???global.info.a_carregar???
Licenciada no Ensino de Educação Tecnológica pela Universidade Aberta, Mestre pela Universidade do Minho, em Ciências da Educação, Sociologia da Educação e Politicas Educativas e Mestre pela Universidade Lusófona, em Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração Escolar. Doutora em Innovación e calidade en âmbitos educativos Formais e non Formais em 2012/06/05 pelo(a)Universidade de Vigo e pós-doutoramento pela Universidade do Minho em Ciências da Educação, na Especialidade de Desenvolvimento Curricular. Exerceu funções como Professora dos Ensinos Básico e Secundário Educação Tecnológica. É Professora Auxiliara Convidada no(a) Universidade Lusófona do Porto. Tem afiliação com a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Associação para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação Educacional ADMEE Europe. Tem várias publicações em revistas científicas nacionais e estrangeira na área do currículo e avaliação, currículo e tecnologias e políticas educativas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Jesus Correia Paulino Santos

Nomes de citação

  • SANTOS, TERESA JESUS

Identificadores de autor

Ciência ID
3D18-685A-88DD
ORCID iD
0000-0002-7165-9051

Telefones

Telemóvel
  • 933476087 (Pessoal)

Moradas

  • Rua José Albino da Costa e Silva, 4800-047, Azurém, Guimarães , Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016/12/01 - 2018/12/01
Concluído
Estágio Científico Avançado de Pós- Doutoramento em Ciências da Educação, ) (Pós-doutoramento)
Especialização em Na especialidade de Desenvolvimento Curricular (Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
S/ Classificação certificação
2012/06/05
Concluído
Innovación e calidade en âmbitos educativos Formais e non Formais (Doktor (PhD))
Especialização em Organização Escolar
Universidade de Vigo, Espanha
"La Evaluación Interna en la Organización escolar : Dilemas Y desafios" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprobado
2010
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração Escolar (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
17
2009
Concluído
Mestrado em Sociologia da Educação e Politicas Educativas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
14
2003
Concluído
Licenciatura em Ensino de Educação Tecnológica (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/25 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teresa Jesus Correia Paulino Santos; Maria Palmira Alves; Susana Emília Vaz de Oliveira E Sá. "COVID-19 : THE (RE)INVENTION OF PEDAGOGY?". 2022.
    10.21125/inted.2022.1967
  2. Teresa Jesus Correia Paulino Santos; Maria Palmira Alves; Susana Emília Vaz de Oliveira E Sá. "FOR A LEARNING-TO-LEARN CULTURE: WHAT LESSONS TO LEARN WITH COVID-19?". 2022.
    10.21125/inted.2022.1942
  3. SANTOS, TERESA JESUS; Alves, Maria Palmira Alves. "Ensino remoto de emergência _ operacionalização da educação artística". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Brga, 2021.
    Publicado
  4. SANTOS, TERESA JESUS; Rute Paulino (https://orcid.org/0000- 0002-2510-3650). "A articulação curricular na Escola Portuguesa de Cabo Verde_ a transição para a escolaridade obrigatória". Braga, 2021.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. SANTOS, TERESA JESUS; Alves, Maria Palmira Alves. "The contribution of technologies in the development of the school curriculum: students' perspectives", SOURCE-WORK-ID: cv-prod-id-2367694, 2017, https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10309.
Artigo em revista
  1. "A utilização de tecnologias de suporte ao ensino a distância: perspetivas dos professores". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2 1 (2021): 429-442. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2092.
    10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2092
  2. Teresa de Jesus Correia Paulino dos Santos; Maria Palmira Alves. "Para uma avaliação emancipadora: a mediação pelo diálogo". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 15 3 (2020): 1374-1388. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13808.
    Publicado • 10.21723/riaee.v15i3.13808
  3. Santos, Teresa Jesus Correia Paulino; Alves, Maria Palmira Alves. "Impacto das tecnologías no currículo escolar: Perspetivas dos alunos do Ensino Básico". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 304-309. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2981.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.13.2981
  4. Santos, Teresa Jesus Correia Paulino; Alves, Maria Palmira Alves. "Factores de (In)Sucesso no Ensino Básico: Perspectivas de Encarregados de Educação". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 115-120. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.3025.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.10.3025
  5. Santos, Teresa Paulino; Alves, Maria Palmira. "O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspetivas dos alunos". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 12 n.esp.2 (2017): 1554-1568. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10309.
    10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10309
  6. Santos, Correia Paulino. "As mudanças educativas proporcionadas pelas políticas de avaliação". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 11 4 (2016): 1885-1905. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6573.
    10.21723/riaee.v11.n4.6573
  7. SANTOS, TERESA JESUS; Alves, Maria Palmira Alves. "Perspetivas de avaliação das aprendizagens no ensino básico". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2015):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Teresa Santos; Palmira Alves; Susana Sá. "Contribution of the Emergence of Distance Learning in Times of the COVID-19 Pandemic: Perspectives of Pre-school and Primary School Teachers". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_72
  2. SANTOS, TERESA JESUS; Alves, Maria Palmira Alves. "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO NA APRENDIZAGEM_PERSPETIVAS DE PROFESSORES". In CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO, 370-385. Porto: CIIE – CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EDUCATIVAS, FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FPCEUP), 2021.
    Publicado
  3. SANTOS, TERESA JESUS; Alves, Maria Palmira Alves. "Suportes de Aprendizagem com as Tecnologias em Tempo de Covid-19- Perspetivas dos Professores". 154-154. Santiago de Compostela, Espanha, 2021.
    Publicado
  4. SANTOS, TERESA JESUS; Alves, Maria Palmira Alves. "A Avaliação como prémio - Perspetivas de alunos e de Encarregados de Educação". 79-87. Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado