???global.info.a_carregar???
Clarissa Foletto is a junior researcher (CEECIND/03404/2017) of Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md/UA), in Portugal. She is institutional coordinator of DigiMusi project that is financially supported by European Comission - Programme Erasmus+ and integrates the research team of the REACT project (Rethinking Music Performance in European Higher Education Music Institutions- Erasmus+). She holds an European PhD in Music - Instrumental teaching from the University of Aveiro and a with a period of internship in the Institute of Education/ University College of London. Her research focus is on innovative approaches to instrumental teaching and learning, digitalisation in music, teacher and student communication, strings pedagogy, creative practices and artistic research. She was member of founder committees of associations and initiatives in Portugal, namely: (i) member of the founder committee and present secretary of ESTA Portugal (European String Teachers Association); (ii) founder and editor of CORDAS - Online Magazine of ESTA Portugal; (iii) member of the founder committee and associate editor of the Journal IMPAR: Online Journal for Artistic Research; (iv) founder and coordinator of the Laboratory for the Teaching and Learning of Music (Labeamus) at UA/INET-md. From 2017 to 2019, Clarissa received a post-doctorate scholarship from FCT to develop the project Negotiating meanings in instructional communication: A pedagogical approach to instrumental music lessons at INET-md/UA (SFRH/BPD/120231/2016). During the last 6 years, her research and artistic activity have been disseminated in conferences, articles, book chapters and concerts. In addition, Clarissa is member of the editorial board of the Journal of the Portuguese Music Education Association (APEM-Public institution affiliated at ISME International Society for Music Education).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Clarissa Gomes Foletto

Nomes de citação

  • Foletto, Clarissa

Identificadores de autor

Ciência ID
3A14-1388-F4D9
ORCID iD
0000-0003-4301-4114

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2019
Concluído
Pos-doc (Pós-doutoramento)
Especialização em Music teaching and community music
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2010 - 2016
Concluído
PhD in Music (Europeu) (Doutoramento)
Especialização em Instrumental teaching
Universidade de Aveiro, Portugal
"Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado / Unanimidade e Honra e distinção
2013 - 2013
Concluído
Research Training in Music – Music & Psychology (Curso médio)
Institute of Musical Research, Reino Unido
2012 - 2012
Concluído
Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA (Curso médio)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2010
Concluído
Master in Music (Mestrado)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"Padrões de dedos: Uma contribuição à Técnica Violinística aplicada a alunos do Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2007 - 2008
Concluído
Especialização em Música com ênfase em Análise Musical e Música de Câmara (Pós-Graduação)
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
"Um levantamento da produção da música de câmara para violino de professores-compositores da Universidade Federal de Santa Maria - RS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2002 - 2006
Concluído
Bachelor of Music (Graduado)
Especialização em Violin
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
"Recital de conclusão de curso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (estimativa)
2004 - 2004
Concluído
Suzuki Teacher Training for Violin Unit 4. (Curso médio)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2003 - 2003
Concluído
Suzuki Teacher Training for Violin Unit 3 (Curso médio)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2002 - 2002
Concluído
Suzuki Teacher Training for Violin Unit 2. (Curso médio)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2001 - 2001
Concluído
Filosofia e Metodologia Suzuki, Nível 1A (Curso médio)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2001 - 2001
Concluído
Suzuki Teacher Training for Violin Fundation 1b (Curso médio)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2016/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/01 - 2019/02/28 Pós-doutorado (Investigação) Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016/10/01 - 2017/01/31 Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2013/01/01 - 2013/06/26 Estagiário de Investigação (Investigação) University College London Institute of Education, Reino Unido
University College London Institute of Education, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/01 - 2017/02/27 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2012/08/03 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2008/02/01 - 2008/08/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música Guaíra - Escola de Música e Artes de Curitiba, Brasil
2008/02/01 - 2008/08/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música Villa-Lobos, Brasil
2008/02/01 - 2008/08/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Espaço Musical Academia de Música, Brasil
2008/02/01 - 2008/08/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Beethoven-Haus, Brasil
2008/01 - 2008/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Companhia Siderúrgica Nacional, Brasil
2004/03 - 2006/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04 - Atual Internationalisation representative for the Music area on the Commission for Internationalisation Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023 - Atual Member of the Board of the Department of Communication and Art Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Co-coordinator of LABEAMUS - Laboratory for the Teaching and Learning of Music at UA Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/03/03 - 2006/12/08 Orchestra musician (Leader and co-leader, 1º Violin and 2º Violin) Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/03/01 - 2019/02/28 Negotiating meanings in instructional communication: A pedagogical approach to instrumental music lessons
SFRH/BPD/120231/2016
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2015 Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition
BEX 1147129
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/03/01 - 2025/02/28 Pedagogical approaches for optimizing communication process in instrumental teaching and learning
CEECIND/03404/2017/CP1459/CT0047
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/09 - 2024/02 DigiMusi: Digital transformation in elementary music education
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
European Commission
Em curso
2022 - 2023 Sound Hunters: In search for a Pedagogy focused on Attentive Listening and Sound Exploration in Early Childhood (Pilot project)
UIDB/00472/2020
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
2020 - 2023 REACT - Rethinking Music Performance in European Higher Education Music Institutions
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/04 - 2024/12 TD_MUS: Transformação Digital nos Conservatórios e Academias de Música em Portugal: Perspetivas Institucionais
3.72.2.8.1.1
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Em curso
2018 - 2023 Negotiating Desired Artistic Outcomes in Music Production: An Artistic Research Project in Recording Sessions
UID/EAT/00472/2013
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Foletto, Clarissa. "Developing meaningful learning in instrumental lessons: a study on the role of teaching and learning cues". 2022.
  2. Veloso, Ana Luísa; Fernandes, Henrique; Foletto, Clarissa; Luís, Joana Freitas. "Sound hunters: an invitation for a soundwalk on the local community". 2022.
  3. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa; Correia, Jorge Salgado. "Rethinking music performance in European higher education: testing an artistic-research-based approach". 2022.
    10.48528/9xwj-p576
  4. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. "Rethinking music performance in european higher education music institutions: Portugal case". 2022.
  5. Foletto, Clarissa. "How do instrumental teachers communicate musical ideas in performance teaching?". 2017.
  6. Foletto, Clarissa Gomes; Carvalho, Sara; Coimbra, Daniela. "Retrieval cues as a teaching tool in one-to-one instrumental lessons: A pilot study". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2013, Viena, 2013.
    Publicado
  7. Foletto, Clarissa Gomes. "A optimização da Técnica violinística da mão esquerda através do sistema de padrões de dedos". Trabalho apresentado em PERFORMA'11 Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Utermohl de Queiroz, Dora; López-Íñiguez, Guadalupe; Foletto, Clarissa. "Investigating if and how string teachers instruct and support the self-regulation of students’ practice in online lessons". Research Studies in Music Education (2024): http://dx.doi.org/10.1177/1321103x241264943.
    Publicado • 10.1177/1321103x241264943
  2. Utermohl de Queiroz, Dora; Foletto, Clarissa; López-Íñiguez, Guadalupe; Pedro, Luís. "Self-regulation in online string instrument lessons: Motivation, social interaction and learning environment". International Journal of Music Education (2024): http://dx.doi.org/10.1177/02557614241227227.
    Publicado • 10.1177/02557614241227227
  3. Foletto, Clarissa; Queiroz, Dora Utermohl; Lana, Éric. "Emergency remote teaching in instrumental and vocal lessons in Portugal". Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical 149 1 (2023): 1-19. https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/20.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Foletto, Clarissa. "Researching instrumental teaching and learning: perspectives and challenges". Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance 2 (2020): 16-26. https://proa.ua.pt/index.php/postip/issue/view/711.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/postip.v0i5.21364
  5. Salgado Correia, Jorge; Foletto, Clarissa. "Editorial". International Journal for Artistic Research 2 1 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/impar/article/view/796.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/impar.v2i1.796
  6. Foletto, Clarissa. "Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino". Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 2 2 (2019): 54-62. https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1294.
    Publicado
  7. "Exploring the “secret garden”: Instructional communication in one-to-one instrumental lessons". Eduser - Revista de Educação (2018): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/115.
    10.34620/EDUSER.V10I2.115
  8. Foletto, Clarissa. "Exploring the “secret garden”: Instructional communication in one-to-one instrumental lessons". (2018): http://hdl.handle.net/10198/19185.
  9. Flávia Miguel, Ana; Hiney, Aoife; Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano; Vinicius Araújo, Marcos; Oliveira, Rui. "Introduction". Revista do Fórum internacional de Estudos em Música e Dança 2 (2013): https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1273.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1273
Capítulo de livro
  1. Dalagna, Gilvano; Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Papageorgi, Ioulia. "Teaching musical performance from an artistic research-based approach: reporting on a pedagogical intervention in Portugal". In Teaching music performance in European higher music education: exploring the potential of artistic research, editado por Minors, H. J; Östersjö, S; Dalagna, Gilvano; Correia, Jorge Salgado. Reino Unido: Open Books Publisher, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa; Conceição, Marco; Sarkar, Baishali; Bittencourt, Luís; Vieira, Samuel Peruzzolo. "A phenomenological approach on the negotiation in recording sessions". Springer, 2023.
    10.1007/978-3-031-09659-4_41
  3. Veloso, Ana; Foletto, Clarissa; Freitas-Luís, Joana. Autor correspondente: Veloso, Ana. "Sound Hunters: Reflections on a pilot study focused on the levels of children's involvement when engaged in a sound based music pedagogy". In Exploring creativities: creation as a strategy for arts educations. Valência, Espanha: Artslab Collection. Institut de Creativitat i Innovacions educatives, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Ferreira, Ana Filipa Neves; Foletto, Clarissa. "O envolvimento emocional na aprendizagem de piano: sua relevância e benefícios da aplicação de estratégias pedagógicas". UFSM, 2022.
  5. Castilho, Filipa Maria; Foletto, Clarissa. "A canção: uma proposta pedagógica no ensino-aprendizagem do violoncelo". IPCB, 2022.
  6. Foletto, Clarissa. "Do percurso doutoral ao autoconhecimento". Austrália, 2017.
Edição de livro
  1. Murrillo, Adolf; Tejada, Jesús; Riaño, Mª Elena; Foletto, Clarissa; Carvalho, Sara; Solé, Lluís. Exploring Creativities: creation as a strategy for learning music and the arts. Espanha: EdictOrália Llibres i Publicaciones. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Dalagna, Gilvano (ed.); Östersjö, Stefan (ed.); Foletto, Clarissa (ed.); Correia, Jorge Salgado (ed.). REACT Symposium - Reflective and Critical Approaches to Teaching and Learning of Music Performance: book of abstracts. UA Editora. 2022.
  3. Foletto, Clarissa; Alves, Jorge; Queiroz, Dora Utermohl. String teaching in the 21st Century: bridges between research and practice. Portugal: Edições Politema. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Correia, Jorge Salgado; Dalagna, Gilvano. Cahiers of Artistic Research 3: A Model for Artistic Research. UA Editora. 2020.
    Publicado • Editor
  5. Correia, Jorge Salgado; Hiney, Aoife; Foletto, Clarissa; Benetti, Alfonso; Dalagna, Gilvano. PERFORMA’17: Livro de Atas da Conferência Internacional de Performance Musical. UA Editora. 2019.
  6. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Hiney, Aoife; Dalagna, Gilvano; Benetti, Alfonso. FLUTE: hands on research 2017: book of conference proceedings. UA Editora. 2018.
  7. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Benetti, Alfonso; Dalagna, Gilvano; Hiney, Aoife. FLUTE: hands on research 2018: book of abstracts. UA Editora. 2018.
  8. Carvalho, Sara; Foletto, Clarissa; Lopes, Filipe; Hiney, Aoife. Musichildren: proceedings of the 1st International Conference Music for and by Children. UA Editora. 2018.
  9. Foletto, Clarissa; Correia, Jorge. Research ‘Hands on’ FLUTE. UA Editora. 2017.
  10. Miguel, Ana Flávia; Hiney, Aoife; Foletto, Clarissa Gomes; Dalagna, Gilvano; Araújo, Marcos Vinícius; Araújo, Marcos. Post-in-progress: atas do 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança. Aveiro, Portugal, Portugal: UA Editora. 2013.
Edição de número de revista
  1. Carvalho, Sara; Foletto, Clarissa; Utermohl de Queiroz, Dora. "Music for and by children: 2nd International Conference Music for and by Children - Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators". Music for and by children 2 (2022): https://proa.ua.pt/index.php/musichildren/issue/view/1062.
    Publicado • Editor
  2. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano; Benetti, Alfonso. "IMPAR Online Journal for artistic research". IMPAR Online Journal for artistic research 6 1 (2022): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/1145.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/impar.v6i1
  3. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Benetti, Alfonso; Dalagna, Gilvano; Duarte, Alexander. "IMPAR Online Journal for Artistic Research". Online Journal for Artistic Research 5 1 (2021):
    Publicado • https://doi.org/10.34624/impar.v5i1 • Co-editor
  4. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano; Duarte, Alexander; Benetti, Alfonso. "IMPAR: Online Journal for Artistic Research". IMPAR: Online Journal for Artistic Research 4 1 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/763.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/impar.v4i1 • Co-editor
  5. Carvalho, Sara; Foletto, Clarissa; Lopes, Filipe; Hiney, Aoife. "Music for and by Children: online proceedings of the international conference musichildren’17". Music for and by children 1 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/musichildren/article/view/1018.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i0.1018
  6. Foletto, Clarissa; Correia, Jorge Salgado; Benetti, Alfonso; Dalagna, Gilvano; Duarte, Alexander; Hiney, Aoife. "IMPAR: Online Journal for Artistic Research". IMPAR: Online Journal for Artistic Research 3 3 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/586.
    Publicado • Co-editor
  7. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano; Hiney, Aoife; Benetti, Alfonso; Duarte, Alexander. "IMPAR Online Journal for Artistic Research". IMPAR Online Journal for Artistic Research 3 1 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/350.
    Publicado • Co-editor
  8. Correia, Jorge Salgado; Benetti, Alfonso; Hiney, Aoife; Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano. "ÍMPAR Online Journal for Artistic Research Vol. 2 no. 2". ÍMPAR Online Journal for Artistic Research in Music 2 2 (2018): https://proa.ua.pt/index.php/impar/article/view/904.
    Publicado
  9. Foletto, Clarissa; Correia, Jorge Salgado. "IMPAR Online Journal of Artistic Research Vol2, n.1". IMPAR Online Journal of Artistic Research 2 1 (2018): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/128.
    Publicado • Editor associado
  10. Foletto, Clarissa; Correia, Jorge Salgado; Dalagna, Gilvano; Benetti, Alfonso; Hiney, Aoife. "IMPAR Online Journal for Artistic Research, Vol.1, n.2". IMPAR Online Journal for Artistic Research 1 2 (2017): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/125.
    Publicado • Co-editor
  11. Correia, Jorge Salgado; Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano; Benetti, Alfonso; Hiney, Aoife. "IMPAR Online Journal for Artistic Research Vol1, n.1". IMPAR Online Journal for Artistic Research 1 1 (2017): https://proa.ua.pt/index.php/impar/issue/view/122.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. REACT. Artistic Research-Based Learning: ToolKit. 2024.
    Aceite para publicação
Poster em conferência
  1. Foletto, Clarissa Gomes. "Teaching cues in violin lessons: An exploratory study". Trabalho apresentado em Research Day 2014, 2014.
  2. Foletto, Clarissa Gomes. "Padrões de dedos: uma contribuição à técnica violinística aplicada a alunos do ensino superior". Trabalho apresentado em POST-IP, Post in progress - 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança., 2009.
Recurso online
  1. Dalagna, Gilvano; Caro, Iván; Foletto, Clarissa; Caixinha, Helder; Moreno, Davys; Silva, João. DigiMusi: promovendo a transformação digital no ensino e aprendizagem da música: guia de boas práticas. 2024. http://hdl.handle.net/10773/42203.
    10.48528/43dj-8x06
Relatório
  1. Correia, Jorge Salgado; Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa; Papageorgi, Ioulia; Stavrou, Natassa Economidou; Constantinou, Nicolas; Westerlund, Heidi; et al. 2021. Artist career in music: stakeholders requirement report. http://hdl.handle.net/10773/32808.
    10.48528/wfq9-4560
Resumo em conferência
  1. Veloso, Ana Luísa; Foletto, Clarissa; Freitas-Luís, Joana. "Introducing a Sound centred approach to Music Education in early childhood: Reflections and challenges for Music Education". Trabalho apresentado em Research in Music Education (RIME) 2023, London, 2023.
    Publicado
  2. Veloso, Ana Luísa; Foletto, Clarissa; Freitas-Luís, Joana. "Music, wellbeing and engagement in early childhood: Reflections from a pilot study focused on sound as artistic matte". Aveiro, 2022.
    Publicado
  3. Foletto, Clarissa Gomes. "How can string teachers communicate effectively in one-to-one instrumental lessons?". Trabalho apresentado em 44th International String Teachers Conference, Ljubljana, 2016.
    Publicado
  4. Foletto, Clarissa Gomes; Carvalho, Sara; Andrea Creech. "How do instrumental teachers communicate musical ideas in performance teaching". Trabalho apresentado em PERFORMA'15, Aveiro, 2015.
    Publicado
  5. Foletto, Clarissa Gomes; Carvalho, Sara; Creech, Andrea. "Exploring Interpersonal Communication In One-To-One Instrumental Lessons: Preliminary Results". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2015, Kyoto, 2015.
    Publicado
  6. Foletto, Clarissa Gomes; Carvalho, Sara; Creech, Andrea. "Looking for effective communication: An exploratory study". Trabalho apresentado em IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21th Century, Évora, 2015.
    Publicado
  7. Foletto, Clarissa Gomes. "Optimizing the communication in one-to-one instrumental lessons: The teaching cues approach". Trabalho apresentado em III Symposium on the Paradigms of teaching musical instruments in the 21 Century, Évora, 2013.
    Publicado
  8. Foletto, Clarissa Gomes. "Look your bow; Captain hook; like a slide: A pilot study about the use of retrieval cues in one-to-one violin lessons". Trabalho apresentado em Doctoral Poster Conference, Londres, 2013.
    Publicado
  9. Foletto, Clarissa Gomes. "Instructions in one-to-one instrumental context: Identifying Retrieval cues". Trabalho apresentado em Doctoral School Summer Conference, Institute of Education, Londres, 2013.
    Publicado
  10. Foletto, Clarissa Gomes. "Padrões de dedos: uma contribuição à técnica violinística aplicada a alunos do ensino superior". Trabalho apresentado em Post in progress - 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança, Aveiro, 2009.
    Publicado
  11. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa Gomes; Borba, Marcelo; Berlitiz, Felipe; Costa, Adriano; Medeiros, Maria Augusta. "A estrutura formal e os elementos melódicos apresentados no poema sinfônico Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss baseado na prosa poética de Friederich Nietzsch". Trabalho apresentado em Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria., Santa Maria, 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Foletto, Clarissa Gomes. "Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18612.
  2. Foletto, Clarissa Gomes. "Padrões de dedos: uma contribuição à técnica violinística aplicada a alunos do ensino superior". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3800.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa; Bittencourt, Luís. 2019. "CD recording with Atma Kirtana group". Omnisciência. (Activities: performer, arranger, musical and executive production).
Interpretação musical
  1. Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano. Digressão com o grupo Atma Kirtana com o projeto: Sete Estrelas: O Canto dos Chakras.. 2016.
  2. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2016.
  3. Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano. Sete Estrelas: O Canto dos Chakras.. 2016.
  4. Foletto, Clarissa; Dalagna, Gilvano. Cânticos Devocionais da Alma. Concerto com o Grupo Atma Kirtana. 2016.
  5. Dalagna, Gilvano. Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  6. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Digressão com o grupo Atma Kirtana com o projeto: Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  7. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Digressão com o grupo Atma Kirtana com o projeto: Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  8. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Digressão com o grupo Atma Kirtana com o projeto: Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  9. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Digressão com o grupo Atma Kirtana com o projeto: Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  10. Dalagna, Gilvano. Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  11. Dalagna, Gilvano. Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  12. Dalagna, Gilvano. Sete Estrelas: O Canto dos Chakras. 2015.
  13. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Recital de violino e guitarra,. 2014.
    Instrumentista
  14. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. A time with Bossa Nova. 2013.
  15. Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Chamber concert. 2013.
  16. Foletto, Clarissa. Concerto de Professores. 2012.
  17. Dalagna, Gilvano. Concerto de Violino e Guitarra. 2011.
  18. Foletto, Clarissa; Vilela, Francisca; Marques, Dalila; Leite, Ângela. Concerto Barroco. 2010.
  19. Vilela, Francisca; Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa. Concerto Latino-Americano. 2010.
  20. Foletto, Clarissa; Benetti, Alfonso. Recital de Mestrado. 2010.
  21. Benetti, Alfonso. Recital de Mestrado. 2009.
  22. Dalagna, Gilvano. Recital de abertura do III Encontro da Orquestra Jovem de Santa Maria. 2008.
  23. Goulart, Cheisa. Festival de Inverno-Recital de Alunos. 2006.
  24. Goulart, Cheisa. Recital de conclusão do Curso. 2006.
  25. Budó, Lourenço; Amaral, Lenara; Prado, Bianca. Recital de Quarteto de Cordas. 2006.
  26. Goulart, Cheisa; Isaia, André. Recital de Violino - Sonatas de Beethoven,. 2006.
  27. Amaral, Lenara; Budó, Lourenço; Prado, Bianca. Sexta Feira Cultural- Quarteto de Cordas. 2006.
  28. Amaral, Lenara; Budó, Lourenço. Momento Musical - Classe de violino e viola-Bach solo. 2005.
  29. Budó, Lourenço; Amaral, Lenara; Prado, Bianca. Momento Musical-Música de Câmara - Quarteto de Cordas. 2005.
  30. Rodrigues, Lizandra; Oliveira, Letícia. Momento Musical-Música de Câmara, Trio com piano. 2005.
  31. Oliveira, Letícia. Momento Musical-Recital de Música de Câmara - Duo para Cello e Violino. 2005.
  32. Rodrigues, Lizandra; Oliveira, Letícia. Recital de Música de Câmara, Trio com piano. 2004.
  33. Bresolin, Fernando; Franzen, Celso Jr.. Momento Musical- Sonatas de Mozart para Violino e Piano. 2003.
  34. Terça Cultural. 2002.
  35. Abertura Oficial do CAFÉ DO THEATRO. 1999.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07 The impact of digital transition in music education: Two case studies in Spanish music schools SEMPRE MET 2024 (MUSIC-EDUCATION-TECHNOLOGY)
SEMPRE Society (Reino Unido)
2024/03 El impacto de la digitalización en la enseñanza y aprendizaje musical Jornadas Enseñanzas de música y danza UEMyD EHME
Musikene (San Sebastian, Espanha)
2022/10 Mesa redonda ESTA Portugal (Hora Con'Cordas) e Revista D'Capo Festival Arcada
Sinfonieta de Braga (Braga, Portugal)
2022 Corpo, Cognição e Cultura na Aprendizagem Musical - Round table discussion (Co-Chair) 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado (Online)
EAE (Portugal)
2022 Investigação no ensino e aprendizagem instrumental Master in music education
University of Aveiro (Portugal)
2021 Investigação no ensino e aprendizagem instrumental Master in music education
University of Aveiro (Portugal)
2020 Pesquisa em ensino e aprendizagem instrumental: perspectivas e desafios Classe de violino e viola
Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)
2020 Otimização da comunicação no ensino de cordas: o caso das pistas pedagógicas IV Encontro de Cordas Flausino Valle
Encontro de Cordas Flausino Valle (Brasil)
2020 Bridges between research and practice - Round table discussion (Chair) 48th International ESTA Conference (Online Edition)
Associação ESTA Portugal (Portugal)
2019 Investigação no ensino e aprendizagem instrumental Domínios de Estudos da Música
University of Aveiro (Portugal)
2019 Researching instrumental teaching and learning: perspectives and challenges Post-ip’19 – 5th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance
Universidade de Aveiro (Portugal)
2018 Labeamus: A criação de um laboratório para a experimentação, o encontro e a partilha de música com a comunidade 2º Forum Bragança em Música de Fundo
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018 Construir significados e conceitos de forma compartilhada: A comunicação no ensino e aprendizagem do instrumento I Encontro de Educação Musical da Escola Superior de Educação de Bragança
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2017 Criação de um laboratório para a produção de conhecimento colaborativo no âmbito do ensino e aprendizagem musical (e-poster) Teaching day’17
University of Aveiro (Portugal)
2017 A comunicação de instruções no ensino individual do instrumento: Um estudo de caso 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
2016 O papel dos pais e mães para a aprendizagem musical
Escola de Música de Perosinho (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2015 Otimização do estudo em casa e o papel do encarregado de educação Semana cultural do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro
2014 Otimização do estudo em casa: o papel do encarregado de educação
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga, Portugal)
2014 Palestra: Otimização do estudo em casa e o papel do encarregado de educação
(Porto, Portugal)
2014 Palestra: Otimização do estudo em casa: o papel do encarregado de educação
(Braga, Portugal)
2013 O Impacto da Música no Desenvolvimento Humano – Contributos da Música para a Psicologia Clínica
Mestrado em Psicologia Clínica, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Painel Ciência performativa - estudos para a otimização do ensino e da performance musical - Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino Post-in-Progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança Post Ip
Inet-md/Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012 Pesquisa em Música e Educação: Recolha e análise de dados qualitativos
Universidade de Aveiro (Portugal)
2011 A optimização da Técnica Violinística da mão esquerda através do Sistema de Padrões de dedos Performa'11 Encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Os contributos da neuroeducação musical no processo de aprendizagem e estudo do instrumento: implementação de um método de ensino
Orientador de Maria Inês Nunes
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023 - Atual O canto como promotor de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática da literatura
Orientador de Pedro Figueira
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2022 - Atual Um ouvido que toca: Um estudo caso no ensino-aprendizagem do 1o e 2o grau do clarinete
Orientador de Sérgio da Silva Neves
Programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual Brincar com o instrumento: construção de materiais e jogos de apoio à aula de Violino
Orientador de Alexandra Camboa
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2022 - Atual O Violino vai à Escola: um olhar do ensino do violino segundo o método da Escola Moderna
Orientador de Leonor Marques
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021 - Atual A abordagem baseada em problemas e o seu impacto na autorregulação de estudantes de Viola d’Arco
Orientador de Carlos Domingues
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021 - Atual Desenvolvimento de estratégias para a interação Pai-Professor-Aluno no ensino e aprendizagem do violino: O “Trio Harmonioso"
Orientador de Margarida Queirós
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020 - Atual Educação Somática no Ensino e Aprendizagem Instrumental: uma proposta de abordagem apoiada em m-learning
Orientador de Ana Carolina Petrus
Programa Doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - Atual Ensino e aprendizagem online de instrumentos de cordas: implementação de um programa de autorregulação nas aulas de violoncelo
Orientador de Dora Utermohl de Queiroz
Programa Doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - Atual Aplicação de um programa de mentoring como complemento ao ensino da Viola de Arco
Orientador de João Tiago Dinis
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 - Atual Práticas de direção em coros infantojuvenis: abordagens pedagógicas e recursos m-learing
Coorientador de Eric Lana
Programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 O pensamento crítico no ensino coletivo de violino no ensino superior e o seu papel na criação da identidade musical
Orientador de Inês Carmona
Mestrado em ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021 - 2023 Técnicas de mindfulness na aprendizagem do trompete
Orientador de Carla Moreira
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 - 2023 Além do Gesto: A comunicação interpessoal do maestro de orquestra
Coorientador de Daniel Nery
Programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020 - 2021 Ensino do Violino: Abordagem pedagógica adaptada ao Homeschooling
Orientador de Aurora Miranda
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020 - 2021 O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
Orientador de Ana Filipa Ferreira Neves
Mestrado em ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 - 2021 From the studio to the stage: devising a performance plan and effective practices strategies
Coorientador de Klara Louise Rundel
Mestrado em música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 - 2020 Aprender ensinando: O desenvolvimento de competências de autonomia nos alunos de Viola D’Arco
Orientador de Fabrice Carneiro
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 - 2020 A canção: uma proposta pedagógica no ensino aprendizagem do violoncelo
Orientador de Filipa Castilho
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 - 2018 Parental support and creativity as motivational tools in learning viola
Coorientador de Ana Sofia Sousa
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 - 2018 O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola D'Arco: Um estudo sobre o ensino híbrido
Coorientador de Joana Neves
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 - 2012 Um estudo sobre a utilização de estratégias pelos professores de violino na prevenção de problemas posturais
Coorientador de Margareta Chichilova
Mestrado em Música (Mestrado)
Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Serie of Seminars Talking about (Falando sobre) (2018)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2023/09 - 2024/05 52th ESTA International Conference “Connecting people” (2024/03 - 2024/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação ESTA Portugal, Portugal

European String Teachers Association, Portugal
2023/04 - 2023/05 Teacher training: Digital transformation in music education (Formação para professores – Transformação digital no Ensino da música) (2023/04 - 2023/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/06 - 2022/10 REACT Symposium - Reflective and critical approaches to teaching and learning of music performance (2022/09/21 - 2022/09/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Luleå tekniska universitet, Suécia
2022 - 2022 2nd International Conference: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators” Musichildren’22 (2022 - 2022)
Conferência (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03 - 2021/10 Online Edition of the 49th ESTA International Conference “Formal and Informal Teaching and Learning” (2021/09 - 2021/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
European String Teachers Association, Portugal
2020 - 2020 48th International ESTA Conference: Bridges between research and practice. (Online Edition) (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação ESTA Portugal, Portugal

European String Teachers Association, Portugal
2019 - 2019 Hands-On Research Symposium: from artistic practice to artistic research (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2018 - 2018 Dia da Musicoterapaia (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2018 - 2018 Research Hands on FLUTE 2 (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2017 - 2017 1st International Conference: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators (2017 - 2017)
Conferência (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2017 - 2017 Research Hands on FLUTE (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2016 - 2016 Curso Mini Contrabaixo ministrado pelo prof. Claus Freudenstein
Outro (Outra)
ESTA Portugal - European String Teachers Association, Portugal
2016 - 2016 Curso de Pedagogia para professores de Cordas ministrado pelo prof. Dr Claudio Forcada
Outro (Outra)
ESTA Portugal - European String Teachers Association, Portugal
2015 - 2015 Playing with reduced physical tension
Seminário (Outra)
ESTA Portugal, Portugal
2015 - 2015 Masterclass de Viola D’Arco com o professor Ivo-Jan van der Werff
Outro (Outra)
ESTA Portugal - European String Teachers Association, Portugal
2014 - 2014 1º Ciclo de Concertos do Programa de Tutoria Artística
Concerto (Outra)
2014 - 2014 2º Ciclo de Concertos do Programa de Tutoria Artística
Concerto (Outra)
2013 - 2013 Post Ip - Post in Progress 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2013 - 2013 Musical Practices and public policies across the world: the role of music education (2013 - 2013)
Seminário (Coorganizador)
University College London Institute of Education, Reino Unido

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09 - 2023/09 AEC Annual Meeting for International Relations Coordinators "Opening Doors: Adopting a More Inclusive Perspective"
Encontro
AEC Annual Meeting for International Relations Coordinators
AEC European Association of Conservatoires, Bélgica
2011 - 2011 Simon Fischer on Violin Technique - Lecture demonstrations by Simon Fischer
2009 - 2009 A memória na aprendizagem musical
Oficina (workshop)
2006 - 2006 XXI Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria - Oficina de Violino
Oficina (workshop)
2006 - 2006 Festival de Música de Jaraguá do Sul
Oficina (workshop)
2005 - 2005 XX Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria,
Oficina (workshop)
2005 - 2005 XXIII Oficina de Música de Curitiba - Prática de Orquestra e violino
Oficina (workshop)
2005 - 2005 Seminário para professores de violino e viola do Método Suzuki
Seminário
2004 - 2004 XIX Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Mari
Oficina (workshop)
2003 - 2003 XVIII Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria
Oficina (workshop)
2003 - 2003 Primeira Semana Acadêmica Integra do CAL-oficina de Violino,
Oficina (workshop)
2002 - 2002 X Encontro Sul-Brasileiro Suzuki,
Encontro
2002 - 2002 XVII Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria
Oficina (workshop)
2001 - 2001 IX Oficina de Música Instrumental e Vocal de Itajaí
Oficina (workshop)
2001 - 2001 XIX Oficina de Música de Curitiba,
Oficina (workshop)
2001 - 2001 XVI Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria
Oficina (workshop)
2000 - 2000 XV Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria
Oficina (workshop)
1999 - 1999 VII Encontro Sul Brasileiro Suzuki,
Encontro
1999 - 1999 XIV Festival de Inverno da UFSM
Oficina (workshop)
1999 - 1999 II Encontro Suzuki de Porto Alegre
Encontro

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12 Mapas cognitivos como ferramenta para a otimização do trabalho do maestro
Presidente do júri
Pedro Viana Silvestre (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/11 Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados
Arguente
Camilla dos Santos Silva (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2023/10/26 Despertar a Autorregulação da Aprendizagem: O Papel dos Professores na Formação de Jovens Músicos
Arguente principal
Marija Mihajlovic Pereira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/12 A música como potenciadora de ação social: um estudo de caso no Centro Educativo Padre António de Oliveira
Presidente do júri
Maria Madelana Jalles Rasquilho Vidal (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12 Motivação no estudo do fagote: fatores contribuintes e estratégias utilizadas em sala de aula
Presidente do júri
Beatriz da Fonseca Cunha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09 Desempenho melódico vocal de crianças em idade escolar
Arguente principal
Helena Brandão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09 Desempenho rítmico de crianças em idade escolar Escola Superior de Educação
Arguente principal
Bruno Cavalero (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07 Motivação no mestrado em educação musical
Arguente principal
Ana Catarina Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07 Os Desenhos Animados como Estratégia Pedagógica em Educação Musical
Arguente principal
Klaudia Maria van Eenbergen (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020 Con23 tra23 bai23 xo23: o contínuo movimento da sincronização
Arguente
Pedro Barreiros (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Projeto educativo Irish Lucky Dream: um desafio à memorização e à leitura da notação musical por crianças e jovens com perfis diferenciados
Arguente principal
Leonilde Sequeira Vieira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Misticismo e performance musical: uma proposta interpretativa de composições para flauta solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
Arguente principal
Mariza Ponce de Leon (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 A Gravação Vídeo como Estratégia de Estudo do Violino
Arguente principal
Rosa Maria de Sousa Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
Arguente principal
Joana Isabel Ribeiro Campos de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Práticas saudáveis no ensino de violino: Conhecimento e transmissão
Arguente principal
Agostinha Jacinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Estudar ou tocar violino?: Um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individual
Arguente principal
Vera Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Crisom Meditare: Um estudo caso que une Música e Meditação Sílvia de Fátima Serra Fernandes Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06 - 2024/06 2024 – EIMAD’24 – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design ESART, Castelo Branco, Portugal
2024 - 2024 XXXIV CONGRESSO DA ANPPOM Brasil
2023/06 - 2023/06 Seminario de Investigación en Educación Musical (SIEM_UC23) Santander, Spain
2022 - 2022 Post ip’22 - Post-in-progress: 6º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança University of Aveiro
2022 - 2022 REACT Symposium - Reflective and critical approaches to teaching and learning of music performance. Piteå School of Music at the Luleå University of Technology
2022 - 2022 2nd International Conference: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators” Musichildren’22. University of Aveiro, Portugal
2022 - 2022 2º Encontro do Ensino Artístico Especializado AEEP, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
2020 - 2020 48th International ESTA Conference: Bridges between research and practice Online, Portugal
2019 - 2019 Hands-On Research Symposium: from artistic practice to artistic research University of Aveiro. Portugal
2017 - 2017 Post ip’17 – “Post-in-Progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança” Universidade de Aveiro, Portugal.
2017 - 2017 1st International Conference: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators” University of Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Performa’17 e V Congresso da ABRAPEM . UFSJ, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Internacional de Educación Musical (2307-4841) Sage Journals
2023 - Atual Revista da ABEM Associação Brasileira de Educação Musical (2538-033X) Associação Brasileira de Educação Musical
2021 - Atual Frontiers in psychology - Performance of Science (1664-1078) Frontiers
2017 - Atual ORFEU - Revista do Programa de Pós-Graduação em Música - CEART UDESC (2525-5304) Universidade do Estado de Santa Catarina
2017 - Atual CORDAS - Online Magazine of ESTA Portugal (2184-1985) Associação ESTA Portugal
2024 - 2024 Music & Science (2059-2043) Sage Journals
2016 - 2023 Journal of the Portuguese Music Education Association APEM
2013 - 2014 Journal of the International forum of Studies in Music and Dance UA Editora

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/07 Music specialisation projects II - Music teaching and music in the community (Projetos de especialização em música - Ensino da música e música na comunidade) Programa doutoral em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09 - 2024/02 Specialised seminar I - Music teaching and music community (Ensino da música e música na comunidade Doutoramento em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09 - 2024/02 Music specialisation projects I - Music teaching and music in the community (Projetos de especialização em música - Ensino da música e música na comunidade) Doutoramento em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2024/02 Music Didactics II (Didática da Música II) Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/02 - 2023/07 Music Didactics I (Didática da música I) Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/01 - 2023/03 Accredited teacher training: Strategies to teaching string instruments (Estratégias para o ensino das cordas) (Outros) APEM, Portugal
2022/02 - 2022/07 Specialised seminar II - Music teaching and music community (Ensino da música e música na comunidade) Doutoramento em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/02 - 2022/07 Music specialisation projects II - Music teaching and music in the community (Projetos de especialização em música - Ensino da música e música na comunidade) Doutoramento em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/01 - 2022/03 Accredited teacher training: Strategies to teaching string instruments (Estratégias de ensino dos instrumentos de cordas) (Outros) APEM, Portugal
2021/09 - 2022/02 Specialised seminar I - Music teaching and music community (Ensino da música e música na comunidade) Programa doutoral em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09 - 2022/02 Music specialisation projects I - Music teaching and music in the community (Projetos de especialização em música - Ensino da música e música na comunidade) Programa doutoral em música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Teacher training: Instrumental Group Lesson (Ensino do instrumento em grupo) (Outros) Conservatório de Música do Choral Phydellius, Portugal
2018 - 2018 Strings Masterclass Método Suzuki (Outros) Conservatório de Música de Seia, Portugal
2016/09 - 2017/02 Music Psychology (Psicologia da Música) Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2017 Teacher training: Communication between teacher and student in individual instrument teaching (A comunicação entre o professor e o aluno no ensino individual do instrumento) (Outros) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2017 - 2017 Violin Master Class (Outros) Conservatório de Música e Artes do Dão, Portugal
2014 - 2014 Violin Masterclass Aperfeiçoamento (Outros) Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Portugal
2009/09 - 2012/08 Violin (Ensino básico 1º ciclo) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2009/09 - 2012/08 Instrumental group lesson (Classe de Conjunto Instrumental) (Ensino básico 1º ciclo) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2009/09 - 2012/07 Violin (Ensino básico 2º ciclo) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2009 - 2012 Violin (Ensino básico 3º ciclo) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2010 - 2010 Violin Masterclass: Método Suzuki Vol. 1 Aperfeiçoamento (Outros) Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, Portugal
2010 - 2010 Violin Workshop Aperfeiçoamento (Outros) Academia de Música de Vale de Cambra, Portugal
2009 - 2009 Violin Masterclass - Método Suzuki para alunos volume I (Outros) Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Portugal
2009 - 2009 Workshop Suzuki Interactivo (Outros) Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2008/01 - 2008/08 Violin (Social project) Projeto Garoto Cidadão Companhia Siderúrgica Nacional, Brasil
2008/03 - 2008/07 Violin Beethoven-Haus, Brasil
2008/02 - 2008/07 Violin Guaíra Academia de Música - Escola de música e Artes de Curitiba, Brasil
2008/01 - 2008/07 Violin Espaço Musical Academia de Música, Brasil
2008/01 - 2008/07 Violin Conservatório de Música Villa-Lobos, Brasil
2008 - 2008 Violin Masterclass - Introdução ao Método Suzuki para alunos Aperfeiçoamento (Outros) Conservatório de Música de Aveiro-Calouste Gulbenkian, Portugal
2008 - 2008 Violin and Group lesson II Encontro Orquestra Joven de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2004/03 - 2006/12 Violin Curso de Extensão universitária Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2004/03 - 2006/12 Violin group lesson Curso de Extensão Universitária Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2004 - 2004 Violin Masterclass Curso comemorativo aos 30 anos do Método Suzuki em Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual ISME - International Society of Music Education Member
2018 - Atual APEM - Portuguese Music Education Association Member
2016/05 - Atual ESTA - European String Teachers Association
2014/06 - Atual ESTA Portugal - Associação Europeia de professores de Cordas em Portugal Co-founder and Board member
2001/01 - 2005/12 SAA - Suzuki Association of the Americas

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro do comité editorial da Coleção Músicas em Diálogo. Hucitec Editora
Membro
2023 - Atual Member of the editorial board of the Journal of Portuguese Music Education Association
Membro
APEM, Portugal
2017 - Atual Co-editor da IMPAR: Online Journal for Artistic Research
Membro
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2017 - Atual Co-editor CORDAS - Online Magazine of ESTA Portugal
Membro
Associação ESTA Portugal, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - Atual Concursos Nacionais - Violino Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2010 - Atual Concursos Nacionais: Piano, Guitarra, Violino e Violeta Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Early Years: an international research journal (1472-4421) Taylor and Francis Online
Distinções

Outra distinção

2019 Individual Scientific Employment
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 ESTA Solidarity Fund in Memoriam Elspeth Iliff
European String Teachers Association, Portugal
2004 Bolsa de assistência, Orquestra do Laboratório de Canto Coral da UFSM
Universidade Federal de Santa Maria, Portugal
2004 Assistantship
2003 Bolsa de assistência, Orquestra Sinfônica de Santa Maria
Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Portugal
2003 Assistantship