???global.info.a_carregar???
José Saragoça. Doutor em Sociologia pela Universidade de Évora (Portugal). Leciona desde 2003 nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, designadamente nos domínios da Sociologia da Educação, Organização e Administração Educativa, Políticas Públicas, Organização Pedagógica e Regulação, Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos, Diagnóstico e Prospetiva Social, Sociologia do Desporto, Sociologia Geral, Sociologia das Atividades Desportivas, Aspetos Sociais no Desporto, Sociologia do Desenvolvimento e Seminário de Investigação, entre outras unidades curriculares. Lecionou também Comportamento Organizacional e Empreendedorismo e Portfólio Pessoal ¿ Iniciação às Metodologias de Investigação no Instituto Piaget (Campus Académico de Santo André, Portugal) e Sociologia das Organizações Escolares na Universidade Metodista (Luanda, Angola). Na Universidade de Évora foi Professor no Departamento de Sociologia entre 2003 e 2023 e, atualmente, é Professor Associado no Departamento de Pedagogia e Educação, ambos da Escola de Ciências Sociais (ECS), de que é Subdiretor. Foi Presidente da Assembleia de Escola da ECS (2019-2022) e Diretor da Licenciatura em Sociologia (2019-2022. Foi Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Sociais (2015-2019), Diretor do Departamento de Sociologia (2017 a 2019) e Diretor do Mestrado em Sociologia da ECS-UÉ. É perito da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) no âmbito do Programa de Avaliação Externa das Escolas, desde 2013, tendo sido convidado para fazer parte do estudo piloto do 3.º ciclo de avaliação externa de escolas (maio 2018) e da primeira fase de aplicação do novo referencial de avaliação de escolas (abril-maio de 2019). É Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Portugal). Está acreditado como Agente de Cooperação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.. É perito da Agência Nacional Erasmus+ para a área da educação e formaçao na valiação de candidaturas (2021-2027). É investigador integrado do CIEP-UÉ e colaborador do CICS.NOVA.Évora. Integra a Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas criada no âmbito da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora. Os seus interesses de investigação científica estão sobretudo direcionados para os domínios da educação/formação (em particular nos domínios da avaliação externa de escolas, do insucesso e abandono escolares e da inclusão escolar), cooperação entre territórios, governo eletrónico local e a aplicação de metodologia prospetiva (La Prospective) e de análise de redes sociais (social network analysis). Integrou e integra diversos projetos de investigação apoiados pela FCT e coordenou e coordena projetos de avaliação da formação, avaliação da formação de professores e avaliação de e avaliação de impacto de projetos de intervenção social (Ex: APPACDM de Évora) com recurso a métodos, técnicas e instrumentos (ex: software) de investigação qualitativos e quantitativos (SPSS e NVivo, entre outros). Coordena a equipa de peritos de assessorias em Estudo e Avaliação em Educação e em Inspeção Educativa para a Fundação Fé e Cooperação (Portugal) que desenvolve projetos na área da educação na Guiné Bissau. Tem experiência na coordenação de instrumentos de planeamento, como Diagnósticos Sociais e Planos de Desenvolvimento Social (Ex: Ponte de Sor) e representa a Universidade de Évora nos Conselhos Local de Ação Social dos municípios de Évora e de Portel. Recebeu duas distinções por estudos realizados em equipa com outros investigadores: Menção Honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio (edição 2017), atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social; Menção Honrosa no Prémio António Dornelas (edição 2018), atribuído pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Saragoça
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Saragoça, José

Identificadores de autor

Ciência ID
3712-BD7D-A059
ORCID iD
0000-0001-5169-5517

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Diagnóstico, Rede de Actores e Tendências para o Governo Electrónico Local no Distrito de Évora" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Especialização em Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentavel
Universidade de Évora, Portugal
1997 - 1998
Concluído
Curso de Profissionalização em Serviço (Habilitação para a docência) (Outros)
Especialização em Economia
Universidade de Évora, Portugal
15,5 valores (classificação profissional)
1994
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2022 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2003 - 2011 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2022 Presidente da Assembleia da Escola de Ciências Sociais Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2022 Diretor do Curso de 1.º Ciclo em Sociologia Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2019 Conselho Pedagógico Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2022 MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal.
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Investigador
Instituto de Ciências da Terra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2021 Inspeção Educativa - Projeto boa governação e transparência na educação - experiência piloto entre sociedade civil e estado na região de Bafatá (Guiné-Bissau)
CPS/002/2019/GB/BGTE
Investigador responsável
Concluído
2019 - 2021 Estudo e Avaliação em Educação - Projeto boa governação e transparência na educação - experiência piloto entre sociedade civil e estado na região de Bafatá (Guiné-Bissau).
CPS/001/2019/GB/BGTE
Investigador responsável
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
UID/SOC/04647/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
UID/CED/04312/2019
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/03/01 - 2015/07/31 Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/03 - 2015/07 Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06/14 - 2013/12/13 RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06 - 2013/12 APD- Academic Performance and Development: a longitudinal study on the effects of school transitions in Portuguese students. Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007/11/02 - 2010/11/01 Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso.
PTDC/CED/66574/2006
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/11 - 2010/11 From Quality Teaching to the Academic Sucess: a longitudinal study about the student's perspectives on the relationships between effective quality teaching and academic sucess. Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fialho, Isabel; Correia, Ana Paula; Bruno, Helena; Rebelo, Hugo; Saragoça, José; Coppi, Marcelo; Silvestre, Maria José; et al. "IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Livro de resumos". 2021.
  2. Barriga, A. C.; Joaquim Fialho, Maria da Saudade Baltazar, José Saragoça, Marcos Olímpio dos Santos. "A utilização do twitter na esfera pública: uma leitura a partir do caso português". 2018.
  3. Tomás, João; Saragoça, José. "Sociological considerations about Karate-Do: relationship between Budo and habitus concept". Trabalho apresentado em 3rd World Scientific Congress of Combat Sports and Martial Arts, Rzeszow, 2014.
  4. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Correia, Ana paula; Gomes, Sónia. "Seminário Avaliação externa de escolas. Percursos, consensos e divergências". 2013.
  5. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Matos, Conceição; Correia, Ana paula; Sónia, Gomes. "Os contraditórios na Avaliação Externa das Escolas. Consensos e divergências". 2013.
  6. Asensio, Maria; Silva, Carlos; Silva, Mafalda; Costa, Raquel; Fialho, Joaquim; Saragoça, José. "Chronic disease prevention and health promotion. Public policies and social network analysis of the hospitals services and oyhers health and social organizations to support joint action for children with diabetes". 2010.
  7. Bonito, Jorge; Pires, Heldemerina; Cid, Marília; Saraiva, Margarida; Trindade, Vítor; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Rebelo, Hugo. "Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior [ISBN: 978-989-95802-1-3]". Trabalho apresentado em Colóquio Ensino, Qualidade e Formação de Professores, Évora, 2009.
    Publicado
  8. Pires, Heldemerina; Fialho, Isabel; Saragoça, José. "Perspectivas dos estudantes sobre a qualidade do ensino: um estudo exploratório nas instituições do ensino superior do Alentejo". Trabalho apresentado em Conference of Governance and Management Models in Higher Education, Coimbra, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Picamilho, Sónia Isabel Parreira; Saragoça, José; Teixeira, Mário. "Analise fatorial exploratória de instrumentos para avaliação da carreira dual". (2024): https://doi.org/10.6063/motricidade.31368.
    10.6063/motricidade.31368,title
  2. Ana Balão; José Saragoça. "A prospetiva estratégica enquanto instrumento de apoio para o desenvolvimento de novas dinâmicas territoriais: um estudo de caso sobre relações de cooperação entre municípios". SOCIOLOGIA ON LINE (2023): https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2023.32.5.
    10.30553/sociologiaonline.2023.32.5
  3. Balão,Ana; Saragoça,José. "A Prospetiva Estratégica Enquanto Instrumento de Apoio para o Desenvolvimento de Novas Dinâmicas Territoriais: um Estudo de Caso sobre Relações de Cooperação entre Municípios". (2023): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200112.
  4. Picamilho, Sónia; Saragoça, José; Teixeira, Mário Coelho. "Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura (Dual careers in high sporting performance in Europe: a systematic literature review)". (2023): http://hdl.handle.net/10174/33948.
    10.6063/motricidade.21422
  5. Marcos Olímpio dos Santos; Baltazar, Maria da Saudade ; Saragoça, José; Balão, Ana; Ana Filipa Pacheco. "APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ PARA O DEBATE SOBRE A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS CIGANAS NUMA ESCOLA DO ENSINO BÁSICO: A INTERCULTURALIDADE EM CONTEXTOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO". Interculturalidad, inclusión y equidad en educación (2022): 305-315. https://eusal.es/eusal/catalog/view/978-84-1311-688-4/6268/8777-1.
    Publicado
  6. Santos, Marcos; Baltazar, Maria da Saudade; Silva, Carlos Alberto; Saragoça, José. "Cenários para a pandemia Covid-19: reflexões iniciadas em tempos de confinamento". (2022): http://hdl.handle.net/10174/32987.
  7. Picamilho, Sónia; Saragoça, José; Teixeira, Mário. "Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura". (2021): https://doi.org/10.6063/motricidade.21422.
    10.6063/motricidade.21422,title
  8. Antonio-Manuel Pérez-Flores; Víctor-Manuel Muñoz-Sánchez; José-Manuel Leal Saragoça. "Sport and maximisation of the subjective perception of wellbeing: A trend analysis of sporting practises at the start of the 21st century = Deporte y maximización de la percepción subjetiva del bienestar: un análisis tendencial de las prácticas deportivas a principios del siglo XXI". Revista de Humanidades 34 (2018): 255-255. https://doi.org/10.5944/rdh.34.2018.21154.
    10.5944/rdh.34.2018.21154
  9. Cabrera, Leopoldo. "Equidade, Inclusão e Qualidade na Educação Escolar: desafios e ações possíveis.". (2018): http://hdl.handle.net/10174/25286.
  10. Fialho, Joaquim; Baltazar, Maria da Saudade; Saragoça, José; Santos, Marcos Olímpio. "Redes Sociais virtuais no Horizonte 2025/2030 – contributo para a reflexão sobre futuros prováveis". (2018): http://www.cires.uevora.pt/livro_Atas_2cires2018.pdf.
  11. Flores, Antonio; Sánchez, Victor; Saragoça, José. "Sport and maximisation of the subjective perception of wellbeing: A trend analysis of sporting practises at the start of the 21st century.". (2018): http://hdl.handle.net/10174/25291.
    https://doi.org/10.5944/rdh.34.2018.21154
  12. CICS.NOVA.UÉvora, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora. "Uma análise lexicométrica dos documentos oficiais sobre a cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10174/24584.
  13. Fialho, Joaquim; Saragoça, José; Baltazar, Saudade; Santos, Marcos Olímpio. "A propósito de redes sociais. Do conceito à compreensão multidisciplinar da sociedade.". (2018): http://hdl.handle.net/10174/25292.
  14. Tomás, João; Saragoça, José. "Budo as philosophical background of Karate-Do: does the training method really matter?". (2018): http://hdl.handle.net/10174/25288.
  15. Fialho, Joaquim; Baltazar, Maria da Saudade; Saragoça, José; Santos, Marcos Olímpio. "La inserción socio-laboral de las personas em riesgo de exclusión social: análisis de los factores de éxito e imporyancia del trabajo em red em Espana y Portugal". (2018): http://www.cires.uevora.pt/livro_Atas_2cires2018.pdf.
  16. CICS.NOVA.UÉvora, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora. "Avaliação de projetos de intervenção social: Uma reflexão sobre as experiências em projetos nacionais, regionais e da bacia do Mediterrâneo". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22038.
  17. Editorial Universidad de Almería, España; Saragoça, José Manuel Leal; Silva, Carlos Alberto da; Fialho, Joaquim. "Antecipação de cenários de mudança com metodologia prospectiva: teoria e estudos empíricos". Enquadrada nos Future Studies, a prospectiva é uma abordagem interdisciplinar em pleno crescimento teórico e metodológico e de aplicação crescente nos tempos actuais, marcados por elevada incerteza e risco e necessidade de políticas públicas de medidas de gestão estratégia, que estuda as mudanças passadas e presentes e procura desenvolver a capacidade de antecipação de «futuros possíveis» e mobili (2017): http://hdl.handle.net/10174/22204.
  18. Saragoça, José; Balão, Ana; Chaínho, Carla. "A estratégia de atores como metodologia de intervenção nos territórios". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22669.
  19. Fialho, Joaquim; Saragoça, José; Silva, Carlos. "A formação profissional através do diagnóstico socio-organizacional da rede social". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22181.
  20. Chainho, Carla; Saragoça, José. "Avaliação de Escolas, Regulação e Lógicas de Ação: uma análise Sociológica de caráter Prospetivo.". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22623.
  21. Fialho, Joaquim; Saragoça, José; Silva, Carlos. "Redes, Misericórdias e estratégias de ação (pouco)coletivas?". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22184.
  22. Balão, Ana; Saragoça, José. "Metodologia prospetiva: uma proposta de aplicação ao estudo da cooperação entre municípios.". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22621.
  23. Balão, Ana; Saragoça, José. "AS DINÂMICAS DAS RELAÇÕES ENTRE OS MUNICÍPIOS DO ALTO ALENTEJO.". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22795.
  24. Saragoça, José; Silva, Carlos A.; Fialho, Joaquim. "Prospetiva e desenvolvimento local: conflitos, consensos e estratégias de atores no município de Palmela". (2017): http://hdl.handle.net/10174/21981.
  25. Veiga, Carlos; Fernandes, Luísa; Saragoça, José. "Inclusão profissional, participação comunitária e qualidade de vida". (2016): http://hdl.handle.net/10174/20427.
  26. InED, Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. "Diagnóstico social no terceiro setor. A radiografia das Misericórdias do distrito de Évora". (2016): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=10866.
  27. Cavaco, Carmen. "Tensões de um agir avaliativo em mutação na escola atual". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19077.
  28. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. "De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola". Esta comunicação resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa ¿Empreender na Escola¿, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrateg (2015): http://hdl.handle.net/10174/17812.
  29. ISPSN – Instituto Superior Politécnico Sol Nascente. "Avaliação Externa de Escolas, Auto-avaliação e Mecanismos de regulação.". (2015): http://www.ispsn.org/sites/default/files/Revista_Sol_Nascente_N_8.pdf.
  30. Comissão Científica 1.º EISIOT. "Prospectiva e Gestão Estratégica de Escolas: um olhar sociológico.". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17988.
  31. Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Torres, Ana Cristina; Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Saragoça, José. "Apoio à autoavaliação organizacional em escolas do Alentejo: balanço e propostas de uma intervenção amiga". Este texto pretende dar conta de um projeto de apoio a algumas escolas da região Alentejo, no âmbito da sua avaliação interna organizacional. Apesar de a autoavaliação da escola ser obrigatória em Portugal desde 2002 (Lei n.º31/2002, de 20 de dezembro), vários estudos, projetos de investigação financiados (e.g. Avaliação Externa de Escolas do Ensino não Superior - http://webs.ie.uminho.pt/avaliaca (2015): http://hdl.handle.net/10174/17403.
  32. José M. Saragoça. "Book review: Learning with adults: A critical pedagogical introduction By Leona M. English and Peter Mayo. (Rotterdam: Sense Publishers., 2012) 269 pp., ISBN 9789460917684 (electronic bk.)". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 5 1 (2014): 135-137. https://doi.org/10.3384%2Frela.2000-7426.relab5.
    10.3384/rela.2000-7426.relab5
  33. Maria José Silvestre; Isabel Fialho; José Saragoça; Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Saragoça, José. "Da palavra à construção de conhecimento científico:um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o guião de entrevista". Comunicação & Informação 17 2 (2014): https://doi.org/10.5216%2F31793.
    10.5216/31793
  34. Costa, António Pedro; Reis, Luís Paulo; Souza, Francislê Neri de; Luengo, Ricardo. "Da palavra à construção de conhecimento. Meta-avaliação de um Guião de Entrevista semi-estruturada". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11277.
  35. Chainho, Carla; Saragoça, José. "Avaliação da Qualidade das Escolas: Mecanismos de Regulação e Lógicas de Ação dos Atores Escolares.". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12577.
  36. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos Alberto da; Saragoça, José. "Desafios para o capital humano no novo Quadro Comunitário. Uma avaliação a partir da ação coletiva dos atores locais". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12923.
  37. Balão, Ana; José, Saragoça. "A Prospectiva como Metodologia de Análise e Intervenção nas Relações de Cooperação entre Municípios, no Alto Alentejo.". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12824.
  38. Chainho, Carla; Saragoça, José. "Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.". (2014): http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf..
  39. Fragoso, António; Fejes, Andreas; Jütte, Wolfgang; Kurantowicz, Ewa; Nicoll, Katherine; Olesen, Henning; Wildemeersch, Danny. "Book review: Learning with adults: A critical pedagogical introduction.". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12588.
  40. Fialho, Joaquim; Saragoça, José; Silva, Carlos. "A análise de redes sociais aplicada ao estudo das comunidades educativas". (2014): http://hdl.handle.net/10174/17783.
  41. Carlos Alberto da Silva; Joaquim Fialho; José Saragoça; Silva, Carlos; Fialho, Joaquim; Saragoça, José. "Análise de redes sociais e Sociologia da acção. Pressupostos teórico-metodológicos". Revista Angolana de Sociologia 11 (2013): 91-106. https://doi.org/10.4000%2Fras.361.
    10.4000/ras.361
  42. Fialho, Isabel; Leite, Carlinda; Barreira, Carlos; Bidarra, Graça; Morgado, José Carlos; Saragoça, José; Pacheco, José Augusto. "External School Evaluation. Preliminary results of one going research project". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9981.
  43. Baltazar, Maria Saudade; Vaz, Elsa; Jorge, Fátima. "Governo electrónico local e participação cidadã: um estudo prospectivo em municípios do Alentejo (Portugal).". (2013): http://hdl.handle.net/10174/12656.
  44. Ferreira, Ana Cristina; Domingos, Ana Maria; Spínola, Carlos; Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia. "Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?/". Portugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação. Desta avaliação externa resulta um Relatório que é enviado para as escolas ao qual estas podem responder com um Contraditório. O trabalho que apresentamos é parte de um estudo desenvolvido no âmbito de um projeto de in (2013): http://hdl.handle.net/10174/10544.
  45. Patrício, Manuel Ferreira; Sebastião, Luís; Justo, José Manuel Mata; Bonito, Jorge; Patrício, Manuel; Justo, José. "Avaliação da qualidade das escolas alentejanas: o desafio da auto-avaliação". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7771.
  46. Associação Portuguesa de Sociologia. "Governo Electrónico Local: Acção Colectiva e Políticas Públicas dos Municípios do Distrito de Évora (Portugal)". (2012): http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0156_ed.pdf.
  47. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. "Um olhar interorganizacional sobre a formação profissional. Dilemas e desafios para as organizações". (2012): http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1516_ed.pdf.
  48. Saragoça, José Manuel L.. "Diagnóstico e Prospectiva Social – Apontamentos.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7907.
  49. Saragoça, José Manuel; Silva, Carlos Alberto da; Fialho, Joaquim Manuel; Saragoça, José M.; Fialho, Joaquim. "Antecipar para Agir: Potencialidades da Análise Prospetiva para a Construção de “Novos Rumos” do Turismo na Sociedade de Risco". (2012): https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13041.
    10.34624/rtd.v2i17/18.13041
  50. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos Alberto da; Saragoça, José. "Redes de formação Profissional. Dilemas e perplexidades em torno da cooperação". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7799.
  51. FIALHO, Joaquim; SILVA, Carlos; SARAGOÇA, José. "Redes de Formação Profissional . Um estudo sobre as lógicas de cooperação das entidades formadoras". Este artigo resulta dum trabalho de investigação realizado entre os anos de 2004 e 2007, na região Alentejo (Portugal). Com o recurso à metodologia de análise de redes sociais, a equipa de investigação procurou identificar as dinâmicas de cooperação que se estabeleceram entre as organizações que desenvolvem acções de formação profissional neste território. Sendo uma região prioritária em termos de (2011): http://www.aps.pt.
  52. Saragoça, José; Neto, António; Pomar, Clarinda; Candeias, Adelinda. "EFEITOS DAS TRANSIÇÕES ESCOLARES NO RENDIMENTO ACADÉMICO: OS CAPITAIS ECONÓMICO, CULTURAL E SOCIAL COMO FATORES EXPLICATIVOS, NUM ESTUDO LONGITUDINAL INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS PORTUGUESES.". (2011): http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1308351708_ARQUIVO_ComunicacaoXICONGLAB[Saragoca,J.,Neto,A.,Pomar,C.&Santos,Adelinda].pdf.
  53. Braga, Domingos; Silva, Carlos; Saragoça, José; Fialho, Joaquim. "Representações da prática sindical junto de profissionais de uma organização de saúde". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3944.
  54. Silva, Carlos; Saragoça, José; Fialho, Joaquim; Fritz, Isabel; Silva, Mafalda. "ANÁLISE DE REDES SOCIAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: A ACÇÃO ORGANIZADA DAS ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS DE SAÚDE E SOCIAIS NO APOIO A CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÓNICAS". (2011): http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1306797716_ARQUIVO_Final_CSJFJS_Artigo_estudo_diabetes_f.pdf.
  55. FIALHO, Joaquim; SILVA, Carlos; SARAGOÇA, José. "Trabalho e dilemas nas relações laborais: valores, perspectivas e expectativas". (2011): http://academiaskepsis.org/revistaEducacao.html.
  56. FIALHO, Joaquim; SILVA, Carlos; SARAGOÇA, José. "DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS NA FORMAÇÃO ROFISSIONAL. UMA ABORDAGEM DA REDE DE COOPERAÇÃO.". (2011): http://academiaskepsis.org/revistaEducacao.html.
  57. Centro de Investigãção em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. "Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior". (2009): http://hdl.handle.net/10174/7534.
  58. Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Saragoça, José; Cid, Marília; Fialho, Isabel; Trindade, Vitor; Pires, Heldemerina; Saraiva, Margarida. "Como aumentar a qualidade de ensino? Uma visão dos estudantes dos ensinos básico, secundário e superior". (2009): http://hdl.handle.net/10174/4807.
  59. Mano, Margarida; Almeida, F.; Ramos, L. R.; Marques, M. C.. "Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo". (2008): http://hdl.handle.net/10174/8360.
Capítulo de livro
  1. Pérez-Flores, Antonio Manuel; Muñoz-Sánchez, Víctor Manuel; Saragoça, José. "CAPITAL SOCIAL Y REDES SOCIALES VIRTUALES. UN ESTUDIO SOBRE LOS TIPOS DE INTERACCIÓN SOCIAL ESTABLECIDAS ENTRE USUARIOS DE REDES SOCIALES VIRTUALES.". McGraw-Hill Interamericana de España, 2023.
  2. SARAGOCA, JOSE; FERREIRA, SORAIA; Muñoz-Sánchez, Victor; Pérez-Flores, Antonio. "VALORES DE ÉTICA DEPORTIVA EN FORMACIÓN DE DEPORTISTAS: ESTUDIO CUALITATIVO DE UN CLUB DE VOLEIBOL FEMENINO DEL ALENTEJO (PORTUGAL).". Editorial DYKINSON, S.L., 2023.
    https://doi.org/10.2307/j.ctv17hm8gm
  3. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Maria José SIlvestre; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia. "Introdução". In Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, 7-14. Portugal: Húmus, 2023.
    No prelo
  4. Saragoça, José; Fialho, Isabel; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia. "O 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas: olhares dos Inspetores". In Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, 117-143. Portugal: Húmus, 2023.
    No prelo
  5. Santos, Marcos Olímpio dos; Baltazar, Maria da Saudade; Saragoça, José; Balão, Ana; Pacheco, Ana Filipa. "Aplicação do Arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciganas numa escola do ensino básico: a interculturalidade em contextos formais de educação". In Interculturalidad, inclusión y equidad en educación, 301-311. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2023.
    Publicado • 10.14201/0aq0321305315
  6. Santos, Marcos Olímpio; Baltazar, M.S.; Saragoça, José; Balão, Ana; Pacheco, Ana Filipa. "A aplicação do arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciganas numa escola do ensino básico: a interculturalidade em contextos formais de educação". In Interculturalidad, inclusión y equidad en educación, 305-315. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2023.
    Publicado
  7. Fialho, Isabel; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Correia, Ana Paula; Saragoça, José. "A avaliação institucional no ensino superior. Um olhar a partir da Avaliação Externa de Escolas do ensino não superior". Imprensa Académica, 2022.
  8. Fialho, Isabel José; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia. "DOS IMPACTOS E EFEITOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA AOS MECANISMOS DE MUDANÇA NAS ESCOLAS E NA INSPEÇÃO". Editorial DYKINSON, 2021.
  9. Saragoça, José; Fialho, Isabel; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia. "Impacto do novo referencial de avaliação externa de escolas em Portugal nas escolas e nas práticas dos avaliadores: a opinião de inspetores e de peritos externos". Editorial DYKINSON, 2021.
  10. Correia, Ana Paula; Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia. "A avaliação externa das escolas em Portugal (3° ciclo): um olhar a partir da produção legislativa.". Editorial DYKINSON, 2021.
  11. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Saragoça, José; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia. "Os referenciais da avaliação externa de escolas: análise de um percurso". Editorial DYKINSON, 2021.
  12. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José. "O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes". Porto Editora, 2020.
  13. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José. "Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais". In O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes, editado por J. A. Pacheco; J. C. Morgado; J. Sousa (Eds.), 63-100. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  14. Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António. "Educação equitativa, inclusiva e de qualidade: Algumas propostas de ação". Whitebooks, 2018.
  15. Fialho, Joaquim; Saragoça, Jose; Baltazar, Maria da Saudade; Olimpio, Marcos; Saragoça, José; Baltazar, Saudade; Santos, Marcos Olímpio. "A pertinência de um livro de redes sociais com uma abordagem multidisciplinar". Edições Sílabo, 2018.
  16. Fialho, Joaquim; Saragoça, José; Silva, Carlos; Saragoça, José Manuel Leal; Silva, Carlos Alberto a. "Descodificando interações sociais. A análise de redes sociais aplicada ao diagnóstico social". Whitebooks, 2017.
  17. Fialho, Joaquim; Saragoça, Jose; Silva, Carlos; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Coimbra. "Diagnóstico Prospetivo. Teoria, métodos e pistas de aplicação". Whitebooks, 2016.
  18. Barreira, Carlos; Bidarra, M. Graça; Vaz-Rebelo, M Piedade. "Do referencial da avaliação externa à criação de um modelo de autoavaliação". Porto Editora, 2016.
  19. Mouraz, Ana; Valadas, Sandra; Pacheco, José Augusto. "Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a AEE em Portugal". CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.
  20. Mouraz, Ana; Valadas, Sandra; Pacheco, José Augusto. "Avaliação de escolas: Gestão estratégica e prospetiva". CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.
  21. Mouraz, Ana; Valadas, Sandra; Pacheco, José Augusto. "Os contraditórios na AEE. Consensos a divergências". CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.
  22. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. "Conhecer para pensar, decidir e intervir em educação: o caso do Alandroal". 2015.
  23. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. "O diagnóstico social das Misericórdias do distrito de Évora". Edições Sílabo, 2015.
  24. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. "Dilemas do diagnóstico organizacional: revisita à esfera das premissas da análise estratégica". Edições Sílabo, 2015.
  25. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Matos, Conceição; Correia, Ana Paula; Gomes, Sónia. "Os contraditórios na avaliação externa de escolas. Consensos a divergências". In Avaliação externa das escolas do ensino não superior ¿ Coordenadas e processos de um projeto de investigação, editado por Mouraz, Ana; Valadas, Sandra; Pacheco, José Augusto, 232-248. Porto, Portugal: CIIE ¿ Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.
    Publicado
  26. Pacheco, José Augusto. "A avaliação externa das escolas à luz das políticas educativas". Porto Editora, 2014.
  27. Pacheco, José Augusto. "Relatórios internacionais e nacionais: um olhar sobre a avaliação externa de escolas em Portugal". Porto Editora, 2014.
  28. Mendes, F.; Gemito, L.; Cruz, D.; Lopes, M. J.. "Potencialidades da Análise Prospetiva para a Investigação em Saúde: o Caso das tendências da prática baseada na evidência nos Serviços de Radiologia Hospitalar Pública da Região Algarve.". Universidade de Évora, 2014.
  29. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Saragoça, José. "A Avaliação externa de escolas à luz das políticas educativas". In Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual, editado por Pacheco, José Augusto, 57-69. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.
    Publicado
  30. Silva, Carlos; Saragoça, José. "The Scientific Construction of Social Network Analysis: Problems, Assumptions and Scenery". Universidade de Évora, 2013.
  31. Silva, Carlos; Saragoça, José. "Reabilitação no Internamento Hospitalar. Prospectiva na dinâmica de atores - Implementação da Governação Clínica num Hospital E.P.E.". Universidade de Évora, 2013.
  32. Silva, Carlos; Saragoça, José. "Breves Notas sobre Análise Prospectiva.". Universidade de Évora, 2013.
  33. Doyran, F.. "Academic achievement in public higher education quality – A study on the effects of teachers’ commitment, teaching and evaluation methodologies in Nursing and Management degrees students.". Athens Institute for Education, 2012.
  34. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Bonito, Jorge; Candeias, Adelinda; Trindade, Vítor. "Academic Performance in Public Higher Education Institutions: A Study on the Effects of Teacher Commitment, Teaching Methodologies and Evaluation Methodologies in Students attending Nursing and Management Courses". In The rapid development of science and technology as well as politic, social and economical dynamics which characterize post-modern societies, demand from educational systems a high quality education accessible to all. The main challenge of the XXI century in the educational field is not only to assure that students acquire a wide range of skills which are permanently updated, but also to guarantee. 2012.
  35. Trindade, Vítor; Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Oliveira, Manuela; Cid, Marília; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda. "Percepções de qualidade do ensino dos alunos de enfermagem e de gestão: um estudo desenvolvido na Universidade de Évora". In Universidade de Évora (1559-2009) 450 anos de modernidade educativa, editado por Pereira, Sara; Vaz, F. L., 763-776. Lisboa, Portugal: Chiado Editora, 2012.
    Publicado
  36. Nico, Bravo. "A Interacção de Variáveis com Influência no rendimento Académico dos Estudantes do Ensino Superior na Região Alentejo: Estudo Exploratório". Edições Pedago, 2011.
  37. Bonito, Jorge; Pires, Heldemerina; Cid, Marília; Saraiva, Margarida; Trindade, Vítor; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Rebelo, Hugo. "Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior". Universidade de Évora, 2009.
  38. Rodrigues, L.; Brazão, P.. "O que pensam os Alunos de Enfermagem do Alentejo da Qualidade de Ensino: Um Estudo Exploratório com os alunos do 1.º ano". Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2009.
  39. Pires, Heldemerina; Cid, Marília; Bonito, Jorge; Trindade, Vítor; Saraiva, Margarida; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Rebelo, Hugo. "Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso". In Ensino, qualidade e formação de professores, editado por Bonito, Jorge, 207-230. ÉVORA, Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação - Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula. Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Portugal: Húmus. 2023.
    No prelo
Livro
  1. Fialho, Joaquim; Saragoça, Jose; Baltazar, Maria da Saudade; Santos, Marcos Olímpio. Redes sociais. Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade. Edições Sílabo. 2018.
  2. Fialho, Joaquim; Saragoça, Jose; Baltazar, Maria da Saudade; Santos, Marcos Olímpio. Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais: Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas. CICS NOVA. 2018.
  3. Silva, Carlos; Saragoça, José. Caraterização e operacionalização dos métodos da escola francesa de prospetiva.. Sílabo. 2017.
  4. Saragoca, José; Balão, Ana; Chainho, Carla. Pensar o Futuro, Preparar a Mudança. Livro de Atas do 1.º Encontro de Prospetiva.. CICS.NOVA.UÉVORA. 2017.
  5. Santos, Marcos Olímpio Gomes dos; Saragoça, José. Contributo para o conhecimento dos métodos e técnicas utilizados na prospetiva.. 2017.
  6. Saragoça, José; Silva, Carlos; Fialho, Joaquim. Prospetiva: génese e fundamentos, conceitos, vantagens, limites e interesse para as ciências sociais.. Sílabo. 2017.
  7. Saragoça, José; Silva, Carlos; Fialho, Joaquim. Prospetiva Estratégica. Teoria, Métodos e Casos Reais.. Sílabo. 2016.
  8. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. Diagnóstico Social – Teoria, Metodologia e Casos Práticos. Edições Sílabo. 2015.
  9. Veiga, Carlos; Silva, Carlos Alberto; Domingues, Ivo; Saragoça, José; Fernandes, Luísa Martins. Inclusão profissional e qualidade de vida. Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). 2014.
  10. Silva, Carlos; Fialho, Joaquim; Saragoça, José. Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos Práticos e Procedimentos com UCINET. Caleidoscópio Edição e Artes Gráficas, S.A.. 2013.
  11. Fialho, Joaquim; Silva, Carlos; Saragoça, José. Formação Profissional. Práticas organizacionais e políticas públicas e estratégias de ação. Edições Sílabo. 2013.
  12. Silva, Carlos; Saragoça, José. Cooperação, Território e Rede de Atores: Olhares de Futuro. Universidade de Évora. 2013.
  13. Trindade, Vítor; Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda. Percepções de Qualidade de Ensino dos Alunos de Enfermagem e de Gestão: um estudo desenvolvido na Universidade de Évora. Chiado Editora. 2012.
  14. Bravo Nico; Manuel Patrício; João Paraskeva; José Verdasca; Inácio Santos; João Lázaro; José Saragoça; Maria Teresa Santos; Joaquim Piedade. Aprendizagens do Interior: Reflexões e Fragmentos. Edi{\c{c. 2008.
    10.5935/978-972-8980-67-2.2016b001
  15. Nico, Bravo. Aprendizagens do Interior: Reflexões e Fragmentos. 2008.
Relatório
  1. Sebastião, Luís; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Costa, Paulo; Fialho, Isabel; Saragoça, José. 2023. Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens. https://escolamais.dge.mec.pt/monitorizacao.
  2. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Coppi, Marcelo. 2023. Relatório final. Estudo de base preliminar sobre a caracterização da oferta e da procura educativas, na Guiné-Bissau.
  3. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Coppi, Marcelo. 2022. Relatório inicial. Estudo de base preliminar sobre a caracterização da oferta e da procura educativas, na Guiné-Bissau.
  4. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Moreira, Lurdes; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Magalhães, Olga; Saragoça, José; Cid, Marília; Tobias, Antónia. 2013. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=21.
Revisão de livro
  1. Picamilho, Sónia; Saragoça, José; Teixeira, Mário. "Dual careers in high sporting performance in Europe: a systematic literature review". https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/21422.
    10.6063/motricidade.21422
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Ana Margarida Lopes. "A educação/formação na gestão dos recursos humanos: refexão sociológica em contexto fabril". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10174/30095.
  2. Setoca, João Paulo Mexia Favita. "Impacto da atividade física, na qualidade de vida no trabalho dos militares do exército". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10174/30093.
  3. Santos, Pedro Miguel Baptista dos. "Industrias criativas: o papel da escola na formação dos artistas digitais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10174/30135.
  4. Grenha, Ana Rita Martins. "Igualdade de género no desporto: as políticas públicas em Portugal e na União Europeia". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10174/30089.
  5. Merca, José Luis Janeiro de Oliveira. ""Construção de base" de cenários para o concelho de Reguengos de Monsaraz 2030. Diagnóstico sociológico prospetivo e jogos de atores". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/26975.
  6. Chainho, Carla Maria Pereira Gamito Gonçalves. "Autoavaliação e lógicas de ação. Estudo de um caso num agrupamento de escolas". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10174/27851.
  7. Silva, Bruna Kellermann da. "O futebol feminino em expansão: determinantes, políticas públicas e perspectivas. Subsídios para a compreensão do contexto brasileiro". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/27759.
  8. Balão, Ana Maria Marques. "Relações de cooperação entre Municípios do Alto Alentejo: diagnóstico prospetivo, cenários e possíveis estratégias de ação". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10174/28354.
  9. Pescada, Susana Soares Pinheiro Vieira. "As dinâmicas dos cuidados continuados integrados na região do Alentejo: diagnóstico sociológico, estratégia de atores e futuros possíveis". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25547.
  10. Diogo, Gonçalo André Marques. "Desporto militar em Portugal: Contributos para uma nova visão estratégica a partir das perceções dos atletas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25602.
  11. Mota, Luís Manuel Nicodemus. "Radioamadorismo, proteção civil e segurança responsável na sociedade de risco: o caso de Portugal". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24925.
  12. Amaro, Ana Margarida Ginó. "Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26587.
  13. Ideias, Beatriz Marrazes. "O papel dos serviços de recursos humanos na inclusão de pessoas com deficiência nas empresas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24857.
  14. Rijo, Vasco Azenha. "Investigação científica em gestão do desporto: análise das dissertações de mestrado em Direção e Gestão Desportiva a partir de três universidades públicas nacionais". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23801.
  15. Tomás, João André Nunes. "Socialização, desporto e qualidade de vida: exemplo dos praticantes de Karate-Do". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23143.
  16. Nogueira, João Pedro Galamba. "Consumo de atividades desportivas: contributos para a política desportiva do município de Serpa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/24221.
  17. Louro, Lucília Maria Alves. "Monitorização e revisão da carta educativa de Ponte de Sor: uma reflexão sociológica a partir da experiência". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23495.
  18. Esteves, Miguel Ângelo dos Santos. "Práticas de GRH, motivação e qualidade percebida do trabalho: um estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23999.
  19. Conde, José Maria Lopes Costa. "A meia maratona de Évora. Um evento na cidade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/22977.
  20. Kovalenko, Ivanna Volodymyrivna. "Motivos de abandono das ações de formação: o caso do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora do IEFP, I.P.". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21815.
  21. Galrão, Carla dos Anjos Ferreira Jorge. "Políticas sociais no Município de Mafra: desafios e possibilidades de implementação sob o olhar da sociologia". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10174/20653.
  22. Dias, Catarina Maria S. Carranca Nunes. "Diagnóstico de necessidades de formação dos recursos humanos do Centro de Dia da Boa-fé". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18424.
  23. Frazão, Pedro Gonçalo Matias. "Desporto militar em Portugal: contributos para uma nova visão estratégica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17933.
  24. Nascimento, Simone do Socorro Freitas do. "Formação contínua: contributos para a profissionalidade dos professores do 1º ciclo do ensino básico/ensino fundamental". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16231.
  25. Garcia, João António Heliodoro. "Redes de cooperação entre organizações desportivas do concelho de Évora". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16409.
  26. Sebastião, Marta de Jesus Sampaio. "O contributo das ADL para o desenvolvimento regional e local: o caso do Distrito de Évora". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/14240.
  27. Ribeiro, Maria Margarida Castanho Ruivo. "Parques de ciência e tecnologia e desenvolvimento regional: diagnóstico sociológico prospetivo, jogo de atores e futuros possíveis para o Tagusvalley". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17622.
  28. Fialho, Ana Isabel Lino. "Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16024.
  29. Saragoça, José. "Governo Electrónico Local: Diagnóstico Sociológico, Estratégia de Actores e Futuros Possíveis para o Distrito de Évora, Portugal.". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10174/4502.
  30. Saragoça, José Manuel Leal. "Aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação: estudo de caso numa escola de Évora". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10174/15461.

Outros

Outra produção
  1. Um olhar sobre as políticas púbicas de formação a partir da análise de redes sociais. Esta comunicação resulta duma reconstrução e atualização dos resultados obtidos num trabalho de investigação realizado entre os anos de 2004 e 2007, cujas principais linhas de orientação se centraram na identificação das dinâmicas interorganizacionais das entidades formadoras, designadamente ao nível dos processos e formas de cooperação desenvolvidas pelas entidades que desenvolvem ações de formaç. 2015. Fialho, Joaquim; Saragoça, José; Silva, Carlos. http://hdl.handle.net/10174/17817.
  2. Resultados de estudos de caso: Impactos e efeitos da avaliação externa a nível curricular e pedagógico. Nesta comunicação procuramos responder à questão: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou a nível curricular e pedagógico? Para responder à questão recolhemos dados em dois agrupamentos de escolas, através de entrevistas, dos relatórios e do contraditório. Os dados referem-se aos efeitos da avaliação externa de escolas: no trabalho colaborativo; na autonomia pedagógica dos prof. 2015. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José. http://hdl.handle.net/10174/17509.
  3. VARIÁVEIS DE CONTEXTO E RENDIMENTO ESCOLAR: RESULTADOS DE UM ESTUDO LONGITUDINAL COM ALUNOS PORTUGUESES. É hoje consensual que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os difere. 2013. Saragoça, José; Verdasca, José; Oliveira, Manuela; Rebelo, Nicole; Candeias, Adelinda. http://hdl.handle.net/10174/10292.
  4. Um olhar dos atores das escolas oficiais de idiomas da Extremadura-Espanha sobre as questões transfronteiriças. A presente proposta de investigação, ao abordar os dilemas inerentes à cooperação transfronteiriça, no âmbito da educação/formação, no Alentejo-Extremadura, traduz-se assim, num diagnóstico a nível meso, já que aborda em termos micro, o papel dos professores das Escolas Oficiais de Idiomas da Extremadura (Espanha) enquanto potenciais agentes de regulação da cooperação transfronteiriça, através das. 2013. Viegas, Graça; Silva, Carlos; Saragoça, José; Fialho, Joaquim. http://issuu.com/c3i-ipp/docs/o_futuro_do_mundo_rural_em_questao.
  5. Avaliação Externa das Escolas em Portugal. Que Impacto e Efeitos na Escola e na Sala de Aula?. Portugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação.. 2013. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia. http://hdl.handle.net/10174/10293.
  6. A educação como instituição. O caso particular da escola.. Estudar as instituições sociais é procurar compreender os mecanismos através dos quais as sociedades se perpetuam, dado que elas respeitam a práticas sociais que perduram através do tempo mediante a adesão que encontram na maioria dos membros da sociedade. Neste texto não acentuamos a evolução histórica da instituição educativa. Preferimos centrar a análise nas formas como a instituição educativa,. 2013. Saragoça, José. http://hdl.handle.net/10174/10170.
  7. O Programa de Avaliação Externa das Escolas em Portugal à luz de relatórios internacionais. Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (. 2012. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Correia, Ana Paula; Silvestre, M. José; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José. http://hdl.handle.net/10174/8241.
  8. Os territórios da cultura na região euroace: desafios e futuros. Resumo O território ibérico que forma o triângulo constituído pela Região Centro, Alentejo e Extremadura, apresenta-se como uma euroregião com toda a tipificação de uma região do interior: baixa densidade populacional e níveis de envelhecimento bastante significativos. Este território apresenta-se, no entanto, com indicadores que revelam uma situação de bem-estar relativo, quanto a equipamentos cu. 2012. Marques, António; Silva, Carlos; Baltazar, Maria da Saudade; Saragoça, José. http://hdl.handle.net/10174/8234.
  9. Estudos sobre avaliação externa das escolas. Este estudo insere-se no Projeto Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e desenvolvido por equipas das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve. Nesta comunicação apresentamos os resultados de uma análise de relatórios internacionais produzidos em 2009, 2010 e 2012 que fazem referencia à avali. 2012. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Correia, Ana Paula; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia. http://hdl.handle.net/10174/7009.
  10. Espaços e práticas culturais nos territórios transfronteiriços: que respostas e que futuros?. As regiões portuguesas do Centro e Alentejo e a região autónoma espanhola da Extremadura apresentam-se, no ponto vista cultural, com índices de participação extremamente elevados no que concerne ao número de associações culturais e de coletividades de cultura e recreio, responsáveis, na esmagadora maioria dos casos, pela vida cultural das (e nas) localidades onde se inserem, contribuindo não só pe. 2012. Marques, António; Silva, Carlos; Baltazar, Maria da Saudade; Saragoça, José; Baltazar, Saudade. http://hdl.handle.net/10174/8230.
  11. Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspetiva dos estudantes dos ensinoS secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso. Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre. 2012. Bonito, Jorge; Trindade, Vítor; Candeias, Adelinda; Saragoça, José; Pires, Heldemerina; Rebelo, Hugo; Fialho, Isabel; et al. http://hdl.handle.net/10174/7552.
  12. Impacto e efeitos da avaliação externa nas escolas. Comunicação no âmbito do Projeto financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia: PTDC/CPE-CED/116674/2010, com o título Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior.. 2011. Fialho, Isabel; Saragoça, José. http://hdl.handle.net/10174/3501.
Distinções

Prémio

2018 Menção Honrosa no Prémio António Dornelas.
Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Portugal
2017 Menção Honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Portugal