???global.info.a_carregar???
Licenciada em História, é mestre em Ciência Cognitiva e Educação (Universidade Lusófona de Lisboa) e História Contemporânea (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e tem estudos pós-graduados em Multimédia e Medias Sociais. Desempenhou funções no Instituto de Avaliação Educativa, na Direção-Geral da Educação, na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular e no Conselho Nacional de Educação. Foi representante da DGE na equipa central do Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica e integrou a equipa regional para Autonomia e Flexibilidade Curricular da região centro. Concebeu cursos de e-learning e b-learning em parceria com vários institutos públicos nacionais e internacionais, enquanto Chefe de Divisão de Promoção da Investigação e da Formação, do Instituto para a Segurança e Higiene do Trabalho. Tem vasta experiência no campo das tecnologias da comunicação, nomeadamente na conceção de aplicações móveis e de websites. No domínio da formação, realizou auditorias a cursos profissionais de nível V e III.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Fernanda Sande Candeias

Nomes de citação

  • Candeias, Fernanda

Identificadores de autor

Ciência ID
401E-5316-274E
ORCID iD
0009-0001-0177-1750

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022 - 2025
Concluído
Ciência Cognitiva e Educação (Mestrado)
Especialização em Ciência Cognitiva
Ensino Lusófona, Portugal
"A LEITURA DE LITERATURA FICCIONAL E A EMPATIA: Um Estudo de Caso com alunos do Ensino Secundário Artístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015 - 2016
Concluído
Comunicação e Media Sociais (Pós-Graduação)
Especialização em Medias Sociais
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2014
Concluído
Multimédia (Pós-Graduação)
Especialização em Multimédia
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1995 - 1998
Concluído
História Contemporânea (Mestrado)
Especialização em História Contemporânea
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Alentejo e a Guerra Civil de Espanha. Vigilância e fiscalização das povoações fronteiriças." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988 - 1992
Concluído
História (Licenciatura)
Especialização em Ensino de História
Universidade de Évora, Portugal
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Assessoria Especializada Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2023 - Atual Assessora Técnico-Científica Conselho Nacional de Educação, Portugal
Conselho Nacional de Educação, Portugal
2020 - 2023 Docente em mobilidade estatutária em exercício de funções técnico-pedagógicas Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2018 - 2019 Docente em mobilidade estatutária em exercício de funções técnico-pedagógicas Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2009 - 2013 Adjunta da Diretora Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais, Portugal
2000 - 2003 Docente em mobilidade estatutária em exercício de funções técnico-pedagógicas Governo da República Portuguesa Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Portugal
Inspeção-Geral do Trabalho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2019 Professora de História da Cultura e das Artes Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Artística António Arroio, Portugal
2003 - 2007 Chefe da Divisão de Promoção da Investigação e Formação. Inspeção-Geral do Trabalho, Portugal
Inspeção-Geral do Trabalho, Portugal
1991 - 2000 Professora de História Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2023/08 Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica
Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Candeias, Fernanda. "A fábrica de cretinos digitais: O perigo dos ecrãs para os nossos filhos". Revista Lusófona de Educação 64 64 (2024): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/876.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Candeias, Fernanda; Adélia, Lopes. "Equação e poema". In DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender – 2024. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2025.
    Publicado
  2. Candeias, Fernanda; Adélia, Lopes. "Compasso singular na educação artística: o caso do Agrupamento de Escolas da Bemposta". In DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender – 2024. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2025.
    Publicado
  3. Candeias, Maria Fernanda Sande; Correia, António Carlos da Luz. "Inteligência artificial e educação: variáveis e possibilidades para um diálogo inteligente". In Estado da Educação 2022, 92-101. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2023.
    Publicado
  4. Candeias, Maria Fernanda Sande. "O Outro Lado da Fronteira - Memória de Espaços, Imagens e Diálogos a propósito da Guerra Civil Espanhola". In O Pelourinho. Badajoz, Espanha: Diputación Provincial de Badajoz, 2020.
    Publicado
  5. Candeias, Maria Fernanda Sande. "Games in Higher Education: Opportunities, Expectations, Challenges, and Results in Medical Education". In Games in Higher Education: Opportunities, Expectations, Challenges, and Results in Medical Education. IGI Global, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Candeias, Maria Fernanda Sande. Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021). LISBOA, Portugal: DGE. 2021.
    Publicado
  2. Candeias, Maria Fernanda Sande. PARA UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: DINÂMICAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO NO PROJETO MAIA (2019-2020). Lisboa: DGE. 2020.
    Publicado
Recurso online
  1. Candeias, Maria Fernanda Sande. Avaliação Pedagógica - referencial de autoavaliação. 2022. https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2022-12/Referencial%20Autoavalia%C3%A7%C3%A3o.pdf.
  2. Candeias, Maria Fernanda Sande. Avaliação referida a critérios: perspetivas de conceção e utilização. 2022. https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2022-12/Texto%20de%20Apoio%207_%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20referida%20a%20crit%C3%A9rios_perspetivas%20de%20conce%C3%A7%C3%A3o%20e%20execu%C3%A7%C3%A3o.pdf.
  3. Candeias, Maria Fernanda Sande. Avaliação Formativa Digital. 2021. https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-05/Folha%209_Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Formativa%20Digital.pdf.
Tese / Dissertação
  1. "O Alentejo e a Guerra Civil de Espanha: vigilância e fiscalização das povoações fronteiriças,". Mestrado, Universidade de Lisboa, 1997.
Distinções

Outra distinção

2005 Louvor (Louvor nº 11/2005)
Governo da República Portuguesa Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Portugal