???global.info.a_carregar???
Ana Filipa Oliveira is a Ph.D. in Communication Studies from the University of Minho. She is an invited teacher at Lusofona's University Master in Media and Information Literacy and Digital Citizenship. She conducted a Ph.D. research focused on creative media production in formal educational settings and the promotion of media literacy and citizenship in schools with a grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) (SFRH / BD / 126433/2016). She has a degree in Communication Sciences and a Masters in Marketing and has worked for several years as a trainer and a Marketing and Communications Manager. She was part of the Portuguese team of the SMaRT-Eu project (LC-01563446) and has collaborated with other European projects. She currently participates in the national project YOuNDigital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) and in the European project INCOOP - Strengthening Civic Participation in the Functioning of Inter-Municipal and Inter-Sectoral actors in Europe (621901-CITIZ-1-2020-1-SK-CITIZ-NT). She is the YECREA representative for the Children, Youth and Media section and is an active member of several national and international associations and networks such as the Portuguese Communication Sciences Association (SOPCOM), and IAMCR - International Association for Media and Communication Research. She collaborates with several NGOs, institutions and informal groups promoting gatherings and educational activities for children and young people focused on citizenship, society, media, and creativity, namely the Portuguese Communications Foundation and "Grupo de Leitura Cultura, Media e Cidadania". Her research interests include youth, participation and civic engagement; creative media production, media education; digital identities and cultures; participatory methodologies; civic cultures; critical pedagogies; transformative learning; teacher Competencies, new educational environments & pedagogical approaches.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Filipa Pereira Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Ana
  • Ana F. Oliveira

Identificadores de autor

Ciência ID
3B15-DA17-49EE
ORCID iD
0000-0003-3655-9984

Endereços de correio eletrónico

  • anaf.oliveira.j@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015/10 - 2022/04
Concluído
Programa Doutoral em Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
""Criação de narrativas digitais e Literacia Mediática: investigação-ação com alunos do Ensino Secundário." " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade com nota máxima da instituição (Muito Bom).
2021/12 - 2022
Em curso
Europe and young people: How citizenship works in the European context? (Outros)
SALTO-YOUTH, Alemanha
2021/11/24 - 2021/11/29
Concluído
MELCI Lab Autumn School “Science bootcamp to improve research hands-on skills (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2021/11/11 - 2021/11/12
Concluído
Inclusive Media Education for Diverse Societies (Outros)
Rijksuniversiteit Groningen, Países Baixos
2021/08 - 2021/10
Concluído
Certified Digital Marketing Professional (Outros)
Digital Marketing Institute, Irlanda
Aprovado
2020/07 - 2020/09
Concluído
She Codes Plus (Outros)
SheCodes Workshops, Portugal
2020/07 - 2020/07
Concluído
She Codes Basic (Outros)
SheCodes Workshops, Portugal
2019/04/05 - 2019/04/12
Concluído
Tratamento de dados com recurso ao SPSS. (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14
Concluído
Speed Statistics - análise estatística de dados com recurso ao SPSS© (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2018/11/07 - 2018/11/28
Concluído
Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/08/24 - 2018/08/31
Concluído
Análise qualitativa com apoio do Nvivo (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/05/16 - 2018/05/18
Concluído
Training School "Qualitative and Mixed methods in writing research". (Outros)
Saints Cyril and Methodius University in Skopje, Macedónia
2017/06/28 - 2017/06/30
Concluído
3ª Escola de Verão do GT de Jovens Investigadores ¿Investigação em Comunicação: Experiências e Expectativas¿. (Outros)
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2015/03 - 2015/05
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Aprovado
2011/09 - 2013/11
Concluído
Marketing (Mestrado)
ISMAI - Instituto Universitário da Maia, Portugal
"AS CIDADES CRIATIVAS E O DESAFIO DA CRIATIVIDADE URBANA – O IMPULSO E IMPACTO DA ECONOMIA CRIATIVA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2007/09 - 2011/06
Concluído
Ciências da Comunicação - Jornalismo, Assessoria e Multimédia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Relatório de estágio no semanário regional 'Grande Porto/ Jornal i" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2017/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01 - Atual Colaborador Freelancer Formalpress Publicações e Marketing Lda, Portugal
2021/08 - Atual Formadora Smarter Executive, Portugal
2021/04 - Atual Gestora de Marketing e Comunicação Freelancer, Portugal
2014/06 - Atual Formadora Freelancer, Portugal
2014/12 - 2017/08 Gestora de Marketing e Comunicação EQS - Engenharia, Qualidade e Segurança, Portugal
2013/11 - 2017/08 Gestora de Marketing e Comunicação Freelancer, Portugal
2013/03/01 - 2014/11/30 Account/ Gestora de Projetos A Transformadora, Portugal
2012/03/03 - 2012/12/31 Produtora e Gestora de Conteúdos Fundação Cidade de Guimarães, Portugal
2011/03 - 2011/06 Jornalista Estagiária Semanário Grande Porto/ Jornal i, Portugal
Semanário Grande Porto/ Jornal i, Portugal
2010/06 - 2010/09 Produtora estagiária mvmTV, Portugal
2010/03 - 2010/06 Jornalista Estagiária Jornal Regional 'O Gaiense', Portugal
2009/06 - 2009/09 Jornalista Estagiária Jornal Regional 'O Gaiense', Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2021/04 Literacia Mediática e Criatividade - a Criação e a Produção como base para a participação do público jovem
SFRH / BD / 126433 / 2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Jovens, Notícias e Cidadania Digital/Youth, News and Digital Citizenship
PTDC/COM-OUT/0243/2021
Investigador convidado
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - Atual INCOOP - trengthening Civic Participation in the Functioning of Inter-Municipal and Inter-Sectoral actors in Europe
621901-CITIZ-1-2020-1-SK-CITIZ-NT
Investigador/Colaborador
European Commission, Bélgica
2020 - 2021/12 SMaRT-EU - Social Media Resilience Toolkit
LC-01563446 SMaRT-EU
Investigador
Grupo Lusófona, Portugal
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Ana. "O espaço da criação e produção mediática no ensino secundário: análise dos currículos de Português, Filosofia e Inglês". Trabalho apresentado em V Congresso de Literacia, Media e Cidadania, Aveiro, 2019.
    Publicado
  2. Oliveira, Ana. "A literacia mediática e a sua dimensão criativa na documentação nacional e internacional (1982-2017)". Trabalho apresentado em VI Jornadas Doutorais, Comunicação & Estudos Culturais, Braga, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana F. Oliveira; Brites, Maria José; Carla Cerqueira. "Online intergenerational focus groups as a research tool: grandparents and grandchildren perspectives on media habits and fake news during COVID-19". Media & Communication 10 4 (2022):
    Submetido
  2. Ana F. Oliveira. "Exploring adolescents' notions and perceptions of citizenship and media literacy in formal education settings through the creation of digital narratives". Media Literacy and Academic Research Vol. 5 1 (2022): https://www.mlar.sk/wp-content/uploads/2022/05/3_Ana-F.-Oliveira.pdf.
    Publicado
  3. Oliveira, Ana. "Produção mediática em sala de aula – desafio ou oportunidade pedagógica?". Revista Vista 4 (2019): 15-38. http://vista.sopcom.pt/ficheiros/20190730-afo_2019.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Oliveira, Ana. "A Construção Social do Eu através da experiência nas Redes sociais". Revista Comunicando 7 1 (2018): 61-87. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59634/1/2018_Oliveira_construcao-social-eu.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Oliveira, Ana. "Identidade, memória e a ecranização. O indivíduo e a experiência na era hipermoderna". Revista Vista 2 (2018): 264-283. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59628/1/2018_Oliveira_Identidade-memoria-ecranizacao.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Oliveira, Ana. "European Creativity and urban Regeneration". The Journal of Public Space 2 2 (2017): 127-140. https://www.researchgate.net/publication/320339864_European_Creativity_and_Urban_Regeneration.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Brites, Maria José; Ana F. Oliveira; Cerqueira, Carla. "Intergenerational approaches to disinformation and clickbait: participatory workshops as co-learning based spaces". In Handbook of Media Misinformation, editado por Julian McDougall; Karen Fowler-Watt. 2022.
    No prelo
  2. Brites, Maria José; Teresa Sofia Castro; Ana F. Oliveira; Amaral, Inês. "Participatory Methodologies and generational Research". In Human Aspects of IT for the Aged Population. Technology Design and Acceptance.. Springer International Publishing, 2022.
    Publicado
  3. Maria José Brites; Teresa Sofia Castro; Ana Filipa Oliveira; Inês Amaral. "Contribution Participatory Methodologies and Generational Research". 2022.
    10.1007/978-3-031-05581-2_1
Tese / Dissertação
  1. "Criação de narrativas digitais e literacia mediática: investigação-ação com alunos do ensino secundário". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, 2022. https://hdl.handle.net/1822/77406.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/05 Inclusiveness through media education - The case of SMaRT-EU intergenerational workshops 72nd Annual International Communication Association Conference
(Paris, França)
2021/11/11 Inclusiveness through media education - The case of the SMART-EU workshops Inclusive Media Education for Diverse Societies workshop
Rijksuniversiteit Groningen ((online), Países Baixos)
2021/07/16 Intergenerational approaches to media literacy - The case of the SMART-EU workshops ICCL 2021 - CONGRESSO INTERNACIONAL LITERACIAS NO SÉCULO XXI
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre)
2021/07/16 Media Literacy in the classroom - Teachers' perceptions and motivations for introducing media in class ICCL 2021 - CONGRESSO INTERNACIONAL LITERACIAS NO SÉCULO XXI
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal (Portalegre)
2021/07/14 Os media como instrumento de capacitação dos jovens. Ideias a partir de dois estudos. Seminário juventude: Tendências e desafios na informação e aconselhamento
Instituto Português do Desporto e da Juventude (Online, Portugal)
2021/07 MIL as an instrument to promote citizenship competences among learning facilitators IAMCR 2021 - Rethinking borders and boundaries
(Nairobi)
2021/07 As atividades de investigação ação participativas em tempos de pandemia: o caso dos workshops intergeracionais do projeto SMaRT-EU Qualis
(Santiago de Compostela)
2021/06/24 Media production to promote citizen competences among educators: key findings from a meta-analysis of the literature CIIA 2021 - VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2020/07 Can I express my voice? Yes, but with restraints ¿- Young people's perceptions of citizenship, participation and voice. IAMCR 2020 - Reimagining the Digital Future
Tampere University (Tampere, Finlândia)
2019/06 Building a voice through digital stories MILT Conference - Media Literacy for Living Together
Universidade Lusófona (Lisboa) (Lisboa, Portugal)
2019/05 O espaço da criação e da produção mediática nas disciplinas de Português, Filosofia e Inglês V Congresso de Literacia, Media e Cidadania
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/12 A narrativa digital como instrumento colaborativo e participativo III Encontro de Cultura Visual da SOPCOM
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
2018/11 Media Literacy's Creative Dimension - Teachers’ experiences, motivations and perceptions 1ST LITERACY SUMMIT
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (Porto, Portugal)
2018/10 Literacia Mediática – um projeto em curso 4º Encontro do GT de Jovens Investigadores
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/10 A Literacia Mediática e a sua dimensão criativa na documentação nacional e internacional - Estudo das recomendações, diretivas e legislação produzidas entre 1982 e 2017 VI Jornadas Doutorais
Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/11 Hábitos de Consumo Mediático e novos Líderes de Opinião - as redes sociais e a redefinição de papéis X SOPCOM - Congresso da Associação Portuguesa de Ciências Comunicação
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2016 Marcas cidade Marca Memoria e Narrativa na Era Das Novas Plataformas VII Jornadas Publicidade e Comunicação
Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) (Viseu, Portugal)
2016 A Construção Social do Eu através da experiência nas Redes Sociais V Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais
Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 Europa Criativa - importância económica e a implementação de políticas culturais International Conference Cinema, Destination Image and Place Branding
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
2011 A Cobertura Ocidental do Genocídio do Ruanda - o papel do The New York Times e do Le Monde. IJUP 2011
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05/12 - 2022/11/12 Children, Youth and Media Pre-conference - The datafied child: growing in the algorithmic conundrum (2022/10/12 - 2022/10/12)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
ECREA Children, Youth and Media Section, Bélgica
2022/05/06 - 2022/09/07 4.ª edição da Escola de Verão do GT de Jovens Investigadores da SOPCOM (2022/09/06 - 2022/09/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2022/01 - 2022/09 I Mostra de Comunicação e Criatividade (2022/09/08 - 2022/09/08)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Portuguesa das Comunicações, Portugal
2021/09/10 - 2021/12 SMaRT-EU FINAL CONFERENCE - Media resilience across generations (online) (2021/12/10 - 2021/12/10)
Conferência (Coorganizador)
2018/10/11 - 2018/10/12 4º encontro de Jovens Investigadores (2018/10/11 - 2018/10/12)
Encontro (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2017/05 - 2017/05 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania (2017 - 2017) (2017/05/05 - 2017/05/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/05/17 - 2022/05/17 Analisar e criar produtos mediáticos na investigação com jovens. (Intervenção na Conferência "Perspectivas em Redes, Media e Literacias").
Encontro
Perspectivas em Redes, Media e Literacias
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/05/16 - 2022/05/16 INCOOP QUESTIONNAIRE - RESULTS & ANALYSIS
Seminário
Municipal participation and Communication - Seminar
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2022/05/11 - 2022/05/11 Promover um olhar sobre o mundo e reflexões sobre a cidadania no ensino secundário através das notícias. (Intervenção na aula de Debates Contemporâneos do Jornalismo).
Outro
Debates Contemporâneos do Jornalismo (aula do curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/02 - Atual ECREA 2022 - Rethink Impact
2021/02 - 2021/03 IAMCR Nairobi 2021 (Emerging Scholars Network)
2020/02 - 2020/03 IAMCR Tampere 2020 (Emerging Scholars Network)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/10 - Atual Revista Interações (2184-3929)
2020 - 2020 Revista Millenium

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/10/30 - 2018/10/31 Workshop de Digital Brand Storytelling na Escola de Moda do Porto.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/05 - 2025/07 Research Methodologies in Media and Information Literacy II Master in Media and Information Literacy and Digital Citizenship (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/04 - 2022/07 Media creativity and learning with Media and Information Literacy Master in Media and Information Literacy and Digital Citizenship (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/05 - 2021/12 SMaRT-EU Workshops - (1)Disinformation and fake news, (2) Privacy and digital footprint, (3) Clickbaits in social media, (4) Social Media and Good Manners, (5) The role and influence of influencers. (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2018 - 2019 Workshop “Era uma vez ... uma marca - Workshop de Storytelling e Branded Content” (Outros) Escola de Moda do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/02 - Atual ECREA - Children, Youth and Media Section YECREA representative for the Children, Youth and Media section
2019 - Atual IAMCR Membro
2017/02 - Atual ECREA
2016 - Atual SOPCOM Membro do GT de Jovens Investigadores, do GT de de Públicos e Audiências e do Gt de Cultura Visual
2017/10 - 2019/10 SOPCOM Co-coordenadora do GT de Jovens Investigadores da SOPCOM

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2020 Júri da Prova de Aptidão Profissional da Escola de Moda do Porto na qualidade de especialista da área de Marketing e Comunicação. (2018/ 2019/ 2020) Escola de Moda do Porto, Portugal