???global.info.a_carregar???
José Tavares é Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Aveiro. Doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Lovaina (bélgica), em 1977, Agregado em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal, em 1988. Coordenou a área de Psicologia do Departamento de Ciências da Educação de 1980 a 2009 e a Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação (CCPSF) de 1995 a 2006. Foi Director do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro e Coordenador da Comissão Científica, Presidente do Conselho Coordenador e da Comissão de Gestão do CIFOP-UA, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Leiria e Director do CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional) entre outros cargos e funções académicos. De destacar, na sua obra publicada, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (1985), Uma Sociedade que Aprende e se Desenvolve (1996), Formação e Inovação no Ensino Superior (2003), Manual de Psicologia de Desenvolvimento e Aprendizagem (2007), O Poder Mágico de Conhecer e Aprender (2011), A Universidade de Ontem e Amanhã em Discurso Direto (2017) entre outros muitos títulos de livros, capítulos de livros e artigos ao nível nacional e internacional no âmbito da sua especialidade e, designadamente, sobre docência e aprendizagem no ensino superior. Coordenou e desenvolveu vários projectos de investigação financiados por diferentes entidades nacionais e internacionais e orientou 23 teses de doutoramento e 22 teses de mestrado. Participa ainda em alguns projectos de pesquisa e formação, em editoriais de revistas da especialidade e coordena uma linha de investigação do CIDInE sobre ¿Docência e Inovação no Ensino Superior¿ em que, neste momento, se desenvolve o ¿Projeto de Investigação internacional ¿Marcadores de formação, inovação e pesquisa na Universidade de hoje e do próximo decénio¿ que também coordena.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Tavares

Nomes de citação

  • Tavares, J.
  • tavares.jtav
  • José Pereira da Costa Tavares

Identificadores de autor

Ciência ID
3C12-833E-55A5
ORCID iD
0000-0003-1391-5819
Google Scholar ID
Tavares, J.
Researcher Id
Tavares, José
Scopus Author Id
tavares. jtav

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1987
Concluído
Psicologia (Título de Agregado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovado por unanimidade
1977
Concluído
Filosofia (Doutoramento)
Universidade Católica de Lovaina, Bélgica
"Le Langage de l´ Autre chez Emmanuel Levinas et Jacques Lacan" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
1974
Concluído
Philosophy (Licence)
Especialização em Filosofia da Linguagem
Universidade Católica de Lovaina, Bélgica
"La violence de la représentation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
1972 - 1973
Concluído
Filosofia (Bachelor)
Especialização em Filosofia da Linguagem
Universidade Católica de Lovaina, Bélgica
Distinção
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - 2009/05/01 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1980 - 1989 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1979 - 1980 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1980 - 1983 Presidente Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/05/01 - Atual Professor Catedrático Jubilado Universidade de Aveiro, Portugal
1995 - Atual Co-orientador da Coleccção CIDInE e NOVACIDINE Porto Editora, Portugal
2008 - 2009 Responsável pelo lançamento do Laboratório de Psicologia (Psylab) Responável pelo Doutoramento em Psicologia (em implementação) Universidade de Aveiro, Portugal
1979 - 2009 Coordenador da área de Psicologia da Educação Universidade de Aveiro, Portugal
1995 - 2006 Coordenador Científico da Unidade de Investigação Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a universidade do próximo decénio
Em curso
2003 - Atual 2003-2005 Estratégias de promoção do sucesso académico no ensino superior-Strategies for Promoting Academic Success in Higheoção do sucesso académico no ensino superiorr Education
POCTI/CED/42716/2001 - FCT
Concluído
2006/10/02 - 2008/01/01 Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação (P.A.C.G.I.)
POCI/CED/55465/2004
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004 - 2007 PACGI-ES (Pesquisa, Analise, Compreensão e Gestão da Informação no Ensino Superior -Research, Analysis, Comprehension and Management in Higher Education
Poci/CED/55465/2004FCT
Concluído
2003 - 2005 ESEDTESVP (Higher Education - Being academic between two transitions: secondary education and professional life
Research Unit (CCPSF) 2003
Concluído
2002 - 2004 LEIES (Laboratório de Estudo e IntervenÇão no Ensino Superior) -Study Lab and Intervention in Higher Education
Proc. 49480 - Fundação Caloust.
2000 - 2003 Estratégias de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo no ensino superior-Learning strategies and cognitive development in higher education
Açores Autonomous Area/FCT2000.
Concluído
1996 - 1999 Factores de sucesso/insucesso no 1º ano de estudantes de ciências e engenharias da Universidade de Aveiro (UA) .--Factors of success/lack of success in 1st year students in Sciences and Engineering university students at UA (University of Aveiro)
Ref. PRAXIS/PCSH/C/CED/164/9..
Concluído
1990 - 1993 Activação do desenvolvimento psicológico-Enhancement of cognitive development
Ref. PI/18/93 - Inst. Inovação.
Concluído
1990 - 1991 Construção do conhecimento a partir da interacção aluno/texto didáctico -Research project on reading and knowledge construction
Project reference: 89/SOC/1..
1986 - 1988 Análise psicológica e lìnguística da leitura em língua materna e estrangeira e suas implicações pedagógicas-Psychological and linguistic analysis of reading in mother and foreign language and pedagogical implications
INIC 1986
Concluído
1983 - 1986 O encorajamento dos professores como factor de desenvolvimento e aprendizagem
FCG 1983.
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Tavares, José. "Fórmula compósita e progressiva de avaliação dos alunos no ensino superior", LEIES (publicações online), 2005, http://www.dce.ua.pt/leies/daes/daes_artigos.
  2. Tavares, José. "Aprender e ensinar como uma construção pessoal e social de conhecimento", 2005, http://www.dce.ua.pt/leies/daes/daes_artigos.
  3. Tavares, José. "Construção do inventário de competências relacionais de ajuda (ICRA)", LEIES (publicações online), 2005, http://www.dce.ua.pt/leies/daes/daes_artigos.htm.
  4. Tavares, José. "Research, Analysis, Comprehension and Information Management project1. Education-line", LEIES (publicações online), 2004, http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00003650.htm.
  5. Tavares, José. "Construção e validação de um inventário de atitudes e comportamentos. Estudo em estudantes do ensino superior", LEIES (publicações online), 2004, http://webct2.ua.pt/public/leies/daes_iache.pdf.
  6. Tavares, José. "O encorajamento do professor como atmosfera envolvente do processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem", PIDACS (3), 1990, http://sweet.ua.pt/jtav/02/INDEX.HTM.
  7. Tavares, José. "A construção do conhecimento a partir da interacção aluno/texto didáctico: uma ficha de análise e avaliação", PIDACS (Projecto de Investigação em Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão), 1989
  8. Tavares, José. "A construção do conhecimento a partir da interacção aluno/texto didáctico, (Doc. ) no âmbito do Projecto de Investigação sobre Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão (PIDACS, Universidade de Aveiro)", PIDACS (Projecto de Investigação em Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão), 1989
Artigo em conferência
  1. Tavares, José. "Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE): passado, presente e futuro". Trabalho apresentado em Colóquio CIDInE. Inovação em educação: balanço e perspectivas futuras, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Tavares, José. "Studying Non-Traditional Adult Students’ Motivation: A Research at the University of Aveiro". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da IASK (International Association for the Scientific Knowledge), 2008.
    Publicado
  3. Tavares, José. "Revendo os objectivos e a reforma de Bolonha à luz de uma investigação portuguesa em curso: Os estudantes adultos não-tradicionais da Universidade de Aveiro". Trabalho apresentado em Congresso Internacional «A universalização da Universidade por um mundo melhor", Habana, 2008.
    Publicado
  4. Tavares, José. "Os objectivos e a reforma de Bolonha: A tutoria enquanto estratégia para o Ensino Superior". Trabalho apresentado em Congresso Internacional AFIRSE «Tutoria e mediação: Novos desafios em investigação educacional», Lisboa, 2008.
  5. Tavares, José. "A review about Bologna goals and lifelong learning policies: A Portuguese perspective – The case of non-traditional adult students at the University of Aveiro". Trabalho apresentado em Congresso Internacional «World Universities Forum», Davos, 2008.
    Publicado
  6. Tavares, José; Monteiro, Sara. "Transição para o ensino superior: Oportunidade ou contrariedade?". Trabalho apresentado em Universidad 2008 6to Congreso Internacional de Educación Superior, Palcograf, Palacio de Convenciones, 2008.
    Publicado
  7. Tavares, José. "Improving Student’s Skills in Higher Education. Teaching and Learning". Trabalho apresentado em Teaching and Learning 2008, International Association for the Scientific Knowledge, 2008.
    Publicado
  8. Tavares, José. "Promoção do sucesso académico no ensino superior: Diagnóstico e intervenção". Trabalho apresentado em Congreso Internacional de Educación Superior, Habana, 2008.
    Publicado
  9. Tavares, José. "Sono no ensino superior: «diagnóstico» e intervenção". Trabalho apresentado em 7º Congresso da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Lisboa, 2008.
    Publicado
  10. Tavares, José. "Contribuição para a análise psicométrica e estrutural do Life Orientation Test - Revised numa amostra de estudantes universitários". Trabalho apresentado em XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga, 2008.
  11. Tavares, José. "Relação entre suporte social, sintomatologia psicopatológica e bem-estar em estudantes do 1.º ano do ensino superior". Trabalho apresentado em 7.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2008.
    Publicado
  12. Huet, Isabel; Tavares, José; Costa, Nilza; Ramos, Fernando; Caixinha, Hélder; Holmes, Bryn. "ICT in Higher Education: a case-study of mediated blended-learning". 2007.
  13. Huet, Isabel; Tavares, José; Weir, George. "Turning Engineers into Reflective University Teachers". Trabalho apresentado em IEEE, 2006.
  14. Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel. "Improving staff competences to promote quality of eLearning in Higher Education". 2006.
  15. Tavares, José; Dayse Neri de Souza. "Factores metodológicos de (in)sucesso na transição do secundário/universitário dos alunos da UA – Portugal". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional, Aveiro, 2006.
    Publicado
  16. Tavares, José. "Formação à distância de professores em exercício em Cabo Verde: uma aposta alternativa". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional, 2006.
    Publicado
  17. Pereira, G. A.; Engers, M. E; Tavares J.. "A Função Terapêutica das narrativas como processo ativador da autoconstrução da identidade do professor". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional, Aveiro, 2006.
    Publicado
  18. Tavares, José; Pereira, A. S.. "Activação do desenvolvimento psicológico: o sentido e a pequena história de um projecto". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional, Aveiro, 2006.
  19. Pereira, A. S. (E81A-76B6-CB61); Tavares, J.. "Mestrado de ADP – Uma experiência de sucesso na Universidade de Aveiro". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional, Aveiro, 2006.
    Publicado
  20. Monteiro, S.; Pereira, A. M. S.; Gomes, A.; Tavares, J.. "Promoção da Saúde e Bem-Estar no Ensino Superior (PSBEES)". Trabalho apresentado em Congresso nacional Acção Social e Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior: Investigação e Intervenção, 2005.
    Publicado
  21. Pereira, A. M. S.; Tavares, J.; Monteiro, A.; Gomes, A.; Fernandes, Claudia; Huet e Silva, I.; Cabral, A. P.; et al. "Development, Learning and Intervention in Higher Education (D.A.I.E.S.)". Trabalho apresentado em 9th European Congress of Psychology, Granada, 2005.
    Publicado
  22. Monteiro, S. (3C12-833E-55A5); Tavares, J.; Pereira, A. M. S.. "First-Year Students’ Adjustment to University Life and Academic Success as Functions of Close Relationships". Trabalho apresentado em 9th European Congress of Psychology, Granada, 2005.
    Publicado
  23. Monteiro, S. (3C12-833E-55A5); Pereira, A. M. S; Correia, A.; Tavares, J.. "Promotion of Health and Well Being in Higher Education". Granada, 2005.
    Publicado
  24. Huet, I.; Tavares, J.; Weir, G.. "Insights on best teaching practices for promoting students’ learning". Trabalho apresentado em European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), 2005.
  25. Gomes, A.; Tavares, José; Azevedo, M. H.. "Tipo diurno e funcionamento académico de jovens universitários". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE, 2005.
  26. Huet, Isabel; Pacheco, O. R.; Tavares, José; Weir, George. "New challenges in teaching introductory programming courses: A case study (Conference Paper)". Trabalho apresentado em Frontiers in Education Conference, FIE, 2004.
  27. Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Ferreira, Joaquim Armando G.; Tavares, José; Leandro, A.; Soares, A. P.; Ferreira, J. A.; Tavares, J.. "Transição e adaptação à universidade: apresentação de alguns instrumentos de medida". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Braga, 2004.
    Publicado
  28. Huet e Silva, I.; Pacheco, O.; Tavares, J.. "Effects of curriculum adjustments on first-year programming courses: students performance and achievment". 2003.
    10.1109/fie.2003.1263370
  29. Tavares, José. "Intervention Programs in Higher Education: innovative approaches and strategies". Trabalho apresentado em European Conference of Educational Research (ECER), Hamburgo, 2003.
    Publicado
  30. Bessa, J.; Tavares, J.. "Discontinuities in the students´ transition to the University: The effects of the personal and contextual experiences of learning among first-year students on academic self-regulation and performance". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, Lisboa, 2002.
  31. Cabral, A. P.; Tavares, J.. "Reading and Writing skills in Higher Education: lecturers’ opinions and perceptions". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, 2002.
    Publicado
  32. Gomes, A.; Tavares, J.; Azevedo, M. H.. "Sleep-wake patterns and academic performance in university students". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, 2002.
    Publicado
  33. Tavares, José; Pereira, A. S.; Gomes, A.; Cabral, A. P.; Neri, D.; Bessa, J.; Huet, I.. "Higher Education Study Intervention Lab". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, Lisboa, 2002.
  34. Cabral, A.. P.; Tavares, J.. "The promotion of effective college Reading and Writing: a freshman intervention experience". Trabalho apresentado em International Conference on the First-Year Experience, Bath, 2002.
    Submetido
  35. Tavares, José; Alarcão, I.; Berzezinski, I.; Huet, I.; Cabral, A.. P.. "Higher education pedagogy and academic success for a more dynamic intervention of faculty members". Trabalho apresentado em 14th International Conference The First-Year Experience, Honululo, 2001.
    Publicado
  36. Brzezinski, I.; Tavares, J.; Gomes, A.; Cabral, A. P.; Huet e Silva, I.. "“Having coffee” with professors and students in order to talk about higher education pedagogy on academic success in Proceedings". Trabalho apresentado em 24th International Conference – HERSA (Higher Education Research and Development Society of Australia), Newcastle, 2001.
    Publicado
  37. Cabral, A.. P.; Tavares, J.; Tavares, José. "Reading/Comprehension and Writing: basic skills for academic achievement and success". Trabalho apresentado em International Study Association for Teachers and Teaching Conference, Faro, 2001.
    Submetido
  38. Tavares, José. "Portfolio Docente e Qualidade do Ensino (CD-rom).". Trabalho apresentado em 1º. Simposium Iberoamericano sobre Didáctica Universitária, Santiago de Compostela, 1999.
    Publicado
  39. Tavares, José. "Estrutura do sistema educativo e formação de professores em Portuga". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesa, 1998.
    Publicado
  40. Tavares, José. "Níveis de sucesso dos alunos do 1º ano comum dos cursos de Ciências e Engenharias da Universidade de Aveiro". Trabalho apresentado em III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, 1997.
    Publicado
  41. Tavares, José. "Investigação e ação nos processos de formação de professores e educadores". Trabalho apresentado em Ciências da Educação: Investigação e ação, Braga - Universidade do Minho, 1995.
    Publicado
  42. Tavares, José. "Investigação e acção nos processos de formação de professores e educadores". Trabalho apresentado em II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Braga, 1995.
    Publicado
  43. Tavares, José. "Levels of success of First Year Students in First Degree Courses on Science and Engineering at the University of Aveiro". Trabalho apresentado em Seventh international conference on assessing quality in higher education., Indianopolis, 1995.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Tavares, José. "Resiliência e formação", Dossier RUMUS, 1998
  2. Tavares, José. "À procura da identidade (Self).", Dossier RUMUS, 1998
  3. Tavares, José. "Encontros e desencontros da inovação e mudança em educação", Dossier RUMUS (17), 1997
  4. Tavares, José. "Trabalho, ócio e partilha na sociedade emergente", Dossier RUMUS (19), 1997
Artigo em revista
  1. Mealha, Óscar; Alarcão, Isabel; de Almeida, Carla Azevedo; Oliveira, José Bessa; Tavares, José; Neri de Souza, Dayse. "Training, innovation and research markers to perspective the university on a 20 years horizon: the relevance of opinion to design a prospective model". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4909.
    10.34624/id.v11i3.4909
  2. José Tavares; José Bessa Oliveira; Isabel Alarcão; Óscar Mealha; Carla Azevedo de Almeida; Francislê Neri de Souza; Dayse Neri de Souza; Anabela Pereira Sousa. "Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo". Revista Transmutare (2018): https://doi.org/10.3895/rtr.v3n2.9637.
    10.3895/rtr.v3n2.9637
  3. Alarcão, Isabel; Tavares, José; Mealha, Óscar; Souza, Dayse Neri de. "Pensar a Universidade dos próximos 20 anos através de uma metodologia de cenários". (2018): http://hdl.handle.net/10773/27304.
    10.21814/rpe.12622
  4. Tavares, José Pereira Costa; Oliveira, José Bessa; Alarcão, Isabel. "Marcadores de formação para a Universidade de hoje e do próximo decénio: primeiros passos de um projeto de pesquisa". Revista Transmutare 1 2 (2016): http://dx.doi.org/10.3895/rtr.v1n2.4982.
    10.3895/rtr.v1n2.4982
  5. Tavares, José. "Reliability and validity of the Composite Scale on Morningness: European Portuguese version, in adolescents and young adults [O160].". (2016): https://www.researchgate.net/publication/308779429_Reliability_and_validity_of_the_Composite_Scale_ on_Morningness_European_Portuguese_version_in_adolescents_and_young_adults_O160.
  6. Tavares, José. "Basic Scale on Insomnia complaints and Quality of Sleep (BaSIQS): Reliability, initial validity and normative scores in higher education students". Chronobiology International 32 3 (2015): 428-440.
    Publicado
  7. Tavares, José. "Resiliência e equilíbrio emocional". Conhecimento e Diversidade (2014): 65-78. http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade.
    Publicado
  8. Gomes, A.; Marques, D.; Tavares, J.; Azevedo, M.. "Brief Insomnia and Quality of Sleep Scale (BIQSS): Reliability and validity in higher education students". Sleep Medicine 14 (2013): e139-e140. http://dx.doi.org/10.1016/j.sleep.2013.11.315.
    10.1016/j.sleep.2013.11.315
  9. Monteiro, Sara; Tavares, José; Pereira, Anabela. "PORTUGUESE ADAPTATION OF THE PSYCHOLOGICAL WELL-BEING MANIFESTATION MEASURE SCALE WITH A SAMPLE OF COLLEGE STUDENTS – EMMBEP". Psicologia, Saúde & Doenças 13 1 (2012): http://dx.doi.org/10.15309/12psd130105.
    10.15309/12psd130105
  10. Tavares, José; Monteiro, S.; Pereira, A. S.. "Adaptação portuguesa da escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico com estudantes universitários". EMMBEP (2012):
    Publicado
  11. Gomes, Ana Allen; Tavares, José; de Azevedo, Maria Helena P.; Ana Allen Gomes; José Tavares; Helena Maria Azevedo. "Sleep and Academic Performance in Undergraduates: A Multi-measure, Multi-predictor Approach". Chronobiology International 28 9 (2011): 786-801. http://dx.doi.org/10.3109/07420528.2011.606518.
    10.3109/07420528.2011.606518
  12. Beatriz de Oliveira; Carolina Monteiro; Laura Alho; José Tavares; António Dinis. "Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Estudos de Validade com Estudantes da Universidade de Aveiro". Revista Portuguesa de Psicologia (2010): 103-115.
  13. Costa, Nilza; Jenkins, Alan; Huet, Isabel; Tavares, José; Ribeiro, Claudia; Baptista, Ana Vitória; Tavares, José. "Strategies to Promote Effective Learning and Teaching in Higher Education". The International Journal of Learning: Annual Review 15 10 (2008): 157-164. http://dx.doi.org/10.18848/1447-9494/cgp/v15i10/45959.
    Publicado • 10.18848/1447-9494/cgp/v15i10/45959
  14. Tavares, José. "Estratégias de promoção do sucesso académico: uma intervenção em contexto académico.". Análise Psicológica XXiV 1 (2006): 61-72.
    Publicado
  15. Tavares, José. "Daytime correlates of poor sleep in undergraduates during final exams". Journal of Sleep Research, 13 (Suppl. 1), E273 (2004): http://www.blackwell-synergy.com/links/.
  16. Queirós, M. M.; Tavares, J.. "Inteligência emocional e sociocultural". Psicologia, Educação, Cultura 1 (2004): 211-233.
    Publicado
  17. Tavares, José. "Docência e aprendizagem no ensino superior". Investigar em Educação 3 (2004): 15-56. http://www.dce.ua.pt/leies/daes/daes_artigos.htm.
    Publicado
  18. Tavares, José; Cabral, A. P.; Tavares, J.. "Practising college reading strategies: first-year students’ choices". Reading Matrix: an International Online Journal 2 3 (2002):
    Publicado
  19. Tavares, José. "II Jornadas sobre "Pedagogia universitária e Sucesso Académico (notas).". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado 40 (2001): 215-217.
    Publicado
  20. Tavares, José. "Formação do Professor Universitário". Revista Interuniversitaria de Formación de Profesorado 34 (2000): 209-218.
    Publicado
  21. Tavares, José. "Abordagens e estratégias de regulação do estudo em alunos do 1º ano das licenciaturas de ciências e Engenharias da Universidade de Aveiro". Psicologia XIV 2 (2000): 173-187.
    Publicado
  22. Tavares, José. "Estereótipos moçambicanos face à aprendizagem". Psicologia da Educação 4 (1998): 115-145.
    Publicado
  23. Tavares, José. "Escola e família colaboram na capacitação para a aprendizagem: estudo de um caso. Inovação". Inovação 11 (1998): 95-106.
    Publicado
  24. Tavares, José. "Teacher Education Dev elopment in the 90s in Portugal". European Journal of Teacher Education 15 3 (1992): 191-196.
    Publicado
  25. Tavares, José. "Formação contínua dos professores e investigação". Revista Portuguesa de Educação (1990):
    Publicado
  26. Tavares, José. "Formação inicial e contínua dos professores: realidades e perspectivas". Revista Portuguesa de Educação 1 3 (1989): 109-124.
    Publicado
  27. Tavares, José. "A leitura como um processo de desenvolvimento e aprendizagem à luz das estruturas de “schème” e de “skill". Revista Educação da PUC-RGS 10 (1986): 335-354.
    Publicado
  28. Tavares, José. "A caminho da 4a vaga (reflexões)". Revista da Universidade de Aveiro - Série Ciências da Educação (número especial em homenagem ao Prof. Doutor João Evangelista Loureiro) (1986):
    Publicado
  29. Tavares, José. "A estrutura e o funcionamento da personalidade em L. Szondi e J. Schotte e a sua influência no processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem". Revista da Universidade de Aveiro - Série Ciências da Educação 1 e 2 (1986): 89-108.
    Publicado
  30. Tavares, José. "O encorajamento dos professores como factor de desenvolvimento e de aprendizagem: notas sobre um projecto de investigação". Jornal de Psicologia 3 1 (1984): 9-10.
    Publicado
  31. Tavares, José. "Como integrar num currículo de formação três níveis de competência: científico, psico-pedagógico e técnico-didáctico". Tellus (número especial sobre o IV Encontro de Formação de Professores) (1982): 17-20.
    Publicado
  32. Tavares, José. "As imagens intersubjectivas da relação educativa e sua influência não apenas no ensino e na aprendizagem mas também na reciprocidade do desenvolvimento global do educador e do educando". Tellus (número especial dedicado ao IV Encontro de Formação de Professores) (1982): 100-111.
    Publicado
  33. Tavares, José. "Diagnóstico experimental das pulsões do Doutor Szondi e a sua aplicação à pedagogia". Revista da Universidade de Aveiro, Série: Ciências da Educação 2 (1980): 5-27.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Tavares, José. "Mobilização dos mecanismos conscientes e inconscientes na construção do conhecimento e na invenção científica e tecnológica e na criação artística. Um exemplo: J. Lacan", Cardernos CIDInE (5), 1992
Capítulo de livro
  1. Tavares, J.. "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO". In Livro de Atas do Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro, editado por Sousa Pereira, Anabela; Gomes, Rosa, 3-14. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2021.
    Publicado
  2. Tavares, José; Almeida, C. A.. "A interdisciplinaridade na universidade do futuro, à conversa com Paulo Jorge Ferreira, reitor eleito da Universidade de Aveiro". In Docência no ensino superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha, editado por Tavares, J.; Shigunov Neto, A.; Cunha, Isabel; Fortunato, Ivan. São Paulo, Brasil: Nutecca Hipótese, 2019.
  3. Tavares, José; Isabel Alarcão. "Olhares dos professores universitários sobre os contextos de formação: implicações para a formação docente". In Formação docente: tendências, saberes e práticas, editado por Junges, Kelen dos Santos; Silva, Eliane Pegamini; Schena Valéria Aparecida, 151-167. Curitiba, Brasil, 2017.
    Publicado
  4. Tavares, José. "Cenários para a Universidade dos próximos 20 anos e suas implicações na formação, inovação e pesquisa". In Educação Superior e Formação de Professores: questões atuais, editado por Shigunov Neto, A.; Fortonato, Ivan, 15-28. São Paulo: Edições hipótese, 2017.
    Publicado
  5. Tavares, José; Bessa, J; Almeida, L. S.; Medeiros, T.; Peixoto, E.; Ferreira, J. A.; Viveiros, H.; Morais, F.. "Abordagens e estratégias de estudo em alunos da Universidade dos Açores". In Desenvolvimento e Aprendizagem: do Secundário ao Ensino Superior, 171-181. Universidade dos Açores, 2005.
    Publicado
  6. Bessa, J.; Tavares, J.. "Descontinuidades nas abordagens e métodos de estudo: efeitos das experiências (pessoais e contextuais) do “caloiro” universitário na auto-regulação e sucesso académico". In Desenvolvimento e Aprendizagem: do Secundário a o Ensino Superior, 183-186. Ponta Delgada, Portugal: Universidade dos Açores, 2005.
    Publicado
  7. Huet, I.; Tavares, J.. "O envolvimento do Professor Universitário no processo de ensino-aprendizagem. Estudo de caso". In Desenvolvimento e Aprendizagem: do Secundário a o Ensino Superior, 217-225. Ponta Delgada, Portugal: Universidade dos Açores, 2005.
    Publicado
  8. Cabral, A. P.; Tavares, J.. "Competências de aprendizagem na transição para o ensino superior: leitura compreensão e escrita". In Desenvolvimento e Aprendizagem: do Secundário a o Ensino Superior. Ponta Delgada, 65-73. Ponta Delgada, Portugal: Universidade dos Açores, 2005.
    Publicado
  9. Gomes, A.; Tavares, José; Azevedo, M. H.. "A Qualidade do sono e funcionamento diurno/académico no 1º ano da universidade". In Desenvolvimento e Aprendizagem: do Secundário a o Ensino Superior, 261-265. Ponta Delgada, Portugal, 2005.
  10. Cabral, A.. P.; Tavares, J.. "Higher Education Pedagogy and Academic Success. Case-Study: The Teaching of Computers’ Programming at the University of Aveiro". In 10th Biennial Conference 21st to 25th September, 459-464. Full texts (CD), 2002.
    Publicado
  11. Tavares, José. "Relações interpessoais em uma escola reflexiva". In Escola Reflexiva e Nova Racionalidade, 31-64. Porto Alegre, Brasil: ARTMED, 2001.
    Publicado
  12. Tavares, José; Alarcão, I.. "Paradigmas de formação e investigação no ensino superior para o terceiro milénio". In Escola Reflexiva e Nova Realidade, 97-114. Porto Alegre, Brasil: ARTMED, 2001.
    Publicado
  13. Tavares, José. "Contributos psicológicos e sociológicos para uma escola reflexiva". In Escola Reflexiva e Supervisão. Um Escola em Desenvolvimento e Aprendizagem, 55-66. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.
    Publicado
  14. Tavares, José. "Conhecimento científico e gestão curricular: pressupostos para uma verdadeira ciência educacional". In Reorganização e Gestão Curricular no Ensino Básico: Reflexão Participada, 83-97. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
    Publicado
  15. Tavares, José. "As sociedades digitais são também sociedades analógicas". In O novo Paradigma, 59-65. Campo Grande, Brasil: UFMS, 1999.
    Publicado
  16. Tavares, José. "Construção do conhecimento e aprendizagem". In Conhecer, Aprender, Avaliar, 11-30. Porto: Porto Editora, 1998.
    Publicado
  17. Tavares, José. "A formação como construção do conhecimento científico e pedagógico.". In Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional, editado por I. Sá-Chaves (Org.), 59-73. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.
    Publicado
  18. Tavares, José. "A cultura da qualidade na escola e os modos de pensar e aprender estratégicos numa perspectiva de activação do desenvolvimento psicológico". In Percursos de Aprendizagem e Práticas Educativas, editado por Luis Barbeiro; Ricardo Vieira (Org.), 192-203. Leiria, Portugal: ESEL, 1996.
    Publicado
  19. Tavares, José. "Dimensão pessoal e interpessoal na narrativa lacaniana". In Para intervir em educação. Contributos dos colóquios CIDInE, 297-312. Aveiro, Portugal: Edições CIDInE, 1994.
    Publicado
  20. Tavares, José. "Mobilização dos mecanismos conscientes e inconscientes na invenção científica e tecnológica e na criação artística. Um exemplo: Salvador Dalí". In Para intervir em educação. Contributos dos colóquios CIDInE., 95-106. Aveiro, Portugal: Edições CIDInE, 1994.
    Publicado
  21. Tavares, José. "Reflexões sobre a construção do conhecimento e da pessoalidade em formação de professores". In Linhas de Rumo em Formação de Professores, 87-96. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 1993.
  22. Tavares, José. "Activação do desenvolvimento cognitivo e a dimensão multi e transcultural". In Formar Professores para a Escola Cultural no Horizonte do Ano 2000,, editado por M. F. Patrício (Org.), 203-211. Porto, Portugal: Porto Editora, 1991.
    Publicado
  23. Tavares, José. "Dimensão pessoal e interpessoal na formação contínua de professores". In Formação contínua de professores: realidade s e perspectivas. Aveiro, Portugal, 1991.
    Publicado
  24. Tavares, José. "DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, SUPERVISÃO. O encorajamento do professor como um factor de desenvolvimento e aprendizagem". In intervenção Psicológica na Educação, 219-226. Braga, Portugal, 1985.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Tavares, J.. 2023. "Curso de Psicologia na Universidade de Aveiro". https://www.jpctavares.com.
Livro
  1. Projeto de livro. Atenas e Jerusalém. Coimbra, Portugal. 2023.
  2. Tavares, J.. Dicas sobre a Psicologia de Ontem, de Hoje e de Amanhã. Coimbra, Portugal: Online. 2022.
  3. Tavares, J.. A Universidade de Sempre. Marcadores de Formação, Investigação e Intervenção. Coimbra, Portugal. 2021.
    Publicado
  4. Tavares, J.. Analogia, Vertigem e Atração da Exterioridade. Coimbra, Portugal. 2021.
    Publicado
  5. Tavares, José; Brzezinki, Iria; Demo, Pedro. Ontem e amanhã na Universidade em Discurso Direto. Goiânia, Brasil: UFG. 2017.
    Publicado
  6. Tavares, José. O Poder Mágico de Conhecer e Aprender. Brasília, Brasil: Liber Livro. 2011.
    Publicado
  7. Tavares, José. Docência no Ensino Superior. Partilha de Boas Práticas.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2010.
    Publicado
  8. Tavares, José; Anabela Sousa Pereira; Ana Allen Gomes; Sara Monteiro. Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Publicado
  9. Huet, Isabel; Tavares, José; Weir, George. A staff development program for promoting change in higher education teaching and learning practices. IFIP International Federation for Information Processing. 2006.
    Publicado
  10. Tavares, José. Activação do Desenvolvimento Psicológico. Actas do Simpósio Internacional.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2006.
  11. Tavares, José. Formação e Inovação no Ensino Superior. Porto Editora. 2003.
  12. Isabel Alarcão; José Tavares. Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra, Portugal: Almedina. 2003.
    Publicado
  13. Tavares, José. Pedagogia Universitária e Sucesso Académico.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2002.
    Publicado • Editor
  14. Tavares, José; Iria Brzezinski; Luis Pardal; Neto-Mendes, António; Gabriela Portugal. Conhecimento Profissional de Professores. A práxis Educacional como paradigma de Construção. Brasília, Brasil: Edições Demócrito Rocha. 2001.
    Publicado
  15. Tavares, José. Ensino Superior. (In)sucesso Académico. Porto, Portugal: Porto Editora. 2000.
    Publicado
  16. Tavares, José; Iria Brzezinski. Construção do Conhecimento Profissional. Um novo paradigma científico e de formação. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 1999.
    Publicado
  17. Tavares, José; Maria Ângela Mattar Yunes; Heloisa Szymanski; Ângela M. S. Pereira; Helena Ralha Simões; Maria Aparecida Campos Diniz de Castro. Investigar e Formar em Educação. Aveiro, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 1999.
    Publicado • Editor
  18. Tavares, José; Rui A. Santiago; Leonor Lencastre. Insucesso no 1º Ano do Ensino Superior. Um estudo no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Ciências e Engenharia da Universidade de Aveiro. Universidade de Aveiro. 1998.
    Publicado
  19. Tavares, José. Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
    Publicado • Editor
  20. Tavares, José. Uma Sociedade que Aprende e se Desenvolve. Relações Interpessoais. Porto, Portugal. 1996.
    Publicado
  21. Tavares, José; A. Bonboir; Luis Ventura de Pinho; Maria de Lurdes Cró; Carolina Sousa. Ativação do Desenvolvimento Psicológico nos Sistemas de Formação. Portugal: Edições CIDInE. 1995.
    Publicado
  22. Tavares, José. Para Intervir em Educação. Contributos dos Colóquios CIDInE. Aveiro, Portugal: Edições CIDInE. 1994.
    Publicado • Editor
  23. Tavares, José. Dimensão Pessoal e Interpessoal na Formação. Aveiro, Portugal: Edições CIDInE. 1993.
    Publicado
  24. Tavares, José. Linhas de Rumo em Formação de Professores. Aveiro, Portugal: Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Aveiro. 1993.
    Publicado • Editor
  25. Tavares, José. A Aprendizagem como Construção do Conhecimento pela Via da Resolução de Problemas e da Reflexão. Aveiro, Portugal: Edições CIDInE. 1992.
    Publicado
  26. Tavares, José. Formação contínua de professores: realidade s e perspectivas. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 1991.
    Publicado • Editor
  27. Tavares, José. Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 1990.
    Publicado • Editor
  28. Tavares, José. Psicologia do Desenvolvimento e da aprendizagem. Livraria Almedina. 1985.
Recurso online
  1. Tavares, José. O meu universo como "chão" de ser e de porvir. 2023. https://www.jpctavares.com.

Outros

Outra produção
  1. As minhas memórias da Universidade de Aveiro. Breves memórias académicas na Universidade de Aveiro entre 1979 e 2009.. 2022. https://www.jpctavares.com/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09 Psicologia da Educação: passado, presente e futuro Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 Formação inicial e contínua dos professores: realidades e perspectivas para a função de coordenação. (Encontro Internacional de Educação, Educativa Conexa Eventos
(Belo Horizonte)
2015 Marcadores de formação, pesquisa e inovação para a Universidade do próximo decênio IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"
(Aracaju, Brasil)
2013 Desenvolvimento Profissional Docente em contexto I Simpósio Internacional Docente
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR( (Curitiba, Brasil)
2013 O Professor Intelectual Sessão de Abertura do 2º Semestre dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação, PUCG
PUCG (Goânia, Brasil)
2013 "Aprendizagem docente em foco", Simpósio Internacional Desenvolvimento Profissional Docente
(Curitiba, Brasil)
2012 Ciências Tangíveis e intangíveis e novas abordagens metodológicas Seminário de Pesquisa do MIELT – 20012 e IX Simpósio de Educação, Modernidade e Cidadania
(Anápolis, Brasil)
2012 O Professor intelectual: formação, identidade e papel profissional na educação contemporânea
(Anápolis, Brasil)
2010 "The journey of non-traditional adult students at the University of Aveiro" "The journey of non-traditional adult students at the University of Aveiro",
(Sevilha, Espanha)
2010 Avaliação da qualidade da supervisão de investigação pós-graduada: Desafios e propostas de intervenção em Congresso Ibérico “Ensino Superior em Mudança: Tensões e possibilidades”
(Braga, Portugal)
2010 A escala de integração social no ensino superior (EISES). Estudo com estudantes da Universidade de Aveiro VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2009 Motivação para o ingresso e aprendizagem no Ensino Superior: O caso dos estudantes Maiores de 23 da Universidade de Aveiro X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências
(Braga, Portugal)
2009 A dinâmica do processo de ensino e aprendizagem: O caso do estudante adulto não-tradicional da Universidade de Aveiro II Congresso Internacional CIDInE
2008/05 Improving Student’s Skills in Higher Education Congresso Internacional Teaching and Learning
(Aveiro, Portugal)
2008 Relação entre suporte social, sintomatologia psicopatológica e bem-estar em estudantes do 1.º ano do ensino superior VI Congreso Internacional de Educación Superior, Transição para o ensino superior: Oportunidade ou contrariedade?
(Habana, Cuba)
2008 The journey of non-traditional adult students at the University of Aveiro ESREA Access, L'educational Journeys and Changing Lives earning Careers and Identities Network
(Sevilha, Espanha)
2008 A Portuguese perspective of the Bologna Process: Dialoguing past, present and future ICERI 2008 – International Conference of Education, Research and Innovation
(Madrid)
2008 Studying Non-Traditional Adult Students’ Motivation: A Research at the University of Aveiro IASK International Conference (IASK – International Association for the Scientific Knowledge
(Aveiro, Portugal)
2008 Os objectivos e a reforma de Bolonha: A tutoria enquanto estratégia para o Ensino Superior XVI Congresso da AFIRSE , In Tutoria e mediação: Novos desafios em investigação educacional
(Lisboa, Portugal)
2008 A review about Bologna goals and lifelong learning policies: A Portuguese perspective: The case of non-traditional adult students at the University of Aveiro Congresso Internacional «World Universities Forum"
(Davos)
2008 Contribuição para a análise psicométrica e estrutural do Life Orientation Test - Revised numa amostra de estudantes universitários XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: formas e contextos
(Braga, Portugal)
2008 Enhance Teaching and learning in first-year science and engineering courses: an on-going project at the University of Aveiro Congresso Internacional Teaching and Learning
(Aveiro, Portugal)
2008 Relação entre suporte social, sintomatologia psicopatológica e bem-estar em estudantes do 1.º ano do ensino superior 7.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
(Porto, Portugal)
2008 Dispositional optimism, psychological well-being and psychopathological symptomatology: The mediating role of social support 29th International Conference of the Stress and Anxiety Research Society
(Londres, Reino Unido)
2008 Relações de vinculação com as figuras parentais na transição para o ensino superior XV Congresso Internacional INFAD Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
(Évora)
2008 Promoção do sucesso académico no ensino superior: Diagnóstico e intervenção VI Congreso Internacional de Educación Superior
(Habana, Cuba)
2008 Transição para o ensino superior: Oportunidade ou contrariedade? VI Congreso Internacional de Educación Superior
(Habana, Cuba)
2008 Saúde mental do estudante do 1.º ano do ensino superior: Questão pertinente? V Congreso Internacional de Psicologia y Educación
(Oviedo, Espanha)
2007/04/21 Encorajamento e resiliência na formação de professores e educadores International Conference of Education
Conexa Eventos (São Paulo, Brasil)
2007/04/16 Aprender e ensinar como construção pessoal e social de conhecimento International Conference of Education
Conexa Eventos (São Paulo, Brasil)
2006/10/10 Aprendizagem e Competências: Impactos na Sociedade IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA sobre APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR:DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS
PUCRGS (Porto Alegre, Brasil)
2006 Coordinator and teacher of a module on the “Docência e aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior (DACES), 50 presential and online hours for the accademc staff in the program FADES (Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior) of UNAVE responsability FADES (Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior) of UNAVE
UNAVE (Aveiro, Portugal)
2005/11/29 Hábitos de sono-vigília National Conference of Psiquiatria e Saúde Mental: “Novos Tempos, Novas Esperanças”
HUC (Coimbra, Portugal)
2005/10/28 Modalidades emergentes de formação e sucesso escolar e profissional International Conference of Curriculum
UFMA (São Luis do Maranhão, Brasil)
2005/09/15 A expressividade do corpo na docência e suas implicações na formação de professores VIII Conference Galaico-português PsicoPedagogia
UM (Braga, Portugal)
2005/07/07 Promotion of Health and Well Being in Higher Education The 9th European Congress of Psychology
(Granada, Espanha)
2005/07/06 First Year Students’ Adjustment to University Life and Academic Success as Functions of Close Relationships The 9th European Congress of Psychology
(Granada, Espanha)
2005/07/04 Development, Learning and Intervention in Higher Education (D.A.I.E.S.) 9th European Conference of Psychology
(Granada)
2005/06/08 Promoção da saúde e bem-estar no Ensino Superior: Avaliar para intervir XVIII International Seminar “Participação, Saúde e Solidariedade: Riscos e Desafios, da Associação Ibero-Americana de Sociologia das Organizações (AISO)
UM (Braga, Portugal)
2005/06/04 “(Des) Motivação para a docência e aprendizagem no Ensino Superior Laboratório de estudo e intervenção no ensino superior: contributos do projecto
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2005/06 Promoção da Saúde e Bem-Estar no Ensino Superior: Avaliar para Intervir XVIII Seminário Internacional da Associação Ibero-Americana de Sociologia das Organizações (AISO) Mestrado em Sociologia da Saúde (MSS) “Participação, Saúde e Solidariedade: Riscos e Desafios”
UM (Braga, Portugal)
2005/05/18 Docência, aprendizagem e sucesso académico The Seminar on the “Formação do Futuro Engenheiro” held at High Agricultural School of Ponte do Lima (Portugal)
Escola superior de Agricultura (Ponte do Lima, Portugal)
2005/05/13 Promoção da saúde e bem-estar no ensino superior (P.S.B.E.E.S.) National Conference of Acção Social e Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior: Investigação e Intervenção
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2005/04/17 O Educador reflexivo e o saber no século XXI I International Conference: ES
Conexa Eventos (Voitória, Brasil)
2005/04/08 Envolvimento e Valorização académica em estudantes do ensino superior VII Conference – SPCE
ISP Castelo Branco (Castelo Branco)
2005/03/09 Aprender e ensinar como construção pessoal e social de conhecimento II International Conference: MG
Conexa Eventos (Belo Horizonte, Brasil)
2005 Investigar e Intervir Rumo ao Bem-Estar no Ensino Superior VIII Conference da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da Educação/Formação: Novos Espaços, culturas e saberes”
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2005 Desenvolvimento, Aprendizagem e Intervenção no Ensino Superior (D.A.I.E.S.) VIII Conference of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da Educação/Formação: Novos Espaços, culturas e saberes
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2005 Modeling students’ academic experiences on higher education The eighteen International Conference on the First-Year Experience
(Southampton, Reino Unido)
2004/09/24 Students academic experience on higher education: scale development and validation European Conference on Educational Research
Universidade de Creta (Grécia)
2004/09/24 Methods for improving teaching quality in higher education: the views of engineering staff members at the University of Aveiro European Conference on Educational Research
Universidade de Creta (Grécia)
2004 Sono no ensino superior: diagnóstico» e intervenção 7º Congresso da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
(Lisboa)
2003/09/12 Contributos da Investigação para um Maior Sucesso Académico no Ensino Superior Worshop
ISCTE, Departament of Sciences and Technologies of Information (Lisboa, Portugal)
2003/04/14 Paper presentation on Higher Education Study and Intervention Lab (J. Tavares, A. Pereira, A. A. Gomes, A. P. Cabral, D. Neri, J. Bessa, I. H. Silva, M. C. C. Branco & M. L. G. Latino) and acted as chairman in the Symposium 2.1. “Teaching, learning and academic success in higher education” in the International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations The International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2003/04/04 Desenvolvimento e qualidade no ensino superior III Forum of Research and Intervention in Higher Education: Challenges, Projects and Issues
Instituto Politécnico (Beja, Portugal)
2003/04/04 Desafios, projectos e problemáticas no ensino superior” proferida no III Forum de Investigação e Intervenção Psico-Pedagógica no Ensino Superior
GAPP (Gabinete de Apoio psico-pedagógico do Instituto Politécnico de Beja) (Beja, Portugal)
2002/01/17 Factores de sucesso/insucesso Seminário “Sucesso e insucesso académico no ensino superior português
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
2001/10/10 Factores de sucesso/insucesso no 1º ano de ciências e engenharias no ensino superior Fórum da Física na Engenharia: Novos rumos, novas ideias
ISPP (Porto, Portugal)
1999/10/18 Participation in a Round Table on the “O papel da universidade na formação de professores”, held at the University of Algarve October 18, 1999 (in his 20th birthday) A round table on the “O papel da universidade na formação de professores”,
Universidade de Algarve
1997/12/28 Sentidos e implicações da resiliência na formação As segundas Jornadas Psico-pedagógicas
1997/06/16 Factores de sucesso/insucesso no 1º ano das Licenciaturas em Ciências e Engenharia da Universidade de Aveiro the 2th International Congress - Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesa
(Porto Alegre, Brasil)
1997/06/14 Estrutura dos sistema educativo e formação de professores em Portugal The 2th International Congress - Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesa
(Porto Alegre, Brasil)
1997/04/02 Paradigmas de formação e investigação no ensino superior para o terceiro milénio 8th Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa
(Rio de Janeiro, Brasil)
1996/09/26 Levels of success/failure among students in First Year Higher Education in the areas of Science and Engineering of University of Aveiro (Portugal ECER 96 (European Conference on Educational Research)
(Sevilha, Espanha)
1996/09/26 Personal development and research in higher education the ECER 96 (European Conference on Educational Research)
(Sevilha, Espanha)
1996/09/17 Auto-regulação e sucesso académico The 2th Congress of Education at Algarve “A reforma Educativa em debate”
Universidade de Algarve (Faro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2007 - Atual O Bem-estar dos alunos e dos professores e sucesso académico: as relações interpessoais
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2008 Optimismo e vinculação na transição para o ensino superior. Relação com sintomatologia psicopatológica, bem-estar e rendimento académico
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 - 2006 Sono, sucesso académico e bem-estar em estudantes universitários
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 - 2006 Corpo, auto-eficácia e capacidade laboral: na senda do bem-estar docente
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2001 - 2006 Procedências dos alunos e o sucesso académico: um estudo com alunos de Cálculo I e Elementos de Física da Universidade de Aveiro
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2005 Docência e sucesso académico no ensino superior. Estudo de caso: o ensino e aprendizagem da Programação do nas Universidade de Aveiro e Strathclyde
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
2001 - 2005 Aprendizagem auto-regulada, envolvimento e ganhos académicos em estudantes do ensino superior
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2001 - 2005 Resiliência: contributos para a sua conceptualização medida
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001 - 2004 Relacionamento Interpessoal na Formação dos Enfermeiros
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2000 - 2003 Leitura, a Compreensão e Escrita no Ensino Superior e Sucesso Académico
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999 - 2000 As inteligências e os projectos vocacionais dos jovens
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico
Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2000 Gestão pedagógica da heterogeneidade na sala de aula
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
1998 - 2000 Inteligência emocional e sócio-cultural à luz dos modelos de análise de R. Lira Miranda e Marcel Lesne
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2000 Níveis de ajustamento auto-regulação académica em estudantes universitários
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2000 Modelo de activação do desenvolvimento psicológico e suas implicações nos contextos de formação e implementação na educação pré-escolar. Estudo exploratório com alunos de licenciaturas em educação de infância
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1998 Activação dos processos cognitivos e metacognitivos. Análise em grupo do dilema de Heins
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1998 Activação do desenvolvimento psicológico de alunos do 3º ciclo do ensino básico com dificuldades cognitivas. Processos utilizados pelos professores na disciplina de Física e Química
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1998 Activação de desenvolvimento psicológico. A inclusão da criança deficiente auditiva ou surda no Jardim de Infância/Escola e a implementação de unidades de educação de apoio a crianças/jovens surdos
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - 1998 Comunicação e Ludicidade na Formação do Cidadão Pré-escolar
Orientador
Ciências e Tecnologia da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - 1997 Helping students cope: Peer Counseling in Higher Education
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1993 - 1997 Educação para os Valores. O Caso Português numa Perspectiva Comparada (Canadá Bélgica).
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1993 - 1997 Alunos com Necessidades Educativas Especiais (Con)fundidos entre Escola e Família. Problemas de Colaboração e Intervenção nesse Sistema Comunicacional no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
1994 - 1996 Estereótipos de adultos moçambicanos face à sua própria aprendizagem
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1993 - 1995 Espaço, orientação e representação. Activação do desenvolvimento espacial da criança em idade pré-escolar
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1993 - 1995 A expressão infantil pela linguagem plástica. Contributo para o estudo do problema visto através das opiniões dos educadores de infância
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1991 - 1995 Crianças, Famílias e Creches. Uma Abordagem Ecológica da Adaptação do Bebé à Creche
Orientador
Ciências da Educação, área de Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
1992 - 1994 A aprendizagem por vias problematizantes como meio de activação do desenvolvimento cognitivo do aluno
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
1992 - 1994 Os livros infantis e a transmissão de valores às crianças em idade pré-escolar
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1994 O desenvolvimento do professor e a construção do conhecimento pedagógico
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
1991 - 1993 O desenvolvimento sócio-moral dos alunos do 7º ano de escolaridade, no contexto da Reforma do Sistema Educativo
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1993 Estádios do Ego e Competência Educativa como vectores do desenvolvimento do professor. Uma experiência no contexto da formação inicial de educadores de infância
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1993 Da formação e do Formar-se: a actividade de aprendizagem docente em uma escola pública
Coorientador
Educação Infantil (Doutoramento)
1989 - 1992 Representações sociais da escola nos alunos, pais e professores no espaço rural
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1989 - 1991 A educação para os valores morais no Ensino Básico. O currículo implícito e explícito
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
1988 - 1991 Actividades na educação pré-escolar e activação do desenvolvimento psicológico. Contributos para a formação inicial e contínua dos educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1988 O problema da identificação em crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura. Estudo de Casos
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 1987 O desenvolvimento humano na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner
Orientador
Psicologia da Educação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1987 A personalidade da criança de 9-12 anos segundo SZONDI e sua influência no processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem
Orientador
Activação do Desenvolvimento Psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1987 A noção de proporção em crianças de 6-12 anos segundo G. NOELTING. A sua influência no processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem
Orientador
Ativação do desenvolvimento Psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1987 A noção de relação em crianças de 2-5 anos segundo G. NOELTING. A sua influência no processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1987 A intervenção da Educação Pré-Escolar no desenvolvimento das estruturas cognitivas
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
1985 - 1987 Representações da escola em alunos na situação de insucesso escolar
Orientador
Ativação do desenvolvimento psicológico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2007/03/02 - 2007/03/03 Colloquium CIDInE held in Higher School of Education of Coimbra (2007/03/02 - 2007/03/03)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
CIDInE, Portugal
2006/06/12 - 2006/06/13 President of the Coordinator and Scientific Committees of the International Symposium “Activação do Desenvolvimento Psicológico” and keynote speech, a paper presentation in collaboration with Anabela Pereira and acting as chairman session, held at the University of Aveiro (2006/06 - 2006/06/13)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005/10/07 - 2005/10/08 Organizor and Coordinator of II Seminar of the net DADAES (Docência, Aprendizagem, Desenvolvimento e Avaliação no Ensino Superior) held at the University of Évora (2005/10/07 - 2005/10/08)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2004/06/27 - 2004/06/27 Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior: Contributos do projecto (2004/06/27 - 2004/06/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003/10/24 - 2003/10/25 Transversalidade em Educação e Outras Formações (2003/10/24 - 2003/10/25)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
CIDInE, Portugal
1998/02/18 - 1998/02/21 . President of Organizer Committee of the 4th Conference of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação and paper presentation on the “Factores de sucesso/insucesso académico nos cursos de licenciatura de ciências e Engenharia da Universidade de Aveiro” , held at th eUniversity of Aveiro, February 18-21, 1998 (1998/02/18 - 1998/02/21)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
1997/06/14 - 1997/06/19 Participation in the organisation of the 2th International Congress - Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesas, held in Porto Alegre (Brasil) at the Pontifice Catholic University RGS , June 14-17, 199 (1997/06/14 - 1997/06/17)
Congresso (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
1994/06/30 - Atual Concurso para o provimento de 1 lugar de Professor Associado do Grupo/Subgrupo Educação especialidade de Didática das Ciências na disciplina de Didática da Física
Concurso
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/01/27 - Atual Provas de mestrado António Manuel Godinho da Fonseca
2004/06/28 - 2004/06/29 Novas Formas de Ensinar e Aprender no Ensino Superior: envolvimento dos actores e organização dos processos, conteúdos, tempos, espaços e respectiva avaliação
Encontro
Para transformar a pedagogia na universidade. Ensino e aprendizagem, formação e investigação”, “Novas Formas de Ensinar e Aprender no Ensino Superior: envolvimento dos actores e organização dos processos, conteúdos, tempos, espaços e respectiva avaliação
2004/04/05 - 2004/04/07 The Ist Conference Luso-Brasileira e II Conference Cidine: “Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas educativos português e brasileiro: dinâmicas e tendências”
Congresso
The Ist Conference Luso-Brasileira e II Conference Cidine
2004/03/26 - 2004/04/05 Study visit at the Universities of USP (Riberão Preto),Federal de Rio Grande do Sul (Porto Alegre) and Unisinos (Vale dos Sinos), on the context of the project “Strategies Promoting Academic Success in Higher Education (SPASHE) Visita de Estudo
USP, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2004/01/29 - 2004/01/29 Investigação nacional sobre transição, adaptação e rendimento académico no ensino superior
Encontro
Investigação nacional sobre transição, adaptação e rendimento académico no ensino superior
2003/09/17 - 2003/09/20 Intervention Programs in Higher Education: innovative approaches and strategies
Congresso
European Conference of Educational Research (ECER)
2003/07/31 - 2003/08/02 Technologies and Applications: ´´Internet-Based Learning Tools: Development and Learning Psychology (DLP) Experience (recognised by the organization of the conference as “the best paper presented in the session: Teaching and Learning 2.”)
Congresso
International Conference on Education and Information Systems
EISTA, Estados Unidos
2003/06/23 - 2003/06/24 Factores de sucesso académico no ensino superior. Uma experiência pedagógica no âmbito da docência da disciplina de PDA na UA
Exposição
“Reunião Magna” of the Higher School of Technology of Polytechnic Institute of Setubal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/10/12 - 2003/06/17 Participation in several seminars on “Os Desafios do Ensino Superior em Portugal”, Held at Ilídio de Pinho Foundation (Porto) October 21, December 11, 2002 and February 12, April 7, June 17, 203.
Encontro
Os Desafios do Ensino Superior em Portugal
2003/06/08 - 2003/06/08 Participation and coordination of a seminar on the “Sucesso Académico no Ensino Superior: Contributos da Investigação”
Encontro
Sucesso Académico no Ensino Superior: Contributos da Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal
2003/05/30 - 2003/06/04 Study visit to the University of Strathclye (Glasgow – Scotland) on a PhD project in a joint supervision of the University of Strathclyde and the University of Aveiro
Encontro
Study visit
University of Strathclyde, Reino Unido
2003/05/28 - 2003/05/28 Uma experiência pedagógica realizada na Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Exposição
Uma experiência pedagógica realizada na Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Universidade do Minho, Portugal
2002/05/09 - 2002/05/12 Study visit and keynote speech on Higher Education at the University of Mato Grosso (Brasil) in collaboration with Isabel Alarcão
Conferência
Pedagogia no ensino Superior
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
2001/10/15 - 2001/10/19 Escola reflexiva, resiliência e conhecimento de si
Congresso
National Conference “Qualidade na Educação e Formação de Professores”
2001/07/07 - 2001/07/15 Participation in the 14th International First-Year Experience Conference and poster presentation on “Higher education pedagogy and academic success. Strategies for a more dynamic intervention of the faculty members, held in Honolulu (Hawai) July 7-15, 2001.
Congresso
The 14th International First-Year Experience Conference
2001/06/26 - 2001/07/01 Participation in the JET Colloquium (Journal of Education for Teaching) and study visit to the Oxford University for the contacts with institutional partners and researchers on “pedagogia universitária e sucesso académico: estudo de casos” in the context of a PhD supervision. June 26 to July 1, 2001.
Encontro
JET Colloquium
2001/05/25 - 2001/05/25 Um novo olhar sobre a docência universitária
Encontro
1º Encontro sobre o Ensino da Economia
Universidade de Évora, Portugal
2000/09/20 - 2000/09/23 Participation in the International Conference “Um olhar sobre Paulo Freire” and paper presentation on “Epistemologia emocional em Paulo freire” , held at University of Évora, Setember 20-23, 2000.
Encontro
Participation in the International Conference “Um olhar sobre Paulo Freire” and paper presentation on “Epistemologia emocional em Paulo freire” , held at University of Évora, Setember 20-23, 2000
2000/08/29 - 2000/09/02 Participation in the Conferece Innovations in Higher Education and a poster presentation with Isabel Alarcão on “Teacher’s portfolio. A tool for Professional development and evaluation” held in the University of Helsínky, August 29 to September 2, 2000
Congresso
Innovations in Higher Education
2000/07/22 - 2000/08/07 Study visit at Engineering Institut of Mauá, in São Caetano/São Paulo (Brasil) and at Federal University of Penambuco and Catholic of Recife to discuss our coclusions on the project “Factores de sucesso/insucesso nos cursos de ciências e Engenharia no Ensino Superior”, financed by Program PRAXIS XXI, held in the above-mentioned institutions July 22 to August 7
Encontro
2000/06/26 - 2000/06/28 Participation and pape rpresentation in the Conference “Docência Universitária e Inovação” with Isabel Alarcão on “O portfolio como instrumento de docência universitária: uma experiência de investigação-acção com alunos da Universidade de Aveiro em estágio pedagógico”, held in Barcelona at University l Autónoma, June 26-28, 2000
Congresso
Docência Universitária e Inovação
1999/12/09 - 1999/12/10 Modelos Psicológicos e Intervenção em Contexto Educativos
Encontro
II Coloquium of the Educational Psychology Section
Universidade do Algarve, Portugal
1999/12/02 - 1999/12/05 Paper presentation in the Symposium Iberoamericano- La Calidade dela Docência Universitária in collaboration with Isabel Alarcão on the “Portfolio docente e qualidade de ensino”, held at University of Santiago de Compostela, December 2-5, 1999
Encontro
Symposium Iberoamericano
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1999/11/18 - 1999/11/20 Promoção de aptidões de pesquisa de informação em alunos do 1º na o da Universidade de Aveiro através da formação e intervenção de colegas monitores – Resultados de uma experiência
Congresso
The 3th International Conference de Formação de Professores de Língua e Expressão Portuguesas
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
1999/06/18 - 1999/09/24 Participation in the Conference of AMPED and lecture of a mini-course in collaboration with Professor Isabel Alarcão on the “Professor reflexivo e os novos paradigmas para a construção do conhecimento pessoal e profissional”, held in Caxambu (Brasil), September 18-24, 1999
Congresso
Conference of AMPED
1999/02/24 - 1999/02/28 Study visit at the Brown University in Providence
Encontro
Study visit
Brown University, Estados Unidos
1999/02/19 - 1999/02/23 Paper presentation in the Eighteenth Annual Conference First-Year Experience on the “Factors of success/insuccess o nthe first year of the courses in Sciences and Engineering in Higher Education, held in South Carolina (USA), February 19-23, 1999
Congresso
The Eighteenth Annual Conference First-Year Experience
1999/02/11 - 1999/02/12 President of the Organizer Committee of the I Congress CIDInE “Investigar, difundir e intervir em educação” , held at the University of Azores, February 11-12, 1999. Keynote speech and acted as chairman in the symposium on the Factores of Success in Higher Education
Congresso
I Congress CIDInE “Investigar, difundir e intervir em educação
Universidade dos Açores, Portugal
1998/12/11 - 1998/12/11 Paper presentation on the “Motivação, aprendizagem e profissão docente” in a seminar of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, held in Faro at the University of Algarve, December 11, 1998
Encontro
A seminar of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
1998/09/22 - 1998/09/25 Paper presentation in the International Conference “Teachers and their University Education in collaboation with Isabel Alarcão on the “Subject methodology and pedagogical knowledge” held in Praga at the Pedagogiká Fakulta University Carlovy September 23-25, 1998
Congresso
The International Conference “Teachers and their University Education
1998/08/26 - 1998/08/28 Participation in the of 11th General Assembly of the European Association of the Universities, held in Berlin, August 26-28, 1998
Encontro
The 11th General Assembly
1998/07/13 - 1998/07/17 Paper presentation on the “Inteligência emocional (QE) e o re-ordenamento da ciência: um novo paradigma científico e formativo” in the 2th Conference Iberoamericana of Psychology held in Madrid at the Faculty of Medecine of the Complutence University July 13-17, 1998
Congresso
The 2th Conference Iberoamericana of Psychology
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1998/05/20 - 1998/05/22 As sociedades digitais são também sociedades analógicas. O novo paradigma
Encontro
Symposium Luso-Brasileiro: Ciências da Educação: Metodologia de Pesquisa Educacional: O lugar dos sujeitos
1998/04/16 - 1998/04/19 Participation in the Seminar on the Thematik Network Teacher Education in Europe (TNTEE). Subnetwork D “Teacher Education as a powerful learning environment – changing the learning culture of teacher education” held in Linz, (Austria) April 16-19, 1998
Encontro
The Seminar on the Thematik Network Teacher Education in Europe (TNTEE
1998/04/02 - 1998/04/04 Participation in the 2th Simposium of the BIAL Foundation : Aquém e Além do Cérebro – Behind and biond the brain, held in Porto, Casa do Médico, April 2-4, 1998
Encontro
The 2th Simposium of the BIAL Foundation
1996/11/25 - 1996/11/25 Participation in the International Seminar on the “Problemas Actuais do Ensino Superior” held at Rectory of University of Porto, November 25, 1996
Encontro
International Seminar on the “Problemas Actuais do Ensino Superior”
1996/06/14 - 1996/06/15 Participation and Keynote speech on the “Formação, trabalho e partilha na sociedade emergente” in the symposium “Formar e Cuidar” held in Coimbra at Higher Nursing School Bissaya-Barreto, June 14- 15, 1996 (on the occasion of his 25 birthday).
Encontro
symposium “Formar e Cuidar”
1993/10/21 - 1993/10/22 Provas de Agregação na especialidade de Psicologia da Educação Provas de Agregação
1993/07/19 - 1993/07/20 Provas de Agregação de António Francisco Garrelhas Cachapuz Provas de Agregação
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
1996/03/25 Metodologia do ensino do português
Arguente
Eduardo Emílio Castelo-Branco da Fonseca (Doutoramento)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1996/01/05 Educação, Psicologia da Educação
Arguente
Marsyl Bulkool Mettrau (Doutoramento)
1995/11/25 Filosofia
Arguente
Rui Filipe Guimarães de Araújo Magalhães (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
1995/06/27 Provas de doutoramento em Psicologia da Educação - Educação Pré-escolar
Orientador
Maria Gabriela Correia de Castro Portugal (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1995/05/03 Ciências da Educação - Activação do Desenvolvimento psicológico
Orientador
Dulce Ricardina Mendes de Barros (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/12/09 Provas de Mestrado de Paula Teresa Mendes e Sousa Teixeira Cardoso na especialidade de Psicologia da Educação- Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Orientador
Paula Teresa Mendes e Sousa Teixeira Cardoso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/12/04 Mestrado em Ciências da Educação
Presidente do júri
Conceição Maria Patarrana Limas (Mestrado)
1994/11/23 Doutoramento em Psicologia
Arguente
Leonor Mendes de Freitas Queirós e Lencastre (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1994/06/09 Provas de Mestrado de Maria Dulce Lobo Alves de Sá Marques da Silva em Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Presidente do júri
Maria Dulce Lobo Alves de Sá Marques da Silva (Mestrado)
1994/05/11 Mestrado de Célia Maria Ferreira Simões em Psicologia da Educação - Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Orientador
Célia Maria Ferreira Simões (Mestrado)
1994/05 Prova de mestrado de Maria Margarida de Almeida e Silva em Psicologia da Educação- Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Orientador
Maria Margarida de Almeida e Silva (Mestrado)
1994/03/26 Provas de Mestrado em Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Presidente do júri
Rosa Maria Ramos Novo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/03/23 Provas de Doutoramento em Psicologia da Educação
Orientador
Carlos Alberto Marques Simões (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/02/25 Provas de Mestrado
Arguente
António Manuel Godinho da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/01/26 Mestrado em Psicologia - Activação do Desenvolvimento Psicológico
Arguente
Maria Luisa Ramos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/01/26 Mestrado em Ciências da educação
Arguente
Maria Luisa Ramos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1994/01/20 Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Presidente do júri
Maria Emília Neves de Carvalho e Silva Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/01/20 Mestrado em Ciências da educação na especialidade de Ativação do Desenvolvimento Psicológico
Presidente do júri
Irene da Purificação Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994/01/10 Provas de doutoramento
Orientador
Maria Helena Xavier Correia Ralha Simões (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 Provas de Agregação
Arguente principal
Leandro da Silva Almeida (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
1993/05/13 Provas de doutoramento
Arguente
Carolina Moreira da Silva de Fernandes de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1993/02/05 Provas de doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Psicologia da Educação
Orientador
Rui Armando Santiago (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
1998/01/31 - 1998/02/08 Participation in the Evaluation Panels of the TSER Program, held in Bruxels January 31th to February 8, 1998
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/09 - 2009/05 Introdução à Psicologia Psicologia Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 2009 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Licenciaturas em ensino Universidade de Aveiro, Portugal
2007/09 - 2008/09 Psicologia do Bem-estar Pessoal
2005/09 - 2007/09 Psicologia do Desenvolvimento I e II Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
2004/09 - 2005/09 Seminário do 4º Ano de Educadores de Infância (Licenciaturas em educação de Infância) Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino superior (Licenciaturas em ensino) Formação de Professores
2000/09 - 2001/09 Dimensão Pessoal e Interpessoal na Formação Seminário de Dissertação Ativação do Desenvolvimento Psicológico
1999/09 - 2000/09 Psicologia da Educação Universidade de Aveiro, Portugal
1998/09 - 1999/09 Psicologia da Observação (para Designers) Factores de Sucesso na Escola (Sem. 5º ano)
1996/09 - 1997/09 Desenvolvimento de Competências ADP Activação do desenvolvimento psicológico Universidade de Aveiro, Portugal
1994/09 - 1995/09 Psicologia do Desenvolvimento I e II A criança em situação Universidade de Aveiro, Portugal
1993/09 - 1994/09 Psicologia do Desenvolvimento I e II Universidade de Aveiro, Portugal
1992/09 - 1993/09 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Observação e Activação do Desenvolvimento Psicológico Dimensão Pessoal e Interpessoal na Formação Formação de Professores; Ativação do Desenvolvimento Psicológico
1988/09 - 1991/09 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Criança e do Adolescente Observação e Activação do Desenvolvimento Psicológico Formação de Professores; Ativação do Desenvolvimento Psicológico Universidade de Aveiro, Portugal
1985/09 - 1986/03 Psicologia do Desenvolvimento II Seminário da Especialidade (Mesgtrado) Formação de Professores; Ativação do Desenvolvimento Psicológico
1985/03 - 1985/09 Psicologia do Desenvolvimento II Seminário de Especialidade (Mestrado) Formação de Professores; Ativação do desenvolvimento Psicológico Universidade de Aveiro, Portugal
1984/09 - 1985/03 Psicologia do Desenvolvimento I Desenvolvimento Psicológico Formação de Professores; Mestrado Activação do Desenvolvimento Psicológico Universidade de Aveiro, Portugal
1984/03 - 1984/09 Psicologia do desenvolvimento II Observação nas Escolas e Seminário de Reflexão Formação de Professores; Mestrado em Ativação do Desenvolvimento Psicológico Universidade de Aveiro, Portugal
1983/09 - 1984/03 Psicologia do Desenvolvimento I Desenvolvimento Psicológico e Educação Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
1982/09 - 1983/03 Psicologia do Desenvolvimento I Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
1982/03 - 1982/12 Psicologia do Desenvolvimento II Formação de Professores
1981/09 - 1982/03 Psicologia do Desenvolvimento I Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
1981/03 - 1981/09 Psicologia do Desenvolvimento II Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
1980/09 - 1981/03 Psicologia do Desenvolvimento I Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
1980/03 - 1980/09 Psicologia do desenvolvimento II Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal
1979/09 - 1980/03 Psicologia do Desenvolvimento I Formação de Professores Universidade de Aveiro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
1994/11/23 - Atual Curcurso para provimento de 1 lugar de Professor Associado
1994/07/01 - Atual Concurso para provimento de 1 lugar de Professor Associado do grupo/subgrupo 2 na especialidade de Psicologia da Educação Universidade de Aveiro, Portugal
1994/06/29 - Atual Concurso para Professor Coordenador da área de Psicologia da Doutora Carolina Moreira de Sousa
1994/04/26 - Atual Concurso de professor associado do grupo/subgrupo Educação na especialidade de Psicologia da Educação (Educação Especial) Universidade de Aveiro, Portugal
1983/06/21 - Atual Reconhecimento de habilitações ao nível de mestrado requeridas por Maria Beatriz Bettencourt Saraiva Canário Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
1995/02/23 - 1995/02/24 Provas de Agregação do Doutor António Mendes dos Santos Moderno Universidade de Aveiro, Portugal
1994/12/27 - 1994/12/27 Provimento como Professor Auxiliar de nomeação definitiva da Doutora Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins Universidade de Aveiro, Portugal
1994/12/14 - 1994/12/14 Concurso para Professor Catedrático do grupo de Psicologia do Doutor Artur Pedrosa Ferreira Mesquita
1994/08/04 - 1994/08/04 Equivalência de doutoramento da Lic.ª Maria Joaquina Natércia Freire Marques Damas Alves dos Santos Universidade de Aveiro, Portugal