infâncias Possíveis, Mundos Reais., BRAGA, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cadime, Irene Maria Dias; Alves, Diana; Mendes, Sofia Abreu; Pinto, Patrícia; CRUZ, JOANA. Autor correspondente: Cadime, Irene Maria Dias. "Teachers' beliefs and practices to support emergent literacy development in preschool education: the moderating role of continuous training". International Journal of Early Childhood (2024):
    Aceite para publicação
  2. Carvalho, Marisa; Serrão, Rosario; Azevedo, Helena; CRUZ, JOANA; Alves, Diana; MARTINS, CRISTINA; Marques, elisabete; et al. Autor correspondente: Carvalho, Marisa. "School Psychologists's training to support inclusive education in Portugal: Trainers' perspectives of opportunities, challenges, and improvements.". School Psychology International (2024):
    Publicado
  3. CRUZ, JOANA; Alves, Diana; Carvalho, Marisa; Mendes, Sofia Abreu; RODRIGUES, BRUNA; Cadime, Irene Maria Dias. Autor correspondente: Cadime, Irene Maria Dias. "Assessment of math abilities before school entry: a tool development". Frontiers in Education 8 (2024): 1-13. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1347143.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cruz, Joana; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Fonseca, Helena. "From Policies to Practices: Factors Related to the Use of Inclusive Practices in Portugal". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 13 10 (2023): 2238-2250. http://dx.doi.org/10.3390/ejihpe13100158.
    10.3390/ejihpe13100158
  5. JOANA CRUZ; Sofia Mendes; Diana Alves; Sofia Marques; Irene Cadime. "Fluency Training for Struggling Readers: Examining the Effects of a Tier-2 Intervention in Third Graders". Education Sciences (2023): https://www.mdpi.com/2227-7102/13/9/908.
    10.3390/educsci13090908
  6. Bóia, Ana Carolina; Teixeira, Beatriz; Ferreira, Claudia; Faria-Magalhães, Fabiana; Cardoso, Jéssica; Vara, Joana. "EFFECTS OF AN INTERVENTION TO PROMOTE MATH SKILLS IN PRESCHOOL| EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR". Revista de Psicologia, Educação e Cultura 27 1 (2023): 6-22. https://hdl.handle.net/10400.26/45365.
    Publicado
  7. JOANA CRUZ; Sofia Mendes; Sofia Marques; Diana Alves; Irene Cadime. "Development of a Group Emergent Literacy Screening Tool". Children (2023): https://www.mdpi.com/2227-9067/10/2/306.
    10.3390/children10020306
  8. Cruz, Joana; Bilimoria, Helena; Mackaaij, Maria Jose; Marques, Sofia. "Emergent literacy: effects of a multi-tier intervention in a COVID-19 pandemic context". Educational Psychology in Practice (2023): https://publons.com/wos-op/publon/59843776/.
    10.1080/02667363.2023.2252335
  9. CRUZ, JOANA; Mackaaij, Maria José; Bilimória, Helena; Gandra, Daniela. Autor correspondente: CRUZ, JOANA. "Family literacy practices and their contribution to emergent literacy skills during the COVID-19 pandemic". Written Language and Literacy 25 2 (2022): 185-205.
    Publicado
  10. Alves, Diana; Marques, Sofia; Cruz, Joana; Mendes, Sofia Abreu; Cadime, Irene. "Remote teaching practices and learning support during COVID-19 lockdowns in Portugal: Were there changes across time?". Frontiers in Psychology 13 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.963367.
    10.3389/fpsyg.2022.963367
  11. Morgado, Alice Murteira; Cruz, Joana; Peixoto, Maria Manuela. "Coping with the COVID-19 pandemic: Strategies employed by different sociodemographic groups and their role on quality of life". Análise Psicológica 40 1 (2022): 15-31. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1843.
    Publicado • 10.14417/ap.1843
  12. Carvalho, Marisa; CRUZ, JOANA; AZEVEDO, HELENA; FONSECA, HELENA. Autor correspondente: Carvalho, Marisa. "Measuring inclusive education in Portuguese schools: Adaptation and validation of a questionnaire". Frontiers in Education (2022):
    Publicado
  13. Cadime, Irene Maria Dias; Ribeiro, Iolanda da Silva; CRUZ, JOANA; COSME, MARIA DO CÉU; Viana, Fernanda Leopoldina; SANTOS, SANDRA. Autor correspondente: Cadime, Irene Maria Dias. "An Intervention in Reading Disabilities Using a Digital Tool During the COVID-19 Pandemic". Frontiers in Psychology (2022):
    Publicado
  14. Cruz, Joana; Mendes, Sofia Abreu; Marques, Sofia; Alves, Diana; Cadime, Irene. "Face-to-Face Versus Remote: Effects of an Intervention in Reading Fluency During COVID-19 Pandemic". Frontiers in Education 6 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.817711.
    10.3389/feduc.2021.817711
  15. Cruz, Joana; Mackaaij, Maria; Bilimoria, Helena; Gandra, Daniela. "Family literacy practices and their contribution to emergent literacy skills during the COVID-19 pandemic". Written Language and Literacy (2022): https://publons.com/wos-op/publon/56948477/.
    10.1075/WLL.00066.CRU
  16. Morgado, Alice Murteira; Cruz, Joana; Peixoto, Maria Manuela. "Trauma Exposure Checklist: Psychometric Properties and Its Applicability to the COVID-19 Pandemic". Journal of Loss and Trauma (2022): https://publons.com/wos-op/publon/44661939/.
    10.1080/15325024.2021.1892408
  17. Carvalho, Marisa; Cruz, Joana; Azevedo, Helena; Fonseca, Helena. "Measuring Inclusive Education in Portuguese Schools: Adaptation and Validation of a Questionnaire". Frontiers in Education (2022): https://publons.com/wos-op/publon/53382702/.
    10.3389/FEDUC.2022.812013
  18. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Cruz, Joana; Cosme, Maria do Ceu; Meira, Diana; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra. "An Intervention in Reading Disabilities Using a Digital Tool During the COVID-19 Pandemic". Frontiers in Psychology (2022): https://publons.com/wos-op/publon/54048116/.
    10.3389/FPSYG.2022.862383
  19. Morgado, Alice Murteira; CRUZ, JOANA; Peixoto, Maria Manuela. "Trauma Exposure Checklist: Psychometric properties and it applicability to the COVID-19 pandemic". Journal of Loss and Trauma (2021):
    Aceite para publicação
  20. Morgado, Alice Murteira; CRUZ, JOANA; Peixoto, Maria Manuela. ""Individual and community psychological experiences of the COVID-19 pandemic: The state of emergency in Portugal". Current Psychology (2021):
    Aceite para publicação
  21. Morgado, Alice Murteira; Cruz, Joana; Peixoto, Maria Manuela. "Individual and community psychological experiences of the COVID-19 pandemic: The state of emergency in Portugal". Current Psychology (2021): https://publons.com/wos-op/publon/43961551/.
    10.1007/S12144-021-01676-W
  22. CARVALHO, MARISA; AZEVEDO, HELENA; CRUZ, JOANA; FONSECA, HELENA. "INCLUSIVE EDUCATION ON PANDEMIC TIMES: FROM CHALLENGES TO CHANGES ACCORDING TO TEACHERS’ PERCEPTIONS". ICERI2020 Proceedings (2020):
    Publicado
  23. Daniela Gandra; Joana Cruz. "Engagement with school and retention". International Journal of School & Educational Psychology (2020): https://publons.com/wos-op/publon/33545261/.
    10.1080/21683603.2020.1837697
  24. Cruz, Joana; Constante, Patrícia; Lopes, Elisa; Amaral, Joana; Quintas, Daniela; Mackaaij, Maria José. "A Ler Vamos and Ler Cãofiante: effectiveness of an intervention in the 2nd grade |A Ler Vamos e L.E.R. Cãofiante: eficácia de uma intervenção no 2º ano de escolaridade|". Letras de Hoje 54 3 (2019): 395. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.32892.
    10.15448/1984-7726.2019.3.32892
  25. CRUZ, JOANA; COELHO, ANA; SAMPAIO, ANGELINA; DOMINGUES, JOSÉ EDUARDO; TEIXEIRA, MANUEL. "Promotion Reading Comprehension: Evaluation of an Intervention in the 2nd grade |Promoção da Compreensão Leitora: Avaliação de uma Intervenção no 2º Ano de Escolaridade|". The Psychologist: Practice and Research Journal 1 1 (2018): 22-26.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Oliveira,Teresa; Leite, Débora; Carneiro, Isabel; Quintas, Daniela; CRUZ, JOANA; Pinto, Luísa MArques; Almeida,Marta. "Feeling of Parental Competence: Comparative Study between parents with children with and without Special Educational Needs|Sentimento de Competência Parental: Estudo Comparativo entre pais com filhos com e sem Necessidades Educativas Especiais|". Sensos-e IV 1 (2017): 72-78.
    Publicado
  27. Amaral, Joana; Cruz, Joana; Constante, Patrícia; Pinto, Patrícia; Almeida, Marta; Lopes, Elisa; Silva, Cristiana; et al. "Math and Emergent Literacy Skills: A Correlational Study | Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional". Revista Portuguesa de Educação 30 1 (2017): 85. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7475.
    Publicado • 10.21814/rpe.7475
  28. Cadime, Irene; Cruz, Joana; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda. "Homework self-regulation strategies: a gender and educational-level invariance analysis". Psicologia: Reflexão e Crítica 30 1 (2017): http://dx.doi.org/10.1186/s41155-017-0062-z.
    10.1186/s41155-017-0062-z
  29. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; BAPTISTA, ADRIANA; CHOUPINA, CARLA; AZEVEDO, HELENA; SANTOS, SANDRA; BRANDÃO, SARA; Cadime, Irene Maria Dias. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology (2016): 201-208.
    Publicado
  30. Sucena, Ana; Silva, Ana Filipa; Cruz, Joana Sara Ferraz da; Viana, Fernanda Leopoldina. "Portuguese Foundation Graphogame: preliminary results". Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology (2016): 259-262.
    Publicado
  31. Sucena, A.; Silva, A.; Cruz, J.; Viana, F.. "Portuguese Foundation Graphogame: Preliminary Results". European Conference on Developmental Psychology (2016): https://publons.com/wos-op/publon/54976509/.
  32. CRUZ, JOANA; Pinto, Patrícia; LOPES, ANTÓNIO; PINTO, ANTÓNIO CORREIA. "Municipalities contribution for psychological intervention in preschool contexts. | O contributo das autarquias para a intervenção psicológica na Educação Infantil". Revista Amazônica 8 XV - 1 (2015): 143-160.
    Acesso aberto • Publicado
  33. CRUZ, JOANA; Amaral, Joana; Almeida, Marta; Constante, Patrícia. ""MATIGA, friendly math": a project to enhance math skills in preschool. | "MATIGA, Matemática Amiga": Um projeto de promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar". Revista de Psicologia, Educação e Cultura XVIII 1 (2014): 22-35.
    Acesso aberto • Publicado
  34. CRUZ, JOANA; Almeida, Marta; Pinto, Patrícia; Constante, Patrícia; Macedo, Ana; Amaral, Joana; Monteiro, Liliana; Lopes, Elisa; FERREIRA, CRISTIANA. "Emergent literacy contribution to formal reading at the end of primary school. | Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB". Análise Psicológica 3 XXXII (2014): 245-257.
    Acesso aberto • Publicado
  35. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; AZEVEDO, HELENA. "A leitura de histórias. Qualidade da interação entre pais e filhos". Diversidades (2012): 16-19.
    Acesso aberto • Publicado
  36. Ribeiro, Iolanda; CRUZ, JOANA; Viana, Fernanda Leopoldina. "A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interacções entre pais e filhos [Storytelling as vehicle to promote quality of interactions between parents and children]". Diversidades 36 (2012): 16-19.
    Publicado
  37. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Azevedo, Helena. Autor correspondente: CRUZ, JOANA. "A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interações entre pais e filhos". Revista Diversidades 36 (2012): 16-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. CRUZ, JOANA. "Promote Positive Behaviors in School | Promoção de comportamentos positivos na escola". In Resposta à Diversidade: Caminhos e Desafios da Educação Inclusiva, editado por CRUZ, JOANA; AZEVEDO, HELENA; FONSECA, HELENA; CARVALHO, MARISA, 121-126. Portugal: CFAE MarcoCinfães, 2021.
    Publicado
  2. Viana, Fernanda Leopoldina; CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva. "For a positive look at the role of the family in family literacy |Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar|". In A CRIANÇA, A LEITURA E A ESCRITA VOL. 1. APRENDER A LER E ESCREVER: bases cognitivas e práticas pedagógicas. Brasil: vetor, 2019.
    Publicado
  3. Viana, Fernanda Leopoldina; CRUZ, JOANA; Cadime, Irene Maria Dias. "“Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?". In Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância., editado por SANTILLANA. BRAGA, Portugal: SANTILLANA, 2014.
    Publicado
  4. CRUZ, JOANA; COSTA, CATARINA; SILVA, C.; SILVA, M.; Pinto,Patrícia; Almeida, Marta; SANTOS, TÂNIA. "“A Ler Vamos…”: Um Projecto da Câmara Municipal de Matosinhos.". In A educação de adultos: Uma dupla oportunidade na família.. LISBOA, Portugal: Agência Nacional para a Qualificação, I.P., 2010.
    Publicado
  5. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva. "Práticas de literacia familiar em idade pré-escolar". In Dos leitores que temas aos leitores que queremos, editado por ALMEDINA. COIMBRA, Portugal: ALMEDINA, 2009.
    Publicado
Livro
  1. CRUZ, JOANA. Increase students participation - Political recommendations for Portugal | Promover a participação dos/as alunos/as - Recomendações políticas para Portugal. Zagreb, Croácia: Forum for Freedom in Education.. 2022.
    Publicado
  2. Viana, Fernanda Leopoldina; Cruz, Joana; Cadime, Irene Maria Dias. Read before reading. How to facilitate the acquisition of reading and writing? | "Ler" antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?. Portugal: Penso Editora. 2017.
  3. Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; BAPTISTA, ADRIANA; SANTOS, SANDRA; BRANDÃO, SARA; Cadime, Irene Maria Dias; Silva, Carla; et al. I am still learning. Technology supporting evaluation and intervention in learning disabilities. | Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura.. Maia, Portugal: Lusoinfo. 2016.
    Publicado
  4. Cruz, Joana; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina. JIL - Jogos Interativos de Leitura. LISBOA, Portugal: REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. 2014.
    Publicado
  5. Cruz, Joana; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer : apresentação de um programa de literacia familiar. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2012.
Relatório
  1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; santos, sandra; COSME, MARIA DO CÉU; CRUZ, JOANA; Meira, Diana. 2021. Progress Report II - Valer: Valongo a Ler.
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; santos, sandra; COSME, MARIA DO CÉU; CRUZ, JOANA. 2019. Progress report 1 - Valer: Valongo a Ler.
Tese / Dissertação
  1. Cruz, Joana Sara Ferraz da. "Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/14245.
  2. Lima, Bruna Filipa Ribeiro. "Consciência Fonológica e Aprendizagem da Leitura e da Escrita". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2786.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/08/31 Práticas inclusivas: Papel de variáveis sociodemográficas e de carreira dos professores XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade Corunha (Corunha, Espanha)
2023/07/21 Promoção da literacia emergente com recurso a meios digitais: Análise de práticas e resultados Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2023/07/21 Despiste universal de competências de literacia emergente – DUCLE Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2023/07/21 O impacto do desenvolvimento profissional nas crenças e práticas de literacia. Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2023/07/20 Práticas inclusivas durante o 2º confinamento devido à pandemia COVID-19. V Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano,
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2023/07/10 Efeitos de uma intervenção na promoção da escrita com recurso a uma ferramenta digital IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Investigare (Porto, Portugal)
2023/07/07 Examining the landscape of intervision and supervision 44th Annual Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
2023/06/20 Crenças e práticas de literacia emergente: O efeito moderador do desenvolvimento profissional X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2023/06/20 Práticas inclusivas: Contributo de variáveis pessoais, contextuais e de carreira X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2023/04 Definição de bem-estar e pertinência do seu estudo com crianças. Relevância da perspetiva da própria criança XIII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
2022/09/30 Influência do tempo de serviço dos docentes nas práticas inclusivas. 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022/09/30 Práticas de despiste universal da literacia emergente no âmbito das intervenções multinível. 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022/09/29 Práticas inclusivas durante o segundo confinamento: Diferenças em função do modo como os docentes vivenciaram a pandemia. 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022/09/29 Competências de Literacia Emergente: A idade e o número de anos na educação pré-escolar é relevante?. 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022/09/28 Efeito de uma intervenção de promoção de fluência de leitura com alunos em risco. 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022/07/15 Abordagem multinível em contexto pré-escolar: Processo de tomada de decisão por forma a diferenciar para todos e para cada um Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Braga)
2022/07/15 Monitorizar para incluir: Um guião de monitorização da educação inclusiva nas escolas portuguesas Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/14 Para uma escola mais inclusiva: Instrumentos de suporte à monitorização Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/05/16 Eficácia de uma intervenção de promoção da fluência de leitura durante o contexto pandémico Encontro Ciência 2022
FCT (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Desempenho em leitura após o primeiro confinamento. 9th International Congress of Educational Sciences and Development
2021/10/20 Práticas de literacia familiar com crianças em idade pré-escolar 9th International Congress of Educational Sciences and Development
2021/07/15 School Psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal: Process Description 42nd Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Nicosia, Chipre)
2021/07/13 School psychologists training in Portugal: Trainers’ perspectives. 42nd Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Nicosia, Chipre)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/02/01 - Atual O Bem-estar na Educação Pré-Escolar
Orientador
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019/09/15 - 2020/02/27 A relação entre as competências cognitivas da memória e da velocidade de processamento e as competências matemáticas na educação pré-escolar
Orientador de Lídia Pinho
Educational Psychology (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/21 - Atual Jornadas Psicologia da Educação - Avaliação e Intervenção na Literacia Emergente (Educational Psychology Journey - assessment and intervention in Emergent Literacy (2023/07/21)
Seminário
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2023/06/20 - Atual X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica - Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade (2023/06/20)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2022/05/26 - Atual Jornadas de Psicologia da Educação - Mestrado em Psicologia da Educação...e depois? Experiências de ex-alunas e dos seus contextos de trabalho (Educational Psychology Journey - Master's degree in Educational Psychology...and then what? Experiences of former students and their work contexts) (2022/05/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2022/04/21 - Atual Jornadas de Psicologia da educação - Promoção de Comportamentos Positivos (Educational Psychology Journey - Positive Behavior Interventions and Supports (2022/04/21)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/28 O autoconceito e a autoestima contribuem para o fenómeno de (cyber)bullying e comportamentos de vitimização?: Um estudo em Portugal no âmbito do projeto Atitude Positiva
Arguente principal
Ana Carolina Bóia Santos (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2023/11/28 A Relação entre o Nível Socioeconómico e os Comportamentos Assumidos nas Situações de Bullying
Arguente principal
Cláudia Inês Barradas Rito Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2023/07/03 Aprendizagem da leitura e da escrita a partir do recurso digital Ensinar e Aprender português (EAP): Perspetiva de encarregados de educação e professores
Arguente principal
Nuno Miguel Araújo Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/07/04 Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
Arguente principal
Ana Paula Roque Melo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/02/23 Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na Fluência de Leitura
Arguente principal
Joana Beatriz Pereira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/11/18 As (in)definições dos profissionais da educação acerca das dificuldades de aprendizagem
Arguente principal
Carla Madalena Gomes de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07/20 As dificuldades de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico: Ecos de um novo Decreto Lei
Arguente principal
Filipa Ferreira Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07/08 Influência dos Estilos Parentais e das Dificuldades de Aprendizagem no Envolvimento dos Pais com a Escola
Arguente principal
José Eduardo Santos Domingues (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019/07/03 Preditores da leitura e da escrita no 2.º ano de escolaridade
Arguente principal
Ana Isabel Soares Ganicho, (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/07/11 Para uma avaliação abrangente de leitura no 1º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão.
Arguente
Sandra Cristina da Silva Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/03 Estudo longitudinal: Preditores do processo da aprendizagem da leitura e da escrita
Arguente principal
Stephanie Margaret Torres Fontes Rowcliffe (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/06/25 O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Arguente principal
Sofia Figueiredo Carviçais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/01/01 - Atual Consulting in Emergent Literacy project PLEEPE - Lousada Municipality Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2021/06/15 - Atual Consultation within the scope of the implementation of a municipal project to promote emerging literacy. Câmara Municipal de Lousada, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/09/16 - Atual Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016/09/16 - Atual Dificuldades de Aprendizagem MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015/09/16 - Atual PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PSICOLOGIA (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013/09/16 - Atual Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021/10/14 - 2022/07/06 Promover Competências Matemáticas na Educação Pré Escolar - Agrupamento de Escolas Arcozelo Promover Competências Matemáticas na Educação Pré Escolar CENFIPE, Portugal
2021/05/31 - 2021/12/21 Specialized Training for Psychologists with Intervention in a School Context: Approaches applied to Building a More Inclusive School This training resulted from the articulation between the DGE (Direção Geral de Educação) and the OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) and was aimed at psychologists who performed functions in a school context. The training, lasting 60 hours, focused on the articulation between theory, research and practice within the scope of Multilevel Support Systems. 2 classes
2020/01/16 - 2020/04/13 Promover competências matemáticas na Educação Pré-Escolar Educação de Infância - Competências matemáticas (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas de Sousa Nascente, Portugal
2016/09/16 - 2017/07/31 Avaliação e Consulta Psicológica Educacional MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014/09/16 - 2015/07/31 Psicologia do Desenvolvimento Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/06/19 - Atual Manhã Informativa - Porto Canal X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica - Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade
2023/06/18 - Atual Bom dia Portugal - RTP X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica - Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/02/01 - Atual INVESTIGARE - ASSOCIAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO EM LEITURA, ESCRITA E NEUROCIÊNCIAS MEMBRO FUNDADOR
Distinções

Prémio

2019 Good Practices in Psychology - Local Administration 2019 | Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2018 Prémio Ler+ 2018
Plano Nacional de Leitura 2017-2027, Portugal