???global.info.a_carregar???
Joana Ramôa Melo é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2005), Mestre em História da Arte Medieval (2007) e Doutorada em História da Arte Medieval, com a tese "O Género Feminino em Discussão. Re-presentações da mulher na arte tumular medieval portuguesa: projectos, processos e materializações" (FCSH-Universidad Nova de Lisboa / Universidad de León). Desenvolve actualmente um projecto individual de Pós-Doutoramento intitulado "Um discurso (no) feminino: a imagem como instrumento de poder e o poder comunicativo das imagens na Idade Média em Portugal (sécs. XII-XIV)", orientado por Therese Martin (CSIC, Madrid), para o que conta com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Entre 2007 e 2016 foi Assistente e Professora Auxiliar Convidada do departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1º e 2º ciclo de estudos). Os seus trabalhos de investigação têm sido desenvolvidos na área da História e da Arte medievais, com particular incidência sobre a escultura tumular, a iconografia medieval, o universo feminino e a ‘comemoração’ fúnebre. Neste sentido, tem vindo a publicar em revistas nacionais e colectâneas internacionais, bem como a participar, como comunicante, em diversos encontros científicos, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, França, Inglaterra, EUA). É investigadora integrada do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e do Instituto de Estudos Medievais da mesma faculdade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Ramôa Melo

Nomes de citação

  • Ramôa Melo, Joana
  • Ramôa, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
4014-CF9E-30BD
ORCID iD
0000-0001-6562-3338

Websites

  • https://fcsh-unl.academia.edu/JoanaRam%C3%B4a (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012/12/14
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Arte Medieval
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O género feminino em discussão: re - presentações da mulher na arte tumular medieval portuguesa: projetos, processos e materializações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
MUITO BOM POR UNANIMIDADE
2012 - 2012
Concluído
Curso de Palografia (Curso médio)
Scribe Produções Culturais, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Oficina de Paleografia (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2012
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O género feminino em discussão. Re-presentações da mulher na arte tumular medieval portuguesa: projectos, processos e materializações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
2011 - 2011
Concluído
Curso de Heráldica (Curso médio)
Scribe Produções Culturais, Portugal
2006 - 2007
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A Iconografia do Calvário na Escultura Tumular Medieval Portuguesa (séculos XIII a XV)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
2004 - 2006
Concluído
Língua Italiana (Outros)
Instituto Italiano di Cultura in Portogallo, Portugal
2001 - 2005
Concluído
História da Arte (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16,4
1996 - 2001
Concluído
Violoncelo (Outros)
Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Portugal
1992 - 2000
Concluído
Formação Musical (Outros)
Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Portugal
Percurso profissional

Ciência

2016/09 - Atual Investigador (Investigação)
Empregador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/09 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005/09 - 2008/08 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

2015/09 - 2017/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/11 - 2012/09 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/11 - 2011/11 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/11 - 2010/11 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outros

2008/09 - 2009/07 Conferencista (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Conferencista (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - Atual Um discurso (no) feminino: a imagem como instrumento de poder e poder comunicativo das imagens na Idade Média em Portugal (sécs. XII-XIV)
SFRH/BPD/108670/2015
Bolseiro de Investigação
Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Espanha

Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) / Faculdade de Ciência e Tecnologia (UNL), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008 - 2012/08 O Género Feminino em Discussão. Re-presentações da mulher na arte tumular medieval portuguesa: projectos, processos e materializações
SFRH / BD / 40252 / 2007
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Las mujeres de las Monarquías Ibéricas: Paradigmas institucionales, agencias políticas y modelos culturales - Munarqas
PGC2018-099205-B-C21
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual Monumental Polychromy: Revealing Medieval Colours at Batalha
145348 - Projetos Investigação
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2008 Imago
POCTI/EAT/45922/2002
Bolseiro de Mestrado
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramôa Melo, Joana. "’Tirados assaz bem ao natural’: pistas para pensar a concepção de retratística na arte medieval através da tumulária feminina trecentista em Portugal". Trabalho apresentado em IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, 2015.
    Publicado
  2. Ramôa Melo, Joana. "Ler ou não ler: o livro como atributo feminino na tumulária medieval portuguesa (no prelo)". Trabalho apresentado em O Livro de Horas. Imaginário da Devoção Privada, Lisboa, 2015.
    Publicado
  3. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da; Rossi Vairo, Giulia. "Escultura tumular medieval do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa): algumas reflexões e propostas de identificação". Trabalho apresentado em Ciclo de Conferências e Exposições "Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar", Lisboa, 2010.
    Publicado
  4. Ramôa, Joana. "A Estigmatização de São Francisco de Assis, representação exemplar de Franciscus alter Christus na escultura tumular medieval portuguesa". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional El Franciscanismo en la Península Ibérica. El viaje de San Francisco por la Península Ibérica y su legado (1214-2014), Ciudad Rodrigo, 2010.
    Publicado
  5. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "A escultura tumular do século XV em Portugal: novos retratos sociais para um novo tempo". Trabalho apresentado em A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património, Lisboa, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Joana Ramôa Melo. "Open books: performativity and mediation in elite women’s effigies at Lisbon Cathedral (14th c.)". Journal of Medieval Iberian Studies (2019): 1-29. https://doi.org/10.1080/17546559.2019.1614646.
    10.1080/17546559.2019.1614646
  2. Ramôa Melo, Joana. "Poder gravado na pedra: túmulos de rainhas e nobres do Portugal medieval". Arenal. Revista de historia de las mujeres 25 2 (2018): http://dx.doi.org/10.30827/arenal.vol25.num2.323-256.
    Acesso aberto • 10.30827/arenal.vol25.num2.323-256
  3. Joana Melo. "A Sé de Silves". Revista de História da Arte (2012):
  4. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "A Sé de Silves". Revista de História da Arte 9 (2011): 146-156.
    Publicado
  5. Ramôa, Joana. "Isabel de Aragão, rainha e santa de Portugal: o seu jacente medieval como imagem excelsa de santidade". Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias 27 27 (2010): 63-81.
    Publicado
  6. Ramôa, Joana. "Le Projet IMAGO: la construction d’une base de données numérique d’iconographie médiévale". Medievalista 8 (2010): 1-8. http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA8/ramoa8015.html.
    Publicado
  7. Joana Melo. "Isabel de Aragão, rainha e santa de Portugal: o seu jacente medieval como imagem excelsa de santidade". Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (2010):
  8. Ramôa, Joana. "Recensão Crítica "Jérôme Baschet – L’iconographie médiévale. Paris: Macula, 2008"". Revista de História da Arte 7 (2009): 196-201.
    Publicado
  9. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "Sculpto Immagine Episcopali: jacentes episcopais em Portugal (sécs. XIII-XIV)". Revista de História da Arte 7 (2009): 94-119.
    Publicado
  10. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da; Miranda, Maria Adelaide. "O Projecto Imago: a constituição de uma base de dados digital de iconografia medieval". Revista de História da Arte 7 (2009): 214-220.
    Publicado
  11. Ramôa, Joana. "Recensão Crítica. “Cosmen Alonso, C.; Herráez Ortega, M. V.; Gómez-Calcerrada, M. P. (Coord.). 2009. El Intercambio Artístico entre los Reinos Hispanos y las Cortes Europeas en la Baja Edad Media. León: Universidad de León”". Revista de História da Arte 7 (2009): 210-211.
    Publicado
  12. Ramôa, Joana. "O Projecto Imago: a constituição de uma base de dados digital de iconografia medieval". Humanas 1 (2009): 72-77.
    Publicado
  13. Ramôa, Joana. "O Património Tumular Medieval Português: uma visão de conjunto sobre arcas e jacentes medievais em Portugal". Pedra & Cal: Revista da Conservação do Património Arquitectónico e da Reabilitação do Edificado 40 (2009): 14-16.
    Publicado
  14. Joana Melo. "O Património Tumular Medieval Português: uma visão de conjunto sobre arcas e jacentes medievais em Portugal". Pedra e Cal (2009): http://www.gecorpa.pt/revista_edicao.aspx?idr=1.
  15. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "O retrato de D. João I – um novo paradigma de representação". Revista de História da Arte 5 (2008): 76-95.
    Publicado
  16. Ramôa, Joana. "Recensão Crítica. “Alexandra Barradas, Ourém e Porto de Mós. A obra mecenática de D. Afonso, 4º Conde de Ourém, Lisboa, Edições Colibri, 2006”". Revista de História da Arte 5 (2008): 223-225.
    Publicado
  17. Ramôa, Joana. "Os centros de produção escultórica medieval de Coimbra e Santarém: um olhar dirigido à iconografia do Calvário na escultura tumular medieval portuguesa". Arte Teoria 11 (2008): 109-123.
    Publicado
  18. Joana Melo. "Os centros de produção escultórica medieval de Coimbra e Santarém: um olhar dirigido à iconografia do Calvário na escultura tumular medieval portuguesa". Arte teoria (2008):
  19. Melo, Joana Ramôa; Silva, José Custódio Vieira da. "O Retrato de D. João I no Mosteiro de Santa Maria da Vitória Um novo paradigma de representação". (2008): http://hdl.handle.net/10362/12602.
  20. Ramôa, Joana. "Recensão Crítica “Michael Camille, Le Monde Gothique, Paris, Flammarion, 1996"". Medievalista 3 (2007): 1-3. http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA3/medievalista-camille.htm.
    Publicado
  21. Ramôa, Joana. "Arte Moçárabe. O estado da questão". Revista de História da Arte 3 (2007): 305-323.
    Publicado
  22. Ramôa, Joana. "Projecto Imago". Revista de História da Arte 3 (2007): 324-326.
    Publicado
  23. Melo, Joana Ramôa. "Estudos sobre a Arte Moçárabe - O Estado da Questão". (2007): http://hdl.handle.net/10362/12552.
Capítulo de livro
  1. Ramôa Melo, Joana. "Nos primórdios da queenship em Portugal: Beatriz Afonso (1244-1300) e o seu rasto". In 1290: D. Dinis e o nascimento da Universidade de Lisboa-Coimbra (colecção Portugal, uma Retrospectiva). Portugal: Tinta da China/Público, 2019.
    Publicado
  2. Joana Melo. "Calvário". editado por Craveiro, {Maria de Lurdes, 150-162. Imprimatur, 2018.
  3. Ramôa Melo, Joana; Instituto de História da Arte (IHA); Instituto de Estudos Medievais (IEM). "Modelos de piedade ou agentes de poder: dicotomias sobre a mulher medieval construídas através do olhar do “Outro”". In Através do olhar do Outro: Reflexões acerca da sociedade medieval europeia (séculos XII-XV), 203-233. Tomar, Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2018.
    Publicado
  4. Ramôa Melo, Joana. "Um panteão régio tardo-medieval: inovação e tradicionalismo no programa funerário dos reis D. João I e D. Filipa de Lencastre, no Mosteiro da Batalha". In O fascínio do gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva, 53-74. Lisboa, Portugal: Artis, 2016.
    Publicado
  5. Joana Melo; Luís Urbano Afonso. "Introdução". editado por Joana Melo; {Urbano Afonso, VII-IX. Artis - Instituto de Hist{\'o, 2016.
  6. Joana Melo. "Um panteão régio tardo-medieval". In inovação e tradicionalismo no programa funerário dos reis D. João I e D. Filipa de Lencastre, no Mosteiro da Batalha, editado por Melo, {Joana Ram{\^o, 53-74. Artis - Instituto de Hist{\'o, 2016.
  7. Ramôa Melo, Joana; Instituto de História da Arte (IHA); Instituto de Estudos Medievais (IEM). "Um panteão régio tardo-medieval". Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2016.
  8. Ramôa Melo, Joana. "Ser rainha e ser presente, ser mulher e ser potente: o suposto primeiro jacente régio português e as dúvidas geradas em torno da pertença a D. Urraca (1187-1220) ou D. Beatriz Afonso (1244-1300)". In Reginae Iberiae. El poder regio femenino en los Reinos Medievales Peninsulares, 1111-1111. Santiago de Compostela, Espanha: Universidad de Santiago de Compostela, 2015.
    Publicado
  9. Joana Melo. "Ser rainha e ser presente, ser mulher e ser potente: o suposto primeiro jacente régio português e as dúvidas geradas em torno da pertença a D. Urraca (1187-1220) ou D. Beatriz Afonso (1244-1300)". In Reginae Iberiae: el poder regio femenino en los reinos medievales peninsulares, 61-88. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2015.
    Publicado
  10. Ramôa Melo, Joana. "Listening to Women through Funerary Art and Practices: an Overview of the Feminine Agency in Portuguese Church Monuments of the Fourteenth-Century". In Monuments and Monumentality across Medieval and Early Modern Europe, 117-128. Donington, Reino Unido: Shaun Tyas, 2013.
    Publicado
  11. Joana Melo. "Listening to Women through Funerary Art and Practices: an Overview of the Feminine Agency in Portuguese Church MOnuments aof the Fourteenth-Century". 117-128. Shaun Tyas, 2013.
  12. José Vieira da Silva; Joana Melo. "A escultura tumular do século XV: novos retratos sociais para um novo tempo.". editado por Vale Teresa; Flor Pedro, 55-79. Instituto de Hist{\'o, 2012.
  13. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "A Formação e Consolidação de Portugal (séculos XII a XV)". In Lusa. A Matriz Portuguesa. Catálogo de exposição., 84-101. Santana de Parnaíba, Brasil: Mag Mais Rede Cultural, 2007.
    Publicado
  14. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "A Formação e Consolidação de Portugal (séculos XII a XV)". In Lusa. A Matriz Portuguesa. Catálogo de exposição., 66-77. Santana de Parnaíba, Brasil: Mag Mais Rede Cultural, 2007.
    Publicado
  15. Ramôa, Joana; Silva, José Custódio Vieira da. "Medieval Christianity – The Formation and Consolidation of Portugal (12th-15th centuries)". In Lusa. A Matriz Portuguesa. Catálogo de exposição., 146-150. Santana de Parnaíba, Brasil: Mag Mais Rede Cultural, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ramôa Melo, Joana. Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização. Lisboa, Portugal: Instituto de Estudos Medievais. 2019.
    Publicado
  2. Ramôa Melo, Joana; Rossi Vairo, Giulia. Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII). Coimbra, Portugal: Almedina. 2016.
  3. Ramôa Melo, Joana; Afonso, Luís Urbano. O fascínio do gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva. Lisboa, Portugal: Artis. 2016.
Livro
  1. Ramôa, Joana. Christus Patiens. Representações do Calvário na Escultura Tumular Medieval Portuguesa. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte (FCSH/UNL). 2008.
    Publicado
  2. Melo, Joana Ramôa. Christus Patiens. Representações do Calvário na escultura tumular medieval portuguesa. Edições Colibri / Instituto de História da Arte Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL. 2008.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Ramôa Melo, Joana. 2014. “Visita Guiada”, com Paula Moura Pinheiro, sobre o cálice de S. Geraldo (Sé de Braga), RTP2.
  2. Ramôa Melo, Joana. 2014. “Visita Guiada”, com Paula Moura Pinheiro, sobre o cálice de S. Geraldo (Sé de Braga), Antena 1.

Outros

Outra produção
  1. Ramôa Melo, Joana; Jessica Barker. 2017. Monument or Monastery? Jessica Barker in conversation with Joana Ramôa Melo and Pedro Redol". https://www.academia.edu/34896905/_Monument_or_Monastery_Jessica_Barker_in_conversation_with_Joana_Ramôa_Melo_and_Pedro_Redol_The_Sculpture_Journal_26.2_2017_261_64.
  2. Ramôa Melo, Joana; Rossi Vairo, Giulia. 2016. Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII). Edição técnica.
  3. Ramôa Melo, Joana; Afonso, Luís Urbano. 2016. O fascínio do gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva. Edição técnica.
  4. Ramôa Melo, Joana. 2015. Book Review. “The Making of Hispano-Flemish Style: Art, Commerce, and Politics in Fifteenth-Century Castile (Turnhout, Brepols, 2014)”. in Journal of the Church Monuments Society, 30.
  5. Ramôa Melo, Joana. 2011. The joint tomb of João I of Portugal (d. 1433) and his queen, Philippa of Lancaster (d. 1415), founders of the Avisian royal line, the second to rule in Portugal (Founder’s Chapel, monastery of Our Lady of Victory, in Batalha, Portugal). http://www.churchmonumentssociety.org/Monument%20of%20the%20Month%20Archive/2011-06.html.
  6. Ramôa Melo, Joana. 2007. Base de Dados Imago. Software. http://imago.fcsh.unl.pt.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Desvendando as cores medievais. Um estudo de caso: a Capela do Fundador em S. Maria da Vitória, na Batalha Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Funerária: da Criação à Musealização”
IEM-FCSH/UNOVA, IHA-FCSH/UNOVA, CIEBA-FBAUL, MNAA (Lisboa, Portugal)
2016 Visual queenship: the construction of memory through imagery in medieval Portugal European Social Science History Conference “Rulership Reinforcement: Achievements and Limits in Medieval and Early Modern Societies”
International Institute of Social History (IISH), Royal Netherlands Academy of Arts & Sciences (Valência (Espanha), Espanha)
2016 A mulher é do privado?: retratos da feminilidade em contexto comemorativo no Portugal medievo. Sinais do quotidiano, estereótipos enraizados e mecanismos de manipulação da memória Colóquio “O sentido do gesto e a sua memória”
Alunos do 1º ciclo de História (FCSH-UNL) (Lisboa, Portugal)
2016 “D. Beatriz de Castela, rainha de Portugal (1293-1359): entre o recato de rainha consorte e a intervenção no projecto público de comemoração do casal régio” XVIII Coloquio Internacional de AEIHM, “Autoridad, poder e influencia: Mujeres que hacen Historia”
Asociación Española de Investigación de Historia de las Mujeres (Zaragoza, Espanha)
2016 “Modelos de piedade ou agentes de poder: dicotomias sobre a mulher medieval construídas através do olhar do Outro” Colóquio Internacional “Através do Olhar do Outro: reflexões sobre a sociedade medieval (sécs. XIII-XV)”
IEM-FCSH/UNOVA, CIEBA (Faculdade de Belas-Artes de Lisboa), Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2016 Heraldic Polychromy at the Monastery of Batalha: Presentation of a Work in Progress International Conference “Heraldic badges: from miniature to monumental”
Courtauld Institute of Arts / British Museum (Londres, Reino Unido)
2015 Reler a arte, repensar a História(?): o portal lateral do Mosteiro dos Jerónimos como guia para uma redescoberta da arte manuelina Congresso Nacional de Informação Turística-CNIT 2015
Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (Lisboa, Portugal)
2014 Ser rainha e ser presente, ser mulher e ser potente: o suposto primeiro jacente régio portugués e as dúvidas geradas em torno da pertença a D. Urraca (1187-1220) ou D. Beatriz Afonso (1244-1300) Congresso Internacional “Reinas e Infantas en los Reinos Medievales Ibéricos”
Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2014 Um panteão régio tardo-medieval: tradicionalismo e inovação no programa funerário dos reis D. João I e D. Filipa de Lencastre, no Mosteiro da Batalha Colóquio 'O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva'
IHA (FCSH-UNL) / Artis (Faculdade de Letras-UL) (L, Portugal)
2014 Ler ou não ler? O livro como atributo feminino na tumulária medieval portuguesa Colóquio Internacional “O Livro de Horas. Imaginário da Devoção Privada”
Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) e Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) (L, Portugal)
2014 A mulher e a morte no Portugal medieval: idiossincrasia da presença feminina na tumulária portuguesa do séc. XIV I Congresso Internacional Arte e Género?
IHA (FCSH-UNL) e CLEPUL (FL-UL) (Lisboa, Portugal)
2013 The dead as protagonists: the funerary programme designed for Inês de Castro (Alcobaça, Portugal) as propagandistic commemoration and a vehicle to ‘resurrect’ the lady as queen Art and Death Workshop Series - Workshop 3: Life After Death
Research Forum of the Courtauld Institute of Arts (London) (Londres, Reino Unido)
2013 Discussing gender in the Middle Ages through funerary art: women in medieval Portugal and their commemorative projects Fourth Annual Feminist Art History Conference
College of Arts and Sciences, American University (Washington D.C., Estados Unidos)
2012 Female Portuguese Monuments of the Fourteenth-Century: Questioning the Aim and the Effect of Funerary Compositions in the Middle Ages 17th Annual Medieval Postgraduate Student Colloquium
Courtauld Institute of Arts (London) (Londres, Reino Unido)
2012 “Assaz bem tirado do natural”: pistas para pensar a concepção de retratística na arte medieval através da tumulária feminina trecentista em Portugal IV Congresso de História da Arte Portuguesa. Homenagem a José Augusto-França
Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA) (Lisboa, Portugal)
2011 Social portraiture and the construction of gender. Female funerary effigies in fourteenth-century Portugal Monuments and Monumentality Conference
University of Stirling (Stirling (Scotland), Reino Unido)
2011 Woman and death in medieval Portugal: idiosyncrasy of the feminine presence in the Portuguese sepulchral art of the fourteenth century International Medieval Congress of Leeds
Institute for Medieval Studies / University of Leeds (Leeds (England), Reino Unido)
2011 O programa funerário dos reis fundadores da dinastia de Avis, D. João I e D. Filipa de Lencastre, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha II Congresso Internacional de Estudos Anglo-Portugueses
CETAPS/FCSH-UNL (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) (Lisboa, Portugal)
2010 Jacentes Medievais Portugueses Seminário de Doutoramento “Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar”
Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) (Lisboa, Portugal)
2010 Escultura tumular medieval do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa): algumas reflexões e propostas de identificação Ciclo de Conferências e Exposições Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar
Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Retratos Sociais. Imagens de Memória e Poder em Jacentes Medievais Curso de Doutoramento em Arquitectura. Sessão do Seminário de Teoria da Imagem
Curso de Doutoramento em Arquitectura – Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 A Estigmatização de São Francisco de Assis, representação exemplar de Franciscus alter Christus na escultura tumular medieval portuguesa III Congresso Internacional sobre Franciscanismo
Asociación Hispánica de Estudios Franciscanos (Ciudad Rodrigo, Espanha)
2009 O mecenato artístico do arcebispo D. Gonçalo Pereira na Sé de Braga: um caso exemplar de mecenato episcopal no Portugal medievo III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja “Mecenas e Patronos. A encomenda artística e a Igreja em Portugal”
Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2009 A escultura tumular do século XV em Portugal: novos retratos sociais para um novo tempo Colóquio Internacional de História da Arte “A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património”
Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (Lisboa, Portugal)
2008 Le Projet IMAGO: la construction d’une base de données digitale d’iconographie médiévale Seminário Livre Inter-Universitário de 2008-09
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / GAHOM (Groupe d’Antropologie Historique de l’Occident Médiéval) / EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) (Paris, Reino Unido)
2008 Isabel de Aragão, rainha e santa de Portugal: o seu jacente medieval como imagem excelsa de santidade Seminário “Iconografia das Invocações Portuguesas”
Patriarcado de Lisboa e Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007 ‘Sculpto Immagine Episcopali’ – a tumulária episcopal portuguesa (sécs. XIII e XIV) : Seminário Internacional “Imagem Memória e Poder. Visualidade e Representação (sécs. XII-XV)”
Instituto de Estudos Medievais e Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual The medieval in modernist painting
Coorientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - Atual O portal do Mosteiro de Vilar de Frades
Orientador
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2018/07 A policromia na Capela do Fundador do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha
Orientador
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Picturing medieval health: the iconography of knowledge and medicine in Le livre de santé of the Library of Ajuda (MS 52-XIII-26)
Orientador
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Brotherly Love and Filial Obedience: The Commemorative Programme of the Avis Princes at Santa Maria Da Vitória, Batalha
Orientador
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O fenómeno mudéjar no tardo-gótico alentejano
Orientador
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Pequenas arquitecturas para grandes túmulos
Coorientador
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 50 estágios curriculares em História da Arte
Orientador
História da Arte (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01 - 2019/09 Colóquio Internacional "Intervir na Memória. Restauros de Época Moderna em Monumentos Funerários Medievais (Sécs. XV-XX)" (2019/09/25 - 2019/09/26)
Congresso (Coorganizador)
Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) / Faculdade de Ciência e Tecnologia (UNL), Portugal

Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 Almas de Pedra. Escultura Funerária: da Criação à Musealização / Souls of Stone. Funerary Sculpture: From Creation to Musealization
Congresso (Outra)
IEM-FCSH/UNOVA; IHA-FCSH/UNOVA; CIEBA-FBAUL; FCT; Fundação Millennium, Portugal
2016 - 2016 A imagem a comunicação com o sagrado na Idade Média
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto de História da Arte, Portugal
2016 - 2016 Som, visibilidade e a imagem medieval
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto de História da Arte, Portugal
2014 - 2014 O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva
Encontro (Outra)
2013 - 2013 Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII)
Encontro (Outra)
Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Imagem Memória e Poder. Visualidade e Representação (sécs. XII-XV)
Congresso (Coorganizador)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/09 - 2019/09 Apresentação da comunicação "D. Leonor e o berço da Misericórdia: mulheres, poder, cultura e religiosidade no final da Idade Média"
Conferência
D. Leonor e o berço da Misericórdia: mulheres, poder, cultura e religiosidade no final da Idade Média
2014 - 2014 O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva
Encontro
O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva
Instituto de História da Arte (FCSH-UNL) e Artis (Faculdade de Letras-UL), Portugal
2014 - 2014 Os Públicos do MNAC (no arranque do século XX)
Mesa-redonda
Os Públicos do MNAC (no arranque do século XX)
Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional Arte e Género?
Congresso
I Congresso Internacional Arte e Género?
Instituto de História da Arte (FCSH-UNL); CLEPUL (Faculdade de Letras-UL), Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional Arte e Género?
Congresso
I Congresso Internacional Arte e Género?
Instituto de História da Arte (FCSH-UNL); CLEPUL (Faculdade de Letras-UL), Portugal
2011 - 2011 I Seminário de Casamento Régios (Política Externa, Diplomacia e Cerimonial)
Seminário
I Seminário de Casamento Régios (Política Externa, Diplomacia e Cerimonial)
Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Biografias de Rainhas: Métodos, Problemas, Perspectivas
Seminário
Seminário "Biografias de Rainhas: Métodos, Problemas, Perspectivas"
Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 XIV Encontros de Municípios com Centro Histórico
Congresso
XIV Encontros de Municípios com Centro Histórico
Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, Portugal
2008 - 2008 Colóquio Internacional Faire de l’Anthropologie Historique du Moyen Age Aujourd’hui
Congresso
Colóquio Internacional Faire de l’Anthropologie Historique du Moyen Age Aujourd’hui
Groupe d’Anthropologie Historique de l’Occident Médiéval (EHESS-CRH) / Groupe d’Anthropologie Scolastique (EHESS-CRH) / Escola Doctoral da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Iconografia Profana na Escultura Românica em Portugal Andreia Filipa Alhinho Pinto Ribeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Carmina figurata e a teoria da imagem carolíngia. Contributos para uma reflexão sobre a relação texto-imagem Vânia Maria Coutinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Picturing medieval health: the iconography of knowledge and medicine in Le livre de santé of the Library of Ajuda (MS 52-XIII-26) Luís Ribeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 O tríptico da Paixão de Cristo do Palácio Nacional da Ajuda: História, Estudo Material, Iconografia e Filiação Estilística Leonor Matoso e Vasconcelos Miranda Mendes de Liz Amaral (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 Dinis del Portogallo e Isabel d'Aragona in vita e in morte. Creazione e trasmissione della memoria nel contesto storico e artistico europeo Giulia Rossi Vairo (Doutoramento)
2014 O fenómeno mudéjar no tardo-gótico alentejano Heitor Penedro (Mestrado)
2014 A evolução pictórica na obra de Paula Rego: décadas de 60, 70 e 80 Ana Sofia Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Brotherly Love and Filial Obedience: The Commemorative Programme of the Avis Princes at Santa Maria Da Vitória, Batalha Begoña Farre Torras (Mestrado)
2014 Contribuição para uma Rota da Ordem Miltar de Santiago de Espada em Portugal. As Sedes Joana Cristina Cristóvão Messias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Relatório de Estágio de Mestrado em História da Arte Margarida dos Santos Contreiras (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 A Arquitectura Religiosa Gótica Em Portugal No Seculo XIV: O Tempo Dos Experimentalismos Catarina Madureira Villamariz (Doutoramento)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/10/20 - 2016/01/27 Peregrinations: Journal of Medieval Arte & Architecture Kenyon College
2013/12/09 - 2014/01/09 Medievalista Insituto de Estudo Medievais (FCSH-UNL)
2010/01/01 - 2010/07/31 Revista de História da Arte Nº 7

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - 2010 : O Projecto Imago: construção de uma base de dados digital (premissas, princípios e metodologias de trabalho na catalogação de imagens de iluminura) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) / Faculdade de Ciência e Tecnologia (UNL), Portugal
2010 - 2010 A Arte Medieval Portuguesa Extensão e divulgação científica (Curso médio) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 A Escultura Tumular da Diocese de Lisboa: materialização de uma estética do sul do país? Extensão e divulgação científica (Curso médio) Patriarcado de Lisboa e Universidade Católica, Portugal
2008 - 2008 O ‘Cristo Morto’ do Museu Nacional de Machado de Castro Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2014/01/23 - 2014 Santa Casa de Lisboa recupera Igreja da Conceição Velha Igreja da Conceição Velha de Lisboa
2014 - 2014 Visita Guiada - RTP
2014 - 2014 Visita Guiada - Antena 1

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/05 - Atual Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte (APHA)
2012/01 - Atual American Portuguese Studies Association (APSA)
2011/07 - Atual Medieval Academy of America (MAA)