???global.info.a_carregar???
With a Phd in French Litterature by the FLUL- School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, she was Associate Professor at that same school where she taught, since 1979 until june 2022, both in the Performance Studies graduation and Theatre Studies post-graduation courses. Since 2016 until june 2022, she was the director of the Theatre Studies MA and PhD courses at FLUL. She supervised more than 20 MA and PhD thesis. She directed the Centro de Estudos de Teatro (CET-FLUL), in 1996-2000 and 2004-2008, and from 2017 until 2019, where she was also the IR of the projects XVIth century Plays by Portuguese playwrights and OPSIS: iconographic database of theatre in Portugal, both having received funding from the Ministry of Science and Technology. She is now IR of the project ARTHE - Archiving Theatre funded by FCT. She was also responsible for the coordination in Portugal of the project Text and Image: critical perspectives for the research in Theatre and performance) which gathered a group of researchers from the Federal University of Rio de Janeiro- Unirio, the São Paulo University and the Lisbon University (2008-2010). She was, from 2008 until 2011, the President of the Administration of the National Theatre D. Maria II and a member of the Prix Europe pour le Théâtre. She is a member of the European Journal of Theatre and Performance board. She has published essays, organized books on literature, theatre translation, theatre iconography, Portuguese theatre history and drama. She is seldom invited to lecture in various european universities and brazilian ones.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Monteiro Brilhante
Data de nascimento
1956/07/16
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Brilhante, Maria
  • Brilhante, Maria João

Identificadores de autor

Ciência ID
3916-B3DF-6945

Endereços de correio eletrónico

  • mbrilhante@campus.ul.pt (Profissional)
  • brilhantemj@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Fax
  • 217920086 (Profissional)
Telefone
  • 217920086 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1989
Concluído
Maria João Monteiro Brilhante (Doutoramento)
Especialização em Outra:Literatura Francesa
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Invenção Poética no Teatro de Claudel (The poetical invention in Claudel's dramaturgy)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom c/distinção e louvor
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/06/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2022 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1989 - 2006 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1979 - 1989 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Director Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2008/08/01 - 2011/11/30 CEO of the National Theatre D. Maria II Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2004 - 2007 Director Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
1996/11 - 2000/11/05 Director Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/14 - Atual ARTHE Archiving Theatre
PTDC/ART-PER/1651/2021
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Performing the gaze. Crossings between photography and theatre in portuguese and international context
PTDC/ART-PER/31693/2017
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2007/11/25 - 2011/08/24 TETRA (Theatre and Translation) : Towards a History of Theatre Translation in Portugal, 1800 - 2009
PTDC/ELT/67491/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/10/01 - 2011/04/30 OPSIS Iconographic Theatre data base (PTDC/EAT/69595/2006).
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2011/01/30 Theatre History in Portugal online
PTDC/HAH/72397/2006
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/11 - 2008/12/03 Património bibliográfico e documental da FLUL da Universidade de Lisboa: um projecto de conservação, digitalização e difusão / Bibliographic and documental heritage of the Faculty of Letters of University of Lisbon: a project for conservation, digitizing and dissemination Republica Portuguesa Ministério da Cultura
Concluído
2001/10/01 - 2005/12/31 Electronic edition of Portuguese Plays of the XVI th Century
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2022 Biografias do Teatro Português
Biografias do Teatro Português
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Teatro Nacional São João

Teatro Nacional D Maria II EPE
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Brilhante, Maria João. "Um teatro para os Artistas Unidos", Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa, 2022
Artigo em revista
  1. Brilhante, Maria João. "Teatro em Portugal: breve contributo". Seara Nova numero especial do centenário 1756 (2021): 126-137.
    Publicado
  2. Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. "Identificação do Training no Processo de Criação de O Inferno de O Bando: a consciência do actor". Revista Brasileira de Estudos da Presença 10 4 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660100111.
    Publicado • 10.1590/2237-2660100111
  3. Brilhante, Maria João; Santos, Ana Clara; Prost, Brigitte; Proust, Sophie. "ARGOS, un projet innovant d’observations de processus de création en Europe". European Journal of Theatre and Performance 2 (2020): https://journal.eastap.com/eastap-issue-2/.
    Publicado
  4. Brilhante, Maria João. "Cruzamentos da memória e da tecnologia com as artes cénicas.". Dramaturgias 12 (2019): 7-13. https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/1850.
    Publicado
  5. Brilhante, Maria João. "A implantação do modelo aristotélico no teatro europeu: revisitando os discursos (dis)sonantes de Lope de Vega e de Pierre Corneille". Anuario Lope de Vega Texto literatura cultura, 23 (2017): 178-202. http://hdl.handle.net/10451/30732.
    Publicado • 10.5565/rev/anuariolopedevega.197
  6. Brilhante, Maria João; Azevedo, Eunice Tudela de; Campos, Ana; Faria, Teresa; Brilhante, Maria João. "Jorge Silva Melo: um percurso traçado entre linhagens e heranças". Sinais de Cena II 2 (2017): 187-240. http://hdl.handle.net/10451/30624.
    Publicado
  7. Brilhante, Maria João. "Para continuar a discussão sobre os clássicos na cena actual: duas desafiadoras criações cénicas da Vida do Grande D. Quixote de la Mancha e do Gordo Sancho Pança pela Comédie Française e pelo Teatro O Bando". Sinais de Cena II 1 (2016): 138-150.
    Publicado
  8. Brilhante, Maria João; Brilhante, Maria João; Azevedo, Eunice Tudela de; Vicente, Gustavo. "Mónica Calle: Acreditar e existir nas palavras". Sinais de Cena II 1 (2016): 173-214. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30626/1/Monica_calle_entrevista.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Brilhante, Maria João; Brilhante, Maria João. "Mutations d'une idée de théâtre national. Le Teatro Nacional D. Maria II hier et aujourd'hui". Revue d'Histoire du Théâtre 272 (2016): 21-36. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30726/1/EPREUVE-RHT-2016-4-BRILHANTE_corrigido.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Werneck, Maria Helena; Brilhante, Maria João; Brilhante, Maria João; Maria Helena Werneck. "Art and Trade in a Postcolonial Context: In Search of the Theatre Routes Linking Brazil and Portugal (1850–1930)". Journal of Global Theatre History 1 1 (2016): 78-92. http://hdl.handle.net/10451/30727.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.5282/gthj/2016-1
  11. Brilhante, Maria João; Brilhante, Maria João. "Fazer e estudar teatro em Portugal: Constrangimentos e oportunidades". VIS Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB (Brasília) 13 2 (2015): 208-216. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30729/1/Fazer-e-Estudar-Teatro-%20VIS.pdf.
    Publicado
  12. Brilhante, Maria João. "Do teatro ao perfinst: a obra de arte viva segundo a Karnart". Dedalus I 17-18 (2014): 297-311.
    Publicado
  13. Brilhante, Maria João. "Rotas do Teatro entre Brasil e Portugal: introduzindo um campo de pesquisa" (Routes of Theatre between Portugal and Brazil: introducing a field of research)". Camões Revista de Letras e Culturas Lusófonas 21 (2012): 67-81. http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/revistas-e-periodicos/revista-camoes/revista-camoes-21-1.html.
    Publicado
  14. Brilhante, Maria João. "Laços e desenlaces entre criação e reflexão crítica no teatro português contemporâneo" (Ties and unlacing between creation and criticism in contemporary portuguese theatre)". Sala Preta: Revista de Artes Cênicas 9 (2009): 121-132. https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57396/60378.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Brilhante, Maria João; Marta Rosa; Brilhante, Maria João; Rosa, Marta. "João Perry: Viver para poder contar". Sinais de Cena I 9 (2008): 37-51. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30065/1/sinais_de_cena_2008.pdf.
    Acesso aberto
  16. Brilhante, Maria João. "Goldoni e Inácio de Oliveira Bernardes: um encontro de artistas". Estudos Italianos em Portugal 2 (2007): 49-62. https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/42638/6/Goldoni_e_Inacio_de_Oliveira_Bernardes.pdf.
    Publicado • 10.14195/0870-8584_2_4
  17. Brilhante, Maria João. "Um Misantropo para todos os tempos” (A Misanthrope for all seasons)". Sinais de Cena 7 (2007): 88-90. https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/12528.
    Publicado
  18. Brilhante, Maria João. "Gruppo di famiglia in un interno". Sinais de Cena 8 (2007): 106-108. https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/12570.
    Publicado
  19. Brilhante, Maria João. "Gil Vicente: Poet and Artist of the Portuguese Golden Age". Western European Stages 18 1 (2006): 9-14. https://europeanstages.org/past-issues/western-european-stages-archive/volume-18-number-1/.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Brilhante, Maria João; Maria Helena Serôdio. "Corneille au Portugal (Corneille in Portugal)". Revue d'Histoire du Théâtre 1 229 (2006): 87-94. https://sht.asso.fr/revue/mises-en-scene-de-corneille-1947-2006/.
    Publicado
  21. Brilhante, Maria João. "Figurações do feminino em Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/405.
  22. Brilhante, Maria João; Coelho, Rui Pina. "Lúcia Sigalho: capricho ¿documental e autobiográfico¿". Sinais de Cena 6 (2006): 45-53. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2006.0041.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2006.0041
  23. Brilhante, Maria João. "Caminhos da herança clássica até ao teatro francês contemporâneo". (2003): https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/3899.
    10.34632/mathesis.2003.3899
Artigo em revista (magazine)
  1. Brilhante, Maria João. "Caminhar é preciso", Women on Stage , 2020
Capítulo de livro
  1. Fadda, Sebastiana; Brilhante, Maria João. "Imagens em foco". editado por Fadda, Sebastiana; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel, 277-316. Lisbon, Portugal: Centro de Estudos de Teatro, 2022.
    No prelo
  2. Brilhante, Maria João. "Être ou ne pas être Antoine et Cléopâtre: regarder à travers les yeux de l'autre". In Shakespearean characters transposed. Iconography, Adaptations, Cultural Exchanges and Staging, editado por Sandra Pietrini, 29-44. Alessandria, Itália: Edizioni dell'Orso, 2021.
    Publicado
  3. Figueiredo, Filipe; Brilhante, Maria João. "O trabalho da imagem ou para conhecer a base OPSIS". In Práticas de arquivo em artes performativas, editado por Oliveira, Fernando Matos de; Madeira, Cláudia. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  4. Brilhante, Maria João. "Apologia do crítico apaixonado". In Rastos luminosos em rastos do tempo. Homenagem a Maria Helena Serôdio, editado por Fadda, Sebastiana; Almeida, Maria João Carvalho de, 187-196. Lisbon, Portugal: Centro de Estudos de Teatro, 2018.
    Publicado
  5. Brilhante, Maria João. "Looking for the expressive body through images: The infinite struggle against insignificance". In Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal, editado por Vicente, Gustavo, 229-266. Bern, Suiça: Peter Lang UK, 2017.
    Publicado • https://doi.org/10.3726/b11641
  6. Brilhante, Maria João. "Os prefácios de Mário Dionísio: uma outra maneira de manter a conversa" (The prefaces by Mário Dionísio: another way of keeping the conversation on)". In Como Uma Pedra no Silêncio. Recordar Mário Dionísio no Centenário do seu nascimento., editado por Basílio, Kelly Benoudis; Seixo, Maria Alzira, 281-287. Lisboa, Portugal: Centre for Comparative Studies of the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, 2017.
    Publicado
  7. Brilhante, Maria João. "Escrever para cena, confrontar o real: A dramaturgia portuguesa em questão (Writing to the stage, confronting the real": Portuguese dramaturgy questioned)". In VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida Memória 2, editado por Martins, Bene; Charone, Olinda, 30-67. Belém, Brasil: Universidade Federal de Belém do Pará / PPGARTES, 2017.
    Publicado
  8. Camões, José; Brilhante, Maria João. "The paths of a national idea of theatre in the Iberian Peninsula". In A Comparative History of Literatures in the Iberian Peninsula, editado por Domínguez, César; González,Anxo Abuín; Sapega, Ellen, 217-239. Amsterdam, Países Baixos: John Benjamins Publishing Company, 2016.
    Publicado • 10.1075/chlel.xxix.20cam
  9. Brilhante, Maria João. "Textos e(m) cena: alguns marcos do teatro em Portugal (1990-2014) (Texts and/on stage: some marks of portuguese theatre (1990-2014),". In Manifestações de diversidade cultural na área da música, literatura, teatro e língua, editado por Svobodá, Petra, 9-36. Olomouc, República Checa: UniverzitaPalackého v Olomouci, 2015.
    Publicado
  10. Brilhante, Maria João. "O teatro segundo Rousseau: uma discreta linhagem na história do teatro e do espectáculo (Theatre according to Rousseau: a discreet genealogy in the history of theatre and performance)". In ACT.28 Jean-Jacques Rousseau. O homem, a obra o pensamento, editado por Basílio, Kelly Benoudis; Santos, Leonel Ribeiro dos; Almeida, Maria João, 209-220. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2014.
    Publicado
  11. Brilhante, Maria João. "Hamlet et la scène moderne au Portugal: texte et image à la fin du XIXème siècle" (Hamlet and the modern stage in Portugal: text and image at the end of the XIXth century)". In Picturing Drama. Illustrazioni e riscrittura dei grandi classici, dall'antichità ai nostri giorni, 117-127. Alessandria, Itália: Edizioni dell'Orso, 2013.
    Publicado
  12. Brilhante, Maria João. "Uma aventura ligada pelo oceano: estudar as rotas de teatro entre Portugal e o Brasil (An adventure linked by the ocean: studying the theatre routes between Portugal and Brazil)". In Rotas de Teatro entre Portugal e Brasil Theatre Routes between Portugal and Brazil), editado por Werneck, Maria Helena; Reis, Angela de Castro, 7-18. Rio de Janeiro, Brasil: 7Letras, 2012.
    Publicado
  13. Brilhante, Maria João; Werneck, Maria Helena. "Cultura visual e representação imagética do actor: Luísa Todi, um caso ímpar em Portugal e na Europa (Visual culture and image representation of the actor: Luisa Todi a remarkable case in Portugal and in Europe)". In Texto e imagem: estudos de teatro (Text and image: Theatre studies), 187-205. Rio de Janeiro, Brasil: 7Letras, 2009.
    Publicado
  14. Brilhante, Maria João. "L’Espace furieux de Novarina ou a Palavra em Cena” (L'espace furieux by Novarina or the Word on stage)". In O Jogo no Jogo. Divertimento, Experimentalismo, Problematização do Literário (The Play within the Play. Diversion, Experimentalism, Problematizing the Literary), editado por Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho, 241-252. Lisboa, Portugal: Roma editores, 2008.
    Publicado
  15. Brilhante, Maria João. "Pôr em cena o Teatro de António José da Silva, Hoje: texto clássico e dramaturgia (The staging of António José da Silva's plays, today: classic text and dramaturgy)". In O Teatro no século XVIII. Presença de António José da Silva, o Judeu (Theatre at the XVIIIth century. The presence of António José da Silva), editado por Junqueira, Renata Soares; Mazzi, Maria Glória Cuzumano, 127-147. São Paulo, Brasil: Editora Perspectiva, 2008.
    Publicado
  16. Brilhante, Maria João; Aparecida de Fátima Bueno; Helder Garmes; Annie Gisele Fernandes; Paulo Motta Oliveira. "Teatro e literatura: entre prefiguração e rasto (a propósito de Nunca nada de ninguém de Luisa Costa Gomes) - (Theatre and literature: between prefiguration and trace (about Nunca, nada de ninguém by Luisa Costa Gomes)". In Literatura Portuguesa. História, memória e perspectivas, 277-292. São Paulo, Brasil: Alameda Casa Eleitoral, 2007.
    Publicado
  17. Brilhante, Maria João; Isabel Almeida; Isabel Rocheta; Teresa Amado. "“Calderón de la Barca e a cena barroca: a propósito de La fiera, el rayo y la piedra” (Calderon de la Barca and the baroque stage: about La fiera, el rayo y la piedra)". In Studies in honour of Maria Idalina Rodrigues, Maria Lucília Pires and Maria Vitalina Leal de Matos, Isabel Almeida, Isabel Rocheta and Teresa Amado, 749-762. Lisboa, Portugal: Departamento de Literaturas Românicas/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2007.
    Publicado
  18. Brilhante, Maria João. "“Teatro e literatura” (Theatre and Literature)". In Concerto das Artes (The Concert of the arts), editado por Kelly Basílio; Mário Jorge Torres; Paula Morão; Teresa Amado, 457-481. Porto, Portugal: Campo das Letras, 2007.
    Publicado
  19. Brilhante, Maria João. "O Terramoto de 1755 em cena: duas representações da catástrofe (The earthquake of 1755 on stage: two representations of the catastrophe)". In O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar diferente (The Big Earthquake of Lisbon: Getting Different), editado por Buescu, Helena Carvalhão; Gonçalo Cordeiro. Lisboa, Portugal: Gradiva, 2005.
    Publicado
  20. Brilhante, Maria João. ""Espaço e espacialidade a propósito da tragicomédia Frágua d'Amor de Gil Vicente"(Space and spaciality about Gil Vicente's tragicomedy Frágua de Amor)". In Gil Vicente e Évora(GIl Vicente and Évora), editado por José Alberto G. Machado; Laureano Carreira; José Alberto Ferreira; Manuel Morais, 45-57. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2005.
    Publicado
  21. Brilhante, Maria João. "Portuguese dramatic texts in the sixteenth century - Illustration and publishing". In Theaterwetenschap spelenderwijs/Theatre studies at Play, editado por Peter Eversmann; Rob van Gaal; Rob van der Zalm, 172-183. Amsterdam, Países Baixos: Pallas Publications, 2004.
    Publicado
  22. Brilhante, Maria João. ""Espaço sonoro, espaço visual em Quem tem farelos?" (Sound spaciality, visual spaciality in Quem tem Farelos?),". In Gil Vicente 500 anos depois (Gil Vicente five hundred years later), editado por Maria João Brilhante; José António Camilo Guerreiro Camões; Cristina Almeida Ribeiro; Graça Abreu. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda e Centro de Estudos de Teatro, 2003.
    Publicado
  23. Brilhante, Maria João. "Le théâtre à la «polis»: Vaclav Havel et l´écriture sous l´oppression" (Theatre at the 'polis': Vaclav Havel and writing under oppression")". In Václav Havel as a dramatist, editado por Jiri Fukac; Zdenka Pospisilová; Alena Mizerová. Brno: The Compostela Group Universities, 2001.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Camões, José; Brilhante, Maria João. "Lisbon". In The Oxford Encyclopedia of Theatre and Performance, editado por Dennis Kennedy. Oxford University Press, 2003. https://www.oxfordreference.com/view/10.1093/acref/9780198601746.001.0001/acref-9780198601746?btog=chap&hide=true&jumpTo=lis&page=117&pageSize=20&skipEditions=true&sort=titlesort&source=%2F10.1093%2Facref%2F9780198601746.001.0001%2Facref-9780198601746.
    Publicado
Livro
  1. Brilhante, Maria João; Vieira, Ana Bigotte; Letelier, Laura; Cerejo, Pedro; Cruz, Tiago Ivo; Belém, Fábio. ARTHE - Arquivar o Teatro: primeiros passos de um projecto. Lisbon, Portugal: Centro de Estudos de Teatro. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Brilhante, Maria João; Ramalho, António; Belém, Fábio; Cruz, Tiago Ivo; Letelier, Laura; Cerejo, Pedro; Vieira, Ana Bigotte. Os arquivos das companhias de teatro e sua descrição. Lisbon, Portugal: Centro de Estudos de Teatro. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Brilhante, Maria João. João Anastácio Rosa. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional. 2022.
    Publicado
  4. Salema, Francisca. João Guedes. Lisbon, Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2022.
    Publicado • Editor
  5. Fadda, Sebastiana; Brilhante, Maria João; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos; Álvaro Garrido; Serôdio, Maria Helena; Carina Infante do Carmo; Palinhos, Jorge Miguel Ferrão. Bernardo Santareno | 100 anos: Percursos & Documentos. Lisbon, Portugal: Centro de Estudos de Teatro. 2022.
    Publicado • Editor
  6. Azevedo, Eunice Tudela de. Abílio de Mattos e Silva. INCM. 2019.
    Publicado • Editor
  7. Magalhães, Paula Gomes. Sousa Bastos. Lisbon, Portugal: INCM. 2018.
    Publicado • Editor
  8. Martins, Levi. Francisco Palha. INCM. 2018.
    Publicado • Editor
  9. Coelho, Rui Pina. António Pedro. Lisbon, Portugal: INCM. 2017.
    Publicado • Editor
  10. Fadda, Sebastiana. Alfredo Cortez. Lisbon, Portugal: INCM. 2017.
    Publicado • Editor
  11. Brilhante, Maria João; Faria, Cristina; Vasconcelos, Ana Isabel; Serôdio, Maria Helena; Filipe, Guilherme; Vidal, Isabel Alice Radburn, 1963-; Carneiro, Luís Soares. Teatro Nacional D. Maria II : sete olhares sobre o teatro da nação. Lisbon, Portugal: Teatro Nacional D. Maria II; Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2014.
    Publicado • Editor
  12. Brilhante, Maria João; Rayner, Francesca; Almeida, Mónica. Teatro e Economia. Desafios em Tempo de crise (Theatre and Economy. Challenges in a time of crisis). Lisboa, Portugal: Bicho do Mato / Teatro Nacional D. MA. 2012.
    Publicado • Editor
  13. Brilhante, Maria João; Figueiredo, Filipe; Magalhães, Paula. Teatro e imagens (Theatre and Images). Lisboa, Portugal: Colibri. 2011.
    Publicado • Editor
  14. Brilhante, Maria João; Figueiredo, Filipe; Magalhães, Paula. Imagens de uma ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem (Images of an absence. Ways of theatre (re)cognition through the image). Lisboa, Portugal: Colibri. 2011.
    Publicado • Editor
  15. Brilhante, Maria João; Werneck, Maria Helena. Texto e imagem: estudos de teatro. Rio de Janeiro, Brasil: 7 Letras. 2009.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Brilhante, Maria João; Fadda, Sebastiana; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos. "Regressar a Bernardo Santareno, projectar a sua obra para o século XX". Prefácio para Bernardo Santareno | 100 anos: Percursos & Documentos, editado por Fadda, Sebastiana; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos; Brilhante, Maria João, 9-14. Lisbon, Portugal: Centro de Estudos de Teatro. 2022.
    Publicado
  2. Carreto, Carlos; Cabral, Maria de Jesus; Brilhante, Maria João. "Introduction: Mai 68 ou l'art de la parenthèse". Prefácio para Carnets. Revue électronique d'études françaises. Lisboa, Portugal: APEF. 2019.
    Publicado
  3. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de Abílio de Mattos e Silva". Prefácio para Abílio de Mattos e Silva. Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2019.
    Publicado
  4. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de António Pinheiro". Prefácio para António Pinheiro. Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2019.
    Publicado
  5. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da Biografia da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro". Lisbon, Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2016.
    Publicado
Recurso online
  1. Sousa, José Pedro; Brilhante, Maria João. Podcast [Theatre History Talks] Tu cá tu lá com a história do teatro (ep. 9). 2023. https://open.spotify.com/episode/0l3qTdwrhwwdial1cj21Xf.
  2. Tomé, Cátia; Almeida, Mónica; Paiva, Marco; Malheiro, Ruy; da Cruz Pires, Frédéric. Criar e Produzir III. 2022. https://mascarenhasmartins.pt/edicoes.
Revisão de livro
  1. Brilhante, Maria. "Almeida Garrett Frei Luís de Sousa. Edição crítica de João Dionísio". Revisão de Almeida Garrett. Frei Luís de Sousa 213 (2023): 166-168.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Maria Leonor Carvalhão Buescu de Vasconcelos e. "A grande guerra e o espectáculo : O bailado do encantamento e A princesa dos sapatos de ferro (1918)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39572.
  2. Frias, Rita Sofia Amaral Cabral. "Teatros de São Miguel : o espetáculo como património". Mestrado, Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4931.
  3. Magalhães, Paula Cristina Gomes. "É entrar senhores, é entrar! : teatro de feira em Lisboa : 1850-1919". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/27985.
  4. Rodrigues, Lisete Maria Ferreira. "Interpretação de conferência e estética do performativo: interseccções". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/25955.
  5. Figueiredo, Filipe André Cordeiro de 1973-. "O insustentável desejo da memória : incursões na fotografia de teatro em Portugal (1868-1974)". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10451/23972.
  6. Curiel, Miguel. "Um Teatro Nacional À vossa vontade: algumas reflexões em contexto de estágio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/18323.
  7. Pais, Ana Cristina Nunes, 1974-. "Comoção : os ritmos afectivos do acontecimento teatral". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10451/12095.
  8. Rosa, Daniel Rodrigues Micaelo, 1982-. "O bairro teatral: recreio da vida portuense". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10520.
  9. Teigão, Rui Miguel Grilo. "Criação de um espectáculo e direcção de actores no Teatro da Cornucópia apontamentos de um estagiário". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/20392.
  10. Amorim, Vera; Amorim, Vera, 1964-. "Patrick Hurde - história de vida : um contributo para a história da dança em Portugal, na segunda metade do séc. XX e inicio do séc. XXI". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/2496.
  11. Firmo, Ana Catarina Cardoso, 1978-. "Da palavra à cena e da palavra em cena:dramaturgias do absurdo em França e em Portugal". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10597.
  12. Schiappa, Bruno, 1965-. "A dimensão teatral do auto de fé". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/7647.
  13. Vieira, Ana Luísa Valdeira da Silva. "Teoria da relatividade combinatória: os espectaculos de John Cage, Merce Cunningham e Robert Rauschenberg". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/5355.
  14. Pereira, Silvina, 1956-. "Tras a nevoa vem o sol:as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10451/6274.
  15. Wilper, Agnela da Cruz Heriques de Barros. "Problemática do desenvolvimento teatral em Angola Que estética teatral para Angola?". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10451/4291.
  16. Manojlovic, Tatjana, 1966-. "Personagens da tragédia grega no drama português contemporâneo:demanda da identidade na tríade de Hélia Correia". Doutoramento, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000566935.
  17. Cecílio,Susana. "Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada". Mestrado, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581590.
  18. Lopes, Maria Virgílio Cambraia. "Rafael Bordalo Pinheiro imagens e memórias de teatro : um estudo sobre a teatralidade na iconografia bordaliana". Doutoramento, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000569495.
  19. Lopes, Maria Isabel Mendes. "Seis personagens em busca de autor, um exemplo do processo de reescrita em Pirandello". Mestrado, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000577837.
  20. Vidal, Isabel Alice Radburn, 1963-. "Um olhar sobre a actividade teatral, em Portugal, nos anos trinta do século XX". Mestrado, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000577226.
  21. Pinto, Isabel Maria Alves Sousa. "Leitura do texto de teatro:Teoria, prática e análise". Doutoramento, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000569983.
  22. Lopes, Judite Conceição Afonso. "Teatro aveirense". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/463.
  23. Neves, Catarina. "Jorge de Faria: para um retrato inacabado do crítico (1931-1934)". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/381.
  24. Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de. "O jogo do desejo: retórica e comunicação amorosas na obra de Claude Crébillon". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10400.1/6770.
Tradução
  1. Pierre de Marivaux. Juramentos Indiscretos. Lisbon, Portugal: Bicho do Mato / Teatro Nacional D. Maria II. 2014.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/11 Arquivar: como? e porquê? Genética teatral - Desde a Fábrica
Teatro Mosca - ISCTE (Sintra, Portugal)
2023/04/13 Arquivo: entre resgatar e produzir memória 3º Encontro com a Cultura
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
2022/11/21 Molière à l'épreuve de la scène contemporaine : Le Malade imaginaire et L'Avare ou la dernière fête ou comment faire parler un classique
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017/05/24 Escrever para cena, confrontar o real: a dramaturgia portuguesa em questão VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida
Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Arte (Pará, Brasil)
2015/12/10 A implantação do modelo aristotélico no teatro europeu: revisitando os discursos (dis)sonantes de Lope de Vega e Pierre Corneille VIII Congreso Internacional Lope de Vega, Lope y el teatro europeo de su tiempo
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2015/10/08 Restauro improvável: CETbase e OPSIS entre memória e invenção Congresso de Humanidades Digitais em Portugal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade Nova de Lisbo (Lisbon, Portugal)
2015/01/31 Auto da Alma de Gil Vicente: uma moralidade quinhentista Séminaire de préparation à l'Agrégation en Langue et Culture Portugaises
Université Sorbonne Nouvelle-Paris III (Paris, França)
2014/10/16 Textos e(m) cena: alguns aspectos do teatro em Portugal (1990-2014) (Texts and/on stage: some aspects of theatre in Portugal (1990-2014) International Conference: Searching for culture
Palacky University in Olomouc (Olomouc, República Checa)
2014/06/19 BRASIL-PORTUGAL, theatrical reading for migrant communities Conference Theatrescapes. Global Media and Translocal Publics (1850-1950)
Ludwig Maximilian University of Munich (Munich, Alemanha)
2014/05/26 Mode(s) d’énonciation dans le texte dramaturgique portugais et sa relation avec la mise en scène (Modalities of speech acts in recent portuguese plays and performances)
Fundação Calouste Gulbenkian (Paris, França)
2008 Laços e desenlaces entre criação e reflexão crítica no teatro português contemporâneo V Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cénicas)
ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cénicas (Belo Horizonte, Brasil)
2007/10 Considerações sobre educação artística em Portugal Encontro Nacional sobre Educação Artística promovido pelo Ministério da Educação
Casa da Música (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - 2023/01/06 Artaud & Oficina, Para dar UM FIM NO JUÍZO de deus: corpos insurgentes contra o regime colonial-capitalista
Orientador
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/01 - 2023/01/04 De queimas, linchamentos e tortura: A perseguição dos marginalizados no teatro santareniano
Orientador
Literaturas Românicas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/09 - 2022/12/29 Diário de Artista. Processo criativo do espetáculo Confissões de um Coração Ardente
Orientador
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2020 O Rasaboxes na criação cênica: um exercício em torno de um conto de Mia Couto
Orientador
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 A GRANDE GUERRA E O ESPECTÁCULO O Bailado do Encantamento e A Princesa dos Sapatos de Ferro (1918
Orientador
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 É entrar senhores, é entrar! Teatro de feira em Lisboa: 1850-1919"
Orientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 John Cage: a obra indeterminada
Orientador
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Interpretação de Conferência e Estética do Performativo: Interseccções.
Orientador
Interpretação de Conferência (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2015 Ser actor: construção de identidade nas memórias de actores nascidos no século XIX
Orientador
Estudos de Teatro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2015 Um Teatro Nacional À vossa vontade: algumas reflexões em contexto de estágio
Orientador
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 O insustentável desejo da memória. Incursões na fotografia de teatro em Portugal (1868-1974)
Orientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 Criação de um espectáculo e direcção de actores no Teatro da Cornucópia apontamentos de um estagiário
Orientador
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2007 Da palavra à cena e da palavrea em cena: dramaturgias do absurdo em França e em Portugal
Orientador
Estudos de Teatro (Doutoramento)
Université Paris 8, França

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/16 - Atual Sessão integrada nos Encontros da Cerca, Festival Internacional de Almada intitulada Que pode o teatro face ao crescimento das extremas-direitas
Mesa-redonda
Le Monde Diplomatique SA, França
2022/09/14 - 2022/09/14 Série de debates intitulados Tu cá tu lá com a História do Teatro, com especialistas convidados e organizados pelo Centro de Estudos de Teatro FLUL, 14 de setembro de 2022
Seminário
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2000 - 2014 Member of the Calouste Gulbenkian Foundation juries for the attribution of grants to young performers and of funding to theatre and performance productions (2000-2014) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal