???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Graça Duarte da Silva Santos

Nomes de citação

  • Santos, Graça Duarte

Identificadores de autor

Ciência ID
4115-819D-078B
ORCID iD
0000-0003-3748-9498

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"Danço Terapia Integrativa - uma Metodologia de Intervenção Nos Comportamentos Agressivos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
Master in Special Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"CREATIVE MOVEMENT AND DANCE IN THE DEVELOPMENT OF SOCIAL COMPETENCE - an approach to Expressive Therapies" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1991
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"CRIATIVIDADE E PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO - estudo exploratório em adolescente com Asma Alérgica a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1984
Concluído
Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/05 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora - Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Portugal
2007/03 - 2020/05 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2000/11/08 - 2007/02/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Conselho pedagógico Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - 1999/09/01 Bolseira para investigação Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1991 - 1999 Psicóloga Clinica Associação Popular de Apoio à Criança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2013 Orquestração da aprendizagem no ensino superior - contributos para a qualidade da aprendizagem e para o sucesso académico
PTDC/CPE-CED/103195/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2013 Percursos inclusivos das crianças e famílias portadoras de Síndrome X-Frágil
PTDC/CPE-CED/115276/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2009 Improvement through Research in Inclusive Schools)
128735-CP-1-2006-1-BE
COMENIUS

Projeto

Designação Financiadores
2013/12/07 - 2014/05/06 PSYCHOGRAMA AND DANCE/MOVEMENT THERAPY FROM THE LOOK OF PATIENTS
SFRH/BSAB/1384/2013
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1999/01/01 - 1999/12/31 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE DANÇOTERAPIA NAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS DE INDIVÍDUOS C/ COMPORTA- MENTOS AGRESSIVOS
PRAXIS XXI/BM/15077/98
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ana Rita Matias; Graça Duarte Santos; Nicole Almeida. "Equine-Assisted Therapeutic Intervention in Institutionalized Children: Case Studies". International Journal of Environmental Research and Public Health (2023): https://doi.org/10.3390/ijerph20042846.
    10.3390/ijerph20042846
  2. Veiga, Guida; Guerreiro, Daniela; Santos, Graça; Folque, Assunção; Pomar, Clarinda; Almeida, Gabriela; José, Marmeleira. "Programa OUT TO IN - A relação corpo-mente nos espaços exteriores". (2023): http://hdl.handle.net/10174/33281.
  3. Machorrinho, Joana; Veiga, Guida; Santos, Graça; Marmeleira, José; Joana Machorrinho; Guida Veiga; Graça Santos; José Marmeleira. "Battered Body, Battered Self: A Cross-Sectional Study of the Embodiment-Related Impairments of Female Victims of Intimate Partner Violence". Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma (2023): http://hdl.handle.net/10174/34670.
    10.1080/10926771.2023.2178989
  4. Almeida, Gabriela; Guerreiro, Daniela; Clarinda, Pomar; Santos, Graça; Marmeleira, José; Folque, Assunção; Veiga, Guida. ""Affordances" no espaço exterior: o exemplo do Programa Out ri In". (2022): http://hdl.handle.net/10174/32887.
  5. Joana Machorrinho; Guida Veiga; Graça Santos; José Marmeleira. "Embodiment-related risk factors for Posttraumatic Stress, Anxiety and Depression in female victims of intimate partner violence". Journal of Trauma & Dissociation (2021): 1-17. https://doi.org/10.1080/15299732.2021.1989109.
    10.1080/15299732.2021.1989109
  6. Biscaia, Constança; Santos, Graça. "À escuta ...para cuidar". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26267.
  7. "Do Not Neglect the Body and Action: The Emergence of Embodiment Approaches to Understanding Human Development". Perceptual and Motor Skills (2019): http://dx.doi.org/10.1177/0031512519834389.
    10.1177/0031512519834389
  8. Machorrinho, Joana; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte; Marmeleira, José. "O corpo na mulher vítima de violência doméstica". (2019): http://hdl.handle.net/10174/26899.
  9. Duarte Santos, Graça; Cid, Marília; Carvalho, Alexandra. "Artes expresivas en la capacitación de docentes para la educación inclusiva: realidad portuguesa". International Journal of New Education (2018): http://hdl.handle.net/10174/24478.
    10.24310/ijne1.1.2018.4913
  10. Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Candeias, Adelinda; Sebastião, Luís; Nico, Bravo; Simão, Ana; Santos, Graça. "“ Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior”". (2017): http://hdl.handle.net/10174/19840.
  11. Santos, Graça Duarte. "PEDAGOGIAS EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES". Journal of Research in Special Educational Needs (2016): http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12362.
    10.1111/1471-3802.12362
  12. JORSEN -NASEN; Santos, Graça Duarte. "BRINGING STREET ART TO SCHOOL: OPEN TO INCLUDE". Journal of Research in Special Educational Needs (2016): http://hdl.handle.net/10174/20544.
    10.1111/1471-3802.12290
  13. JORSEN -NASEN; Santos, Graça Duarte. "RELATIONSHIPS IN INCLUSIVE CLASSROOMS". Journal of Research in Special Educational Needs (2016): http://hdl.handle.net/10174/20560.
    10.1111/1471-3802.12238
  14. Cardoso, Paulo; Duarte, Maria Eduarda; Gaspar, Rui; Bernardo, Fátima; Janeiro, Isabel Nunes; Santos, Graça. "Life design counseling: A study on client's operations for meaning construction". (2016): http://hdl.handle.net/10400.12/5158.
    10.1016/j.jvb.2016.07.007
  15. Santos, Graça Duarte; Varandas, Elisabete; Santos, Graça Duarte; Nasen. "EXPRESSIVE ARTS – EMBODYING INCLUSIVE TEACHERS". Journal of Research in Special Educational Needs (2016): http://hdl.handle.net/10174/20224.
    10.1111/1471-3802.12177
  16. Santos, Graça Duarte; Barreiros, Mafalda. "Alternative pathways: expressive arts in prisión.". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17406.
  17. Santos, Graça Duarte. "Terapias Expressivas: um recurso para a Inclusão e Multiculturalidade". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17510.
  18. Santos, Graça Duarte; Vaz Velho, Catarina. "Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal: uma tarefa na formação académica do Psicólogo?". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17341.
  19. Research Center on Education (CIEd)/Institute of Education University of Minho. "Expressive arts in Education and Therapy: a Special Encounter". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13920.
  20. Research Center on Education (CIEd)/Institute of Education University of Minho. "Expressive arts in training of teachers to inclusive education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13935.
  21. Franco, Vitor; Santos, Graça; Pires, Heldemerina. "Constraints and challenges on inclusive education of children with Fragile X Syndrome". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10262.
  22. Chaleta, Elisa; Sampaio, Ana; Saraiva, Margarida; Grácio, Luisa; Leal, Fátima; Santos, Graça; Sebastião, Luis; Candeias, Adelinda. "Adaptation and validation of CEQ – Course Experience Questionnaire – Contribution to the quality of Portuguese higher education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9728.
  23. Chaleta, Elisa; Grácio, Luisa; Candeias, Adelinda; Sebastião, Luis; Nico, Bravo; Veiga Simão, Ana; Santos, Graça. "Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9732.
  24. Chaleta, Elisa; Sampaio, Ana; Saraiva, Margarida; Grácio, Luísa; Leal, Fátima; Santos, Graça; Sebastião, Luís; Candeias, Adelinda. "Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7047.
  25. Springer. "“What Am I to do?” – On Career Counsellor’s Dilemmas". (2012): http://hdl.handle.net/10174/17564.
  26. Cardoso, P.M.; Taveira, M.C.; Biscaia, C.S.; Santos, M.G.; Cardoso, Paulo; Taveira, Maria do Céu; Biscaia, Constança; Santos, Graça. "Psychologists' dilemmas in career counselling practice". International Journal for Educational and Vocational Guidance 12 3 (2012): 225-241. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868452740&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10775-012-9232-9
  27. Simões, Marta; Santos, Graça Duarte. "Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4858.
  28. Ramalhete, Cátia; Santos, Graça Duarte. "Imagem do corpo e problemas comportamentais em adolescentes vítimas de abuso sexual". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4731.
Capítulo de livro
  1. Franco, Vitor; Melo, Madalena; Santos, Graça; Apolónio, Ana; Amaral, Leonor; Santos, Graça Duarte. "A National Early Intervention System as a Strategy to Promote Inclusion and academic achievement in Portugal". In Frontiers in Psychology. Frontiers Media, 2020.
    https://doi.org/10.3389/978-2-88945-552-2
  2. Santos, Graça Duarte. "Corpo, Presença e Expressão em Psicoterapia". OPP- Ordem Psicólogos Portugueses, 2019.
  3. Fernandes, Jorge M.; Gutierres Filho, Paulo. "Corpo e Relação". WAK Editora, 2015.
  4. Franco, Vitor; Melo, Madalena; Santos, Graça; Bertão, Ana. "Envolvimento e percurso escolar de crianças com síndrome de X Frágil". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.
Tese / Dissertação
  1. Dores, Tiago Filipe Parrado. "Toque corporal e problemas de comportamento em crianças de idade pré-escolar: um estudo sobre o programa "Toque de Chi"". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/27984.
  2. Farias, Meire Silvana da Silva. "Dança criativa e movimento expressivo na prisão - Um estudo sobre a imagem do corpo, agressividade e autoestima de mulheres numa prisão do estado de Sergipe / Brasil". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/29725.
  3. Raimundo, Joana Filipa Henriques. "Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/28122.
  4. Oliveira, Joana Margarida Prudêncio. "Relaxação e toque terapêutico em mulheres com cancro da mama: impacto de uma intervenção psicomotora na ansiedade, dor e qualidade de vida". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25601.
  5. Flores, Marta Sofia Barona. "Percurso de vida e resiliência em profissionais de saúde: influências na prática profissional em cuidados paliativos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26372.
  6. Pereira, Sandra Isabel Costa. "O lugar do corpo na prática clínica do psicólogo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23171.
  7. Cardoso, Teresa Raquel Junceira. "Intervenção psicomotora em crianças de idade pré-escolar vítimas de maus-tratos e negligência: um estudo sobre os relacionamentos sociais e os problemas de comportamento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21813.
  8. Miranda, Catarina Isabel Póvoas. "Dança em intervenção psicomotora: um estudo sobre os reguladores de interação social em crianças com perturbação do espetro do autismo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21952.
  9. Catarino, Vanda Cristina Arromba. "Intervenção psicomotora com idosos institucionalizados: enfoque na apreciação corporal, auto-perceção de envelhecimento e bem-estar psicológico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20779.
  10. Carujo, Alexandra Isabel Caçador. "Olhar a diferença: perspetivas sobre a educação inclusiva de crianças com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11196.
  11. Ferreira, Ana Rita de Brito da Graça Serrano. "As terapias com recurso ao cão como estratégia de intervenção em pessoas com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11328.
  12. Parreira, Sara Marisa Roxo. "O trabalho colaborativo entre os professores: a percepção de professores do ensino regular e ensino especial em unidades de autismo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/24809.
  13. Veigas, Margarida Isabel Cachopo. "A vivência da sexualidade da pessoa portadora de deficiência motora". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/9643.
  14. Simões, Marta Alexandra Bastos. "Os mediadores artístico-expressivos na promoção da interacção social. Uma intervenção com quatro crianças com perturbações do espectro do autismo". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/12045.
  15. Santos, Maria da Graça Duarte da Silva. "Dançoterapia Integrativa: uma metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10174/11172.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Caminhar na(em) Relação: Práticas Terapêuticas em Saúde Mental. Um "Aide-Mémoire" para o Psicomotricista
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2022 Intervenção no meio aquático nas Distrofias Musculares de Duchenne e das Cinturas: um estudo de caso.
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2021 Qualidade das relações de amizade entre alunos na Escola Inclusiva: Um estudo na Região Autónoma da Madeira
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Equitação Terapêutica e Hipoterapia em necessidades educativas: um estudo nas regiões do Alentejo e do Algarve
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Características do relacionamento social de adultos com PEA - Um estudo a partir da perspetiva dos técnicos
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Toque corporal e problemas de comportamento em crianças de idade pré-escolar: um estudo sobre o programa "Toque de Chi"
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: Impacto do programa toque de Chi em crianças de jardim de Infância
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Dança Criativa e Movimento Expressivo na Prisão - Um estudo sobre a imagem do corpo, agressividade e autoestima de mulheres numa prisão do estado de Sergipe / Brasil.
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 - 2019 Relaxação e Toque Terapêutico com mulheres com Cancro da mama: impacto de uma intervenção psicomotora na Ansiedade, Dor e Qualidade de Vida.
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 - 2019 Percurso de vida e resiliência em profissionais de saúde: influências na prática profissional em cuidados paliativos
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 O Lugar do Corpo na Prática Clínica do Psicólogo
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 ntervenção psicomotora com idosos institucionalizados: Enfoque na apreciação corporal , auto-perceção de envelhecimento e bem -estar psicológico
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 A formação de professores para a inclusão no sistema de ensino regular em S. Tomé e Príncipe
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2017 - 2017 Dança em intervenção psicomotora: um estudo sobre os reguladores de interação social em crianças com perturbação do espetro do autismo
Orientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 Intervenção psicomotora em crianças de idade pré-escolar vítimas de maus tratos e negligência: um estudo sobre os relacionamentos sociais e os problemas de comportamento
Orientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2014 Arte de Rua/Grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Trabalho colaborativo entre professores: A percepção dos Professores do ensino regular e professores do ensino especial em unidades de autismo
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 O SIGNIFICADO DO TRABALHO E A SATISFAÇÃO COM A VIDA DE INDIGENAS DE ETNIA MACUXI
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 As terapias com recurso ao cão como estratégia de intervenção em pessoas com necessidades educativas especiais
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Olhar a Diferença: Perspectivas sobre a Educação Inclusiva em Crianças com Perturbação do Espectru do Autismo
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Percursos de desajustamento social e intervenções pelas artes expressivas
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Reação das famílias ao diagnóstico da criança com Perturbações do Espectro de Autismo: um estudo exploratório
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 A Vivência da Sexualidade na Pessoa portadora de Deficiência Motora
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal