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Performance artist and researcher. Non-binary lesbian. Natalio is currently preparing a double doctorate in Art Studies and Anthropology with an FCT scholarship, with a focus on the Anthropocene and perceptions of humanity-nature. Natalio works primarily with poetry, dramaturgy and performance, and is presently involved with the creation of a series of lecture-performances (“Anthroposcenes” 2017, “Geophagy” 2018, “Fossil” 2020) that are directly linked to her research on climate change and art practice. Natalio holds a BA in Choreographic Arts (University Paris VIII) and a MA in Contemporary Culture, and has also published two poetry books, Handicraft (2015) and Human plants (2017). Together with André e.Teodósio, Rita was co-editor of a Portugal-based publishing project, Ed. __________, which is dedicated to the performing arts and a broader range of aesthetic and political studies. In 2019, at the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, Rita co-organised a showing of Amerindian cinema with indigenous filmmakers and curators, along with a collective platform of researchers and activists from Portugal, namely the Ailton Krenak. Since 2020, Rita Natalio is also the coordinator of TERRA BATIDA network, a network of people, practices and knowledge that contests ecological violence and the politics of abandonment. Its annual residency programmes enable artists, scientists and activists to come together to address socio-environmental conflicts in specific territorial contexts. The research projects and artistic works that emerge from these programmes are then shared with the public via discussions, performances, experiences, texts, walking tours, etc.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Natalio

Nomes de citação

  • Natalio, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
3C1D-C9BF-4EFF

Moradas

  • Rua Rui Barbosa 3 1esq, 1170329, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/03 - 2021/10
Em curso
Antropologia (Doctor)
Universidade de São Paulo, Brasil
"Efeito antropocénico: crise ecológica e percepções humanidade-natureza nas práticas artísticas e etnográficas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019
Em curso
Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Efeito antropocénico: crise ecológica e percepções humanidade-natureza nas práticasartísticas e etnográficas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012/07/01 - 2015/03/13
Concluído
Psicologia Clínica (Mestrado)
Especialização em Psicologia Clínica
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Papagaios ao espelho" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2006/09 - 2008
Concluído
Arts du Spectacle Chorégraphique (Licence)
Especialização em Danse
Université Paris 8, França
Bien
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/10 - 2020/11 Efeito antropocénico: crise ecológica e percepções humanidade-natureza nas práticasartísticas e etnográficas
PD/BD/128483/2017
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012 - 2015 Papagaios ao espelho
124632
Bolseiro de Mestrado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2019 Diplomacias cosmopolíticas nas terras baixas sulamericanas – Exercícios de comparação etnográfica
2015/21158-7
Bolseiro de Doutoramento
Cesta -USP, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2012 - 2015 Figuras de dessubjetivação
Bolseiro de Mestrado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Natalio, Rita. "Diamante", Coreia, 2021, https://www.coreia.pt.
  2. Natalio, Rita. "Fóssil", Coreia, 2020, www.coreia.pt.
  3. Natalio, Rita. "Futurologia", 2018
Artigo em revista
  1. Natalio, Rita. "A mímica colonial em Museu Encantador de Rita Natálio e Joana Levi". Periódico Permanente 4 7 (2016):
    Publicado
  2. Natalio, Rita. "Papagaios ao espelho: imitação e invenção na vida individual contemporânea". Revista Lugar Comum 2 45 (2015): http://uninomade.net/wp-content/files_mf/1450825152RevistaLugarComumn.º452015.2.pdf.
    Publicado
  3. Natalio, Rita. "Reinventar a imitação: viralidade e vitalidade". Cadernos da Subjetividade - Pontifícia Universidade de São Paulo 18 (2015): https://revistas.pucsp.br/cadernossubjetividade/article/view/38751/26304.
    Publicado
  4. Natalio, Rita. "A máquina de imitação global de Grosse Fatigue de Camille Henrot". Revista Movimento, Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/Universidade de São Paulo. (2015):
    Publicado
  5. Natalio, Rita. "Trem para alargamento do horizonte". Questão de crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais VII 61 (2014):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Natalio, Rita. "Antropoceno ou o eterno garimpo do ou(t)ro". In Modos de Fazer, modorros de ser. Portugal: Etnográfica Press, 2021.
    Em revisão
  2. Natalio, Rita. "Linguagem e geologia". In Luz de Presença. Portugal, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Natalio, Rita; Ailton Krenak; Susana de Matos Viegas; Pedro Cardim; Rodrigo Lacerda; Alberto Alvares; Manuela Carneiro da Cunha; et al. "Performance a humanidade". In Ameríndias performances do cinema indígena no Brasil, editado por Rita Natálio. Portugal: Sistema Solar, 2019.
    Publicado
  4. Natalio, Rita. "Humano que varia". In Este corpo que me ocupa, editado por Lança, Marta. Portugal: Buala, 2014.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Natalio, Rita; Levi, Joana. Museu Encantador. Caixa Cultural de São Paulo, 2016.
  2. Natalio, Rita; Gandum, Ana; Barrocas, Filipe. Chama Plural. Consulado de Portugal em São Paulo, 2016.
Edição de livro
  1. Moreira, Joacine Katar. MATCHUNDADI: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau. Lisboa, Portugal: ED._______/Sistema Solar. 2020.
    No prelo • Editor
  2. Villemaux, Cyriaque. Curta Introdução a Um Catálogo sem Autor. Portugal: Ed.______/Sistema Solar. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Natalio, Rita; suely Rolnik. Esferas da Insurreição. Lisboa, Portugal: Ed. _____/Sistema Solar. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Natalio, Rita; Viegas, Susana de Matos; Krenak, Ailton; Brasil, André; Cardim, Pedro; Lacerda, Rodrigo; Vilaça, Maria Aparecida; et al. Ameríndias: performances do cinema indígena no Brasil. Portugal: Ed. ______/Sistema Solar. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Natalio, Rita. Plantas Humanas. Portugal: (Não) Edições. 2017.
    Publicado
  2. Natalio, Rita. Artesanato - 2ª edição. Portugal: (não) edições. 2016.
    Publicado • 10.11606/9788575063699
Tese / Dissertação
  1. Natalio, Rita. "Papagaios ao espelho". Mestrado, 2015.
Website
  1. Natalio, Rita. Aterrar. 2019. https://www.buala.org/pt/mukanda/a-terrar.
  2. Natalio, Rita. Entrevista com Eduardo Viveiros de Castro. 2017. https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/o-que-estamos-vendo-no-planeta-hoje-e-um-combate-de-povos-e-nao-de-classes-ou-as-classes.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Natalio, Rita; Alberto Alvares. Ayvu Ypy.
Coreografia
  1. 2018. Geofagia.
  2. 2017. Antropocenas.
  3. Teatro Municipal São Luiz. (Compositor). 2012. Não entendo e tenho medo de entender. O mundo assusta-me com os seus planetas e baratas,.
  4. Mantero, Vera; Borralho, Ana; Galante, João; Azevedo, Joclécio. 2012. Sub-reptício (corpo clandestino).
  5. 2010. Não se vê que sou eu mas é um retrato.
Exposição artística
  1. João Diogo P; Paula Delecave. Fossil. 2020.
  2. Museu Encantador. 2014.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06/25 É hora de tentar a anarquia? (sobre improvisação coletiva) Esboços de Técnicas Interiores
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2019/06/05 Efeito Antropocénico e Biocentrismo - performances do cinema indígena no Brasil VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2018/06/02 Animism, climate change and extinction Art, Materiality and Representation Conference
Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland (Londres, Reino Unido)
2018/04/13 Animism, Climate Change and Extinction - film and lecture-performance practices Queer-feminist Ecocriticism in Live Art and Visual Cultures
Queen Mary University (Londres, Reino Unido)
2013 Motores Sagrados da Subjetividade - mudança, imitação, variação-em-rede I Seminário de estética e crítica de arte - FFLCH - USP
FFLCH - USP (São Paulo, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/05/01 - 2020/12/15 Evento organizado em Lisboa, no Teatro Municipal São Luiz, com a participação de artistas, cientistas e ativistas. "Terra Batida" é uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono praticadas em diferentes contextos regionais em Portugal, iniciada por Rita Natálio e Marta Lança. (2020/11/15 - 2020/11/30)
Festival (Coorganizador)
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2020/01/05 - 2020/01/11 Anthropocene Campus Project. Invited convenor of the seminar "Repolitizicing the Anthropocene". (2020/01/06 - 2020/01/07)
Conferência (Coorganizador)
Culturgest, Portugal
2019/03/13 - 2019/03/17 Mostra Ameríndia: Percursos do Cinema Indígena no Brasil, organizada pela Apordoc com os centros de investigação CHAM, CRIA, ICS, IHA, e o Museu Calouste Gulbenkian. Pensado de forma colaborativa com projetos envolvidos na produção e difusão desta cinematografia no Brasil, como a Mostra Aldeia SP, o programa integra uma multiplicidade de experiências que nos retiram dos lugares convencionais de olhar e entender o cinema. (2019/03/13 - 2019/03/17)
Festival (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2017/08/31 - 2017/08/31 Mesa Redonda "Ecologia sem natureza" com Suely Rolnik, Renato Sztutman e Paulo Tavares. (2017/08/31 - 2017/08/31)
Conferência (Coorganizador)
Goethe Institut, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/03/10 - 2020/03/10 Oradora convidada do evento "Ecofeminismo - Mulheres e Ecologia" junto com Adjany Costa e Sónia Baptista. Apresentação por José Maria Cardoso, Presidente da Comissão do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e Joacine Katar Moreira, deputada à Assembleia da República.
Conferência
Ecofeminismo - Mulheres e Ecologia
Assembleia da República, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/07 Moderadora de evento no Fórum do Futuro 2019 que juntou Sônia Guajajara – membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a primeira mulher indígena a integrar uma lista candidata às eleições presidenciais no Brasil – e o artista Ernesto Neto, que se tem vindo a focar na importância de um projeto de indigenização.
Festival
Forum do Futuro 2019
Câmara Municipal do Porto, Portugal
2019/03/17 - 2019/03/17 Moderadora debate "Artes, pensamento ameríndio e ativismo" com Ailton Krenak e Daiara Tukano - Mostra Ameríndia: percursos do cinema indígena no Brasil.
Mesa-redonda
Mostra Ameríndia: percursos do cinema indígena no Brasil.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Doc Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09/18 - 2020/12/18 Antropoceno: Abordagens Transdisciplinares Antropologia Social (Postgraduate Certificate) Universidade de São Paulo, Brasil
2020/02/01 - 2020/05/30 Arte e Antropoceno PACAP (Curso de Especialização Tecnológica) Forum Dança, Portugal
2008 - 2011 Teoria da Dança/Performance (Curso de Especialização Tecnológica) Forum Dança, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018/04/15 Programa Curso de Cultura Geral - convidadas Patrícia Garcia Pereira, Alexandra Lucas Coelho e Rita Natálio RTP 2
2017/10/20 O fim do mundo é tão complicado como parece Antropocenas, conferência-performance de Rita Natálio e João dos Santos Martins. Publico

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/06 - Atual Portuguese Association of Anthropology (APA)
Distinções

Prémio

2019 Prémio Melhor Obra Artística - VII Congresso APA 2019