???global.info.a_carregar???
Preciosa Fernandes is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP). She is full member of the Centre of Research and Intervention in Education of the University of Porto (CIIE), co-leading the Curriculum, Evaluation, Teacher Education and Educative Technologies group (CAFTe). She is the Director of the Master Course in Health Education (in partnership with the Faculty of Medicine of UPORTO). She supervises PhD and Master¿s students in a variety of areas. Her main scientific research domains are: curriculum policies and practices, educational and school evaluation, teacher education and professional development, special education and health education and pedagogy in higher education. She has participated in a number of external national and international research projects on these issues. She is the PI of National project "Digital Platforms in School Clusters' Management" (2018-2021), and participates at the Spanish project "DEMOSpEJS ¿ Democracy in Schools as the Cornerstone of an Education for Social Justice" (project no. EDU2017-82688-P, coord. by Demospaz/UAM - Universidad Autónoma de Madrid). Currently, she is also involved in a number of projects funded by the European Commission under Erasmus+: "Mind the Gaps ¿ Media Literacy Towards Youth Social Inclusion"; "BE PART ¿ Youth-Led Development for School's Participatory Management"; "UP2B ¿ Boosting Up Social Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion"; "The 21st Century Skills and the Global Goals for Sustainable Development: Towards Responsible Pupils of the Future"; and "ENGAGE STUDENTS ¿ Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning within HEIs Curricula". She co-chaired, until 2015, the CIIE¿s Schools¿ Life Observatory (OBVIE), and she has extensive experience in researching and interacting in/with a wide range of primary and secondary schools. Since 2008, she has been serving as evaluator of the Portuguese General-Inspectorate of Education. She is reviewer of national and international journals. Her research has been published widely in national and international journals, and she is also co-author of several books, focusing on education, curriculum and learning assessment, and author of a book focused on curriculum policy.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Preciosa Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Preciosa

Identificadores de autor

Ciência ID
3F12-A5A2-FCF6
ORCID iD
0000-0002-4318-3308

Endereços de correio eletrónico

  • preciosa@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226079727 (Profissional)

Moradas

  • FPCEUP. Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.fpce.up.pt/ciie_dev/?q=en/researchers/preciosa-fernandes-0 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Curriculum of basic education in the transition to the XXI Century: A mapping of political speeches, academic and "practical"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Apto por Unanimidade / Approved by unanimity
2002
Concluído
Master in Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Da Reforma Curricular do Ensino Básico de finais dos anos 80/início dos anos 90 à Reorganização curricular de finais dos naos 90/início dos anos 2000" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
""Uma formação em Cículo...um sentido no presente, um sentido no futuro"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
1994
Concluído
Specialized Higher Studies Course [Curso de Estudos Superiores Especializados] (Diploma de especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
17 valores
1983
Concluído
Bachelors' Degree in Early Childhood Education (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"não tem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2007 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983 - 1998 Educador de infância (Educador de Infância) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Co-coordinator of CIIE's strategic area Evaluation and Public Policies in Education Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - Atual Co-Head of CIIE's CAFTe - Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies group Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015 - Atual Direcor of the Master Course in Health Education Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022 UP2B – Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion
2019-1-PT01-KA201-061346
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2018 - 2021/09/30 Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador responsável
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2021/08 21st Century Skills in the Context of the UN's SDG for Pupils
2019-1-DK01-KA201-060200
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2020 - 2021 MINDTheGaps – Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
2019-2-PT02-KA205-006226
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2019 - 2021 Youth-Led Development for Schools’ Participatory Management – BE PART
612175-EPP-1-2019-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2018 - 2021 DEMOSpEJS – La democracia en las escuelas como fundamento de una educación para la Justicia Social.
EDU2017-82688-P
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Gobierno de España
Em curso
2018 - 2021 ENGAGE STUDENTS – Promoting social responsibility of students by embedding service learning withinHEIs curricula
A8015D3AD31FD107
Investigador
European Commission
2016 - 2019 Certificate in University Social Responsibility Auditing (ESSA)
KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices
Investigador
European Commission
2016 - 2017 Self-evaluation procedures - Self-evaluation procedures relevant for primary and secondary schools
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2015 - 2017 Xeno-Tolerance - Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation
2015-1-FR01-KA202-015143
Investigador responsável
Erasmus Plus
2015 - 2017 Study on Tools and policy pointers for mainstreaming innovative pedagogies and school organisation practices: barriers and solutions
EAC-2015-0452
Investigador
Directorate-General for Education and Culture
2014 - 2017 NAOS - Professional capacity dealing with diversity
C157F931A258C15F
Investigador responsável
European Commission
2014 - 2016 Qualidade e Direito à Educaçao Superior. Estratégias Insitucionais em tempos de globalização
FCT 2382
CAPES 10371/13-3
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2012 - 2015/07/31 Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2014 O Desenvolvimento Profissional do Docente da Educação Superior
CNPq
Investigador
2011 - 2013/09/30 Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing
PTDC/CPE-CED/113015/2009
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2013/07/09 Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement
PTDC/CPE-CED/113768/2009
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 Aprendizagens e Climas de Escola
FCT (PTDC/CPE-CED/113637/2009)
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2009 - 2010 Pedagogia Universitária – de par em par
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
2007 - 2010 Propostas curriculares e escolas no Brasil e em Portugal: relações global-local
CAPES/CPLP (CAPES-GRICES. UP-UERJ-UA
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2007 - 2009 Excelência e Inovação no Ensino Superior/Aprendizagem: Conhecer e Concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto
POCI 2010
Investigador
2007 - 2009 AEF - Avaliação de Efeitos da Formação Contínua de Professores
CCPFCP e FPCEUP/CIIE
Investigador
Ministério da Educação

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2016 Observatório de Vida nas escolas (OBVIE)
CIIE
Investigador responsável
2005 - 2007 Grupo de investigação e Intervenção Pedagógica da Universidade do Porto
Universidade do Porto
Investigador
2004 - 2005 Avaliação do Funcionamento dos Agrupamentos Verticais do Concelho do Porto
Câmara Municipal do Porto
Investigador
2000 - 2004 Projeto de “Gestão Flexível do Currículo”
FPCEUP e o Departamento de Educação Básica
Investigador
2001 - 2002 Um olhar sobre os olhares diversos na (re)construção do currículo
Instituto de Inovação Educacional
Investigador
1998 - 2002 Tecer Estratégias Interactivas e Articulares Significados
PEPT, 2000; Alfa e DEB/ME
Investigador
1999 - 2000 “Saber Viver numa Europa Multicultural”.
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fernandes, Preciosa; Marinho, Paulo. "Políticas curriculares em Portugal na segunda década do século XXI: entre lógicas de regulação compósitas e deslocamentos da ação educativa para o coletivo da escola". Curriculo sem Fronteiras 21 3 (2021): 1539-1556. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.29.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35786/1645-1384.v21.n3.29
  2. Marinho, P.; Fernandes, P.; Pimentel, F.. "The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education". Distance Education 42 2 (2021): 253-267. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85105168662&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/01587919.2021.1911628
  3. "A escolha da profissão docente por estudantes angolanos: Razões e relações com discursos de políticas educativas no pós-guerra [The choice of the teaching profession by Angolan students: reasons and relations with postwar educational policy discourses]". Retratos da Escola (Brazil) 15 31 (2021): 65-78. http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1230.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22420/rde.v15i31.1230
  4. Preciosa Fernandes; Ana Maria Tavares Duarte. "Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: Construindo pontes entre discursos políticos e discursos teórico-curriculares [Inclusive education of disabled people in Brazil: building bridges between political and theoretical-curricular discourses]". Debates em Educação 12 Esp (2020): 514-514. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp514-535.
    Acesso aberto • Publicado • 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp514-535
  5. Fernandes, Preciosa; Figueiredo, Carla. "Tecnologias educativas e plataformas digitais na gestão educacional: O que evidenciam os discursos académicos [Educational technologies and digital platforms in educational management: Evidences from academic studies]". Laplage em Revista (Brazil) 6 (spec.) (2020): 24-38. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020206especial927p.24-38.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24115/s2446-622020206especial927p.24-38
  6. Arraes de Alencar, Andréa Echeverria. "Políticas globais e influências na agenda para a educação/formação superior em saúde no Brasil [Global policies and influences on the health higher education agenda in Brazil]". Revista Debates Insubmissos 3 8 (2020): 10-38. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n8.p10-38.
    Acesso aberto • Publicado • 10.32359/debin2019.v2.n8.p10-38
  7. Marcia Regina da Silva; Fátima Ferretti; Preciosa Fernandes. "Currículo e formação profissional em fisioterapia: Uma análise sobre a produção científica no Brasil [Curriculum and professional training in physical therapy: an analysis of scientific production in Brasil]". Temas em Saúde 20 4 (2020): 56-90. https://doi.org/10.29327%2F213319.20.4-3.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29327/213319.20.4-3
  8. "Trajetórias para a institucionalização de uma cultura de autoavaliação nas escolas: Entre possibilidades e limites [Trajectories for the institutionalization of a self-evaluation culture in schools: between possibilities and limits]". Revista de Estudos Curriculares 11 1 (2020): 102-121. http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/98/68.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Marinho, Paulo; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria". Revista Meta: Avaliação 11 33 (2019): 589-610. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2177.
    10.22347/2175-2753v11i33.2177
  10. Prychodco, Robson; Fernandes, Preciosa; Bittencourt, Zilda. "Da ambiguidade discursiva às possibilidades de ação no campo da Educação Inclusiva em Portugal". Revista Educação Especial 32 (2019): 77. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x37467.
    10.5902/1984686x37467
  11. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Marinho, Paulo. "Currículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria (apresentação)". Linhas Críticas 25 (2019): 489-493. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v25i0.23943.
    10.26512/lc.v25i0.23943
  12. Carmo, Priscilla; Almeida, Lucinalva; Fernandes, Preciosa. "Currículo do curso de pedagogia: Fazer-se professor no entremeio pensado-vivido". Atos de Pesquisa em Educação 14 1 (2019): 242-261. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261.
    10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261
  13. Canhici, Helena; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A Formação Inicial de Professores em Angola: percepções de Professores do ISCED de Cabinda e do Huambo". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 6 14 (2019): 37-68. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4212.
    10.26568/2359-2087.2019.4212
  14. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Figueiredo, Carla. "National curriculum vs curricular contextualisation: teachers’ perspectives". Educational Studies 46 3 (2019): 259-272. http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2019.1570083.
    Publicado • 10.1080/03055698.2019.1570083
  15. Mouraz, Ana; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Between External Influence and Autonomy of Schools: Effects of External Evaluation of Schools". Paidéia (Ribeirão Preto) 29 (2019): http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2922.
    10.1590/1982-4327e2922
  16. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Entre os enunciados políticos e os corredores de liberdade nas práticas curriculares dos professores". Educação e Pesquisa 45 (2019): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945189917.
    10.1590/s1678-4634201945189917
  17. Fernandes, Preciosa; Oliveira, E.. "Educação inclusiva e flexibilidade curricular: Aproximações e distanciamentos entre discursos "oficiais" e discursos de professores". Revista de Estudos Curriculares 10 2 (2019): 52-73.
  18. Marinho, P.; Leite, C.; Fernandes, P.. ""Germ infecioso" nas culturas escolares - Possibilidades e limites da política de autonomia e flexibilização curricular em Portugal". Curriculo sem Fronteiras 19 3 (2019): 923-943. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85083791771&partnerID=MN8TOARS.
    10.35786/1645-1384.v19.n3.07
  19. Marinho, P.; Leite, C.; Fernandes, P.. "The role of school management bodies in learning assessment: Between bureaucracy and improvement,O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria". Meta: Avaliacao 11 33 (2019): 589-610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078753369&partnerID=MN8TOARS.
    10.22347/2175-2753v11i33.1892
  20. "Educação inclusiva e flexibilidade curricular: Aproximações e distanciamentos entre discursos "oficiais" e discursos de professores [Inclusive education and curriculum flexibility-approximations and distances between "official" and teacher discourses]". Revista de Estudos Curriculares 10 2 (2019): 52-73. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/download/85/59.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Figueiredo, Carla. "Challenges of curricular contextualisation: teachers’ perspectives". The Australian Educational Researcher 45 4 (2018): 435-453. http://dx.doi.org/10.1007/s13384-018-0271-1.
    10.1007/s13384-018-0271-1
  22. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A model for understanding school assessments, Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas". Revista Brasileira de Educacao 23 (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045710745&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782018230018
  23. Fernandes, P.; Mota, M.. "Estruturas de apoio pedagógico na escola pública e seu papel na mediação educativa e no trabalho dos professores". Curriculo sem Fronteiras 18 3 (2018): 928-942. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067585428&partnerID=MN8TOARS.
  24. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Avaliação externa de escolas: do discurso às práticas: uma análise focada em Portugal e em Inglaterra". Revista Meta: Avaliação 9 25 (2017): 1-31. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i25.1205.
    10.22347/2175-2753v9i25.1205
  25. Leite, C.; Fernandes, P.; Sousa-Pereira, F.. "Post-bologna policies for teacher education in Portugal: Tensions in building professional identities". Profesorado 21 1 (2017): 181-201. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021077684&partnerID=MN8TOARS.
  26. Marinho, Paulo; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Mathematics summative assessment practices in schools at opposite ends of performance rankings in Portugal". Research in Mathematics Education 19 2 (2017): 184-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027070751&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14794802.2017.1318085
  27. Canhici, Maria Helena; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, Angola". Roteiro 42 3 (2017): 427-427. https://doi.org/10.18593%2Fr.v42i3.14119.
    10.18593/r.v42i3.14119
  28. Coleta, Noémia; Fernandes, Preciosa. "Tutoria de pares com alunos com perturbações do espectro do autismo: Uma via para a inclusão?". Educação Especial em Debate 2 3 (2017): 61-84. http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/17825.
  29. Malheiro, João Manoel; Fernandes, Preciosa. "O RECURSO AO TRABALHO EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS". Investigações em Ensino de Ciências 20 1 (2016): 79-79. https://doi.org/10.22600%2F1518-8795.ienci2016v20n1p79.
    10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p79
  30. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "The curriculum in school external evaluation frameworks in Portugal and England". Research in Comparative and International Education 11 3 (2016): 282-297. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988350460&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1745499916661933
  31. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Curriculum development in the context of a results-centered school evaluation: What implications?,O desenvolvimento do currículo no contexto de uma avaliação de escolas centrada nos resultados: Que implicações?". Curriculo sem Fronteiras 16 3 (2016): 646-664. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85017579005&partnerID=MN8TOARS.
  32. Silva, Ana Luísa; Fernandes, Preciosa. "Children on the autism spectrum: a study of social interactions in school". Good Autism Practices 17 1 (2016): 30-39. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/83580/2/128667.pdf.
  33. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "O desenvolvimento do currículo no contexto de uma avaliação de escolas centrada nos resultados: Que implicações?". Currículo sem Fronteiras 16 3 (2016): 646-664. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss3articles/figueiredo-leite-fernandes.pdf.
  34. Delgado, Fátima; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Resgatando o plano da matemática em Portugal: Uma experiência de contextualização do currículo promotora de sucesso escolar?". Revista e-Curriculum 14 4 (2016): 1395-1422. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29838.
  35. Correia, António Miguel; Fernandes, Preciosa. "Educação especial: Limites e potencialidades da educação inclusiva". Interritórios: Revista de Educação 3 (2016): 24-48. https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/8689.
  36. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. "O lugar da reflexão na formação e no desenvolvimento profissional de professores dos ensinos básico e secundário em Portugal.". Revista Tópicos Educacionais 22 1 (2016): 86-108. https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22430.
  37. Fernandes, Preciosa; Fialho, Isabel; Bolivar, António. "A avaliação das escolas: Políticas, perspetivas e práticas". Educação, Sociedade & Culturas 47 (2016): 7-10. http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Prefacio.pdf.
  38. Ferreira, Pedro; Fernandes, Preciosa. "Supervisão pedagógica em contexto de formação inicial de professores do 1º CEB: uma análise focada nos relatórios de estágio". Saber & Educar 20 (2015): 244-253. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.157.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17346/se.vol20.157
  39. Gonçalves, Elisabete; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores". Acta Scientiarum. Education 37 3 (2015): 289-289. https://doi.org/10.4025%2Factascieduc.v37i3.26377.
    10.4025/actascieduc.v37i3.26377
  40. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Sampaio, Marta. "Partnerships between school and community in Portugal: An analysis based on external evaluation of schools". Dados 58 3 (2015): 825-855. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945914895&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/00115258201560
  41. Ferreira, Filomena; Fernandes, Preciosa. "Fatores que influenciam o abandono no ensino superior e iniciativas para a sua prevenção: O olhar de estudantes". Educação, Sociedade & Culturas 45 (2015): 177-197. http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/journal-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-45-0.
  42. Malheiro, João; Fernandes, Preciosa. "O recurso ao trabalho experimental e investigativo: percepções de professores de ciências". Investigações em Ensino de Ciências 20 1 (2015): 79-96.
  43. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Analysing curriculum development through schools’ external evaluation – the guidelines in Portugal and England.". European Journal of Curriculum Studies 2 1 (2015): 220-232. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/67/33.
  44. Marinho, Paulo; Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda. "A avaliação da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções". Acta Scientiarum. Education 36 1 (2014): 151. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21018.
    10.4025/actascieduc.v36i1.21018
  45. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. "Curriculum contextualization: A comparative analysis of meanings expressed in Portuguese and English school evaluation". Studies in Educational Evaluation 43 (2014): 133-138. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84919678181&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.stueduc.2014.10.001
  46. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Avaliação, qualidade e equidade". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19 2 (2014): 421-438. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S1414-40772014000200009&KeyUID=SCIELO:S1414-40772014000200009.
    10.1590/S1414-40772014000200009
  47. Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda. "Influências da avaliação externa das escolas no desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 14 (2014): 67-97.
  48. Mouraz, Ana; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Pereira, Aurora. "A formação de profissionais de ajuda: Importância de clima de formação expansivo". Revista Brasileira de Educação e Saúde 4 4 (2014): 35-46.
  49. Fernandes, Preciosa. "Políticas de educação especial em Portugal: uma análise a partir de um quadro de referência europeu". Acta Scientiarum. Education 35 2 (2013): https://doi.org/10.4025%2Factascieduc.v35i2.21042.
    10.4025/actascieduc.v35i2.21042
  50. Marinho, Paulo; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”". Estudos em Avaliação Educacional 24 55 (2013): 304-304. https://doi.org/10.18222%2Feae245520132728.
    10.18222/eae245520132728
  51. Fernandes, P.; Leite, C.; Mouraz, A.; Figueiredo, C.. "Curricular Contextualization: Tracking the Meanings of a Concept". Asia-Pacific Education Researcher 22 4 (2013): 417-425. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885670171&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s40299-012-0041-1
  52. Mouraz, Ana (451A-5847-2060; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Teachers role in curriculum design in Portuguese schools". Teachers and Teaching: Theory and Practice 19 5 (2013): 478-491. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885126140&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13540602.2013.827363
  53. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Silva, Sofia M.. "O lugar da educação para a cidadania no sistema educativo português: perspetivas de docentes de uma escola TEIP". Revista Educação – PUCRS 36 1 (2013): 35-43.
  54. Junior, Henrique; Fernandes, Preciosa; Geller, Marlise. "Proficiência em matemática: Proposições para o ensino de surdos". Revista Acta Scientiae 15 1 (2013): 113-132.
  55. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária". Perspectiva 29 2 (2012): 507-533. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2011v29n2p507.
    10.5007/2175-795x.2011v29n2p507
  56. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária". Perspectiva 29 2 (2012): https://doi.org/10.5007%2F2175-795x.2011v29n2p507.
    10.5007/2175-795x.2011v29n2p507
  57. Mouraz, Ana; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Initial teachers’ training in Portugal after the Bologna Process: a look from teachers’ and students’ perspectives". Revista Portuguesa de Pedagogia 46 2 (2012): 189-209. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_46-2_10.
    10.14195/1647-8614_46-2_10
  58. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Curricular studies and their relation with the political agenda for education". Transnational Curriculum Inquiry 9 2 (2012): 35-49.
  59. Mouraz, Ana; Morgado, José C.; Fernandes, Preciosa. "Contextualization curriculaire: Des discours aux pratiques". La Recherche en Education: Revue de la Association Francophone Internationale de Recherce Scientifique en Education 7 (2012): 31-44.
  60. Fernandes, Preciosa; Figueiredo, Carla. "Contextualização curricular: Subsídios para novas significações". Interacções 8 22 (2012): 163-177.
  61. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. "Contextualização curricular: princípios e práticas". Interacções 8 22 (2012): 1-5.
  62. Fernandes, Preciosa. "Inovações curriculares: o ponto de vista de gestores de escolas do ensino básico em Portugal". Educação em Revista 27 1 (2011): 181-210. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0102-46982011000100009&KeyUID=SCIELO:S0102-46982011000100009.
    10.1590/S0102-46982011000100009
  63. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: Que possibilidades e que constrangimentos.". Educação – PUCRS 33 3 (2010): 198-204.
  64. Almeida, Lisete; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "O governo das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal: Legislação e vivências dos professores.". Práxis Educacional. Vitória da Conquista 6 9 (2010): 57-76.
  65. Fernandes, Preciosa. "O Processo de Bolonha no seu terceiro ano de existência: olhares diversos para um debate útil". Educação, Sociedade & Culturas 28 (2009): 161-173.
  66. Fernandes, Preciosa. "Paradigmas Curriculares do Ensino Básico, no Sistema Educativo Português (1989-2001)". Revista Teias 7 (2007): 13-14.
  67. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Desafios para um currículo escolar comprometido com a inclusão". Educação Temas e Problemass 3 (2007): 203-215.
  68. Leite, Carlinda; Rodrigues, L.; Fernandes, Preciosa. "A auto-avaliação das escolas e a melhorias da qualidade da educação: Um olhar reflexivo a partir de uma situação". Revista de Estudos Curriculares 4 1 (2006): 21-45.
  69. Fernandes, Preciosa; Rodrigues, Lurdes. "A formação contínua de professores e o papel do consultor de formação". Educação em Debate 2 48 (2004): 33-40.
Capítulo de livro
  1. "Políticas curriculares em Portugal nos últimos 30 anos: Conceções e sentidos que as caracterizam". In Currículo e avaliação externa: Entre políticas internacionais e práticas nacionais. Húmus, 2021.
    Publicado
  2. "A formação inicial de professores em Portugal: Condições de socialização com a profissão e reflexos na cultura escolar". In Formação docente, profissionalidade e prática docente, 115-126. Curitiba, Brasil: CRV, 2021.
    Publicado
  3. Amado, R.; Fernandes, Preciosa. "Abordagem à Linguagem escrita nas práticas educativas em contexto de jardim de infância em Portugal: uma reflexão circunstanciada". In Educação e linguagem: Interfaces de investigações em rede, 11-27. Maceió, Brasil: Edufal, 2019.
    Publicado
  4. Pimenta, Carla L.; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Qualidade e democratização nos discursos oficiais da Universidade do Porto: que sentidos?". In Inovação pedagógica no ensino superior, 47-56. Santo Tirso: DeFacto Editores, 2016.
    Publicado
  5. Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda; Mouraz, Ana. "Efeitos da avaliação externa das escolas: uma análise centrada nas lideranças". In Estudos sobre avaliação externa de escolas, 157-177. Porto, Portugal: Porto Editora, 2016.
    Publicado
  6. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Fernandes, Preciosa; Thomas Dotta, Leanete; Sousa, Rita. "How can teacher education fulfill its more generous intentions? Reflections concerning the pernicious effects of educational evaluation.". In Reimagining the Purpose of Schools and Educational Organisations, 207-219. Springer International Publishing, 2016.
  7. Sampaio, Marta; Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Efeitos da avaliação externa de escolas nos processos de autoavaliação: Convergências e tendências de ação". In Estudos sobre avaliação externa de escolas, 37-54. Porto, Portugal: Porto Editora, 2016.
    Publicado
  8. Gonçalves, Elisabete; Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda. "Avaliação externa das escolas em Portugal: Políticas e processos". In Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual, 71-87. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.
    Publicado
  9. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Modelos internacionais de avaliação externa. A avaliação de escolas em Portugal e na Inglaterra: Origem, fundamentos e percursos". In Avaliação externa de escolas: Quadro teórico/conceptual, 119-146. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.
    Publicado
  10. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A avaliação de escolas em Portugal e na Inglaterra: Origem, fundamentos e percursos". In Avaliação externa de escolas: Quadro teórico/conceptual, 119-146. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.
    Publicado
  11. Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Políticas de avaliação de escolas: Que implicações para o trabalho docente?". In rabalho docente e formação: políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança, 2858-2868. Porto, Portugal: CIIE, 2014.
  12. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Sampaio, Marta. "Avaliação externa de escolas: impacto e efeitos no desenvolvimento do trabalho docente". In Trabalho docente e formação: políticas, práticas e investigação: Pontes para a mudança, 4168-4185. Porto, Portugal: CIIE/Livpsic, 2014.
    Publicado
  13. Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda; Mouraz, Ana; Sampaio, Marta. "O lugar da dimensão pedagógica na formação de professores da Universidade do Porto". In Desafios e trajetórias do desenvolvimento profissional docente, 219-238. 2013.
  14. Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda. "Mudanças no ensino superior e implicações para o desenvolvimento profissional". In Desenvolvimento profissional docente: Currículo, docência e avaliação na educação superior, 39-56. 2013.
  15. Pereira, Aurora; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Sousa, Rita; Lopes, Amélia. "A formação inicial em enfermagem e climas de formação: Conceitos e percepções". In Saber e formação no trabalho profissional relacional, 187-208. Salvador da Bahia, Brasil: Editora da Universidade Federal da Baia, 2013.
  16. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A formação inicial de professores em Portugal: para uma reflexão sobre o modelo decorrente do processo de Bolonha". In Formação inicial de professores e de enfermeiros: Identidades e ambientes, 55-67. Porto, Portugal: Mais Leituras, 2013.
  17. Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Sampaio, Marta. "Tendências da formação contínua de professores da Universidade do Porto em período pós-Bolonha: uma análise focada nos discursos oficiais". In Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência, 5048-5065. Porto, Portugal: CIIE, 2012.
    Publicado
  18. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A avaliação da aprendizagem no ensino universitário pós Bolonha em Portugal". In La docencia universitaria en el contexto educativo actual, 119-123. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2012.
    Publicado
  19. Fernandes, Preciosa. "Pode a avaliação prejudicar ou melhorar a aprendizagem?: Uma reflexão a partir do ponto de vista de um grupo de estudantes". In Políticas, Fundamentos e práticas do Currículo, 252-265. Porto, Portugal: Porto Editora, 2011.
    Publicado
  20. Fernandes, Preciosa. "A avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades e limites de uma prática formativa/avaliativa". In Sentidos da pedagogia no ensino superior, 99-110. Porto, Portugal: CIIE/Livpsic, 2010.
    Publicado
  21. Fernandes, Preciosa; Dias, Rosanne Evangelista. "Protagonismo docente nas políticas curriculares para a formação de professores". In Questões de Currículo e Trabalho Docente, 233-265. Rio de Janeiro, Brasil: Quartet, 2010.
    Publicado
  22. Fernandes, Preciosa. "Perspectivas curriculares de suporte ao Ensino Básico no Sistema Educativo Português (1989-2005)". In Políticas Educativas e Dinâmicas Curriculares em Portugal e no Brasil, 35-53. Porto, Portugal: CIIE/Livpsic, 2008.
    Publicado
  23. Fernandes, Preciosa. "Questões de ordem pedagógico-didáctica no exercício de ser professor/a no ensino superior universitário: uma reflexão a partir de uma experiência vivida de formação". In Formação Pedagógica e Docência do Professor Universitário, 275-302. Recife, Brasil: Univ UFPE, 2008.
    Publicado
  24. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "Desafios de um currículo comprometido com a inclusão". In Políticas de currículo no Brasil e em Portugal, 117-132. Porto, Portugal: Profedições, 2008.
    Publicado
  25. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. "A organização das escolas por Agrupamentos – de uma autonomia prometida a uma prática comprometida". In Escola, Currículo e Formação de Identidades, 51-72. Porto, Portugal: Edições ASA, 2007.
    Publicado
  26. Fernandes, Preciosa. "Da reforma curricular do ensino básico dos finais dos anos 80 à reorganização curricular dos finais dos anos 90: uma análise focalizada nos discursos". In Estudos sobre políticas educativas e políticas curriculares, do final do Séc. XX, em Portugal, 51-73. Porto, Portugal: Porto Editora, 2005.
    Publicado
  27. Fernandes, Preciosa. "Potencialidades e limites da gestão curricular local para (e na) construção de uma escola com sentido para todos". In Gestão flexível do currículo: Reflexões de formadores e investigadores, 41-62. Lisboa, Portugal: ME/DEB, 2002.
    Publicado
Edição de livro
  1. III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação: Livro de resumos. CIIE. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Currículo, avaliação, formação e tecnologias digitais em educação. CIIE. 2021.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. "Digital technologies and school education in a pandemic context (COVID-19): Experiences, meanings and effects [special issue]". Educação, Sociedade & Culturas 59 (2021): http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi59.
    Publicado • 10.24840/esc.vi59 • Co-editor
  2. Fernandes, Preciosa; Fialho, Isabel; Bolivar, António. "A avaliação das escolas: políticas, perspetivas e práticas/The evaluation of schools: Policies, perspectives and practices". Educação, Sociedade & Culturas 47 (2016):
    Editor convidado
  3. Seixas, Ana Maria; Fernandes, Preciosa; Sarmento, Manuel. "Novas profissionalidades em educação". Revista Investigar em Educação - SPCE 1 2 (2014):
    Editor convidado
  4. Fernandes, Preciosa; Caldas, José; Engleby, David. "Health education: perspectives and intervention contexts". Educação, Sociedade & Culturas 38 (2013):
    Editor convidado
  5. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. "Contextualização curricular: Princípios e práticas". Interacções 8 22 (2012):
    Editor convidado
Livro
  1. Handbook youth digital citizenship education. MINDtheGaps – Media Literacy towards Youth Social Inclusion project and EC. 2021.
    Publicado
  2. Models of youth participation handbook. BE PART – Youth-Led Development for Schools’ Participatory Management. 2020.
    Publicado
  3. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) Contributos teóricos e práticos. 2019.
  4. Fernandes, Preciosa; Costa, F; Mouraz, A. A diversidade como oportunidade: Contributos teóricos e práticos. 2018.
  5. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos. 2018.
  6. Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina. “Olhar para dentro, projetar para fora. Promovendo a partilha de experiências e a reflexão participada entre ‘escolas OBVIE’.. 2017.
  7. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. Curriculum studies: Policies, perspectives and practices. 2015.
  8. Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Torres, Ana Cristina. Sob o signo da Observação e da Avaliação Participadas. 2015.
  9. Leite, Carlinda; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Torres, Ana Cristina. Observatórios na esquina entre investigação e práticas: Livro de resumos do I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação.. 2014.
  10. Fernandes, Preciosa. O currículo do Ensino Básico em Portugal: políticas, dilemas e desafios. 2011.
  11. Lopes, Amélia; Ferreira, E.; Pereira, F.; Fernandes, Preciosa; Moreira, J.; Lima, L.; Rodrigues, L.. Formação Contínua de Professores 1992-2007. Contributos de Investigação para uma apreciação retrospectiva. 2011.
  12. Cosme, Ariana; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Caldas, A.. Agir num Território Educativo de Intervenção Prioritária. 2010.
  13. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. Avaliação das Aprendizagens dos alunos. Novos contextos, novas práticas.. 2002.
  14. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa. Potencialidades e limites da gestão curricular local para e (na) construção de uma escola para todos. 2002.
  15. Leite, Carlinda; Gomes, L.; Fernandes, Preciosa. Projetos Curriculares de Escola e de Turma. 2001.
  16. Fernandes, Preciosa; Dias, Maria de Lurdes; Neves, O.; Almeida, Maria Lisete. Uma formação em círculo: um sentido no presente… um sentido no futuro.. 2001.
  17. Cortesão, L.; Trevisan, G.; Araújo M. J.; Almeida, M. L.; Fernandes, Preciosa. Na Floresta dos Materiais. Catálogo analítico de materiais de formação para a diversidade.. 2000.
Relatório
  1. 2021. IO4: Study on students' experiences with service learning: synthesis report. https://www.engagestudents.eu/wp-content/uploads/2021/12/ES-Study-on-Students-Experiences-1.pdf.
  2. Fernandes, Preciosa; Cortesão, Luiza; Costa, Francisca. 2017. Xeno-Tolerance Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisations Guidelines. https://www.allo-tolerance.eu/.
  3. Silva, S.; Fernandes, Preciosa; Silva, D.; Milheiro, Ana. 2016. NAOS. Professional Capacity dealing with diversity: school and the local community.
  4. Fernandes, Preciosa; Cortesão, Luiza; Costa, Francisca; Macedo, Eunice; Mouraz, Ana; Silva, Sofia M.. 2016. Xeno-Tolerance Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation Towards the Guidelines Identification of Educational Needs to Prevent Radicalisation University of Porto.
  5. Fernandes, Preciosa; Cortesão, Luiza; Costa, Francisca; Macedo, Eunice; Mouraz, Ana; Pereira, Fátima; Silva, Sofia M.. 2016. Xeno-Tolerance Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation. Needs assessment report. Portuguese team Report.
  6. Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa. 2016. Policy review. Tender Framework Service Contract to carry out studies supporting European Cooperation in education and Youth e do AGREEMENT DG EAC/innovatibe Pedadgogies/No 2016-23. Publci Polici na management Institute Gedimo.
  7. Fernandes, Preciosa; Milheiro, Ana; Silva, Sofia M.. 2015. NAOS. Professional Capacity dealing with diversity. Study visit in Zagreb, Croatia.
Revisão de livro
  1. Fernandes, Preciosa. "Recensão à obra de Laura Fonseca e Sofia Santos - Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas, organizado por Laura Fonseca e Sofia Santos". Revisão de Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas 26, (2017): 223-239.
  2. Fernandes, Preciosa. "Recensão de Vilarinho, Maria Emília, Políticas de educação pré-escolar em Portugal (1977-1997)". Revisão de Políticas de educação pré-escolar em Portugal (1977-1997) 17, (2002): 221-225.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020 Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil e em Portugal: uma análise a partir da legislação [Special Education Policy from the perspective of inclusive education in Brazil and Portugal: an analysis based on legislation]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2020 Práticas pedagógicas com estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola regular da rede pública em Portugal: desafios e possibilidades para a prática docente [Pedagogical practices with students with special educational needs (SEN) in regular public schools in Portugal: challenges and possibilities for teaching practice]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2020 Equidade e inovação no ensino superior [Equity and innovation in higher education]
Coorientador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2018 - 2019 Formação profissional em fisioterapia no Brasil e em Portugal: desvelando conteúdos e práticas [Professional training in physiotherapy in Brazil and Portugal: unveiling contents and practices]
Coorientador
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil
2018 - 2018 Los contextos educativos y la educación para la Justicia Social [Educational contexts and education for Social Justice]
Coorientador
Universidad Autonoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Espanha
2017 - 2018 Actidudes hacia la diversidad en estudiantes universitarios. Diversidad afectico-sexual (DAS) en la universidad. Identificación de conocimientos en alumnado y detección de competencias y/o carencias formativas en el profesorado sobre DAS [Attitudes towards diversity in university students. Affective-sexual diversity (DAS) at the university. Identification of knowledge in students and detection of competencies and / or training deficiencies in teachers about DAS]
Orientador
post doc (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Influência dos modelos biomédico, social e biopsicossocial nas concepções e práticas de intervenção direcionadas à inclusão escolar [Influence of biomedical, social and biopsychosocial models on the conceptions and practices of intervention aimed at school inclusion]
Coorientador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Universidade do Porto, Portugal
2017/03 - 2017/06 Micropoliticas, culturas organizativas e relações profissionais [Micropolitics, organizational cultures and professional relationships]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2017 Avaliação externa e autoavaliação em Portugal e Inglaterra: efeitos na melhoria da qualidade do serviço educativo e nas dinâmicas de sala de aula [External evaluation and self-evaluation in Portugal and England: effects on improving the quality of educational service and classroom dynamics] (SFRH/BD/86125/2012)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2017 Educação Especial: (im)possibilidades de uma educação inclusiva [Special Education: (im)possibilities of an Inclusive Education?]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2016 Políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior [Inclusive education public policies in higher education]
Coorientador
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2012 - 2016 Formação inicial do 1º CEB, supervisão pedagógica e inovação curricular: perceções e reflexões de supervisores e estagiários [The 1st Cycle of Basic Education initial training, pedagogical supervision and curricular innovation: perceptions and reflections of supervisors and trainees]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 A tutoria por pares: uma via para a inclusão escolar de crianças/jovens autistas em salas de ensino regular [Peer tutoring: a path for the school inclusion of autistic children / young people in regular education rooms]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Política de Educação Inclusiva no contexto do acesso e permanência do estudante com deficiência na Educação Superior [Inclusive Education Policy in the context of access and permanence of students with disabilities in Higher Education]
Coorientador
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2013 - 2015 O lugar da contextualização curricular na disciplina de Matemática: relações entre políticas e práticas curriculares e os efeitos na melhoria das aprendizagens e sucesso escolar dos alunos [Curricular context in mathematics teaching in the 3rd cycle of Basic Education: relations between policies and curricular practices]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2015 Efeitos da avaliação externa de escolas: Perspetivas de líderes de escolas da zona norte de Portugal [Effects of schools’ external evaluation: perspectives of schools’ leaders from the north of Portugal] (SFRH/BD/69216/2010)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Estudo da emancipação de sinais matemáticos em Libras com uso de tecnologias em educação matemática [Study of the emancipation of mathematical signs in sign language using technologies in mathematical education]
Coorientador
Universidade Luterana do Brasil, Brasil
2014 - 2014 Análise do Lúdico para o ensino de Química para alunos com Necessidades Educacionais Especiais [Analysis of the Ludic for teaching Chemistry to students with Special Educational Needs]
Coorientador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2014 - 2014 A (in)visibilidade dos sujeitos com deficiência no currículo e nas práticas pedagógicas no Ensino Superior [The (in) visibility of subjects with disabilities in the curriculum and pedagogical practices in Higher Education]
Coorientador
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2013 - 2014 O discurso argumentativo para resolução de problemas no ensino das Ciências/Biologia em Portugal e no Brasil [The argumentative discourse for problem solving in Science / Biology teaching in Portugal and Brazil]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2014 Estudo da Emancipação de Sinais Matemáticas em Língua Brasileira de Sinais e Língua Gestual Portuguesa: Inquietações sobre uma EREBAS Brasileira [Study of the Emancipation of Mathematical Signs in Brazilian Sign Language and Portuguese Sign Language: Concerns about a Brazilian EREBAS]
Coorientador
Tecnologias de Informação para o Ensino de ciências e Matemática (TIC) (Doutoramento)
Universidade Luterana do Brasil, Brasil
2010 - 2014 A avaliação da aprendizagem no ensino básico: contributos para a compreensão da sua relação com o sucesso escolar” [The assessment of learning in primary education: contributions to the understanding of its relation to school success] (SFRH/BD/61474/2009)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Corpos e culturas invisibilizados na escola: Racismo de marca, sexismo, educação física escolar e insurgência multicultural [Invisible bodies and cultures at school: Brand racism, sexism, school physical education and multicultural insurgency]
Coorientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2009 - 2012 A Governação das Escolas: que lugar para os professores do 1º CEB nas tomadas de decisão pedagógico-curriculares? [School Governance: what place for 1st Cycle of Basic Education's teachers in pedagogical-curricular decision-making?]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 Contextos, sentidos e significações na produção de políticas públicas para a formação de professores [Contexts and meanings in the production of public policies for teacher training]
Coorientador
Universidade Estadual da Paraiba, Brasil
2007 - 2010 O Currículo da Biologia e Geologia do Ensino Secundário neste princípio do século XXI, especificamente as políticas que o prescrevem, as concepções curriculares que o enformam e as práticas que o concretizam [The Secondary Education Biology and Geology Curriculum at the beginning of the 21st century, specifically the policies that prescribe it, the curricular concepts that shape it and the practices that make it concrete]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 Políticas para os direitos humanos na formação contínua de professores [Policies for human rights in continuing teacher education]
Coorientador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - 2020 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Corunha, Espanha (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2019 - 2019 II Seminário Internacional. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) (2019 - 2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2019 - 2019 II Seminário Internacional JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: Cruzando Fronteiras (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2019 - 2019 VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação - “Desafios e oportunidades da autonomia e flexibilidade curricular” (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2019 - 2019 II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologia Educativas (CAFTe) (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2019 - 2019 II Seminário Internacional EXPRESSA- - Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - 2018 I Seminário Internacional. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) (2018 - 2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - 2018 Seminário Internacional. A diversidade como oportunidade: Contributos teóricos e práticos (2018/01/11 - 2018/01/12)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - 2018 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, Portugal (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2018 - 2018 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Investigação Qualitativa na Saúde. Fortaleza, Brasil. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2018 - 2018 Celebrando Paulo Freire. Congresso Internacional. (2018 - 2018)
Congresso
Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - 2018 I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologia Educativas (CAFTe) (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - 2018 V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: flexibilizar e inovar numa escola em transformação" (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - 2018 IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Salamanca. Espanha. (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2017 - 2017 Congresso Internacional “O Tempo dos Professores” (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Cape Verde. (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2017 - 2017 IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: “A vida nas escolas - entre as experiências e as medidas" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 I Seminário Internacional EXPRESSA (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2º ENJIE) (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2015 - 2015 II European Conference on Curriculum Studies (2015 - 2015)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015 - 2015 II Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação, Observatórios entre a Escola e a Sociedade. Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) (2015 - 2015)
Seminário
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2014 - 2014 I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Porto, Portugal: Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) (2014 - 2014)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2014 - 2014 European Conference of Educational Research (ECER 2014) (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2013 - 2013 II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO), com o tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (2013 - 2013)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 I Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação – Observatórios na esquina entre investigação e práticas (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2013 - 2013 II Ciclo de Debates 'Educação escolar Heranças e desafios'- OBVIE (2013 - 2013)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 VII Congresso lIberoamericano de docência universitária (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Seminário Internacional The contextualization of the curriculum and its relationship to academic success, no âmbito do projeto do Projeto “Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos" (FCT, PTDC/CPE-CED/113768/2009) (2012 - 2012)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Seminário Avaliação Externa das Escolas: Princípios, processos e efeitos, inserido no Projeto “Impacto e efeitos da avaliação externa das escolas do ensino não superior” (PTDC/CPE-CED/116674/2010) (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Conferência “Teorias Pós Criticas, Política e Currículo, by Alice Casimiro Lopes, UERJ- Brasil (2012 - 2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Questões teórico metodológicas sobre políticas curriculares, conferência de Rosanne Dias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFERJ) (2012 - 2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Currículo e Políticas Curriculares em Portugal - Que mudanças? Conferência de José Augusto Pacheco sobre "Currículo e mudanças: sobre o imediato político" (2012 - 2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares (2010 - 2010)
Congresso
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Seminário TEIP: Agir em Território educativos de Intervenção Prioritárias (2010 - 2010)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2010 - 2010 O protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares de formação de professores” conferência de Prof.ª Rosanne Evangelista Dias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil (2010 - 2010)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 O currículo da Educação de Adultos em Portugal e da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Aproximações e distanciamentos, Conferência de Prof. Doutora Marinaide Freitas, da Universidade de Alagoas, Brasil (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 Intervenção educacional em parceria: o papel da mediação”, Conferência de Prof.ª Doutora Mari Forster, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2009 - 2009 Avaliação do projecto de cooperação internacional CAPES/FCT (Universidade vale de Rio Sinos, FPCE UL, FPCEUP) sobre “A Problemática educacional em Portugal e no Brasil: desafios teóricos e práticos da pedagogia universitária” (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2009 - 2009 A avaliação do projecto de cooperação internacional CAPES/GRICES (Universidade Estadual Rio de Janeiro/ FPCE UP; Universidade de Aveiro) “Pesquisas em Políticas de Currículo e Cultura no Brasil" (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2008 - 2008 Symposium Teacher training and human relations in the school. Abstract. 15º Congrès de l’Association Mondiale des Sciences de l’Éducation (AMSE) – Mondialisation et Education: Vers une société de la connaissance. Marrakech: Université Cadi Ayyad. (2008 - 2008)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Université Cadi Ayyad, Marrocos
2007 - 2007 Seminário: Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil (2007 - 2007)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Necessidades de Formação de Professores na inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo [Teacher Training Needs in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorders]
Arguente
Dídia Alexandra Carregosa Lourenço (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 Autoavaliação nas escolas. Da imposição à ação [Self-assessment in schools. From imposition to action]
Arguente
Regina Célia da Fonseca Monteiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Avaliação do desempenho docente: Sentidos e desafios na perspetiva de professores [Evaluation of teaching performance: Senses and challenges from the perspective of teachers]
Arguente
Adelaide Pinto Neto Vaz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 Processo de Bolonha, autonomia na aprendizagem e carga de trabalho: um estudo com estudantes de engenharia [Bologna process, learning autonomy and workload: a study with engineering students]
Arguente
Marina Isabel Felizardo Correia Duarte (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Políticas de inclusão escolar: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal ao nível da diferenciação curricular na educação básica [School inclusion policies: a comparative study between Brazil and Portugal in terms of curriculum differentiation in basic education]
Arguente
Cléia Demétrio Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Avaliação externa das escolas e Programa TEIP: que lugar(es) para a justiça social [External evaluation of schools and the TEIP Program: what place(s) for social justice]
Arguente
Marta Sampaio (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Trabalhar em rede e sucesso escolar em territórios educativos de intervenção prioritária. Um modelo estratégico para a melhoria das escolas [Networking and school success in educational territories with priority intervention. A strategic model for improving schools]
Arguente
Marisa de Fátima Ferreira Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Políticas educativas no espectro da inclusão/escola inclusiva [Educational policies in the spectrum of inclusion / inclusive school]
Arguente
Jaime Duarte Costa de Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Identidade e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Ensino Superior Tecnológico do IFRN [Identity and professional development of teachers: a case study with professors of Technologycal Higher Education at IFRN]
Arguente
Nadja Costa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 A cultura organizacional da escola e a sua relação com a melhoria dos resultados da avaliação externa e das dinâmicas de supervisão e avaliação da prática letiva [The school's organizational culture and its relationship with improving the results of external evaluation and the dynamics of supervision and evaluation of teaching practice]
Arguente
Ana Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 A construção de saberes dos docentes/educadores do ensino médio da modalidade educação de jovens adultos na cidade de Tucuruí, Amazónia [The construction of knowledge of teachers / educators of high school in the modality of education of young adults in the city of Tucuruí, Amazonia]
Arguente
Aparecida de Lourdes Pedroso Andrade (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 Qualidade da educação em Portugal: o papel da avaliação externa de escolas [Quality of education in Portugal: the role of external school evaluation]
Arguente
Diana da Silva Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior: as perceções dos novos alunos da FEG [Student dispositions and attitudes in higher education: the perceptions of new FEG students]
Arguente
Margarida Adelaide Macedo de Carvalho Alves (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2016 Formação de professores no sistema educativo em Angola: uma análise focalizada na formação inicial de professores de Biologia e de Geografia no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo [Teacher training in the education system in Angola: an analysis focused on the initial training of biology and geography teachers at the Higher Institute of Education Sciences of Huambo]
Arguente
Albertina Lussinga (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de Língua Portuguesa (LP como segunda língua em escolas de referência para educação billingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal [Pedagogical strategies used by Portuguese language teachers (as a second language in reference schools for billing education of deaf students - EREBAS) in Portugal]
Arguente
Karla Patrícia Ramos da Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 A avaliação, expertise e processos de decisão politica: O programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ (2006-2011) [Evaluation, expertise and political decision-making processes: The ‘External Evaluation of Schools’ program (2006-2011)]
Arguente
Carina Coelho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica portuguesa [PROCUR Project: Testimonies about an innovation movement, centered on curricular integration, in the Portuguese basic school]
Arguente
Cidália Maria Dias Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores da Educação Básica [Poetry promoting integrated and collaborative work at school: a contribution to the training of Basic Education teachers]
Arguente
Regina Aparecida Berardi Osório (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Insucesso em matemática: Perceções e dinâmicas em escolas integradas em projetos de intervenção para a promoção do sucesso escolar [Failure in mathematics: Perceptions and dynamics in schools integrated in intervention projects to promote school success]
Arguente
Joaquina Maria Ramos Torres Brandão (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2015 Contratos de autonomia nas escolas pública: um estudo de caso múltiplo em duas organizações educativas portuguesas [Autonomy contracts in public schools: a multiple case study in two Portuguese educational organizations]
Arguente
António Armando da Conceição Cunha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Os caminhos da diferença no contexto das aulas de canto: docentes e discentes no interior das práticas curriculares [The paths of difference in the context of singing lessons: teachers and students within curricular practices]
Arguente
Viviane Aparecida Lopes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2015 Educação, cultura e gestão do currículo local: um estudo de caso [Education, culture and management of the local curriculum: a case study]
Arguente
Paulino Albino Machava (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 O papel do professor na (re)construção do currículo do 1º ciclo do Ensino secundário em Angola: das intenções às práticas [The role of the teacher in the (re) construction of the curriculum of the 1st cycle of secondary education in Angola: from intentions to practices]
Arguente
Augusto Ezequiel Afonso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 (E)feitos das políticas de territorialização em educação: lógicas, processos e acções de inclusão social e educativas em escolas de intervenção prioritária [Effects of territorialization policies in education: logic, processes and social inclusion and educational actions in priority intervention schools]
Arguente
Deolinda Amélia Cordeiro Araújo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Avaliação da formação continuada de professores: programa sala do educador (Mato Grosso, Brasil) [Evaluation of continuing teacher education: educator's room program (Mato Grosso, Brazil)]
Arguente
Irene de Souza Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 Contributos da Expressão Musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Arguente
Isabel Maria Gomes Garcia de Matos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Diversidade linguística e desenvolvimento profissional de professores: um estudo no 1º ciclo do ensino básico [Linguistic diversity and professional development of teachers: a study in the 1st cycle of basic education]
Arguente
Sílvia Margarida Neves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 O processo de Bolonha e a avaliação das aprendizagens: estudo de práticas em mudança [The Bologna process and the assessment of learning: a study of changing practices]
Arguente
Ana Maria Morais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O papel das competências sociohumanizantes no ensino universitário. Um estudo focado na visão de professores e de estudantes [The role of sociohumanizing competences in university education. A study focused on the view of teachers and students]
Arguente
Loide Brito Bernardo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Aprendizagens da leitura escrita em crianças com trissomia 21 [Learning of written reading in children with trisomy 21]
Arguente
Micaela Cristina Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2012 O e-portefólio num contexto de educação e Formação de Adultos: contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para o desenvolvimento da literacia informática [The e-portfolio in an adult education and training context: contributions to the evaluation paradigm shift and to the development of computer literacy]
Arguente
Mestre Carla Manuela Navio Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 O currículo na sociedade do conhecimento: desafios, exigências e dilemas da profissão professor [The curriculum in the knowledge society: challenges, demands and dilemmas of the teaching profession]
Arguente
Margarida Clara Frias da Costa Paz Barroso (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 Identidade, formação inicial e profissão docente: percepções de professores de turma e de professores de disciplina [Identity, initial training and teaching profession: perceptions of class teachers and discipline teachers]
Arguente
Cristina Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 Trabalho Colaborativo Docente na gestão do currículo do ensino básico: do discurso às práticas [Collaborative Teaching Work in the management of the basic education curriculum: from discourse to practices]
Arguente
Marta Abelha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 O currículo nacional do ensino básico. Da concepção e do prescrito à configuração do vivido [The national curriculum for basic education. From the conception and the prescribed to the configuration of the lived]
Arguente
Felisbela Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 Colaboração e desenvolvimento profissional de professores: Perspectivas e Estratégias. Um estudo realizado uma EB2, 3 [Collaboration and professional development of teachers: Perspectives and Strategies. A study carried out an EB2, 3]
Arguente
Ana Maria Forte (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 O currículo na democratização da escola básica. A justiça curricular na reorganização curricular do ensino básico [The curriculum in the democratization of basic school. Curricular justice in the curricular reorganization of basic education]
Arguente
Fernando Luís Teixeira Diogo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 As webquest no ensino/aprendizagem: Possibilidades/limitações na construção de uma nova gramática curricular [The webquest in teaching / learning: Possibilities / limitations in the construction of a new curricular grammar]
Arguente
Maria de Lurdes Lima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Reviewer - Teachers and Teaching: Theory and Practice
2019 - Atual Reviewer - Práxis Educativa
2018 - Atual Reviewer - Teachers and Teaching: Theory and Practice
2018 - Atual Reviewer - Revista Educação & realidade
2018 - Atual Textos & Contextos (Porto Alegre) (1677-9509) EDIPUCRS
2017 - Atual Reviewer - Teachers and Teaching: Theory and Practice
2017 - Atual Reviewer - Revista Saber & Educação
2017 - Atual Reviewer - Journal: SAGE Open
2017 - Atual Reviewer - Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado
2017 - Atual Reviewer - Journal Curriculum Inquiry
2017 - Atual Reviewer - Teaching and Teacher Education Journal
2017 - Atual Revista Prim@Facie - Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências Jurídicas
2016 - Atual Reviewer - Revista Portuguesa da Educação
2016 - Atual Reviewer - Revista Ibero Americana de Evaluación Educativa
2016 - Atual Reviewer - Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2015 - Atual Reviewer - Journal of Education Policy
2015 - Atual Revista Transmutare (2525-6475) Universidade Tecnologica Federal do Parana
2014 - Atual Estudos Curriculares
2007 - Atual Reviewer - Educação, Sociedade e Cultura
2017 - 2018 Reviewer - Revista Portuguesa de Pedagogia

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - 2015 Final Report Evaluation Committee of FCT Scientific Research and Technological Development Projects

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual External expert of the Curriculum Enrichment Activities Monitoring Committee (AEC)
2009 - 2018 TEIP (Educational Territory of Priority Intervention) Consulting

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders Associated member
2019 - Atual RAPRE - Red de Apoyo a las Publicaciones en Revistas Educativas Associated member
2015 - Atual ISSPP- International Successful School Principalship Project Associated member
2015 - Atual Rede Estrado - Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente Associated member
2015 - Atual RINACE- Rede Iberoamericana de Investigación sobre Câmbio y Eficacia Escolar Associated member
2015 - Atual GIPEDI – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências Pedagogias e Diferenças Associated member