???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Romão

Nomes de citação

  • Romão, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
3A1C-F1ED-FB95
ORCID iD
0000-0003-3427-503X
Formação
Grau Classificação
2008 - 2013
Concluído
Psicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Regulação da satisfação de necessidades psicológicas através de cenários emocionalmente activadores : relação com o bem-estar e distress psicológicos e sintomatologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/21 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Técnico. Académico de Torres Vedra, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Marchante, Marta; Alexandre Coelho, Vítor; Maria Romão, Ana. "The influence of school climate in bullying and victimization behaviors during middle school transition". Contemporary Educational Psychology 71 (2022): 102111. http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102111.
    10.1016/j.cedpsych.2022.102111
  2. Alexandre Coelho, Vítor; Marchante, Marta; Maria Romão, Ana. "Adolescents trajectories of social anxiety and social withdrawal: Are they influenced by traditional bullying and cyberbullying roles?". Contemporary Educational Psychology 69 (2022): 102053. http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102053.
    10.1016/j.cedpsych.2022.102053
  3. Coelho, Vítor Alexandre; Romão, Ana Maria; Silva, Patrícia Ribeiro; Saldanha, Sofia. "A nationwide analysis of the effectiveness of a Social and Emotional Learning program in Portugal: Focus on the role of developers’ involvement". Revista de Psicodidáctica (English ed.) 26 2 (2021): 152-159. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicoe.2021.04.001.
    10.1016/j.psicoe.2021.04.001
  4. Romão, Ana Maria; Coelho, Vitor Alexandre. "O efeito do clima escolar e localização da escola sobre o bullying na transição para o 2º ciclo". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 1 1 (2020): 79-92. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2020.n1.v1.1764.
    10.17060/ijodaep.2020.n1.v1.1764
  5. Coelho, Vítor Alexandre; Romão, Ana Maria; Brás, Patrícia; Bear, George; Prioste, Ana. "Trajectories of Students School Climate Dimensions throughout Middle School Transition: A Longitudinal Study". Child Indicators Research 13 1 (2019): 175-192. http://dx.doi.org/10.1007/s12187-019-09674-y.
    10.1007/s12187-019-09674-y
  6. Coelho, Vitor Alexandre; Marchante, Marta; Romão, Ana Maria. "Efeitos da transição para o 2º ciclo sobre o envolvimento dos alunos em bullying". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 5 1 (2019): 135. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1576.
    10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1576
  7. Coelho, Vítor Alexandre; Romão, Ana Maria. "The relation between social anxiety, social withdrawal and (cyber)bullying roles: A multilevel analysis". Computers in Human Behavior 86 (2018): 218-226. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.048.
    10.1016/j.chb.2018.04.048
  8. Coelho, Vítor Alexandre; Romão, Ana Maria. "O impacto da transição escolar para o 2.° ciclo sobre o autoconceito e a autoestima". Revista de Psicodidáctica 22 2 (2017): 85-92. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicod.2016.10.001.
    10.1016/j.psicod.2016.10.001
  9. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Marchante, Marta; Romão, Ana Maria. "Validação do questionário Autoconceito Forma 5 numa amostra de crianças e adolescentes portugueses". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 1 (2016): 67. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2015.n1.v1.11.
    10.17060/ijodaep.2015.n1.v1.11
  10. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Sousa, Vanda; Romão, Ana Maria. "Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL". Análise Psicológica 34 1 (2016): 61-72. http://dx.doi.org/10.14417/ap.966.
    10.14417/ap.966
  11. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Marchante, Marta; Brás, Patrícia; Romão, Ana Maria. "Bullying and cyberbullying in Portugal: Validation of a questionnaire and analysis of prevalence". School Psychology International 37 3 (2016): 223-239. http://dx.doi.org/10.1177/0143034315626609.
    10.1177/0143034315626609
  12. Coelho, Vítor Alexandre; Romão, Ana Maria. "Stress in Portuguese Middle School Transition: A Multilevel Analysis". The Spanish Journal of Psychology 19 (2016): http://dx.doi.org/10.1017/sjp.2016.61.
    10.1017/sjp.2016.61
Tese / Dissertação
  1. Romão, Ana Maria Cabaça. "Regulação da satisfação de necessidades psicológicas através de cenários emocionalmente activadores : relação com o bem-estar e distress psicológicos e sintomatologia". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10452.