???global.info.a_carregar???
PT: André Graça concluiu o doutoramento em Estudos Fílmicos, na University College London (UCL), com uma tese sobre o comércio e a circulação do cinema português. A sua investigação foi levada a cabo com uma Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É detentor de uma pós-graduação MBA para Executivos, conferida pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de um Mestrado (MA) em Estudos Fílmicos pela UCL e de uma Licenciatura em Estudos artísticos pela Universidade de Coimbra, onde lhe foram atribuídos prémios de mérito. André Graça foi post-graduate teaching assistant, na UCL, e professor convidado na Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico de Tomar. Foi consultor de projetos no sector empresarial (GesEntrepreneur). Vem publicando frequentemente, tanto no contexto académico como extra-académico, sobre temas relacionados com cultura, nomeadamente: cinema português, políticas culturais, a relação entre cinema e música, teoria dos cineastas e mercado do cinema. O seu trabalho tem sido apresentado em conferências em vários pontos do globo (New York University, Paris III Sorbonne Nouvelle, Oxford University, UNICAMP, entre outras) e publicado em revistas da especialidade e editoras de referência. André Graça tem complementado a sua formação de base com diversas oficinas de trabalho e cursos intensivos e tem vindo a desempenhar outros deveres académicos, tais como organização de conferências e eventos, grant writing, edição de revistas científicas e revisão de artigos. Tem, ainda, experiência ao nível da concepção, gestão e realização de projetos culturais, bem como competências ao nível da programação cultural. Atualmente, leciona na Universidade Lusófona (FILMEU - European University), é Investigador integrado do CICANT (https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020) e consultor de projetos (na área do planeamento, gestão e estratégia). Está envolvido em vários projetos financiados pela Comissão Europeia, de onde se destaca o CresCine, focado em tornar as indústrias cinematográficas dos pequenos países europeus mais competitivas. EN: André Graça holds a PhD in Film Studies from University College London (UCL), where he developed a thesis on the commerce and circulation of Portuguese cinema. His research was carried out with a grant from the Foundation for Science and Technology (FCT). He also holds an MBA from the Faculty of Economics from the University of Coimbra, an MA in Film Studies from UCL and a BA (Licenciatura) in Art Studies from the University of Coimbra - where he was awarded academic merit prizes. André Graça has published frequently, in both academic and extra-academic contexts, about topics related to culture, in periodicals and publishers of reference. Namely: Portuguese cinema, cultural policies; relation between film and music, and filmmaker's theory. He has presented his work in various points of the world (New York University, Paris III Sorbonne Nouvelle, Oxford University; UNICAMP, among others) and published in peer-reviewed journals. André Graça has complemented his core education with many workshops and intensive courses. In addition, he has carried out other academic duties, such as organising conferences and events, grant writing, and acting as editor and reviewer for academic journals. From his work as a project consultant in the corporate world, André Graça also gained experience in the development of networks, management, entrepreneurship, and leadership. He was a teaching assistant at UCL, and guest professor at Universidade da Beira Interior and Instituto Politécnico de Tomar. Currently he teaches at Lusófona University, is a researcher at CICANT (https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020) and project consultant (in management, planning and strategy). He is involved in several EU-funded projects, namely CresCine, that intends to make the film industries of small European countries more competitive.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André Rui Nunes Bernardes da Cunha Graça
Data de nascimento
1990/12/02

Nomes de citação

  • André Rui Graça

Identificadores de autor

Ciência ID
3B1F-B453-F14D
ORCID iD
0000-0002-1028-5244

Endereços de correio eletrónico

  • andre.graca@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Campo Grande, 376, 1749-024, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/andré-graça-119a6b157/ (Profissional)
  • https://www-ubi.academia.edu/AndréGraça (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/04/24
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) [Certificate of Pedagogical Skills] (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
5
2018/12 - 2019/12
Concluído
Executive MBA (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
2013/04 - 2017/10
Concluído
Film Studies (Doctor of Philosophy)
University College London Centre for Multidisciplinary and Intercultural Inquiry, Reino Unido
"A study on the commerce, circulation, and consumption of Portuguese cinema (1960–2010)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Pass
2015
Concluído
Documentary Workshop - Summer School (Outros)
Escuela Internacional de Cine y Television, Cuba
2011 - 2012
Concluído
MA Film Studies (Master)
University College London, Reino Unido
"Soundtrack for a Spy: a cultural study on the music of the James Bond films" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Merit
2008 - 2011
Concluído
Estudos Artísticos/Art Studies (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
17.2
2011
Concluído
4º Grau do Conservatório em Guitarra Clássica/4th Grade of the Music Conservatoire in Classical Guitar (Outros)
Conservatório de Música e Artes do Dão, Portugal
2011
Concluído
Dynamics and Metamorphosis of Classics as Performative Events - Summer School (Outros)
National and Kapodistrian University of Athens, Grécia
2010
Concluído
Jazz and Rock Course - Summer School (Outros)
Guildhall School of Music and Drama, Reino Unido
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2021/01/01 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2018/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20/Universidade de Coimbra, Portugal
2022/01 - 2022/06 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal
2012/03 - 2018/01 Investigador visitante (Investigação) Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20/Universidade de Coimbra, Portugal
2013/04/01 - 2017/04/01 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
2023/09 - 2023/12 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2020/09 - 2023/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2016/05 - 2016/05 Assistente Convidado (Docente Universitário) University College London, Reino Unido
2015/09 - 2015/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) University College London, Reino Unido
2015/01 - 2015/03 Assistente Convidado (Docente Universitário) University College London, Reino Unido

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - 2020/08 Voluntariado - Manager do programa "Global Host" do núcleo de Coimbra [Volunteer - Manager of the Global Host Programme at the Coimbra AIESEC centre AIESEC International, Países Baixos
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019/05/01 - 2020/04/30 Contrato de trabalho sem termo [Indefinite duration employment contract] Gesentrepreneur, Portugal
Gesentrepreneur, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/09 - Atual CECAM - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media [CECAM – Center of Excellence and Pedagogical Innovation in Cinema and Media Arts]
08/C06-i07/2024.P11077
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
Governo da República Portuguesa
Em curso
2023/10 - Atual FilmEU Plus: European Universities Alliance for Film and Media Arts
ERASMUS-EDU-2023-EUR-UNIV
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
European Commission
Em curso
2023/03 - Atual CRESCINE – INCREASING THE INTERNATIONAL COMPETITIVENESS OF THE FILM INDUSTRY IN SMALL EUROPEAN MARKETS
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
European Commission
Em curso
2022/10 - Atual FILMEU_RIT - Research | Innovation | Transformation
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
European Commission
Em curso
2022/10 - Atual CYANOTYPES - STRATEGIC SKILLS FOR CREATIVE FUTURES, ERASMUS-EDU-2021-PI-ALL-INNO-BLUEPRINT, ref: 101056314
101056314
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
European Education and Culture Executive Agency
Em curso
2022/10 - 2033 FILMEU: European Universities Alliance for Film and Media Arts
101004047, EPP-EUR-UNIV-202
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
European Commission
Concluído
2013/04 - 2017/03 A Study on the Commerce, Circulation, and Consumption of Portuguese Cinema (1960 2010)
SFRH/BD/84559/2012
Bolseiro de Doutoramento
University College London Centre for Multidisciplinary and Intercultural Inquiry, Reino Unido

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2021 A Imagem em Movimento nos Açores [The Moving Image in the Azores Islands]
SAI-DRAC 2020/808
Investigador responsável
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - Universidade de Coimbra, Portugal
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/10 - Atual Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies
UIDB/05260/2020
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Banha, Francisco; André Rui Graça; Banha, Francisco Miguel. "Reinventing Entrepreneurship Education Programmes During Challenging Times: The case of the Tourism Creative Factory Food Edition". Estoril, 2021.
    Publicado
  2. André Rui Graça. "Teaching Film: diversity in film and filmmaking courses". Trabalho apresentado em Fusões no Cinema Symposium, Coimbra, 2020.
    Submetido
  3. André Rui Graça. "O Discurso Como Encenação e Construção da Persona, ou o Meio Artístico Como Mundo de Egos [The Discourse as Performance and Building Process of the Persona, or the Artistic Milieu as World of Egos". Trabalho apresentado em VIII AIM Annual Meeting, Aveiro, 2018.
    Publicado
  4. André Rui Graça. "O Conceito de Cinema Artesanal [The Concept of Artisanal Cinema]". Trabalho apresentado em IX Jornadas de Cinema em Português [IX Cinema in Portuguese Symposium], Covilhã, 2016.
    Publicado
  5. André Rui Graça. "Televisão Privada e Cinema Público: as novas dinâmicas da produção audiovisual portuguesa [Private Television and Public Cinema: new dynamics in the Portuguese audiovisual production]". Trabalho apresentado em V Encontro Anual da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [V AIM Annual Meeting], ISCTE, Lisboa, 2015.
    Publicado
  6. André Rui Graça. "A Rota do Cinema Português Contemporâneo: contribuições para o seu estudo e análise [Some notes for the study and analysis of the contemporary Portuguese cinema trade route]". Trabalho apresentado em IV Encontro da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [IV AIM Annual Meeting, UBI, Covilhã, 2014.
    Publicado
  7. André Rui Graça. "Circulação e Internacionalização do cinema Português: que desafios? [The Circulation and Internationalisation of Portuguese Cinema: what challenges?]". Trabalho apresentado em II Confibercom: Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana [II World Congress of Ibero-American Communication (Confibercom)], University of Minho, Braga, 2014.
    Publicado
  8. André Rui Graça; Sandra Guerreiro Dias. "Memory/ies of the Change: the post-revolutionary period and Portuguese cinema". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Doutorandos do Centro de Estudos Sociais [IV International Colloquium of PhD students of CES], University of Coimbra, 2013.
    Publicado
  9. André Rui Graça. "Notas para uma Sociologia do (in)Sucesso do Cinema Português [Notes for a sociology of the (un)success of Portuguese cinema]". Trabalho apresentado em VI Jornadas de Cinema em Português [VI Cinema in Portuguese Symposium], UBI, Coviilhã, 2013.
    Publicado
  10. André Rui Graça. "“Porquê tão Sérios?” Rostos de Tragédia nos Cartazes do Cinema Português pós-1974 [Why so serious? Faces of tragedy in post-1974 Portuguese film posters]". Trabalho apresentado em III Encontro da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [III AIM Annual Meeting], University Of Coimbra, 2013.
    Publicado
  11. André Rui Graça. "As Brumas da Memória: a temática do esquecimento no cinema de Alain Resnais [Distant Memory: the topic of forgetting in the cinema of Alain Resnais]". Trabalho apresentado em Avanca | Cinema: Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação [Avanca | Cinema – International Conference], Avanca, 2012.
    Publicado
  12. André Rui Graça. "Filme do Desassossego, ou o cinema como palco de uma ópera de fragmentos literários pessoanos [Film of Disquiet: or the cinema as the stage of opera of Pessoan literary fragments]". Trabalho apresentado em II Encontro da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [II AIM Annual Meeting], Lisboa, 2012.
    Publicado
  13. Graça, André Rui. "“Das Märchen”, de Emmanuel Nunes: recepção pública e crítica especializada em torno de uma estreia polémica [Emmanuel Nunes’ Das Märchen: critic and public reception of a controversial premiere]". Trabalho apresentado em I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos [First Ibero-American Meeting for Young Musicologists], Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. André Rui Graça. "O que é feito do telefilme? [Where is the television film?]", Público (P3), 2021, https://www.publico.pt/2021/03/06/p3/cronica/conceito-telefilme-1952605.
  2. André Rui Graça. "Reinventar a Cinefilia em Tempos de Pandemia [Reinventing cinephilia in the pandemic era]", Público (caderno P3), 2021, https://www.publico.pt/2021/02/24/p3/cronica/reinventar-cinefilia-tempos-pandemia-1951014.
  3. André Rui Graça. "“O Pátio das Cantigas”: meio milhão depois, o quebrar das barreiras. ["Pátio das Cantigas": half million spectators after, the breaking of the boundaries]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/17995/quoto-patio-das-cantigasquot-meio-milhao-depois-o-quebrar-da-barreira.
  4. André Rui Graça. "Regressar ao pátio do Evaristo sem ir em cantigas [Returning to Evaristo's court without being fooled]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/17691/regressar-ao-patio-do-evaristo-sem-ir-em-cantigas.
  5. André Rui Graça. "E agora algo completamente diferente: “Capitão Falcão” [And now for something completely different: "Capitão Falcão"]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/16621/e-agora-algo-completamente-diferente-quotcapitao-falcaoquot.
  6. André Rui Graça. "Um herói por dia, nem sabe o bem que lhe fazia [A hero a day, keeps the doctor away]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/16367/um-heroi-por-dia-nem-sabe-o-bem-que-lhe-fazia.
  7. André Rui Graça. "Kevin Spacey, o colosso [Kevin Spacey, the colossus]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/vicios/ecra/16157/kevin-spacey-o-colosso.
  8. André Rui Graça. "A Matéria dos Sonhos: a película fotográfica [The Stuff of Dreams: the film]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/cultura/15628/materia-dos-sonhos-pelicula-fotografica.
  9. André Rui Graça. "Discutir a Televisão em Portugal (e no mundo): o absurdo [Discussing Television in Portugal (and around the world): the absurd]", Público (caderno P3), 2015, http://p3.publico.pt/vicios/ecra/15363/discutir-televisao-em-portugal-e-no-mundo-o-absurdo.
  10. André Rui Graça. "Blockbusters de Natal [Christmas blockbusters]", Público (caderno p3), 2014, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/15001/blockbusters-de-natal.
  11. André Rui Graça. "Aquila: uma nova constelação no firmamento da produção audiovisual portuguesa [Aquila: a new constellation in the horizon of Portuguese audiovisual production]", Público (caderno P3), 2014, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/14635/aquila-uma-nova-constelacao-no-firmamento-da-producao-audiovisual-portuguesa.
  12. André Rui Graça. "“Em casa onde não há pão…” o filme do financiamento do cinema português [Where there is no money… the saga of Portuguese cinema funding]", Público (caderno P3), 2014, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/14314/em-casa-onde-nao-ha-pao-o-filme-do-financiamento-do-cinema-portugues.
  13. André Rui Graça. "O cinema “televisivo” português: vai ou racha? [The Portuguese "TV" cinema: bends or breaks?]", Público (caderno P3), 2014, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/13922/o-cinema-televisivo-portugues-vai-ou-racha.
  14. André Rui Graça. "O “espectador agrilhoado”, ou a cinefilia sabotada [The "spectator bound", or the undermined cinephilia]", Público (caderno P3), 2014, http://p3.publico.pt/cultura/filmes/13747/o-espectador-agrilhoado-ou-cinefilia-sabotada.
Artigo em revista
  1. André Rui Graça; Paulo Cunha. "Editorial Issue 106". Film International (2023): https://doi.org/10.1386/fint_00230_2.
    10.1386/fint_00230_2
  2. Maria Elena Alampi; André Rui Graça; Francesco Sticchi. "Editorial". Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication (2022): https://doi.org/10.1386/ejpc_00037_2.
    10.1386/ejpc_00037_2
  3. André Rui Graça; Francisco Banha; Francisco Miguel Banha. "Video-Induced tourism in Central Portugal: Production and impact of promotional videos". Tourism & Management Studies 18 1 (2022): 41-50. https://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1608.
    Acesso aberto • Publicado
  4. André Rui Graça. "Pedro Costa: The man (the circumstances) and his work". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.814.
    10.14591/aniki.v8n2.814
  5. Graça, André Rui. "O cinema português como "cinema nacional" [Portuguese Cinema as "National Cinema"]". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento/ Aniki Portuguese Journal of the Moving Image 3 1 (2016): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v3n1.185.
    Publicado • 10.14591/aniki.v3n1.185
  6. Penafria, Manuela; Graça, André Rui; Baggio, Eduardo Tulio. "Teoria dos cineastas – uma abordagem para a teoria do cinema". (2016): http://hdl.handle.net/10400.6/4229.
  7. Manuela Penafria; André Rui Graça; Eduardo Baggio. "Teoria dos Cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema [Filmmaker's theory: an approach to film theory]". FAP: Revista Científica 12 (2015): 19-32. http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Cientifica12_ArtigoAndreEduardoManuela_IndependenteCompleto.pdf.
    Publicado
  8. André Rui Graça. "Estruturas (In)Visíveis: o conteúdo e a forma em Zelig, de Woody Allen [(In)Visible Strcutures: form and content in Woody Allen’s Zelig)". Revista Olhar 28 (2013): 154-164. https://issuu.com/revistaolhar/docs/olhar_28_site.
    Publicado
  9. André Rui Graça. "The Waters of Lethe as the only cure for a martial life: post-traumatic stress disorder and the homecoming soldier topics in HBO’s Rome". Journal of Medicine and Movies 9 1 (2013): 21-30. https://gredos.usal.es/jspui/handle/10366/125032.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Banha, Francisco; Graça, André Rui; Banha, Francisco Miguel. "Bringing Lessons from the Tourism Creative Factory Ideation Programme to the Entrepreneurship Education Classroom". In International Case Studies in Innovation and Entrepreneurship in Tourism, editado por Antónia Correia; José Dias Lopes; Miguel Portugal. Reino Unido: Routledge, 2024.
    Publicado
  2. André Rui Graça. "País que (se) vê: Cinefilia e Cultura Cinematográfica em Portugal [A Country that Watches: Cinephilia and Film Culture in Portugal]". In Cinema Sétima Arte: Velhos e Novos Testamentos. Portugal: Lisbon International Press, 2024.
    Publicado
  3. André Rui Graça; Manuela Penafria. "The Spectator and the Filmmaking Process". In Filmmakers on Film: Global Perspectives, editado por André Rui Graça; Manuela Penafria; Eduardo Tulio Baggio. Reino Unido: British Film Institute - Bloomsbury, 2023.
    Publicado
  4. André Rui Graça. "Chantal Akerman’s Words and Images: the avant-garde of theory and filmmaking". In Filmmakers on Film: a Global Perspective, editado por Manuela Penafria; Eduardo Tulio Baggio; André Rui Graça. Reino Unido: BFI - Bloomsbury, 2023.
    Publicado
  5. Graça, André Rui. "Taming the Garden (2021), by Salomé Jashi: A Árvore-Ilha". In Os 100 Melhores Planos do Cinema: 100 Autores, 100 Planos [The 100 Best Shots in Film History: 100 Authors, 100 Shots], 43-46. Portugal: Edições 70, 2023.
    Publicado
  6. Banha, Francisco; Graça, André Rui; Banha, Francisco Miguel. "Entrepreneurship Education in Portuguese Tourism: Fostering Ideation, Innovation and Initiative". In Tourism Entrepreneurship in Portugal and Spain, editado por João Leitão; Vanessa Ratten; Vitor Braga, 249-262. Estados Unidos: Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-89232-6_13
  7. André Rui Graça. "Cinema da(s) Rússia(s) [Cinema of the Russias]". In História do CInema: Dos Primórdios ao Cinema Contemporâneo [Film History: From the beginnings to contemporary cinema], editado por Nelson Araújo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2021.
    Publicado
  8. André Rui Graça. "Cinema Português: entre o local e o global [Portuguese Cinema: between global and local]". In Limites e limiares - contributos para pensar a sociedade complexa [Borders and Limits - contributions to think a complex society], editado por António Rochette Cordeiro; Sara Dias Trindade; António Pedro Pita. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra [Coimbra University Press], 2021.
    Publicado
  9. André Rui Graça. "Streaming and other VOD platforms in Portugal: notes on the challenges they face, their importance to audiences, and the opportunities they pose for the Portuguese audio-visual industry". In Audio-visual e Indústrias Criativas: Presente e Futuro [Audio-visual and creative industries: present and future], 109-122. Espanha: McGraw Hill Education, 2021.
    Publicado
  10. André Rui Graça. "Cinema Português e Outras Artes: tecnologias, materiais e pessoas em trânsito [Portuguese Cinema and Other Arts: technologies, resources and people in transit]". In Cinema e as Outras Artes III, editado por Anabela Branco de Oliveira; Ana Catarina Pereira; Alfredo Taunay; Liliana Rosa; Nelson Araújo, 307-316. Covilhã, Portugal: LabCom, 2020.
    Publicado
  11. André Rui Graça. "Os Conceitos de Resistência e Dissidência no Cinema Português [The concepts of resistence and dissidence in Portuguese cinema]". In Revisitar a Teoria do Cinema [Film Theory Revisited], editado por Manuela Penafria; Eduardo Baggio; André Rui Graça; Denize Araújo, 187-194. Covilhã, Portugal: LabCom, 2017.
    Publicado
  12. Penafria, Manuela Maria Fernandes; Eduardo Tulio Baggio; André Rui Graça; Denize Correa Araujo. "Observações sobre a "Teoria dos Cineastas" - Nota dos Editores [Observations concerning Filmmaker's theory - notes from the editors]". In Revisitar a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas [Film Theory Revisited: Filmmakers' Theory], 29-38. Portugal: Labcom, 2017.
    Publicado
  13. André Rui Graça. "O Espectador Visto Pelo Cineasta: Fernando Lopes, Paulo Rocha e João César Monteiro [The spectator as seen by the filmmaker: the cases of Fernando Lopes, Paulo Rocha, and João César Monteiro]". In Propostas para a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas [Proposals for Film Theory: Filmmakers' Theory], editado por Manuela Penafria; Eduardo Baggio; André Rui Graça; Denize Araújo, 199-208. Covilhã, Portugal: LabCom, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. André Rui Graça; Manuela Penafria; Eduardo Tulio Baggio. Filmmakers on Film: Global Perspectives. Reino Unido: British Film Institute - Bloomsbury. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Manuela Penafria; Eduardo Baggio; André Rui Graça; Denize Araújo. Revisitar a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas Vol. 3 [Film Theory Revisited: Filmmakers' Theory Vol. 3]. Covilhã, Portugal: LabCom. 2017.
    Publicado
  3. Manuela Penafria; Eduardo Baggio; André Rui Graça; Denize Araújo. Ver, Ouvir e Ler os Cineastas: Teoria dos Cineastas Vol. 1 [Watching, Listening, and Reading Filmmakers: Filmmakers' Theory Vol. 1]. Covilhã, Portugal: LabCom. 2016.
    Publicado
  4. Manuela Penafria; Eduardo Baggio; André Rui Graça; Denize Araújo. Propostas para a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas Vol. 2 [Proposals for Film Theory: Filmmakers' Theory Vol. 2]. Covilhã, Portugal: LabCom. 2016.
    Publicado
  5. Ver, Ouvir e Ler os Cineastas: Teoria dos Cineastas Vol. 1. Portugal. 2016.
Edição de número de revista
  1. André Rui Graça; Paulo Cunha. "Paradigms and Disruption in Non-English Language Cinemas". Film International: Journal of World Cinema 21 4 (2024):
    Publicado • Co-editor
  2. André Rui Graça; Francesco Sticchi; Maria Elena Alampi. "The Many Faces and Places of Precarity on Screen". International Journal of Film and Media Arts 8 2 (2023):
    Publicado • Co-editor
  3. Francesco Sticchi; André Rui Graça; Maria Elena Alampi. "Cinema and Precarity". Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication (2022):
    Publicado • Co-editor
  4. André Rui Graça; Manuela Penafria; Eduardo Tulio Baggio. "Teoria dos Cineastas: uma abordagem para o estudo do cinema [Filmmakers' Theory: an approach to film studies]". Aniki Revista Portuguesa da Imagem em Movimento Vol 7 2 (2020):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. André Rui Graça. Portuguese Cinema (1960-2010): consumption, circulation and commerce. Londres, Reino Unido: Tamesis Books - Boydell and Brewer. 2021.
    Publicado
Recurso online
  1. André Rui Graça. Small European Film Markets: Portraits and Comparisons - Portugal. 2024. https://www.crescine.eu/small-film-industries/portugal.
Revisão de livro
  1. Graça, André Rui. "Perspetivar o Cinema Documental [Documental Cinema put in Perspective]". Revisão de El cine documental, una encrucijada estética y política: inquisiciones contemporáneas al sistema audiovisual 34 (2023): https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1392/958.
    Publicado
  2. André Rui Graça. "“The Films of Pedro Costa: Producing and Consuming Contemporary Art Cinema”, by Nuno Barradas Jorge". Revisão de The Films of Pedro Costa: Producing and Consuming Contemporary Art Cinema Vol 8, 2 (2021):
    Publicado • https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.814
  3. Graça, André Rui. "The Persistence of Hollywood". 1, 2 (2014): 380-384.
    Publicado • 10.14591/aniki.v1n2.43
Tese / Dissertação
  1. Graça, André Rui Nunes Bernardes da Cunha. "A study on the commerce, circulation, and consumption of Portuguese cinema (1960–2010)". Doutoramento, University College London Centre for Multidisciplinary and Intercultural Inquiry, 2018. http://hdl.handle.net/10316/47653.
Website
  1. André Rui Graça. Scorsese e as plataformas de streaming: as palavras e os atos [Scorsese and streaming platforms: the words and the actions]. 2021. https://www.cinema7arte.com/scorsese-e-as-plataformas-de-streaming-as-palavras-e-os-atos/?fbclid=IwAR0LDD8EaWk6A-XzqkqDRHBoOFuJ1KNSTM7O-ujVDNIYy0zj7-Yzhu0k2JI.
  2. André Rui Graça. A que é que temos estado a assistir nos últimos 12 meses? [What Have we Been Watching for the Past 12 Months?]. 2021. https://www.cinema7arte.com/a-que-e-que-temos-estado-a-assistir-nos-ultimos-12-meses/?fbclid=IwAR19vKnVf4maAEAZZm6C_1s-tBS_ctvP8OoMYHXNz-6vm4rmHH-yvI_N9pk.
  3. André Rui Graça. 10 ANOS DE CINEMA PORTUGUÊS (2008-2018) [10 Years of Portuguese Cinema (2008-2018]. 2018. https://www.cinema7arte.com/10-anos-de-cinema-portugues-2008-2018/.
  4. André Rui Graça. O Cinema Português e os Óscares Americanos [Portuguese Cinema and the American Oscars]. 2015. https://www.cinema7arte.com/cidadao-cinefilo-o-cinema-portugues-e-os-oscares-americanos/.
  5. André Rui Graça. Cidadão Cinéfilo - A Oligarquia do Gosto [Citizen Cinephile - The Oligarchy of Taste]. 2015. https://www.cinema7arte.com/cidadao-cinefilo-a-oligarquia-do-gosto/.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. André Rui Graça; Carlo Mole; Daniel Biro; Sasha Walicki; EICTV (Produtor); André Rui Graça; Carlo Mole; Daniel Biro; Sasha Walicki (Realizador). 2015. A Fundamental Duty: a documentary on Cuban internationalist doctors.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/27 Practices and motivations of domestic film audiences in small countries: A qualitative study across seven European countries ECREA 2024: Communication and Social (dis)Order
University of Ljubljana (Ljubjana, Eslovénia)
2024/09/25 Cultural diversity and representation of film and audiovisual production from small European countries on the catalogues of major streaming platforms in Europe ECREA 2024: Communication and Social (dis)Order
University of Ljubljana (Ljubljana, Eslovénia)
2024/07/04 Understanding practices and changing motivations of domestic film audiences: A comparative qualitative study across seven small European film ecosystems IAMCR (International Association for Media and Communication Research) 2024
University of Canterbury (Christchurch, Nova Zelândia)
2024/06/27 Consumption of Film and Audio-Visual Content in Portugal: audiences’ perceptions and preferences concerning the SVOD market NECS 2024 Conference
Izmir University of Economics (Izmir, Turquia)
2024/06/06 Exploring Audience Preferences for Domestic Films in Small Markets European Media Management Association 2024 Conference
NHL Stenden University (Leeuwarden, Países Baixos)
2024/05/28 O Esbatimento de Estratos culturais em "Aquele Querido Mês de Agosto" [The Blurring of Cultural Strata in "Our Beloved Month of August"] XIII AIM Annual Conference
ESAP - Escola Superior Artística do Porto [Porto Artistic School] (Porto, Portugal)
2024/03/14 Coexistence Between American Cinema and National Cinemas in Small European Countries: Distribution and Legislation SCMS - Society for Cinema and Media Studies Conference 2024
SCMS (Boston, Estados Unidos)
2023/10/25 Audiovisual e Cinema: Autoria e Indústria [The Audiovisual and Cinema: Authorship and Industry] IV Congresso da Federação Portuguesa de Escolas de Cinema Audiovisual [IV Congress of the Portuguese Federation of Film and Audiovisual Schools]
Instituto Politécnico de Tomar (Abrantes, Portugal)
2023/06/19 Media Industries in Small European Countries: Extending Networks; Reinforcing Competitiveness Locating Media Industries: Cities, Space, Places Conference
King's College London (London, Reino Unido)
2023/06/17 The Rise and Importance of Green Film Festivals in Raising Awareness About Environmental Issues in Global and Local Communities NECS 2023 Conference
University of Oslo (Oslo, Noruega)
2023/05/30 Teoria dos Cineastas da Era do SVoD: Novos Universos; Novos Paradigmas [Filmmakers on Film in the SVoD Era: New Universes; New Paradigms] XII Encontro da AIM
Trás-os-Montes and Alto Douro University (Vila Real, Portugal)
2023/05/17 Participação na mesa redonda sobre "Que teoria para a cinema?" [Participation in a round table event on "Film theory?"] IV Encontro de Teoria de Cineastas
Anhembi Morumbi University (São Paulo, Brasil)
2023/05/10 Cinema do Atlântico: Perspetivas do Cinema Filmado nos Açores [Atlantic Cinema: perspectives of the films made in the Azores] XVI Jornadas do Cinema em Português
University of Beira Interior (Portugal)
2022/05/27 Teoria dos Cineastas: um processo dinâmico [The Filmmakers on Film Approach: a dynamic process] XI Encontro da AIM
University of Évora (Évora, Portugal)
2021/11/18 Uma Arte do (Im)Possível: Estética, Economia e Tendência do Cinema Português Contemporâneo The Art of the (Im)Possible: Aesthetics, Economics and Trends of Portuguese Contemporary Cinema Masterclass
ESAP: Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
2021/10/29 Reinventing Entrepreneurship Education Programmes During Challenging Times: The case of the Tourism Creative Factory Food Edition. XIII International Tourism Congress
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal)
2021/10/26 O espectador e o processo criativo: concepções a partir de cineastas [The Spectator and the Creative Process: concepts through the eyes of filmmakers] XXIV Encontro SOCINE
SOCINE (Brasil)
2019/05/08 O Cinema Português Ultraperiférico [Portuguese Ultraperipheral cinema] XII Jornadas Cinema em Português
University of Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2019/04/23 Espelho, Reflexão e Parábola: Cinema Português e Cultura Portuguesa [Mirror, Reflection and Parable: Portuguese Cinema and Portuguese Culture] Open Lecture
University of the Azores (Ponta Delgada, Portugal)
2019/03/23 A Evolução do Cinema Português [The Evolution of Portuguese Cinema] Festival "7"
Alpendre - Grupo de Teatro (Angra do Heroísmo, Portugal)
2019/02/07 A Cultura Cinematográfica em Portugal na 2a Metade do Século XX [Film Culture in Portugal During the 2nd Half of the 20th Century] História da Cultura em Portugal no Século XX: Industrialização, Massificação, Mediações [History of Culture in Portugal During the 20th Century: Industrialisation, Massification, Mediations]
New University of Lisbon - Instituto de História Contemporânea (Lisboa, Portugal)
2019/02/06 A Economia do Cinema Português [The Economics of Portuguese Cinema] Seminário Permanente do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX [Permanent Seminar of CEIS20]
University of Coimbra (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal)
2018/11/29 Audiences and Film-Going in Portugal (1960-2010): evolution of policies, reception contexts, and visual culture Wide Audiences and the visual arts from 1950 to the present
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2018/10/24 Cinema Português e Outras Artes: tecnologias, materiais e pessoas em trânsito [Portuguese Cinema and Other Arts: technologies, resources, and people in transit] O Cinema e as Outras Artes [Cinema and Other Arts]
University of Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/05/18 O discurso como encenação e construção da persona, ou o meio artístico enquanto mundo de egos [Discourse as staging and construction of the persona; the artistic milieu as world of egos] VIII AIM Annual Meeting
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/04/20 Modelos de Prática Cinematográfica em Portugal [Models of Film Practice in Portugal] Aula Aberta do Mestrado em Estudos Artísticos [Open Lecture included in the MA in Art Studies]
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/05/11 Os Conceitos de Resistência e Dissidência no Cinema Português [The Concepts of Resistence and Dissidence in Portuguese Cinema] VII AIM Annual Meeting
Minho University (Braga, Portugal)
2016/05/04 O Cinema Português Através do Legislador [Portuguese Cinema as Seen by the Legislator] VI AIM Annual Meeting
Portuguese Catholic University (Porto, Portugal)
2015/10/23 O espectador visto pelo cineasta: Fernando Lopes, Paulo Rocha e João César Monteiro [The spectator as seen by the filmmaker: the cases of Fernando Lopes, Paulo Rocha, and João César Monteiro] XIX SOCINE [Brazilian Society for Cinema and Audiovisual Studies] Meeting
Campinas State University (UNICAMP) (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil)
2015/07/21 Finding beauty in negative spaces: aesthetics and perception/evaluation of beauty in Pedro Costa’s films Film Philosophy Conference
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
2015/04/17 Televisão Monopolista, Gosto Plural: a cultura visual portuguesa dos anos 80 [Monopolist Television, Plural Taste: Portuguese visual culture during the 80s] Quando Foram os Anos 80? When Were the 80s?
New University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
2014/05/29 Transition and Crystal Memory in RTP’s Depois do Adeus Art and Politics in Luso-Hispanic Cultures Workshop
King's College London (London, Reino Unido)
2014/03/10 Between Politics and Aesthetics: the case of post-revolutionary Portuguese cinema Révolution et cinéma: l’exemple portugais
Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2013/06/01 Music and Sound as Meta-References: the cultural significance of instruments and musical styles in cinema Music and the Moving Image International Conference
New York University - Steinhardt School (New York City, Estados Unidos)
2013/05/17 Dois Caminhos Para o Mesmo Destino: problemáticas em torno da historiografia do fenómeno do filme “noir” americano [Two roads to the same destination: problems concerning the historiography of the film noir phenomenon] II Contemporary History Association Annual Meeting
University of Evora (Évora, Portugal)
2013/03/20 Uma Certa Tendência da Música para Cinema: Hollywood ou a institucionalização de um projecto estético [A certain tendency in film music: Hollywood, or the institutionalisation of an aesthetic project] Seminário Estética e Política Entre as Artes [Seminar on the relations between Aesthetics and Politics]
New University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2012/11/15 Falsificação de Provas: A Complexa Ligação Entre Humor, Realidade e Fórmula Documental na Prática do "Mock-Documentary" [Falsification of evidences: the complex relation between humour, reality and documental formula in the mock-documentary practice] 1st RIOS Conference
University of Trás-os-Montes and Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2012/11/08 A Luz de Lisboa: três Filmes, três prismas [The Light of Lisbon: three films; three prisms] "Changing Times: performances and identities on screen" International Congress
Faculty of Letters from the University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
2012/03/08 A Dúvida de El Greco: uma estética determinada pela perspectiva vivida [El Greco’s Doubt: an aesthetic determined by the lived perspective] Seminário Questões de Estética [Seminar on Aesthetics]
New University of Lisbon (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2033/04 Narrative Power to The People: The Influence of Streaming Services on Audience Control and Engagement
Coorientador
Universidade Lusófona, Portugal
2022 - 2033 The Hyperreal Paradox: Blurred Boundaries Between Real and Imagined Worlds
Coorientador
Kino-Eyes – The European Film Masters, European Joint Master Program in Film Directing and Production. (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05 - 2022/05 VII Ciclo de Concertos de Coimbra/ VII Coimbra Concert Festival (2022/05 - 2022/05)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
CulturXis, Portugal
2021/05/28 - 2021/05/30 VI Ciclo de Concertos de Coimbra/ VI Coimbra Concert Festival (2021/05/28 - 2021/05/30)
Festival (Coorganizador)
CulturXis, Portugal
2020/03/20 - 2020/03/22 V Ciclo de Concertos de Coimbra/ V Coimbra Concert Festival (2020/03/20 - 2020/03/22)
Festival (Coorganizador)
CulturXis, Portugal
2018 - 2020 Seminário Permanente do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX-Universidade de Coimbra [Permanent Seminar - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX-Universidade de Coimbra] (2018 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - Universidade de Coimbra, Portugal
2019/03/15 - 2019/03/17 IV Ciclo de Concertos de Coimbra/ IV Coimbra Concert Festival (2019/03/15 - 2019/03/17)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
CulturXis, Portugal
2017/10 - 2017/12 III Ciclo de Concertos de Coimbra/ III Coimbra Concert Festival (2017/10 - 2017/12)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
CulturXis, Portugal
2014/12 - 2014/12 Colloquium Memories of Change: Cinema and Culture in Portugal After the Carnation Revolution (2014/12 - 2014/12)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
University College London, Reino Unido
2013/03 - 2013/07 Memória da Mudança: Cinema Português dos Anos 80. Exposição de Cartazes e Ciclo de Projeções-debate/Memories of Change: Portuguese cinema of the 80s. Film poster exhibition and film projections with debate. (2013/03 - 2013/07)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Documentação 25 de Abril, Portugal
2011 - 2011 Mercado do Quebra-Costas/Quebra-Costas Street Market (2011 - 2011)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/17 - 2024/09/19 Participation in the Creative Skills Week 2024: the event gathers third-level educators, university leaders, vocational education and training (VET) providers, industry partners, SME’s and policymakers dedicated to the future of the Cultural and Creative Sector Industries (CCSI).
Congresso
Creative Skills Week 2024
Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten Conservatorium van Amsterdam, Países Baixos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/10 Member of the jury of the 1st-year thesis project on the role of the producer in film industries from small European countries.
Arguente
Marta Vaz Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
2024/07/01 Member of the jury of the 1st-year thesis project entitled: "The Pale Dot An Artistic Project to Explore Specificity in Interactive Cinema Classification"
Arguente
Anne Susan Zachariah (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
2021/11/18 Os Habitantes: O Cinema e o Problema Espiritual Dos Tempos Contemporâneos
Arguente principal
Pedro Paulo Reis Brasão (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020/10/22 Relator nas provas de qualificação de projeto de tese de doutoramento de Rui Filipe Torres acerca do tema: "Portugal-Macau-China: Políticas para o Cinema. Cinema na Nova Rota da Seda? - Estudo de caso: Cadernos da China 1 - 5 embaixadas Portugal-China". [External examiner of Rui Filipe Torres' PhD thesis project]
Arguente
Rui Filipe Torres (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/09 - Atual Film International: Journal of World Cinema (20403801) Intellect
2023 - Atual Humanities (2076-0787) MDPI
2023 - Atual Knowledge (2673-9585) MDPI
2023 - Atual New Review of Film and Television Studies (1740-7923) Taylor and Francis
2021/04 - 2021/06 Global Perspectives on Literary Tourism and Film-Induced Tourism (Book) IGI Global
2021 - 2021 RUA-L (2021) (0870-1547) UA Editora (University of Aveiro Press)
2020 - 2020 Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image (2183-1750) AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento
2017 - 2017 Limite (2253-7929) Universidad de Extremadura
2016 - 2016 Comunicação e Sociedade (1645-2089) University of Minho

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - 2033/12 História e Estética do Cinema I [History and Aesthetics of Cinema I] Cinema Documental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2023/12 - 2024/01 Herança Cultural: Cinema Europeu [Cultural Heritage: European Cinema] Cinema e Artes dos Média (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2023/09 - 2024/01 Processos de Criação e Desenvolvimento em Cinema e Audiovisual [Creative Processes and Development in Film and the Audiovisual] Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2023/09 - 2023/12 Análise de Filmes [Film Analysis] Cinema Documental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2022/09 - 2023/02 História do Cinema [Film History] Ciências da Cultura (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/09 - 2023/02 Teoria do Cinema II [Film Theory II] Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/02 - 2022/07 Programação e Organização de Eventos Culturais [Organisation and Programming of Cultural Events] Ciências da Cultura (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/02 - 2022/07 Projeto de Cinema I [Film Project I] Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2021/02 - 2022/07 Projeto Final [Final Project] Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2021/09 - 2022/02 História e Estética do Cinema Português [History and Aesthetics of Portuguese Cinema] Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/09 - 2022/02 Laboratório de Realização [Film Direction Lab] Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2020/09 - 2022/02 Projeto de Cinema II [Film Project II] Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2015/09 - 2016/12 Core Course MA Film Studies (Master) University College London, Reino Unido
2016/05 - 2016/05 Dissertation Workshop MA Film Studies (Master) University College London, Reino Unido
2015/01 - 2016/03 Film Exhibition MA Film Studies (Master) University College London, Reino Unido

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/02/27 Entrevista sobre cinema português, políticas culturais e sistemas de ensino [Interview on Portuguese cinema, cultural policies and education systems] Cinema 7 Arte

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/12 - Atual Pleibéricos - Apresentação online de livros no campo dos Estudos Ibéricos/Pleibéricos - online presentation of books pertaining to the Iberian Studies field. Entrevista e apresentação do livro "Portuguese Cinema (1960-2010): consumption, circulation and commerce"/Interview and presentation of the book "Portuguese Cinema (1960-2010): consumption, circulation and commerce"

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
2012 - Atual European Network for Cinema and Media Studies (NECS)
2018/03 - 2019/03 CulturXis Secretário da direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/06 - Atual Steering Committee of NECS - European Network for Cinema and Media Studies
Membro
NECS - European Network for Cinema and Media Studies, Alemanha
2021/12 - Atual Membro da Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra [Member of the Coimbra Region Intermunicipal Assembly]
Membro
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Portugal
2021/10 - Atual Membro da Assembleia Municipal de Tábua [Elected member of the Tábua Municipal Assembly] Assembleia Municipal de Tábua, Portugal
2015 - Atual Colaborador do website cinéfilo Cinema 7 Arte [Collaborator of the Cinephile website Cinema 7 Arte]
Membro
Cinema 7 Arte, Portugal
2014 - Atual Co-coordinator (with Manuela Penafria, Eduardo Baggio and Maria do Rosário Lupi Bello) of the work group on Filmmaker's Theory inside the Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Coordenador
Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Jurado dos concursos públicos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Member of the jury of the Institute for Cinema and Audiovisual public tenders. Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2022/10 - 2022/10 Jurado da competição de longas metragens internacionais da 28ª edição do Cineeco: Festival de Cinema Ambiental da Serra da Astral [Member of the jury of the main feature film competition of the28th edition of the Cineeco film festival] Cineeco, Portugal
2021/11 - 2021/11 Membro do júri da secção "ensaios" da 27ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português/Member of the jury of the "film essay" section of the 27th edition of the Caminhos do Cinema Português film festival Caminhos do Cinema Português, Portugal
2016 - 2017 Membro do júri do Festival [Member of the jury of the Festival] Shortcutz Viseu
Distinções

Prémio

2011 Prémio 3% melhores alunos
Universidade Coimbra, Portugal
2011 Prémio Curricular Feijó
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Prémio 3% melhores alunos
Universidade Coimbra, Portugal