???global.info.a_carregar???
JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ. Completed the PhD in Psychology on 09/16/2010 by Universidade do Minho. She is an Assistant Professor at Universidade Lusíada Norte-Porto. She has 1 chapter (s) of books and 4 book (s). In her professional activities, he interacted with 34 collaborator (s) in co-authoring scientific works. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Graphogame; Reading acquisition; Word reading; Social Sciences :: Psychology; Homework Behavior Questionnaire; Self-regulation; Measurement invariance; Gender differences; Elementary and middle school students; Mathematical skills; Pre-school education; Oral language; Emerging literacy; Social Sciences; Competences that facilitate the learning of reading; Concepts about print; Social Sciences :: Educational Sciences; Pre-reading; Pre-writing; Learning to read; Word reading; Reading; Pre-reading; Parental involvement; Reading Teaching; Literacy; Family literacy; Parental training; Family literacy; Emergent literacy; Parental training; 372.4; 316.356.2; . JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2010/09/16 pelo(a) Universidade do Minho. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Lusíada Porto. Possui 1 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 34 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Graphogame; Reading acquisition; Word reading; Ciências Sociais::Psicologia; Homework Behavior Questionnaire; Self-regulation; Measurement invariance; Gender differences; Elementary and middle school students; Competências matemáticas; Educação pré-escolar; Linguagem oral; Literacia emergente; Social Sciences; Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura; Conceitos sobre o impresso; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Pré-leitura; Pré-escrita; Aprendizagem da leitura; Leitura de palavras; Leitura; Pré leitura; Envolvimento parental; Ensino da Leitura; Literacia; Literacia familiar; Treino parental; Family literacy; Emergent literacy; Parental training; 372.4; 316.356.2;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ

Nomes de citação

  • CRUZ, JOANA

Identificadores de autor

Ciência ID
4116-8ABF-4649
ORCID iD
0000-0002-5104-6979

Endereços de correio eletrónico

  • joana13cruz@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011/09/16
Concluído
PSYCHOLOGY (Doutoramento)
Especialização em EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
Universidade do Minho, Portugal
"Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006/11/06
Concluído
PSYCHOLOGY (Mestrado)
Especialização em SCHOOL PSYCHOLOGY
Universidade do Minho, Portugal
"THE IMPACT OF HOMEWORK ON SCHOOL INCOME. A STUDY WITH STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL O IMPACTO DO TRABALHO DE CASA NO RENDIMENTO ESCOLAR. UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003/07/30
Concluído
PSYCHOLOGY (Licenciatura)
Especialização em Consulta de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/16 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/06/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Valongo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/12/23 - 2019/05/20 Director de Unidade Orgânica CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Lusíada Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/28 - 2020/07/17 Formadora na Oficina de Formação intitulada "Leitura e escrita na educação pré-escolar e no 1.º CEB" (25h) acreditada pelo CCPFC (2 turmas) Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2020/04/20 - 2020/06/01 Formação para docentes intitulada "Educação Inclusiva: da conceptualização à prática", acreditada pelo CCPFC - 9h Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2020/03/24 - 2020/04/30 Prestação de serviços para aumento da capacidade de resposta do SNS 24 – COVID 19 SPMS Serviços Partilhados do Ministério da Saúde EPE, Portugal
Serviço Nacional de Saúde, Portugal
2019/11/28 - 2020/04/01 Formadora do curso de formação "Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita_ operacionalização, avaliação e intervenção" (25h), acreditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2019/12/04 - 2020/01/14 Formação para docentes intitulada "Resposta à diversidade: caminhos e desafios da educação inclusiva", acreditada pelo CCPFC - 6h Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães, Portugal
Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/11 Formação para docentes intitulada "Educação Inclusiva - Da concetualização às práticas", acreditada pelo CCPFC - 7h (2 turmas) Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães, Portugal
Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães, Portugal
2014/10/03 - 2018/07/15 Formadora na Oficina de Formação designada “Avaliação e intervenção no domínio da linguagem escrita e da numeracia”, creditada pelo CCPFC - 25h (5 turmas) Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2018/03/15 - 2018/07/11 Formadora na Oficina de Formação intitulada "Leitura e escrita na educação pré-escolar e no 1.º CEB" (25h) acreditada pelo CCPFC (3 turmas) Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2018/04/10 - 2018/05/22 Formadora na oficina de formação "Falar, ler e escrever no jardim de infância: no trilho da melhoria das aprendizagens e do sucesso", acreditada pelo CCPFC (19h) Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães, Portugal
2018/01/06 - 2018/02/17 Formadora do curso de formação "Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: operacionalização, avaliação e intervenção", acreditado pelo CCPFC (25h) Centro de Formação de Associação de Escolas de Amarante e Baião, Portugal
2018/01/13 - 2018/02/10 Formadora do curso de formação "Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: operacionalização, avaliação e intervenção", acreditado pelo CCPFC (25h) Centro de Formação de Associação de Escolas Sebastião da Gama, Portugal
2017/02/02 - 2017/06/04 Formadora no Curso de Formação para Docentes do grupo 100, designado “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção” (15 horas), creditada pelo Conselho Científico Pedagógico para a Formação C Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos, Portugal
2014/11/02 - 2015/05/29 Formadora na Oficina de Formação para Docentes do grupo 110, designado “Desenvolvimento da competência matemática no jardim de infância”, creditada pelo CCPFC (2 turmas) Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2019/12/15 TMN: Text Mining, infrastructure and Network
POCI-02-0550-FEDER-035442
Outra
Vale Consultores - Consultoria Social, Portugal
2018 - 2019/05/31 SOCI@LL: WHOLE SCHOOL SOCIAL LABS
592254-EPP-1-2017-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Outra
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
EDUCATION, AUDIOVISUAL AND CULTURE EXECUTIVE AGENCY
Em curso
2017 - 2019/05/31 ESCOLICIDADE EM MATOSINHOS
NORTE-66-2016-28/29
Outra
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE
Em curso
2016 - 2017/12/31 MATOSINHOS INCLUSIVE |Matosinhos Inclusivo|
143903
Outra
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Reading performance after confinement
-
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2020 - Atual Promotion of Emergent Literacy: Effects of Multilevel Intervention
-
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2019 - Atual Math flight
-
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2019 - Atual Valer - Valongo a Ler
-
Action-Investigation Project
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
2005 - 2019/05/31 A LER VAMOS
-
Research investigation
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sucena, Ana; Cruz, Joana; Viana, Fernanda Leopoldina; Silva, Ana Filipa. "Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas". 2015.
  2. CRUZ, JOANA; Oliveira,Teresa; Almeida, Marta; Pinto, Patrícia; Constante, Patrícia; Lopes, Elisa; Monteiro, Liliana; et al. "Projeto “A Ler Vamos…” – Um projeto autárquico de promoção da leitura.". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, BRAGA, 2014.
    Publicado
  3. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina. "Jogos interativos de leitura: um programa de literacia familiar". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, BRAGA, 2014.
    Publicado
  4. Sucena, Ana; CRUZ, JOANA; Viana, Fernanda Leopoldina. "Apresentação da versão portuguesa do Graphogame: software de apoio a crianças disléxicas.". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, BRAGA, 2014.
    Publicado
  5. CRUZ, JOANA; Pinto, Patrícia; POMBAL, FÁTIMA; PINTO, ANTÓNIO. "Práticas de promoção de competências pré-leitoras no Concelho de Matosinhos". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança. Infâncias Possíveis, Mundos Reais., BRAGA, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. CRUZ, JOANA; Mackaaij, Maria José; Bilimória, Helena; Gandra, Daniela. Autor correspondente: CRUZ, JOANA. "Family literacy practices and their contribution to emergent literacy skills". Written Language and Literacy 25 2 (2022):
    Aceite para publicação
  2. Carvalho, Marisa; CRUZ, JOANA; AZEVEDO, HELENA; FONSECA, HELENA. Autor correspondente: Carvalho, Marisa. "Measuring inclusive education in Portuguese schools: Adaptation and validation of a questionnaire". Frontiers in Education (2022):
    Publicado
  3. Cadime, Irene Maria Dias; Ribeiro, Iolanda da Silva; CRUZ, JOANA; COSME, MARIA DO CÉU; Viana, Fernanda Leopoldina; SANTOS, SANDRA. Autor correspondente: Cadime, Irene Maria Dias. "An Intervention in Reading Disabilities Using a Digital Tool During the COVID-19 Pandemic". Frontiers in Psychology (2022):
    Publicado
  4. Cruz, Joana; Mendes, Sofia Abreu; Marques, Sofia; Alves, Diana; Cadime, Irene. "Face-to-Face Versus Remote: Effects of an Intervention in Reading Fluency During COVID-19 Pandemic". Frontiers in Education 6 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.817711.
    10.3389/feduc.2021.817711
  5. Morgado, Alice Murteira; CRUZ, JOANA; Peixoto, Maria Manuela. "Trauma Exposure Checklist: Psychometric properties and it applicability to the COVID-19 pandemic". Journal of Loss and Trauma (2021):
    Aceite para publicação
  6. Morgado, Alice Murteira; CRUZ, JOANA; Peixoto, Maria Manuela. ""Individual and community psychological experiences of the COVID-19 pandemic: The state of emergency in Portugal". Current Psychology (2021):
    Aceite para publicação
  7. GANDRA, DANIELA; CRUZ, JOANA. "Engagement with school and retention". International Journal of School & Educational Psychology (2020): https://doi.org/10.1080/21683603.2020.1837697 .
    No prelo
  8. CARVALHO, MARISA; AZEVEDO, HELENA; CRUZ, JOANA; FONSECA, HELENA. "INCLUSIVE EDUCATION ON PANDEMIC TIMES: FROM CHALLENGES TO CHANGES ACCORDING TO TEACHERS’ PERCEPTIONS". ICERI2020 Proceedings (2020):
    Publicado
  9. Cruz, Joana; Constante, Patrícia; Lopes, Elisa; Amaral, Joana; Quintas, Daniela; Mackaaij, Maria José. "A Ler Vamos and Ler Cãofiante: effectiveness of an intervention in the 2nd grade |A Ler Vamos e L.E.R. Cãofiante: eficácia de uma intervenção no 2º ano de escolaridade|". Letras de Hoje 54 3 (2019): 395. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.32892.
    10.15448/1984-7726.2019.3.32892
  10. CRUZ, JOANA; COELHO, ANA; SAMPAIO, ANGELINA; DOMINGUES, JOSÉ EDUARDO; TEIXEIRA, MANUEL. "Promotion Reading Comprehension: Evaluation of an Intervention in the 2nd grade |Promoção da Compreensão Leitora: Avaliação de uma Intervenção no 2º Ano de Escolaridade|". The Psychologist: Practice and Research Journal 1 1 (2018): 22-26.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Oliveira,Teresa; Leite, Débora; Carneiro, Isabel; Quintas, Daniela; CRUZ, JOANA; Pinto, Luísa MArques; Almeida,Marta. "Feeling of Parental Competence: Comparative Study between parents with children with and without Special Educational Needs|Sentimento de Competência Parental: Estudo Comparativo entre pais com filhos com e sem Necessidades Educativas Especiais|". Sensos-e IV 1 (2017): 72-78.
    Publicado
  12. Amaral, Joana; Cruz, Joana; Constante, Patrícia; Pinto, Patrícia; Almeida, Marta; Lopes, Elisa; Silva, Cristiana; et al. "Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional". Revista Portuguesa de Educação 30 1 (2017): 85. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7475.
    Publicado • 10.21814/rpe.7475
  13. Cadime, Irene; Cruz, Joana; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda. "Homework self-regulation strategies: a gender and educational-level invariance analysis". Psicologia: Reflexão e Crítica 30 1 (2017): http://dx.doi.org/10.1186/s41155-017-0062-z.
    10.1186/s41155-017-0062-z
  14. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; BAPTISTA, ADRIANA; CHOUPINA, CARLA; AZEVEDO, HELENA; SANTOS, SANDRA; BRANDÃO, SARA; Cadime, Irene Maria Dias. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology (2016): 201-208.
    Publicado
  15. Sucena, Ana; Silva, Ana Filipa; Cruz, Joana Sara Ferraz da; Viana, Fernanda Leopoldina. "Portuguese Foundation Graphogame: preliminary results". Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology (2016): 259-262.
    Publicado
  16. CRUZ, JOANA; Pinto, Patrícia; LOPES, ANTÓNIO; PINTO, ANTÓNIO CORREIA. "O contributo das autarquias para a intervenção psicológica na Educação Infantil". Revista Amazônica 8 XV - 1 (2015): 143-160.
    Acesso aberto • Publicado
  17. CRUZ, JOANA; Amaral, Joana; Almeida, Marta; Constante, Patrícia. "“MATIGA – Matemática Amiga”: Um projeto de promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar". Revista de Psicologia, Educação e Cultura XVIII 1 (2014): 22-35.
    Acesso aberto • Publicado
  18. CRUZ, JOANA; Almeida, Marta; Pinto, Patrícia; Constante, Patrícia; Macedo, Ana; Amaral, Joana; Monteiro, Liliana; Lopes, Elisa; FERREIRA, CRISTIANA. "Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB". Análise Psicológica 3 XXXII (2014): 245-257.
    Acesso aberto • Publicado
  19. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; AZEVEDO, HELENA. "A leitura de histórias. Qualidade da interação entre pais e filhos". Diversidades (2012): 16-19.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. CRUZ, JOANA. "Promoção de comportamentos positivos na escola". In Resposta à Diversidade: Caminhos e Desafios da Educação Inclusiva, editado por CRUZ, JOANA; AZEVEDO, HELENA; FONSECA, HELENA; CARVALHO, MARISA, 121-126. Portugal: CFAE MarcoCinfães, 2021.
    Publicado
  2. Viana, Fernanda Leopoldina; CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva. "For a positive look at the role of the family in family literacy |Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar|". In A CRIANÇA, A LEITURA E A ESCRITA VOL. 1. APRENDER A LER E ESCREVER: bases cognitivas e práticas pedagógicas. Brasil: vetor, 2019.
    Publicado
  3. Viana, Fernanda Leopoldina; CRUZ, JOANA; Cadime, Irene Maria Dias. "“Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?". In Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância., editado por SANTILLANA. BRAGA, Portugal: SANTILLANA, 2014.
    Publicado
  4. CRUZ, JOANA; COSTA, CATARINA; SILVA, C.; SILVA, M.; Pinto,Patrícia; Almeida, Marta; SANTOS, TÂNIA. "“A Ler Vamos…”: Um Projecto da Câmara Municipal de Matosinhos.". In A educação de adultos: Uma dupla oportunidade na família.. LISBOA, Portugal: Agência Nacional para a Qualificação, I.P., 2010.
    Publicado
  5. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda da Silva. "Práticas de literacia familiar em idade pré-escolar". In Dos leitores que temas aos leitores que queremos, editado por ALMEDINA. COIMBRA, Portugal: ALMEDINA, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Cruz, Joana; Cadime, Irene Maria Dias. “Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?. Portugal: Penso Editora. 2017.
  2. Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; BAPTISTA, ADRIANA; SANTOS, SANDRA; BRANDÃO, SARA; Cadime, Irene Maria Dias; Silva, Carla; et al. Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura.. Maia, Portugal: Lusoinfo. 2016.
    Publicado
  3. Cruz, Joana; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina. JIL - Jogos Interativos de Leitura. LISBOA, Portugal: REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. 2014.
    Publicado
  4. Cruz, Joana; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer : apresentação de um programa de literacia familiar. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2012.
Relatório
  1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; santos, sandra; COSME, MARIA DO CÉU; CRUZ, JOANA; Meira, Diana. 2021. Progress Report II - Valer: Valongo a Ler.
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; santos, sandra; COSME, MARIA DO CÉU; CRUZ, JOANA. 2019. Progress report 1 - Valer: Valongo a Ler.
Tese / Dissertação
  1. Cruz, Joana Sara Ferraz da. "Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/14245.
  2. Lima, Bruna Filipa Ribeiro. "Consciência Fonológica e Aprendizagem da Leitura e da Escrita". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2786.

Outros

Outra produção
  1. Formação Especializada para Psicólogos/as com Intervenção em Contexto Escolar: Abordagens aplicadas para a Construção de uma Escola mais inclusiva. Esta formação resultou da articulação entre a DGE e a OPP e destinou-se a psicólogos que desempenhavam funções em contexto escolar. A formação, com a duração de 60 horas, focalizou-se na articulação entre a teoria, a investigação e prática no âmbito dos Sistemas Multinível de Suporte. 2 turmas. 2021. CRUZ, JOANA.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/20 As dificuldades de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico: Ecos de um novo Decreto Lei
Arguente principal
Filipa Ferreira Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07/08 Influência dos Estilos Parentais e das Dificuldades de Aprendizagem no Envolvimento dos Pais com a Escola
Arguente principal
José Eduardo Santos Domingues (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019/07/03 Preditores da leitura e da escrita no 2.º ano de escolaridade
Arguente principal
Ana Isabel Soares Ganicho, (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/07/11 Para uma avaliação abrangente de leitura no 1º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão.
Arguente
Sandra Cristina da Silva Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/03 Estudo longitudinal: Preditores do processo da aprendizagem da leitura e da escrita
Arguente principal
Stephanie Margaret Torres Fontes Rowcliffe (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/06/25 O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Arguente principal
Sofia Figueiredo Carviçais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/09/16 - Atual Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016/09/16 - Atual Dificuldades de Aprendizagem MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015/09/16 - Atual PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PSICOLOGIA (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013/09/16 - Atual Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016/09/16 - 2017/07/31 Avaliação e Consulta Psicológica Educacional MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014/09/16 - 2015/07/31 Psicologia do Desenvolvimento Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/02/01 - Atual INVESTIGARE - ASSOCIAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO EM LEITURA, ESCRITA E NEUROCIÊNCIAS MEMBRO FUNDADOR
Distinções

Prémio

2019 Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2018 Prémio Ler+ 2018
Plano Nacional de Leitura 2017-2027, Portugal